Ordem Paranormal RPG – Feedbacks Estrela

Suas mesas não estão mais divertindo seus jogadores? Ou a interação entre eles está defasada? Vamos explorar o conceito de Feedbacks Estrela e como aplicá-lo em suas sessões, juntamente com as Estrelas, em Ordem Paranormal RPG.

Criado por Rafael Lange (Cellbit)Felipe Della CortePedro Coimbra (PedroK), Silvia Sala, Dan Ramos, Guilherme Dei Svaldi e Rafael Dei Svaldi, o RPG de Mesa baseado na série de lives Ordem Paranormal foi desenvolvido e publicado pela Jambô Editora.

 

Comunicação é o problema?

Uma das principais causas de descontentamento nas mesas de RPG é a falta de comunicação, seja por expectativas não atendidas, incidentes durante o jogo ou falta de entrosamento entre os jogadores. Existem várias ferramentas conhecidas para melhorar a dinâmica das sessões, e neste artigo exploraremos o feedback como uma delas.

Feedbacks

O significado de feedback se resume a uma “informação que o emissor obtém da reação do receptor à sua mensagem, e que serve para avaliar os resultados da transmissão”. Em termos simples, isso significa que a mensagem que você deseja transmitir seja bem recebida e que você receba de volta a mensagem que esperava. Em mesas de RPG, isso se traduz no divertimento dos jogadores com o que foi proposto por todos, incluindo você, como mestre.


Aplicando Feedback junto das Estrelas

Aplicando na prática o Feedback, vamos também utilizar outra ferramenta, as Estrelas, desta vez como uma mecânica. Ao final de cada sessão, antes de encerrar a mesa, peça individualmente para cada jogador um breve comentário sobre a sessão do dia. Em seguida, solicite que cada jogador conceda uma Estrela para uma cena específica que ocorreu durante a sessão e outra Estrela para um personagem/jogador que ele considere ter se destacado (não podendo escolher a si próprio). O personagem que receber mais Estrelas será agraciado com a “Estrela da Sessão”. Anote os comentários e votos de cada jogador e mantenha uma lista para contar quantas Estrelas cada um obteve ao longo das sessões subsequentes.

Além disso, faça uma lista dos tipos de cena que receberam votos e categorize as cenas vencedoras de cada sessão nessa lista. Dessa forma, você terá um registro do tipo de cena que o grupo mais aprecia. Essa prática permitirá uma melhor compreensão das preferências do grupo e ajudará a direcionar futuras sessões para atender às expectativas dos jogadores. Seguindo o exemplo que utilizamos em uma das mesas do canal:

Personagem/Jogador Quantidade de Estrela
Narach’Ya/Kemur 2
Kayn/Ac 1
Kaya/Cami 3
Drakax/Detona 2
Esthar/PH 1

 

Tipo de Cena Quantidade de Estrela
Interpretação 1
Combate 2
Investigação 3
Descrição Narrativa 2
Tensão Emocional 4

 

Utilizando os dados obtidos

As estrelas obtidas podem ser utilizadas para várias finalidades. A primeira delas são as Estrelas de Cenas, que você, como Mestre, utilizará para descobrir os tipos de cenas que mais agradam à mesa. Isso inclui combates, investigações ou outros tipos de cenas que você pode adicionar às classificações. Essa informação será útil para você perceber quais são as preferências do grupo e assim incrementar mais cenas do tipo nas sessões futuras.

Por outro lado, as Estrelas de Personagens podem ser utilizadas pelos jogadores, que podem gastar suas estrelas em uma tabela definida para obter alguns benefícios durante a campanha. Esses benefícios podem ser determinados por você, como Mestre. Abaixo, apresento uma tabela de exemplo:

Custo de Estrela Beneficio
2  Re-rolagem de um dado (Limitado a 1 por sessão)
3 +5 Pontos de Prestigio (Somente ao final da missão)
5 1 Poder Paranormal
7 1 Poder de Classe
8 +5 Sanidade Máxima

 

 

Por Fim

Todas essas dicas são modulares, elas podem e devem ser alteradas a gosto do Mestre e da mesa. Os custos de estrela por beneficio foram pensados para uma campanha longa, caso sua aventura seja menor os custos devem ser menores ao seu gosto.
Essas dicas e mecânicas foram desenvolvidas por mim mas com uma forte inspiração no vídeo sobre Campanhas no Notion do Teuri.

