Pontos de Interesse – Aprendiz de Mestre

Tranquilos Aprendizes de Mestre? Na abordagem de hoje sobre os fundamentos na construção de cenários, falaremos como definir pontos de interesse na geografia de seu mundo.

Pontos de interesse são locais que instigam seus personagens e jogadores a explorarem. É o que os fará “sair de suas casas” e conhecer seu mundo. Portanto, é bom avisar que neste texto não falaremos sobre locais importantes numa cidade, como tavernas, guildas ou templos, mas sim sobre tudo aquilo que possa funcionar como uma masmorra ou destino dos aventureiros, como a Academia Arcana de Valkaria.

 

Propósito

Primeiramente deve-se saber para qual propósito precisa de um local de interesse. Se é para uma campanha que você está mestrando, a própria história jogada conduzirá o grupo para a Montanha da Perdição ou para o Covil de Drogon, o dragão-monstro.

Entretanto, em campanhas sandbox (de exploração aberta)ou para a criação de cenários é importante saber o que há na região onde será criado esses pontos de interesse. Pegarei como exemplo a nação de Deldohe, do meu cenário Recchá, país fundado por anões e onde eles governam.

 

Variedade e escolhas

Nos três círculos pretos há os principais pontos de interesse do país. Ao sul, na parte inferior da imagem há a Academia Militar de Dramoonfour, onde é realizado o mais intenso treinamento militar do continente. Embora seja incomum, indivíduos de outras espécies são aceitos. Nesta academia personagens combatentes podem aprimorar suas técnicas e conhecimentos sobre batalhas ou inimigos podem ser encontrados. algo muito propício para aquela preparação do grupo antes de enfrentar o grande vilão da campanha.

Já a Mina de Fen-varg, localizada ao leste do mapa é uma típica masmorra. Além de ser grandiosa, com câmaras capazes de conter exércitos inteiros, ela foi abandonada pelo aumento contínuo de monstros. Cada região da masmorra pode abrigar espécies e comunidades inteiras de monstros e humanoides monstruosos. Há desde kobolds até criaturas mais poderosas que dragões e, quem sabe, até onde ela alcance?

Já a Pirâmide Sangrenta é um local de mistérios e perigo. Muitos foram aqueles que morreram ao tentar explorar suas câmaras e passagens que foram feitas para conter um enorme perigo. Aqui é possível trabalhar com quase qualquer coisa. Desde a simples exploração até uma briga política entre alguém que queira saber sobre os segredos da pirâmide e um grupo que trabalha nas sombras para que ninguém consiga ter êxito nesta empreitada (talvez ligados aos anciões que governam o país?). Ou quem sabe lá exista um culto maligno?

Assim, com apenas três pontos de interesse temos opções de exploração de masmorra, conflitos políticos e sociais, descoberta de segredos, cultos malignos e busca por tesouro ou conhecimento.

 

Analise a região

Outro ponto importante é verificar a região que você explorará com seus jogadores. Em Deldohe temos anões, então a temática minas e monstros subterrâneos já vem à cabeça. Porém, os anões lunares de Deldohe possuem a maior biblioteca do continente, são ótimos artífices e astrônomos. Então, é possível utilizar as universidades, as montanhas ou até a cidade ambulante de Adron (bem embaixo na imagem) para explorar esses conceitos.

Locais que são muito diferentes do ambiente ao redor também são legais, desde que sejam grandes exceções. No nosso caso, um grande pântano ou uma densa floresta seriam o caso. Assim, é interessante colocar locais para se explorar que conversem com a região ao redor, seja pela sua similaridade à temática do local, seja pela discrepância.

Ao final, faça o que for divertido, já que isso é o mais importante.

 

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Revista Aetherica

O uso de Homebrew no RPG – Tudo menos D&D #09

O Homebrew

Mais cedo ou mais tarde os jogadores de RPG irão se deparar com uma infinidade de materiais homebrew. Esta palavra em inglês se traduzida literalmente é algo como “produzido em casa”. Na nossa comunidade se refere a conteúdos de RPG criados por jogadores que não são designers profissionais, associados a empresas e editoras.

Em geral é comum que mestres/narradores mais experientes proíbam o uso de homebrews em suas mesas, e essa decisão não é arbitrária. Jogadores podem ter sua atenção cativada por um homebrew com um conceito interessante para o RPG que está jogando. Todavia existe grande chance aquele conceito não foi bem trabalhado (tanto no sistema de regras quanto no cenário envolvido), dando potencial de desequilibrar a relação de poder entre os personagens. Para facilitar a tarefa de mestrar, que já é um papel trabalhoso em nosso passatempo, rapidamente se exclui homebrews de seus jogos logo entre as primeiras regras de etiqueta da mesa.

Como o Homebrew é ruim

Outros mestres/narradores acabam ficando amargos rapidamente mediante uso de homebrew de forma irrestrita. Apesar de bem intencionados, outros jogadores e mestres/narradores na internet criam conteúdos extras de homebrew para RPG. Porém é comum deixarem de lado a prudência na hora de equilibrar exigências das mecânicas internas dos sistemas ali utilizados. Cito três exemplos de homebrews não elaborados com profundidade:

  • Um arquétipo novo (o pacote que se pode adotar em Chamado de Ctulhu) para investigadores. Mas que possui mais opções/pontos do que os outros arquétipos oficiais dos livros;

  • Um novo clã de Vampiro A Máscara que possui mais disciplinas que outros clãs, desequilibrando a equivalência de poder (e possibilidades) em relação aos outros vampiros dos personagens jogadores;

  • Uma opção nova em Shadowrun Anarchy de Amps das Sombras sobre um mosqueteiro do século XVIII. Este homebrew foge do tema do RPG, um cyberpunk distópico;

Como o Homebrew é bom

Ditos estes exemplos agora cabe descontruí-los: nem todo homebrew é desequilibrado ou fora de temática. Inclusive ser fora da temática não necessariamente incute em um conteúdo ruim. Nesta mesma coluna já escrevi um artigo fazendo sugestões de inserção de alusões a datas comemorativas do mundo real em seu RPG. Um jogador ou mestre mais experiente, levando em consideração o equilíbrio do homebrew em relação ao sistema e cenário abordados, pode sim criar um homebrew significativo e interessante de se implementar. Muitos RPG’s consagrados começaram como homebrew e cresceram para alcançar milhares de mesas pelo mundo, sendo o exemplo mais claro o Pathfinder.

