Nheengçaras em 3D&T

Este artigo com o cenário original Nheengçaras para 3D&T Alpha foi escrito originalmente na revista Tokyo Defender #14 por Henrique “Morcego” Santos. Veja o artigo original na íntegra ao baixar a edição gratuita clicando aqui, que ainda inclui outras nove Tribos Nheengçaras, novas magias adequadas à Magia Tupã, novas vantagens e desvantagens e mais aliados, e clique aqui para baixar a Tokyo Defender #15 que inclui a lista completa de antagonistas aos heróis Nheengçaras. Para outras edições gratuitas da Tokyo Defender, clique aqui. Para adquirir as edições do formato em financiamento coletivo, clique aqui.

Cenário

Pindorama já foi um paraíso de riquezas naturais a uma infinidade de tribos. Apesar de naquela época as tribos possuírem um nível tecnológico baixo em comparação a outras partes do mundo, os poderosos deuses pindoramenses visitavam seus súditos com razoável regularidade, seja pessoalmente ou através de seus agentes chamados Caruanas. Bençãos divinas, aventuras épicas e itens mágicos faziam parte do dia a dia destes povos, cujas personalidades variavam do pacifista ao bélico, do extrativista ao horticultor e muito mais.

A principal conexão entre os pindoramenses e seus deuses, as próprias forças da natureza e até mesmo seus espíritos ancestrais se dá através da música. Cantos, danças e instrumentos musicais eram capazes de estabelecer a comunicação entre os povos de Pindorama com as forças sobrenaturais em busca de chuvas, lavouras férteis, fartura na caça e pesca, cura de doenças, vitória em conflitos entre tribos ou monstros das matas, e outros efeitos.

Em meio a tantas tribos, algumas delas se dedicavam à música com muito mais afinco que todas as outras tribos de Pindorama. A este grupo de tribos de especialistas da música sobrenatural, foi dado o nome de Nheengçara, cujo significado é simplesmente “cantor, músico”. Todo nheengçara é um especialista em uma escola ligada à música, seja ela o próprio canto ou o uso de um instrumento musical.

Após muitos séculos de interação entre si e com as criaturas das matas e outros entes sobrenaturais, duas novas forças passaram a ocupar o espaço de Pindorama: os saqueadores e dominadores da Metrópole, e  dois séculos depois, os escravos destes dominadores, vindos do continente sagrado de Alkebulan. Tanto os metropolitanos como os alkebulanos traziam sua própria cultura, através de novas formas de arte, de novos modos de vida e habitações, novos instrumentos e tecnologias de trabalho, novas crenças e folclores, e muito mais.

Infelizmente, os metropolitanos instalaram uma estrutura socioeconômica que minava a harmonia tanto dos pindoramenses como dos alkebulanos com as forças naturais e sobrenaturais, tudo em nome da ambição e da intolerância. Desrespeito à ecologia, discursos maniqueístas de “nós versus os outros” e outras perspectivas de ética questionável atacaram o paraíso que Pindorama foi por séculos, eliminando culturas, ecossistemas, espécies animais e vegetais e afastando a conexão dos pindoramenses com os entes sobrenaturais. Alkebulanos também sofriam os mesmos efeitos, especialmente por terem sido raptados de sua terra-natal. Empaticamente, pindoramenses e alkebulanos se compreendiam a se apoiavam sempre que possível contra as atitudes egoístas dos metropolitanos.

Com o passar dos séculos, descendentes mestiços dos metropolitanos, pindoramenses e alkebulanos geraram uma nova cultura, chamada de sertaneja e que tinha vínculo emocional maior com Pindorama, diferente de seus ancestrais e visitantes metropolitanos que ainda enxergavam Pindorama apenas como um terreno a se explorar até não restar mais nada. Por vezes, sertanejos se aliaram em prol dos pindoramenses e dos alkebulanos.

Durante a modernidade, a tecnologia da eletricidade impactou de forma extraordinária todos os aspectos da vida dos habitantes de Pindorama, estivessem eles nos grandes centros urbanos, nos vilarejos sertanejos, e até mesmo nos quilombos alkebulanos e tribos pindoramenses.

Microfones, amplificadores, guitarras elétricas, teclados e outros instrumentos trouxeram aos nheengçaras novas formas de manifestarem suas habilidades junto a seus irmãos tribais e em outros pontos de Pindorama. Mais que isso, entraram em contato com o estilo Heavy Metal, que explora o efeito de tais instrumentos elétricos em músicas de revolta e fortes mensagens para se passar do fundo da alma. Diversas tribos de nheengçaras foram visitados por entes sobrenaturais em nome dos grandes deuses, explicando-lhes que os novos tempos exigiriam deles novas abordagens de sua música, e que eles teriam a seu serviço Tupã, o elemento do deus de mesmo nome.

Embora Tupã seja considerado o deus dos trovões, Tupã não é apenas trovão. Tupã é o elemento que liga a energia cintilante dos céus tempestuosos aos titânicos estrondos celestes. Tupã é Elétrico, ao mesmo tempo em que é Sônico. É a onda de som e energia que explode nas performances dos nheengçaras e atinge em cheio os espectadores, conectando o mundo natural ao mundo sobrenatural que os metropolitanos não compreendem.

Neste cenário, os jogadores interpretarão nheengçaras, metaleiros que utilizam o imenso poder de Tupã para combater as diversas ameaças que espreitam para destruir a natureza, a cultura, os valores e até as almas daqueles que buscam a harmonia. Esta matéria cita as doze principais tribos nheengçaras do cenário, inspiradas nas doze bandas de heavy metal brasileiro profundamente conectadas às minorias culturais brasileiras. No entanto, esteja à vontade de criar suas próprias tribos, ou homenageie outras bandas que você conheça criando novas tribos com o nome delas!

Regras

Para jogar o cenário de nheengçaras, o sistema de conflitos genéricos visto em MegaStock (Manual do Defensor, página 88) precisa ser utilizado. No entanto, esse livro sugere apenas quatro Características, sendo elas Atitude (At), Técnica (T), Vontade (V) e Improvisação (I).

No entanto, para nheengçaras, no lugar de PdF haverá a Característica chamada Potência (P). Esta  Característica mede o impacto que o nheengçara ou sua banda gera no palco, sua intensidade, paixão e alcance. Às vezes um valor alto em Potência é devido a uma sonoridade penetrante pela voz ou instrumento musical do nheengçara, ou pode ser nada mais do que um potente sistema de som para impactar o público. PVs e PMs são calculados em cima da Vontade do nheengçara.

Neste cenário, voltado ao poder que a música possui para vencer o mal e as adversidades, brigas físicas não fazem parte do esperado. No entanto, caso seja realmente necessário partir para o combate físico, a perícia Combate (2 pontos) será necessária.

Nesta situação, todos os personagens com a perícia Combate (ou uma de suas especializações) simplesmente passam a usar suas cinco características como se fossem as tradicionais Força, Habilidade, Resistência, Armadura e Poder de Fogo, mantendo os mesmos valores (ou seja, um personagem com Atitude 3 e a perícia Combate terá Força 3 em uma situação de batalha real).

Embora possam assumir Kits com similaridades ao cenário (como Bardo, Celebridade ou até Holo Idol), é recomendado que os jogadores selecionem uma das doze tribos nheengçaras descritas abaixo. Caso um personagem seja parte de uma destas doze tribos, não poderá fazer parte de nenhuma outra a não ser que abra mão da anterior (perdendo todos os poderes que acompanham a tribo nheengçara).

Para fazer parte de qualquer uma das doze tribos nheengçaras, o personagem tem como requisitos as vantagens Xamã e Perito (uma especialização musical à escolha do jogador). Obviamente, todos os nheengçaras possuem automaticamente todas as especializações ligadas a música, mas não as outras especializações da perícia Artes. Assim, a perícia Artes não existe neste cenário, sendo substituída pela perícia Artes Visuais.

Kits Regionais: Tribos Nheengçaras

Aclla

Patrono: Bahi, divindade indígena das tempestades

Uma das regiões de Pindorama é constantemente coberta por fortes tempestades, mas uma tribo se adaptou facilmente a este clima inconstante, tribo chamada Aclla. Não apenas a tribo, mas a fauna da região se tornou mais adaptada às fortes chuvas, trovões, relâmpagos e raios, obtendo abrigo entre os rochedos.

O deus indígena Bahi se dedica à proteção desta região, por isso ele mesmo é considerado o deus das tempestades em Pindorama. Através de sua proteção e ensinamentos, os membros de Aclla passaram a observar com atenção os efeitos climáticos e os ciclos ecológicos. Por isso, é muito comum aos pindoramenses de Aclla terem como aliados animais as queixadas, as onças-pretas, suindaras e uacaris-brancos.

Quando ocorrem as tempestades trovejantes, é o momento em que os pindoramenses de Aclla realizam seus festivais ao ar livre, aproveitando as chuvas de águas puras para suas pequenas hortas, para guardarem em pequenas jarras para consumo ao longo do dia, e tocam seus instrumentos e cantam tentando seguir o som dos trovões de Bahi.

Os nheengçaras da tribo Aclla utilizam sua performance e poderes dedicados à conexão com as forças da natureza. Seu canto e instrumentos invocam as tempestades do Deus Tupã e da própria Terra para punir invasores das áreas naturais.

  • Amigos da Mata. Você é especialmente ligado aos animais, e recebe T+2 em testes da perícia Animais.
  • Poderes Climáticos. Você pode escolher e usar três magias da escola Elemental (ar) mesmo sem nenhuma vantagem mágica, pelo custo normal em PMs. Caso adquira essa vantagem, você paga metade do custo normal em PMs para lançar essas magias.
  • Toque Trovejante. Com 5 PMs, você aumenta o dano de um único ataque em +1d. Se este ataque levar a vítima a 0 PVs, ela será carbonizada por eletrocussão e seu corpo reduzido a cinzas (este último efeito não afeta criaturas com Vontade superior à sua Técnica).

Anfear

Matrona: Uiara, a Mãe D’Água

A tribo Anfear fica localizada em um grande Lago chamado Olho da Lua, que teve sua origem a partir de uma grande estação de cheia do Rio Amazonas nos tempos primordiais. Depois de muito tempo e com muitas estações de seca o rio recuou deixando este grande lago e assim dando origem às primeiras famílias que foram agraciadas com a presença divina da deusa das águas, Uiara. A deusa emerge de tempos em tempos da rica fonte de energia das águas do rio Amazonas que ainda restam no fundo do lago. Ela abençoou famílias com conhecimentos ancestrais sobre natação, pesca e ecologia aquática. E, por fim, concedeu um imenso poder às muitas mulheres da tribo Anfear que também se dedicam à arte da guerra. Pedras arredondadas, geralmente com forma de sapo, são chamadas de muiraquitãs e são possuídas pelos principais nheengçaras que cantam e tocam seus instrumentos em honra a Uiara, Jaci e outras divindades ligadas à tribo.

Alguns habitantes da tribo Anfear acabam por ter entre seus aliados animais como capivaras, ariranhas, gaviões-pescadores e macacos-prego. Mestres dos ambientes aquáticos, os membros da tribo Anfear sabem fazer canoas, lanças de pesca, redes de pesca e outros itens como nenhuma outra tribo, e geralmente realizam procissões lacustres em certas noites de lua cheia, honrando não apenas Uiara, mas também Jaci.

A tribo Anfear possui um vínculo muito forte com míticas entidades femininas do território nacional, especialmente sua padroeira. Estes nheengçaras foram apelidados de “desbravadores(as)” por outras tribos e utilizam poderes ligados aos rios e lagos, incluindo as criaturas que lá vivem.