 


Gostou do conteúdo?, considere me seguir para dar aquele apoio, é só clicar aqui!

Por último, mas não menos importante, se você gosta do que apresentamos no MRPG, não se esqueça de apoiar pelo PicPay, PIX ou também no Catarse. E com isso, torne-se um Patrono do Movimento RPG e tenha benefícios exclusivos! Ou então, apoie nossa revista digital, a Aetherica através deste link!

Ordem Paranormal em Outras Eras – Biblioteca do Outro Lado

 

Criado por Rafael Lange (Cellbit)Felipe Della CortePedro Coimbra (Pedrok), Silvia Sala, Dan Ramos, Guilherme Dei Svaldi e Rafael Dei Svaldi, o RPG de Mesa baseado na série de lives Ordem Paranormal foi desenvolvido e publicado pela Jambô Editora.

Olá, Cultistas! Na matéria de hoje iremos ver como adaptar Ordem Paranormal RPG para outras épocas!

O Cenário Atual

Com todos nós sabendo, o cenário de Ordem Paranormal se passa na atualidade, ambientando missões urbanas em um período moderno. Entretanto, vimos em Sinais do Outro Lado (ou SDOL para os mais íntimos) que jogar Ordem Paranormal RPG no passado era possível. Além de SDOL, Ordem Paranormal nos levou ainda mais para o passado, onde em Calamidade tivemos contato com a Ordo Calamitas, uma organização situada nos meado de 67 d.C.

Jogando em Outras Épocas

Para jogar Ordem Paranormal RPG em qualquer época além da que estamos vivendo, é necessário entender como o mundo era nesse período. Independentemente da simplicidade da pesquisa realizada e de como ela será conduzida (seja por meio de séries, vídeos, textos ou outra fonte), as informações ajudarão a criar toda uma atmosfera, desde que estejam alinhadas com a narração e a interpretação do mestre e dos jogadores.

Porém, além de trazer os detalhes desse mundo para a narrativa, consequentemente, mudanças e adições ao sistema  são importantes, principalmente para comportar de forma mais eficaz a época que se passará o jogo.

Modificando as Regras!

Fique calmo, por mais que possa parecer complexo, não é necessário modificar todo o sistema ou criar tudo do zero (a não ser que você queira). Na Idade Média, uma campanha geralmente não teria a presença armas de fogo e eletrônicos, então itens, nomes, mecânicas podem ser modificadas ou até mesmo deixadas de lado. Um exemplo de Origem modificada séria o Magnata, que em uma campanha da Idade Média, poderia simplesmente se chamar Nobre. Já algo indisponível, além de toda tecnologia avançada para a época, séria justamente a Origem T.I. Adaptações e modificações simples, como transformar a Trilha Atirador de Elite em uma trilha adaptada para a Arquearia traz uma facilidade ainda maior do que criar algo totalmente do zero.

Veja a seguir alguma adições interessantes para uma mesa da Idade Média:

Origem – Carrasco

Você era o algoz, o executor. Normalmente você era a última visão da maioria das pessoas. Alguém que já viu e fez tantas coisas horríveis certamente não se abala tão facilmente. Como você conheceu o Paranormal? Talvez um dos cadáveres que você arrancou a cabeça se levantou envolto completamente em Sangue…

Perícias Treinadas. Fortitude e Intimidação.
Memórias Horrendas. Sua mente foi fortalecida pelos horrores que viu e cometeu. Você reduz todo dano mental que sofrer em -1, cumulativo com outras habilidades.

Finalizando o Artigo

Embora jogar em outra época possa parecer inicialmente difícil, pode proporcionar uma diversão extrema, especialmente ao diversificar ainda mais como o Paranormal pode ser utilizado e explorado. Fora que ninguém precisa expert e criar uma período histórico idêntico. Se desprendam, invente e acima de tudo se divirtam!

Espero que tenha gostado do artigo e se deseja conhecer mais sobre o meu trabalho, venha conhecer o Grimório Paranormal.


