Ordem Paranormal em 3D&T

Este artigo com a adaptação de Ordem Paranormal em 3D&T, escrito por W. Anderson, é baseado na série e no assombroso sistema de Rafael “Cellbit” Lange de terror investigativo. Para obter edições gratuitas da Tokyo Defender, clique aqui. Para adquirir as edições do formato em financiamento coletivo, clique aqui. E toda segunda-feira, tem mais matérias paranormais na MegaLiga!

 

Introdução

Ordem Paranormal é um sistema de RPG brasileiro que traz como temas centrais de suas narrativas o terror psicológico e existencial, as conspirações, seitas e cultos proibidos, o choque entre razão e o incompreensível, a corrupção da mente (considerando dois elementos importantes – o medo e perda de sanidade) e a magia oculta (rituais e suas consequências).

O mundo de Ordem Paranormal é como o nosso, mas com um segredo sombrio:
existe um véu que separa a realidade do Paranormal. Quando esse véu é rompido, criaturas e fenômenos de pesadelo invadem o mundo. Para proteger a humanidade, foi criada uma organização secreta que investiga, combate e esconde os horrores paranormais.

 

A Ordem da Realidade

Dedicada à proteção da humanidade contra forças que buscam invadir o mundo real, especialmente aquelas que estão além da compreensão humana, a Ordem Paranormal se mantém secreta. Atua de maneira clandestina, sem que a população em geral saiba da existência da ordem ou dessas ameaças. Sua missão é desvendar o paranormal, combater essas entidades e ocultar suas existências do público para evitar pânico e caos.

Eles têm agentes especializados (incluindo os jogadores) que combatem esses horrores e tentam impedir rituais que possam destruir o tecido da realidade. Agem nas sombras, realizando investigações, resgatando pessoas possuídas, neutralizando entidades e mantendo a paz em um mundo onde o paranormal é uma ameaça constante.

 

Trilhas

Seus membros são divididos em Combatentes, Especialistas e Ocultistas. São treinados para lidar com o sinistro, mas cada um tem um papel distinto dentro da organização.

Neste jogo, os jogadores criam personagens de até 5 pontos, podendo adquirir até -2 pontos em desvantagens (devendo o Mestre ser bem exigente com as mesmas) e escolher sua Trilha.

Dada a pontuação escassa, alguns atributos podem ser iguais à zero. Afinal os PJs são, em suma, pessoas normais num mundo bem letal. No ato de criação, apenas um de seus atributos pode ser igual à 3. Todos devem gastar pelo menos 1 ponto de personagem na aquisição de três Especializações de qualquer perícia, preferencialmente as pertinentes à sua Trilha.

O Combatente pode adquirir a “Perícia: Combate” e nenhuma outra Perícia completa.

O Ocultista pode adquirir a “Perícia: Misticismo” e nenhuma outra Perícia completa.

O Especialista pode comprar qualquer Perícia completa com exceção das mencionadas acima.

Todos devem considerar, sem ajustes na pontuação, que possuem “Patrono” e “Devoção”.

Baseado no grupo do personagem, ele escolherá suas Vantagens Iniciais, conforme a seguir.

 

Combatente

Função: tanque, atacante

Estilo: luta, resistência e ação física, sempre à frente nas situações de perigo

Exemplos de Combatentes: Executor (armas pesadas, causa muito dano), Soldado (especialista em táticas e defesa), Guardião (protege aliados, absorve dano), Artilheiro (mestre em armas de fogo e explosivos).

 

Vantagens dos Combatentes:

Aceleração – age mais rápido com sua força e treinamento.

Ataque Especial – golpes únicos e poderosos.

Ataque Múltiplo – age mais vezes por turno.

Arena – vantagem em ambientes específicos de combate.

Energia Extra – reúne forças para continuar a batalha.

Escudo – sempre à frente de seus aliados.

PV Extras – maior resistência

Regeneração – cura automática de PV por turno.

Paralisia – imobiliza o inimigo com força bruta.

 

Especialista

Função: baluarte, dominante

Estilo: perícias, improvisação e inteligência, resolve desafios com criatividade e técnica.

Exemplos de Especialistas: Agente de Campo (versátil, bom em várias situações), Detetive (mestre da investigação e dedução), Operador Técnico (hacker, engenheiro), Médico (cuida da saúde física e mental do grupo).

 

Vantagens dos Especialistas:

Boa Fama – influência útil em contextos urbanos e sociais.

Cura – recursos para tratar vítimas em campo

Gênio – bônus em testes de perícia e iniciativa.

Perito – domínio completo de uma área.

Instrutor – ensina ou lidera outros com perícias.

Mentor – acesso a conselhos e informações valiosas.

Riqueza – recursos para situações extraordinárias.

Torcida – bônus quando em destaque ou observado por aliados.

Sentidos Especiais – equipamentos de detecção.

 

Ocultista

Função: suporte, controle ou dano com poderes sobrenaturais.

Estilo: rituais, magia, manipulação do paranormal.

Exemplos de Ocultistas: Conjurador (canaliza poder bruto dos Mistérios), Invocador (traz criaturas ou forças para lutar ao lado), Canalizador (manipula energia vital e espiritual), Estigmatizado (sofreu com o paranormal, mas o usa a seu favor – alto risco, alto poder).

 

Vantagens dos Ocultistas:

Cura – poderes de restauração espiritual e física.

PM Extras – mais PMs para habilidades especiais.

Telepata – comunicação e leitura de mentes em investigações.

Paralisia – imobiliza o inimigo com poderes sobrenaturais.

Irresistível – poderes que ignoram resistências comuns.

Invisível – desaparece aos olhos mortais e entidades.

Separação – invoca entidades ou réplicas como invocações.

Teleporte – dobra o espaço com forças anômalas.

Transformação – altera forma para manifestar poderes ocultos.

 

Medo e Sanidade

Neste jogo os personagens enfrentam o medo como um efeito mecânico. Além disso, perder a sanidade pode levar a efeitos traumáticos e mudanças no personagem.

 

MEDO

Sempre que os personagens se deparam com algo sobrenatural, grotesco ou aterrorizante, o narrador pode pedir um Teste de Medo. Faça um teste de Armadura (A) + 1d6 contra a Dificuldade que pode ser Leve (6), Moderada (9), Assustadora (12) ou Alucinante (15). A dificuldade depende da intensidade da cena e é definida pelo Narrador. Use a regra dos Dados Selvagens, rolando mais um dado em caso de 6.

Se falhar, o personagem sofre um Efeito de Medo:

  • Falha: Assustado, -1 em testes por 1 turno conforme a diferença no resultado.
  • Falha por 5 ou mais: Paralisado, igual ao efeito da Vantagem.
  • Falha crítica: Pânico, age de forma irracional (foge, grita etc.) igual ao efeito da Magia.

Havendo preparo prévio dos personagens para situação do Medo (como pistas encontradas, recursos específicos para enfrentar o alvo, encantamentos ou orações), o Mestre pode permitir um dado extra para o teste.

 

SANIDADE

A Sanidade mede o quanto a mente do personagem aguenta o contato com o paranormal antes de colapsar. Use como Pontos de Sanidade (PS) a soma dos PVs e PMs máximos. Sempre que se deparar com “um encontro paranormal muito intenso”, “a morte de um aliado”, “um ritual que deu errado” ou “algo sobrenatural muito além da compreensão humana”, o personagem perderá PS.

A perda é de 1 a 3 pontos para situações estranhas e 5 pontos ou mais para situações críticas;

O personagem jogador pode fazer um teste de Ciências ou Misticismo para tentar racionalizar o evento em sua mente. Uma falha no teste resulta no dano em dobro dos Pontos de Sanidade. Uma falha crítica ao lidar com o paranormal, resulta no triplo da perda, sendo por vezes muito perigoso tentar explicar o inexplicável. Os efeitos da perda são cumulativos e baseados no percentual de sanidade restante:

 

Nível Estado Mental Consequência
Saudável (100% dos PS) Nenhuma alteração. Tudo normal
Abalado (entre 99% e 50% dos PS) Perturbações leves. Teste de Medo, em cada cena
Instável (entre 25% e 50% dos PS) Oscilações emocionais. Efeito de Insano (−1), definido pelo Narrador
Quebrado (menos que 25% dos OS) Comportamento irracional. Assombrado (-2) ou
Insano (-2 ou maior)
Insano (PS igual a zero) Mente tomada pelo Paranormal. Perde o controle do personagem

 

A cada descanso completo (8 horas), recupera-se 1d6 Pontos de Sanidade, com um teste bem-sucedido de Medicina ou da Especialização: Psicologia.

 

Antagonistas

Em Ordem Paranormal, a narrativa é cheia de conflitos com antagonistas que ameaçam destruir a realidade ou tomar o controle do sobrenatural. Alguns dos principais antagonistas incluem:

  1. A Ordem Negra

A Ordem Negra é um grupo clandestino que busca controlar o paranormal para fins próprios, geralmente visando poder, corrupção ou o estabelecimento de um novo regime mundial baseado no controle das forças sobrenaturais.

  1. Entidades Cósmicas e Seres Alienígenas

Essas são forças além da compreensão humana, seres de dimensões desconhecidas que tentam invadir o nosso mundo. Eles podem ser Deuses Antigos, Criaturas do Além ou Espécies Alienígenas que possuem objetivos incompreensíveis, como a destruição da realidade ou a subjugação da humanidade.

  1. A Seita da Nova Era

Uma seita religiosa moderna que mistura misticismo, ocultismo e falsas promessas de imortalidade. Eles têm acesso a conhecimentos secretos e buscam trazer o fim do mundo tal como o conhecemos, acreditando que isso levará à criação de uma nova ordem espiritual.

  1. Mortos-Vivos e Entidades Demoníacas

Esses antagonistas são criaturas que foram corrompidas, perdendo sua humanidade para se tornarem mortos-vivos, demônios ou espíritos vingativos. Eles desafiam a ordem natural das coisas e são uma ameaça constante.

  1. As Sombras de Outras Realidades

Essas são entidades de dimensões alternativas que buscam invadir e consumir a realidade humana, desintegrando tudo o que é familiar. As Sombras podem ser manifestações das falhas no tecido da realidade, como distúrbios dimensionais ou portais de outras realidades.

 

Dicas para o Mestre

Considere focar a narrativa nas investigações, uso de suas especializações e as interações entre os personagens e o inexplicável. Os confrontos tendem a ser letais e jogadores desesperados com tão poucos pontos podem perder a vida em instantes. Torne as cenas épicas, enriquecendo as descrições e criando um clima de tensão. Faça com que os jogadores desejem mais ardentemente escapar vivos do que encontrar seus alvos!

E é isso! Espero que você tenha curtido nossa adaptação INSANA e continue acompanhando nossa MegaLiga quase PARANORMAL!

Yu Yu Hakusho Quest em 3D&T – parte 2

Olá Defensores! Está é a segunda e última parte da aventura O roubo do pergaminho Fengshen Bang, a qual utiliza o cenário de Yu Yu Hakusho como base. Você pode ler a primeira parte aqui. Se quiser ver as edições gratuitas da Tokyo Defender, clique aqui. E para os outros textos do Movimento, clique aqui.

Continuação

Após juntarem as 05 pistas durante a investigação, os jogadores estarão na floresta de Aokigahara. O ambiente é extremamente silencioso e não demonstra sinais de vida selvagem. Conforme caminham, percebem que existem muitas árvores bloqueando o vento, além do frio por causa da proximidade com o Monte Fuji. A energia negativa deixa de ser um “arrepio na pele” para se tornar extremamente desconfortável.

Ao avançarem pelas trilhas, passam a encontrar sinais dos suicidas humanos que costumam usar o local para tirarem suas vidas. Como cordas amarradas em galhos e troncos, roupas desgastadas, corpos em decomposição e ossadas. Nesta parte espíritos começam a aparecer emitindo sons agourentos e ensurdecedores.

Exija um teste de dificuldade difícil, aplicando os bônus das pistas coletadas. Aqueles que conseguirem passar, não são importunados pelas formas fantasmagóricas. Os que falharem sofrerão as penalidades da desvantagem assombrado (página 41 do Manual 3D&T Alpha) por 2d6 rodadas, devido ao contato com as formas fantasmagóricas que farão com que as piores lembranças venham a mente (peça que os jogadores criem esses traumas ou, se eles permitirem, o narrador pode criá-las). Ao passarem pelos espíritos, o grupo encontra pegadas na trilha que leva a uma Caverna de Gelo, nas bases do Monte Fuji.

Caverna de Gelo

A entrada da Caverna de Gelo possuí uns três metros de altura, estando completamente escura. O caminho é escorregadio devido ao gelo, e qualquer criatura em combate ou movimento na área deve ter sucesso em um teste de Habilidade –2 (ou Habilidade +1 caso possua a perícia Esporte). Se falhar, cairá e estará indefesa até se levantar. Cada tentativa de ficar de pé gasta uma ação de movimento e exige um novo teste.

A temperatura dentro da caverna é abaixo de zero e o teto, em alguns lugares, será mais baixo que o normal, exigindo cuidado ao caminhar. Depois de exigir 03 testes de Habilidades, os PJs chegarão a uma trilha com degraus esculpidos na pedra e corrimão de madeira, descendo por dentro do Monte Fuji. Conforme avançarem pela escada, a temperatura ficará mais quente e uma iluminação surgirá no final do caminho devido a uma abertura circular. Sombras e vozes começam a ficar nítidas, e uma conversa é escutada por todos:

Finalmente, nossos convidados chegaram! Logo o ritual estará completo“.

Não vejo a hora, mestre Gunther. Vamos usá-los como sacrifício e abrir o portal para o Mundo das Trevas e o Mundos dos Espíritos“!

Não, esse não era o combinado! O ritual deve ser utilizado apenas para abrir a passagem ao Mundo dos Espíritos“!

A conversa é interrompida devido a uma sequência de barulhos parecidos com uma sequência de chutes e socos, além de um grito de dor que enche a caverna, seguido de uma risada escandalosa.

Dentro da Caverna

Pergunte aos jogadores o que eles farão, visto que os inimigos já sabem de suas presenças. Se os jogadores saírem do túnel descreva o seguinte:

Vocês chegam num local amplo, uma caverna bem espaçosa. O local está iluminado por tochas presas na parede e por um fluxo de lava que passa pelo local. A temperatura é alta e o ar tem um forte cheiro de podridão e enxofre. Numa plataforma de pedra, atravessando a caverna, vocês veem um youkai amarrado e suspenso por uma corda, pronto para cair na lava derretida. No centro, estão os ladrões que vocês caçavam. Quatro ficam posicionados na frente e um quinto sentado numa pedra mais alta, olhando para vocês.

Descreva os youkais e responda quaisquer questionamentos dos jogadores. Depois inicie a fala do líder do bando:

Ora, sejam bem-vindos! Eu sou Gunther, o líder dessa companhia de mercenários e desejo saber o que vocês querem num local tão restrito do Ningenkai“.