Uma Dica Final

Caso o jogador ou mestre/narrador encontre um homebrew que entenda como relevante para sua mesa, antes de se assustar com o fato de não ser um conteúdo oficial e automaticamente o proibir, analise se aquele material faz sentido para o seu cenário e pode se encaixar no sistema de regras de forma a enriquecer o jogo ao invés de trazer frustração. Há uma imensa comunidade com ideias incríveis para se aproveitar, não se restrinja e esteja aberto a aprender novas formas de usar cenários e sistemas de regras, seus companheiros/as de mesa agradecerão.

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Arcanistas e Bárbaros em 3DeT Victory – Tormenta ALPHA

Em 3DeT Victory, Arton existe como o cenário Tormenta ALPHA. Um VRMMORPG dentro do cenário de Era das Arcas aonde os jogadores jogam no cenário de Tormenta, basicamente, mas com regras de cenário de MMO Online (Sim, bem Isekai). Em 3DeT Victory não temos os conceitos de Classes, o mais próximo disso são Kits. E como seriam esses Kits jogando no cenário Tormenta ALPHA? No Área de Tormenta de hoje, estaremos explorando quais kits melhor traduzem o Arcanista e o Bárbaro em 3DeT Victory e novas vantagens exclusivas para essas classes.
 

Em 3DeT Victory, Classes são normais, pero no mucho.

Com o lançamento do Manual do Arcanauta, tivemos alguns kits relacionados ao nucléo Tormenta ALPHA, inclusive alguns que são 1:1 com as raças do cenário de Tormenta que jogamos em T20.

Porém, nem todas as classes tem Kits próprios, mas tem outros kits que são semelhantes o bastante para que possam ser considerados. Como 3DeT é um sistema que te dá as ferramentas e você descreve como isso vai ser lido em roleplay, um personagem com o kit Alquimista, por exemplo, poderia ser considerado um Feiticeiro ou um Bruxo.

Por isso, para fazer essa tradução, vamos considerar quais Kits do Manual do Arcanauta podem descrever, da maneira mais próxima póssivel, as classes de Tormenta.

Disclaimers também são comuns.

Abaixo, vamos pegar as classes e imaginar como seriam Vantagens exclusivas delas dentro de 3DeT Victory, ou seja, dentro de Tormenta ALPHA. E quais kits melhor encaixem no arquétipo da classe.

É importante ressaltar que todas as regras abaixo são feitas por fã e não são oficiais do sistema.

Além disso, as classes aqui são adaptadas aqui são dos livros Tormenta20 Jogo do Ano. Outros livros que saiam no futuro com novas classes não serão adaptadas aqui porque ainda não temos visão do futuro (foco no ainda).

Arcanistas normalmente são comuns em quase todos os cenários de fantasia.

Arcanista

Kits correspondentes: Alquimista, Elementalista, Ilusionista, Maginauta, Mago e Necromante

O Arcanista é o mestre de poderosas energia místicas, capaz de usar mágia da maneira mais especular e destrutiva. Arcanistas são uma classe normalmente frágil, com pouca vida e pouco poder de combate. Entretanto, ele compensam Magia. podendo causar o maior número de dano em pouco tempo.

Vantagens de Arcanistas

Essas são vantagens exclusivas para a classe Arcanista, para pegar qualquer uma das vantagem abaixo, você deve ter pelo menos um dos kits correspondentes a classe Arcanista e a vantagem Magia.

Arcano de Batalha 2pts

Quando faz um ataque usando a perícia Mística, o atributo correspondente tem +2.

Caldeirão de Poções 1-3pts

Você sabe construir e possui itens consumíveis de Magia. Dependendo do custo, você recebe uma quantidade de poções equivalente a itens de Magia no inicio de cada aventura.

1pts Três poções de Magia menor ou uma poção de Magia média

2pts Três poções de Magia média ou uma poção de Magia maior

3pts Duas poções de Magia maior ou uma poção de Magia média

Caso tenha a vantagem Inventário, você pode acumular essa poções para ter um item de tamanho maior. Por exemplo, se já tiver dois itens incomuns, você pode usar suas poções de Magia média para usar uma Magia maior.

Contramágica Aprimorada 2pt

Quando faz um teste de defesa usando Mística contra um teste de ataque usando Mística, você pode gastar 2 PM para receber Ganho e, se vencer, tem defesa perfeita contra o ataque. Você só pode usar essa vantagem uma vez por rodada.

Envolto em Mistério 1pt

Sua aparência e postura assombrosas o permitem manipular e assustar pessoas, ou você é só muito edgy mesmo. Você tem P+2 em testes sociais contra alvos ignorantes ou supersticiosos, o mestre tem a palavra final em que se encaixa nessa categoria. Você não pode ter Envolto em Mistério e ser Carismático.

Escriba Arcano 2pt

Você pode aprender magias copiando textos de pergaminhos e grimórios de outros magos. A critério do mestre, se encontrar algum texto que contenha uma técnica que tenha como pré-requisito a vantagem Magia ou a perícia Mística, você pode fazer um teste de Saber (Meta 10 + custo da técnica), se passar, você aprende a técnica presente nesse grimório e pode usar ela até o fim da aventura. Se comprar a técnica do grimório ao fim da aventura com XP, você pode usar ela gastando -1 PM.

