fbpx
Movimento RPG
Image default
Manuscritos Resenhas

Aurora do Horror – suplemento para 4AD contra os Grandes Antigos – Resenha

Aurora do Horror –  suplemento para “Four Against Darkness” (4AD) Contra os Grandes Antigos, é um conjunto de 5 aventuras solo para investigação, horror e sobrevivência. Confira nossa resenha!

Lançado no Brasil pela Retropunk Publicações , originalmente criado pela MS Edizione. Escrito por Março Arnaldo.

Sobre o Livro

Aurora do Horror é um livro de 70 páginas, que traz 5 aventuras prontas de horror e sobrevivência, para RPG solo. Traz 2 novos personagens, Arqueóloga e Cultista Redimido. Necessita do livro “base” 4AD Contra os Grandes Antigos.

Aqui, as aventuras são no estilo Exploração de Masmorras. Podem ser jogadas em qualquer ordem, mas algumas tem pontos de ligação com as outras. Podem ser utilizados tanto os novos personagens, quanto os do módulo base. Servem como uma prequela para 4AD Contra os Grandes Antigos. Permitem “melhorias” dos personagens, que podem ser transportadas para outras aventuras no mesmo livro, ou em outros da mesma série.

5 aventuras te esperam, para desafiar sua inteligência e sanidade:

  1. O Horror da Mina: resgate sua amiga perdida numa mina abandonada.
  2. O Uivo do Mutado: o que deveria ser apenas um acampamento se torna uma armadilha mortal.
  3. Passeio Noturno: O que seria uma visita noturna de pré estréia na amostra do museu, se mostra algo muito mais interativa
  4. Retorno a Antártida: Não apenas o frio glacial espreita nesta expedição.
  5. A Herança: Um tio falecido deixou algo para você. Mas não necessariamente algo bom.

Pontos Fortes: Aurora do Horror

1)Para quem acha que controlar 4 personagens é um pouco pesado de administrar, neste caso teremos apenas um personagem investigador, com 3 ajudantes. É bem mais simples.

2) Embora seja uma exploração de masmorras, cada descrição é importante. A Masmorra é um ambiente que se modifica, a depender da sorte e das suas ações. Cada mapa é um enigma per si.

3) A ambientação e narrativa fazem referências as obras Lovecraftianas. Também se ligam as aventuras do livro base, construindo uma atmosfera que já conquista qualquer jogador, mas mais ainda para quem já leu Lovecraft.

Pontos Fracos

1) Necessidade do livro base. NÃO é uma expansão “Stand Alone”. Tem rejogabilidade, mas não tanto como o livro de origem , 4AD contra os Grandes Antigos

2) Os mapas apresentados são essenciais para a experiência, e embora você possa marca-los, é melhor desenhar e tomar nota num papel num papel a parte, ou fazer cópias.

3) Em pelo menos uma das aventuras, achei os encontros com monstros errantes cansativo. Esta sensação pode se repetir , e o terror não se beneficiar da repetição. Isso tende a se tornar enfadonho, e não empolgante

Por Fim

Se você procura uma experiência de jogo solo com terror e horror, de sobrevivência, e gosta de Lovecraft, pode pegar seus dados de 6 faces, papel, lápis, colocar na sua mochila com lanterna, e se aventurar pela Aurora do Horror.

Você não sairá a mesma pessoa que era antes, se sobreviver, mas apreciará a experiência, e estará mais apto a lutar Contra os Grandes Antigos.

Penso que este suplemento pode ser vivenciado como jogo cooperativo, com 2 pessoas e 2 personagens investigadoras, ao invés de uma só. Tive momentos “Uau!”, como aquele “estalo” que se vê nos filmes, onde um explorador olha o mapa nas suas mãos e pensa, “Caramba, como não percebi isso antes? Estava aqui o tempo todo!” Mas vou deixar pra você mesmo vivenciar isso, sem Spoilers.

Se ficou interessado na Aurora do Horror, pode dar uma olhada no site da editora Retropunk: Four Against Darkness – Contra os Grandes Antigos

Se terror não é a sua pegada, a Retropunk também lançou em 12/10/2023, o Financiamento Coletivo de: “Reino Magico Debaixo da Cama, para Savage Worlds“.


Por último, mas não menos importante, se você gosta do que apresentamos no MRPG, não se esqueça de apoiar pelo PicPay, PIX ou também no Catarse. E com isso, torne-se um Patrono do Movimento RPG e tenha benefícios exclusivos! Ou então, apoie nossa revista digital, a Aetherica através deste link!

Postagens Parecidas