Projeto Ágato: Belle Époque Ágata

Olá, pessoal! Ágato é o nosso cenário oficial de super-herois para o sistema 3D&T e continuamos aqui o histórico de nosso cenário com a Belle Époque Ágata, nos primórdios da Idade Contemporânea! Não deixe de ver todos os nossos artigos na página da Tokyo Defender!


Belle Époque Ágata: O Fantástico

O período entre 1800 e 1939 marcou de forma absolutamente revolucionária o papel dos ágatos e dos não-ágatos a partir de uma infinidade de obras científicas que partiram dos países ocidentais mais importantes da época, principalmente as nações da Grã-Bretanha. Com a descoberta da ossada do Rei Macaco, o naturalista e evolucionista inglês Richard Kingstone lança sua obra sobre o que ele chamou de Titanopitecos, os “macacos titãs” que tinham poderes e viviam nas comunidades pré-históricas. O livro “Psique Meta-Humana”, do psicanalista austríaco Ulrich von Osterstein finalmente começa a revelar a toda a Humanidade detalhes sobre os efeitos que a condição de criatura dotada de superpoderes causa na psicologia humana, levando, por exemplo, às criações dos nomes que os ágatos assumem ao criarem uma espécie de identidade paralela.  A questão dos Complexos derivados dos ágatos também começa a ser desvendada com a obra de Osterstein. A terceira obra que quebra barreiras com o passado é “Homo agathos”, de Peter August Becker, que cunha e populariza o termo “ágato” para todos os seres humanos dotados de superpoderes, termo este advindo dos mitológicos Agathodaimons greco-romanos – Becker ainda revela paralelos míticos com os Qarins islâmicos, os Anjos da Guarda cristãos, os Massar Sulmi mesopotâmicos, os Fravashis do Zoroastrianismo, os Shugogami do Xintoísmo, os Nagual dos povos pré-colombianos da América Central, os Ishta-Devata hindus e os aborígines Kurdaitcha. A partir de então, chega-se ao convencionalismo de que os poderes dos ágatos vêm da conexão das almas (ou energia vital, para os menos espiritualistas) com seres etéreos de consciência que realizam uma espécie de simbiose, e as implicações desta simbiose passaram a ser estudadas por disciplinas muito específicas como a Agatoantropologia, a Agatoarqueologia, a Agatobiologia, a Agatofilosofia, a Agatofísica e a Agatopsicologia. No Brasil, o padre e agatofísico Landell Morano elabora seu Caderno K, estudando campos eletromagnéticos e biomagnéticos, revelando que a tal simbiose proposta por Becker acontecia no nível etérico do que é chamado de “aura” nos seres humanos – a aura seria o ambiente de habitação do agathodaimon, o que significa que a manipulação de campos eletromagnéticos poderia, em teoria, influenciar benéfica ou maleficamente a simbiose. Com os estudos de Morano, o Efluvismo científico começa a se sobrepor à esotérica Auromancia da mesma forma como ocorre na Química sobre a Alquimia e na Astronomia sobre a Astrologia, aparecendo os primeiros fotógrafos efluvistas e, nas primeiras décadas do século XX, os primeiros cineastas efluvistas.

Mesmo que a Ciência e o racionalismo tenham se desenvolvido muito com estes trabalhos reveladores, o misticismo, a superstição e o simbolismo ainda estavam fortemente enraizados, induzindo a manifestações de diversas origens, como os dois livros clássicos do australiano Matt O’Brien “A Rainha de Alcheringa” e “A Caoineag de Gladstone”, apresentando o personagem infante Estrela Cadente e ainda realizando uma releitura das lendas da Caoineag e do Sluagh para sua época e país. Na França, o artista ágato Nevoeiro Sonhador funda o grupo Les Nabis Agathes, de poesias simbolistas e pinturas abstracionistas, sempre tentando expor a manifestação da aura em contraposição ao Efluvismo – a principal obra deste grupo foi a poesia “Devaneio Abstrato”. Nas primeiras décadas do século XX, o Surrealismo Ágato também se popularizou, com artistas majoritariamente ágatos e sensitivos, que buscavam retratar seus sonhos feéricos em suas artes. No campo da Moda, o estilista francês caliban Pelota Basca decide utilizar apenas modelos calibans em seus desfiles, na intenção de comprovar a funcionalidade de seus modelos para qualquer tipo de pessoa – surge então a profissão de Melusina, uma modelo caliban. Enquanto surgem Melusinas no campo da Moda, no Entretenimento surgem os Freaks, ou Horrores, que trabalham em Circos Calibans com o único intuito de expor suas habilidades e aparências fantásticas – o maior destes circos na época foi o Circo dos Indesejados, comandado pelo caliban Vermívoro, franco-cigano.

Por fim, uma obra de misticismo e superstição da época foi o livro “A Ordem Secreta de Santa Eglé”, cujo autor buscava revelar detalhes inacreditáveis sobre a lendária sociedade secreta – porém, foi descoberto posteriormente que boa parte do conteúdo havia sido inventada ou manipulada de fontes pouco confiáveis, tornando o livro mais um instrumento de teorias conspiratórias que um levantamento sério e histórico da realidade. Muitos dos dados contidos nesta obra serviram de inspiração ao ciclo de livros sob o título “A Era Hiperetérea”, narrando uma época fictícia pré-histórica, composta de grandes e semidivinos reis, feiticeiros e guerreiros que enfrentavam forças malignas do Alcheringa – o protagonista de praticamente todas as histórias era Kanak, o Fatiador da Tempestade, um bárbaro caliban destinado ao trono do reino fictício de Fyrtfae (obviamente, o nome do reino sendo uma corruptela do mítico reino de Fyrtanfen, de Fendrel, o Alado).

Nos âmbitos trabalhista e político, grandes modificações também ocorreram aos ágatos, começando pelo estudo agatobiológico de alto teor eugênico e preconceituoso chamado “Ensaio sobre a Malformação Agatológica”, que teorizava que a manifestação dos poderes ágatos poderia gerar danos na saúde das pessoas à volta, além de considerar os ágatos (principalmente os calibans) como humanos infectados por algo que o autor considerava como uma radiação maligna – a partir deste estudo, muitos ágatos passaram a ser chamados de Malformados nas Américas, África e colônias britânicas. Nos EUA, a cruel medida denominada “Lei Norte-Americana da Feiura” isolava calibans em guetos e os proibia de frequentarem os mesmos locais que as pessoas comuns – logo, esta medida foi eliminada. Um mártir da defesa aos ágatos foi o inglês Homem-Turba, responsável pela demissão de vários proletários devido a seu poder de se multiplicar e trabalhar como uma verdadeira turba, aceitando receber o salário de apenas um operário. Os proletários enfurecidos trancaram o Homem-Turba na fábrica com todas as suas cópias e incendiaram a fábrica toda, matando-o no processo e acendendo a necessidade de se repensar a utilização dos poderes ágatos em benefício das empresas sem desvalorizar as pessoas desprovidas de poder.

Durante a Belle Époque ágata também surgem três grandes forças dos ágatos da atualidade, o conceito de vigilantismo, o de marca ágata e o de feeroi. O vigilantismo começa a tomar forma na figura do detetive noir Tom Forest, que mais tarde manifestaria seus poderes ágatos e assumiria o nome de Cadeira Elétrica – sua atuação na cidade de Chicago inspirou o escritor de livros de romance policial a escrever vários romances com ele como protagonista, a começar pela obra “O Expresso da Madrugada”. Outro personagem fundamental ao conceito de vigilantismo foi o ágato francês Ligaroo Branco, o mais famoso fundador da Escola de Lyon, considerada a primeira Escola de Super-Heroísmo da História, ensinando os códigos heroicos do que passou a ser chamado de Escola Francesa, baseada nos tratados de cavalaria e nos paladinos, e ainda contou com o aposentado Alferes Azul, tido como o mais honrado e inspirador soldado alemão da Primeira Guerra Mundial, especializado em atacar frente a frente tanques blindados britânicos e em teoria o Vigilante Nacional alemão da época.

