Alienígenas e RPG – Aprendiz de Mestre

Alienígenas e RPG, Aprendiz de Mestre! A verdade está lá fora, ao infinito e além ! Vamos ao espaço sideral, ou eles que venham a nós!

Após falarmos de Silvio Santos, que talvez, como dizem, assim como Elvis Presley, não tenha falecido, mas simplesmente ido para casa, junto com ET, o extra-terrestre.

Vamos explorar o universo. A vida fora do nosso planeta ainda está para ser confirmada pela ciência, porém, nas artes, literatura, filmes, esculturas, videogames e mesmo museus, isso já foi estabelecido há muito tempo.

E o nosso querido hobby de RPG NÃO ficou de fora nessa corrida espacial, claro!

A própria NASA já lançou um cenário de RPG em outro planeta…

Até fizemos uma resenha aqui, no movimento RPG!

Clica aqui!

Entretanto, eu vejo 2 formas mais importantes de abordar aventuras com Alienígenas.

Numa opção, alienígenas caem bem em cenários de investigação e terror, tanto em dias contemporâneos como num cenário futurista…

Como por exemplo,…

Delta Green

Delta Green, sendo trazido ao Brasil pela Editora Retropunk, após um financiamento de sucesso. Mistura elementos de terror de Lovecraft, com a paranóia e as teorias de conspiração de Arquivos X.

Você não sabe toda a verdade, e se soubesse provavelmente você seria morto, ou ficaria louco.

Tudo é numa situação de estritamente o conhecimento necessário para cumprir a missão. Ou nem isso.

Já está querendo saber demais, agente.

Alien RPG

Outro é o próprio Alien RPG, pela Free League, e trazido ao Brasil pela Editora New Order. Nem só de Aliens vive o terror espacial. A própria empresa para qual você trabalha, o espaço inóspito, a IA que rege a nave, e mesmo outros tripulantes podem não ser o que parecem. Os níveis de Pânico vão subir…

Agora, se você pensa em encarar algo como o Chupacabras, uma adaptação de Vaesen, também pela Editora Retropunk, cai bem!

Vaesen

 

Mas e os Alienígenas e RPG no Brasil?

Por outro lado, veremos a outra forma de lidar com invasões de outros mundos. Prepara que aí vem chumbo grosso! 

Black Trooper RPG

A partir de 06/09/2024, financiamento coletivo de sucesso no catarse como PDF, finalmente agora chega ao nosso planeta Terra o Blacktroopers RPG,  em pré-venda pela Editora Nozes Game Studios! 

Nada de extra-terrestres fofinhos com grandes olhos infantis. Nada de se esconder embaixo da cama e ficar com medo de ser abduzido.

Você aqui fará parte de um esquadrão Black Trooper, com objetivo de chutar bundas alienígenas até os confins do universo, como em jogos de videogame como Doom ou filmes como MIB e Tropas Estelares!

 

O RPG brasileiro Anomia, o fim, pela Editora Universo Simulado,  também aborda temas como apocalipse por invasões extra-terrestres.

Anomia

E tem adaptação de UFO-Team para 3DeT Alpha, aqui mesmo no movimentoRPG!

Quer adaptação para outros sistemas brasileiros? Que tal arquivos X, para o Urbana Bellica da Nozes Game Studio? (Agradecimentos ao Jonas Picholaro pelas imagens e adaptações abaixo) 

Arquivos X – Urbana Bellica

No Instagram da editora Nozes tem fichas completas da dupla de humanóides mais perseguida por aliens que a princesa Leia, de Star Wars. Mas segue um gostinho…

Dana Scully para Urbana Bellica
Fox Mulder, para Urbana Bellica

Agora que já vimos alguns RPGs muito focados em alienígenas, vamos para …

Alienígenas e inspiração para aventuras de RPG

Os monstros do espaço podem representar aspectos negativos da humanidade, nos usando como prisioneiros de guerra, caça por esporte, ou ainda alimento.  Poderiam, por exemplo:

  1. Serem metamorfos que assimilam os seres humanos, devorando-os e tomando seus lugares, como em Enigma de Outro Mundo e Invasores de Corpos. A paranóia joga pesado aqui.
  2. Estarem enterrados em nosso solo há milhares de anos, apenas esperando que a humanidade, com sua poluição, fizesse o trabalho de terra formação, para saírem de sua hibernação e nos atacar. As armas, Black Trooper! Isto não é um treinamento!
  3. Um concurso de cantores e talentos  está acontecendo. Mas acabaram de chegar uns concorrentes de última hora muito estranhos…
  4. Misteriosamente, os heróis recebem caixas com óculos escuros e um bilhete que diz : “use-me!“. E veriam alienígenas infiltrados por todos os lados . O que fazer? Conviver? Lutar? Expor?
  5. Competição de tiro ao alvo, ou “Olimpíadas Espaciais” em segredo, contra desportistas de outro planeta, para definir o futuro da Terra.
  6.  Recebem no trabalho uma caixa lacrada, mas ao abrirem, há um cadáver alienígena, e uma mensagem –” Escondam, e não contem a ninguém. Eles me acharam! “

 

A última fronteira…

É a sua imaginação. Tanto visitantes de outros mundos podem vir ameaçar nossa existência, como podemos nos deparar com inteligência literalmente extra-planetaria, em nossas incursões na vastidão do cosmo.

Todavia,  essa consciência pode nos considerar como  consideramos as traças e fungos que infestam nossos livros, por exemplo.

Por enquanto é isso, Aprendiz de Mestre. Tomara que a nossa Sonda Voyager não nos traga visitas indesejadas. Que X-Com continue sendo apenas um simulador de invasão alienígena, e não um treinamento contra intrusos estelares…

 


 

 

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Confederações de Arton – Área de Tormenta

No Área de Tormenta desse mês, mesmo com o fim dos Jogos Olímpicos, vamos continuar nossa série dos Jogos Pantêonicos, trazendo uma série em que iremos trazer os reinos participantes, seu histórico na competição e algumas personalidades deles.

Vencer uma competição traz um novo espírito, independente do universo.

Confederações de Arton

Em 1420, existem 16 Confederações oficiais dos reinos artonianos, 7 Confederações independentes e 10 regiões que exportam atletas independentes, que ou jogam pelas bandeiras de outros reinos ou por seus reinos de maneira não oficial.

Não há critérios exatos para a admissão de uma confederação nova, além de ser um reino legitimo de Arton, reconhecido pelo Reinado. Os casos que não são admitidos são a Supremacia Purista, o Império Trollkyrka Aslothia devido a natureza (ou anti-natureza) desses reinos.

O mapa de Arton mudou muito com o passar dos anos.

Históricos dos Reinos participantes

Com o passar dos anos, diversos reinos independentes ou se perderam ou foram anexados. Por isso, muitas das confederações mudaram conforme os anos.

Porém, em 1400, os reinos participantes diretamente com confederações eram; Ahlen, Bielefeld, Callistia, Collen, Deheon, Doherimm. Fortuna, Hershei, Hongari, Khubar, Lomatubar, Montanhas Uivantes, Namalkah, Nova Ghondriann, Petrynia, Pondsmânia, Portsmouth, Salistick, Sambúrdia, Tapista, Tollon, Trebuck, Tyrondir, Wynlla, Yuden e Zakharov

Dez anos depois, em 1410, com tantos acontecimentos em Arton, a lista diminuiu para apenas Ahlen, Bielefeld, Deheon, Khubar, Namalkah, Portsmouth, Samburdia, Trebuck, Tyrondir, Wynlla e Yuden.

Em 1420, todos estão animados com a próxima edição dos jogos após Guerra Artoniana, mas também estão com receios dos movimentos da sempre complicada Supremacia Purista, que antes se orgulhava pelos seus atletas humanos, e agora evita participar, tanto pelas tensões da guerra, quanto por se negar a dividir palco com “criaturas nojentas”.

As Confederações em 1420

Com novos reinos participantes e outros anexados. As confederações atuais de Arton vem principalmente dos reinos com confederações oficiais, que em sua maioria participam do Reinado. Abaixo vamos falar delas.

Ahlen

A Confederação Ahleniense, chamada de “Astutos Atletas”, é permeada de escândalos e problemas, desde sua primeira participação em 1401, em que diversos aparelhos de outros atletas de outras confederações foram acusados de terem sido sabotados por atletas de Ahlen. Apesar de outras acusações terem ocorrido em outros anos, o monarca da época, Thorngald Vorlat, sempre se pronunciou a favor de seus atletas e pedindo provas das demais confederações, que nunca apareciam. Com o cancelamento dos jogos durante a guerra Artoniana e o falecimento do monarca em 1416. Há muita dúvida sobre a participação da confederação dos Atletas Astutos, com a participação em 1419 sendo uma das piores já vista pelo reino. Porém, em 1421, diversos atletas de Ahlen tem se preparado para os jogos.