  • Canto da Sereia. Seus traços delicados e sua voz melodiosa impressionam os ouvintes. Você pode escolher um sucesso automático em um teste de perícia envolvendo situações sociais. Você pode usar este poder um número de vezes por dia igual à sua Técnica.
  • Elementalista da Água. Você pode escolher e usar três magias iniciais da escola Elemental (água) mesmo sem nenhuma vantagem mágica, pelo custo normal em PMs. Caso adquira essa vantagem, você paga metade do custo normal em PMs para lançar essa magia.
  • Muiraquitã. Esta pedra sagrada se transforma em uma cobertura de energia protetora, que dobra sua Improvisação contra danos físicos (corte, perfuração e esmagamento).

Arandu Arakuaa

Patrono: Caapora, deus indígena das matas e animais

Vivendo na maior região de Pindorama, que é a Grande Floresta (na verdade, um complexo de incontáveis florestas, bosques e matas), a tribo Arandu Arakuaa divide esta região com outras três tribos, em um relacionamento de paz e cooperação sempre que necessário. Os habitantes da tribo Arandu Arakuaa aprenderam os segredos da vida na floresta em meio aos Caiporas, uma raça de Caruanas criada por Caapora, o deus indígena da Grande Floresta.

Seu idioma original ainda é utilizado entre seus iguais, dizem que é a língua das Caruanas. Este seria um dos motivos mais importantes para os membros da Arandu Arakuaa terem relações tão próximas com os Caruanas. Suas pinturas corporais também são usadas com uma riqueza de detalhes que os torna muito diferentes das outras tribos. Entre seus animais de estimação, estão as araras, os quatis, os macacos-prego e os lobos-guará, e todas as suas peças de vestuário e armas são ornamentadas com cores fortes de penas, pedras, folhas e flores.

Uma das tribos mais antigas e conectadas aos povos feéricos de Pindorama, os nheengçaras da tribo Arandu Arakuaa seguem os cantos de guerra dos povos centenários de Pindorama. Com isso, a música em suas apresentações se fortalece com os espíritos dos espíritos ancestrais.

  • Brado de Guerra. Você pode gastar 1 PM e um movimento para inspirar todos os aliados que possam ouvi-lo. Esses aliados recebem FA+1 por um número de turnos igual à sua Vontade.
  • Diplomacia Caruana. Caruanas com Vontade inferior à sua Técnica seguem suas ordens. Aquelas com V igual ou superior à sua T não lhe obedecem, mas também não lhe atacam a menos que sejam atacadas primeiro. Você pode comandar um número de Caruanas igual à sua T+1.
  • Memória Ancestral. Graças a memórias de seus ancestrais, você pode escolher um sucesso automático em um teste de Animais ou Sobrevivência. Você pode usar este poder um número de vezes por dia igual a T+1.

Magia Tupã

Enquanto o Módulo Básico de 3D&T oferece as escolas de Magia Branca, Magia Negra e Magia Elemental, o cenário de Nheengçaras considera que apenas os Kits Nheengçaras podem comprar uma quarta escola de magia, chamada Tupã. Outros Kits e mesmo personagens sem Kits podem comprar as três escolas de Magia sem problema, verificando apenas a permissão do Mestre. Da mesma forma, o Mestre pode decidir permitir que certos Kits (como Bardos, Celebridades ou Holo Idols) possam comprar Tupã.

Para compreender esta escola, deve-se também entender que Tupã não é realmente um deus, mas sim a manifestação dos deuses na Terra, na forma de efeitos como ventos, chuva, raios e trovões. Esta é a forma dos deuses se mostrarem presentes e até de se comunicarem com seus fiéis.

Sendo assim, Tupã pode parecer uma mistura de efeitos da Magia Elemental para os elementos ar, água e fogo (na forma de raio), mas ultrapassa isso. É também a forma como os nheengçaras invocam o poder espiritual em suas performances e manifestam a energia divina que os abençoa em suas batalhas contra seus oponentes. Também existe o Metal, uma forma de se invocar poderes de instrumentos musicais e aparelhos eletrônicos musicais (como microfones, amplificadores, fones de ouvido etc.) de modo a controlar tais peças metálicas e gerar muitos outros efeitos.

O processo para possuir magias iniciais e aprender novas magias mantém a mesma lógica das escolas já existentes. Magias que precisem de todas as escolas (como Desejo), continua precisando apenas das três originais.

Magias permitidas caso o Nheengçara tenha Tupã: Ataque Mágico, Cancelamento de Magia, Detecção de Magia, Força Mágica, Pequenos Desejos, Proteção Mágica, Acordar, O Amor Incontestável de Raviollius, Armadura Elétrica, Armadura Espiritual, Ataque Vibratório, Aumento de Dano, Aura, Barreira de Vento, O Canto da Sereia, Círculo de Raios, Comando de Khalmyr, Contra-Ataque Mental, Controlar Elemento, Controlar o Clima, Corpo de Ferro, Corpo Elemental (Metal, Tempestade ou Trovão), Criar Vento, Criatura Mágica, Criatura Mágica Superior, Criatura Mágica Suprema, Desespero, Desmaio, Despertar da Fera, Desvio de Disparos, Enxame de Trovões, Escudo Elemental, Explosão, Fascinação, Forma Gasosa, Fúria Guerreira, Impulso, Influência, Invocação do Elemental, Invocação do Elemental Superior, Invocação do Elemental Supremo, Invulnerabilidade, Leitura de Lábios, A Mágica Silenciosa de Talude, Marcha da Batalha, Marcha da Coragem, Muralha de Energia, Onda de Choque, Ondas de Vento, Pânico, Presença Distante, Proteção contra Magia, Proteção contra o Elemento, Raio Desintegrador, Raio Elétrico, Silêncio, O Soco de Arsenal, Sono, Surdez, Totem, Trovão, Trovão em Cadeia, Vento Espiritual.

Vantagens & Desvantagens para Nheengçaras

Baioneta (1 ponto)

Em uma situação de combate, sua Força não será apenas equivalente a Atitude, recebendo um bônus de +1 devido a lâminas, espinhos, placas reforçadas ou quaisquer outras ideias que tornem seu instrumento musical uma arma eficiente. Exemplo: um guitarrista com Atitude 2 e Baioneta terá Força 3 (At+1) ao usar sua guitarra em combate. No caso de cantores, valem ideias como próteses de presas pontiagudas, língua serrilhada, piercings de espigões nos queixos etc.

Beatbox (1 ponto)

Você é capaz de realizar suas performances artísticas até mesmo se não estiver com seu instrumento musical à disposição, improvisando sons extras de modo a parecer mais de uma pessoa performando ao mesmo tempo.

Aliados

ABAÇAÍS, 23N

Um tipo de Pã indígena. Um espírito que força alguém a dançar e cantar. Ele possui a pessoa, levando-a a um transe festivo. O Abaçaí também consegue se transformar em qualquer animal, pessoa ou objeto.

At2, T3, V4, I1, P1; 20 PVs, 20 PMs

Vantagem Única: Fada (sem asas, tamanho humano).

Vantagens: Implemento (Fascinação), Metamorfose, Perito (Imitar Sons Animais), Possessão.

Desvantagens: Devoção (forçar suas vítimas a dançarem).

Perícias: Animais, Manipulação, Sobrevivência.

VAQUEIROS, 27N

Nascidos já em terras pindoramenses antes de partirem para o mundo espiritual, os Vaqueiros protegem as regiões rurais montados em seus cavalos ou touros, punindo pessoas de má índole. Muitas vezes, aparecem de formas sutis como um vaqueiro sem nenhuma característica especial, enquanto em outras vezes eles aparecem como caveiras flamejantes montadas em animais esqueléticas que deixam rastros de fogo pelo trajeto.

At3, T2, V2, I1, P4, 10 PVs, 10 PMs

Vantagem Única: Fantasma.

Vantagens: Aceleração, Cura, Enfraquecer, Imortal, Implemento (Pânico), Incorpóreo, Invisibilidade, Magia Branca, Motivador, Plano Genial, Possessão.

Desvantagens: Código de Honra (Herois), Dependência (oferendas), Insano (Caridoso).

Perícia: Animais, Manipulação, Sobrevivência.

ANTAGONISTAS

NEGACIONISTAS

Não bastassem os inimigos das Tribos de Pindorama buscando eliminar sua cultura, suas crenças e seu estilo de vida, ainda existem aqueles que fingem não estar havendo este genocídio cultural e étnico em Pindorama. Estes indivíduos encontram brechas na legislação, nos estudos históricos, nos debates sociais, e em toda ocasião que encontrarem como propícia a expor sua vontade de negar o que deveria ser óbvio. Estes são os negacionistas, incrivelmente capazes de negar evidência histórica com a mesma capacidade com que negam a esfericidade do planeta, a eficácia das vacinas e muitas outras fáceis de se assimilar com estudo e respeito ao Método Científico.

Os Neo-Capitães do Mato são descendentes de Alkebulanos que ignoram por completo o sofrimento que obrigou seus antepassados a sobreviverem em navios de tráfico de escravos, e são capazes até mesmo de afirmar que este evento deixa os alkebulanos de Pindorama em uma situação melhor do que se vivessem em sua terra natal, entre seus familiares, conterrâneos e com a liberdade de manter suas tradições culturais. Neo-Capitães do Mato se dedicam a recapturar quem foi escravizado, a olhar o tom de pele como sinal de degeneração genética ou maldição da religião da Metrópole, entre outros absurdos.

Revisionistas Históricos simplesmente olham a História e se sentem na capacidade de ignorar detalhes que lhes convêm, ou reinterpretar detalhes de modo a se encaixar em seus desejos de serem capazes de ver  teorias conspiratórias onde não há nem nunca houve. Para Revisionistas Históricos, capturar e traficar alkebulanos é viável porque povos médio-orientais já faziam isso com os alkebulanos. Para eles, sempre foi interessante vender armas de fogo aos pindoramenses em guerra porque eles estariam apenas contribuindo para o avanço tecnológico. Eles consideram justo e prático dizimar nativos de qualquer lugar só porque a História do Mundo é marcada pelo surgimento e desaparecimento de povos. Enfim, quando conveniente, um novo absurdo é inventado para justificar morte, escravidão e exploração.

Civilizadores são autoridades geralmente políticas que olham os povos nativos de Pindorama ou Alkebulan como automaticamente “atrasados”, “incultos”, “pagãos”, “primitivos” e tantas outras palavras que não refletem em nada padrões culturais que são apenas diferentes da Metrópole, nada prejudicados por esta diferença. No entanto, Civilizadores muitas vezes fazem analogias que induzem pessoas alienadas a enxergarem pindoramenses nativos e alkebulanos como “primatas”, “adoradores de entidades demoníacas”, “defensores de estilos de vida contraproducentes”, “analfabetos”, “viciados em alucinógenos diversos”, “selvagens violentos”, “quase humanos”, e muitas outras ideias pejorativas. Eles patrocinam iniciativas religiosas para eliminarem religiões antigas, apagarem tradições folclóricas, suprimirem idiomas nativos, inserirem estes povos no sistema tributário e na dependência do consumo de itens industrializados etc.

Neo-Capitães do Mato, 9N

At1, T2, V2, I0, P0, 10 PVs, 10 PMs

Kit: Caçador (Busca e Apreensão, Olho Clínico).

Vantagens: Paralisia.

Desvantagens: Inculto, Insano (Intolerante a etnias nãometropolitanas), Má Fama (babaca preconceituoso/a).

Perícias: Combate, Sobrevivência.

Revisionistas Históricos, 13N

At2, T1, V4, I1, P2, 20 PVs, 20 PMs

Vantagens: Arena (convenções pseudofascistas), Falação Chateadora, Impostor.

Desvantagens: Insano (Fantasia de que livros de Ciências não revelam a verdade), Má Fama (anticientificistas).

Especializações: História, Oratória, Teoria da Conspiração.