Depois da resposta dos jogadores, continue:

Entendi, eu sabia que aquele bebezão do Koenma mandaria seus cachorros em meu encalço. Mas tudo bem, assim as coisas ficarão mais divertidas. Proponho um desafio: vocês enfrentarão meus homens, nesta plataforma de pedra. Se vencerem ficarão com o pergaminho e com aquele ali, que deve estar sendo assado lentamente no bafo. Se perderem, eu usarei suas almas como tributo e assim, completarei o ritual e me tornarei um deus.

Os jogadores deverão sortear a ordem de combate, onde lutarão em partidas de um contra um. Se os PJs estiverem perdendo, Botan ou alguém a mando de Koenma, que acompanha tudo pelo seu monitor no Makai, poderão chegar para auxiliar os personagens. Os PJs que vencerem seus duelos, podem enfrentar os Youkais que aindam estão em pé, até todos serem derrotados.

Inimigos

Youkai MOKUREN (15N)

F3 (esmagamento), H1, R2, A3, PdF1 (fogo), 10 PVs, 10 PMs [10]

Kit: Monstro
– Dilacerar: você jamais se deixa levar por qualquer tipo de “contenção” que guie as pessoas normais. Gastando 1 PM e fazendo um ataque corpo-a-corpo, você ganha +1d na Força de Ataque.

Vantagem Única:
– Meio-Abissal

Vantagens:
– Sentidos Especiais (Faro Aguçado, Infravisão e Ver o Invisível)
– Armadura Extra: Fogo
– Ataque Especial (F, Perigoso)
– Implemento (Cegueira)
– Reflexo de Combate

Desvantagens:
– Vulnerabilidade: Elétrico e Sônico
– Má Fama
– Monstruoso
– Sanguinário

Perícias:
– Crime

História:

Se não for bem cuidado, shoji – as portas e janelas corrediças de papel encontradas nas casas japonesas – podem ser facilmente danificados e crivados de buracos. Quando o shoji passa muito tempo sem reparo, olhos fantasmagóricos começam a surgir dos buracos, observando tudo o que acontece dentro da casa.

Mokumokuren são inofensivos, mas incrivelmente assustadores. O verdadeiro perigo reside em quem podem ser seus companheiros. Os mokumokuren costumam trabalhar em conjunto com outros tsukumogami e costumam ser um sinal de uma infestação maior de yokai.

Um comerciante viajante mesquinho certa vez tentou economizar dinheiro dormindo em uma casa abandonada em vez de dormir em uma pousada. Acordando no meio da noite, ele foi confrontado por uma (quase) tela de shoji inteira olhando para ele. Em vez de ficar com medo, ele removeu os olhos da tela e os vendeu para um cirurgião oftalmologista local. Em outra história, um viajante estava determinado a permanecer na mesma casa que um Mokumokuren , tentando ignorá-lo enrolando o cobertor sob o qual dormia firmemente em torno de sua cabeça. Ao acordar, descobriu que seus globos oculares haviam sido removidos e não estavam em lugar nenhum.

 

Youkai JOROGU (15N)

F3 (corte), H3, R2, A2, PdF1 (químico), 10 PVs, 10 PMs

Kit: Femme Fatale
– Ataque Furtivo: se atacar um oponente indefeso, a femme fatale pode gastar 2 PMs para ignorar a Armadura dele para este ataque.

Vantagem Única:
– Centauro

Vantagens:
– Aparência Deslumbrante
– Ataque Especial (F, Penetrante, Preciso)
– Movimento Especial I (Balançar-se, Constância, Escalar)
– Paralisia
– Técnica de Luta (Encurralar, Força Oculta)

Desvantagens:
– Modelo Especial (corpo de aranha)
– Dependência (homens jovens e viris)
– Insano: Intolerante (Mulheres)
– Má Fama

Perícias:
– Crime

Manobras: Combate Táurico. Em combate, centauros podem deixar de fazer um ataque normal para fazer dois ataques por rodada com as patas dianteiras (cascos, garras…). São ataques baseados em Força (FA=F+1d), mas imprecisos, sem incluir a Habilidade do personagem. Se quiser aumentar a FA através de vantagens ou manobras, deve pagar o custo para cada ataque.

História:

No Japão, algumas aranhas são conhecidas por possuírem incríveis poderes sobrenaturais. Um deles é o jorogumo, conhecido como o tecelão de orbe dourada. O jorogumo é o mais conhecido dos aracnídeos youkai, e é encontrado em quase todo o arquipélago japonês, exceto na ilha de Hokkaido, no norte.

Possuem de dois a três centímetros de comprimento, mas podem crescer muito, o suficiente para comer empequenos pássaros. Famosos por seu tamanho, suas cores vivamente belas e as grandes e fortes teias que tecem, os belos jorogumo também são famosos pela cruel destruição que causam aos jovens.

Jorogumo vivem uma vida solitária, tanto como aranhas quanto yokai. Quando um tecelão de orbe dourada atinge 400 anos de idade, desenvolve poderes mágicos e começa a se alimentar de humanos em vez de insetos. Os Jorogumo fazem seus ninhos em cavernas, florestas ou casas vazias nas cidades. Possuindo uma inteligência astuta e um coração frio, veem os humanos como insetos para se alimentarem. Eles são enganadores habilidosos e metamorfos poderosos, geralmente aparecendo como mulheres jovens, sexy e incrivelmente bonitas.

Suas presas favoritas são homens jovens e bonitos em busca de amor. Quando um jorogumo vê um homem que deseja, o atrai para sua casa com promessas de afeto. Ele nunca mais é visto. Jorogumo fia fios de seda fortes o suficiente para que um homem adulto fique enredado e não possa escapar. Também têm um veneno poderoso que enfraquece lentamente um homem dia após dia, permitindo que a aranha saboreie a longa e dolorosa morte de sua vítima.

Jorogumo pode controlar outras aranhas, até mesmo empregando aranhas cuspidoras de fogo para incendiar as casas de qualquer intrometido. São predadores tão habilidosos, podendo operar por anos e anos, mesmo no meio de uma cidade movimentada, empilhando centenas de esqueletos desidratados de jovens tolos.

 

Youkai KOTENGU (15N)

F1 (corte), H5, R2, A1, PdF3 (sônico), 10 PVs, 10 PMs

Kit: Chapéu-Preto
– Bala nas costas: você nunca entendeu essa história de “lutar limpo”. Seu primeiro ataque em um combate é sempre um acerto crítico automático.

Vantagem Única:
– Elemental do Ar

Vantagens:
– Ataque Especial (Trovão Explosivo, PdF; Poderoso)
– Invulnerabilidade: Sônico
– Voo

Desvantagens:
– Modelo Especial
– Monstruoso
– Vulnerabilidade: Esmagamento
– Devoção (seguir até a morte Gunther)
– Insano: Homicida
– Má Fama

Perícias:
– Crime

Corpo Elemental. Elementais não precisam dormir, beber, comer, respirar e são imunes a todos os tipos de doenças. Além disso, podem usar a magia Corpo Elemental pela metade do custo em PMs. Eles também têm aptidão para uma escola de magia, podendo adquirir a vantagem por apenas 1 ponto. Entretanto, recebem as desvantagens Modelo Especial e Monstruoso.

Vendaval. Por 3 PMs, o elemental do ar é capaz de envolver vítimas em número igual a sua Habilidade e jogá-las para o alto por 1d×10 metros. Elas sofrerão 1d pontos de dano para cada 10m de queda. Alvos tem direito a um teste de Força para evitar o efeito e um teste de Armadura para reduzir o dano da queda pela metade.

História:

Os Kotengu se assemelham a grandes aves de rapina com características humanas. Geralmente usam vestes de eremitas ascetas e místicos chamados yamabushi, e às vezes carregam armas finas ou outros itens roubados de casas ou templos humanos.

Kotengu se comportam como monstros selvagens. Vivem vidas solitárias, mas, em raras ocasiões, se unem a outros youkai para atingir seus objetivos. Acumulam tesouros, desde bugigangas e valiosos itens mágicos. Quando irritados descarregam sua raiva em qualquer coisa que esteja perto deles em ataques destrutivos.

Kotengu tem pouco respeito pelos humanos. Eles se alimentam de carne humana e cometem torturas e assassinatos por diversão. Alguns de seus jogos favoritos são raptar pessoas para jogá-las de grandes alturas nas profundezas da floresta ou amarrar crianças no topo das árvores para que todos possam ouvir seus gritos, mas ninguém possa alcançá-los. Eles se divertem especialmente com sacrilégios. Eles atormentam monges e freiras, roubam templos e tentam seduzir o clero.

A maior fraqueza de Kotengu é o excesso de confiança. Existem inúmeras histórias folclóricas sobre kotengu sendo enganados para negociar itens mágicos poderosos ou fornecer informações valiosas em troca de bugigangas sem valor. Os tolos kotengu superestimam sua própria inteligência ao tentar enganar os humanos e acabam sendo enganados.

 

Youkai HEIKEGANI (15N)

F3/4* (corte), H3, R3, A2, PdF0, 15 PVs, 15 PMs

Kit: Samurai
– Espada ancestral: você possui uma espada mágica com Força +1. Esta arma evolui com você: sempre que você investe 2 Pontos de Experiência em evolução de personagem (mas não outras utilizações), recebe também 1 PE extra que pode ser usado para melhorar sua espada.

Vantagem Única:
– Demônio

Vantagens:
– Sentidos Especiais (Faro Aguçado, Infravisão, Ver o Invisível)
– Invulnerabilidade: Fogo
– Teleportação Planar (Um demônio pode usar esta magia livremente, por seu custo normal em Pontos de Magia, exceto quando está preso ao próprio plano nativo por sua Maldição (veja adiante))
– Ataque Especial (Lâmina da Vingança, F)
– Patrono (Companhia de Mercenários Youkais de Gunther)
– Técnica de Luta (Golpe de Saque, Kiai)

Desvantagens:
– Má Fama
– Maldição (Todo demônio destruído fora de seu plano de origem é banido de volta, e não pode retornar durante algum tempo — desde 30 dias até 1000 anos, à escolha do mestre. Um demônio destruído em seu próprio plano de origem desaparece para sempre, e não pode ser ressuscitado, exceto com um Desejo)
– Vulnerabilidade: Elétrico e Sônico
– Código de Honra (samurai): sempre obedecer a seu Patrono, não recua diante da morte, vingar qualquer desonra, jamais demonstrar covardia.

Perícias:
– Especialização em Pintura, Furtividade, Ciências Proibidas

História

Heikegani são caranguejos nativos do Japão, conhecidos pelo padrão peculiar de suas conchas. Quando vistos de cima, suas carapaças parecem ter pintado o rosto carrancudo de uma máscara de samurai. Segundo a lenda, isso é resultado da inimizade de um samurai afogado do clã Taira – também conhecido como Heike – que se imprimiu nesses caranguejos.

Durante o século XII, uma sangrenta guerra civil foi travada entre os dois clãs políticos mais importantes do Japão – o Minamoto, ou Genji, e o Taira, ou Heike. A guerra terminou definitivamente em 1185 na Batalha de Dan no ura. As frotas Genji e Heike se encontraram no estreito que separa Honshū e Kyūshū. Embora a batalha inicialmente tenha favorecido o Heike, as marés mudaram e favoreceram o Genji.

Além disso, um general Taira desertou e revelou a localização do navio Heike que transportava o imperador Antoku, de seis anos, e as insígnias imperiais. Os arqueiros Genji lançaram flechas sobre a frota Heike. Quando ficou claro que a derrota era inevitável, os sobreviventes Heike, incluindo o jovem imperador, se lançaram ao mar para não serem capturados.

Embora os Heike tenham sido exterminados fisicamente, suas almas sobreviveram, carregando o rancor da guerra e a traição de seu general. As almas dos guerreiros Heike mortos, ficaram perdidos no mar até se alojarem nos caranguejos que rastejam no fundo do mar. As conchas dos caranguejos mudaram para o formato de um rosto carrancudo, um lembrete permanente do rancor sem fim dos Heike.

Na cidade de Kitakyūshū, é dito que as almas dos homens Heike se transformaram em heikegani, enquanto as almas das mulheres Heike se transformaram em kappa.

 

Chefão

Quando só sobrar Gunther, ele próprio enfrentará todos os PJs ao mesmo tempo, mas ele revelará que independente dos esforços para detê-lo, ele será o vencedor. Narre o seguinte:

Admiro o espírito de luta que vocês humanos mortais possuem. Conseguiram derrotar todos os meus companheiros Youkais, mas a derrota deles não será em vão. Vejam isso, usarei eles como sacrifício!

Ao desenrolar o pergaminho, Gunther recita as palavras mágicas dele e, usando como tributo seus companheiros derrotados, quebra o selo mágico. Os personagens veem que os derrotados gritam em protesto, tendo suas almas sugadas pelo pergaminho. Gunther invoca a ruptura das três barreiras, criando um vórtice no teto da caverna. Tudo começa a tremer, e o nível da lava começa a subir. Somente com a derrota do Youkai o feitiço será interrompido.

Quando Gunther estiver perto da morte, ele atacará a corda que está prendendo o Youkai contratante, e o mesmo cairá em 1d6-3 turnos na lava, morrendo. Os PJs precisarão bolar um plano para conseguir impedir tal morte e, com isso, frustrar os planos do vilão, que precisa de cinco almas para estabilizar o vórtice.

Youkai GUNTHER (22N)

F5/6* (corte), H5, R4, A2/3*, PdF1 (fogo), 20 PVs, 20 PMs

Kit: Caçador Primordial
– Predador: você pode designar um oponente como sua presa. Este oponente irá se tornar automaticamente seu Inimigo (Manual 3D&T Alpha, pág. 33) e você receberá os bônus relativos à vantagem somente contra ele. O bônus perdura até o fim do combate ou até que seu adversário seja destruído. Trocar de oponente durante um combate conta como uma ação e custa 2 PMs.
– Crítico Aprimorado (Inimigo): quando você rola um acerto crítico contra um inimigo eleito pelo poder Predador, sua Força ou Poder de Fogo é triplicado (ao invés de duplicado).