Por último, mas não menos importante, se você gosta do que apresentamos no MRPG, não se esqueça de apoiar pelo PicPay, PIX ou também no Catarse. E com isso, torne-se um Patrono do Movimento RPG e tenha benefícios exclusivos! Ou então, apoie nossa revista digital, a Aetherica através deste link!

Ordem Paranormal RPG – Resquícios Paranormais

Criado por Rafael Lange (Cellbit)Felipe Della CortePedro Coimbra (Pedrok), Silvia Sala, Dan Ramos, Guilherme Dei Svaldi e Rafael Dei Svaldi, o RPG de Mesa baseado na série de lives Ordem Paranormal foi desenvolvido e publicado pela Jambô Editora.

Olá, Cultistas! Na matéria de hoje iremos descobrir sobre os Resquícios Paranormais. Uma mecânica Inspirada nos tesouros e recompensas oriundos de ameaças derrotadas!!

Resquícios Paranormais

Quando uma Criatura é derrotada, ela se dissolve completamente em Sangue, Lodo ou outra substância correspondente aos seus Elementos. No entanto, em alguns casos, vestígios da existência da entidade podem permanecer na Realidade. Esses vestígios são conhecidos como Resquícios Paranormais, sendo recursos formidáveis contra o Outro Lado ou contra a Realidade, dependendo apenas de quem estiver utilizando.

Um Resquício Paranormal varia de Criatura para Criatura, podendo ser um item raro e único. Assim como a raridade, a quantidade também vária, mas de modo geral um Resquício Paranormal sempre será um Item Amaldiçoado Especial para fins de categoria e mecânica (Ordem Paranormal RPG, pág 148).

Existem duas formas de obter um Resquício Paranormal:

Aparente. Após a morte da Criatura, um ou mais Resquícios Paranormais surgem do seu corpo ou próximo a ele. Nenhum teste é necessário.

Oculto. Após a morte da Criatura, os jogadores devem realizar um teste de Ocultismo antes da próxima rodada. Esse teste é equivalente a um teste de Identificar Criatura e ao invés do normal,  serve para fornecer a informação de se há ou não um Resquício Paranormal da Criatura.

Se obter êxito no teste e houver um ou mais Resquícios Paranormais será necessário extraí-los. Para conseguir extrair, um Personagem deve realizar um de Ocultismo com a  DT igual a da Presença Perturbadora da Criatura. Para cada Resquício só é permitido um teste por grupo.

Caso o Resquício forneça uma Maldição (Ordem Paranormal RPG, pág 145), ela se ligará ao item mais próximo que se adeque aos seus pré-requisitos de acordo com a escolha dos jogadores e do mestre.

Finalizando o Artigo

Enfrentar uma Criatura Paranormal não é algo fácil, por isso, recompensar seus jogadores fornecendo Itens após um árduo combate pode trazer um bom sentimento de recompensa, além de permitir o fortalecimento do Personagem!

Espero que tenha gostado do artigo e se deseja conhecer mais sobre o meu trabalho, venha conhecer o Grimório Paranormal.


Por último, mas não menos importante, se você gosta do que apresentamos no MRPG, não se esqueça de apoiar pelo PicPay, PIX ou também no Catarse. E com isso, torne-se um Patrono do Movimento RPG e tenha benefícios exclusivos! Ou então, apoie nossa revista digital, a Aetherica através deste link!

Uma nova Boss Fight para Ordem Paranormal RPG

Quer uma nova Boss Fight para Ordem Paranormal RPG?  ou já ficou frustrado pelos monstros do combate final darem muito dano, receberem muito dano e o combate ficar chato? Neste Artigo você irá conhecer a mecânica de Chefão que foi apresentada algumas vezes em streams.

Criado por Rafael Lange (Cellbit)Felipe Della CortePedro Coimbra (PedroK), Silvia Sala, Dan Ramos, Guilherme Dei Svaldi e Rafael Dei Svaldi, o RPG de Mesa baseado na série de lives Ordem Paranormal foi desenvolvido e publicado pela Jambô Editora.