Magia Pungente 1pt

Quando lança uma técnica que tenha Magia como pré-requisito, você pode gastar +1 PM para aumentar a meta para resistir a ela em +2 ou receber em valor como bônus no teste de ataque (caso seja uma técnica que peça um ataque).

Klunc também é comum em 3DeT Victory!

Bárbaro

Kit correspondente: Bárbaro

Os Bárbaros são guerreiros que lutam usando seus instintos como base. Não combatentes sem mente que agem por impulso, mas canalizadores das energias primais que usam seu corpo em conexão com o natural para se tornarem uma ameaça imparável.

Vantagens de Bárbaro

Para todas as vantagens abaixo, você deve ter o Kit Bárbaro.

Alma de Bronze 1pt

Quando usa Frenesi de Combate, você também recebe R+3, que afeta seus PV temporariamente, quando o combate termina, você também perde os PV que recebeu, se ainda tiver eles.

Destruidor 2pts

Quando faz um ataque, você pode gastar 2 PM para rolar novamente qualquer resultado 1 ou 2 (apenas uma vez), impedindo falhas críticas.

Espírito Inquebrável 1pt

Quando você é derrotado, você permanece lutando por um número de turnos iguais a sua Resistência. Ao fim desse periodo, você continua derrotado, mesmo que seja curado. Você pode até derrotar um inimigo, mas não consegue escapar da vergonha da derrota.

Golpe Poderoso 2pts

Quando faz um ataque em um alvo Perto ou Longe e supera o teste de Defesa do alvo por 5 ou mais, você pode gastar 1 PM para somar 1D a mais ao dano.

Superstição 1pt

Você acha magia feia e boba, quando é alvo de uma técnica que tenha Magia como pré-requisito ou por um ataque com Mística, você tem Ganho.

Vigor Primal 1pt

Quando usa Pontos de Ação para Recuperação Espantosa (veja 3DeT Victory pg. 169), você soma sua Resistência na recuperação. Por exemplo: se tiver Resistência 3 e gastar 1 PA para se curar, você cura 13 PV, se gastar 2 PA, você cura 23 PV e por assim vai.

Conclusão

Conforme vou pensando em um cenário de MMO para 3DeT Victory, não consigo parar de pensar em tudo que  dá para fazer como “pretexto” para certas coisas ocorrerem. Fazer essas postagens com as classes em 3DeT Victory está sendo muito divertido, e eu espero que vocês gostem tanto quanto eu!


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Texto: Gustavo “AutoPeel” Estrela

Imagem de Capa: Gustavo “AutoPeel” Estrela

Revisão: Isabel Comarella

NOS4A2 – Quimera de Aventuras

NOS4A2, ou Nosferatu, traz mistério, magia, suspense, uma pitada de terror e muito teor sobrenatural, muito semelhante às obras do Stephen King! E essa semelhança toda não é à toa, já que veio da mente criativa de Joe Hill, filho do King. Mas será que essa obra renderia boas ideias para usar em RPGs de mesa?

NOS4A2

NOS4A2 é uma forma de se escrever Nosferatu (Nos+four+ei+two) e é originalmente um filme escrito por Joe Hill, filho do lendário escritor Stephen King, publicado em 2013. Ganhou uma versão para televisão em 2019, e uma segunda temporada em 2020, sendo cancelada então. Porém, o final da segunda temporada, embora com ganchos para uma possível terceira, encerra bem os arcos dos personagens, dando um final satisfatório para a trama.

A série foi produzida pela AMC, sob a responsabilidade de Jami O’Brien, e tem em seu elenco Ashleigh CummingsZachary Quinto, Jahkara Smith, Ólafur Darri Ólafsson, Virginia KullEbon Moss-Bachrach

Sinopse

Em NOS4A2 acompanhamos a trajetória do vilanesco Charlie Manx, um ser imortal que se alimenta das almas de crianças aprisionadas em sua “Terra do Natal”. Certo dia Manx rapta uma criança amiga de Maggie, uma jovem com o poder de obter qualquer resposta de seu saco mágico de Scrable, o que a leva até a nossa protagonista, Vic McQueen, uma jovem rebelde que descobre ter a habilidade do “Caminho Mais Curto”, que a possibilita ir até qualquer lugar do mundo para encontrar algo ou alguém. Agora as duas jovens unem forças para impedir o maligno Manx de raptar mais crianças, e salvas as que ele já levou.

Minha Opinião Pessoal (contém spoilers)

Eu sou um grande fã de Stephen King, e confesso que havia passado por essa série inúmeras vezes. Porém, foi quando o nome de Joe Hill surgiu em um desses videos de sugestões de filmes que fui dar uma chance para a série, e me arrependei de não ter feito isso antes.

A série conta com boas atuações, uma trama interessante e personagens bem peculiares. São pessoas cheias de falhas, defeitos, fraquezas e muita humanidade, o que justifica uma série de más decisões que movimentam a trama e a fazem render mais de uma temporada.

Outro ponto positivo é o fato da série ter vários núcleos de personagens diferentes, todos interligados em uma mesma trama gigante, que se resolve em um clímax tenso e imprevisível.

As habilidades especiais que os “iluminados” de Joe Hill possuem é um poder muito interessante, e se manifesta de formas diferentes em cada um, dando a possibilidade de inúmeras situações diferentes.

Infelizmente, por seu final abrupto, dá um certo ar de “a história não acabou”, mesmo que todos os protagonistas e coadjuvantes principais tenham seus respectivos finais de jornada muito bem estabelecidos. Certamente haviam planos para uma terceira temporada, mas esses certamente serão melhores aproveitados em mesas de RPG!

Quimera de Aventuras

Nesta sessão a obra entra na Quimera e colocamos algumas ideias de uso para aventuras de RPG.

Entretanto fique ciente que para isto, teremos que dar alguns spoilers da obra. Leia por sua conta em risco.