Vantagem Única:
– Wargen “Cria de Ares”

Vantagens:
– Forma Alternativa (Lupina: F–1, Aceleração, Sentidos Especiais (audição aguçada, olfato aguçado e visão na penumbra) e Modelo Especial)
– Forma Alternativa* (Wargen: F+1, A+1, Modelo Especial e Monstruoso)
– Dádiva Brado de Batalha
– Dádiva Força da Fúria
– Ataque Especial (Garras Demoníacas Sangrentas, F; Tempestade de Golpes)

Desvantagens:
– Vulnerabilidade: Prata
– Fúria
– Modelo Especial*
– Monstruoso*
– Insano: Fantasia (Se considera o Youkai mais poderoso do Makai)
– Má Fama
– Ponto Fraco

Perícias:
– Sobrevivência

 

O Reencontro

Com a derrota de Gunther, o Caçador Primordial, os PJs conseguem impedir que a abertura completa do portal entre os 03 mundos. Mas vinda do Reikai surge um ser com uma energia espiritual bem elevada e opressora, semelhante aos das relíquias encontradas na Floresta. Quando o ser termina de materializar-se, os personagens conseguem enxergar uma forma esbelta, feminina, iluminada por uma luz clara, que contrasta com a escuridão do local. O ser divino olha para os personagens e diz:

Rápido, vocês precisam sair deste local antes que a lava suba demais. Eu vou destruir o Pergaminho e selar o portal aqui no Ningenkai.”

Permita que os PJs questionem as decisões de tal ser. Ela explicará o seguinte:

O que eu fiz foi errado, eu pedi para que meu amado Youkai roubasse esse pergaminho e, assim, após realizar o ritual e tornar-se um deus, pudesse atravessar as barreiras entre os mundos e nós dois ficaríamos juntos para sempre.” – Ela pega o pergaminho e se aproxima de seu amante, que está extremamente ferido e quase sem vida, ela grita para os personagens: “Pelo meu crime, eu me juntarei a ele neste último momento. Viveremos para sempre nas cinzas deste Monte. Agora vão embora“.

Os personagens poderão tentar impedir o sacrifício da deusa e do youkai, mas precisarão passar em um teste difícil de Lábia / Intimidação, e deverão oferecer uma solução para fechar a Barreira e evitar a destruição da caverna e a explosão do Monte Fuji. Se os dados forem bons e o plano for coerente, os personagens escapam com os dois seres para fora, mas sem o pergaminho, que queimará nas lavas do vulcão.

 

Desfecho

Ao escaparem da Caverna de Gelo, Botan (se ela já não estiver com os personagens) e um Esquadrão de Elite do rei Enma surgem na frente do grupo. Eles interrogarão a Deusa e o Youkai, que confessarão o crime tramado a 900 anos. Mas como a própria Deusa usou seu Reiki divino para fechar a Barreira e destruir o pergaminho, Koenma surgirá em forma adulta e concederá a permissão para que os amantes vivam juntos no Makai, em agradecimento a missão bem sucedida. Todos se teleportam para o Makai, deixando os personagens por conta própria para voltarem a cidade mais próxima.

Caso os personagens apenas fujam, pois não possuem recursos para impedir a tragédia, eles sobem correndo pelas escadas e voltam pela entrada com o chão escorregadio de gelo (não exija teste). Ao se reunirem do lado de fora, Botan e um Esquadrão de Elite do rei Enma surgem, prontos para ouvirem o relatório da missão. Os protetores da Barreira descerão até o fundo da caverna, para verificarem se a fenda foi fechada. Eles retornarão dizendo que tudo está certo, agradecendo aos esforços dos personagens. Todos se teleportam para o Makai, deixando os personagens por conta própria para voltarem a cidade mais próxima.

Yu Yu Hakusho Quest em 3D&T – parte 1

O roubo do pergaminho Fengshen Bang é uma aventura para 3D&T para até cinco jogadores no nível Lenda (12 pontos) usando como cenário o anime de Yu Yu Hakusho. Se quiser ver as edições gratuitas da Tokyo Defender, clique aqui. E para os outros textos do Movimento, clique aqui.

 

INTRODUÇÃO

Guardado há 1.000 anos no cofre do Rei Enma, o pergaminho Fengshen Bang foi recuperado do Ningenkai para evitar que os humanos alcançassem a divindade. E, também, para que as guerras entre os humanos e os youkais não destruíssem com o planeta. Na mesma época, no Makai, um jovem Youkai e uma jovem Deusa se apaixonaram, mas por viverem em mundos diferentes, não puderam ficar juntos e consumar seu afeto.

Sobrevivendo por 900 anos, o jovem Youkai juntou uma pequena fortuna e um incrível plano, a fim de roubar um dos maiores tesouros do Mundo das Trevas. Depois de contratar uma companhia mercenária, o grupo foi bem sucedido, aproveitando uma falha na segurança durante o último torneio das Trevas, realizados no Makai para decidir o futuro Rei das Trevas. O grupo conseguiu entrar e sair do palácio imperial e escapou para a Terra, onde o ritual deverá ser realizado.

Assim que os seguranças são encontrados mortos e o Rei Enma percebe que o tesouro foi subtraído, solicita a seu filho Koenma que o item seja recuperado o mais rápido possível, antes que algo afete o delicado equilíbrio entre os Mundos. Este chama seu ajudante pessoal, o ogro Jorge Saotome, e a shinigami Botan. Quando todos estão reunidos, ele informa:

“Botan, precisamos que seja discreta e recrute uma força-tarefa no mundo dos homens. Temos que recuperar uma coisa que foi roubada dos nossos cofres. E sim, seu pastel de ogro, para de me olhar com essa cara, outra vez nós fomos assaltados.”

Botan imediatamente desaparece, indo cumprir sua missão.

A aventura começa agora, portanto o mestre deve decidir com os jogadores se eles estão juntos ou separados, se são conhecidos um dos outros ou não. Caso o grupo opte por serem desconhecidos, faça uma introdução a seu modo e reúna todos através de Botan, que deverá visitá-los pedindo sua ajuda. Talvez os que não sejam humanos e estejam escondidos na Terra sejam chantageados pela shinigami, em troca de não terem problemas com o Esquadrão da Força-Tarefa liderada por Hiei, que protege a barreira entre o Makai e o Ningenkai. Caso opte por o grupo já se conhecer, reúna todas as Personagens dos jogadores e informe o seguinte:

Assim que todos os membros da força-tarefa de investigação e recuperação se reúnem, surge flutuando no ar, sentada num remo de madeira, uma jovem shinigami de longos cabelos azuis e kimono rosa, ela sorri ao verem todos juntos e fala:
” Que bom que estão todos aqui. Obrigado pela ajuda, serão bem recompensados pelo Sr. Koenma, huhuhuhu.” – após uma pausa dramática, ela olha para todos e continua. “Certo, sei que estão curiosos em saber porquê os chamei. É o seguinte, um tesouro foi roubado do palácio imperial do Rei Enma, e se não for recuperado, o Ningenkai será destruído, é isso.”

Deixem os jogadores discutirem sobre a história e caso eles tenham perguntas, a Botan não saberá informar mais nada em específico. Depois que todos tiverem perguntado algo ou se pronunciado, ela se vira e fala:

“Lembrei, nossos técnicos da sala de CFTV conseguiram essa imagem dos ladrões.”

Materializando uma foto, com baixa resolução, ela entrega ao mais próximo. Na imagem, é possível distinguir 6 sombras, na saída da porta do cofre de tesouro. Antes que alguém possa fazer mais alguma pergunta, ela diz: “Obrigadinha!”, desaparecendo em pleno ar.

 

1ª PARTE – A INVESTIGAÇÃO

As personagens dos jogadores precisam fazer uma série de testes de Investigação. A cada sucesso, eles descobrem uma pista do paradeiro do Ladrão Youkai e de seus asseclas. Haverão ao todo seis testes, e em caso de falha, algo muito ruim acontece.

Testes Fáceis. Quem não tem a perícia faz o teste com H–1, quem tem faz com H+3.
Testes Médios. Quem não tem a perícia faz o teste com H–3, quem tem faz com H+1.
Testes Difíceis. Quem não tem a perícia faz o teste com H–6, quem tem faz com H–2.

1º Teste, dificuldade: Fácil.
2º Teste, dificuldade: Fácil.
3º Teste, dificuldade: Fácil.
4º Teste, dificuldade: Médio.
5º Teste, dificuldade: Médio.
6º Teste, dificuldade: Difícil.

Se todas as pistas de dificuldade “fácil” forem coletadas, os jogadores terão um bônus de +1 na sequência. Para cada pista de dificuldade “médio” que for coletada, eles ganharão bônus de +1 por pista, totalizando até +3 para o último teste.

Sempre que falharem, no nível de Teste Fácil, eles sofrerão a perda de 1d4 pontos de vida, representados por pequenos acidentes durante as buscas, como por exemplo: torção de tornozelos, quedas durante a busca frenética pela cidade, cansaço. Mas depois que eles rolarem os dados, eles encontram a tal “pista”.

Primeira pistas

A pista do 1º teste é um rastro espiritual deixado pelo Youki dos ladrões. Diga aos jogadores que suas personagens sentiram um “arrepio na pele”, que os guiará.

A pista do 2º teste é um cadáver dilacerado, com marcas e retalhos causados normalmente por Youkais. O corpo foi abandonado em uma galeria do metrô, e neste local, a energia sobrenatural esta mais acentuada.

A pista do 3º teste é uma youkai rank E, que vive escondida numa zona de subúrbio industrial abandonada. Os jogadores encontrarão ela bem fraca, com vários hematomas.

Essa youkai menor, pedirá ajuda aos jogadores. O narrador deverá observar aqueles que possuem códigos de honra e/ou que demonstrem ter compaixão. Se eles se prontificarem a socorrê-la, dê 1 ponto de experiência e recupere 1d6 Pontos de Vida caso eles precisem. Caso os jogadores não a ajudem, e usem de ameaça e coação, ela simplesmente vai falar a verdade, devido a estar assustada e fraca. A pista que ela conta é:

“Vocês estão procurando por 06 youkais né? cof cof cof (pausa para se recompor). Eu sugiro que reconsiderem essa missão, ela é deveras perigosa.” Após as recusas dos jogadores sobre desistirem, ela continua: “Enfim, se é o que desejam, eles foram para uma área afastada do centro, eu conheço como Floresta das Almas Penadas, Aokigahara. Mas tomem cuidado.”

 

Próximas pistas

Os próximos dois testes serão de nível Médio. Em cada falha, eles terão que enfrentar 1d6-2 Youkais menores de rank D. Eles atacarão os jogadores por entrarem em seus territórios, onde a energia negativa é abundante. Após a derrota desses monstros, a pista será encontrada.

YOUKAI Rank D (10N)
F3, H2, R2, A3, PdF0, 10PVs e 10PMs [10]

Kit: Dínamo Destruidor
Garras de Fera: você pode usar suas garras para causar dano. Durante a batalha, se lutar desarmado, você pode gastar seu movimento e sua ação para realizar dois ataques numa mesma rodada.

Vantagens:
Youkai menor [1], Assustador [1], Poder Oculto [0], Sentidos Especiais (Infravisão, Faro Aguçado e Ver o Invisível) [0].

Desvantagens:
Má Fama [0], Modelo Especial (grande) [-1], Monstruoso [-1].

A pista do 4º teste é um selo espiritual rasgado, largado no chão da floresta. Ele é muito utilizado para lacramento de energia espiritual.

A pista do 5º teste é um medalhão feito de ouro e com uma foto dentro. Este objeto emana um Youki muito forte, que nenhum dos jogadores já sentiu antes.

[continua…]

Zelda para 3D&T

Este artigo sobre “Zelda em 3DeT” foi escrito originalmente por Pedro Henrique, no blog Mais de Mil Dados. Veja o artigo original na íntegra nesse link. Já as edições gratuitas da Tokyo Defender, estão aqui.

Lembrando que Zelda é a princesa… e Link que é bom é o da MEGALIGA, todas as segundas-feiras!

Do começo

A série The Legend of Zelda é conhecida por seus itens mágicos, que não apenas concedem habilidades especiais, mas também moldam a forma como os jogadores exploram o mundo ao seu redor. Em Breath of the Wild, por exemplo, itens como o Paraglider oferecem grande liberdade, mas dentro de certas limitações – ele permite planar longas distâncias, mas exige que o jogador salte de um ponto elevado para usá-lo.

Esse equilíbrio entre vantagem e restrição torna a exploração mais envolvente e estratégica.
Seguindo essa lógica, itens mágicos podem ser distribuídos ao longo da campanha de forma progressiva, garantindo que cada nova ferramenta adquirida amplie as possibilidades do jogador sem tornar desafios triviais.

A seguir, apresentamos uma seleção de itens clássicos da franquia, que devem ser conquistados conforme a jornada avança:

Clássicas

Master Sword (40 PEs): A Espada que bane o mal, lendária espada de Hyrule. Ela possui consciência própria e não vai ser empunhada por um guerreiro qualquer, exigindo bondade e poder do mesmo. Efetivamente é uma “Arma Mágica Sagrada” que garante a vantagem “Membros Elásticos” para quem a empunha. A lâmina brilha quando enfrenta aqueles que servem o mal, como Ganon e os monstros que corrompeu, com o mesmo efeito da magia “Detectar o Mal”.

Hylian Shield (50 PEs): Um escudo icônico, usado pelo herói de Hyrule. Sua defesa é impressionante, garantindo um bônus de “+3 em A” de seu usuário e a vantagem “Escudo”.

Bow of Light (80 PEs): Um “Arco Mágico Sagrado”, arma lendária de Hyrule que só pode ser empunhada por aqueles de bom coração e causas nobre. Garante “PdF+3” e, para aqueles com a vantagem “Paladino”, seu bônus passa a ser +4 e, contra yokais (incluindo mortos-vivos), é +5. Ainda garante um “Ataque Especial: Dano Gigante” para o personagem.

 

Breath of Wild

Sheikah Slate (5 PEs): Essa peça de cerâmica tem uma tela de tecnologia ancestral que é sensível ao toque. Um Sheikah Slate pode armazenar informações, possui um mapa de Hyrule, termômetro e também é capaz de usar a magia Teleportação (apenas para lugares com tecnologia Sheikah que o dono do item já tenha visitado).

Uma opção interessante para sua narrativa estilo “Breath Of The Wild” é garantir um Sheikah Slate para cada jogador, dividindo seus poderes como o grupo bem entender. A maior vantagem do Sheikah Slate são suas runas. Cada uma está descrita abaixo, para conseguí-las será necessário vencer um desafio.

Runas

– Runa Magnesis (20 PEs): Com essa runa, o personagem pode manipular objetos de metal. Recebe a vantagem Domínio Magnético do manual Mega City.

-Runa Cryonis (10 PEs): O personagem pode erguer pilares de gelo a partir da água. Efetivamente ele recebe a vantagem Criar Objeto do manual Mega City. Com a limitação de só poder ser usada a partir de um ponto com água.

-Runa Stasis (3 PEs): Usada para interagir com objetos. O usuário pode usar a magia Paralisia apenas em objetos com ela. É possível atacar um objeto paralisado para que ele absorver força do ataque e voe com deslocamento igual ao dano que recebeu x2. Um cientista Sheikah é capaz de fazer com que a Paralisia também funcione em seres vivos (5 PEs).