 

Chefão

Embora combates dinâmicos sejam geralmente raros, alguns jogos, como o #SkyfallRPG, abordam o enfrentamento contra chefões de uma forma peculiar e divertida, Contudo, vamos adotar o conceito apresentado na série de transmissões do Prólogo e aplicá-lo de uma maneira única em Ordem Paranormal.

Uma nova Boss Fight para Ordem Paranormal RPG

Em ordem paranormal os monstros mais fortes geralmente possuem muitos ataques proporcionais a sua dificuldade e pela narrativa do “Boss Final”. Contudo,  algumas vezes isso acaba gerando um combate onde o monstro só ataca muitas vezes em um jogador e os outros jogadores revidam, sem movimentações táticas. No entanto, para melhorar isso iremos fazer algumas mudanças sendo a principal delas o monstro passar a ter 3 turnos.

3 Turnos e Ações

Para equilibrar o número de ataques com o número de turnos, é necessário separar as ações do monstro para que ele as utilize ao longo da rodada.

Dando de exemplo a Mulher Afogada, uma criatura de Sangue VD 140. Este monstro com seu enigma já desvendado possui as habilidades ativas, Mordida, Garras, Jato de Sangue e Sugar Sangue.

Para ajustar essas ações em um único turno, será necessário efetuar algumas modificações. Sendo elas:

Iniciativa – Ao rolar a iniciativa da criatura, devera além do primeiro, rolar mais 2 vezes e anotar os resultados. Este será as iniciativas da criatura
Deslocamento – A criatura terá um aumento em seu deslocamento de 3m e seu deslocamento será compartilhado durante os 3 turnos.

Ações e Agredir- os ataques de agredir serão somente chamados de Ação, no caso da Mulher afogada, Ação – Mordida. O Monstro não poderá repetir a ação ate finalizar a rodada.

 

Exemplo da Mulher Afogada, as rolagens de iniciativa caíram 20 18 e 10

Durante a sua rodada nos turnos:

20 – Poderá usar uma ação da lista de ações.

18 – Usará Jato de Sangue como ação.

10 – Poderá usar uma ação da lista de ações.

Sendo as ações: Mordida, Jato de Sangue e Garras 2x. A Mulher afogada ainda pode abdicar de uma ação de movimento destes turnos para utilizar Sugar Sangue.

 

 

 

Por Fim

Com essas alterações o combate com certeza ficara mais dinâmico e mais tático com o monstro se movimentando mais e atacando de diferentes ângulos, um verdadeiro chefão. Contudo, Lembre que essa mecânica não foi desenvolvida por mim, somente adaptada de materiais vistos nas campanhas do Mestre PedroK de SkyfallRPG e Tormenta20. Quer essa mecânica com suas regras completas? considere comprar Skyfall RPG, lançado como um livro básico no catarse, financiado e agora estará disponível para compra através do link #SkyfallRPG.


Gostou do conteúdo?, considere me seguir para dar aquele apoio, é só clicar aqui!

Por último, mas não menos importante, se você gosta do que apresentamos no MRPG, não se esqueça de apoiar pelo PicPay, PIX ou também no Catarse. E com isso, torne-se um Patrono do Movimento RPG e tenha benefícios exclusivos! Ou então, apoie nossa revista digital, a Aetherica através deste link!

Ordem Paranormal RPG – Sukuna, o Rei das Maldições

Criado por Rafael Lange (Cellbit)Felipe Della CortePedro Coimbra (Pedrok), Silvia Sala, Dan Ramos, Guilherme Dei Svaldi e Rafael Dei Svaldi, o RPG de Mesa baseado na série de lives Ordem Paranormal foi desenvolvido e publicado pela Jambô Editora.

Universos distintos, mas que de modo geral possuem características semelhantes. Se você deseja saber ainda mais essas similaridades e de como adaptar os Feiticeiros e Maldições para o sistema de Ordem Paranormal RPG, leia a matéria sobre Jujutsu Kaisen em Ordem Paranormal RPG.

Ryomen Sukuna

Ryomen Sukuna é um dos antagonistas da obra de Jujutsu Kaisen e dentro da obra é um antigo e poderoso feiticeiro reencarnado. Sukuna é originário da era Heian, a época de ouro do jujutsu, tendo sido constituída por diversas Maldições e Feiticeiros extremamente poderosos e habilidosos em comparação a época atual.