Dungeons & Dragons

Os personagens descobrem que crianças de diversas vilas estão desaparecendo misteriosamente. As pistas os levam a um plano alternativo chamado “Natal Negro”, onde uma criatura chamada Carlie Vic espera transformar essas crianças em seus seguidores.

O antagonista Carlie Vic possui poderes vampíricos e a capacidade de criar portais para o Reino do Natal Negro, um lugar semelhante à “Terra do Natal” de NOS4A2. Os personagens precisarão encontrar uma maneira de entrar neste plano sombrio e resgatar as crianças.

Como antagonistas, use criaturas mágicas e pervertidas, brinquedos animados hostis, quebra-cabeças e ilusões.

World of Darkness (Mundo das Trevas)

Em uma cidade contemporânea, um ser imortal conhecido como Charlie Manx está sequestrando crianças com habilidades sobrenaturais. Os personagens, talvez pertencentes à facção dos Caçadores, Vampiros, Lobisomens ou Magos precisam rastreá-lo e impedi-lo de continuar sua caçada.

Charlie Manx usa um carro antigo e místico que lhe concede poderes vampíricos. O cenário é contemporâneo, com uma atmosfera de horror urbano e investigações sobrenaturais. Adicione elementos de cultos urbanos, confrontos com outros seres sobrenaturais, perseguições e investigações sombrias.

Savage Worlds

Em um cenário flexível de horror, os personagens descobrem que um antigo parque de diversões foi reaberto por Charlie Manx. As crianças que entram no parque nunca mais voltam as mesmas.

Use Charlie Manx como o vilão central, o parque de diversões como uma versão sinistra de da “Terra do Natal”.

Shadowrun

Em um futuro distópico, um decker chamado Charlie Manx usa sua influência na matriz para sequestrar crianças e levá-las para um parque de diversões digital conhecido como “Terra do Natal”, levando os Runners à uma frenética caçada pelo mundo real e pelo ciberespaço.



É isso, espero que vocês tenham gostado e que tenham ficado interessados pela obra. NOS4A2 é uma série bem interessante, com muitas boas ideias, antagonistas poderosos e uma trama agradável de acompanhar.


Texto: Eduardo Filhote

Capa: Juaum

Estrutura de Narrativa Não-linear – Aprendiz de Mestre

Aposentar os Heróis é gratificante, mas a construção de campanhas de RPG pode ser uma arte complexa, especialmente quando se busca criar uma estrutura de narrativa não-linear. Este tipo de narrativa, que permite múltiplos caminhos e resultados, proporciona uma experiência rica e dinâmica tanto para o mestre quanto para os jogadores. Contudo, estruturar uma campanha não-linear pode ser desafiador, pois exige planejamento cuidadoso e flexibilidade. Neste artigo, exploraremos como criar campanhas com várias possibilidades e caminhos, oferecendo dicas e exemplos criativos para ajudá-lo a desenvolver sua próxima aventura épica.

Introdução à Narrativa Não-Linear

Uma narrativa não-linear, ao contrário da linear, não segue uma sequência fixa de eventos. Em vez disso, os jogadores têm a liberdade de escolher diferentes caminhos que influenciam o desenrolar da história. Esse formato não apenas aumenta o engajamento dos jogadores, mas também permite uma maior personalização da aventura. No entanto, a criação de tal narrativa requer um equilíbrio entre preparação e improvisação.

Planejamento de Roteiros Alternativos

A base de uma campanha não-linear está nos roteiros alternativos. Portanto, deve-se criar vários caminhos que a história pode seguir. Por exemplo, um grupo de aventureiros pode escolher aliar-se a um poderoso mago para derrotar um dragão, ou talvez decidir juntar forças com um bando de ladrões para roubar um artefato mágico.

Desenvolvimento de Personagens com Múltiplas Motivações

Os personagens centrais da campanha, incluindo NPCs (Personagens Não Jogadores), precisam ter motivações e objetivos complexos. Esses objetivos podem levar a diferentes interações e desenlaces. Por exemplo, um mercador pode ser tanto um informante valioso quanto um inimigo traiçoeiro, dependendo das ações dos jogadores.

Criando Conflitos Interconectados

Em uma narrativa não-linear, os conflitos não devem ser isolados. Eles devem estar interconectados, de modo que a resolução de um problema possa desencadear novos desafios. Se os jogadores escolhem resolver uma disputa entre duas tribos, a resolução pode abrir caminho para uma aliança ou iniciar uma nova rivalidade com uma terceira facção.

Flexibilidade no Desfecho das Missões

As missões e tarefas dentro da campanha devem permitir múltiplos desfechos. Em vez de um único objetivo, os jogadores devem ter opções variadas. Por exemplo, a missão de resgatar um prisioneiro pode terminar com a sua libertação, a descoberta de um segredo sombrio ou até mesmo uma aliança inesperada com o carcereiro.

Uso de Pontos de Decisão

Os pontos de decisão são momentos críticos onde as escolhas dos jogadores afetam significativamente a narrativa. Estes pontos devem ser cuidadosamente planejados para garantir que cada escolha tenha consequências reais. Por exemplo, decidir poupar ou executar um inimigo capturado pode alterar alianças futuras e modificar o curso da campanha.

Integração de Subtramas

As subtramas adicionam profundidade e complexidade à narrativa. Elas devem ser integradas de forma a enriquecer a trama principal. Por exemplo, enquanto os jogadores buscam um artefato poderoso, podem se deparar com uma subtrama envolvendo uma antiga maldição que precisa ser quebrada.

Ambientação e Cenários Dinâmicos

Os cenários e ambientes da campanha devem refletir as escolhas dos jogadores. Se um vilarejo é salvo de um ataque, ele pode florescer e oferecer novos recursos. Contudo, se abandonado, pode tornar-se um covil de bandidos. Essas mudanças dinâmicas tornam o mundo de jogo mais vivo e reativo.