Entre eles. Dlanmarc Tomberi, esgrimista ágil e sagaz que tem tudo trazer uma medalha ao país, mesmo que outros atletas de Ahlen dizem que seria terrível se ele “sofresse alguma espécie de acidente”.

Bielefeld

O reino dos cavaleiros por muito tempo não teve confederação oficial. Com os cavaleiros participantes de maneira independente. Muito disso por causa de Sir Orion Drake, que acreditava que competições esportivas tiravam os soldados do foco no dever. Em 1405, mesmo com a aposentadoria do cavaleiro, outros nobres ainda são receosos com a competição, porém foi aberta a confederação “Honrosos Atletas”, formada por cavaleiros independentes ou representantes de Ordens de Cavalaria menores, porém ainda considerados parte oficial de Bielefeld. Um dos mais notórios cavaleiros é Sir Konai “O Lobo”, um Moreau que participa da disputa de Corrida com Obstáculos.

Deheon

Ser o primeiro reino a sediar os Jogo Panteônicos fez com que Deheon depositasse um nível de orgulho elevado em seus atletas. Ao contrário de outras delegações, o Time Deheon permite competidores de qualquer origem, resultando em uma das equipes mais diversas dos jogos. Torcedores contrários tendem a diminuir os atletas Deheoni como apenas aventureiros que buscam nos jogos uma forma de ganhar dinheiro fácil de patrocinadores, porém a equipe realiza as seletivas mais difíceis de todas as demais delegações, procurando garantir a excelência em seus times. Dentre seus principais atletas está a lutadora Hannah “A Montanha”, uma minaura natural do  Império de Tauron, porém criada em Valkaria.

Doherimm

A Confederação Doherita é composta quase exclusivamente de anões, medusas e trogloditas. Liderada agora pela Confederação das Guildas, que permitiu a existência da “Guilda dos Atletas”. Há boatos de equipamentos complexos de atletas doherita para treinar para os jogos. Em 1419, os primeiros atletas doheritas apareceram após a humilde participação em 1409, com o principal destaque sendo Hulgrac Pé-de-Cinza, atleta de arremesso de martelo. Que havia participado dos Jogos Pantêonicos de 1409 e 1419, com o novo patrocínio da Guilda dos Atletas, vem com bastante confiança para os jogos de 1421 após sua boa participação nos Jogos Pantêonicos anteriores.

 

Império de Tauron

Conhecido por sua força e disciplina, o Império de Tauron é conhecido principalmente por suas façanhas em modalidades similares aos treinos militares, como luta e corrida. Jovens membros das legiões são incentivados a participar dos jogos, mas as principais modalidades são representadas por atletas escolhidos a dedo. Além de minotauros, a delegação tapistana também envia representantes de outras raças. Dentre os atletas de destaque está Coral Monstrum, uma jovem elfa de 15 anos, filha de um caçador de monstros de Marma. A jovem compete nas modalidades de ginástica artística e saltos ornamentais individuais.

Khubar

A “Tempestade do Dragão-Rei”, como é conhecida a delegação Khubariana nos Jogos Panteônicos, tem uma longa história nos esportes marítimos. Por conta de sua cultura aberta à estrangeiros e sua geografia que permite águas calmas nas baías, e turbulentas no Mar do Dragão-Rei, o arquipélago não só formou os principais atletas das modalidades de nado e disco flutuante (esporte criado nas praias de Thalkar), como se tornou o principal centro de treinamento para atletas de outras confederações. Dentre os muitos medalhistas de Khubar, o principal destaque é o jovem tritão Khav-Liel, campeão do disco flutuante.

Namalkah

Entre a confederação chamada de “Tropeiros de Namalkah”, a modalidade a qual os namalkahnianos melhor performam é, sem dúvida, o hipismo. Até mesmo o alto-clérigo de Hippion já prestigiou o evento quando ele ocorreu no reino, em 1409. Porém, quando o reino recebeu os jogos pantêonicos, devido a maneira que outros reinos tratavam seus cavalos, aboliram o hipismo daquele ano. Em 1421, o clérigo de Hippion Bentho Carrier e seu alazão Relampiar vem para mostrar ao resto de Arton porque no reino há os melhores tropeiros de Arton.