O conceito de marca ágata começa a se desenvolver também nesta época, com situações como os dois primeiros ágatos-propaganda conhecidos (Dragão Toyo no Japão e Monotrilho nos EUA), o registro da primeira marca ágata através da requisição do alemão Espírito do Tempo e da consolidação da lei de propriedade herdada de marca ágata após a disputa de Christiaan Hoy De Vries para passar a seu filho Sjaak Van Dijk De Vries contra Thijs Savich Haarhuis, que também queria utilizar o mesmo nome devido ao curto período de coma de Christiaan quando Thijs havia assumido o nome de Cavaleiro de Capricórnios, embora a família De Vries já mantivesse o nome há séculos.

O conceito de feeroi se deu pela fantasia do ser humano em ver seres de poder inexplicável atuando como heroi e defendendo ideias como paz, honra e justiça, manifestando-se então na figura do Fey-Homem, personagem de histórias em quadrinhos que passou a ser o símbolo máximo dos feerois em qualquer época, inspirando o desenvolvimento desenfreado da indústria de HQs nas décadas posteriores.

Obras históricas importantes da Belle Époque Ágata

  • Titanopitecos, Macacos Titãs (Inglaterra)
  • Psique Meta-Humana (Áustria)
  • Homo agathos (Inglaterra)
  • Ensaio sobre a Malformação Agatológica (Escócia)
  • Devaneio Abstrato (França)
  • Lei Norte-Americana da Feiura (EUA)
  • A Rainha de Alcheringa (Austrália)
  • A Caoineag de Gladstone (Austrália)
  • Caderno K (Brasil)
  • A Ordem Secreta de Santa Eglé (Polônia)
  • A Era Hiperetérea (Inglaterra)
  • Fey-Homem (EUA)
  • O Expresso da Madrugada (EUA)

Figuras históricas importantes da Belle Époque Ágata

  • Homem-Turba (Mobman)
  • Nevoeiro Sonhador (Brouillard Rêveur)
  • Matt O’Brien
  • Alferes Azul (Der Blaue Fahnenträger)
  • Pelota Basca (Pelote Basque)
  • Dragão Toyo (Toyotatsu)
  • Vermívoro (Vermivoire)
  • Monotrilho (Monorail)
  • Ligaroo Branco (Ligaroo Blanc)
  • Espírito do Tempo (Zeitgeist)
  • Christiaan Hoy De Vries, Sjaak Van Dijk De Vries e Thijs Savich Haarhuis, Cavaleiros de Capricórnios (Bokkenrijder)
  • Tom Forest, Cadeira Elétrica (Hotsquat)

Arte do post: Kevin O’Neill

Projeto Ágato: Modernidade Ágata

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Modernidade Ágata: Novos Pontos de Vista

Ao final da Idade Média, a hegemonia ideológica da Igreja sobre o mundo ocidental foi se esvaindo através do contato com novos povos, os interesses comerciais que demandavam tolerância e as rotas comerciais por terra ou por mar que apresentavam novas terras com seus próprios segredos e pistas sobre a natureza dos ágatos – muitos ainda procuravam inocentemente a nação monstruosa de Fyrtanfen, sem nunca encontrarem um mínimo indício da existência de tal reinado; entretanto, a existência da lendária Montanha da Lua dos mitos africanos se revelou no maior ágato já visto e descrito por uma pessoa, colossal a ponto de ser confundido com uma grande montanha pelos nativos africanos. Nesta época a pirataria se popularizou e diversos ágatos expandiram sua fama para diversos pontos do globo – o holandês Cavaleiro de Capricórnios foi um famoso pirata e salteador da época, aterrorizando vilarejos dos Países Baixos e feitorias na costa ocidental africana.

Nesta época, as artes renasceram na Europa, dando fama a Sir Richard Everstone, galês que escreveu diversos romances levados ao teatro, quase todos eles envolvendo ágatos em situações românticas e políticas, em fortes críticas sociais. Um de seus trabalhos mais destacados foi O Anel de Shokereth, que narrava as aventuras de um Separatio Sanguilamorum chamado Caliban. A peça fez tanto sucesso na Europa e suas colônias nas Américas que o termo “caliban” passou a ser utilizado para descrever ágatos com aparências assustadoras ou repugnantes aos olhos dos outros. Mesmo usado pejorativamente, uma dama da nobreza espanhola chamada Fidalga-Mariposa assumiu-se como caliban e passou a utilizar seus estilistas e alfaiates para trajes suntuosos e alegóricos para demonstrar seu poder político e também no crescente mercado da moda nobre e burguesa. Este teatro, ainda voltado às classes altas europeias, proibia que calibans ou ágatos com poderes muito aparentes atuassem, exigindo que atores comuns utilizassem apetrechos que simulassem a aparência caliban ou superpoderes, de modo que a arte de simular calibans foi cunhada como Critterskin, ou “pele de criatura”.

As missões europeias de conversão dos povos nativos das novas terras descobertas enfrentaram muita resistência e conflitos armados, com grandes baixas a todos os lados. Dois grandes mártires são lembrados pelos ágatos como defensores da igualdade: o asteca Vagalume das Estrelas, morto durante as chacinas de limpeza étnica empreendidas pelos espanhóis no México; e o aborígine australiano Corvo Negro, um líder Oneironauta morto nas batalhas de resistência à expansão britânica na região. Porém, percebeu-se nos aborígines uma visão privilegiada dos ágatos e das forças metafísicas que dão poderes a eles, embora mito e realidade emaranhados nos contos folclóricos dificultassem a separação dos fatos em meio a tanta fantasia. Ainda na Austrália, o caliban Costelas de Serpente tornou-se lendário e uma figura patronal dos calibans por ter criado a arte marcial Arungga, desenvolvida especificamente para calibans com características muito grotescas, como a falta ou excesso de membros, tamanhos e formatos de corpo muito diferentes etc. O Arungga se disseminou rapidamente entre calibans de todo o mundo, sendo realizado em locais isolados dos não-calibans, e cujos praticantes passaram a ser conhecidos como Arunggari.

Três obras foram imensamente importantes para o futuro dos ágatos, cada uma de uma localidade muito diferente em questões culturais. No Império Otomano, Abd al-Ilaah escreveu o Saheefah al-Qarin, ou o Pergaminho dos Qarins, explicando o papel dos Qarins como gênios a serviço de Alá e entregadores de poderes aos janns, como os ágatos foram chamados pelos povos islâmicos – esta obra, junto com a compilação O Auromante do Califa, foram as duas obras árabes mais importantes a serem levadas ao Ocidente. Em Portugal, o jesuíta Alma Temente escreveu o Sermão da Escusa Nephalin, reclassificando os portadores de poderes como nephalins (descendentes dos bíblicos Gigantes, alvo do castigo divino e do isolamento entre os humanos) e como magnânimos (almas abençoadas com poderes sagrados para melhor servir a Deus) – este jesuíta levou seu Sermão ao Brasil, onde melhor disseminou suas ideias de base religiosa católica. Na Inglaterra, o duque William Webster, um sensitivo, escreveu o livro Comunicação com o Outro Lado, buscando provar que havia um mundo fantástico secreto sobreposto ao mundo real, de onde vinham os poderes dos ágatos. Logo, Webster passaria a realizar séances espirituais em que dizia invocar seres deste mundo fantástico, bem como convocava os mortos a se apresentarem aos vivos, espalhando pela Europa e Américas a moda das sessões esotéricas de invocação de fantasmas e seres fantásticos – incluindo o Sluagh, espectro de um ágato amaldiçoado vindo do reino dos mortos. Anos depois, o duque sensitivo foi desmascarado e revelado um charlatão que realizava suas sessões com a ajuda de um ágato desconhecido capaz de se desmaterializar e rematerializar a alguns metros de onde se desmaterializara. Mesmo após ser desmascarado, o folclore sobre o amaldiçoado e temido Sluagh gerou uma onda global de medo e preconceito contra ágatos com alguns poderes específicos que eram encarados como manifestações da morte cruel; surgiu também a lenda da Caoineag, a mãe de um caliban que morre no parto e se torna uma alma penada que hora traz a morte e maldições a quem interage com ela, hora ajuda pessoas perdidas a encontrarem um caminho seguro de volta para casa ou abrigo contra quaisquer ameaças.