-Runa Bomba Magnética (3 PEs): O usuário cria uma bomba redonda ou quadrada que pode explodir a qualquer momento com um movimento. Criar a bomba também é um movimento. A explosão tem o efeito igual ao da magia Bola de Fogo com dano de contusão.

-Runa da Câmera (2 PEs): Um personagem pode tirar fotos do mundo. Além de funções artísticas, pode tirar fotos de itens que busca e colocar um radar para rastreá-los. Dessa forma recebe +1 em testes de Sobrevivência apenas relacionados aquele item. Tirar uma foto em combate é uma ação e deixa o personagem indefeso. A câmera também garante ao usuário a vantagem Sentidos Especiais (Visão Aguçada).

-Runa Amiibo (5 PEs): uma ver por dia, o personagem pode teletransportar um Equipamento ou Aliado (como as vantagens) de outro lugar do mundo (e até de outros mundos) para ajudá-lo. Cada 2 PM gastos, equivalem a 1 Ponto na ficha criada, até um máximo igual a uma categoria abaixo da média da pontuação do grupo. Os aliados costumam ser animais excepcionais. No fim do dia, qualquer equipamento ou aliado conseguido dessa forma desaparece.

Os Campeões

Armas dos Campeões (variável): Cada campeão de Hyrule possuía uma arma que se tornou icônica. Seus estilos de luta não poderiam ser mais diferentes entre si, porém cada um valorizava as capacidades de quem a empunhava.

Entre as armas, existem:
-A Cimitarra dos Campeões (F+1 e Veloz, 15 PEs);
-O Escudo de Jóias (A+1, 10 PEs);
-O Arco dos Campeões (PdF +2, 30 PEs);
-A Espada dos Campeões (F +2, 30 PEs); e
-O Tridente dos Campeões (F+1 e Membros Elásticos, 20 PEs).

 

Divine Beasts

Vencer os desafios das Divine Beasts garante poderes relacionados aos espíritos dos antigos guardiões. Cada um desses poderes tem efeitos diferentes e se tornam parte do personagem, não podendo ser perdidos. Apenas em alguns Santuários eles não funcionam.

-Furia de Urbosa (5 PEs): O personagem passa a poder usar a magia Explosão (Elétrico).
-Proteção de Daruk (20 PEs): O personagem recebe a vantagem Campo de Força do manual Mega City.
-Graça de Mipha (30 PEs): Funciona como um Medalhão de Thyatis que pode ser utilizado 1 vez ao dia. Seu efeito não acumula.
-Vendaval de Revali (10 PEs): o usuário conjura um grande vendaval que o impulsiona para cima, pode servir para ganhar altura. Efetivamente o usuário recebe a vantagem Salto do Mega City.

 

Acompanhem outros textos da Tokyo Defender aqui no Movimento.

Cybercops, os Policiais do Futuro para 3D&T

Defensores, hoje falaremos de uma das minhas séries prediletas. Nasci em 1987, então tive a oportunidade de assistir essa pérola do Tokusatsu na TV Manchete no ano de 1990. Minhas memórias se devem mais as devidas reprises, pois em 1994, eu já tinha 07 anos e lembro de ver os Cybercops no programa do Domingo Legal, que era do SBT.

Lançado no Japão, pelo estúdio Toho e originalmente sendo exibida pelo canal da NTV entre os anos de 1988 e 1989, o seriado é classificado como um Henshin Hero ou Other Hero, pois Super Sentai, Metal Hero e Kamen Rider, são franquias da toda poderosa Toei Company. O estúdio Toho é famoso por ter lançado as séries de filmes do Godzilla, ao longo do tempo, então, embarcar em uma série feita para TV é algo inovador.

Defeitos especiais

Cybercops é lembrado pelos seus “defeitos especiais”, afinal, o orçamento investido era muito menor do que das séries mais badaladas da concorrente. No ano de lançamento, a Toho estava lançando nos cinemas japoneses Godzilla vs Biollant (um clássico da nova era de filmes). Mas quando você absorve essas características e começa a prestar atenção no enredo, aí a magia acontece.

Falando ainda sobre os detalhes técnicos, a série tinha um excelente cosplay, principalmente nas cenas de ação envolvendo as armaduras dos 4 policiais, e também no visual dos inimigos. Com um ambiente predominantemente urbano, os dublês e os atores tinham que por a mão na massa. Aqui não temos invasores galácticos, com suas hordas infinitas de monstros. Eles tinham que investigar algum crime, a maioria deles cibernéticos, que afetavam a vida da população.

Um dos meus episódios prediletos, é a iminente queda de um satélite sob a cidade. Os heróis precisam construir uma rampa, para que o Cybercop Jupiter possa usar a icônica Torre de Tóquio como plataforma de salto e, assim, entrar no equipamento e destruí-lo. No meio do episódio, ocorre um discurso de desespero do Cybercop Saturno, tentando alertar as pessoas que o fim estava próximo. Ficando frustrado por não poder fazer nada para ajudar. Sendo, então, consolado pelo Jupiter, que acreditava no plano maluco. Era algo não tão infantil.

Trilha Sonora

A trilha sonora é marcante, tendo destaque a música de abertura: “Asu e no Sakebi – Cyber Heart”, o tema da Cyber Força: “Tsuyoku no Jupiter” e a música de encerramento: “Shooting Star”, que foi interpretado pela cantora juvenil Mika Chiba, que tinha 16 anos na época do seriado. Alçando-a como uma idol da música pop japonesa nos anos seguintes.

Para quem nasceu depois dos anos 2000, não entenderia a mística de um futuro tecnológico que era vendido nas décadas anteriores. Principalmente com a virada do milênio, todos viviam apreensivos sobre o que poderia acontecer. Então, o tema da série explorava basicamente isso. Eu achava que teríamos carros voadores em 2010 e viveríamos imersos em alta tecnologia. Bom, vivemos imersos em tecnologia através da internet, mas as coisas estão caminhando para uma distopia, infelizmente.

Enredo

A história se passa no ano de 1999, onde o crime invadiu a cidade de Tóquio, Japão. Inesperadamente superada e desarmada, a Polícia Metropolitana de Tóquio decide criar uma força-tarefa especial para combater a terrível situação. Com o Codinome “ZAC” (Zero Section Armed Constable ou Policiais Armados da Sessão Zero), este departamento de polícia é projetado para missões especiais.

Por esta razão, os cientistas da polícia desenvolveram as “Unidades Cyber”, três armaduras de alta potência equipadas com a mais recente tecnologia: Marte, Saturno e Mercúrio. No primeiro episódio, um jovem misterioso, Shinya Takeda, aparece do nada e salva o dia depois de usar sua própria armadura, a Unidade Júpiter. Após sua vitória, ele se une a ZAC na luta contra a organização do mal Destrap (Death Trap, no original), governada pelo implacável Barão Kageyama, cujo objetivo é usar os computadores para a dominação do mundo e parece estar misteriosamente ligado ao passado de Takeda.

Personagens

Shinya Takeda / Júpiter

Encontrado pela Interpol junto com a unidade Júpiter durante uma tempestade elétrica, começa a série desmemoriado e se une aos Cybercops após encontrar os outros por acidente no episódio piloto. Na verdade, Takeda veio do século XXIII, numa época em que as máquinas da Destrap dominavam o mundo, e seu codinome era Z226, um guerrilheiro que lutava contra o regime imposto pelas máquinas junto com Lúcifer e Barão Kageyama. Quando se encontra em situação de perigo, Takeda pode invocar, de outra dimensão, uma misteriosa energia chamada Cyber-Força e através dela recebe uma arma poderosíssima chamada Cyber Thunder Arm e, também, o “Cyber Escudo”, suas principais armas. São elas que Júpiter geralmente destrói os inimigos enviados pela Destrap. Fora destas situações, Takeda gosta de usar a arma-padrão Cyber Discrusher e o Cyber Trishot.

Shinya Takeda / Júpiter (14N)
F1, H2, R2, A1, PdF1, 10 PVs e 10 PMs.

Tipo de dano
Força – esmagamento
Poder de Fogo – fogo

Kit: Terrorista Libertário
Desgastar
Mestre das Explosões

Kit: Metal Hero
Armadura Completa
Arma Favorita
Aumento de Dano

Vantagens:
Humano (Versatilidade)
Adaptador
Ataque Especial (Thunder Magnum, PdF; Poderoso)
Escudo
Patrono (ZAC)

Desvantagens:
Amnésia
Código de Honra dos Heróis
Devoção (Descobrir sobre o seu passado)

Perícias:
Crime

UNIDADE JÚPITER:

Em termos de regras, em modo de batalha a unidade JÚPITER fornece um bônus de +1 em todas as características enquanto estiver transformado, pagando 1 PM por turno.

CYBER-WEAPONS:
você possui acesso a um arsenal variado e de alta tecnologia. Pagando 1 PM, você recebe uma arma de acordo com o tipo de dano escolhido na criação da personagem.

Cyber Arm 001 – Cyber Tri-Shot: Uma metralhadora portátil de grande poder de fogo. Características: PdF3 (perfuração); Tiro Múltiplo [2]; Munição Limitada [0].

Cyber Arm 002 – Cyber Discrusher: Possui uma poderosa lâmina giratória que possibilita o corte de qualquer coisa. Tem também a lâmina auxiliar, usada como se fosse uma tesoura. Características: F3 (corte); Ataque Múltiplo [1], Ataque Especial (F; Preciso) [2]; Munição Limitada [0].

Cyber Arm 00X – Cyber Thunder Arm: uma braçadeira que usa energia dirigida como munição, é a arma pessoal de Júpiter. Quando entra em estado de raiva, Júpiter invoca a Cyber Força, pela qual se fortalece e chama a Thunder Arm, que vem através de um portal dimensional semelhante ao que Lúcifer invoca ao vestir sua Unidade. Possui poder muito maior do que as outras Cyber Arms e Weapons. Utilizando-o, Júpiter aplica vários golpes, sendo:

– Captador de Energia (Aumento de Dano): Não é propriamente um golpe; Júpiter gira seu braço continuamente até carregar energia suficiente para desferir um de seus golpes. Realizado logo após o Thunder Arm ser invocado.
– Thunder Magnum (Ataque Especial): Inicialmente, o golpe final padrão de Júpiter. Usado quase sempre logo após o Captador de Energia.
– Police Shield (Escudo): é o escudo de Júpiter, vindo junto com o Cyber Thunder Arm de outra dimensão através da Cyber Força. Repele qualquer ataque.

JOGANDO COM O PERSONAGEM:

Quando estiver interpretando o Shinya Takeda, seja o policial bom. Ele é muito corajoso, determinado, porém impulsivo. Não se lembra como chegou no presente da série, mas isso não importa. Onde houver crimes, ele estará presente.

Mas faça com que ele não saiba interagir com a tecnologia atual. Pareça desastrado ao tentar fazer café, usar o banheiro ou dirigir uma viatura da polícia. Não chega a ser um inculto, mas invista nisso para melhorar o que chamamos de “roleplay”.

 

Tomoko Uesugi

Mesmo sem possuir uma unidade Cyber, também é considerada uma Cybercop, pois atua junto aos outros quatro membros na maioria das missões. Ela não utiliza nenhuma arma da câmara escura, mas possui o seu próprio Cyber Card e é quem geralmente liga as câmaras de Cyber-transformação para seus companheiros de equipe.

É o coração da equipe. Muito enfezada e determinada, abriu os olhos do grupo em diversas situações e protagonizou vários episódios. Diferente dos outros membros, detalhes do seu passado permanecem um mistério. Tem participação chave em vários momentos da série e é apaixonada por Takeda/Júpiter e por amor, o acompanha ao século XXIII.

Tomoko Uesugi (5N)
F0, H1, R1, A1, PdF1, 05 PVs e 05 PMs.

Tipo de Dano
Poder de fogo (perfuração)

Kit: Policial de Elite
Arma Favorita

Vantagens:
Humano (Versatilidade)
Patrono (ZAC)
Poderes Legais

Desvantagens:
Código de Honra dos Heróis
Devoção (Ser a melhor dos Cybercops)

Perícias:
Investigação

JOGANDO COM O PERSONAGEM:
Quando estiver interpretando Tomoko, seja muito alegre e radiante. Apesar de não ter uma armadura, lidere a ação sempre que possível.

Como uma agente da lei, o crime não pode ser tolerado e você fará de tudo para resolvê-lo. Por ser muito jovem, goste de coisas pop, cante suas músicas (aquela quebra da quarta parede), e apoie o misterioso Takeda, pois seu coração bate mais forte quando ele está presente.

 

Akira Hojo/ Marte

Líder dos Cybercops. Chamou a atenção do público por ser um herói de personalidade muito complexa: ranzinza, mal-humorado e brigão, mas com uma coragem e uma determinação fora do comum. Akira tem um passado bastante difícil. Ainda garoto, viu seu pai se suicidar após ser arruinado por uma firma de computadores. Para se vingar da empresa, Akira usou seus conhecimentos em informática para se infiltrar no computador da firma e levá-la à ruína.

Quando o Capitão Oda, líder do ZAC, soube disso, levou Akira para a academia de polícia, onde seu senso de Justiça poderia ser melhor aproveitado. Por isso, ele tem grande respeito pelo Capitão Oda, vendo-o como a um pai. A unidade Marte, preparada para ser usada com armas de impacto e destruição, porém sua blindagem é mais fina, possui nas pernas hastes que ajudam a fixar e a suportar o “coice” de armas mais potentes. Suas armas favoritas são o Cyber Mega-Storm, Cyber Fire-Slugger, Cyber Volt Winder e o Cyber Rock Buster.

Akira Hoje / Marte (14N)
F1, H2, R2, A1, PdF1, 10 PVs e 10 PMs.

Tipo de dano:
Força – esmagamento
Poder de fogo – fogo

Kit: Policial de Elite
Armadura Completa
Arma Favorita

Kit: Metal Hero
Mira Perfeita

Vantagens:
Humano (Versatilidade)
Adaptador
Ataque Especial (PdF)
Patrono (ZAC)
Poderes Legais

Desvantagens:
Código de Honra dos Heróis
Má Fama (Ranzinza)

Perícias:
Investigação
Máquinas

UNIDADE MARTE

Em termos de regras, em modo de batalha a unidade MARTE fornece um bônus de +1 em todas as características enquanto estiver transformado, pagando 1 PM por turno.

CYBER-WEAPONS:
Você possui acesso a um arsenal variado e de alta tecnologia. Pagando 1 PM, você recebe uma arma de acordo com o tipo de dano escolhido na criação da personagem.

Cyber Weapon 001 – Cyber Fire Slugger: Potente bazuca lançadora de rajadas, pode abrir fendas, destruir dirigíveis, prédios etc. É uma arma que necessita de altura, força e peso para manipulá-la, por isso se acopla melhor a Marte, mas mesmo assim, Mercúrio também gosta de usá-la. Através de conexões, os outros Cybercops podem transferir suas energias pra ela, triplicando seu poder. Características: PdF3 (fogo); Ataque Especial (PdF; perigoso, poderoso) [3]; Munição Limitada [0].