Civilizadores, 26N

At5, T2, V4, I2, P4, 20 PVs, 20 PMs

Kits: Aristocrata (Língua ferina, Palavra conveniente, Poder aquisitivo), Inimigo da Humanidade (Domínio do Gene Alfa, Fortaleza Mental, Inimigo Natural).

Vantagens: Contatos, Grunts!, Imunidade Legal, Riqueza.

Desvantagens: Devoção (levar a “civilização” e a “democracia” a todos os povos, nem que tenha de exterminá-los), Insano (Fantasia de que povos nativos precisam ser integralmente inseridos na sociedade “moderna” para serem felizes e realizados), Má Fama (genocidas étnicos e culturais, inimigos da humanidade).

Perícia: Manipulação.

Este artigo com o cenário original Nheengçaras para 3D&T Alpha foi escrito originalmente na revista Tokyo Defender #14 por Henrique “Morcego” Santos. Veja o artigo original na íntegra ao baixar a edição gratuita clicando aqui, que ainda inclui outras nove Tribos Nheengçaras, novas magias adequadas à Magia Tupã, novas vantagens e desvantagens e mais aliados, e clique aqui para baixar a Tokyo Defender #15 que inclui a lista completa de antagonistas aos heróis Nheengçaras. Para outras edições gratuitas da Tokyo Defender, clique aqui. Para adquirir as edições do formato em financiamento coletivo, clique aqui.03

A Lua de Sangue – Werewolf The Apocalipse 5th Edition

A Lua de Sangue, Super Lua ou Lua Vermelha (como preferir chamar) é um fenômeno natural que ocorre sob circunstâncias específicas, e envolve um grande número de mitos e fantasias.

Recentemente, na crônica Como Cordeiros Para o Abate, esse fenômeno foi o grande gatilho de uma série de acontecimentos que mudaram para sempre o status quo dos Garous de Cerração, o cenário oficial do Movimento RPG para Mundo das Trevas.

Mas o que é esse fenômeno, como ele acontece, quais suas explicações científicas, e como podemos explorar esse evento para histórias de Lobisomem O Apocalipse?

Bom, bora lá saber tudo isso então nesse artigo!

A lua fica vermelha: mito ou realidade?

Será um mito que a Lua, em determinados momentos, fique vermelha como um sangue? Ou isso é apenas mitos e contos de fadas? Bom, há de fato uma explicação científica pra isso, e fui buscar essa resposta no National Geographic, e segue ela conforme consta lá:

O satélite natural da Terra é fonte interminável de lendas e mitos. No eclipse lunar em maio de 2022, que será visível em toda a parte noturna do planeta, a Lua parecerá avermelhada.

Mas será que a Lua realmente fica vermelha? A resposta é não. Durante o eclipse lunar podemos ver da Terra como a cor da Lua muda devido à incidência de luz na superfície do satélite, explicou em entrevista à National Geographic Beatriz García, diretora do Observatório Pierre Auger na Argentina.Ao contrário do Sol, que desaparece durante um eclipse total, a Lua não some. “O que acontece é que a Terra está posicionada entre o Sol e a Lua, mas, nos bordas do planeta, a radiação proveniente do Sol interage com a atmosfera, e esta luz, que chamamos de ‘branca’ e é composta de todas as cores, interage com as moléculas do ar, espalhando e mudando de direção”, descreveu García.Mas nem todas as cores se dispersam ou mudam de direção no mesmo grau. O vermelho continua, quase não desvia da direção original, enquanto as outras cores sim. Assim, a luz que chegará em maior quantidade nos nossos olhos durante o eclipse serão os tons avermelhados. “Esse fenômeno de dispersão de luz é o que dá ao céu sua cor, e é por isso que ele parece azul claro. É isso que faz o Sol parecer vermelho no oeste”, explicou a astrônoma.

Em resumo, durante um eclipse, a luz que passa pela atmosfera terrestre continua a passar e atinge a superfície da Lua. “É por isso que a vemos avermelhada, embora não seja um ‘vermelho sangue’, mas sim um tom alaranjado”, esclareceu García. 

Lua vermelha ou de sangue: Por que se chama assim?

Ainda seguindo as explicações científicas fornecidas pelo National Geographic, temo a explicação do nome desse fenômeno, que seria:

 Lua Cheia tem nomes diferentes de acordo com sua cor ou tamanho. Às vezes, parece avermelhada ou maior do que o normal. No entanto, de acordo com o site da Nasa, estas não são propriedades diretamente atribuíveis ao satélite natural.

“Essas mudanças na aparência estão frequentemente relacionadas à posição em relação ao Sol e à Terra”, diz a agência norte-americana. 

De acordo com esta aparência e levando em conta as idiossincrasias de diferentes povos, cada Lua Cheia recebe seu próprio nome. Assim, tem-se a Superlua, a Lua de Morango, a Lua Azul e até mesmo a Lua Negra.

No caso da denominação Lua Vermelha ou Lua de Sangue, a referência tem a ver com a cor avermelhada que ela adquire, que está ligada à cor do sangue, embora, como García explicou, o vermelho seja mais parecido com a cor laranja. 

“Este tipo de Lua ocorre durante os eclipses lunares totais”, acrescenta a agência americana. 

Os mesmos nomes também são frequentemente usados para descrever o satélite natural quando ele aparece avermelhado por causa de partículas de poeira, fumaça ou neblina no céu.

Como informado acima, essas explicações são transcrições que você pode encontrar no National Geographic clicando AQUI.

A Lua de Sangue em Lobisomem O Apocalipse

E agora vamos ao seu uso em Lobisomem A Apocalipse! Mas como aproveitar bem esse evento? Quais os melhores pontos e consequências?

Bom, sabemos que os Garous receberam a Fúria diretamente de Luna, ou da Lua, e inclusive suas fases influenciam diretamente nos augúrios e Fúria dos Garous.

Na minha crônica, aproveitei esse fenômeno da Lua de Sangue para causar um furor coletivo de Fúria em todos os Garous que presenciaram ou foram atingidos pela luz escarlate da Lua. Com isso, a Fúria se tornou incontrolável em casos de falha em um teste de Frenesi, seguindo as regras do jogo para o acesso de Fúria.

Mas esse pode não ser o único ponto a ser explorado!

A Lua de Sangue e os Garous

A Lua de Sangue causa um frenesi incontrolável em todos os Garous a céu aberto, ou que olharem diretamente para a Lua. Imagine que é como se os Garous assumissem a Forma Oozaru dos Saiajins de Dragon Ball, por exemplo.

A Fúria incontrolável é um fenômeno causado diretamente pela Lua, e não pode ser sobrepujado após à falha no teste de Frenesi. Nesse caso considere que os Garous afetados estão em uma Fúria incontrolável, e não podem ser afetados por nenhum tipo de poder mental, ilusão ou bom senso.

Explore a fundo o que deixa o Garou em estado de Fúria, e direcione os personagens para atos que, de acordo com suas histórias, poderiam acabar com a fonte do frenesi do Garou. É o momento de fazer os personagens cometerem atos insanos, como atacar abertamente um desafeto, entrar em conflito com inimigos e até mesmo avançar contra aliados.

O fenômeno da Fúria deve durar até o amanhecer, ou até o Garou desmaiar por algum motivo. Vale salientar que, durante esse fenômeno, um Garou abatido não retornará à sua forma original, permanecendo em sua forma Crinos até o amanhecer, quando o brilho da Lua deixará os céus.

A Lua de Sangue e os Espíritos

Obviamente quem um fenômeno de tal magnitude afetaria os espíritos de alguma forma.

Durante esse período, a Película que separa a Umbra do Mundo Físico se torna quase nula, permitindo que espíritos inferiores, medianos, poderosos e até mesmo divinos possam perambular livremente pelo mundo físico, influenciando a todos os tipos de seres que aqui habitam.

Embora possa parecer algo benéfico, vale notar que nem todos os espíritos são pacíficos ou com boas intenções, e muitos deles acabam servindo à Wyrm e á Weaver, que podem operar com muito mais facilidade no mundo físico.

Considere que nesse período os espíritos estão não apenas mais fortes, como também mais selvagens e irritadiços. É a oportunidade perfeita para espíritos que buscam a destruição, o caos, a vingança e atos considerados malévolos.

A Lua de Sangue e a Umbra

Como a Umbra pode ser afetada por esse fenômeno? Se considerarmos Luna como um dos Espíritos Celestinos, sua presença é mais forte e intensa na Umbra, e o mesmo fenômeno do mundo físico, também ocorre na Umbra.

Na minha crônica, em se tratando de um fenômeno onde a película é quase inexistente, viajar pela Umbra é mais fácil, ao mesmo tempo que muito mais arriscado. Os Garous estarão suscetíveis aos efeitos da Lua de Sangue, e entrar em Frenesi dentro da Umbra pode ser um enorme problema! Além disso, os espíritos podem considerar essa uma situação perfeita para comprar briga com os Garous, e até mesmo espíritos presos em Fetiches podem acabar se libertando e trazendo um enorme problema para os Garous!

Espíritos enfurecidos, carregados de ódio e rancor estão mais poderosos que nunca, além de espíritos realmente poderosos como o Rastejante Nexus estarem mais livres para circular pelas regiões da Umbra além da profunda.

Considere também que as Trilhas da Umbra podem estar prejudicadas e influenciadas diretamente por esse fenômeno.

A Lua de Sangue em Como Cordeiros Para o Abate

E como eu explorei esse fenômeno na minha crônica Como Cordeiros Para o Abate?

Bom, como citado anteriormente, a história se passou no cenário oficial do Movimento RPG, que se chama A Catedral do Santo Bruxo. Na história, o fenômeno da Lua de Sangue fez com que praticamente todos os Garous da cidade entrassem em um surto coletivo de Frenesi. Esse surto fez com que todos os Garous abandonassem seu princial local de poder, o Caern de Ogum. Esse feito abriu o precedente para o retorno de um antigo e poderoso Celestino: Anhangá, o Senhor da Morte.

Anhangá é um personagem antagonista que fez parte da crônica Mar de Mortos, e que deu um enorme trabalho para os Garous. Consideramos para efeitos de história que Mar de Mortos se passou no cenário da Terceira Edição de Lobisomem o Apocalipse, e que esse cenário foi “apagado” durante o Apocalipse, tendo seus personagens sobreviventes transportados para a realidade onde se passa a Quinta Edição do jogo, cenário usado para Como Cordeiros Para o Abate.

Com o fenômeno da Lua de Sangue e a fragilidade das barreiras entre mundos, o prórpio Anhangá retornou para esse cenário, sendo também ele afetado pela Lua. Com isso, seu desejo de vinganca e reparação histórica estavam no ápice, o levando a chacina todos os Garous de Cerração, deixando vivos apenas os personagens dos jogadores, e exigindo que o antigo Caern fosse agora reverenciado em seu nome, mudando para o Carn de Anhangá.

Agora resta aos Garous lidarem com o desaparecimento de dezenas de pessoas, além da enorme mudança de Caern que aconteceu, e dos desejos e vontades do poderoso Senhor da Morte. Mas isso é um assunto para o próximo artigo!

Espero que tenha gostado dessa ideia, e continue acompanhando para ver mais desdobramentos desses eventos!

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Sobrevivendo ao Horror, 1º prévia – Biblioteca do Outro Lado

Criado por Rafael Lange (Cellbit)Felipe Della CortePedro Coimbra (Pedrok), Silvia Sala, Dan Ramos, Guilherme Dei Svaldi e Rafael Dei Svaldi, o RPG de mesa baseado na série de lives Ordem Paranormal foi desenvolvido e publicado pela Jambô Editora.

Agora, seu primeiro suplemento, o Sobrevivendo ao Horror está em lançado e sendo produzido por Rafael Lange (Cellbit), Dan Ramos, Miguel Souza, Leonel Caldela e os irmãos Guilherme e Rafael Dei Svaldi

Olá, Agentes e Cultistas! Na matéria de hoje iremos ver alguns detalhes sobre a primeira prévia do suplemento Sobrevivendo ao Horror, disponibilizada no dia 28/05/2024.