Ferramentas de Gestão de Narrativa

Utilizar ferramentas como mapas interativos e cronogramas pode ajudar a manter a coesão da narrativa não-linear. Essas ferramentas auxiliam o mestre a acompanhar os diversos caminhos e eventos que ocorrem durante a campanha, garantindo que todos os detalhes estejam alinhados.

Feedback dos Jogadores

O feedback contínuo dos jogadores é crucial. Ele permite ajustar a campanha de acordo com as preferências e interesses do grupo. Por exemplo, se os jogadores mostram mais interesse em intrigas políticas do que em batalhas, o mestre pode adaptar a narrativa para focar mais nesses aspectos.

Conclusões Abertas

As conclusões das campanhas não-lineares devem deixar espaço para futuras aventuras. Em suma, a história não precisa terminar de forma definitiva; ao invés disso, deve abrir portas para novas possibilidades. Isso mantém o interesse dos jogadores e permite a continuidade do mundo de jogo.

Conclusão

Estruturar campanhas não-lineares requer dedicação, criatividade e uma abordagem flexível. Ao planejar roteiros alternativos, desenvolver personagens complexos, criar conflitos interconectados e usar ferramentas de gestão narrativa, os mestres podem proporcionar experiências ricas e envolventes para seus jogadores. Em suma, a narrativa não-linear oferece uma maneira emocionante de explorar o potencial do RPG, permitindo que cada escolha dos jogadores molde a história de maneiras únicas e inesquecíveis.

PARA MAIS CONTEUDO DO MESTRE BROTHER BLUE

Dublê – Quimera de Aventuras

Nesta Quimera de Aventuras vamos falar sobre Dublê, também conhecido como The Fall Guy, um filme de ação e comédia lançado em esse ano, dirigido por David Leitch (Trem-Bala, Deadpool 2) e baseado na série de TV de mesmo nome dos anos 80.

Dublê

O filme acompanha a história de Colt Seavers (Ryan Gosling), um dublê de Hollywood que se vê obrigado a abandonar a vida de acrobacias perigosas após um acidente grave. Um ano depois, ele é chamado de volta aos sets para encontrar um astro de cinema desaparecido, desvendar uma conspiração e tentar reconquistar o amor de sua vida, tudo isso enquanto realiza seu trabalho de dublê.

O Dublê é um filme eletrizante e cheio de ação, com cenas de tirar o fôlego e um toque de humor. O elenco estelar, que inclui Ryan Gosling, Emily Blunt, Winston Duke, Aaron Taylor-Johnson e Hannah Waddingham, também é um ponto forte do filme.

Quimera da Aventura

Sendo assim, pensei em todas as possibilidades que o cenário Hollywood pode oferecer, como por exemplo:

Mergulhe no Glamour e na Intriga

Hollywood, a capital mundial do cinema, é um cenário perfeito para uma aventura de RPG  cheia de possibilidades. Imagine seus jogadores como estrelas em ascensão, agentes secretos infiltrados no mundo dos famosos, ou até mesmo detetives investigando crimes nos bastidores da indústria cinematográfica. As opções são infinitas!

Um Cenário Rico em Detalhes

Hollywood oferece um cenário rico em detalhes e elementos que podem ser explorados na sua aventura. Sets de filmagem, estúdios cinematográficos, festas luxuosas, boates badaladas, e até mesmo os cantos mais escuros da cidade podem ser palco para suas histórias. Utilize a criatividade para criar cenários imersivos e transportar seus jogadores para o coração da indústria cinematográfica.

Personagens Memoráveis

Crie personagens memoráveis ​​inspirados em celebridades, magnatas do cinema, estrelas em ascensão, ou até mesmo personagens originais que se encaixam perfeitamente no seu mundo. As possibilidades são infinitas e você pode usar sua criatividade para dar vida a personagens que seus jogadores vão adorar (ou odiar!).

Histórias Cheias de Ação e Suspense

Hollywood é um palco para histórias cheias de ação, suspense e drama. Utilize os clichês do cinema para criar tramas envolventes, com reviravoltas inesperadas, traições, assassinatos, romances proibidos e muito mais. Seus jogadores vão se sentir como se estivessem vivendo dentro de um filme!

Desafios Inovadores

Crie desafios inovadores que explorem as habilidades e a criatividade dos seus jogadores. Eles podem precisar desvendar segredos escondidos em sets de filmagem, participar de testes de talento para conseguir um papel em um filme, ou até mesmo se infiltrar em festas luxuosas para obter informações.

Recompensas Temáticas

Ofereça recompensas temáticas que se encaixam no cenário de Hollywood. Seus jogadores podem receber convites para festas exclusivas, contratos para filmes de sucesso, ou até mesmo acesso a segredos da indústria cinematográfica.

Uma Experiência Imersiva

Utilize música, efeitos sonoros e descrições vívidas para criar uma experiência imersiva para seus jogadores. Faça com que eles se sintam como se estivessem realmente em Hollywood, vivendo suas próprias aventuras emocionantes.

E para ajudar na imersão, olha essas dicas para te ajudar a conhecer melhor Hollywood:

Sites para Curiosidades e Informações
História e Cultura
Locais e Atrações
Notícias e Fofocas

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Pataquada – o jogo que só não vale ficar empataquado

Pataquada é o novo jogo da editora TGM onde nós comandamos nossa equipe de patos durante a grande migração. Você competirá para ter posição de destaque sem se desgarrar do bando. Mas cuidado para não ficar empataquado!

Ficha técnica

Número de jogadores: 3-5 jogadores
Tempo: 30 minutos
Mecânicas: Ordenação, Toma essa
Editora: TGM Editora
Componentes (jogo base): 

  • 45 Cartas de Pato 
  • 5 Cartas de Líder

Como funciona

Cada jogador tem um deck de patos, com nove cartas. Cada pato tem um número e um efeito. O jogo inicia com os sorteio de uma carta de pato líder. Os jogadores, então, escolheram do seu próprio deck uma carta de um número diferente do pato líder para baixar. As escolhas são feitas simultaneamente e todos revelam juntos. Os jogadores então posicionam seus patos segundo seus números. Esse processo de colocação de patos ocorre 3 vezes.

