Livro do Jogador de Dungeons & Dragons 2024

Chegou o D&D Player’s Handbook 2024: entenda o que muda no novo Livro do Jogador

O novo Livro do Jogador de Dungeons & Dragons chegou às bancas em setembro e já está disponível para mestres e jogadores que querem atualizar sua mesa com novas regras, mas sem se afastar demais da 5ª edição de D&D.

No Brasil, o D&D Player’s Handbook 2024 pode ser encontrado em sites como Amazon e D&D Beyond. Mas, infelizmente, está disponível apenas em inglês e sem previsão de tradução para o português.

De toda forma, o novo livro apresenta uma imensidão de atualizações nas regras do D&D 5e. Se você quer aproveitar as possibilidades, mas não sabe por onde começar, este texto é exatamente o que você precisa.

Continue sua leitura e conheça as principais novidades do Player’s Handbook de 2024:

O que é o novo Livro do Jogador de D&D?

O Player’s Handbook 2024 é o primeiro lançamento da iniciativa One D&D, que surgiu em 2022 com o objetivo de criar uma edição definitiva de Dungeons and Dragons.

Durante estes dois anos, a Wizard of the Coast (WotC)  — empresa responsável pelo D&D — apresentou versões de teste das regras, colheu feedbacks e desenvolveu três novos livros:

Basicamente, eles atualizam os livros básicos da 5ª edição, que foram lançados em 2014: o Livro do Jogador, o Guia do Mestre e o Manual dos Monstros.

O Livro do Jogador é o livro básico para todo mundo que quer mergulhar no mundo de D&D. Ele tem todas as regras necessárias para uma aventura, como:

  • Criação de personagens
  • Combate
  • Exploração
  • Interação social
  • Equipamentos
  • Magias
  • Criação de itens
  • E muito mais

Basicamente, se você quer começar a jogar D&D, o Livro do Jogador é o livro mais importante! De fato, ele é o único que você realmente precisa. Os demais servem para ajudar o mestre a criar aventuras mais interessantes e completas.

Dessa forma, a edição de 2024 foi planejada para substituir completamente o Livro do Jogador de 2014.

No entanto, a Wizards of the Coast deixou claro que um dos maiores cuidados na criação do novo livro foi manter a compatibilidade com a 5ª edição. Entenda:

Dungeons & Dragons 2024 ainda é 5ª edição?

Há muita discussão sobre como chamar essa nova coletânea de regras para Dungeons & Dragons. Há quem chame de 6ª edição, 5.5e, One D&D, D&D 2024 e até 5.24e.

Mas o importante é que a 5ª edição não vai ficar para trás. Segundo a WotC, os novos livros são backwards compatible. Em português, podemos dizer que eles têm compatibilidade reversa, o que significa que devem funcionar com os outros livros de D&D 5e lançados nos últimos 10 anos.

É claro que os outros livros foram feitos pensando nas regras antigas. Então o mestre que optar em fazer essa compatibilidade vai precisar adaptar alguns detalhes.

Quais são as principais novidades do Livro do Jogador 2024?

A principal mudança do novo Livro do Jogador de D&D é a reorganização do conteúdo. A criação de personagens está mais detalhada, o livro apresenta exemplos de jogo e há até um enorme glossário de termos importantes.

Ou seja: a maior novidade é que ele está “recauchutado” para tornar a aprendizagem mais linear e simples.

Algumas coisas ficaram para trás. Não temos mais as longas descrições que falavam da lore das raças (ou espécies, como são chamadas no novo livro). Agora, cada raça ocupa apenas uma ou duas páginas.

Por outro lado, há mais regras, mais conteúdo e uma apresentação que busca deixar o livro mais palatável para novos jogadores.

Mas é claro que a organização do conteúdo não é a única novidade do Player’s Handbook 2024. Há outros destaques que merecem ser citados.