Ainda nesta época, começam a surgir boatos sobre sociedades e clubes secretos que controlam as relações da nobreza e da classe comercial na Europa e nas Américas, entre elas a Ordem Secreta de Santa Eglé, que estaria supostamente agindo em benefício de todos os ágatos ocidentais, para que pudessem assumir posições de liderança em toda a Europa e Américas e assegurar o poder ágato sobre os meros humanos.

Obras históricas importantes da Modernidade Ágata

  • O Anel de Shokereth (País de Gales)
  • Saheefah al-Qarin (Império Otomano)
  • Sermão da Escusa Nephalin (Portugal)
  • O Auromante do Califa (França)
  • Comunicação com o Outro Lado (Inglaterra)

Figuras históricas importantes da Modernidade Ágata

  • Sir Richard Everstone
  • Montanha da Lua (Mwesi Mlima)
  • Vagalume das Estrelas (Citialli Tlemoyotl)
  • Fidalga-Mariposa (Hidalga Polilla)
  • Padre Sebastião da Luz, Alma Temente (Alma Temëte)
  • Costelas de Serpente (Walea Boóng-gua)
  • Pemultiki, Corvo Negro (Butu Wargon)
  • Kees De Vries, Cavaleiro de Capricórnios (Bokkenrijder)
  • Sir William Webster

Arte do post: Bruno Prosaiko

O Novo Rei dos Monstros – Plot para Aventura

A aventura O Novo Rei dos Monstros! apresenta aos jogadores a oportunidade de serem poderosos kaijus (ou titãs, segundo o Monsterverse) lutando pela supremacia em todo o globo.

A Aventura

Em 2004, os cientistas detectaram uma grande ameaça no espaço, o temido asteroide 99942, que recebeu o nome de Apófis (Deus Serpente da Escuridão, que tenta engolir seu inimigo, o Deus Rá). Este foi identificado como um asteroide com 370 metros de diâmetro, e causou um breve período de preocupação em dezembro daquele ano porque as observações iniciais indicavam uma probabilidade pequena de que ele poderia atingir a Terra.

Após 17 anos de muita especulação, no ano de 2021, os cientistas identificaram que sua provável colisão aconteceria em 2029, no dia 13 de abril, uma sexta-feira.

13 de abril de 2029

Quando neste dia ele cruzou o espaço de um décimo da órbita da Lua, os cientistas perceberam que aquilo não era um simples asteroide, era algo mais sinistro, mas que no momento não representava perigo. Uma possível colisão aconteceria hipoteticamente daqui a 40 anos, entre 2068 e 2069.

O que eles não contavam é que após a passagem de Apófis, forças primais acabaram despertadas. Monstros colossais acordaram de uma hibernação forçada, liberando a fúria da natureza sobre a fragilizada humanidade. Desmoronamentos, vulcões e tsunamis varreram o globo.

Conhecidos pela cultura pop como Kaijus, estes seres começaram a se alimentar do que encontravam pela frente, cada um em seu próprio território de domínio. Os humanos tentaram revidar, mas a tecnologia não era desenvolvida o suficiente para tal.

13 de abril de 2068

Por quase quatro décadas, 16 titãs bestiais reinaram em relativa paz entre si, mas no final do ano de 2067, algo mudou. A agressividade subiu a níveis nunca presenciados, e todos sem exceção começaram a marchar em direção a um ponto específico, a cidade de Tóquio. Na data de 13 de abril de 2068, o combate entre as mais poderosas criaturas se iniciou.

O que será da humanidade no fim disso tudo? Quem será o novo Rei dos Monstros?

Imagem retirada dos filmes do MonsterVerse.

O Atual Rei

Godzilla é uma criação do produtor Tomoyuki Tanaka, do diretor Ishiro Honda, do mago dos efeitos Eiji Tsuburaya — que mais tarde viria a ser o pai da família Ultra — e do compositor Akira Ifukube. Sendo a personificação do medo das armas nucleares. Criado por uma explosão nuclear, seu imenso tamanho, força, terror e destruição evocam a fúria das bombas atômicas lançadas em Hiroshima e Nagasaki.

No decorrer da série, o grande monstro se desenvolveu como um personagem com características ora de um vilão, ora de um herói, frequentemente salvando Tóquio, e posteriormente outras cidades, de invasões de outros daikaiju e de alienígenas, embora no processo ele destrua grande parte dessas cidades. Nos filmes japoneses, é retratado como algum tipo de dinossauro gigante com escamas cinzas e ásperas, um poderoso rabo e várias placas ósseas dorsais.

Sua origem varia de um filme para o outro, mas é quase sempre descrito como uma criatura pré-histórica e seus primeiros ataques ao Japão têm ligações com o início da Era Atômica. Em particular, a mutação causada por radiação atômica — a fúria liberada pelo homem dividindo os átomos — é apresentada como uma explicação para seu grande tamanho e poderes estranhos.

A aparência foi inspirada em várias espécies de répteis e dinossauros. Especificamente, apesar de seu porte ereto, tem o corpo de um tiranossauro, os longos braços de um iguanodonte, as placas ósseas dorsais de um estegossauro e a cauda de um crocodiliano.

Godzilla luta corpo a corpo com kaijus de grande porte e seus poderes são:

  • Respiração subaquática
  • Regeneração super-rápida
  • Imunidade radioativa
  • Super força
  • Hálito atômico / baforada de feixe radioativo polarizado de alta energia atômica
  • Imunidade bélica
  • Mordida eletromagnética
  • Super velocidade em água ou terra
  • Sentido eletromagnético
  • Capacidade de absorver, produzir, canalizar e condensar energia nuclear
  • Bioluminescência

Godzilla, o Rei dos Monstros (67Ki)

F8 (corte), H6, R8, A5, PdF6 (fogo), 90 PVs e 90 PMs

Vantagens:

Kaiju, Aceleração, Adaptador, Alterar Temperatura**, Ataque Especial (Baforada de Energia, PdF; Dano Gigante***, Penetrante, Poderoso), Armadura Extra (Corte, Esmagamento, Perfuração), Membro Extra (cauda), Movimento Especial** (Andar na água*, Constância, Escavação), Pontos de Vida Extra x5, Pontos de Magia Extra x5, Regeneração, Sentidos Especiais** (Senso de Direção, Sentido Sísmico).

Desvantagens:

Inculto, Interferência, Modelo Especial, Monstruoso.

* Godzilla não anda sobre a água, mas possuí uma super velocidade de nado podendo mover-se sem nenhum impedimento.

** Vantagens do Manual Mega City

***Vantagem do Manual do Defensor


Esta aventura chamada O Novo Rei dos Monstros! pretende apresentar aos jogadores a oportunidade de serem poderosos kaijus (ou titãs, segundo o Monsterverse), lutando pela supremacia em todo o globo, reservando também a possibilidade de surpresas reservadas pelo Movimento RPG. Fique ligado!

Projeto Ágato: Medievo Ágato

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Medievo Ágato: Dominação da Igreja

Com a queda do Império Romano, surgem os feudos e os reinos católicos e bárbaros na Europa. O ideal heroico torna-se muito importante para a unificação dos súditos e o alastramento da religião cristã. O Sentinela de Pedra torna-se então um grande símbolo de devoção e honra, por ter elaborado as bases das Escolas ocidentais de Super-Heroísmo e tendo sua vida narrada no épico Martírio do Sentinela de Pedra, da época em que ainda era um paladino da corte de Carlos Magno. Ainda no Império Franco, são estipuladas também as leis de obrigação dos ágatos aos não-ágatos no Lex Fragilis, utilizado até a atualidade para impedir ágatos de abusarem dos poderes contra os “frágeis” (seres humanos comuns).