Cyber Weapon 002 – Cyber Mega Storm: Potente lançador múltiplo de mísseis, próprio para atacar vários inimigos de uma só vez. É possível lançar um míssil por vez ou todos juntos. Por exigir altura, peso e força, se adapta melhor a Marte. No entanto, possui apenas 6 cartuchos de munição. Características: PdF4 (fogo); Ataque Especial (PdF; Amplo) [3], Tiro Múltiplo [2]; Munição Limitada [0].

Cyber Arm 004 – Cyber Voltwinder: Possui um cabo de aço e um gancho na ponta, ideal para escaladas e resgates. Características: F3 (perfuração); Membros Elásticos [1], Movimento Especial (Balançar-se, Escalar, Queda Lenta) [1], Salto [1]; Munição Limitada [0].

Cyber Arm 005 – Cyber Rockbuster: Uma poderosa furadeira capaz de destruir qualquer superfície rochosa. Útil para esburacar pedras ou paredes. Características: F3 (perfuração); Ataque Especial (F; Penetrante, Perigoso) [3]; Munição Limitada [0].

JOGANDO COM O PERSONAGEM:

Quando estiver interpretando o Akira, seja o policial mal.

Você não tolera o crime, pois viu seu pai se matar por uma falsa acusação, onde por conta própria, expôs a empresa através de um ataque hacker. Foi adotado pelo chefe, e treinou a vida inteira na academia de polícia.

Seja enérgico, responsável e cobre postura dos demais. Ser um Cybercop é um orgulho e todos os seus companheiros voltarão para casa com você..

Ponha um pouco de juízo no Takeda, a impulsividade dele afeta as missões.

 

Ryouichi Mori/ Saturno

Brincalhão, bem humorado e mulherengo, Ryouichi é o piadista do grupo. Está sempre tentando acalmar os ânimos e dando em cima de todas as mulheres, não importa se sejam solteiras, noivas ou casadas. Comenta-se que é para disfarçar a preocupação que sente pelos quatro irmãos menores, deixados com os tios após a morte de seus pais. A unidade Saturno é equipada com diversos tipos de radares e sensores, capazes de captar calor, ondas de rádio, metais, além de possuir raio-x e visão infravermelha. No entanto, mesmo protegendo o corpo do policial Ryouichi, a unidade Saturno possui a blindagem menos espessa e, por isso, mais vulnerável a ataques. As armas favoritas de Saturno são o Cyber Tri-Shot e o Cyber Discrusher.

Ryouichi Mori / Saturno (10N)
F1, H2, R1, A1, PdF1, 05 PVs e 05 PMs.

Tipo de dano:
Força – corte
Poder de fogo – perfuração

Kit: Policial de Elite
Armadura Completa
Arma Favorita

Kit: Metal Hero
Olho Clínico

Vantagens:
Humano (Versatilidade)
Ataque Especial (PdF)
Patrono (ZAC)
Poderes Legais
Sentidos Especiais (Infravisão, Radar, Visão Aguçada)

Desvantagens:
Código de Honra dos Cavalheiros
Código de Honra dos Heróis
Protegido Indefeso (Irmãos menores)

Perícias:
Investigação

UNIDADE SATURNO

Em termos de regras, em modo de batalha a unidade SATURNO fornece um bônus de +1 em todas as características enquanto estiver transformado, pagando 1 PM por turno.

CYBER-WEAPONS:
Você possui acesso a um arsenal variado e de alta tecnologia. Pagando 1 PM, você recebe uma arma de acordo com o tipo de dano escolhido na criação da personagem.

Cyber Arm 001 – Cyber Tri-Shot: Uma metralhadora portátil de grande poder de fogo. Das atiradoras, é a favorita de Saturno. Características: PdF3 (perfuração); Tiro Múltiplo [2]; Munição Limitada [0].

Cyber Arm 002 – Cyber Discrusher: Possui uma poderosa lâmina giratória que possibilita o corte de qualquer coisa. Tem também a lâmina auxiliar, usada como uma tesoura. Características: F3 (corte); Ataque Múltiplo [1], Ataque Especial (F; Preciso) [2]; Munição Limitada [0].

JOGANDO COM O PERSONAGEM:
Quando estiver interpretando o Ryouichi, seja muito brincalhão e flerte com as mulheres.

Diferente dos demais, você não está muito preocupado em entrar em ação. Seu apoio é tático, usando as habilidades da unidade e dirigindo o trailer.

Você cresceu no interior, na zona rural. Sua família está longe dos perigos urbanos em que você precisa se meter, mas isso te atormenta profundamente. Você quer garantir um futuro melhor para seus irmãos mais novos.

Sempre que o clima esquentar entre Marte e Jupiter, você tenta segurar um dos dois, para que não se matem. Isso ocorre muitas vezes.

 

Osamu Saionji/ Mercúrio

Tímido e determinado, Osamu é do tipo “come-quieto”, e dos cinco, o que menos aparece na série, tanto que protagonizou apenas um único episódio da série, o de número 8. Seu irmão foi um policial morto no cumprimento do dever. Após sua morte, Osamu decidiu estudar muito, superar seu irmão e cumprir o sonho dele. Sua mãe nunca gostou da ideia, mas acabou aceitando.

A unidade Mercúrio é a mais leve e rápida das quatro, ideal para missões que exijam velocidade e precisão, além de ser a única sem partes móveis, exceto a de encaixe de armas. As armas favoritas de Osamu são a Cyber Slash-Caliber e a Cyber Mega Storm.

Osamu Saionji / Mercúrio (10N)
F1 (corte), H2, R1, A1, PdF1 (fogo), 05 PVs e 05 PMs

Kit: Policial de Elite
– Armadura Completa
– Arma Favorita

Kit: Metal Hero
– Campeão dos Oprimidos

Vantagens:
– Humano Versatilidade
– Aceleração
– Ataque Especial (F)
– Patrono (ZAC)
– Poderes Legais

Desvantagens:
– Código de Honra dos Heróis
– Devoção (Cumprir o sonho do seu irmão morto)
– Ponto Fraco (Timidez)

Perícias:
– Investigação

UNIDADE MERCÚRIO

Em termos de regras, em modo de batalha a unidade MERCÚRIO fornece um bônus de +1 em todas as características enquanto estiver transformado, pagando 1 PM por turno.

CYBER-WEAPONS: você possui acesso a um arsenal variado e de alta tecnologia. Pagando 1 PM, você recebe uma arma de acordo com o tipo de dano escolhido na criação da personagem.

Cyber Arm 003 – Cyber Slash Caliber: É um sabre que possui um poder letal incrível, podendo cortar praticamente qualquer coisa. Favorita de Mercúrio. Características: F4 (corte); Ataque Especial (F; Penetrante) [2]; Munição Limitada [0].

 

Lúcifer

Também vindo do futuro, como Takeda e Kageyama, acaba se aliando à Destrap, como uma espécie de freelancer, por acreditar que Takeda é o traidor que sabotou o plano de destruição da Torre Babilon no futuro e causou a morte de seus companheiros. Após dar muito trabalho aos Cybercops, descobre que as provas da traição de Takeda foram forjadas pelo Barão Kageyama, que era o verdadeiro traidor. A partir daí, embora não integre a equipe, passa a ajudar os heróis sempre que eles se encontram em dificuldades.

Sendo uma unidade futurista, a unidade Lúcifer é muito mais forte, resistente e bem equipada do que a dos outros Cybercops. Ao contrário deles, não precisa de uma cabine de Cyber-transformação, invocando sua armadura através de um misterioso vórtice temporal, semelhante ao usado por Takeda/Jupiter ao invocar a Cyber-Força.

Lúcifer (17N)
F1 (esmagamento), H3, R2, A2, PdF3 (fogo), 20 PVs e 10 PMs

Kit: Caçador de Androides
– Experiência Antimetálicos
– Gambito Imortal

Kit: Mercenário Superpoderoso
– Arma Favorita

Vantagens:
– Humano (Versatilidade)
– Assustador
– Ataque Especial (Cyber Gravitador, PdF; Perigoso, Poderoso, Cansativo)
– Pontos de Vida Extras
– Tiro Múltiplo

Desvantagens:
– Devoção (Matar o traidor que causou a morte de seus companheiros)
– Má Fama (aliado da Destrap)
– Restrição de Poder (Transformação)

Perícias:
– Crime

UNIDADE LÚCIFER

Em termos de regras, em modo de batalha a unidade LÚCIFER fornece um bônus de +1 em todas as características enquanto estiver transformado, pagando 1 PM por turno.

CYBER-WEAPONS: você possui acesso a um arsenal variado e de alta tecnologia. Pagando 1 PM, você recebe uma arma de acordo com o tipo de dano escolhido na criação da personagem. Lúcifer pode ainda invocar do futuro, o canhão voador Gigamax, que de tão poderoso, apenas Marte e Júpiter também conseguem manuseá-lo e como o Cyber-Fire-Slugger, pode ter seu poder aumentado com as energias dos demais Cybercops.

Canhão Voador Gigamax: Características: PdF4 (fogo); Ataque Especial (PdF; Dano Gigante) [3], Voo [2]; Munição Limitada [0].

A unidade também é equipada com um par de pistolas, as Impulse Magnum (FA por PdF), um par de canhões denominados Canhões Pulsar (Tiro Múltiplo) e o poderoso Cyber Gravitador (Ataque Especial), a última arma de Lúcifer, quando ele concentra toda a energia de sua unidade num poderoso feixe destrutivo, mas deixando-o exausto após o ataque, sendo essa sua única fraqueza.

 

Acompanhem outros textos da Tokyo Defender aqui no Movimento.

Malditos Goblins em 3D&T

Este artigo com a adaptação de Malditos Goblins em 3D&T, escrito por W. Anderson, é baseado no divertidíssimo sistema homônimo da editora Coisinha Verde Games, criado por Tiago Junges e Bruno Henrique Junges. Para obter edições gratuitas da Tokyo Defender, clique aqui. Para adquirir as edições do formato em financiamento coletivo, clique aqui. E toda segunda-feira, tem mais matérias monstruosas na MegaLiga!

 

SOBRE MALDITOS GOBLINS EM 3D&T

Malditos Goblins é um mini RPG de humor. Neste jogo os jogadores interpretam goblins fracotes que morrem por qualquer coisa! Os personagens começam com características roladas aleatoriamente e já estão prontos para jogar! Provavelmente ele morrerá na segunda ou terceira batalha. Então você gera outro goblin e continua o jogo! Basta dizer que é um irmão, filho, sobrinho, etc que veio se vingar!

 

PEQUENOS AJUSTES ANTES DE COMEÇAR:

Para tornar sua experiência mais goblinesca, mudamos os nomes das características (mas só dos goblins)

Pow! (F) quando atacar alguém, quebrar algo ou fizer esforço físico

Hmm! (H) quando precisar ser ágil, raciocinar ou lembrar de algo em sua breve vida

Argh! (R) quando sua saúde física ou mental estiver em xeque

Zum! (A) quando estiver esquivando, se protegendo ou defendendo

Psw! (P) quando sua mira e precisão forem exigidas

 

Sugerimos que faça testes de atributos contra dificuldade (CD), rolando 2d6 +Atributo e considerando os níveis de teste Fácil (6), Médio (9), Difícil (12) e Quase Impossível (15).

E o detalhe mais perigoso: em caso de uma Falha Crítica, onde todos os dados caem 1, o Goblin naturalmente EXPLODE! Porque? Por seu suor comburente, constante contato com pólvora, gases intestinais crônicos, azar, destino ou mera diversão dos jogadores de Malditos Goblins!

BÔNUS: Se um jogador passar o tempo todo imitando a voz de um goblin (uma voz fina e toda errada) enquanto jogar este jogo, seu goblin nunca morrerá explodindo quando os dados caírem “1”. Note, se ele falar uma palavra sem a voz goblin (isso inclui quando o jogador pedir para ir ao banheiro ou atender o telefonema da sua mãe), ele perde esta vantagem até o final do jogo.

 

 

COMO CRIAR SEUS MALDITOS GOBLINS EM 3D&T

  1. Escolha a Vantagem Única “Goblin” (-1pt) e distribua seus fantásticos 5 pontos de personagem nos atributos, nenhum maior que 3. Não pense muito, pois seu personagem nem vai durar tanto!
  2. Crie um nome com uma até três sílabas estranhas. Sugerimos juntar dois sons estranhos ou dividir seu nome ou sobrenome e escrever um deles ao contrário
  3. Escolha uma Ocupação e Descritor, rolando 1d6 para cada, conforme a tabela:

 

Ocupação:

  • Mercenário: Pow! +1 , Perícia: Combate (+4 em combates físicos) , Crítico automático
  • Bruxo: Hmm! +1 , Perícia: Misticismo (+4 no uso de magias) , Efeito Adverso, Magia Elemental , Restrição de Poder (conjurar apenas “Ataque Mágico”)
  • Incendiário: Argh! +1 , Perícia: Ciências (+4 em compostos perigosos) , Obliterar
  • Gatuno: Zum! +1 , Perícia: Crime (+4 na arte ladina) , Flanquear
  • Caçador: Psw! +1 , Perícia: Sobrevivência (+4 para se virar nos 30) , Bala nas Costas
  • Líder: Escolha seu atributo +1 e perícia e ganhe PV Extra , Tanque de Carne

 

Descritor:

  • Covarde: Pow! -1
  • Tonto: Hmm! -1
  • Raquítico: Argh! -1
  • Atrapalhado: Zum -1
  • Zarolho: Psw! -1
  • Supimpa: Escolha um atributo para ganhar +1.