Maestria com Armas: uma novidade para o combate

A Maestria com Armas é um novo sistema que dá mais versatilidade ao uso de armas no combate.

Na prática, o livro dá propriedades extras para tipos específicos de equipamentos de combate. Mas essas propriedades só podem ser usadas se o personagem tiver a maestria para ativá-las.

Uma ladina ataca com uma adaga, arma com a qual ela pode ter maestria; Crédito: Reprodução D&D Beyond

A ideia é deixar o combate com armas mais tático e interessante. O bárbaro vai poder atravessar dois inimigos com uma única machadada, o ladino conseguirá atacar com duas adagas sem gastar sua ação bônus, etc.

Crafting: regras mais lineares para criação de itens e uso de ferramentas

As proficiências em diferentes ferramentas sempre esteve presente na 5ª edição de D&D, no entanto, nunca foi muito claro como usá-las.

No Livro do Jogador de 2024 isso mudou. Agora, se você tiver a ferramenta e a proficiência, é possível criar poções de cura, armas e armaduras simples, comida, perfumes, frascos, equipamentos de escalada, entre outros itens não-mágicos.

As ferramentas também têm funcionalidades para além da criação de itens. Suprimentos para cervejeiros, por exemplo, permitem identificar bebidas envenenadas, enquanto ferramentas de joalheiro ajudam a avaliar o preço de uma pedra preciosa.

Quais regras mudaram no D&D Player’s Handbook 2024?

Além de reorganizar o conteúdo e acrescentar novas possibilidades, o Livro do Jogador de 2024 também alterou regras existentes. Há desde mudanças de pequeno impacto até transformações em elementos centrais do jogo.

Nos próximos parágrafos, vamos discutir as principais delas. Confira:

Fim dos pontos de habilidade raciais 

As maiores mudanças no Player’s Handbook de 2024 estão na criação de personagens e, nesse contexto, o novo livro resolveu uma das maiores polêmicas da 5ª edição — os bônus de habilidade raciais.

Originalmente, cada raça ganhava pontos de habilidade adicionais. Por exemplo, um meio-orc tinha +2 pontos em força e +1 em constituição, enquanto um elfo da floresta tinha +2 em destreza e +1 em sabedoria.

Defensores desse sistema diziam que ele faz sentido pelas predisposições das diferentes raças e que torna a criação de personagem mais estratégica.

Por outro lado, críticos reclamavam que ele limitava a criação. Um meio-orc ladino, por exemplo, seria mais fraco do que um elfo na mesma classe, e nem todo mundo gosta desse tipo de limitação.

Outra crítica é a de que o padrão era muito determinista. Afinal, por que um meio-orc que passou a vida toda estudando, sem nunca levantar peso, vai ter +2 em força e nenhum bônus em inteligência?

O livro O Caldeirão de Todas as Coisas de Tasha tentou resolver a questão, determinando que o jogador simplesmente poderia substituir qualquer bônus racial de uma habilidade para outra. Mas a solução também não agradou parte dos fãs.

Mas o novo Livro do Jogador apresentou uma nova proposta: eliminou completamente os bônus raciais para as habilidades. Agora os bônus estão nos backgrounds — para refletir a história e as escolhas de cada personagem, em vez de alguma predisposição biológica.

Backgrounds turbinados

Na 5e tradicional, os backgrounds (também chamados de antecedentes) nunca foram super relevantes do ponto de vista de mecânicas para o jogo.

Eles apresentavam um pouco de história para o personagem, sugeriam alguns traços de personalidade, davam perícias extras, alguns equipamentos básicos e uma habilidade — que muitas vezes nem era usada pelo jogador e costumava ter mais peso no roleplay.

No entanto, com a migração dos pontos de habilidade para o antecedente, a decisão se tornou muito mais importante. Agora você realmente precisa pensar em qual vai combinar melhor com sua classe.

Um meio-orc ladino, por exemplo, pode escolher um background como criminoso e distribuir três pontos bônus em destreza, constituição e/ou inteligência.