O crescimento da crença cristã e as ameaças de grandes guerreiros ágatos das tribos bárbaras geraram a inimizade entre a Igreja e os ágatos em geral, lhes relegando na época a nomenclatura de sanguebruxos ou hexenbiests, ligando-os a forças demoníacas e adversas ao Cristianismo. A Igreja permitiu que ágatos bárbaros fossem utilizados como escravos feudais, igualados a animais ou criminosos; surgiu então a profissão de feitores de sanguebruxos, que compravam e vendiam ágatos. Um ágato também importante na época foi o Selvagem com Machado, ágato de aparência monstruosa escravizado pelo feitor de sanguebruxos Althalos. O Selvagem com Machado assassinou Althalos e libertou todos os outros ágatos monstruosos pertencentes a Althalos, liderando uma onda de ataques e saques em busca da libertação de todos os ágatos monstruosos tratados como propriedade feudal – por fim, foi assassinado por cavaleiros sob ordens da Inquisição.

A mesma Inquisição que ordenou o assassinato do Selvagem com Machado também elaborou um tratado de caça e tortura aos sanguebruxos chamado Malleus Sanguilamium. Apenas ágatos que se convertessem ao Cristianismo e aceitassem servir a Igreja interinamente (ou seja, aceitarem ser escravos feudais de membros da Igreja) perdiam o status pejorativo de sanguebruxos e passavam a ser chamados de magnânimos, como o Lamentador da Cruz, o Sentinela de Pedra e muitos outros ágatos foram considerados a partir de então. Quando a aparência do ágato era horrenda demais (como ocorreu com vários ágatos na época), a Igreja os isolava em habitações ermas, denominando-os Separatio Sanguilamorum, ou simplesmente Párias, sob a pena de morte caso reentrassem na civilização sem permissão prévia da Igreja. No Leste Europeu, surge um culto herético chamado Piotrismo, que considera a existência de Cristo não apenas como um humano abençoado, mas como um ágato abençoado, de forma que todo ágato possui em si parte da centelha divina e deve ser bem-visto como representante mais próximo do Reino dos Céus.

No Oriente Médio, o profeta Maomé funda o Islamismo e aceita os ágatos como humanos que adquirem poder através da negociação inconsciente com Qarins, gênios servos de Alá que abençoam e protegem seus servos. Qualquer ágato que considerasse seus poderes uma manifestação direta de Alá ou se considerassem anjos, demônios ou gênios (estes últimos, chamados de Abidjinn) estariam cometendo um pecado grave e sendo condenados à morte imediata. O Selo Sagrado foi o ágato mais próximo a Maomé e lembrado como um sahaba (companheiro próximo) do profeta, tendo inspirado muitos ágatos da região a se converterem ao Islã.

Logo, os conflitos entre o Cristianismo e o Islamismo se fortalecem e levam às Cruzadas europeias contra a região do Oriente Médio. O mais raro momento de paz da região, especificamente em Jerusalém, foi quando os ágatos Vampiro Remitido (judeu), Cavalo Celeste (italiota) e Cimitarra do Macaco (árabe) se dispuseram ao esforço conjunto de manutenção pacífica e respeitosa entre os povos. No norte da Europa, cruzados a mando da Igreja empreendem a famosa Batalha de Saule (em uma Cruzada do Norte contra lituanos e piotristas), em que morre a icônica Rainha das Serpentes, que em pouco tempo se torna a padroeira cristã dos ágatos e chamada a partir de então Santa Eglé. Em todos estes intercâmbios culturais, surgem boatos sobre um rei mítico da nação cristã Fyrtanfen (chamada também de Pântano Assustador) chamado Fendrel, cujo reino formado unicamente por ágatos de maioria monstruosa, localizado em algum ponto entre o Oriente Médio e a Ásia, sobre o local onde se localizava a bíblica Bashan.

Durante o Medievo Ágato são também escritos o Shugogamigatana (pelo ágato Prisioneiro Abandonado) e os Traités du Chevalière (pelo cavaleiro templário Geoffroy de Charnay), respectivamente as bases das Escolas Japonesa e Francesa de Super-Heroísmo.

Obras históricas importantes do Medievo Ágato

  • Le Martyre de Sentinelle en Pierre (Império Franco)
  • Lex Fragilis (Império Franco)
  • Malleus Sanguilamium (Espanha)
  • Shugogamigatana (Japão)
  • Carta de Fendrel, o Alado (origem desconhecida)
  • Traités du Chevalière (Sacro-Império)

Figuras históricas importantes do Medievo Ágato

  • Sentinela de Pedra (Sentinelle en Pierre)
  • Selvagem com Machado (Bartensalvang)
  • Bispo Piotr Bimorov
  • Selo Sagrado (Mühr-ü Şerif)
  • Santa Eglé, Rainha das Serpentes (Šventas Eglé, Žalčių Karalienė)
  • Vampiro Remitido (Sawlakh Motetz Dam)
  • Cavalo Celeste (Caelus Equum)
  • Cimitarra do Macaco (Qoph Handzhar)
  • Prisioneiro Abandonado (Momoku Shuujin)
  • Fendrel, o Alado (Fendrel Oleta)

Arte do post: Bruno Prosaiko

Projeto Ágato: Antiguidade Ágata

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Antiguidade Ágata: A Era Mítica

Quando as grandes civilizações da Idade Antiga começaram a estabelecer seus territórios e suas relações geopolíticas, começaram também a surgir os relatos sobre os seres de poderes e aparências diferentes do padrão humano, recebendo diversos nomes em cada cultura – deuses, semideuses, macrobioi, herois, anjos, demônios, gigantes, gibborim, nagavanshi etc. Seus mitos e contos folclóricos narravam os feitos de seres de grandes poderes, embora seja atualmente impossível discernir quem eram os ágatos e quem eram os simples humanos que ganharam poderes a partir das narrativas e não tinham reais poderes. Mesmo assim, o primeiro ágato a ser narrado foi provavelmente Enmerkar, chamado de Guardião do Reino dos Simurghs, conhecido nos mais antigos contos sumérios como o mítico rei que veio a conquistar o reino lendário de Aratta (em “Enmerkar e o Senhor de Aratta”). Outros reis-guerreiros ágatos incluem a Poderosa Sombra (o nome ágato do faraó Shoshenq I), o Destruidor (nome ágato do gigante bíblico Og de Bashan) e o Cego Furioso (Astrabakos, pai do mítico rei espartano Demarato). Já durante o declínio da Grécia antiga, surge a obra suprema que narra a saga do primeiro grupo de ágatos e não-ágatos que seguem preceitos semelhantes ao Super-Heroísmo contemporâneo: os Argonautas, liderados por Jasão.

Um ágato oriental de grandiosa importância foi Oferenda às Águas, conhecido por ter sido um sacerdote da Índia Védica e ter escrito o Upanishad chamado Ishta-Gita, que elaborava leis de equilíbrio social entre ágatos e não-ágatos. Outro ágato relevante ao estudo dos ágatos na época foi o Sátiro Samotrácio, escultor da Grécia Clássica e adepto do Culto Órfico, esculpia apenas ágatos com corpos inumanos. Já na Antiguidade surgem alguns tratados e estudos sobre a natureza mística dos ágatos e a relação deles com um plano espiritual inacessível até aos próprios ágatos; no Egito é criado o conto Disputa entre um Homem e seu Ba, narrando uma discussão entre um ágato que deseja a morte e uma consciência alternativa dentro de si mesmo tentando convencê-lo a voltar a abraçar a vida, enquanto Aristóteles escreve seu tratado Peri Psyche, analisando a condição espiritual dos ágatos e sua relação com as lendas dos deuses e herois e com as forças naturais e vitais do mundo.

No Império Romano, praticamente todas estas nações foram sendo conquistadas, uma a uma, e seus personagens míticos absorvidos pela cultura romana. Entretanto, dois ágatos tiveram participação crucial para movimentos sociais nos tempos posteriores, sendo o primeiro o gladiador Foice de Fogo (líder dácio dos ágatos romanos escravos, morto na Quarta Guerra Servil) e o santificado Lamentador da Cruz (discípulo coríntio de Jesus, considerado “apóstolo menor” e escritor do apócrifo Evangelho de Plorator Crucis).