Sendo considerado o Rei das Maldições pelo seu imenso poder e crueldade, Sukuna foi capaz de atravessar a eras, ao ter se transformado em 20 objeto amaldiçoado, fragmentos de sua existência que quando ingeridos por um humano (Yuuji Itadori) permitiu com que que o poderoso feiticeiro do passado ressurgisse, pronto para trazer horror e caos ao mundo.

Em Ordem Paranormal RPG, apesar de todas as suas características monstruosas, Ryomen Sukuna ainda é similar a humano (ou algo próximo a isso), por isso será adaptado como uma Ameaça da Realidade.

Fontes: Mangá e Guia oficial de Jujutsu Kaisen.

Ficha da Ameaça

Ryomen Sukuna, o Rei das Maldições (15 dedos) ◆ VD 200

Pessoa ◆ Grande

SENTIDOS

Percepção 4d20+15
Iniciativa 4d20+10

DEFESA 30
Fortitude 4d20+15
Reflexos 4d20+10
Vontade 4d20+10

PONTOS DE VIDA 380 | 190 machucado
RESISTÊNCIAS Balístico, corte, impacto e perfuração 10, Sangue 20
IMUNIDADES Veneno
DESLOCAMENTO 9m | 6 quadrados

ATRIBUTOS
AGI 3 FORINTPRE 4 VIG 4

PERÍCIAS
Atletismo 4d20+10, Acrobacia 3d20+7, Enganação 4d20+5, Intimidação 4d20+10, Ocultismo 4d20+15

HABILIDADES

◆ AFINIDADE DE SANGUE
Sukuna possuí Afinidade ao Elemento Sangue (“Ordem Paranormal RPG”, pág 114).

◆ CONJURADOR CARNICEIRO
Sukuna é um conjurador inato, principalmente de Rituais de Sangue. Sendo capaz de conjurar os seguintes rituais de 1º círculo: Corpo Adaptado, Eletrocussão e Fortalecimento Sensorial em pode aprimora-los até sua forma Discente. Além deles, também consegue conjurar os seguintes rituais de 2º e 3º círculo em sua forma base: Descarnar (pode aprimorar até sua forma Discente ou Verdadeira), Flagelo de Sangue e Purgatório. Sukuna pode conjurar esses rituais sem pagar seu custo de PE, até um limite de 12 PE por conjuração, usando a ação apropriada para cada ritual. A DT para resistir aos seus rituais é 32.

◆ REGENERAÇÃO
Sukuna possui a capacidade de regenerar parte de seus ferimentos. Ele tem Cura Acelerada 10.

AÇÕES

PADRÃO  AGREDIR
PANCADA Corpo a corpo x2
TESTE 4d20+15 | DANO 2d10+8 Impacto

RESQUÍCIO PARANORMAL
Quando Sukuna morre, ele deixa para trás 1d3+1 Dedos Decepados (“Ordem Paranormal RPG”, pág 151) que fornecem especificamente poderes de Sangue.


Finalizando o Artigo

Ameaças da Realidade se usadas de certas maneiras podem ser tão perigosas quanto Ameaças Paranormais e com Sukuna não séria diferente. Dito isso, utilizem essa ficha a vontade, seja como o próprio Sukuna ou um Cultista barra pesada.

Espero que tenha gostado do artigo e se deseja conhecer mais sobre o meu trabalho, venha conhecer o Grimório Paranormal.


Por último, mas não menos importante, se você gosta do que apresentamos no MRPG, não se esqueça de apoiar pelo PicPay, PIX ou também no Catarse. E com isso, torne-se um Patrono do Movimento RPG e tenha benefícios exclusivos! Ou então, apoie nossa revista digital, a Aetherica através deste link!

Quarentena – Biblioteca do Outro Lado

Depois de recebermos uma dose de como estão as coisas relacionadas à Ordem Paranormal com os dois episódios de Quarentena, muitas novidades foram anunciadas e desse modo muitas perguntas estão sendo feitas.

Estaria o Ordem pronto para ser disponibilizado internacionalmente? O que podemos esperar do novo suplemento que promete adicionar muito terror presente nas temporadas iniciais? Esse especial foi algo isolado ou estes personagens vão voltar a aparecer?