O que é um Suplemento?

Antes de entrarmos de cabeça no lançamento, irei explicar o que é um suplemento de RPG e qual a proposta do Sobrevivendo ao Horror.

De forma direta, um suplemento de um RPG funciona de forma bastante similar a uma DLC de um jogo digital, ou seja, trazendo novos conteúdos e expandido o matéria já existente. No caso de Ordem, seu primeiro suplemento tem como objetivo trazer um sentimento ainda maior de medo, suspense e investigação para as mesas de Ordem Paranormal RPG, através de novas regras, como algumas vistas em de forma inicial em Quarentena.

Qual o conteúdo da prévia?

A prévia contém o texto inicial (não final), do primeiro capítulo do suplemento, tendo o seguinte conteúdo:

Origens

Contendo 20 origens, incluindo 10 feitas por alguns artistas e criadores de conteúdo da comunidade de Ordem Paranormal (inclusive, tendo uma feita por mim e minha parceira Yas Furtado, o Fanático por Criaturas). As novas origens, trazem um leque diversos para que os jogadores possam explorar novos conceitos de personagens, seja um estudante de colegial, um inventor paranormal ou até mesmo um astronauta!

Classes

O sistema base de Ordem apresenta três possíveis classes para os personagens, sendo elas: Combatente, Especialista e Ocultista. Cada classe fornece poderes e trilhas próprias. Agora, com o suplemento temos diversos poderes novos e trilhas, que interagem com novos conceitos do sistema, como o Monstruosa e novas mecânicas, que serão apresentadas nos próximos capítulos, como a de perseguição e a de furtividade.

O suplemento traz uma nova classe, o Sobrevivente, que tem como proposito ser uma versão avançada da regra de personagens Mundanos (NEX 0%) e introduz a regra dos Poderes Gerais.

Os outros conteúdos

O capítulo 1, além de apresentar novos equipamentos, entre armas e itens gerais, também introduz mais conteúdos diretamente ligados ao paranormal. Dessa forma, há novos poderes paranormais, rituais e itens amaldiçoados, que são ainda mais macabros e fascinantes para o entusiasta do Outro Lado.

Como posso saber mais sobre os conteúdos?

Se você comprou o suplemento, você pode acessar o conteúdo prévio através da aba de downloads presente no site da Jambô. Caso, você não tenha feito a compra, o suplemento se encontra em pré-venda no site da editora e ao fazer a compra, fica a recomendação de usa o cupom do “RAY” para ter desconto.

Tendo feito a compra, você terá acesso a prévia, podendo ler por completo as mais de 50 páginas de conteúdo já disponibilizados para leitura e feedback!

Finalizando o Artigo

Mesmo em sua prévia inicial, Sobrevivendo ao Horror vem recheado e já fornece novas formas de jogar Ordem Paranormal, seja com a nova classe Sobrevivente, as novas trilhas ou qualquer um das outras mecânicas apresentadas. Sobrevivendo ao Horror é algo completamente novo e demonstra todo profissionalismo e amor que as pessoas envolvidas no projeto tem pela Ordem. Como já disse algumas vezes, esse é só o começo de Ordem Paranormal RPG.

Espero que tenha gostado do artigo e se deseja conhecer mais sobre o meu trabalho, venha conhecer o Grimório Paranormal, um projeto feito de fãs para fãs que disponibiliza diversos conteúdos para sua mesa de RPG, como criaturas, rituais e novas mecânicas!


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Éride – Biblioteca Arkanita

Esta semana, a iniciativa da Biblioteca Arkanita apresenta o cenário Éride, de Victor Bergman e Rafael Neri. Este cenário de fantasia moderna se baseia na mitologia grega e o surgimento dos poderosos Detentores.

Conteúdo do netbook

  1. Narração introdutória do cenário de Éride pela perspectiva de um jornalista.
  2. O mesmo narrador explica os termos-chave do cenário. Por exemplo, a explicação de que Éride é a própria batalha entre os deuses e significa “luta pelo poder”. Os Detentores, seres icônicos do cenário, são também conhecidos como “Filhos dos Deuses” e “Antigos”, e a Filiação é a indicação qual seu progenitor divino. É também dito que o mundo onde os deuses vivem é chamado Gênesis, deixando a Terra para os Detentores batalharem. Diversas subseções são apresentadas neste seção:
    • SOBRE SEUS HÁBITOS, descrevendo como os Detentores se vestem, se comportam, como os Detentores ainda feto recebem a Marca dos deuses e como os Detentores ainda crianças mostram pequenos sinais de que possuem a Marca.
    • SOBRE SUA SUPERIORIDADE FÍSICA, enfatizando a grande resistência física dos Detentores contra dano de qualquer natureza, lembrando que Detentores são imunes a tiros de armas de fogo, assim indicando a razão de Detentores utilizarem armas brancas em suas batalhas.
    • SOBRE OS RAIOS LUMINOSOS, explicando a existência da Energia que os Detentores transformam em rajadas energéticas destrutivas, de cor e natureza derivadas da divindade que lhe deu a marca.
    • BEM, MAL E NEUTRALIDADE, indicando a divisão das divindades entre os círculos do Bem, Mal e Neutralidade mas sem o vínculo intrínseco com a moralidade.
    • A GUÉNOS, descrevendo a estrutura social dos Detentores, agrupados de acordo com seu círculo de Bem, Mal e Neutralidade, e a Morada como a habitação sagrada dos membros da guénos.
    • O ÁNAK, explicando o papel do líder de campo Ának e do Braço-Direito.
    • O ORÁCULO, descrevendo o papel e poder do Oráculo, além de sua ligação espiritual à própria existência e sobrevivência de sua guénos.
  3. Introdução da DLD (Divisão da Lei para Detentores) e história de como o narrador se envolveu com a guénos Ode à Guerra.
  4. Explicação sobre as 21 Filiações, sendo sete por círculo (mais quatro Renegados):
    • Círculo do Bem: Filhos de Zeus, Filhos de Atena, Filhos de Ártemis, Filhos de Apolo, Filhos de Hermes, Filhos de Bóreas e Filhos de Ares.
    • Círculo do Mal: Filhos de Hades, Filhos de Perséfone, Filhos de Cronos, Filhos de Hera, Filhos de Poseidon, Filhos de Prometeu e Filhos de Hécate.
    • Círculo da Neutralidade: Filhos de Tânatos, Filhos de Nêmesis, Filhos de Afrodite, Filhos de Pã, Filhos de Hipnos, Filhos de Éris e Filhos da Sombra.
    • Renegados: Filhos de Hefesto, Filhos de Hélios, Filhos de Selene e Filhos de Zéfiro.
  5. Continuação da narração da parte 3.
  6. Apresentação dos nove Detentores mais antigos conhecidos como Tríade e de sua Morada, conhecida como o Palácio de Cnossos, na ilha de Creta. Esta seção ainda apresenta diversas subseções:
    • A QUESTÃO CRETA, descrevendo como a Tríade controla a ilha de Creta com punho de ferro, mas justiça sobre os humanos que vivem sob sua tutela.
    • A QUESTÃO DLD, sobre a origem da Divisão da lei para Detentores em terras russas mas depois internacionalizada, além de explicar como a atuação do nazismo despertou os Detentores contra a Humanidade.
    • A QUESTÃO DELOS, descrevendo a ameaça da Assembleia do Sol em conquistar um terreno na Europa Continental e como isso afeta a União Europeia e a Tríade.
    • A QUESTÃO GÊNESIS, detalhando as nações nômades de Detentores que habitam Gênesis em meio aos deuses, além de uma fauna bestial repleta de centauros, dragões, quimeras e outros monstros da mitologia grega. Também indica a habilidade sobrenatural de Filhos de Apolo em realizarem viagens interdimensionais para acessarem o Gênesis.
  7. Epílogo escrito pelo narrador.

Este netbook pode ser encontrado aqui mesmo na Biblioteca Arkanita. Clique aqui para iniciar o download.

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Valkyria Chronicles para 3D&T

Este artigo com a adaptação do game Valkyria Chronicles para 3D&T foi feito originalmente no blog RPGista. Veja o artigo na íntegra clicando aqui, que ainda inclui regras para combate tático (incluindo novas vantagens e desvantagens ligadas a esta modalidade de combate). Para outros posts da Megaliga Tokyo Defender, clique aqui.

Valkyria Chronicles é uma das franquias originais mais bacanas de sua geração de consoles de videogames. Sua direção de arte inspiradíssima e com clara ascendência de animes e mangás, inclusive, levou o primeiro jogo a ser adaptado como uma série de animação. Some-se ainda um elenco de personagens muito carismático e um cenário de fantasia único, inspirado no contexto da Europa entre as duas guerras mundiais, e você tem uma série muito bacana de acompanhar, além, é claro, daquelas que lhe dá vontade de sair jogando RPG em meio a trincheiras e tanques de guerra. Este é o tema desta adaptação para 3D&T, enfim.

A Segunda Guerra Europeia

A história de Valkyria Chronicles acontece no continente de Europa, que, é importante destacar, não é a nossa Europa, uma vez que ele é chamado assim mesmo nos diálogos em inglês, onde o nome correto seria Europe. Mesmo assim, é claro, a sua fonte de inspiração é bastante óbvia, como você pode ver pelo mapa abaixo:

Em Europa vivem seres humanos não muito diferentes daqueles que você encontra na nossa Terra ou em qualquer outro cenário de fantasia típico. Eles se dividem em algumas etnias específicas, e formam países, nações e outras entidades políticas diversas. Destas, as duas principais são a Federação Atlântica, formada por diversos países da sua região ocidental; e a Aliança Imperial da Europa do Leste, que domina praticamente toda região oriental do continente. As tensões entre as duas constantemente leva a conflitos armados, sejam diretos, como o que aconteceu na Primeira Guerra Europeia cerca de vinte anos antes do primeiro jogo; ou indiretos, buscando domínio sobre os poucos países que não fazem parte de nenhuma delas.

Entre estes está a pequena Gallia, localizada exatamente entre a Federação e o Império. Ela é conhecida pelas suas paisagens idílicas, o seu sistema de governo monárquico, e também as enormes reservas de ragnite que possuem, um minério raro de grande potencial energético, que é usado como base de quase toda a tecnologia do continente. É também o cenário principal dos jogos da série, mas é claro que você não precisa se limitar a ela se não quiser.

Além dos elementos acima, Gallia ainda é conhecida por outra característica peculiar: a sua grande quantidade de ruínas de um passado remoto, quando as nações atuais ainda não haviam se formado, e a humanidade se dividia em dúzias de etnias e tribos menores. Segundo a história conhecida, uma destas etnias, conhecida como darcsen e identificada pelos seus cabelos negros, teria guerreado e dominado todas as outras por séculos, até ser vencida pela lendária civilização das valquírias. Ainda hoje o Deserto de Barious, localizado a leste de Gallia, é tomado de marcas e crateras que dizem ter sido causadas por um poder misterioso usado pelos darcsen como último recurso para vencer seus inimigos, no evento conhecido como a Calamidade Darcsen.

Existem muitas controvérsias sobre esta história, é claro, com historiadores e pesquisadores constantemente encontrando evidências que a refutam ou confirmem. Independente da sua veracidade, no entanto, ser reconhecido como um descendente dos darcsen ainda é visto como uma mácula social, gerando preconceito e discriminação. Rumores falam sobre campos de concentração mantidos pelo Império, e mesmo na Federação e outros países supostamente mais liberais eles são sempre vistos com desconfiança.

É justamente a Gallia, enfim, que eventualmente poderá intensificar as tensões entre as duas forças do continente, levando-as novamente à guerra.