Obras históricas importantes da época

  • Enmerkar e o Senhor de Aratta (sumério)
  • Disputa entre um Homem e seu Ba (Egito)
  • Ishta-Gita (Índia Védica)
  • Livro dos Gigantes (hebreus)
  • Macrobiomaquia (Grécia Arcaica)
  • Peri Psyche (Grécia Clássica)
  • Argonautika (Grécia Helenística)
  • Evangelho de Plorator Crucis (Roma)

Figuras históricas importantes da época

  • Enmerkar, Guardião do Reino dos Simurghs (Simurkshathrapavan)
  • Shoshenq I, Poderosa Sombra (Nakhte Khaibit)
  • Oferenda às Águas (Apé Zaoϑra)
  • Og de Bashan, o Destruidor (Abad Ogh ha-Bashan)
  • Astrabakos, Cego Furioso (Tiphlolyssadus)
  • Pyrrhikhos, Sátiro Samotrácio (Satyros Samothrakioi)
  • Foice de Fogo (Ignifalx)
  • Timeu, Lamentador da Cruz (Plorator Crucis)

Arte do post: Stéphane Beaumort

Save Points em RPGs de Mesa

Esse assunto sobre Save Points em RPGs de Mesa surgiu tempos atrás num grupo de RPG do Facebook, e como eu curto misturar elementos de RPGs eletrônicos e videogames de aventura com o RPG de mesa, decidi escrever um pouco sobre isso.

Introdução

Save Points existem comumente em jogos mais antigos, não sei a quantas andam as coisas hoje em dia – parei de jogar videogame antes da chegada do PS3. O que sei hoje em dia sobre jogos eletrônicos vem de gameplays que assisto ou comentários que ouço dos meus primos.

Como o nome diz, são Pontos de Salvamento: servem para gravar o seu progresso no jogo e numa próxima, continuar o jogo a partir daquele ponto. E eles existiam apenas em locais estratégicos, como dentro de cidades, no meio de masmorras ou na porta do chefão.

Mas qual a serventia disso no RPG de mesa se sempre continuamos o jogo de onde paramos? O fato é que o Save Point te permite continuar dali desde que não realize um outro salvamento em cima do último salvamento. Dessa forma, se jogou errado ou morreu no chefão, você pode voltar no Save Point, como se não tivesse cometido nenhum dos vexames.

Então pense você, jogador de RPG de mesa, na frente do covil do dragão, sem a certeza da vitória. Realiza um salvamento no ponto e parte pra cima do monstro… E morre. Normalmente, isso seria um end game e o grupo de RPG pensaria em outros personagens, outra campanha, outro mestre ou outro jogo. Se utilizasse um Save Point, o grupo poderia voltar no ponto antes de entrar no covil, e então tentar de novo ou aprimorar-se mais e voltar depois, quem sabe…

Há pontos positivos e negativos nisso.

O positivo é que sempre haverão segundas chances sem impacto na história do jogo. Como se nada daquilo tivesse acontecido, talvez acontecido numa realidade paralela, num pensamento ou num planejamento mau sucedido.

O negativo é que a história pode nunca terminar se os personagens não estão prontos para o desafio a que se propuseram, já que a qualquer mínimo erro os jogadores podem escolher voltar ao ponto salvo sempre que quiserem; isso tudo para fugir de obrigações ou problemas causados por suas falhas ou confusões despreocupadas; algo como no filme Click ou no desenho Ricky and Morty.

Por tanto, se tem planos de usar Save Points em seus RPGs de mesa, tenha essas coisas em mente.

No RPG

Permita seu uso apenas em situações de vida ou morte, não o torne um recurso banal, pois é muito poderoso. Por falar em recurso, que tal colocar um custo pelo uso? Talvez eles existam apenas em quarteis de determinada organização, ou foram criados por uma certa divindade, existindo apenas em seus templos, e seus acólitos cobram uma taxa para utilização da coisa.

Quem sabe vale o mesmo custo em PEs de uma Recuperação Espantosa, já que tem efeito parecido, ou seja, obtida através apenas de uma Magia especial – como em Zelda OoT.

Também pense em como esses Save Points afetariam a sociedade do mundo de jogo… É um recurso aberto a todo mundo que vive nele? Será que as pessoas não entrariam em guerra para ter a posse de um Save Point? Se é um recurso permitido apenas para aventureiros, como eles tiveram conhecimento, quem gerencia isso e como isso é mantido em segredo das outras pessoas do mundo? E se é um recurso meta-game, crie mecanismos para que sejam ativados, do contrário, como disse antes, tornam-se muito banais… E possivelmente serão usados para questões realmente pouco importantes para o andamento do jogo.

Na real, com um recurso em mãos como esse, ficaria muito chateado se fosse usado numa pós-briga desnecessária de taverna, somente para ignorar o fato de que o personagem foi ludibriado enquanto bêbado ou que tenha causado muita confusão, tanto em on quanto em off. Pior ainda seria um Save Point sendo usado por meta-game ou briga entre os Jogadores, para “decidir” quem fica com o loot ou coisa parecida.

Implementando Save Points

Usar Save Points numa campanha de RPG de mesa é algo que deve ser conversado pelo grupo como um todo… Tanto sobre a visão do Mestre quanto dos Jogadores.

Porém, em opinião pessoal, utilizaria sobre as seguintes circunstâncias:

  • Existiriam apenas em locais específicos, como masmorras, templos ou cedes.
  • Haveria um custo em PEs para seu uso, a valor varia de acordo com o cenário de campanha.
  • O cenário não resetaria, e todas as ações tomadas pelos jogadores teriam consequências. Seus recursos voltariam pela metade (PVs e PMs) ou como quando decidiram usar o Save Point, o que for menor.
  • Talvez um modo portátil, como uma Magia ou um artefato. Que quando usado, consumisse PVs ou PMs (um custo alto, de preferencia) do usuário, além daqueles impostos pelo item anterior.
  • Seguindo o item anterior, além dos custos convencionais, o Save Point só poderia ser usado 24 horas depois do último uso, ou quem sabe dias ou semanas.
  • Só seria possível um uso por sessão de jogo pelo grupo, ou apenas 3 durante a aventura ou campanha inteira.

Adicional: Se você for um mestre hardcore, pode colocar lugares falsamente perigosos, para induzir o uso do Save Point, mesmo que por uma coisa desnecessária! Mas isso foi uma dica do pessoal da TD, não minha! Reclamem com eles! xD

Finalizando

Com tantas limitações, usar o Save Point é algo complicado e custoso, que necessitará de cautela para ser usado, teoricamente apenas para casos de vida ou morte. Gastar um recurso desse com coisas fúteis, como bater uma carteira na cidade e depois fugir, trairia a ira fácil daqueles que compreendem o verdadeiro valor desse recurso.

Espero que compreendam a ideia e testem!

ThSilva

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Vampiros de 5 Pontos para 3D&T

Seu mestre quer personagens de jogadores Vampiros, mas só te dá 5 Pontos iniciais para 3D&T, é possível? Sim. Começo com a ficha de um(a) vampiro(a) sedutor(a) simples; ele ou ela ainda conta predominantemente com os seus atributos humanos para seduzir e manipular, afinal, você tem somente 5 pontos de personagem disponíveis. Agora note que: mudando uma perícia completa, algumas vantagens ou combinando especializações, podemos ter vampiros de 5 pontos em todos os papeis de combate, tanque, DPS, cura e troll.

As fichas abaixo só precisam do manual básico 3D&T. Pensei tanto em cenários urbanos atuais quanto em mundos de fantasia medieval (fiz até um vampiro bardo e um vampiro bárbaro).

Fichas de Vampiros(as) de 5 pontos para 3D&T

Vampiro(a) Sedutor(a)

F1 (corte/garras, perfuração/presas), H1, R1, A1, PdF0, 5 PVs, 5 PMs

Vantagem Única: Vampiro (-1 pt).

Vantagens: Imortal (1 ponto), Sentidos Especiais (audição aguçada, faro aguçado e radar; 1 ponto).