Quarentena

Com o sucesso absurdo da Two Shot especial com os integrantes do QSMP, Ordem agora tem o recorde de maior stream de RPG de mesa global. Mas ao assistir nos deparamos com novos personagens e jogadores que cativaram e deixaram um gostinho de quero mais. E isso reafirma uma dúvida constante dentro do universo: Como trabalhar com todos os personagens atualmente vivos? Temos no Ordem agora players internacionais, mas a questão vem de muito antes disso. Jogadores com mais de um personagem vivo, muitos jogadores e poucas informações sobre os próximos passos.

Uma coisa é certa! Quarentena mostrou mecânicas novas muito interessantes e acima de tudo deu muito valor ao RP, trazendo momentos incríveis como a cena envolvendo o personagem interpretado pelo Pac do Tazercraft. Quarentena mesmo sendo mais curto, vemos um desenvolvimento sensacional dos personagens e nos perguntamos de onde eles vieram e pra onde eles vão depois do fim da Two Shot.

Laboratórios Panaceia

Um ponto a ser observado é o tamanho e a influência dos Laboratórios Panaceia ao redor do mundo. Fomos introduzidos a duas instalações, uma no Brasil e outra no México. Podendo nos fazer pensar, outras organizações já foram introduzidas no universo como os Leone, Obscurité e os Hell Hunters. Seria a Panaceia uma outra organização com métodos diferentes? Com um uso maior da própria ciência para estudar e possivelmente controlar o outro lado?

As informações que temos até o momento é que eles combatem sim o outro lado e tem bastante conhecimento acerca dos elementos e de o que é efetivo contra cada um deles. Tendo conhecimento além de uma espécie de banco de dados de criaturas, a Panaceia parece estar testando de certa forma as criaturas e quer usar criaturas para lidar com criaturas, da mesma forma feita pelo Dante invocando a Marionete para ajudar a lidar com o Anfitrião.

O Universo

Como citado são conhecidas organizações em diferentes nações do mundo e agora oficialmente tendo agentes internacionais podemos esperar mais desenvolvimento dessas organizações já apresentadas? Talvez uma volta de Yuki e Dominique desenvolvendo mais da Obscurité. Bem como ainda diversas perguntas sem resposta que temos, desde a história de Enigma do Medo podendo influenciar em algo e introduzir uma nova ameaça, como também a volta de ameaças, como o próprio Estrangeiro ou Telopsia que foi citado com a fita na sala das Backrooms em Sinais do Outro Lado.

Temos ainda muitas criaturas que não foram mostradas em mesa, como também possibilidades de criaturas novas como os Alheios. Mas agora que Ordem se passa em diferentes perspectivas em diferentes tempos, a linearidade e complexidade do universo como um todo está tomando um rumo complexo de modo que possamos entender mais com o último dos Spin offs que virá. Talvez no próprio novo suplemento abordando cada vez mais o terror dentro das mesas de ordem.

Futuro

Já que temos informações sobre um novo suplemento, fica o questionamento se podemos ver no futuro expansão do universo, com novos cenários, ameaças e organizações para aprofundar o universo e ajudar a expandir as possibilidades de histórias que podem ser contadas em diferentes temáticas e ideais. Mas independente disso a comunidade da Ordem como um todo em que estamos inseridos já mantém esse universo em constante evolução e criação, com diversas regras, homebrews e cenários diferentes.
Logo o futuro da Ordem Paranormal no Brasil e talvez agora no mundo afora é promissor e as mesas internacionais devem começar a aparecer cada vez mais em evidência dentro de nosso cenário.


Por último, mas não menos importante, se você gosta do que apresentamos no MRPG, não se esqueça de apoiar pelo PicPay, PIX ou também no Catarse. E com isso, torne-se um Patrono do Movimento RPG e tenha benefícios exclusivos! Ou então, apoie nossa revista digital, a Aetherica através deste link!

Autor: Antônio Ghizzo Hablitzel
Revisado Por: Isabel Comarella
Montagem da Capa: JC ARTWORK

A Entidade Sombra – Ordem Paranormal RPG

Já pensou em uma entidade do Outro Lado que auxilia nas rolagens dos personagens ao custo de pedaços de sua alma? Neste artigo você irá conhecer a entidade Sombra originaria de SkyfallRPG adaptada com regras para o universo de Ordem Paranormal.