Depois entra a fase de ajuste, onde cada jogador escolherá uma última carta, mas o que será aplicado será seu efeito. Essa parte do jogo funciona para que você busque otimizar seus pontos. Existem efeitos que movem os seus patos ou os patos dos outros jogadores e aind uma carta de bloqueio de outro efeito.

A pontuação do jogo ocorre depois da fase do ajuste e funciona da seguinte forma:

  • 2 pontos para cada pato sozinho em sua posição
  • 1 ponto se estiver com apenas mais um pato na posição
  • 1 ponto para cada pato adjacente de outra equipe que estrja uma posição acima

Os seus patos não pontuam quaso estejam desgarrados (com um ou mais espaços vazios entre ele e o líder) ou se eles estiverem empataquados: dois ou mais patos na mesma posição.

Análise do jogo

Empataquados é um jogo leve onde a sua jogada é altamente impactada pela dos demais. É bem interessante que você contabilizar o que cada um colocou e planejar estrategicamente como colocar seus patos. Ao mesmo tempo não dá para ter certeza como cada um jogará e o tempo inteiro seus planos vão por água abaixo!

Uma excelente mistura de estratégia e sorte que vai te divertir bastante jogando. Como sempre a TGM acerta em cheio em um party game simples, fácil, divertido e que vai agradar diferentes grupos. Além disso, ele vem com modo avançado para aumentar a rejogabilidade.

Vale a pena comprar?

A TGM é mestra em jogos que são coringas para jogar com diferenes grupos. Empataquados é um jogo bem imersivo com temática e jogabilidades bem alinhadas. É um jogo bonito, altamente rejogável e vai funcionar para grupos com mais e menos experiência. Para os jogadores habituais é um bom jogo de aquecimento entre um jogo mais pesado e outro. Para os menos, facilmente será a diversão da noite.

Vale muito à pena ter em casa. É um desses jogos que você vai jogar várias partidas seguidas!

Gostou, então já sabe!

Em primeiro lugar, acompanhe o Na mesa nas redes sociais do Movimento RPG, onde teremos muito mais conteúdos com esse! Acompanhe também a TGM Editora que está sempre com novos lançamentos incríveis!

Você pode ler mais resenhas e regras da casa de boardgame aqui no site. Ou acompanhar nossos conteúdos nas nossas redes sociais.

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Wipe’Em Out – resenha – na Mesa

‎‎Caçadores de monstros de todo o universo, bem-vindos a Wipe ‘em Out! – resenha. Um jogo de cartas competitivo, rápido e para todas as idades.

Já tínhamos uma notícia aqui antes, na época do financiamento coletivo, mas chegou de fato, já a algum tempo

Produzido pela Caramelo Games.Composta por Rodrigo Senice, Fundador e CEO e Fernanda Giachini, Co-Fundadora e Diretora de Marketing.

Em “Wipe’em Out!”,  os jogadores assumem o papel de heróis, que foram convocados para proteger a vila de Anwon de monstros liberados pela exploração de um geólogo de uma caverna recém-formada.

Wipe’em Out é um projeto de sucesso

Pela Caramelo Games, que teve meta base atingida, e ainda bateu algumas metas extras. Foi financiado por financiamento coletivo, pela plataforma  MeepleStarter.

Para um projeto que encerrou captação de recursos em 11/12/2023, recebi relativamente rápido, ainda em março de 2024.

Certo, mas o que vem na caixa?

Wipe’em Out é um jogo de cartas, e somente cartas. Até o manual de instruções está num QR code numa carta, para acessar. São 129 cartas, sendo que são 56 monstrinhos para serem capturados, 48 artefatos/armas para serem jogados na mesa, e 24 magias para reviravoltas após os artefatos serem jogados. (Metas batidas, aumentaram um pouco o número total de cartas)

Wipe em out caixa

Vantagens

Achei…

  1. As artes agradáveis, não incomodam crianças,
  2. com regras práticas e rápidas.
  3. de 2 a 6 jogadores (com meta batida, passamos de 2 a 5 para 2 a 6 jogadores).
  4. Duração de 30 a 40 minutos. (Joguei em 2 e 3 pessoas, mas achei que funciona melhor com 3 ou mais )
  5. Jogo rápido e leve, para todas as idades. Perfeito para quando você está esperando mais alguém chegar pra ver suas fotos de viagem, uma jogatina mais pesada ou maratonar aquela série de 200 capítulos.

Mas e…

As desvantagens?

  1. Apesar de 2 metas extras batidas, achei as “recompensas” um pouco tímidas, com mais 4 cartas de certos monstrinhos
  2. Na relação custo-benefício, senti muito a falta de um modo solo ou cooperativo. Uma ou 2 cartas com objetivos em comum para o grupo, como capturar determinado monstro específico em X turnos, e umas magias que permitissem “trocar o monstro”, talvez preenchessem essa lacuna.

O que mais?

Este foi o primeiro (e até o momento) único jogo de tabuleiro da Caramelo Games. Cuidado para NÃO confundir com a Caramelo jogos.

Caramelo jogos é uma OUTRA editora independente, mas de jogos de RPG, e eu mesmo já apoiei um, com vários jogos no mercado, tanto autorais quanto traduzidos.

Feita esta ressalva, se comparado com um jogo como UNO, eu achei melhor, mais leve, mais rápido, acessível e bonito, e olha que NÃO gosto muito de jogos de cartas, nem competitivos. Mas minhas jogadoras parceiras, de 13 e 18 anos, curtiram.