Desvantagens: Dependência: sangue (0 pts), Maldição: dia (0 pts), Ponto Fraco (-1 pt), Vulnerabilidade a Químico (-1 pt).

Perícia: Manipulação (2 pts).

Dinheiro e Itens: roupas provocantes, dinheiro a calcular antes do início da primeira aventura.

História: personagem modelo. Personagens sedutores(as) são bem versáteis, servem a qualquer tempo e cenário. Manipulação também pode ser interpretada como influência e este(a) pode ser o(a) nobre vampiro(a) aristocrático(a).

Vampiro(a) Detetive

F1 (corte/garras, perfuração/presas), H1, R1, A0, PdF1 (perfuração/armas de fogo), 5 PVs, 5 PMs

Vantagem Única: Vampiro (-1 pt).

Vantagens: Imortal (1 pt), Sentidos Especiais (audição aguçada, faro aguçado e radar; 1 pt).

Desvantagens: Dependência: sangue (0 pts), Maldição: dia (0 pts), Munição Limitada (-1 pt), Vulnerabilidade a Químico (-1 pt).

Perícias: Investigação (2 pts).

Dinheiro e Itens: instrumentos de investigação, pistola, munição e dinheiro a calcular antes do início da primeira aventura.

História: personagem modelo.

Vampiro(a) Lutador(a)

F1 (corte/garras, perfuração/presas, esmagamento/soco), H1, R1, A1, PdF0, 5 PVs, 5 PMs

Vantagem Única: Vampiro (-1 pt).

Vantagens: Aceleração (1 pt), Imortal (1 pt).

Desvantagens: Dependência: sangue (0 pts), Maldição: dia (0 pts), Ponto Fraco (-1 pt), Vulnerabilidade a Químico (-1 pt).

Perícia: Esportes (2 pts).

Dinheiro e Itens: roupas funcionais, dinheiro a calcular antes do início da primeira aventura.

História: personagem modelo.

Vampiro(a) Ladino(a)

F1 (corte/garras, perfuração/presas), H1, R1, A0, PdF1 (perfuração/armas de fogo), 5 PVs, 5 PMs

Vantagem Única: Vampiro (-1 pt).

Vantagens: Aceleração (1 pt), Imortal (1 pt).

Desvantagens: Dependência: sangue (0 pts), Maldição: dia (0 pts), Munição Limitada (-1 pt), Vulnerabilidade a Químico (-1 pt).

Perícia: Crime (2 pts).

Dinheiro e Itens: instrumentos de trabalho, pistola, munição e dinheiro a calcular antes do início da primeira aventura.

História: personagem modelo. Ladino num mundo medieval, hoje gângster.

Vampiro(a) Médico(a)

F1 (corte/garras, perfuração/presas), H1, R1, A1, PdF0, 5 PVs, 5 PMs

Vantagem Única: Vampiro (-1 pt).

Vantagens: Imortal (1 pt), Sentidos Especiais (audição aguçada, faro aguçado e radar, 1 pt).

Desvantagens: Dependência: sangue (0 pts), Maldição: dia (0 pts), Ponto Fraco (-1 pt), Vulnerabilidade a Químico (-1 pt).

Perícia: Medicina (2 pts).

Dinheiro e Itens: instrumentos médicos, kit de primeiros socorros e dinheiro a calcular antes do início da primeira aventura.

História: personagem modelo.

Vampiro(a) Tanque

F1 (corte/garras, perfuração/presas, esmagamento/soco), H1, R1, A2, PdF0, 5 PVs, 5 PMs

Vantagem Única: Vampiro (-1 pt).

Vantagens: Imortal (1 pt).

Desvantagens: Dependência: sangue (0 pts), Maldição: dia (0 pts), Ponto Fraco (-1 pt), Vulnerabilidade a Químico (-1 pt).

Perícia: Esportes (2 pts).

Dinheiro e Itens: roupas funcionais, dinheiro a calcular antes do início da primeira aventura.

História: personagem modelo. A Característica 2 pode ser tanto Força quanto Armadura ou Resistência (neste caso, PV=5 e PM=5). A desvantagem Ponto Fraco pode ser substituída por Monstruoso.

Vampiro(a) Hacker

F1 (corte/garras, perfuração/presas), H2, R1, A0, PdF0, 5 PVs, 5 PMs

Vantagem Única: Vampiro (-1 pt).

Vantagens: Imortal (1 pt), Sentidos Especiais (audição aguçada, faro aguçado e radar: 1 pt).

Desvantagens: Dependência: sangue (0 pts), Maldição: dia (0 pts), Ponto Fraco (-1 pt), Vulnerabilidade a Químico (-1 ponto).

Especializações: Armadilhas, Computação, Condução, Criptografia, Eletrônica, Inglês (2 pts).

Dinheiro e Itens: um laptop potente com vários programas suspeitos e dinheiro a calcular antes do início da primeira aventura.

História: personagem modelo.

Vampiro(a) Rockeiro(a)

F1 (corte/garras, perfuração/presas), H2, R1, A0, PdF0, 5 PVs, 5 PMs

Vantagem Única: Vampiro (-1 pt).

Vantagens: Imortal (1 pt), Sentidos Especiais (audição aguçada, faro aguçado e radar: 1 pt).

Desvantagens: Dependência: sangue (0 pts), Maldição: dia (0 pts), Ponto Fraco (-1 pt), Vulnerabilidade a Químico (-1 pt).

Especializações: Atuação, Canto, Condução, Instrumentos Musicais, Prestidigitação, Sedução (2 pts).

Dinheiro e Itens: um instrumento musical a escolha do(a) jogador(a). Somente se for usado como NPC poderá ser tecladista ou baterista.

História: personagem modelo. Note que esta mesma ficha também serve para vampiros atores e para vampiras atrizes.

Vampiro(a) Motoqueiro(a)

F1 (corte/garras, perfuração/presas), H1, R1, A0, PdF1, 5 PVs, 5 PMs

Vantagem Única: Vampiro (-1 pt).

Vantagens: Aliado: moto (1 pt), Imortal (1 pt), Sentidos Especiais (audição aguçada, faro aguçado e radar, 1 pt).

Desvantagens: Dependência: sangue (0 pts), Maldição: dia (0 pts) dia, Munição Limitada (-1 pt), Vulnerabilidade a Químico (-1 pt).

Especializações: Acrobacia, Armadilhas, Condução (1 pt).

Dinheiro e Itens: dinheiro a calcular antes do início da primeira aventura, moto (aliada), mochila etc.

História: personagem padrão.

Moto do(a) Vampiro(a) Motoqueiro(a)

F2 (esmagamento), H0, R1, A1, PdF0, 5 PVs, 5 PMs

Vantagem Única: Mecha (0 pts).

Vantagens: Aceleração (1 pt), Aliado(a): Vampiro(a) Motoqueiro(a) (1 pt).

Desvantagens: Bateria (-1 pt), Modelo Especial (-1 pt).

Vampiro(a) Conjurador(a)

F1 (corte/garras, perfuração/presas), H1, R2, A0, PdF0, 10 PVs, 10 PMs

Vantagem Única: Vampiro (-1 pt).

Vantagens: Imortal (1 pt), Magia Negra (1 pt).

Desvantagens: Dependência: sangue (0 pts), Fetiche: cajado (-1 pt), Maldição: dia (0 pts), Vulnerabilidade a Químico (-1 pt).

Perícia: Ciências (2 pts).

Magias Conhecidas: Ataque Mágico, Cancelamento de Magia, Detecção de Magia, Força Mágica, Pequenos Desejos, Proteção Mágica.

Dinheiro e Itens: cajado.

História: personagem modelo. Ciências completa potencializa o entendimento e o uso da magia. Vampiros em 3D&T têm desconto em Magia Negra. Se o mestre der mais pontos iniciais de personagens, o(a) jogador(a) poderá usar outros tipos de magia ou até mesmo Arcano completo. Outra alternativa é colocar outra escola de Magia Elemental, espírito, por exemplo, no lugar da perícia Ciências.

Vampiro(a) Bardo(a)

F1 (corte/garras, perfuração/presas), H1, R2, A0, PdF0, 10 PVs, 10 PMs

Vantagem Única: Vampiro (-1 pt).