Criado por Rafael Lange (Cellbit)Felipe Della CortePedro Coimbra (PedroK), Silvia Sala, Dan Ramos, Guilherme Dei Svaldi e Rafael Dei Svaldi, o RPG de Mesa baseado na série de lives Ordem Paranormal foi desenvolvido e publicado pela Jambô Editora.

 

A Sombra

“Você escuta uma doce voz no seu ouvido…”

A Sombra é uma entidade do Outro Lado bem misteriosa,  poderosa, onipresente e quase onipotente. A mãe do coração ardente que auxilia aqueles corações que ardem por aventuras e perigos. Seu objetivo é um mistério, mas sua tarefa é fazer acordos com aqueles que estão em uma situação perigosa em troca de pedaços de usa alma. Mas cuidado, a medida que a pessoa vai perdendo sua alma ela diminui o tamanho de sua sombra e recebe alguns malefícios.


Regras para A’ Sombra

Primeiramente adicionamos um novo recurso ao jogo, Pontos de Sombra, que correspondem ao tamanho da sombra da pessoa e representa quantos pedaços de alma ela tem. A quantidade de PS que um personagem possui é igual a 5 + Presença e não existem formas conhecidas de recuperar PS.
A qualquer momento em qualquer situação um personagem pode chamar a Sombra, que por sua vez, também pode chamar personagens a qualquer momento para barganhar e fazer acordos. A entidade então faz com que o tempo pare para que possa conversar e negociar.

Gastando Pontos de Sombra

A Sombra pode negociar muitas ações por PS, utilize a lista abaixo como base. Sinta-se livre para muda-la de acordo com a negociação do jogador.


1 Ponto de Sombra: A Entidade faz com que uma criatura ou pessoa re-role o teste recém feito com um dado a mais ou um dado a menos.

2 Pontos de Sombra: A Entidade faz com que uma criatura ou pessoa falhe em um teste ou tenha sucesso tirando 20 natural no dado.

3 Pontos de Sombra: A Entidade faz com que como uma ação livre o personagem conjure um ritual a escolha podendo escolher o circulo de acordo com seu Nex:

5%  1ºCírculo,

25% 2ºCírculo

55% 3ºCírculo

85% 4º Círculo

4 Pontos de Sombra ou mais: A entidade pode negociar coisas mais grandiosas, aqui em diante sinta-se livre para decidir como a Entidade irá negociar.

O Custo

Entregar pedaços de sua alma para A Sombra tem seus efeitos negativos, quando um personagem tem 2 pontos de sombra restante (Ou seja 2/Máximo) ele passa a se curar metade dos pontos de vida por efeitos não naturais, ou seja, somente curas por descanso irão ter seus efeitos normais.
Quando um personagem estiver com 0 Pontos de Sombra ele não será capaz de se curar por meios não naturais, além disso,  quando morrer terá uma morte horrível e sua alma pertencera a Sombra que poderá utiliza-la como um espectro chamado Eco para seus próprios objetivos. 

 

Por Fim

Lembre que o objetivo final da Sombra é um mistério que você pode explorar. Seu foco é obter almas para aumentar seu repertorio de Ecos. A Sombra pode ser utilizada de muitas formas  pelos mestres e aqui mostramos somente alguns exemplos. Essa entidade foi escrita para o universo de SkyfallRPG criado pelo Mestre PedroK e pela Sil.

Skyfall RPG como um livro básico está com seu financiamento marcado para o dia 1/12/23, acesse o financiamento através do link #SkyfallRPG e considere participar da construção desse fenômeno nacional que é Skyfall.


Gostou do conteúdo?, considere me seguir para dar aquele apoio, é só clicar aqui!

Por último, mas não menos importante, se você gosta do que apresentamos no MRPG, não se esqueça de apoiar pelo PicPay, PIX ou também no Catarse. E com isso, torne-se um Patrono do Movimento RPG e tenha benefícios exclusivos! Ou então, apoie nossa revista digital, a Aetherica através deste link!

Sair da versão mobile