Pondsmânia

Nunca se sabe muito bem quando a Pondsmania irá ou não participar dos Jogos, depende muito da Rainha Thantalla e do seu humor durante a época. A formação da confederação sempre é muito confusa e os atletas mudam com frequência suas próprias modalidades que irão competir, nunca ficando claro para os organizadores, algumas vezes duendes em forma de Lança querem montar humanos e participar de justas, ou usarem Quadrados Flutuantes ao invés de discos flutuantes.

Mais de uma vez um competidor da Pondsmania tentou arremessar um Mycotann ou um Goblin ao invés de um martelo. Em 1407, a Rainha ofereceu suas terras para sediar os jogos em suas terras, porém teve diversos casos de desaparecimentos, atrasos nas festividades e nos esportes, além de categorias inventadas do nada pela pura vontade da Rainha, além do problema do tempo difuso das terras feéricas.

Porém, uma das modalidades que permaneceu da quase participação da Pondsmânia no torneio foi o Xadrez, da qual também tem um atleta; Talantalh, um duende de cabelo esverdeado e asas, do tamanho de um hynne. Alguns ficam assustados em enfrentá-lo, porque há o rumor de que na verdade ele é uma das facetas da rainha Thantalla.

Salistick

Como não há um reinado ou governo centralizado em Salistick, o Colégio Real dos Médicos se interessou grandemente pelos Jogos Pantêonicos, como forma de demonstrar que a medicina e seus avanços poderia superar até mesmo “clérigos” e seus “deuses”. Mesmo não tendo um governo central, a única confederação de Salistick foi aceita como a confederação oficial do reino nos Jogos Pantêonicos, chamada de “Corpos Imaculados”, eles são escolhidos pela Ordem da Perfeição do Corpo. Entre os atletas, está um dos veteranos da Ordem, Abelardo. Especialista em combate corpo a corpo, especializado nos mais diversos tipos de combate, seja tamuraniano quanto tapistano, ele vem para aclamar mais uma medalha com os novos avanços de cuidado do corpo e mente vindos de Salistick.

Salistick também tem uma outra confederação que participa de torneios menores e independentes, a Atlética do Colégio Real, um braço do Colégio Real de Salistick que foca em desenvolver o físico de seus médicos.

Sckarshantallas

Os “Atletas de Sckar” são uma orgulhosa confederação, escolhida (ou ordenada) a dedo pelo dragão rei e que são permitidos a sair de Sckarshantallas para disputar os Jogos Pantêonicos. Muitos atletas ficam preocupados pelo rumor com bastante base de que aqueles que retornam a Sckarshantallas sem medalhas acabam sumindo misteriosamente. Mas apesar de tudo isso, os atletas costumam se portar de maneira vangloriosa e costumam sair muito bem, principalmente nas modalidades que envolvem montaria e pontaria. Um exemplo disto é Ravobor, um Kallyanarch que venceu na edição passada em Tiro com Raio Arcano e está como favorito para ter a medalha de ouro esse ano. Mas houve certo burburinho quando começou o boato que ele seria um dos filhos de Sckar.

Tamu-Ra

30 anos após a vinda da Tormenta, 15 anos após a sua libertação. Tamu-Ra conta com atletas que vem da Ilha e que também vem do Reinado, na pequena comunidade de Valkaria, Nitamu-ra. Poucos atletas da comunidade atuam por Deheon, representando a ilha de Tamu-Ra nas competições. São chamados de “Honrosos Tamuranianos” e dois atletas são destaques; Vindo da própria ilha, Takashi é um humano ginasta que teve muito sucesso nos jogos em 1407, 1409 e 1419. Próximo de se aposentar, ele enxerga os jogos de 1421 como mais uma oportunidade de honrar seu povo com medalhas. Outro, vindo da comunidade de Nitamu-ra, é a jovem Natsumi Noda, vindo de familia nobre dos refugiados de Nitamu-ra, ela participa dos torneios de luta com uma arte marcial focada em derrubar seus oponentes.