Personagens de Valkyria Chronicles

Uma campanha de Valkyria Chronicles pode começar com 5 pontos, como uma campanha normal de 3D&T. Personagens com esta pontuação serão provavelmente recrutas recém-admitidos ao exército de alguma nação. Se quiser, no entanto, o mestre também pode permitir o uso de pontuações maiores pelos jogadores.

Europa também não é um mundo de fantasia muito exagerado, destes onde os personagens possuem dúzias de poderes únicos e inexplicáveis. Não há poderes mágicos de qualquer tipo, e vantagens mais exageradas e/ou que necessariamente envolvam alguma relação com o sobrenaturai – como Separação, Xamã e outras – também devem ser proibidas. Demais vantagens são possíveis se o jogador apresentar com uma boa descrição e o mestre autorizar, transformando o seu Poder Oculto em um esforço sobre-humano para realizar uma ação, ou o seu Ataque Especial em um tiro mirado contra a cabeça de um inimigo, por exemplo.

As vantagens únicas do Manual 3D&T Alpha também devem ser proibidas, visto que raças não-humanas não são exatamente comuns no continente. Para jogar com um personagem darcsen, basta adquirir a desvantagem Má Fama. E além destes, a única etnia realmente importante de diferenciar são as valquírias, descritas em detalhes a seguir.

Valquíria (2 pontos)
As valquírias são descendentes de uma civilização perdida que, segundo diversas lendas, teriam salvo a população do continente dos ataques darcsen no passado, antes de desaparecerem misteriosamente. A verdade, é claro, é bem mais complicada do que isso, e envolve um poder ancestral capaz de mudar os rumos da Segunda Guerra Europeia. Entre outras, acredita-se que a rainha de Gallia seja uma das suas últimas descendentes vivas.

Ser uma descendente das valquírias é considerado uma vantagem única de 2 pontos disponível apenas para mulheres. Ela concede à personagem as vantagens Poder Oculto e Energia Extra 1, que representam os poderes latentes da sua descendência. As suas verdadeiras habilidades, no entanto, só despertam realmente quando ela toma posse de um conjunto de escudo e lança especiais advindas da sua antiga civilização.

De posse dessas armas, o poder da valquíria é imediatamente desperto, em uma espécie de aura azulada que envolve o seu corpo: ela eleva a sua escala imediatamente para Sugoi, se tornando praticamente uma arma viva de destruição em massa; e pode utilizar a sua lança para disparar rajadas de energia contra inimigos distantes, que causa dano baseado no seu Poder de Fogo normalmente. Mesmo pertencendo a uma escala superior, ainda, seus golpes não concedem bônus de esquiva a personagens Ningen (veja sobre isso mais adiante).

Por fim, o poder máximo de uma valquíria envolve o seu próprio sacrifício pela vitória no combate. Quando faz isso, ela gera uma grande explosão capaz de derrubar mesmo uma poderosa fortaleza: siga as regras de Sacrifício Heróico (Manual 3D&T Alpha, pg. 1d+74), mas considere que o ataque resultante possui uma escala superior ainda à da valquíria (ou seja, pertence à escala Kiodai), além de seguir as regras da vantagem Amplo para Ataques Especiais (ver no Manual 3D&T Alpha, pg. 1d+31).

Desnecessário dizer, a lança e o escudo das valquírias são itens extremamente raros, que não são dados gratuitamente a qualquer garota que demonstre a descendência correta. São considerados tesouros nacionais, guardados em cofres em museus e protegidos com segurança máxima. Com sorte, algumas vezes podem ser encontrados em ruínas perdidas de civilizações antigas.

Assim, cabe unicamente ao mestre decidir se um conjunto delas pode cair nas mãos do grupo ou não. Não há valor em PEs que possa pagar por um item desta importância.

Tanques

Um dos elementos mais marcantes do cenário de Valkyria Chronicles são os tanques de guerra. A aviação ainda é muito precária neste mundo (só começa a se desenvolver realmente após o final do jogo original), de forma que eles são talvez os grandes astros da história – muitas batalhas de fato são resolvidas pela habilidade de cada lado em se aproveitar das características dos seus veículos blindados!

Em regras, você pode considerar um tanque como um Construto, possuindo todas as características normais da vantagem única Mecha (apesar de que transformers não são exatamente comum neste mundo). Eles obrigatoriamente pertencem à escala Sugoi, o que quer dizer que tanto suas defesas como ataques estão em grande vantagem quando enfrentam meros soldados à pé; os únicos bem preparados para enfrentá-los, além de outros tanques, são os lanceiros, um tipo de tropa de infantaria especial, que porta um pequeno canhão de mão para poder causar danos massivos aos tanques inimigos, através da vantagem Dano Gigante.

A mobilidade dos tanques, por outro lado, é bastante reduzida em relação ao de soldados comuns. Eles se movem a apenas 4cm por movimento, independente da Habilidade do piloto, e podem aumentar este valor apenas através de vantagens como Aceleração e Mobilidade. Tanques também nunca podem ter Habilidade maior do que 0; eles são úteis apenas quando pilotados por outro personagem, seguindo as regras de Comando de Aliado.

Os ataques com o canhão do tanque são limitados, conforme as regras normais de Munição Limitada. Por outro lado, ele costuma possuir também uma pequena metralhadora para atacar oponentes que não precisem de tanto Poder de Fogo. Esta metralhadora causa dano em escala Ningen, de forma que os alvos não recebem qualquer bônus na esquiva, e não é limitada pela desvantagem Munição Limitada. Ambas as características se equilibram, de forma que ela não influi no custo final do tanque.

Por fim, todo tanque de Valkyria Chronicles também deve obrigatoriamente comprar a desvantagem Ponto Fraco, pois o seu motor de ragnite deve ficar exposto na sua parte traseira para que ele funcione adequadamente. Qualquer ataque vindo desta direção é defendido pelo tanque como se ele pertencesse à escala Ningen, ao invés de Sugoi.

Este artigo com a adaptação do game Valkyria Chronicles para 3D&T foi feito originalmente no blog RPGista. Veja o artigo na íntegra clicando aqui, que ainda inclui regras para combate tático (incluindo novas vantagens e desvantagens ligadas a esta modalidade de combate). Para outros posts da Megaliga Tokyo Defender, clique aqui.

Um Mundo de Sonhos: Parte 05 – Histórias de Changeling

A Dança Onírica

Quando o momento chega, em geral em hora que estamos muito ocupados ou com muitos problemas na vida do nosso personagem, os sinais simplesmente somem e a Dança Onírica se inicia. É o ápice da Crisálida, no momento que a guinada mais violenta acontece na vida de um novo changeling. O vulcão explode, a terra treme e uma fenda se abre debaixo dos seus pés, o tsunami chega na praia e explodem fogos de artifício cósmicos, como o livro diz, é o anuncio a liberdade, da saída da casca tirana da razão. (Tudo metafórico, não é necessariamente assim toda vez, só exemplos do que pode rolar.). O Glamour invade o changeling ao despertar, engolfado pela matéria prima do Sonhar, dessa forma, nada do que ele vê, ouve, cheira, toca ou saboreia traz qualquer semelhança com os parcos sentidos humanos. Fato é que a dificuldade de assimilar isso tudo atinge o changeling na Dança Onírica, se tornando difícil saber onde o corpo físico termina e inicia o mundo das experiencias.

O changeling cai no conforto do Sonhar pela primeira vez. Onde se vê envolvido de Glamour, ele percebe sua verdadeira identidade feérica brilhar na luz da realidade quimérica. Somem as Brumas que permeavam sua mente mostrando o mundo como os changelings realmente o veem: um mundo feito de magia feérica e impregnado de glamour. Ele vê Arcádia e vislumbres de “vidas” anteriores, na verdade de manifestações dele mesmo em outro corpo mortal ou até da “vida” antes dos portões fecharem, passam como um filme na mente do changeling. Vez ou outra até singelas visualizações do seu futuro, em geral indistintos e rápidos passam por sua mente, na maior parte nem é possível assimilar ou compreender. Futuramente talvez ele recorde de alguns fragmentos.

Seus pensamentos, sonhos ou pesadelos mais profundos se amontoam, vindos do mar de Glamour que é o cerne do changeling; e viram “parceiros” quiméricos na Dança Onírica e acabam chamando a atenção de todo changeling que haja por perto. Muitas vezes acontece do “nascimento” de um changeling acabem invadindo a realidade a suplantando a Banalidade local e acabam surgindo rumores de dragões invadindo Manhattan ou monstros marinhos na Bahia de Guanabara.

Mas nem todos os changelings suportam a intensidade da Dança Onírica, alguns acabam enlouquecendo quando as fachadas de suas muralhas humanas sucumbem diante do Glamour e tudo ao seu redor acaba desmoronando. Outros sucumbem à Banalidade, negando com todas as forças essa nova realidade quimérica se recusando a aceitar que não são “normais”. Alguns simplesmente abandonam o Sonhar e negam sua existência e assim se juntam aos dauntain*, os que destroem o Sonhar.

Durante a Dança Onírica os changelings estão no auge da sua vulnerabilidade. Incapazes de dar sentido a enxurrada de transformações, sensoriais e perceptivas, até mesmo sensuais que explodem ao redor e dentro dele mesmo, o changeling expele Glamour como se fosse um farol numa noite escura, permitindo que toda criatura Desperta possa localiza-lo com precisão. Isso o torna uma presa fácil para alguns dos mais nocivos habitantes sobrenaturais do Mundo das Trevas, até mesmo para os caçadores de changelings.

Os changelings que estiverem ao entorno, no mesmo local ou área que o individuo na Dança Onírica, eles têm o dever de localizar e proteger o novo primo, e é assim que a maior parte deles age, afinal dá para aproveitar e muito a superabundância de Glamour. Em geral e nessa hora que que ocorre a primeira apresentação do novato à grande comunidade changeling e aos outros kithain.

A Tutela

Após a Dança Onírica e descobrir ser uma fada exilada, esse changeling agora deverá encontrar um lugar entre seus semelhantes. Geralmente, alguns kithain, os que ficam sabendo da existência do novo changeling por conta da reveladora onda de Glamour vinda da Crisálida, levam o novato para uma propriedade livre, em geral a mais próxima. E nesse local, ele começará seu treinamento como filho do Sonhar. E descobrirá o motivo pelo qual teve que passar pela opressão da Banalidade e descobrirá sua verdadeira natureza, assim como seu Kith feérico (sua raça).

O guardião abaçando seu protegido

Nesse momento um mentor se apresenta, alguém que “adotará” e se tornará seu guardião e tutor pelo período de aproximadamente um ano após a Crisálida. Esse período de tutela vem da prática dos nobres medievais de trocar seus filhos afim de forjar alianças entre as cortes nas futuras gerações. Como a família mortal, em geral não consegue entender as revelações profundas por quais ele passou. (caso haja uma) O novo changeling passa a ver o tutor e seus novos companheiros como uma segunda família e no caso de não haver uma família mortal, ele passa a entender o que é uma família. Com o intuito e de preservar os laços entre guardião e protegido, ambas as partes prestam um Juramento de Guarda. Em geral essa é a primeira experiencia do novo changeling com o poder do penhor.

Geralmente o mentor é um kithain mais velho e experiente, em geral um rezingão, mas tb pode ser um estouvado. A escolha de quem será o mentor cabe ao soberano da propriedade livre que inicialmente abrigou o novato. Mas se o novato for membro da nobreza, o senhor local escolherá um mentor. Essa relação existe para benefício e facilitação da introdução do protegido na sociedade dos kithain, na maioria das vezes a política local determina quem terá a “honra” de tutelar o novo integrante.

Quando uma mixórdia, um grupo de kithain plebeus, descobre um novo changeling, acaba sendo raro a entrega desse “prêmio” para os nobres, e acabam eles mesmo educando o novo integrante. Nesse caso o membro mais influente que haja na mixórdia ou o mais conveniente para o protegido. Afinal, não há hierarquia na tutela entre a plebe. E o guardião acaba agindo mais como um irmão mais velho que como um pai adotivo.

