A Premiação Goblin de Ouro, tradicionalmente feita no DOOF 2023, visa premiar os produtores de conteúdos nacionais de RPG, em diversas categorias. Este ano foi projetado todo um novo conjunto de regras para tornar o prêmio mais imparcial e justo. As obras participantes são 100% nacionais (obras traduzidas e publicadas aqui tinham uma categoria “Tradução”), publicadas até dezembro de 2022.
Mudanças de 2023
Como destacado no início da apresentação, este ano cada categoria contou com um grupo de especialistas que indicou quais itens (rubricas) deveriam ser avaliadas. O júri técnico foi composto por 10 especialistas. Uma mudança destacada foi que o júri só foi anunciado depois das avaliações já feitas. Ou seja: os jurados não sabiam quem eram os outros e não conversaram entre si.
Como funciona a premiação
A inscrição era livre, qualquer um poderia inscrever materiais em cada categoria. Cada inscrição foi validada (se cumpriam os requisitos). Então foi feito a curadoria dos critérios de avaliação. São três critérios em cada categoria. A partir dai as obras foram levadas para o júri, onde poderiam dar nota de 0 a 10 para cada categoria. Ou seja, cada participante poderia ter uma nota final de 30 a 300.
Vencedores de cada categoria
- Tradução: City of Mist – Retropunk
- Coesão de Regras: Lições – AVEC Editora
- Melhor Suplemento: Cordel Alegórico do Bestiário Folclórico-New Order Editora
- Arte: Infernum – Campfire Studio
- Cenário: Chaves da torre – Editora Caledoscópio
- Aventura: Jornada Heróica – Jambô Editora
- Livro básico: Lições – AVEC Editora
- Melhor Mídia Escrita: NOM – New Order Editora
- Produtor de conteúdo: Pedro Coimbra
- Podcast: Caquitas
- Canal de RPG: Mestre PedroK
Como foi estar lá
O prêmio em si foi muito emocionante, é incrível acompanhar as histórias dos participantes e dos ganhadores (que puderam contar um pouco mais no momento de pegar seu goblin). Algo que foi bastante destacado pelos produtores: produzir no mundo de board game é um ato coletivo, e nossa comunidade é poderosa quando se junta. Hoje há mais espaço para produção nacional, com personalidade e identidade própria e o Goblin de Ouro é uma das formas de reconhecer todo esse trabalho!
Também não podemos deixar de falar que foi SUPER emocionante ver a Aetherica, nossa revista digital, entre as finalistas de mídia escrita. Nosso coração quase saiu pela boca! Foi incrível.
Galeria de Fotos da Premiação Goblin de Ouro
Acompanhe Também:
Cobertura da Premiação Goblin de Ouro – Diversão Offline 2023
Montagem da Capa e Revisão: Isabel Comarella