Ubani

Com a aproximação de Ubani do pacto de não agressão com o Império de Tauron, diversos ubaneris tem se aproximado dos Jogos Pantêonicos com os tempos. Em 1421 o pacto já estará expirado, e muitos não sabem que tipo de tensões diplomáticos isso pode trazer entre Ubani e o Império de Tauron em solo neutro, como os jogos. Entre os atletas ubaneris, se destaca Ezayn Trovoada, um Velocis, tido como “O mortal mais veloz de Arton”, que domina por anos o Atletismo, incapaz de ser alcançado por qualquer outro competidor já há alguns anos.

Vectora

Em Vectora, muitos comerciantes patrocinam outros competidores de outros reinos, em busca de lucros próprios. Nenhum morador de Vectora vai competir, necessariamente, nos jogos, mas esses patrocínios criam rivalidades dentro da própria Vectora.

Antôny, um moreau tigre, morador de Vectora lidera uma casa de apostas que fomenta ainda mais as competições dos jogos, recebendo lucros solidos da “fézinha” dos povos de Vectora a cada dois anos.

Wynlla

A participação de Wynlla nos Jogos Pantêonicos é tanto direta, com sua confederação “Atletas Arcanos” quanto com seu investimento em atletas vindos da Academia Arcana, vindouras da Atlética da escola. Muitos quando terminam seus estudos na Academia Arcana entram na Confederação de Wynlla para poder representar quem tanto investiu em seus estudos.

O príncipal atleta vindouro de Wynlla é a Qareen Agenlyn que participa das competições de Natação. Terminou seu ano na academia arcana em 1419 e, feliz pelos seus resultados, se prepara para representar Wynlla em 1421.

Zakharov

Após a épica campanha chamada pelos bardos de Coração de Rubi, Zakharov tem se preparado com afinco para os jogos pantêonicos. A quantidade de aventureiros que veio para a região aumentou de uma maneira inacreditável e, junto com eles, diversos novos atletas para as disputas. Entre eles um minotauro que tem um pequeno dojo nos arredores do reino de Yuvalin, chamado Tyrad. Junto com um conjunto de outros combatentes ele quer trazer vitória em respeito a cidade que o retirou do vicio em jogo.

Conclusão

As diferentes historias dos atletas, das confederações, dos países, me deixam muito inspirado para trazer mais disso a tona no nosso RPG.

Façam sua festa, façam suas mesas com os personagens se preparando para os Jogos, se diviritam!

Para mais informações, além do site da campanha, fizemos uma postagem falando sobre que você pode conferir aqui


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Além disso, o MRPG tem uma revista! Conheça e apoie pelo link: Revista Aetherica.

Se liga na Área de Tormenta, o espaço especial dedicado apenas à Tormenta20 e o que remete a ele! E acompanhe também as outras sessões, por favor!


Texto:  Amanda “Vellsant” Velloso, Natalia “ElenaNah” Helena e Gustavo “AutoPeel” Estrela

Imagem de Capa: Gustavo “AutoPeel” Estrela

Revisão: Isabel Comarella

EPIC: A Saga de Troia – Quimera de Aventuras

Neste Quimera de Aventuras, vamos falar de EPIC: The Musical – A Saga de Troia. EPIC é um album conceitual baseado na historia da Odisséia de Homero, que segue a saga de Odisseu, o herói grego e rei de Ítaca, ao final da guerra de Troia e suas aventuras tentando voltar a sua ilha.

A capa do álbum conceitual.

Sobre o Musical

EPIC: The Musical é dividido em Atos e Sagas. Como ainda está em lançamento, no momento em que essa Quimera de Aventuras está sendo escrita, nós já temos todas as Sagas do Ato 1 e estamos na eminencia da segunda saga do Ato 2. Mas hoje, vamos falar da Saga de Troia, que segue os eventos desde o final da Guerra de Troia até a chegada da tripulação de Odisseu a ilha dos Lotófagos.

Nossa Visão sobre o Musical (Pode conter spoilers!)

EPIC é um musical muito gostoso de ouvir, tanto pela qualidade das músicas quanto pela qualidade da comunidade. E já dá para ter uma ideia da qualidade do musical pela primeira musica The Horse and The Infant, que mostra a carga dramática que muitas músicas de demais partes trazem.

Indo de uma música energética e sobre combate, que é The Horse and the Infant, para uma música cheia de carga dramática, que é Just a Man, aonde já ouvimos alguns dos motiffs que vão nos seguir pelas demais sagas.

Se você gosta de mitologia grega e musicais, EPIC é um prato cheio para você, e A Saga de Troia já vende isso perfeitamente.