Mesmo com o guardião sendo a única influência de um neófito e acabar impondo ao protegido seus pontos de vista, suas interpretações da sociedade do kithain, além dos contatos, é claro. Não significa que o protegido se tornará uma cópia fiel do mentor. Em gral ocorre o oposto: a rebeldia juvenil acaba se sobrepondo e o novo changeling acaba seguindo um caminho diferente, até oposto do seu tutor. Logo um guardião Seelie pode ter como seu tutelado um changeling Unseelie, até um nobre tradicional ter como protegido um changeling com fortes tendencias anarquistas. Mas apesar dessas diferenças, somente se o mentor abusar vínculo de guardião e protegido, o changeling em geral respeita e mantem um afeto pelo seu primeiro protetor na vida.

Como as Brumas impedem que seus parentes da vida mundana conheçam o Sonhar e a realidade da sociedade kithain, o guardião geralmente toma seu pupilo como herdeiro das propriedades e, se tiver, dos seus títulos. Isso acaba por assegurar uma continuidade entre gerações.

A Consignação

Esse é o nome dado ao tempo que um kithain leva para se adaptar a sua nova condição na sociedade dos changelings, em geral leva um ano e um dia, ou seja,13 luas cheias ou um ano bissexto, esse é o período onde o tutor passa suas premissas ao tutelado. Esse tempo é dividido em etapas, a de custódia e a de observação.

Na etapa de custódia, os tutores, mentores, guardiões, como queira chamar, vigiam bem de perto os infantes ou estouvados neófitos e pegam para si a responsabilidade de qualquer transgressão dos costumes ou tradições que o novato tenha cometido. Mas pouco a pouco as restrições vão sendo relaxadas, e os tutelados passam a interagir bem mais diretamente no novo ambiente e com outros changelings. O relaxamento da supervisão determina o início do período de observação. A partir de agora o neófito passa a aprender com a experiência, se cometer erros ele mesmo sofrerá a punição e qualquer outra consequência criada por suas ações.

Se os changelings passarem pela Crisálida de forma tardia, já na idade adulta em sua forma humana acaba recebendo um tratamento um pouco diferente. As lições sobre a herança feérica e o seu lugar na sociedade são passados da mesma forma, mas não há a tutela. Os “rezingões”, nome dado aos changelings mais velhos, se tornam hospedes de uma propriedade livre ou de uma mixórdia que se responsabilizam por ele. E é nesse local, que as instruções são passadas, mas os anfitriões entendem que ele passou uma vida inteira na sociedade mortal e acaba fazendo algumas concessões porque nessa vida humana ele também adquiriu certa sabedoria. Para muitos rezingões a transição da vida humana para a vida nova aca sendo um alívio, acaba tendo explicações para todos os sentimentos inoportunos que traziam desconforto e sensação de deslocamento que eles tinham na sociedade humana. Mas para outros é o desmoronamento de tudo o que para eles era tido como realidade e acaba causando um estado de espírito precário, e unicamente um tratamento mais disciplinado se torna possível para acalmar e ajudar esses rezingões.

Após sobreviver tanto a custódia como também à observação, acontece um ritual chamado de a “Consignação” (“registro” ou “nomeação”) que faz uma iniciação do novo membro na nova sociedade dos kithain. Um selo que atesta que ele está apto a viver como um changeling. Nessa cerimônia, videntes versados em Artes mágicas especiais rompem as Brumas e descobrem o Nome Verdadeiro do novo changeling. Um nome secreto que define a cada relação de cada kithain com o Sonhar e personifica sua essência. Qualquer changeling que passa pela Consignação sabe que seu Nome Verdadeiro deve ser guardo com todo afinco e revelado somente para membros da sua família ou sua mixórdia. Afinal, todos sabem que, pelo conhecimento popular, saber o nome verdadeiro de um demônio dá poder sobre ele. Com os changelings é assim também, então alguns até se negam a revelar seu Nomes Verdadeiros a terceiros.

Sidhe

Os sidhe passam por uma variação do ritual de Consignação, uma cerimônia secreta, à qual só é permitido comparecimento dos membros da casa nobre que se responsabilizou pelo neófito.

Mas além da cerimônia de nomeação os sidhe recém-desperto passa pelo Fior-Righ, uma prova que atesta suas capacidades físicas, mentais e sociais. O final do Fior-Righ determina a posição social do neófito e q qual casa nobre ele pertence.

Vez ou outra, as casas nobres introduz de forma deliberada um de seus membros numa familia humana e esperam até o hospediero passar pela Crisálida. Dessa forma a casa já tem bastente informação sobre o normalmente só seria revelado na Consgnação, como a casa a qual pertence, o caráter e os pontos fortes e fracos do chengeling em questão.

Passando a Consignação, o neófito presta um juramento de Fidelidade ao senhor da propriedade livre ou da mixórdia que o adotou. De acordo com a sua boa vontade e habilidades ele pode passar a servir à familia do de seu novo senhor. A Consiginação determina o fim da Crisálida e o inicio de sua nova vida na sua nova reliadade, no Sonhar.

 

Chegamos ao fim da quinta parte de Um Mundo de Sonhos, no próximo falarei do Poder do Tempo, como os changelings envelhecem. E se couber também sobre como evitar o envelhecimento, se não couber fica pro sétimo.

 

*dauntain: são os destruidores do Sonhar, falarei deles no futuro, mas por hora saiba que são os que mesmo inconscientemente trabalham para destruir o Sonhar.

 

Até lá, boas rolagens e muitos acertos críticos para vocês. Mas não deixem de conferir mais postagens do MRPG aqui no Liga das Trevas e muitos mais.

 

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Aventuras de Tormenta em Ordem Cronológica do cenário!

Tormenta está fazendo 25 anos. E desde 1999 muitas aventuras prontas baseadas no cenário foram lançadas, tanto na Dragão Brasil impressa quanto na sua sucessora Dragon Slayer, na própria revista Tormenta e futuramente na volta da Dragão Brasil agora digital e na revista Tormenta20. Mas para você que quer fazer um tour pelas eras de Tormenta, compilamos aqui todas as aventuras prontas baseadas no universo de Tormenta lançadas até o 2024! Espero que gostem!

Mas antes, como sempre, Disclamer, ou não

Hoje não tem Disclamer, te peguei!

Como classificamos?

As aventuras abaixo foram lançadas em diversas revistas diferentes, em diversos períodos. Então vamos percorrer elas das seguintes maneiras; Vamos falar o nome da aventura, em qual sistema mais atual em que ela foi adaptada, em qual fonte você pode adquirir ela, em qual ano no cenário de Tormenta ela se passa e uma breve sinopse dela.

Não estamos fazem uma ordem cronológica de lançamento, mas em ordem em que elas se passam no cenário de Tormenta. De 1312 até 1421! Então, sem mais delongas, simbora!

Pré-1400

O Disco dos Três

Fonte: Só Aventuras TRPG Vol. 3

Ano: 1312

Sistema: TRPG

O Desafio dos Quatro

Fonte: Dragão Brasil #100

Ano: cerca de 1378

Sistema: d20 system

A Queda do Feiticeiro Vermelho

Fonte: Dragon Slayer #06

Ano: cerca de 1397

Sistema: d20 system

O (Quase) Imortal

Fonte: Só Aventuras 3D&T Vol. 1

Ano: Cerca de 1397

Sistema: d20 e 3D&T

1400-1406

Nome
Sistema
Fonte
A Cripta Assombrada d20 DB #111
Dado Selvagem d20 Só Aventuras 3D&T Vol. 2
Holy Avenger T20 T20 DB #161-162
Pequenas Mãos de Ferro d20 Tormenta – Guia do Mestre 3.5
Herança de Família d20 DS #010
Mercenario$ A Mansão dos Espelhos d20 DB #103
O Caminho Para Doherimm d20 Revista Tormenta #07
O Legado de Saliz´zar d20 Só Aventuras 3D&T Vol. 2
O Monstro Atrapalhado d20 Só Aventuras 3D&T Vol. 1
Praga Verde d20 DB #107
Prisioneiras da Ordem d20 DB #097
Rainhas da Selva AD&D DB #018
Reino da Escuridão d20 DB #077
Torre dos Pesadelos d20 DB #071
Triunphus, um bom lugar para morrer AD&D DB #019
A Busca por Kalamar d20 Tormenta #017
A Libertação de Valkaria d20/T20 A Libertação de Valkaria d20/T20
A Volta do Camaleão d20 DB #065
A Defesa de Norm d20 DS #022
Reliquias de Brachin Part 1 d20 DS #016
Reliquias de Brachin Part 2 d20 DS #017
Expedição ao Templo do Inseto-Rei d20 DS #023
Aventuras menores para compleemtnar Contra Arsenal d20 DS #025
Canção das Estrelas d20 DS #018
Contra-Arsenal d20 Contra-Arsenal d20
O Reinado quer Você! d20 DS #027

1410s

Nome Sistema Fonte
A Espada de Morkh Amhor TRPG Só Aventuras TRPG Vol. 3
A Ilha do Umbral de Fogo TRPG DB (Digital)  #118-121
A Invasão de Lamnor TRPG Só Aventuras TRPG Vol. 2
A Rebelião dos Insetos TRPG Só Aventuras TRPG Vol. 3
A Vingança de Slash Calliber TRPG Só Aventuras TRPG Vol. 3
Briga em Família T20 Só Aventuras T20
Casamento Sombrio T20 Só Aventuras T20
Dia de Tormenta T20 Só Aventuras T20
Entre o Céu e a Terra TRPG Só Aventuras TRPG Vol. 3
Expedição a Aliança Negra TRPG Expedição a Aliança Negra
Expedição de Darvos T20 Só Aventuras T20
Guerra Artoniana T20 Guerra Artoniana T20
Mergulho no Passado TRPG Só Aventuras TRPG Vol. 2
O Aroma da Aranha Vermelha Império de Jade DB #154
O Covil do Terceiro T20 Só Aventuras T20
O Espelho de Karahmir TRPG Só Aventuras TRPG Vol. 3
O Resgate da Lança Dourada  TRPG DB #141-142
O Teste TRPG Só Aventuras TRPG Vol. 2
Sob os Céus de Vectora T20 Só Aventuras T20

1420s

Nome
Sistema
Fonte
Coração de Rubi T20 Coração de Rubi
Fim dos Tempos Arco 1: Colinas Centrais T20 Fim dos Tempos
Lua Gnoll T20 Beta DB (digital) #149
A Cripta da Caveira Esquecida T20 Aventuras Breves
Capturados pelos Puristas T20 Aventuras Breves
O Ataque dos Goblins T20 Aventuras Breves
O Grande Roubo do Cassino T20 Aventuras Breves
O Templo do Deus Dragão T20 Aventuras Breves
Sussuros Carmesins T20 Aventuras Breves
Sequestros na Grande Feira T20 DB (digital) #171
A Última Marcha T20 DB (digital) #172
Mistério na Mansão da Maga T20 DB (digital) #173
Passos de Lava T20 DB (digital) #174
Julgamento Escarlate T20 DB (digital) #175
Folia Fatal T20 DB (digital) #176
Pesquisadores do Campo Proibido T20 DB (digital) #177
Fuga pelas Uivantes T20 DB (digital) #178
Metamorfose Feérica T20 DB (digital) #179
Misteriosa Casa da Profecia T20 DB (digital) #180
Sob a Sombra da Deusa T20 DB (digital) #181
Através das Linhas Inimigas T20 DB (digital) #182
Dia de Caça T20 DB (digital) #183
O Festim da Bruxa T20 DB (digital) #184
Segredos Alquímicos T20 DB (digital) #185
Heróis de Bolso T20 DB (digital) #186
Guardiã de Meu Irmão T20 DB (digital) #187
Baile Rampeiro T20 DB (digital) #188
Serpentes em Valkaria T20 DB (digital) #189
A Relíquia T20 DB (digital) #190
Túneis e Trolls T20 DB (digital) #191
Kobolds Não Me Mordam! T20 DB (digital) #192
A Cabeça do Morto T20 DB (digital) #193
Perseguição Teatral T20 DB (digital) #194
Dinheiro Fácil T20 DB (digital) #195
Fuga para Aslothia T20 DB (digital) #196
Banquete Em Fuga T20 DB (digital) #197
Um Novo Dia para Morrer T20 DB (digital) #198
Altos Problemas em Nitamu-ra T20 DB (digital) #199
Preocupações Draconicas T20 DB (digital) #200
Caminho para a Liberdade T20 DB (digital) #201
A Casa da Noite T20 DB (digital) #202

1421

Fim dos Tempos Arco 2: Valkaria

Fonte: Fim dos Tempos Arco 2 (A lançar)
Ano: 1421
Sistema: Tormenta20

Conclusão

“O que eu faço com essa informação, Gustavo?”