 

4. Escolha uma Característica – importante para seu roleplay (e para diversão da rapaziada na mesa), rolando 6d6, conforme a tabela:
  1. Amaldiçoado: Você acha que é um humano que foi amaldiçoado e precisa quebrar a maldição. Mas, na verdade, você é só um goblin perdido.
  2. Apêndice extra: Você tem dois apêndices. Você tem o dobro de chance de ter apendicite.
  3. Aracnídeo: Você consegue escalar superfícies lisas e pode defecar cordas de seda.
  4. Bomba-relógio: Você pode explodir a qualquer momento. Sempre que alguém fala algo relacionado com fogo ou explosão role um dado. Se cair “1”, você explode.
  5. Cabeça extra: Você tem duas cabeças. O que não quer dizer muita coisa, já que duas cabeças de goblin não pensam melhor que uma.
  6. Cabeção: Você tem um cabeção que contém um cérebro gigante. Você pode saber de qualquer coisa e conhecimento obscuro, mas não pode usar elmos ou bonés.
  7. Chifre: Você tem um grande e imponente chifre de unicórnio saindo da sua testa.
  8. Cicatrizes: Você tem cicatrizes por todo o corpo.
  9. Cinzento: Sua pele é cinza e enrugada. Você pode ter barba branca comprida se quiser.
  10. Colorido: Sua pele tem vários tons e cores. Toda manhã, as cores mudam de lugar.
  11. Felino: Você acha que é um gato e vive se lambendo, miando e ronronando.
  12. Flatulência: Você vive se peidando, mas se quiser pode usar isso para dar saltos de até 6 metros de altura ou correr até o dobro da velocidade.
  13. Fosforescente: Sua pele é de um tom verde fosforescente. Você brilha no escuro.
  14. Galináceo: Você acha que é uma galinha e vive cacarejando e ciscando.
  15. Linguão: Você possui uma língua gigante. Você não tem muito controle sobre ela, então ela vive fora da sua boca babando e impedindo que você fale direito.
  16. Listras: Você possui listras azuis por todo o corpo.
  17. Mão gigante: Uma das suas mãos tem o dobro do tamanho de uma mão de goblin comum.
  18. Minicabeça: Você possui uma cabeça muito pequena. Seus olhos parecem que vão saltar do rosto (talvez vão!) e você não pode usar elmos.
  19. Minion: Você gosta de usar camiseta amarela e odeia qualquer um que use vermelho. Acredita em qualquer mentira.
  20. Nariz extra: Você possui um nariz extra no cotovelo.
  21. Olho gigante: Um dos seus olhos é gigante e raramente pisca.
  22. Olhos extras: Você possui 1d6 olhos a mais na cabeça (em vários lugares diferentes).
  23. Orelha extra: Você possui uma orelha extra embaixo do sovaco.
  24. Peixoso: Você acha que é um peixe e precisa estar sempre molhado.
  25. Pés gigantes: Seus pés são gigantes. Você não pode usar nenhum tipo de calçado.
  26. Pintas: Você possui pintas cor de rosa espalhadas por todo o corpo. Algumas têm formato de coração.
  27. Pompom: Você possui um pequeno rabo com um pompom na ponta, como de um poodle bem tosado.
  28. Poros fedidos: Você exala um odor extremamente desagradável e ninguém consegue ficar perto de você por muito tempo sem ficar nauseado.
  29. Tom bélico: Sempre que você conversa com alguém, este se sentirá ofendido sem razão.
  30. Verdura: Você acha que é uma planta e insiste em fazer fotossíntese.
  31. Vermelho: Sua pele é vermelha e as pessoas acham que você é um demônio.

Pronto! Seu Maldito Goblin está pronto pra começar!

 

MANOBRAS ESPECIAIS DOS MALDITOS GOBLINS EM 3D&T

Catapultando Goblins

Com qualquer pedaço de madeira e uma pedra é possível fazer uma catapulta. Um goblin fica de um lado e o outro pula nela. Aquele que ativa a catapulta deverá testar Psw! para saber se o outro acertará o alvo proposto. Se falhar neste teste, o goblin catapultado vai se espatifar recebendo 1d6 de dano!

 

Pendurar no Inimigo

Goblins são pequenos e podem pular em alvos maiores para atacar pendurados. Para isso, o goblin deve fazer um teste difícil de Pow!. Se conseguir, ele estará em cima da vítima e nos próximos turnos rolará um dado extra em todos os ataques contra este alvo. A vítima não pode atacar um goblin pendurado, mas pode tentar tirar o goblin das suas costas, vencendo um teste médio de Habilidade.

 

Cacunda!

Dois goblins podem subir um em cima do outro e lutar como um só. Os dois podem atacar um mesmo alvo, mas não poderão se esquivar. O goblin que estiver em cima pode rolar 1 dado a mais no seu ataque. Todo ferimento sofrido poderá ser dividido entre os dois.

 

Ciranda Mágica

Se seus amigos quiserem ajudar você a conjurar uma magia, eles podem fazer uma ciranda. Pelo menos dois outros amigos precisam ficar girando e cantando ao seu redor enquanto você conjura a magia (e SIM, é exigido o roleplay com vozinha de goblin). Cada amigo na roda garante 1 dado a mais na sua rolagem

 

Tralha do Poder

Se um goblin achar um objeto bonito e fizer pelo menos dez outros goblins concordarem que é bonito, este objeto se torna uma “Tralha do Poder”. Você ganha um goblin seguidor (NPC) que fará tudo que você quiser. Ele só vai embora se você perder a tralha, ou se ele conseguir roubar a sua tralha (e ele vai tentar).

 

CRIANDO AVENTURAS ALEATÓRIAS PARA MALDITOS GOBLINS EM 3D&T

O narrador é livre para criar estórias mais elaboradas, mas em geral os personagens se reunirão para tentar realizar uma das ações da lista a seguir:

  • Saquear Viajantes
  • Sequestrar Pessoa Importante
  • Saquear Casa Humana
  • Proteger Masmorra
  • Invadir Tribos Vizinhas
  • Caçar um Dragão (mesmo que não exista um)

 

Indico que acessem o site do Tiago Junges e conheça o sistema de RPG Malditos Goblins que possui muitas outras tabelas, regras e geradores de dungeons até para RPG Solo.

“Gwklblergh zhuft mngoght!” (espero que tenham gostado em goblinóide)

Bomba Patch em 3D&T – Vantagens Parte 2/2

Neste artigo, continuamos com as modificações das vantagens apresentadas na semana passada, os quais foram modificadas para temática esportiva em 3D&T.

⚽ MAIS VANTAGENS ADAPTADAS PARA BOMBA PATCH🎖

Sem aquecimentos, vamos direto à segunda parte  das Vantagens modificadas para o contexto futebolístico. Lembrando, mais uma vez, que o Mestre é o árbitro para determinar o que pode ou não, sempre focando na diversão para todos!

Imitar (2 Pontos)

O time consegue aprender rapidamente os movimentos e estratégias dos adversários.

Efeito: Sempre que um adversário usar uma vantagem ou tática especial, o time pode fazer um teste de H + 2d6 contra ND 12. Se for bem-sucedido, pode copiar o efeito e usá-lo uma vez durante o jogo.

Imortal (3 Pontos)

O time nunca desiste e sempre encontra forças para reagir, mesmo em situações críticas.

Efeito: Se o time estiver perdendo por 2 gols ou mais no segundo tempo, recebe +2 em todos os testes até o final do jogo.

Impostor (2 Pontos)

O time é especialista em enganar os adversários, seja por jogadas ensaiadas, dribles inesperados ou simulações.

Efeito: Uma vez por jogo, pode forçar um adversário a refazer um teste bem-sucedido contra o time. O adversário usa o pior resultado entre as rolagens.

Incorpóreo (3 Pontos)

O time se movimenta como fantasmas, tornando-se praticamente inalcançável.

Efeito: Durante um tempo inteiro, qualquer adversário que dispute um duelo contra o time recebe -1 em seu teste. Só pode ser ativado uma vez por jogo.

Inimigo (1 Ponto)

O time tem um adversário clássico que sempre joga melhor contra ele.

Efeito: Quando enfrenta esse inimigo, os testes do time ganham +1 de bônus.

Instrutor (2 Pontos)

O time tem um técnico ou capitão excepcional, capaz de melhorar o desempenho da equipe.

Efeito: Uma vez por jogo, o time pode refazer qualquer teste falhado, representando uma orientação estratégica decisiva.

Inventor (1 a 2 Pontos)

O time tem um técnico inovador, capaz de criar novas jogadas e estratégias.

Efeito:

1 Ponto: Uma vez por jogo, pode usar uma tática nova, recebendo +1 em um teste de Habilidade (H).

2 Pontos: O time pode criar uma jogada surpresa, ganhando +2 em um teste importante à sua escolha.

Invisibilidade (3 Pontos)

O time se movimenta de forma imprevisível, confundindo a marcação adversária.

Efeito: Durante um tempo inteiro, o time pode escolher uma característica do adversário (zona do campo) que sofrerá -1 em qualquer teste contra o time.

Item de Poder (1 a 3 Pontos)

O time tem um amuleto, mascote ou símbolo que traz sorte e confiança.

Efeito: Dependendo do investimento:

1 Ponto: Uma vez por jogo, recebe +1 em um teste decisivo.

2 Pontos: O bônus +1 pode ser usado duas vezes por jogo.

3 Pontos: O bônus +1 pode ser usado três vezes por jogo.

Ligação Natural (2 Pontos) 

O time possui um entrosamento excepcional, com jogadores que se conhecem profundamente e jogam como uma verdadeira unidade.

Efeito: Sempre que um jogador do time realizar um passe ou assistência, o próximo teste (finalização ou movimentação) recebe +2 de bônus, representando a sinergia entre os atletas. Esse efeito pode ocorrer duas vezes por jogo.

Memória Expandida (1 Ponto)

O time possui um alto nível de inteligência tática, aprendendo rapidamente com jogos passados.

Efeito: Antes de um jogo contra um time já enfrentado, o time recebe +1 em todos os testes contra esse adversário, representando a experiência adquirida no confronto anterior.

Mentor (2 Pontos)

O time tem um líder carismático e experiente, como um técnico veterano ou capitão histórico.

Efeito: Uma vez por jogo, o mentor pode dar uma orientação que permite ao time refazer um teste importante.

Movimento Especial (2 Pontos)

O time tem um lance característico, seja uma jogada ensaiada, um contra-ataque mortal ou uma finalização especial.

Efeito: Uma vez por jogo, o time pode ativar seu Movimento Especial para receber +2 em um teste de ataque ou defesa.

Parceiro (2 Pontos)

O time possui uma dupla de jogadores extremamente entrosada, que faz jogadas brilhantes juntos.

Efeito: Sempre que um jogador do time passar para seu parceiro de ataque, defesa, lateral ou meio-campo, o próximo teste recebe +2 de bônus. Esse efeito pode ocorrer duas vezes por jogo, e a dupla deve ser nomeada anteriormente ao início da partida.

Patrono (2 Pontos)

O time tem um investidor ou dirigente influente, que garante vantagens estratégicas e psicológicas.

Efeito: Antes de cada jogo importante (finais, clássicos, decisões de campeonato), o time recebe +1 em todos os testes devido à motivação extra.

Poder Oculto (3 Pontos)

O time consegue se transformar nos momentos decisivos, revelando sua verdadeira força.

Efeito: Se o time estiver empatando ou perdendo nos 10 minutos finais do jogo, recebe +2 em todos os testes até o apito final.

Reenergização (2 Pontos)

O time possui preparo físico e mental excepcionais, conseguindo recuperar forças rapidamente.

Efeito: No intervalo do jogo, o time pode recuperar 1 ponto de um atributo à escolha (F, H, R, A ou PdF), removendo penalidades temporárias.

Reflexão (2 Pontos)

O time sabe ler e responder rapidamente às jogadas adversárias.

Efeito: Uma vez por jogo, quando sofrer um ataque (finalização ou jogada perigosa), pode fazer um teste de H + 2d6 contra ND 12. Se for bem-sucedido, inverte a jogada e inicia um contra-ataque imediato.

Regeneração (2 Pontos)

O time se recupera bem de choques físicos e momentos difíceis da partida.

Efeito: Sempre que um jogador sofrer uma penalidade por cansaço ou lesão, o time pode fazer um teste de R + 2d6 contra ND 10. Se for bem-sucedido, ignora essa penalidade.

Riqueza (2 Pontos)

O time tem recursos financeiros superiores, garantindo estrutura de alto nível.

Efeito: Em partidas decisivas, o time pode fazer dois testes extras ao longo do jogo para representar sua preparação tática e elenco de qualidade.

Sentidos Especiais (2 Pontos)

O time tem uma percepção acima da média, seja em leitura de jogo, antecipação ou reconhecimento de espaços.

Efeito: Sempre que um adversário tentar uma jogada surpresa (drible, passe inesperado ou jogada ensaiada), o time pode rolar H + 2d6 contra ND 12. Se for bem-sucedido, pode anular a jogada e iniciar um contra-ataque.

Separação (2 Pontos)

O time sabe abrir o jogo e afastar a marcação, criando mais espaços para atacar.

Efeito: Uma vez por jogo, quando estiver no campo de ataque, pode receber +2 em um teste de passe ou finalização, representando o bom posicionamento dos jogadores.

Superação (3 Pontos)

O time se recusa a desistir, encontrando forças onde parecia não haver mais.

Efeito: Se o time estiver perdendo nos 10 minutos finais do jogo, pode fazer um teste de R + 2d6 contra ND 12. Se for bem-sucedido, recebe +2 em todos os testes até o final da partida.

Torcida (1 a 3 Pontos)

O time conta com uma torcida fanática e apaixonada, que empurra a equipe para a vitória.

Efeito:

1 Ponto: Quando joga em casa, recebe +1 em todos os testes.

2 Pontos: Quando joga em casa concedem +2 adicional em testes decisivos.

3 Pontos: O time tem uma torcida que literalmente intimida adversários. Em jogos em casa, os adversários sofrem -1 em testes importantes.

Técnica de Luta (2 Pontos)

O time sabe se impor fisicamente no jogo, seja na marcação ou em disputas corpo a corpo.

Efeito: Sempre que disputar uma bola diretamente com o adversário (físico, marcação, roubo de bola), pode rolar F ou R + 2d6 contra ND 12. Se for bem-sucedido, vence o duelo automaticamente.

Técnica de Luta Avançada (3 Pontos)

O time é extremamente eficiente na marcação e nas disputas físicas, dominando esse aspecto do jogo.

Efeito: Sempre que vencer um duelo físico, pode imediatamente iniciar um contra-ataque ou recuperar a posse sem necessidade de novo teste.

Vigoroso (2 Pontos)

O time tem condição física acima da média, conseguindo manter a intensidade até o final do jogo.

Efeito: O time ignora penalidades por fadiga e pode realizar um teste extra de R uma vez por jogo para resistir a cansaço ou lesões.

Voo (2 Pontos)

O time tem uma incrível capacidade de jogo aéreo, dominando cabeceios e bolas longas.

Efeito: Sempre que disputar uma bola aérea (cobrança de escanteio, cruzamento, tiro de meta), o time recebe +2 em testes de F ou R para vencer a disputa.

 

Nos acompanhem em todas as segundas-feiras na Megaliga Tokyo Defender e pelo nosso site: Tokyo Defender.

 

Texto original: Wellington Botelho

Finalização e Revisão: Escritor Ansioso

Bomba Patch em 3D&T – Vantagens Parte 1/2

Neste artigo, expandimos o texto da nossa versão BOMBA PATCH em 3D&T, de Wellington Botelho, Capitão do Time Tokyo Defender com vantagens modificadas para seu time de futebol em 3D&T.

Estamos toda segunda-feira em campo, na Megaliga Tokyo Defender.

