Brutal - Resenha

Brutal – Resenha

Outubro chegou, e com ele, a época dos filmes de terror, jogos assustadores, entidades paranormais e claro, RPGs temáticos para o seu Halloween. Brutal RPG é um sistema independente criado por Bif, um dos idealizadores e mestres do D20 minutinhos e escritor de Ordem Paranormal. Que trás para a mesa a experiência dos clássicos filmes de terror slasher, na qual os jogadores escolhem um dos estereótipos comuns desses filmes, e são perseguidos por uma ameaça aterrorizante.

Como Brutal funciona?

O sistema é simples e intuitivo, e conta atualmente com oito arquétipos para a criação do seu personagem. Cada um deles possui uma habilidade única para ajudar o seu sobrevivente a fugir do assassino (ou até ajudá-lo na matança). Para os testes, são usados apenas D6, dando abertura para mais imersão em mesa e muito roleplay. É recomendado que cada jogo tenha de 2 a 6 jogadores sem contar o mestre. Para uma boa experiência em mesa, recomenda-se jogar com pessoas de confiança por ser um jogo que aborda temas pesados, muitas mortes e cenas delicadas.

Quem é você em um filme de terror?

Quando assistimos filmes de terror, ficamos nos imaginando na situação dos personagens e pensamos “não desce as escadas sozinho”, “não entra nessa casa abandonada”. Para ter um bom jogo de Brutal, é importante definir qual será o palco da matança, o que trouxe nossos protagonistas até ali e é claro, a motivação do nosso assassino. Por ser um sistema muito interpretativo, a ambientação da história ajuda a deixar os jogadores imersos nesse universo, e faz parecer como um elenco real de filme de terror.

Arquétipos e Assassino

Desde um Nerd que é viciado em filmes de terror e sabe exatamente as regras para sobreviver, até o capitão da equipe de futebol do colégio que é popular entre todos. O sistema brinca com estes estereótipos de modo a adaptar sempre entre jogador e mestre para uma melhor experiência.
Sendo assim os oito arquétipos presentes são:

  • Heroi,
  • Atleta,
  • Valentão,
  • Esbelto,
  • Inocente,
  • Nerd,
  • Relaxado e
  • Cético.

O próprio sistema conta com uma parte inteira para criar o seu assassino com 9 diferentes tipos de ameaça. Dessa forma ele pode oferecer e exemplificar as ações e habilidades possíveis que a mente maligna por trás do jogo pode usar.

Take a Shot

O termo Take a Shot se refere a arriscar tudo. Sabe aquelas ações que comentamos anteriormente? Aquelas que nunca teríamos coragem ou burrice para fazer em um filme de terror? Exatamente disso que estamos falando, de checar um barulho estranho sozinho ou dar as costas pro assassino.
Brutal é inicialmente um grande drinking game com os amigos, onde para recuperar dados perdidos o jogador deve acumular 8 shots. Caso alguém não beba, ou o grupo seja de menores de 18 anos, existem inúmeras formas de adaptar o sistema, sendo elas com balas azedas ou outras dinâmicas para conquistar dados.

NÃO JOGUE BRUTAL COM BEBIDAS ALCOÓLICAS SE NÃO TIVER 18 ANOS ou mais

O sistema

Como foi dito anteriormente, o sistema é simples e bem intuitivo. Todos na mesa começam o jogo com 6d6 (dados de seis lados), sendo este o número máximo de dados que se pode acumular em mesa. A cada teste requisitado o jogador pode escolher quantos dados vai gastar para ter mais chance de sucesso no teste.
É importante escolher com sabedoria, já que resultados de 1 a 3 são fracassos e de 4 a 6 são sucessos.
Mas o que torna tão dinâmico e imersivo é que vemos os dados das falhas isolados ao longo da sessão, sendo assim se eu estou fazendo um teste e escolho gastar 2 dados para realizá-lo e tiro 2 e 5 no valores, eu consegui passar no teste porém perco um dado pelo meu resultado baixo.

É aí que começa a graça, pois dentro do sistema nenhum dado é perdido e sim transferido. Aquelas falhas que vemos acontecendo na nossa frente, tem um motivo. Sempre que um jogador perder dados eles vão diretamente para a mão do assassino, que pode usá-los em qualquer cena de encontro para matar um personagem que tenha menos dados que ele.

Importante ressaltar que a iniciativa é pré definida pensando nos arquétipos e já tem uma ordem fixa, com o fator comum que todos na mesa constroem a cena juntos e só sabem o que acontece de fato no final de cada turno com a última ação da iniciativa, o assassino.

Outubrutal

Para o Catarse do sistema, um evento comemorativo no mês do Halloween se iniciou com um enigma onde influenciadores e suas comunidades poderiam encontrar dicas, e logo em seguida a primeira mesa que foi ao ar no dia 29. O evento contará com diversos mestres e mesas acontecendo durante todo o mês, com jogos envolvendo bebidas alcoólicas e outras não, para que todos consigam entender as diversas dinâmicas e formas de jogar juntos, tudo isso para apresentar de fato o sistema para a comunidade.

Se você se interessou nesse projeto da comunidade corre, pois Brutal RPG está no Catarse em financiamento coletivo com uma campanha de tudo ou nada! E para os grandes fãs do gênero, tem recompensas incríveis e limitadas, como uma máscara de um killer oficial do livro, a chance de você escrever um killer para a versão final do sistema ou até mesmo jogar uma oneshot apresentada pelo Bif, criador do Brutal.


Por último, mas não menos importante, se você gosta do que apresentamos no MRPG, não se esqueça de apoiar pelo PicPay, PIX ou também no Catarse. E com isso, torne-se um Patrono do Movimento RPG e tenha benefícios exclusivos! Ou então, apoie nossa revista digital, a Aetherica através deste link!

Sair da versão mobile