Ainda, a Caramelo Games se dispõe a fazer contato com quem tiver uma boa idéia, mas ainda não um produto, e fazer um projeto juntos. O que considero muito positivo. Assim como haviam excelentes programadores na idade média, ou pesquisadores passando fome no meio de guerras, acredito que temos muitos talentos sem acesso aos meios para exercer suas idéias.

Você pode também ouvir mais sobre Boardgames e RPGs aqui no site, temos podcast!

Por enquanto é isso, jogadores. Até o próximo post!

Por último, mas não menos importante, se você gosta do que apresentamos no MRPG, não se esqueça de apoiar pelo PicPay, PIX ou também no Catarse. E com isso, torne-se um Patrono do Movimento RPG e tenha benefícios exclusivos! Ou então, apoie nossa revista digital, a Aetherica através deste link!

 

Inimigos e Ameaças para o seu Mundo – Gênese Zero #17

Em um mundo de RPG cheio de quinquilharias a presença de inimigos e ameaças é essencial para criar desafios e conflitos que engajam os jogadores. Esses elementos não apenas testam as habilidades dos personagens, mas também enriquecem a narrativa, oferecendo oportunidades para heróis se destacarem. Contudo, criar inimigos e ameaças de maneira criativa e coerente pode ser um desafio. Neste artigo, exploraremos como desenvolver esses elementos para seu mundo de RPG, fornecendo dez tópicos com exemplos criativos para inspirar sua campanha.

1. Inimigos Clássicos: Orcs e Goblins

Orcs e goblins são inimigos clássicos em muitos mundos de RPG, pois representam a selvageria e a brutalidade. Por exemplo, um clã de orcs poderia desenvolver uma cultura guerreira complexa, valorizando a honra e a bravura em combate. Além disso, eles podem estar organizados sob o comando de um chefe carismático que busca unificar as tribos para um grande ataque às terras humanas. Em suma, esses inimigos não apenas testam as habilidades dos personagens, mas também acrescentam uma profundidade inesperada à narrativa.

2. Criaturas Sobrenaturais: Vampiros e Lobisomens

Dragões, por causa de sua imponência e poder, são ameaças formidáveis em qualquer mundo de RPG. Por exemplo, um dragão ancião poderia estar guardando um tesouro ancestral em sua caverna, além de exercer domínio sobre uma vasta região. Contudo, os jogadores podem descobrir que o dragão está sendo manipulado por uma força ainda mais sinistra. Portanto, derrotar o dragão não apenas significa uma vitória épica, mas também revela uma trama mais profunda que os jogadores precisam desvendar. Em suma, dragões trazem uma mistura de desafio e mistério que enriquece qualquer campanha.

3. Magos Corruptos

Magos poderosos que se corrompem pelo desejo de poder podem se tornar inimigos formidáveis. Um arquimago que fez um pacto sombrio para adquirir conhecimentos proibidos poderia usar seu poder para controlar um exército de mortos-vivos, transformando uma região pacífica em um campo de guerra necromântica.

4. Cultos Malignos

Cultos dedicados a deuses obscuros ou entidades infernais adicionam uma camada de mistério e tensão. Um culto que realiza rituais macabros para invocar um demônio antigo pode ser uma ameaça persistente, com seus membros infiltrados em todas as esferas da sociedade, prontos para sabotar e assassinar em nome de seu mestre sombrio.

5. Dragões Antigos

Dragões são inimigos imponentes, em suma, devido ao seu poder esmagador e sabedoria ancestral. Um dragão ancião que acorda de um longo sono para recuperar seu tesouro perdido poderia devastar reinos inteiros, obrigando os heróis a embarcar em uma missão perigosa para derrotá-lo ou negociar uma trégua.

6. Assassinos Profissionais

Guildas de assassinos representam ameaças sutis e letais. Um grupo de assassinos que opera nas sombras, eliminando alvos por contratos lucrativos, pode colocar os personagens constantemente em perigo, pois nunca sabem quando serão o próximo alvo. A habilidade dos assassinos de se misturarem à população torna-os especialmente difíceis de detectar e neutralizar.

7. Feras Míticas

Feras mitológicas, como grifos, hidras e quimeras, desafiam os personagens com combates épicos. Uma hidra que emerge de um pântano para aterrorizar aldeias locais pode ser uma ameaça formidável, exigindo que os personagens descubram suas fraquezas e trabalhem juntos para derrotá-la.

8. Exércitos Invasores

Invasões de exércitos estrangeiros introduzem conflitos em grande escala. Um exército de uma nação vizinha que invade o reino dos personagens pode criar uma situação de guerra total, exigindo táticas de batalha, diplomacia e espionagem para repelir os invasores e proteger a soberania do reino.

9. Espíritos Vingativos

Espíritos vingativos e fantasmas trazem uma dimensão sobrenatural às ameaças. Uma mansão assombrada por um espírito vingativo que busca vingança pela injustiça sofrida pode ser um desafio aterrorizante, forçando os personagens a desvendar o passado sombrio da mansão para pacificar o espírito.

10. Traidores e Espiões

A traição dentro das próprias fileiras é uma ameaça devastadora. Um conselheiro de confiança que secretamente trabalha para os inimigos pode minar os esforços dos heróis, vazando informações cruciais e sabotando planos. Descobrir e neutralizar o traidor se torna uma corrida contra o tempo para salvar o reino.

Conclusão

Inimigos e ameaças são elementos cruciais que dão vida e desafio a qualquer mundo de RPG. Criar inimigos variados, desde criaturas clássicas até traidores sutis, não só enriquece a narrativa como também oferece aos jogadores uma gama de obstáculos para superar. Cada ameaça deve ser cuidadosamente desenvolvida para manter o equilíbrio do jogo e proporcionar uma experiência emocionante e gratificante. Ao incorporar esses elementos, mestres e jogadores podem criar histórias envolventes que deixarão uma marca duradoura em suas campanhas.