⚽ VANTAGENS ADAPTADAS PARA BOMBA PATCH🎖

Vamos direto ao ponto para ver as várias Vantagens para o contexto futebolístico. Lembre-se que o Mestre é o árbitro para determinar o que pode ou não, sempre focando na diversão para todos!

Aceleração (1 Ponto)
O time tem um estilo de jogo muito veloz.
Efeito: O time recebe +1 na Resistência (R) quando realiza um contra-ataque bem-sucedido. Isso representa a capacidade de imprimir um ritmo forte no jogo.

Adaptador (1 Ponto)
O time se ajusta rapidamente a qualquer adversário ou situação.
Efeito: Uma vez por tempo, quando errar um teste por apenas 1 ponto, pode rolá-lo novamente.

Aliado (1 Ponto)
Representa um jogador estrela que pode fazer a diferença.
Efeito: O time tem um craque que entra em campo em momentos cruciais. Pode ser usado uma vez por jogo para um teste automático bem-sucedido em uma ação (passe, finalização ou defesa).

Aliado Gigante (2 Pontos)
Pode representar um goleiro extremamente alto e forte ou um zagueiro imponente.
Efeito: Em qualquer teste de PdF (defesa do goleiro) ou A (defesa do time), rola-se 3d6 ao invés de 2d6 e mantém os dois melhores resultados.

Aliado Supremo (2 Pontos)
Similar ao Aliado, mas representa uma lenda do futebol que pode mudar o jogo.
Efeito: Permite uma jogada automática bem-sucedida e ainda +2 de bônus na próxima ação.

Alquimista (1 Ponto)
Poderia ser adaptado para simbolizar um time que sabe tirar proveito de lesões, cansaço ou mudanças táticas.
Efeito: Após o primeiro tempo, o time pode redistribuir **até 2 pontos de seus atributos temporariamente**.

Aparência Inofensiva (1 Ponto)
Representa um time subestimado pelos adversários.
Efeito: No primeiro tempo, todos os testes do adversário têm -1 de penalidade, pois subestimam a equipe.

Aptidão Mágica (1 Ponto)

Em um cenário realista, seria difícil encaixar, mas poderia simbolizar uma equipe criativa, cheia de jogadas ensaiadas.
Efeito: Sempre que o time tentar uma jogada diferente (exemplo: cobrança de escanteio curta, jogada ensaiada em falta), recebe +1 de bônus.

Arena (1 Ponto)
O time tem um estádio que é um verdadeiro caldeirão!
Efeito: Em jogos em casa, o time recebe +1 em todos os testes por conta da força da torcida.

Armadura Extra (2 Pontos)
Representa um time muito sólido defensivamente.
Efeito: Sempre que sofrer um ataque (finalização do adversário), pode diminuir o resultado do dado do atacante em -1.

Armadura Suprema (2 Pontos)
Defesa ainda mais intransponível.
Efeito: O time pode repetir uma rolagem de defesa por jogo.

Ataque Combinado (1 Ponto)
Representa jogadas de entrosamento, como tabelas e passes rápidos.
Efeito: Quando o time chega ao ataque, pode escolher um outro atributo ao invés de Força (F) para finalizar (exemplo: usar H para um chute colocado ou R para um chute de longa distância).

Ataque Especial (1 Ponto)
Representa um jogador com finalizações diferenciadas.
Efeito: Uma vez por jogo, um chute recebe +2 no teste.

Ataque Múltiplo (1 Pontos)
Representa um time que finaliza muitas vezes no mesmo lance (rebotes, chutes seguidos).
Efeito: Se errar um chute, pode fazer um novo teste imediatamente, mas com -1.

Base de Operações (1 a 2 Pontos)

O time possui um centro de treinamento de alto nível, que melhora o desempenho dos jogadores.
Efeito: Dependendo do investimento, o time recebe benefícios permanentes:
1 Ponto → O time pode escolher uma característica (F, H, R, A ou PdF) para receber +1 temporariamente em todos os testes durante treinos e jogos oficiais.
2 Pontos → O time pode escolher duas características para receber +1 temporariamente, simbolizando um CT de alto nível e recuperação rápida de lesões.

Boa Fama (1 Ponto)
O time é respeitado dentro e fora de campo, sendo reconhecido como um dos grandes do futebol.
Efeito: Sempre que houver um lance polêmico (falta duvidosa, pênalti contestado, impedimento ajustado pelo VAR), o time pode rolar um teste de Carisma (H + 2d6) contra ND 10. Se for bem-sucedido, a arbitragem decide a favor do time.

Clericato (1 a 3 Pontos)
O time possui um líder espiritual ou motivacional que inspira os jogadores, como um técnico carismático, um líder dentro de campo ou até uma conexão mística com a torcida.
Efeito: No início de cada tempo, o time pode rolar 1d6. Se tirar um valor igual ou menor ao número de pontos investidos, recebe +1 em todos os testes por um tempo inteiro devido à inspiração e motivação extra.

Contramágica (2 Pontos)
Representa um time que sabe neutralizar estratégias adversárias, seja estudando taticamente seus oponentes ou sendo eficiente em contra-ataques.
Efeito: Uma vez por jogo, o time pode anular um bônus do adversário, como um bônus por progressão de jogada, tática especial ou vantagem temporária.

Cura (2 Pontos)

O time possui uma equipe médica de excelência, permitindo que os jogadores se recuperem rapidamente de lesões ou fadiga.
Efeito:
1 Ponto: Permite ignorar uma penalidade de fadiga ou lesão por jogo.
2 Pontos: Permite ignorar duas penalidades de fadiga ou lesão por jogo e realizar uma substituição extra sem perder o bônus de progressão.

Deflexão (1 Ponto)

Representa um time com goleiro de reflexos rápidos ou uma defesa sólida que consegue bloquear chutes inesperados.
Efeito: O time pode forçar o adversário a refazer um teste de finalização uma vez por jogo, representando uma defesa heroica ou um goleiro milagroso. A bola é mandada para longe da área do gol, onde você joga um 1d6, e com um resultado par ela vai para fora, dando escanteio e com um resultado impar, ela é rebatida para dentro do campo.

Domínio do Elemento (2 Pontos)
O time tem uma adaptação excepcional a diferentes condições climáticas e terrenos de jogo.
Efeito: O time não sofre penalidades devido a chuva, neve, calor excessivo ou campos ruins. Além disso, recebe +1 em todos os testes quando joga em condições adversas em que o adversário não esteja acostumado.

Elementalista (2 Pontos)

Representa um time que sabe explorar as condições climáticas e do gramado a seu favor.
Efeito: Quando joga em um ambiente favorável ao seu estilo (exemplo: um time acostumado à chuva jogando em um campo molhado), recebe +2 em todos os testes.

Energia Extra (2 Pontos)

O time tem uma preparação física diferenciada, conseguindo manter o ritmo até os minutos finais.
Efeito: O time pode ignorar uma penalidade de fadiga ou desgaste físico por jogo, garantindo que jogue no seu melhor nível até o final.

Energia Vital (2 Pontos)
O time possui um preparo físico excepcional, recuperando-se mais rápido que os adversários.
Efeito: Após o intervalo, o time recupera 1 ponto de um atributo gasto por fadiga e ignora qualquer penalidade de desgaste no segundo tempo.

Enfraquecer (2 Pontos)

Representa um time que sabe desgastar os adversários, seja com um jogo físico, pressão alta ou controle de posse.
Efeito: No início do segundo tempo, o adversário deve fazer um teste de R + 2d6 contra ND 10. Se falhar, sofre -1 em todos os atributos até o fim do jogo devido ao desgaste.

Equilíbrio de Energias (1 Ponto)
O time sabe administrar seus recursos, alternando entre momentos de pressão e descanso.
Efeito: Uma vez por jogo, o time pode redistribuir temporariamente 2 pontos entre seus atributos, fazendo um teste de 2d6+F vs ND10, ajustando-se conforme a necessidade tática.

Escudo (1 Ponto)

Representa um time com uma defesa sólida e compacta, difícil de ser vazada.
Efeito: Uma vez por jogo, quando o adversário fizer um teste de finalização bem-sucedido, o time pode rolar A + 2d6 contra ND 12. Se passar, o chute é bloqueado antes de chegar ao goleiro.

Especialista (1 Ponto)
O time tem jogadores especialistas em certas jogadas (bolas paradas, dribles, contra-ataques, defesa).
Efeito: Uma vez por jogo, em uma situação específica (escanteio, falta, pênalti, contra-ataque, interceptação), o time pode rolar 3d6 e manter os dois melhores resultados

Familiar (1 a 2 Pontos)

O time conta com um jogador ou técnico extremamente influente, que atua como uma figura de referência.
Efeito:
1 Ponto: O time pode repetir um teste de Habilidade (H) por jogo, representando a liderança desse jogador/técnico.
2 Pontos: O time pode repetir dois testes diferentes por jogo, mas não pode repetir o mesmo teste duas vezes.

Forma Alternativa (2 Pontos)

O time possui uma segunda formação tática extremamente eficaz, que pode ser ativada durante a partida.
Efeito: Uma vez por jogo, o time pode trocar até dois atributos entre si (exemplo: trocar pontos de F e H para reforçar o ataque ou meio-campo), simbolizando uma mudança tática bem-sucedida.

Fusão (2 Pontos)
O time tem uma jogada coletiva extremamente entrosada, que resulta em ações combinadas com eficiência máxima.
Efeito: Uma vez por jogo, o time pode combinar dois atributos diferentes em um único teste (exemplo: somar F e H para um chute após um passe rápido, ou A e R para uma defesa sólida).

Genialidade (2 Pontos)
O time possui um estrategista excepcional, seja um técnico brilhante ou um jogador cerebral que dita o ritmo do jogo.
Efeito: Antes de um teste importante (finalização, defesa decisiva ou jogada tática), o time pode rolar 3d6 e escolher os dois melhores resultados. Pode ser usado uma vez por jogo.

Grunts! (1 Ponto)
O time tem jogadores incansáveis, que correm e pressionam do início ao fim.
Efeito: Sempre que perder um duelo (teste de atributo contra o adversário), o time pode fazer um teste de característica + 2d6 contra ND 10, de acordo com a zona do campo. Se for bem-sucedido, pode tentar novamente o teste perdido como se ainda estivesse disputando a jogada, mas se falhar, terá perda automática.

Na semana que vem teremos a parte 2 das vantagens! Acompanhe-nos.

 

Texto original: Wellington Botelho

Finalização e Revisão: Escritor Ansioso

Contos do Ferreiro em 3D&T

Este artigo sobre “ Contos do Ferreiro em 3D&T ” foi escrito originalmente por Tiago “Ferreiro” Santana, da Comunidade BoraProGame. Veja outras adaptações dos membros da BoraProGame nas edições gratuitas da Tokyo Defender, clicando aqui. Para adquirir as edições do formato em financiamento coletivo, clique aqui.

Nosso Time está dando o SANGUE na MEGALIGA, semanalmente!

 

CONTOS DO FERREIRO EM 3D&T : UM RASTRO EXANGUE

Histórias sobre armas amaldiçoadas são comuns, mas poucas realmente intrigam. E menos ainda chegam a ser mais do que meros contos de terror para assustar aventureiros novatos. Há umas semanas, a guarda relatou sobre corpos de aventureiros completamente drenados nas estradas. Secos como cascas ocres, suas peles desbotadas pelo sangue que nunca mais veriam.

 

 

 

Conversando sobre o assunto com o “Ferreiro” enquanto experimentava peças de armadura.
Falei o que a maioria das pessoas pensou: Vampiros, é óbvio. Mas ele balançou a cabeça negativamente, e revelou um detalhe terrível: os corpos não tinham nenhuma perfuração de mordida, e sim cortes por dentro do corpo e por baixo da pele.

 

“Uma lâmina profana, forjada a partir de um meteorito apelidado de “Lágrima de Sangue”, que caiu séculos atrás em um campo de batalha já encharcado de morte. Alguns acreditavam que necromantes a moldaram, desejando uma arma capaz de rasgar a carne por dentro sem tocá-la diretamente. Outros juravam que vampiros antigos a criaram como um instrumento de caça para alimentar-se de guerreiros enquanto lutavam. Mas minha teoria é menos ortodoxa. Eu acredito que Anemia não foi feita para ser usada por ninguém e sequer deveria existir. Que não há um criador. E sim que aquela coisa se moldou sozinha, se inserindo teimosamente na própria existência apenas para encontrar corpos que pudessem alimentá-la.”

“Anemia é o nome”, ele disse. Uma arma feita da própria desgraça caída dos céus, um pedaço de algo que nunca deveria ter caído neste mundo. Eu mesmo não acreditei que algo assim fosse possível. Até agora.

“Você ainda quer se meter nisso?” — O Ferreiro riu com um toque de desespero. — “é só seguir os corpos.”

CONTOS DO FERREIRO EM 3D&T : NA TRILHA DA MORTE

A trilha de corpos eventualmente me levou a um vilarejo isolado nas montanhas. Cheguei ainda por volta da tarde. Mesmo estando claro, O lugar tinha um tom cinza abandonado. Nenhum som de pássaros, nenhuma brisa entre as árvores. Apenas casas vazias, portas escancaradas, ruas cobertas de poeira e um silêncio opressor. Havia sinais de luta: marcas de lâmina nas paredes, manchas secas amarronzadas de sangue. Mas nenhum corpo.

Até eu chegar à praça central.

Magro como um zumbi, mas por incrível que pareça, ainda respirando. Pele pálida como se nunca tivesse sentido o sol. Uma armadura em frangalhos, suja e rasgada. Sentado sobre um monte de entulho. Esperando.

E, em sua mão, uma lâmina negra como a noite, refletindo a luz de maneira errada, como se sua superfície estivesse viva. O ar ao seu redor parecia… pesado. Como se o próprio espaço estivesse se curvando para longe dele.
“Mais um para me alimentar….”

A voz dele era seca, rouca, como se viesse de muito longe.

“Vim libertá-lo disso”, Respondi.

Ele riu. Um riso seco, vazio, sem alegria.

“Libertar? Não há liberdade. Apenas fome.”

Ele se levantou e abriu os braços, como se estivesse me convidando a atacar.

Eu não perdi tempo.

Disparei contra ele com um golpe certeiro, mirando seu peito. Minha espada atravessou sua carne sem resistência. Por um instante, achei que o combate havia terminado antes mesmo de começar. Mas algo estava errado.

Ele não tentou se defender. Não se moveu para se esquivar. Não tentou bloquear. Ele se deixou ser atingido de propósito.

Ao invés de recuar, ele segurou meu pulso e manteve minha espada dentro dele.

Então, ele sorriu.

E o sangue jorrou.