Além disso, os backgrounds agora também oferecem talentos.

Reorganização dos talentos, com opções para diferentes níveis de jogo

Já que mencionamos talentos, é importante mencionar que eles também receberam uma atualização.

Agora, eles estão divididos em quatro especificações distintas:

  • Talentos de origem: 

São talentos oferecidos na criação do personagem, como parte do background. Humanos recebem um talento de origem extra.

  • Talentos gerais: 

São os talentos como já conhecíamos antes: eles podem ser escolhidos sempre que o personagem chega em um nível em que receberia um incremento no valor de habilidade (como o nível 4).

A diferença é que agora todo talento geral também oferece um ponto de habilidade bônus, o que faz com que sejam muito mais interessantes.

  • Talentos de estilo de luta

Esta é mais uma reorganização de informações do que uma regra nova. Os estilos de luta, que já estavam presentes em classes como paladino e guerreiro, agora aparecem como talentos que você recebe ao ganhar o traço nessas classes.

  • Dádiva épica

Esta categoria de talentos é uma novidade completa. Ao chegar no nível 19, todas as classes ganham o traço “dádiva épica” (epic boon, no original), que permite que você escolha um desses talentos superpoderosos.

Revisão total das classes e subclasses

Como já vimos, as maiores mudanças no novo Livro do Jogador estão na criação dos personagens — e em nenhum lugar isso está mais evidente do que nas classes.

Absolutamente todas as classes e subclasses foram reestruturadas. Algumas delas tiveram mudanças simples, mas outras, como o druida, receberam transformações impactantes em suas habilidades básicas.

Além disso, há três novas subclasses: círculo do mar, para druidas, colégio da dança, para bardos, e caminho da árvore do mundo, para bárbaros.

Um bárbaro que optou pelo caminho da árvore do mundo; Crédito: Reprodução D&D Beyond

Para completar, todas as classes passaram a conquistar suas subclasses no nível 3, para equalizar a progressão.

Lista de magias atualizada, com novidades e revisão das magias clássicas

Outro destaque do Livro do Jogador 2024 é a lista de magias, que ocupa mais de 100 páginas e tem algumas atualizações importantes.

Além de acrescentar novas opções e levar ao Player’s Handbook alguns feitiços que só estavam presentes nos suplementos, como as magias de invocação do Caldeirão de Tasha, houve ainda a remoção de algumas magias e a alteração de outras.

Magias de cura, por exemplo, foram turbinadas, enquanto alguns feitiços foram enfraquecidos. Um deles é Arma Espiritual, que passou a demandar concentração.

Atualizações em regras variadas

Há várias outras alterações que merecem atenção, e não vamos descrever cada uma delas.

Mas vale ter em mente alguns detalhes como as alterações na Inspiração (agora Inspiração Heróica), que deixaram esse elemento mais relevante. Outro é o fato de que uma poção de cura pode ser tomada com uma ação bônus.

Houve também mudanças nas regras de surpresa, exaustão e uso de magia, para dar mais clareza ao jogo.

O uso de magias com nível, inclusive, precisa de um destaque. Agora, as regras determinam que um personagem só pode gastar um espaço de magia por turno.

Quando vão estar disponíveis os outros livros do D&D 2024?

O novo Livro do Jogador é apenas o primeiro de uma nova série de livros básicos de D&D.

O Guia do Mestre 2024 deve chegar às livrarias em 12 de novembro deste ano. A pré-venda ocorre já por este link.

Já o Manual dos Monstros é o último dos novos core rulebooks previstos. A pré-venda do Monster Manual 2024 está por aqui, mas o prazo de lançamento é apenas em fevereiro de 2025.

Todos estarão apenas em inglês.



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Publicado por

Rubens Anater

Jornalista, mestre em Letras, especialista em edição, redação SEO e UX Writing, narrador de D&D e apaixonado por histórias.

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