PARA MAIS CONTEUDO DO MESTRE BROTHER BLUE

Música e trilha sonora no seu RPG- Aprendiz de Mestre#1

Música e trilha sonora no seu RPG, aventureiros e aventureiras! Que os bardos cantem nossos feitos por eras vindouras!

Depois de ponderarmos sobre boas práticas no RPG, falarmos de morte dignas de personagens. Recordemos: não só de espadas, bolas de fogo e derrotar monstros vivem os heróis. A arte da música também é parte de praticamente todos os RPGs de fantasia medieval, e ainda de muitos outros nas mais diversas ambientações.

Ah, isso é música para os meus ouvidos…

Para começar, lembremos da classe mais ligada às artes em fantasia medieval: o bardo, que pode cantar os feitos dos companheiros heróis e heroínas, seduzir, distrair, conseguir umas moedas com apresentações, além de alguns poderes ligados a instrumentos musicais e canções. Se preferir ouvir os barcos do movimento RPG, dá uma checada no Dicas de RPG, do aqui mesmo do movimento RPG.

Bardo de For the Quest, da 101 games

Para efeitos de histórias clássicas, talvez o flautista de Hamelim seja o maior exemplo de efeitos da música sobre as feras, as crianças, e por conseguinte, também nos jogadores ?

Daí, pensemos juntos: se vou criar um bardo, que tal ligar a personagem a um estilo de música ? Se você quiser uma coisa mais descontraída, pode tocar algo como “ chique do brega”, colocando a música quando sua personagem entrar em cena, com clássicos como Wanderley Andrade (meu ídolo!) até o saudoso Reginaldo Rossi, com ícones do brega como “Garçom”, “a Raposa e as uvas”,  e demais preciosidades artísticas.

Se pensar numa coisa mais séria e ligada a ambientação medieval, pode utilizar músicas como do grupo Era, ou Cantos Gregorianos para um bardo com temática religiosa.

Mas e que tal Trilha Sonora para criar um clima?

No exemplo acima, você pode tocar cantos gregorianos se os personagens forem entrar numa grande abadia. Ou uma música mais tensa se você gosta de colocar os jogadores num clima de tempo correndo, tudo ou nada, como o tema de missão impossível enquanto tentam desarmar uma bomba.

A música tema de um filme de referência no terror, O exorcista”, também vai com investigação e suspense.

O exorcista – clássico do terror, com uma trilha sonora perfeita para suspense

Já existem playlists de mestres e jogadores em muitas plataformas, como o Spotify. Para combate, como esta do Tio Nitro, e, também, para explorar aquela masmorra sombria em Darkest Dungeon. Mas se você quer uma brasileira, tem também a trilha do For the Quest, da 101 games. No Youtube também tem um monte.

Uma música de entrada triunfal, para começar a aventura numa ficção científica, praticamente pede pela abertura tema de Star Wars.

Numa pegada cyberpunk, uma música eletrônica com algo artificial combina. Eu acho que esse estilo casa bem com algumas músicas de um jogo de videogame nacional chamado Dandara, que faz algo orgânico, porém utilizando sintetizadores.

Falei bastante, mas talvez o que você queira saber é qual…

Música e trilha sonora para o combate final?

Ah, se é peleja, eu penso uma música para apresentação do vilão máximo, tensa e enervante (música tema de Halloween?). Seguida por um rock ou instrumental para a luta em si ( We Will Rock You – The Queen, talvez?), e algo mais relaxante e feliz para a música de vitória. Para um desfecho alegre, tenho utilizado “wake me up” na versão instrumental piano, pelo Piano Rock,  ou na versão 2cellos.  Mas você pode usar o que quiser, é claro, inclusive e especialmente canções brasileiras.

Todavia, isto pode não ser o que você estava procurando. Talvez você esteja numa busca mais sombria, por uma

Música e trilha sonora para seu RPG de Terror

Já citei alguns muito queridos aqui, mas temos o Rei do Pop, Michael Jackson, nos trazendo Thriller (escuta os efeitos iniciais), para uma coisa que inicia leve e contemporânea, ou os caça fantasmas, com a mesma atmosfera pop dos anos 80 e 90.

Vai pegar mais pesado, com 4AD contra os grandes Antigos, Kult, Vampiro, Cangaço Trevoso, ou outros jogos de terror?

Pode experimentar esta versão de ” A nightmare in Elm street – O pesadelo em Elm street” , do Freddy Krueger. Lembra?

Tem muito mais do assunto, e se você se der o trabalho de olhar todos os links que coloquei no texto acima, eu espero, além de te inspirar, permitir uma vivência pela música através dos tempos e estilos que podem ser usadas para as suas aventuras. Seja lá qual for a aventura que você narrar, música pode tornar melhor. 

Um pouco off topic, mas necessário: Rio Grande do Sul precisa de nossa ajuda, com os desastres causados pela chuva este ano de 2024. Opções de ajudar:

Nosso pacote solidário do Movimento RPG

Pré venda da Jambo, por financiamento coletivo:  Jornada heróica 

Pacote solidário da Caramelo Jogos.

Ficou um pouco longo, e ainda quero abordar mais tópicos como música para RPG de anime e no sertão brasileiro, e espada e feitiçaria (que serão uma parte 2, no futuro), assim, “toss a coin to your Witcher, ” (ou ” jogue uma moeda para o seu bruxo”), se você puder deixar um like ou comentário abaixo. Até mais, querido ouvinte e leitor. Que os bardos cantem seus feitos e lendas pelas próximas gerações!

Até breve, e por último, mas não menos importante, se você gosta do que apresentamos no MRPG, não se esqueça de apoiar pelo PicPay, PIX ou também no Catarse. E com isso, torne-se um Patrono do Movimento RPG e tenha benefícios exclusivos! Ou então, apoie nossa revista digital, a Aetherica através deste link!

 

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