It’s just a infant… It’s just a boy…

Quimera de Aventuras

Nessa seção, vamos dar ideias para mesas usando  o musical como refêrencia!

Cenários e Sistemas

Qualquer sistema e cenário voltado para fantasia pode servir para fazer uma aventura baseada na Saga de Troia. Principalmente sistemas que tenha mêcanicas ou possibilidades de guerra. Mas quero trazer luz a um sistema voltado para mitologia Grega, AGON que estava previsto para ser trago pela Editora Vanishting Point. Que é pensado para simular histórias épicas da mitologia.

Partes das Aventuras baseadas nas músicas

The Horse and The InfantOs personagens são soldados em uma guerra, podendo ser até mesmo a própria guerra de Troia, e devem derrotar os Troianos ou qualquer inimigo que estejam enfrentando, você pode começar a aventura dentro do Cavalo de Troia ou de algum paralelo a ele. Mas ao fim do embate, prestes a saírem vitoriosos, os personagens se encontram em uma dilema…

Just a ManOs deuses, ou algum comandante, ordena aos personagens que matem o príncipe infante daquele povo. Os personagens podem colocar o sacrifício em suas mãos, ou pouparem a criança, que trará outras consequências no futuro… Mas ainda assim, a escolha é dos personagens.

Full Speed AheadIndependente da escolha, os personagens entram em barcos e partem em direção a casa, ansiosos e esperançosos pelo o que espera eles de volta a sua terra natal. Mas com os suprimentos acabando, eles avistam uma ilha que parece haver pessoas morando, e devem ir para lá.

Open ArmsOs personagens são confrontados pelo o que fizeram na guerra, mas um personagem NPC ou até mesmo um dos personagens jogadores mostra uma visão otimista a eles. Eles encontram os Lotófagos, pequenos seres comedores da Lotús, uma fruta mágica que rouba o senso de urgência e a preocupação daqueles que comem. Independente da maneira que abordarem os Lotófagos, eles são apontados para uma ilha a oeste que os seres dizer haver comida além da lotús.

Warrior of the MindBaseado nas escolhas que os personagens tiveram ao encontrar os Lotófagos e nas interações sobre a ideologia pacifica, a deusa Atena ou qualquer equivalente surge e confronta seus ideias, lembrando eles do que ela prega; Um combate inteligente, que visa o melhor caminho para os embates ao invés de sensibilidade sem direção. Guerreiro da Mente.

Conclusão

Vamos abordar as demais sagas de EPIC aqui, e essa não foi a primeira saga pela qual eu conheci o musical. Mas se você está entrando no universo de EPIC agora, começar pela Saga de Troia não poderia ser melhor; Ela introduz tudo de bom e da montanha russa de emoções que esse musical é.

Então, ouças as músicas e Full Speed Ahead.


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Revisão e Montagem da Capa: Isabel Comarella
Texto: Gustavo “AutoPeel” Estrela

Silvio Santos e RPG – Aprendiz de Mestre

Silvio Santos e RPG. O homem-sorriso, uma figura icônica, o vendedor de bugigangas-mor, durante décadas foi sinônimo de domingo em frente a TV. Não é, Lombardi? Fala Lombardi!

— Alô, Silvio! — Sim! Depois de escolher um sistema para o meu cenário, falemos d’O Sr Abravanel (em hebraico: סניור אברבנאל; Rio de Janeiro, 12 de dezembro de 1930 – São Paulo, 17 de agosto de 2024) que comandava um programa de auditório que durava horas seguidas, entre jogar aviõezinhos de papel de dinheiro, fazer propaganda mesmo os intervalos, fazer piadas, às vezes entrevistas, e até fazia indicações de filmes que viriam logo após o seu programa!

Silvio Santos e RPG, o modelo de interpretação do grande vendedor

Carismático, muitos mestres de RPG já imitaram o Silvio Santos. Até o Fabulario, numa sequência de vídeos interativos do you tube em que interagimos com um vendedor, personificou  Silvio Santos num RPG.

Agindo como vendedor de bugigangas , imitado por muitos performistas, humoristas da TV, de stand up, e até ” baixando o Santo” .

Como você já deve saber a esta altura, Silvio Santos nos deixou aos 93 anos, em 17/08/2024, sábado (no momento que escrevo este POST).