O golpe que eu acabara de infligir começou a sangrar mais do que o normal. Muito mais. Como se ele estivesse forçando o sangue a sair. O líquido vermelho não caiu no chão. Não ensopou suas roupas. Foi sugado pela lâmina negra. E como se estivesse viva, a espada cresceu. Da fina lâmina de ferro negro cresceu um brilho escarlate. Agora, ao invés de um florete fino, ele empunhava uma espada bastarda grotesca, feita inteiramente do próprio sangue, pulsando como um coração.

Recuei em reflexo, mas no mesmo instante ele se lançou contra mim. Eu tentei bloquear, mas não adiantou. Não houve impacto. A lâmina não cortou minha carne — ela me cortou por dentro. Uma dor terrível atravessava meu corpo.

Cada golpe ignorava minha armadura. Cada corte não abria feridas visíveis, mas a dor vibrava dentro de mim, como se garras invisíveis rasgassem minha carne de dentro para fora. Eu não conseguia ver o ferimento. Mas eu sabia que estava sangrando. Eu sentia meus músculos rasgando sob a pele. Minha visão escurecia a cada ataque. Minha força se esvaía.

Enquanto isso, o portador de Anemia riu, girando a lâmina com facilidade. Sua respiração, antes fraca, agora era firme. Seu corpo parecia mais forte. A palidez de sua pele sumia. Suas costas se endireitaram. Seus olhos fundos ganharam brilho. Cada golpe que ele desferia me drenava um pouco mais, e cada gota do meu sangue que Anemia absorvia tornava-o mais saudável.

Anemia não era só uma arma. Era uma fome em forma sólida. E eu o prato principal.

Eu não podia vencê-lo assim. Se continuasse lutando da maneira convencional, seria totalmente drenado antes de conseguir um golpe decisivo. Eu precisava pensar. Eu precisava tomar a lâmina dele.

Então, tive uma ideia. Se ele havia usado seu próprio ataque para ativar o poder da espada… Eu poderia fazer o mesmo.

CONTOS DO FERREIRO EM 3D&T : ESCOLHIDO PELA MALDIÇÃO

 

Ele avançou para me dar o golpe final, a lâmina de sangue sedenta para me esvaziar completamente.
Ao invés de tentar bloquear, larguei minha espada e esquivei no último instante. O ataque passou a centímetros do meu rosto, provocando um pequeno corte superficial. O portador tentou corrigir a postura, mas sua nova força era instável — rápida demais para ele controlar. Com a última força que me restava, agarrei o cabo da arma e torci meu corpo, arrancando-a das mãos do portador.

E com aquele pequeno corte em meu rosto, a espada fez o que sempre fazia: bebeu meu sangue. Um calor insuportável tomou meu corpo. Era como se algo estivesse puxando minha alma para dentro da lâmina. Mas naquele instante, seu poder era meu agora.

A lâmina pulsou em minhas mãos. Eu podia sentir seu peso, sua fome. E com toda minha força restante, cravei Anemia no peito de seu último dono. Seu corpo ficou rígido. Ele sorriu, e pela última vez, a espada se alimentou dele, literalmente chupando toda sua vida para dentro da lâmina com uma violência absurda. Sua pele murchou como um cadáver esquecido ao sol, ao mesmo tempo que meus ferimentos internos pararam de doer. E então, o homem caiu. Silêncio absoluto. O combate acabou, mas o ambiente continuava pesado.

Eu deveria tê-la destruído naquele momento. Mas não consegui. Ela pulsa em minha mão sempre que a tiro da bainha. E quando tento mantê-la guardada, eu sinto a sua fome. A fome de Anemia não era apenas por sangue. Era pelo próprio ciclo da vida e da morte. Anemia tinha escolhido um novo mestre. E sua fome nunca teria fim.

CONTOS DO FERREIRO EM 3D&T : SOBRE A ARMA MALDITA

Essa arma sinistra feita de metal negro foi forjada do fragmento de um meteorito apelidado de “Lágrima de Sangue” caído há centenas de anos.

Sua lâmina é leve, pesando apenas 2 quilos, cerca de 23cm de cabo, 1 metro de lâmina e 5cm de largura da lâmina como um florete longo. Mas seu verdadeiro poder se revela quando seu usuário é ferido pela primeira vez. Através da primeira ferida aberta, o sangue do usuário jorra e é sugado pela espada, formando uma nova lâmina, esta sendo de sangue. A lâmina de sangue faz a arma ficar com 1,50m de comprimento e 20cm de largura como uma Espada Bastarda. E a partir desse momento, seus golpes não ferem a superfície da carne, mas sim por dentro, provocando cortes sinistros POR BAIXO da pele.


 

NOVO ARTEFATO / ITEM MÁGICO: ANEMIA, A ESPADA INSACIÁVEL

Alpha: 30XP
Construtos, Osteons, Fantasmas ou seres incapazes de sangrar não podem usar essa arma. A partir do momento em que o usuário sofre dano pela primeira vez, o dano sofrido que ativar este efeito é somado como bônus ao dano final de qualquer ataque que o portador realizar utilizando Anemia. Seus golpes Ignoram Armadura, e seu dano mínimo é sempre igual ao F do usuário (contando com quaisquer Bônus de aumento de atributo incluso).

Porém, a partir do momento que seu efeito é ativado, o portador Perderá 1d6 PVs cada vez que atacar com Anemia durante o combate. PVs perdidos dessa forma não podem ser recuperados até o fim da cena. Caso o usuário chegue a zero PVs enquanto o efeito de Anemia estiver ativo, ele deve imediatamente realizar um teste de morte. O usuário sofrerá um aumento de dificuldade cumulativo a cada teste. (6 para morte no primeiro teste, 5 ou 6 no segundo teste; 4,5 ou 6 no terceiro teste, e assim sucessivamente).

Felizmente, se o usuário conseguir provocar um dano crítico em seu alvo, o Dano causado irá recuperar seus PVs na mesma quantidade, sendo essa a única forma de recuperar PVs perdidos pelo efeito da Anemia.

Victory: 30XP
Construtos, Osteons, Fantasmas ou seres incapazes de sangrar não podem usar essa arma. A partir do momento em que o usuário sofre dano pela primeira vez, o dano sofrido que ativar este efeito é somado como bônus ao dano final de qualquer ataque que o portador realizar utilizando Anemia. Seus golpes Ignoram Resistência, e seu dano mínimo é sempre igual ao P do usuário (contando com quaisquer Bônus de aumento de atributo incluso).

Porém, a partir do momento que seu efeito é ativado, o portador Perderá 1d6 PVs cada vez que atacar com Anemia durante o combate. PVs perdidos dessa forma não podem ser recuperados até o fim da cena. Caso o usuário chegue a zero PVs enquanto o efeito de Anemia estiver ativo, ele deve imediatamente realizar um teste de morte. O usuário sofrerá um redutor de -1 cumulativo a cada teste.

Felizmente, se o usuário conseguir provocar um dano crítico em seu alvo, o Dano causado irá recuperar seus PVs na mesma quantidade, sendo essa a única forma de recuperar PVs perdidos pelo efeito da Anemia.


Este artigo sobre “ Contos do Ferreiro em 3D&T ” foi escrito originalmente por Tiago “Ferreiro” Santana, da Comunidade BoraProGame. Veja outras adaptações dos membros da BoraProGame nas edições gratuitas da Tokyo Defender, clicando aqui. Para adquirir as edições do formato em financiamento coletivo, clique aqui.

Nosso Time está dando o SANGUE na MEGALIGA, semanalmente!

 

Among Us em 3D&T

Este artigo sobre “ Among Us em 3D&T ” foi escrito originalmente por W. Anderson. Veja outras adaptações dos membros da TD nas edições gratuitas da Tokyo Defender, clicando aqui. Para adquirir as edições do formato em financiamento coletivo, clique aquiNavegue conosco na MEGALIGA, semanalmente!

 

SOBRE AMONG US EM 3D&T

Among Us é um dos jogos multiplayer de maior sucesso em 2020. Nele, a tripulação espacial à bordo da Skeld deve realizar diversas tarefas para manter sua nave funcionando, enquanto tentam descobrir quem entre eles é o impostor: um ser infiltrado com a missão de sabotar tudo e matar todos. Saiba mais sobre esses navegantes do espaço e como cumprir as tarefas de Among Us e aumente suas chances de vitória nesse space horror divertido!

 

OS TRIPULANTES DE AMONG US EM 3D&T

Nesse jogo, o mestre tem a opção de distribuir fichas prontas para os jogadores, o que é o mais indicado. Esses personagens possuem habilidades e perícias apropriadas para resolver a maioria dos problemas e tarefas necessárias para que a nave chegue à sua base em segurança.

 

Capitão

F1 H1 R2 A0 P0; Perícias: Combate, Sobrevivência

 

Engenheiro

F0 H1 R0 A2 P1; Perícias: Máquinas, Ciências

 

Cientista

F0 H2 R1 A1 P0; Perícias: Ciências, Investigação

 

Tripulante

F2 H0 R1 A0 P1; Perícias: Máquinas, Sobrevivência

 

Médico

F0 H2 R2 A0 P0; Perícias: Medicina, Investigação


 

SKELD : A NAVE MÃE DE AMONG US EM 3D&T

 

The Skeld é uma enorme nave espacial pintada em cinza azulado. A nave possui diversas salas, cada uma com suas funções, e é movida por dois motores de combustão nas salas traseiras com cinco propulsores nas costas, que são alimentados por um reator localizado entre os dois motores. A nave está totalmente equipada, sendo armada com dois canhões de energia vermelhos controlados remotamente no canto superior direito e dois escudos que podem ser alimentados eletricamente no canto inferior direito. Atrás dos escudos podem ser vistas diversas antenas de comunicação, que parecem estar em constante contato com seres desconhecidos. Ainda atrás, avista-se um compartimento de coleta de lixo. O navio conta ainda com cantina, administração, enfermaria, sistemas de segurança e um depósito. A nave parece pertencer à MIRA, pois é operado pelos mesmos tripulantes que ali trabalham..

 

MISSÕES AMONG US EM 3D&T

A cada cena, o Mestre pode escolher ou sortear o alerta de tarefa que precisa ser solucionada.

O ideal é acionar uma tarefa por turno para cada dois tripulantes presentes, podendo variar para criar as devidas dificuldades à cena. Os jogadores decidem como e com quem se deslocarão para cada setor. Cada falha nos testes causará uma avaria à nave, que precisa ter seus pontos de funcionamentos controlados pelo Narrador. A Skeld suporta inicialmente até seis falhas, sendo possível reduzir seu nível de dano obtendo êxito em algumas missões, conforme listado.

Missão (role 2d6) Local Descrição
2) Acabar com os Asteroides Sala de Armas Destruir 1d6 Asteróides, FD2, 5PV por Asteróide (nave suporta até seis falhas)
3) Reativar Escudos Escudos Teste de Máquinas, ND 9 (cada sucesso reduz uma falha da nave)
4) Ajustar a Potência do Motor Motor Superior e Motor Inferior Teste de Máquinas ou Ciências, ND 6, (necessários 2 sucessos, um em cada local, para estabilizar e reduzir um nível de dano)
5) Arrumar Fiação Elétrica, Armazenamento, Cafeteria Teste de Máquinas, Ciências ou Sobrevivência, ND 9 (três sucessos, um em cada local)
6) Abastecer os Motores Armazenamento (1ª Etapa) / Motores Superior e Inferior (2ª Etapa) Pegue o combustível na sala de Armazenamento e transporte até os Motores (uma ação simples cada, além do deslocamento)
7) Enviar Scan Enfermaria Teste de Medicina ou Ciências ND 6 (um sucesso para identificar o Impostor, só pode ser feito após “Abastecer os Motores” e “Arrumar Fiação”)
8) Esvaziar o Lixo Cafeteria (1ª Etapa) / Armazenamento (2ª Etapa) Teste de F ou H, ND 6 (precisa ser desobstruído para eliminar o Impostor)
9) Reabastecer Tanques de Respiração O2 Consome uma ação, permanecendo Indefeso durante uso da máscara
10) Transferir Dados de Identificação Cafeteria, Comunicações, Elétrica, Navegação, Armas (1ª Etapa) / Administração (2ª Etapa) Ação simples (Impostor pode fingir que enviou os dados, Teste de Artes ou Crime ou Manipulação, ND 6)
11) Mapear Rota Navegação Teste de Sobrevivência ou Investigação, ND 9 (três sucessos acumulados para retornar à base, necessário ter concluído “Abastecer os Motores” para retornar à base)
12) Ligar Reator Reator Teste de F ou H, ND 9 (acrescenta um sucesso para retornar à base)

 

O IMPOSTOR AMONG US EM 3D&T

Além dos sorteios normais, o Mestre deve fazer um sorteio secreto para que um dos jogadores seja o Impostor (digo um, ou mais se o Narrador for cruel ou a mesa for grande).

Este jogador terá que ignorar a ficha de tripulante no que se refere às perícias e irá, sempre que tiver oportunidade, sabotar algum dos equipamentos ou dependências da Skeld – bastando consumir uma ação simples ao passar pelo local e informando isso secretamente ao Mestre. Para não ficar na cara a identidade do Impostor, o Narrador pode informar a pane em até três rodadas após a sabotagem.

O Impostor pode ainda matar outro personagem, precisando apenas informar secretamente ao Mestre sua intenção no instante em que cruzar à sós com sua vítima. Quando o Narrador achar oportuno, ele próprio rola o teste da FA e pede ao alvo um Teste de FD com dificuldade igual à FA rolada antes (mesmo que atacante e alvo já não estejam mais perto). Se o alvo falhar nesse teste, criativamente o Narrador precisa descrever como aconteceu a morte e reportar no final da cena que a Skeld identificou o fim dos sinais vitais de um dos navegantes. Se o alvo sobreviveu ao ataque, um combate ou perseguição normal deve ser narrado, ficando claro aos demais jogadores (que devem evitar o metagame) sobre quem é o vilão – isso se houverem testemunhas e sobreviventes!

AMONG US EM 3D&T : QUEM VENCE?

Existem quatro formas principais do jogo se encerrar:

A nave sofrer o total de falhas igual ou maior que seis, levando à uma implosão no espaço e à morte de todos, satisfazendo os desejos dos Impostores;

Os Impostores eliminarem todos os tripulantes, assumindo o controle da Skeld;

Todas as tarefas possíveis da nave são concluídas, acumulando os sucessos e requisitos necessários para nave retornar à base;

Identificar e eliminar com sucesso todos os Impostores, através do compactor de lixo da nave.

 

Fiquem à vontade para criar outras formas de solução dos desafios!


 

Este artigo sobre “ Among Us em 3D&T ” foi escrito originalmente por W. Anderson. Veja outras adaptações dos membros da TD nas edições gratuitas da Tokyo Defender, clicando aqui. Para adquirir as edições do formato em financiamento coletivo, clique aquiNavegue conosco na MEGALIGA, semanalmente!

 

 

 

Sair da versão mobile