Você pode se inspirar em uma aventura sua, você pode adaptar ela pro sistema que você gosta de jogar, ou só fica de curiosidade mesmo.

São 91 aventuras no total, entre aventuras curtas e aventuras mais longas, dá pra jogar bastante tempo no cenário ou se inspirar para isso. A matéria de hoje foi mais curta, mais de curiosidade, mas espero que você tenha gostado!

A Jornada Heroica: Guerra Artoniana, está em financiamento coletivo solidário neste exato momento, que você pode ver aqui. Além de apoiar a campanha, também será possível doar para os funcionários que perderam tudo nas enchentes. Essa é uma batalha que vale a pena lutar.

Para mais informações, além do site da campanha, fizemos uma postagem falando sobre que você pode conferir aqui


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Por último, mas não menos importante, se você gosta do que apresentamos no MRPG, não se esqueça de apoiar pelo PadrimPicPayPIX ou também no Catarse!

Assim, seja um Patrono do Movimento RPG e tenha benefícios exclusivos como participar de mesas especiais em One Shots, de grupos ultrassecretos e da Vila de MRPG.

Além disso, o MRPG tem uma revista! Conheça e apoie pelo link: Revista Aetherica.

Se liga na Área de Tormenta, o espaço especial dedicado apenas à Tormenta20 e o que remete a ele! E acompanhe também as outras sessões, por favor!


Texto: Gustavo “AutoPeel” Estrela

Imagem de Capa: Gustavo “AutoPeel” Estrela

Revisão: Isabel Comarella

Fúria Amazônica – Biblioteca Arkanita

Esta semana, a iniciativa da Biblioteca Arkanita apresenta o netbook Fúria Amazônica, de Breno “Arcano Pauxis” Muinhos. Este netbook apresentam regras para se jogar com quatro possíveis raças teriantrópicas ligadas à fauna amazônica.

Conteúdo do netbook

O netbook apresenta as regras para jogar com as seguintes raças teriantrópicas (chamadas aqui de Meio-Homens):

  • Homens-Jaguar (Onça), considerando as tribos (na verdade, mais para castas do que tribos) Jaguará (guerreiros) e Iawar (feiticeiros).
  • Homens-Jacaré, os Herdeiros das Memórias.
  • Homens-Cobra, ou Mojús.
  • Homens-Boto, os Sedutores.

Você pode baixar este netbook aqui mesmo na Biblioteca Arkanita. Clique aqui para iniciar o download. E continue acompanhando as postagens semanais da Biblioteca Arkanita para outros grandes netbooks como Fúria Amazônica!

Você pode também nos ajudar a movimentar o RPG fazendo parte do nosso Patronato. Mas se não puder, tudo bem! Venha fazer parte da nossa comunidade, começando pelo YouTube por exemplo.

Kamen Rider Black para 3D&T

Este artigo com a adaptação do tokusatsu Kamen Rider Black para 3D&T Alpha foi escrito originalmente na revista Tokyo Defender #15 por Wellington Botelho. Veja o artigo original na íntegra ao baixar a edição gratuita clicando aqui, que ainda inclui as fichas da Road Sector, de Shadow Moon e dos três Sumo Sacerdotes de Gorgom, além da descrição do kit Kamen Rider (Era Showa). Para outras edições gratuitas da Tokyo Defender, clique aqui. Para adquirir as edições do formato em financiamento coletivo, clique aqui.

Kamen Rider Black (Kamen Raidā Burakku, traduzido como “Masked Rider Black” e Black Kamen Rider no Brasil) é uma série de televisão de super-heróis de tokusatsu . É a oitava série da famosa franquia Kamen Rider. É uma colaboração conjunta entre a Ishinomori Productions e a Toei, e foi ao ar no Mainichi Broadcasting System e no Tokyo Broadcasting System de 4 de outubro de 1987 a 9 de outubro de 1988, com um total de 51 episódios. Com seu enredo muito dramático e suas reviravoltas, além da relação trágica com seu arqui-inimigo, a série não só tornou-se muito popular no Japão, mas também em muitos países onde foi ao ar. A série é frequentemente considerada um clássico da TV e é considerada por muitos como o programa Kamen Rider mais popular do final dos anos 80, bem como o mais famoso de todos os Kamen Riders do período Showa. Kamen Rider Black RX foi uma sequência direta desta série. A adaptação para mangá da série é intitulada Kamen Rider Black. As classificações médias de audiência da série foram de 9,3%. A série logo de início cativou o público japonês, pelo drama que continha. O sucesso de Black, não se deve tanto à sua audiência, mas às altas vendas de produtos, e pela popularidade que o herói alcançou na época, algo que poucas séries conseguiram.

O próprio autor Ishinomori fala que Black pode ser considerado um “reboot” do primeiro Kamen Rider. Realmente as duas histórias tem muito em comum, assim como o fato de mostrar o lado sensível dos heróis. A dor de perder seus entes queridos e de viver uma vida solitária, tendo que conviver com o peso de ser um homem reconstruído, esta “essência” talvez tenha sido o segredo para o sucesso e popularidade que a série alcançou na época e que continua até os dias de hoje.

Kamen Rider Black é um sucesso que não acaba no Japão. Além da sequência que ganhou em 1988,  Kamen Rider Black RX, que mostrou novas formas do herói, ele continua aparecendo nas telas, até mesmo no cinema, participando de filmes e especiais dos novos Kamen Riders.

Um exemplo foi a sua participação na série Kamen Rider Decade de 2009, nos episódios 26 e 27. Nestes episódios também temos a participação do ator Tetsuo Kurata, que mais uma vez vive Issamu, e se  transforma no herói lendário. Essa nova participação do Black, agradou muito os antigos fãs da série, pois nos deu a chance de ver o ator novamente em ação assim como mostrou Black para o novo público. Além da série, Black marcou presença no filmes Kamen Rider Decade: All Riders Vs DaiShocker de 2009, no filme OOO, Den-o, All Riders: Lets Go Kamen Riders! de 2011, filme que comemorava o aniversário de 40 anos da franquia Kamen Rider e no filme Super Hero Taisen de 2012, onde diversos heróis aparecem, inclusive podemos ver uma rápida luta entre Black e Shadow Moon, trazendo um ar de nostalgia para os fãs.

A HISTÓRIA

A série possui um clima tenso e sombrio desde o início. Tudo começa na noite em que os irmãos de criação Issamu Minami (Kotaro, no original), e Nobuhiko Akizuki comemoravam o aniversário de 19 anos. Depois de serem sequestrados pelo culto Gorgom através de uma nuvem de gafanhotos, ambos foram submetidos a uma cirurgia ciborgue com o objetivo de tornarem-se candidatos para ser o próximo Rei da Criação Gorgom, que é uma organização maligna que deseja dominar nosso mundo, onde muitas pessoas importantes, como artistas e políticos de todo o Japão se integram secretamente. Os irmãos são chamados de Reis Seculares e estão destinados a se enfrentarem em uma batalha final – quem vencer será o próximo Rei da Criação. Após sofrerem a cirurgia tendo a Kingstone (pedra responsável pela transformação), inseridas em seus corpos, Issamu escapou antes de sofrer uma lavagem cerebral, com a ajuda de seu pai adotivo, sendo perseguido pelos Sacerdotes de Gorgom. Ressentido por ter fugido sem salvar seu irmão e por ser  enganado pelo seu pai adotivo, Issamu desperta o poder contido dentro dele e se transforma pela primeira vez.

Depois de procurar ajuda e investigar o que estava acontecendo, ele logo descobre a terrível verdade do padrasto: Gorgom originalmente matou seus verdadeiros pais e, desde que Issamu e Nobuhiko nasceram no dia de um eclipse solar, ficaram conhecidos como “Sol Negro” e “Lua Sombria”. Após ver seu pai adotivo morrer num ataque dos Gorgom, jura então se vingar pela morte de seus pais biológicos e também salvar a humanidade dos seus planos malignos, assim como resgatar seu irmão que ainda se encontrava na base, assumindo o nome de Kamen Rider Black. No entanto, mais tarde na série, Nobuhiko surgiu como Shadow Moon para lutar contra Issamu. Mesmo com muito esforço, não consegue salvar seu irmão, que se tornaria o seu maior inimigo

Issamu Minami

Nasceu no dia de um eclipse solar, junto com seu meio-irmão Nobuhiko Akizuki, dentro do mesmo hospital. Gorgom percebeu isso, e os dois irmãos tiveram direito a serem os herdeiros de seu líder, o Rei da Criação. Depois que os pais de Issamu morreram (quando tinha cerca de 3 anos) como resultado de um aparente acidente, o professor Akizuki adotou Issamu criando-o como se fosse seu filho. Na noite de seu aniversário de 19 anos, foi capturado por Gorgom e transformado em cyborg e infundido com a Kingstone. Issamu recebeu a “Pedra do Sol” para tornar-se Rei Secular, o Sol Negro (Seikio Burakku San). No entanto, antes da lavagem cerebral final, Soichiro Akizuki interrompeu a fase final do processo, com Issamu escapando por pouco.

Tendo sido perseguido por Gorgom após sua fuga, Issamu descobre sua nova habilidade de se transformar no humanoide gafanhoto como resultado de sua cirurgia, junto às suas novas habilidades ciborgues.

Depois de receber uma carta de Soichiro, Issamu se reúne secretamente com seu pai adotivo e descobre a verdade sobre sua infância. Soichiro revela a Issamu que ele concordou em se juntar a Gorgom para receber financiamento para sua pesquisa arqueológica em troca de seus filhos serem operados ao completar 19 anos. Quando o pai de Issamu se recusou a ingressar na organização, Gorgom o matou junto de sua esposa. Depois que o professor Akizuki é morto por cinco dos Mutantes Aranha de Gorgom, Issamu se transforma mais uma vez e leva o título de “Kamen Rider Black”. Ele então promete vingança contra Gorgom e procura resgatar Nobuhiko de suas garras. Como Black, Issamu ganha apoio da irmã mais nova de Nobuhiko, Kyoko, bem como da namorada de Nobuhiko, Satie. Ele costumava ser encontrado trabalhando meio período com as duas garotas no café Capitola. Ele também ganharia aliados na luta contra Gorgom, como Ryusuke Taki, oficial da Interpol, e o próprio Mutante Baleia, de Gorgom.