Silvio Santos e inspiração para aventuras de RPG

Como forma de homenagem ao Silvio Santos, personagem multi classe:  vendedor, palhaço, contador de piadas, manipulador, imperador do entretenimento, camelô, bobo da corte, apresentador, podemos imaginar aluns plots de aventuras :

  1. Um camelô está sendo assediado por milicianos para pagar “proteção”  — mas o pagamento praticamente iria leva-lo a falência, e ele pede ajuda dos heróis, em troca de um baú, que diz ele, se chama, o “baú da felicidade”
  2. Um grande imperador do ramo de mídia e entretenimento teve sua filha sequestrada. Num caso excepcional para a história da polícia, ele mesmo está negociando o valor do resgate com os sequestradores. ( — Sr Abravanel, então o Sr vai oferecer 500.000 reais? — Não, doutor, estou negociando meio MILHÃO de reais!…) podem tentar ajudar na negociação, ou no resgate, ou na segurança…
  3. Um concurso de cantores e talentos para bardos está acontecendo. O Apresentador escolhe o vencedor de acordo com o voto dos jurados, de si mesmo, e do próprio auditório — os heróis podem tanto competir como bardos, na segurança do evento, ou fazendo testes como os torcedores mais entusiasmados
  4. Numa campanha mais infantil e educativa, há uma competição para soletrar palavras difíceis, como otorrinolaringologia, ou hexacampeão !
  5. Competição de luta desarmada em banheiras de lama, ou piscinas para procurar um objeto. Numa fantasia urbana, importa menos quem ganha, e mais quem cai ou fica em posições ridículas. (Faça um teste de interação social com vantagem se for mulher sexy…) 

Silvio Santos apresentou muitos cantores e mesmo outros apresentadores

“Quem quer dinheiro?” Silvio Santos!

Às vezes, usava “truques sujos”. Como diz o ditado, “no amor, na guerra, no movimento RPG, e na luta pela audiência, vale tudo” ( liberdade poética deste humilde bardo). 

O mesmo cantor estava cantando a mesma coisa, ao mesmo tempo, em canais diferentes. Se não podia vencer, ele usava as mesmas armas, para “empatar “.

A vice-liderança na audiência era mantida a unhas e dentes.

” O povo quer programa educativo? Vai ter programa educativo! O povo quer ver mulher pelada? Vai ter mulher pelada. …”

Ou seja, a audiência comandava o conteúdo. Todavia, tinha umas competições de transformistas também. Parece que havia alguma vontade de “chocar” as coisas mais tradicionais. Roberta Close que o diga, com diversas aparições, além de Dercy Gonçalves, com muitos palavrões, e alguns dos humoristas tiveram e mantiveram suas carreiras graças aos programas de domingo por muito tempo.

 

O céu pode esperar…

Alguns dirão que até esperou bastante, com longevos 93 anos, 2 casamentos, filhos e netos.

Será que haverão disputas judiciais pelo espólio do magnata da mídia? Como numa novela mexicana, o futuro dirá.

Como empresário, creio que cometeu poucos erros, como um banco/casa de crédito que estava muito negativo, ao invés de dar lucro. Quando comprou, pagou,  entretanto, ao que pareceu na época, os executivos haviam achado uma forma de falsificar os dados do sistema, fazendo parecer lucro o que era saldo negativo. Mais uma vez, as habilidades de negociador foram usadas para parcelar a dívida em 20 anos, sem juros.

E eu posso interpretar Silvio Santos?

Opa! Ah, se pode! Amar ou odiar o falecido empresário e apresentador multifacetado. É com você.

Pode até lançar uma (falsa?) candidatura a presidência do país. Creio que tornará sua mesa memorável, e como dizia o próprio, “… Falem mal, mas falem de mim…”, não é Lombardi? 

— É, sim Silvio! E que tal vermos agora aquela corrida de cavalos gravada?

— Ah, sim, vai! Corre, seu filho de uma égua!”

( Era o mais próximo que Sílvio Santos chegava de um palavrão no seu programa “familiar”).

Acho que uma personalidade como a de Silvio Santos iria preferir ir para o inferno ao invés do paraíso, e vender ar-condicionado, ventiladores, leques… Para os condenados.