Vantagens: Imortal (1 pt); Magia Elemental: espírito (2 pts).

Desvantagens: Dependência: sangue (0 pts), Fetiche: canto ou instrumento musical (-1 pt), Maldição: dia (0 pts), Vulnerabilidade a Químico (-1 ponto).

Especializações: Atuação, Canto, Instrumentos Musicais (1 pt).

Magias Conhecidas: Ataque Mágico, Cancelamento de Magia, Detecção de Magia, Força Mágica, Pequenos Desejos, Proteção Mágica.

Dinheiro e Itens: um instrumento musical que possa ser levado na mão em uma viagem a escolha do(a) jogador(a).

História: personagem modelo.

Vampiro(a) Bárbaro(a)

F1, H1, R1, A1, PdF0, 5 PVs, 5 PMs

Vantagem Única: Vampiro (-1 pt).

Vantagens: Adaptador (1 pt), Imortal (1 pt).

Desvantagens: Dependência: sangue (0 pts), Fúria (1 pt), Maldição: dia (0 pts), Vulnerabilidade a Químico (-1 pt).

Perícia: Esportes (2 pts).

Dinheiro e Itens: roupas funcionais, dinheiro a calcular antes do início da primeira aventura.

História: personagem modelo. A desvantagem ponto fraco pode ser substituída por monstruoso.

Ora Brand, Uma Vampira no Domínio Público  Para 3D&T

Adaptação livre por Rodrigo Rosas Campos

Desaconselhável para menores de 18 anos.

Introdução

Ora Brand é a vampira do conto Enfeitiçado, escrito por Edith Wharton em 1937. Para aqueles que sabem, ou que estão aprendendo, inglês, o título original do conto é Bewitched e a obra da autora já está em domínio público. Só não encontrei este conto isolado para baixar, mas faz parte de um livro maior que pode ser baixado pelo Projeto Gutenberg. Esta é uma versão NPC, afinal, quem disse que ela foi destruída completamente? Hahahahaha!

A Ficha de 3D&T

Ora Brand, 13N

F2, H2, R2, A2, PdF0, 10 PVs, 10 PMs

Vantagem Única: Vampiro (-1 pt).

Vantagens: Adaptador (1 pt), Imortal (1 ponto), Invulnerabilidade (3 pontos), Sentidos Especiais (audição aguçada, faro aguçado e radar, 1 pt), Telepatia (1 pt).

Desvantagens: Dependência: sangue (0 pts), Fúria (-1 pt), Maldição: dia (0 pts), Ponto Fraco (-1 pt), Vulnerabilidade a químico (-1 ponto).

Perícia: Manipulação (2 pts).

Dinheiro e Itens: essa só a mortalha branca mesmo.

História: Enfeitiçado/Bewitched por Edith Wharton em 1937.

Boas Leituras, bons jogos e até!

Rodrigo Rosas Campos

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Projeto Ágato: Pré-História Ágata

Olá, pessoal! Ágato é o nosso cenário oficial de super-herois para o sistema 3D&T e iniciamos aqui o histórico de nosso cenário a partir da Pré-História Ágata! Não deixe de ver todos os nossos artigos na página da Tokyo Defender!


Pré-História Ágata

Pouco se sabe sobre o comportamento dos homens primitivos quanto à presença de ágatos em suas comunidades. Os Titanopithekos, ou titanopitecos (“macacos titãs”), como a Agatoarqueologia chama estes ágatos primitivos, aparecem em muitas escavações, quase sempre ao centro das comunidades humanas, o que pode significar posições elevadas de liderança, mas também estavam no melhor local da comunidade para serem vigiados por todos. O fóssil mais antigo de titanopiteco já encontrado é o Rei Macaco (no original chinês: Hóuwáng), datado de 6,2 milhões de anos atrás. Era semelhante a um gorila de cinco metros de altura, cinco chifres na cabeça (um deles, logo acima da testa) e cauda de lagarto, toda escamada. Em sua comunidade, era aparentemente o único ágato, o que já levou grupos radicais ágatos a declararem que o destino dos ágatos é reinar sobre os humanos tal qual o Rei Macaco.

Quando os grupos hominídeos começaram a arte da pintura em cavernas, surgiram diversos desenhos de homens-animal, tidos como os feiticeiros tribais. Provavelmente, os ágatos ganharam esta função social nestas comunidades, apresentando poderes semelhantes aos dos animais e das forças da natureza que tanto intrigavam os seres humanos e os próprios ágatos. O Feiticeiro Cervo (Élan Sorcier) é a gravura mais antiga de um destes homens-animal, encontrado em uma caverna francesa.

Ainda antes do possível surgimento das civilizações antigas, esotéricos e conspiracionistas afirmam que havia uma época chamada Era Hiperetérea, quando existia a Atlântida, Lemúria e outras terras lendárias, aparentemente antes da própria Pré-História Ágata. Nesta era, grandes reinos e tribos bárbaros eram compostos por ágatos de aparência mais humana e os de aparência mais monstruosa que guerreavam entre si e também contra forças sobrenaturais que supostamente fluíam livremente de Alcheringa para a Terra.

Arte do post: Bruno Prosaiko

Personagens de He-Man para 3D&T

Nem bem uma semana já foi liberada a primeira parte da temporada 1 de Mestres do Universo: Salvando Eternia, e a equipe da Tokyo Defender já está aqui liberando as fichas dos personagens aliados de He-Man para 3D&T. Para semana que vem, os vilões serão apresentados também! Defenda Grayskull com estes personagens!

ADAM/HE-MAN

Adam, 3N

F1 (corte), H1, R1, A0, PdF0, 5 PVs, 5 PMs

Vantagem Única: Humano.

Kit: Nobre (Costas Quentes: Teela).

Vantagens: Aliado (Pacato), Aparência Inofensiva, Forma Alternativa Superior* (He-Man), Nobreza (Herdeiro), Riqueza.

Desvantagens: Código de Honra dos Herois, da Honestidade e da Redenção, Devoção (Campeão de Grayskull), Identidade Secreta, Procurado (inimigos de Eternia).

He-Man, 30S

F6 (esmagamento), H4, R5, A4, PdF3 (fogo), 35 PVs, 25 PMs

Vantagem Única: Humano.

Kit: Guardião da Realidade (completo).

Vantagens: Aliado (Gato Guerreiro), Boa Fama (protetor de Eternia), Equipamento (Espada de Grayskull), Forma Alternativa Superior* (Adam), Inimigo (youkai), Paladino, Parceiro (Gato Guerreiro), Patrono (Castelo de Grayskull), PVs Extras x1.

Desvantagens: Código de Honra dos Herois, da Honestidade e da Redenção, Devoção (Campeão de Grayskull), Identidade Secreta, Procurado (inimigos de Eternia).

Espada de Grayskull, 25S, 36 usos

Vantagem Única: Item Mágico (Abençoada, Adamante, Afiada, Axiomática, Equilibrada, Fiel, Mitral, Reluzente).

F6 (corte), Absorção, Aliado (Adam/He-Man), Arena (Castelo de Grayskull), Boa Fama (arma sagrada), Cura, Golpe Final, Inimigo (youkai), Patrono (Castelo de Grayskull), Reflexão, Usos Ampliados, Procurado (Esqueleto).

PACATO/GATO GUERREIRO

Pacato, 3N

Vantagem Única: Animal de Companhia (faro aguçado).

F1 (corte), H1, R1, A0, PdF0, 5 PVs, 5 PMs

Vantagens: Aceleração, Aliado (Adam), Forma Alternativa Superior* (Gato Guerreiro).

Desvantagens: Código de Honrado Animal de Companhia e do Combate, Devoção (apenas entrar em combate na forma de Gato Guerreiro), Identidade Secreta, Modelo Especial.

Gato Guerreiro, 30S

F4 (corte), H4, R5, A4, PdF0, 35 PVs, 25 PMs

Vantagem Única: Animal de Companhia (faro aguçado).

Kit: Combatente (completo), Guerreiro (completo).