Eventualmente Issamu se reúne com Nobuhiko, no entanto, Nobuhiko foi convertido no Rei Secular  perfeiçoado, Shadow Moon. Na luta deles, justamente quando Issamu estava vencendo a luta, o Rei da  Criação transformou Nobuhiko temporariamente de volta à forma humana. Isso fez Issamu perder a luta quando Nobuhiko voltou para Shadow Moon e lançou um ataque surpresa. Numa tentativa desesperada, Issamu tentou convencer Shadow Moon de que a Terra pertence a todos os seres vivos e que as ações de Gorgom estavam erradas. Shadow Moon, em resposta, esfaqueou-o com o Sabre Satan. Shadow Moon então alcançou sua mão em direção a Kingstone de Issamu. Apenas quando parecia que toda a esperança estava perdida, Issamu de repente voltou à sua forma humana. A forma humana de Issamu despertou a humanidade remanescente dentro de Shadow Moon, fazendo com que este recuasse. Apesar de manter sua Kingstone, as feridas de Issamu eram muito graves para curar por conta própria, fazendo com que ele morresse. Em resposta, o restante de sua família deixou o Japão e pessoas de todo o país perderam a esperança na batalha contra Gorgom. Felizmente, o Mutante Baleia usou um ritual especial para ressuscitar Issamu, além de aumentar seu poder. Tendo sido revivido, Issamu lutou contra hordas de monstros até lutar contra Shadow Moon e derrotá-lo. Issamu foi então impiedosamente insultado por Shadow Moon, que lhe disse que ele se arrependeria pelo resto da vida, sabendo que matou seu melhor amigo e meio-irmão Nobuhiko. Apesar dessas palavras cruéis, Issamu disse a Shadow Moon para permanecer vivo para que eles possam escapar juntos mais tarde.

Usando o Sabre Satan empunhado por Shadow Moon, Black então lutou contra o Rei da Criação de Gorgom e o destruiu. A base logo começou a se autodestruir, o que o impediu de colocar Shadow Moon em segurança. Issamu então olhou para as ruínas enquanto dizia o nome de Nobuhiko. Com Gorgom derrotado, Issamu visitou o bar do Capitola antes de partir para um destino desconhecido.

Issamu Minami, Kamen Rider Black (18N)

F1, H4, R2, A1, PdF0, 20 PVs e 20 PMs

Kit: Kamen Rider (Armadura Completa, Ás, Ataque Acrobático, Ataque em carga, Golpe poderoso, Movimento de Inseto, Sangue de ferro)

Vantagem Única: Ciborgue Mutante*.

Vantagens: Aliado (Moto Rider – Battle Hopper), Aliado (Moto Rider – Road Sector), Paralisia (Kingstone Flash), Pontos de Magia Extra, Pontos de Vida Extra, Sentidos Especiais (Audição Aguçada/Sensoring Ears, Infravisão/Multi-Eye e Radar/Rider Sensor), Técnica de Luta (Ataque Forte/Rider Punch, Ataque Violento/Rider Kick).

Desvantagens: Código dos Heróis, Devoção (Derrotar os Gorgom), Segredo (identidade secreta).

Perícias: especializações em Acrobacia, Rastreio, Pilotagem.

* Ciborgue Mutante (Kaizo Ningen) (-1 ponto): Vem de “cyborg”, abreviação de “organismo cibernético”. Um ciborgue é um tipo de “meio-construto”, uma combinação de homem e máquina, reunindo o melhor dos dois mundos. Eles são parte máquina, parte ser vivo. Ciborgues podem ser máquinas com partes humanas, ou humanos com partes mecânicas. Essa diferença é importante: os primeiros têm cérebros eletrônicos, e os últimos têm cérebros humanos. Você possuí um Cérebro Orgânico. Se você escolher esta opção, será normalmente afetado por magias e poderes que afetam seres vivos.

Battle Hopper

Uma moto criada exclusivamente para o futuro Rei da Criação. Foi graças a ela que Issamu conseguiu escapar da base de Gorgom. Apesar de ser uma máquina, ela possui vida e tem o poder de se auto regenerar. Já salvou Black inúmeras vezes do perigo, inclusive se sacrificou para que Issamu pudesse dar um fim definitivo em Shadow moon.

Battle Hopper (12N)

F2, H1, R3, A1, PdF0, 15 PVs e 15 PMs

Vantagens: Mecha, Aceleração, Ataque Especial (Dynamic Smash, F; Aproximação), Regeneração.

Desvantagens: Devoção (Obedecer os comandos do Rei Secular: Black Sun ou Shadow Moon).

Taurus (no original Bilgenia/Birugenia)

Guerreiro de Gorgom, fez sua primeira aparição no episódio 18. Ele nasceu 30.000 anos atrás em um dia de eclipse solar, assim como Issamu e Nobuhiko. No entanto, uma Kingstone nunca foi dada a ele porque o Rei da Criação não o favorecia e, portanto, ele não poderia se tornar o próximo Rei da Criação. Isso o fez ficar com raiva e tentar se revoltar contra ele e resultou com o Rei da Criação selando-o em um caixão. O Rei da Criação ordenou que os três sumos sacerdotes libertassem Taurus, já que eles continuavam falhando em recuperar a Kingstone de Issamu. Ele era uma dor tanto para Kamen Rider Black quanto para Gorgom.

Taurus sempre quis ser a pessoa que matou Kamen Rider Black, assim continuou interferindo nos planos dos sumos sacerdotes. No episódio 22, Taurus voltou à sua antiga forma de rosto branco de 30.000 anos atrás, tornando-o mais poderoso e mais arrogante. No episódio 25, ele fez com que o aluno de Yoichi Daimon, Egami, criasse o Hellshooter: um equivalente ao Road Sector. Ele o usou para desafiar o Kamen Rider Black e o Road Sector, apenas para que o Hellshooter fosse destruído. Durante a última tentativa de Gorgom de usar a força vital de Kyoko para despertar Shadow Moon, Taurus roubou o Sabre Satan e atacou os Sumos Sacerdotes antes de fugir com Kyoko e ir atrás de Black para pegar sua Kingstone. No entanto, Issamu e Kyoko conseguem se esconder de Taurus enquanto ele decide atacar a cidade para expulsar Issamu usando sua Satan Cross para causar anarquia com um grupo de jovens. Chegando a cena, Black luta com Taurus até que Shadow Moon finalmente desperte e ele reivindica o Sabre Satan, forçando Taurus a recuar à medida que sua influência se esvai. Voltando ao santuário Gorgom, Taurus lutou contra Shadow Moon, que o desarmou e o matou.

Taurus (15N)

F4, H3, R3, A3, PdF0, 15 PVs e 15 PMs

Kit: Mestre de Armas (Arma Favorita [corte, perfuração], Proteção Aprimorada).

Vantagens: Humano (Versatilidade), Adaptador, Ataque Especial (Espada Sagrada Bilgenia, F; Penetrante), Escudo, Patrono (Império Gorgom).

Desvantagens: Devoção (Ser o Rei Secular), Maldição (Nasceu no eclipse do Sol há 30.000 anos).

Perícias: Especialização em Acrobacia, Rastreio e Pilotagem.

Este artigo com a adaptação do tokusatsu Kamen Rider Black para 3D&T Alpha foi escrito originalmente na revista Tokyo Defender #15 por Wellington Botelho. Veja o artigo original na íntegra ao baixar a edição gratuita clicando aqui, que ainda inclui as fichas da Road Sector, de Shadow Moon e dos três Sumo Sacerdotes de Gorgom, além da descrição do kit Kamen Rider (Era Showa). Para outras edições gratuitas da Tokyo Defender, clique aqui. Para adquirir as edições do formato em financiamento coletivo, clique aqui.

Quintessência e Paradoxo – Compreendendo a Magia de Mago: A Ascensão

O universo de Mago a Ascensão é vasto e complexo, o que pode deixar muitos iniciados perdidos. Por isso, compreender a trama que altera a realidade para a vontade do mago é um passo essencial da ascensão.

Alguns termos demandam uma atenção especial, pois lidam diretamente com a forma como os magos praticam sua arte, bem como os impactos que são gerados na realidade a qual estão tentando modificar.

Por isso, apresentaremos para você alguns dos principais conceitos desse universo, e como suas funções auxiliam um mago, desde os iniciantes até os mestres das artes, a atingir seus objetivos e lutar contra as forças que se opõem a eles.

Quintessência

A quintessência é a realidade em sua forma mais pura. Trata-se da matéria-prima que os magos utilizam a seu favor, e ela engloba uma série de conceitos que estão espalhados pelo mundo das trevas.

Para os tecnocratas, eternos oponentes das ordens mágicas, a quintessência tem como nome “Energia Primal”. Entretanto, outras criaturas sobrenaturais utilizam pelo menos parte da quintessência, uma vez que seu entendimento é mais limitado.

Os lobisomens, por exemplo, a chamam de Gnose. Outros termos comuns são Glamour, Chi, Sekhem, e estudiosos arcanos acreditam que até mesmo o sangue sobrenatural dos vampiros, a vitae, tenha quintessência imbuída em sua base.

A quintessência é uma força que flui de todas as coisas, permitindo que elas existam. Por conta disso, é uma energia poderosa e bruta, da qual é necessário muito controle, estudo e poder para conseguir trabalhar com ela.

Em raras ocasiões, a quintessência pode ser encontrada condensada em uma forma física, conhecida como Tass. Normalmente, magos meditando em um nodo sagrado são capazes de gerar um Tass.

Mecanicamente, a quintessência é um atributo na ficha de personagens de mago a ascensão. Ele representa uma espécie de combustível mágico que o personagem tem dentro de si, possibilitando que ele realize feitos incríveis com a força de seu pensamento.

A quintessência deve ser usada para criação, mas não é um atributo obrigatório para a magia desperta, uma vez que a transmutação muitas vezes não exige o gasto de quintessência para ser utilizada.

A manipulação da quintessência em seu estágio mais puro é possível através do uso da esfera Primórdio, que será detalhada mais profundamente em um texto futuro, quando estivermos discutindo as esferas da magia como um todo.

A contagem da quintessência divide seu espaço com outro atributo muito importante na ficha de um mago, o paradoxo.

Paradoxo

Quando você altera a realidade, é bem provável que a realidade tenha algo a dizer sobre isso. O paradoxo é exatamente este efeito. Ele é a resistência do consenso comum, que mantém a realidade existindo e sem se fragmentar.

Algumas criaturas são poderosas e conseguem fazer pequenos ajustes na realidade, e por conta disso acabam entrando no consenso e mantendo o padrão existente, e por conta disso não são afetadas pelo paradoxo.

Esse não é o caso dos magos. Tamanho é seu poder, que a própria realidade se vê forçada a fazer algo a respeito das interrupções que o desperto está tentando realizar.

Ele é, em grande parte, o motivo dos magos não dominarem o mundo e colocarem todos sob seu comando e governo. Isso porque não importa o quão poderoso um mago seja, o paradoxo é mais.

A descrença e a estrutura padrão da sociedade dão ainda mais força para este elemento, que consegue manter toda a estrutura da realidade em ordem, e possibilitando que, ainda que um mago consiga fazer algumas alterações, isso seja limitado.

Em termos de jogo, o paradoxo pode existir de diversas maneiras. O choque de retorno é o mais comum, sendo um impacto direto, e muitas vezes físico, do ato de tentar mexer com as teias da realidade.

Um ataque mais visceral é o silêncio. Neste caso, o paradoxo força o mago a se separar da realidade como um todo, embora ele ainda exista dentro dela. Isso faz com que muitos magos percam completamente a sanidade.

Ofensas de grande porte a realidade presenteiam o mago com a visita de um espírito do paradoxo, ou ainda o transporte até um dos reinos do paradoxo, onde a realidade e as leis naturais são apenas uma vaga lembrança.

Por Fim

Um mago precisa entender esses conceitos básicos como Quintessência e Paradoxo para conseguir alterar a realidade e ser capaz de utilizar todo seu potencial, mas isso não é nada se ele não souber utilizar as esferas mágicas a seu favor para conseguir as mudanças que pretende.

Por isso, continue conosco na saga para compreender a magia desperta, e para entender um pouco mais sobre cada uma das nove esferas de poder.


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