Vantagens: Aceleração, Aliado (Adam), Assustador, Ataque Múltiplo, Forma Alternativa Superior* (Pacato), Parceiro (He-Man), PVs Extras x1, Reflexos de Combate, Sentidos Especiais I (audição aguçada, visão aguçada, visão na penumbra).

Desvantagens: Código de Honra do Animal de Companhia e do Combate, Devoção (apenas entrar em combate na forma de Gato Guerreiro), Identidade Secreta, Modelo Especial.

* Vantagem apresentada na Tokyo Defender #11.

ANDRA, 15N

F1 (esmagamento), H2, R1, A1, PdF2 (fogo), 5 PVs, 5 PMs

Vantagem Única: Humano.

Kits: Invasor de Tumbas (completo), Mecânico de Campo (completo).

Vantagens: Aliado (Teela), Aparência Inofensiva, Inventor, Perito (Engenharia).

Desvantagens: Código de Honra dos Herois, Guia (ferramentas), Mundano.

Perícia: Máquinas.

GORPO, 7N

F0, H1, R1, A0, PdF1 (fogo), 3 PVs, 25 PMs

Vantagem Única: Fada.

Kit: Mago do Caos (Magia Caótica, Efeito adverso, Magia espontânea).

Vantagens: Aparência Inofensiva, Magia Branca, Magia Elemental, Patrono (Reino de Eternia), PMs Extras II, Voo.

Desvantagens: Ambiente Especial (high fantasy), Devoção (proteger Eternia), Frágil, Má Fama (mago desastrado), Modelo Especial, Pacifista (Relutante), Vulnerabilidade (Magia).

Magias: 30 PEs em magias diversas.

HOMEM-FERA, 15N

F5 (esmagamento), H3, R4, A1, PdF0, 30 PVs, 20 PMs

Vantagem Única: Orc.

Kit: Bárbaro (Força bruta, Fúria de combate, Nunca indefeso), Guarda-Costas (Inimigo oportuno, Protetor eleito).

Vantagens: Assustador, Duro de Matar, PVs Extras x1, Reflexos de Combate, Sentidos Especiais (Infravisão).

Desvantagens: Devoção (proteger Maligna), Fúria, Inculto, Má Fama (assecla do Esqueleto), Monstruoso, Protegido Indefeso (Maligna), Sanguinário.

Perícia: Sobrevivência.

MALIGNA, 25N

F2 (esmagamento), H4, R2, A1, PdF2 (fogo), 10 PVs, 10 PMs

Vantagem Única: Humano.

Kit: Bruxa (Conhecimento Mágico, Intuição).

Vantagens: Aptidão Mágica, Arcano, Item de Poder (cetro), Patrono, Poscognição, Precognição (Esqueleto).

Desvantagens: Má Fama (assecla do Esqueleto).

Perícia: Manipulação, Misticismo.

Magias: 50 PEs em magias.

ROBOTO, 32N

F3, H4, R4, A4, PdF4, 20 PVs, 20 PMs

Vantagem Única: Androide (Aparência Humana).

Kit: Combatente (Chuva de ataques, Força bruta), Guerreiro (completo).

Vantagens: Adaptador, Genialidade, Memória Expandida, Patrono (Duncan), Reflexos de Combate, Sentidos Especiais II (Infravisão, Radar, Rádio, Senso de Direção, Visão Aguçada, Visão na Penumbra), Tiro Múltiplo.

Desvantagens: Código de Honra dos Herois, Devoção (reproduzir comportamento e índole de Duncan).

TEELA, 25N

F3, H4, R2, A1, PdF2, 10 PVs, 10 PMs

Vantagem Única: Humano.

Kits: Combatente (completo), Invasor de Tumbas (completo), Senhor da Guerra (Batalha de Amarid, Dia dos Gigantes).

Vantagens: Adaptador, Aliado (Andra), Aparência Deslumbrante, Ataque Múltiplo, Reflexos de Combate.

Desvantagens: Código de Honra dos Herois, Guia (multibastão), Insano (Intolerante: magia).

Perícia: Crime, Esportes.

E aqui fechamos o grupo de aventureiros que conduziu a primeira metade da temporada 1 de Mestres do Universo: Salvando Eternia! Na continuação de mais personagens de He-Man para 3D&T, semana que vem você verá os vilões e coadjuvantes desta primeira metade da temporada 1, incluindo Duncan, Feiticeira, Homem-Planta, Esqueleto (em suas duas versões), Scare Glow, Aquático, Cyber-Tríclope, Cyber-Mandíbula e os devotos da Placa-Mãe!

Continue acompanhando nossa página principal para muito mais artigos e para conhecer a iniciativa Megaliga Tokyo Defender e nossa revista digital gratuita! Além dos personagens de He-Man, nós fazemos muitas outras adaptações para o sistema 3D&T, confere lá!

Projeto Ágato: Introdução

Olá, pessoal! Apresentamos aqui nosso cenário nacional de super-herois para o sistema 3D&T, chamado Ágato! Ao longo dos próximos meses, você poderá ler trechos do livro que será lançado digitalmente e poderá contribuir com NPCs que farão parte da versão final, a ser lançada gratuitamente ao final do projeto compartilhado aqui no Movimento RPG. Leia abaixo a Introdução do livro e nos passe suas opiniões! E nosso próximo post iniciará o histórico de nosso cenário, desde a Pré-História! Não deixe de ver todos os nossos artigos na página da Tokyo Defender!


Bem-vindos à Terra, o terceiro planeta do Sistema Solar. Sim, é o mesmo mundo em que você vive, com as mesmas regras sociais, os mesmos avanços tecnológicos, praticamente tudo igual. Praticamente.

Nesta Terra, há seres humanos dotados de poderes sobre-humanos. Alguns podem voar, outros lançam raios de energia pelos olhos, outros erguem casas inteiras com os braços. Há uma infinidade de habilidades especiais que algumas pessoas possuem.

Ah, então é um cenário de super-herois? Não, embora em alguns momentos pareça muito. Este cenário de RPG foi pensado a partir da seguinte reflexão: como seria a Terra se superseres sempre tivessem existido na sociedade humana?

Pensando sobre como certas sociedades humanas teriam se desenvolvido e evoluído sociologicamente com a presença de seres com poderes especiais, surgiram as bases para o cenário. Aqui, ter capacidades especiais dificilmente será algo secreto, ou algo que lhe dá grandes responsabilidades de acordo com seus grandes poderes. Neste cenário, não há códigos morais de exaltação dos superseres (a partir de agora, chamados de ágatos), para que devam se sacrificar pelas pessoas desprovidas de superpoderes. Um Ágato que comete crimes não é um supervilão, é apenas um criminoso que será punido como qualquer outro (embora com métodos especiais para mantê-lo aprisionado).

Há ágatos trabalhando como lutadores, soldados, policiais, guarda-costas. Há também ágatos trabalhando como contadores, advogados, professores, médicos, e qualquer profissão existente. Porém, códigos trabalhistas impedem que o uso de superpoderes dê vantagens contratuais ou salariais aos ágatos; cada um trabalha por um salário condizente e uma função específica para seus poderes, graças a evoluções da área de Recursos Humanos e Agatologia dentro da área da Administração de Empresas.

O Ágato não é uma espécie à parte do Homo sapiens, embora seja chamado de Homo agathos dentro das disciplinas científicas. Entretanto, tal nomenclatura não lhes dá nenhuma vantagem – pelo contrário, muitas vezes é encarada como algo semelhante ao porte de necessidades especiais. Estabelecimentos comerciais precisam adaptar suas instalações para comportar ágatos de alturas imensas ou minúsculas, portadores de múltiplos membros ou formatos corporais diferenciados, ágatos dotados de corpos pesados demais ou feitos de materiais estranhos etc.

Neste cenário, você poderá jogar como um Vigilante (defendendo a causa super-heroica), um mercenário que usa seus poderes para quem melhor pagar, uma celebridade dos esportes ou do entretenimento, um investigador das origens dos ágatos, ou o que mais você quiser.

Imagem da capa: Natan Holtz

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