Por enquanto é isso, Aprendiz de Mestre. Até a próxima. Sílvio, descanse em paz (ou vá apresentar o “topa tudo por dinheiro” em outro universo, outra dimensão…)

 


 

 

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Largados e Pelados – Quimera de Aventuras

“Largados e Pelados” é um reality show de sobrevivência extrema, onde dois participantes, geralmente um homem e uma mulher, são deixados em um ambiente selvagem sem roupas e com recursos limitados. Eles precisam sobreviver por 21 dias, enfrentando desafios como clima, animais selvagens, fome e sede. Pode parecer inusitado, mas o Brasil já recebeu três edições desse reality (e que assisti junto com meu marido) e uma coisa que nos veio à cabeça foi: e se isso virasse um desafio de RPG?

Largados e Pelados

Largados e Pelados” (originalmente Naked and Afraid) é um reality show de sobrevivência extrema que estreou em 2013, no Discovery Channel, nos Estados Unidos. Criado por Tim Pastore, o programa rapidamente se tornou um fenômeno global, atraindo fãs pela sua proposta única de colocar pessoas comuns em cenários de sobrevivência nas condições mais adversas possíveis. Cada episódio geralmente traz dois participantes, um homem e uma mulher, que são deixados completamente nus em um ambiente selvagem e inóspito. Eles têm que sobreviver por 21 dias apenas com um item pessoal de escolha e sua própria engenhosidade.

Mecânicas do Programa

Os participantes devem construir seus próprios abrigos, procurar e caçar alimentos, purificar água e enfrentar condições climáticas extremas, tudo isso enquanto lidam com o desconforto e a vulnerabilidade de estarem nus. Não há prêmios em dinheiro ou títulos grandiosos, o objetivo principal é a superação pessoal e a prova das habilidades de sobrevivência.

A série é dividida em temporadas, e ao longo dos anos, várias versões derivadas foram criadas, como Largados e Pelados XL, que desafia os participantes a sobreviverem por 40 dias, e Largados e Pelados: A Tribo, onde grupos maiores tentam sobreviver juntos por longos períodos.

A Edição Brasileira

Até o momento, “Largados e Pelados” já conta com mais de 15 temporadas e centenas de episódios, além de versões estendidas e especiais. O sucesso do programa nos Estados Unidos levou à criação de edições locais em outros países, incluindo versões na Colômbia, África do Sul, México e Brasil, cada uma adaptada às peculiaridades dos ambientes e culturas locais. Aqui no Brasil, o programa também conquistou uma base de fãs considerável, levando à criação de uma edição especial gravada na Amazônia.

Encontrei disponível na Max três temporadas da edição Brasil, que foi a que eu assisti.

Minha Opinião Pessoal (contém spoilers)

Eu não sou um grande fã de reality shows, e são poucos os que de fato pego pra ver. Já meu marido gosta bastante, e como temos o hábito de alternar quem escolhe o que veremos (assim ambos consomem o que gostam), fomos tentar ver a edição brasileira.

Como dito antes, encontramos três temporadas disponíveis no Max, e acabamos maratonando tudo! Há também disponível o Largados e Pelados: A Reunião 1º Temporada, que traz de volta os sobrevivencialistas da primeira temporada falando sobre a experiência.

Ao contrário do que eu imaginava, o programa parece de fato real, e são visíveis as mudanças de peso e fisionomias dos participantes ao longo da fome e das adversidades que enfrentam. Tão acostumados estamos aos confortos da tecnologia que é pouco provável que, sem treinamento, conseguimos passar esses perrengues.

Das três temporadas, destaco a segunda temporada, que tiveram arcos de sobrevivência incríveis, e um grande número de desistências. A terceira temporada foi mais amena e a primeira foi muito tranquila.

Embora o nome seja Largados e Pelados, e todos estejam de fato completamente nus, as versões disponíveis do programa colocam tarjetas de censura cobrindo as partes íntimas, de forma que jovens possam assistir sem problemas. As edições e cortes também poupam detalhes que podem ser considerados mais gore, como a caça e preparo de animais abatidos em tela.

Sinceramente, foi uma grata surpresa esse programa! O cuidado e a leveza em como são transmitidas as cenas e acontecimentos são convidativas e em muitos pontos didáticas (sim, dá pra aprender alguns conceitos com o programa tranquilamente) além do experimento social de sobreviver com desconhecidos.

Quimera de Aventuras

Nesta sessão a obra entra na Quimera e colocamos algumas ideias de uso para aventuras de RPG.

Entretanto fique ciente que para isto, teremos que dar alguns spoilers da obra. Leia por sua conta em risco.

Fantasia Medieval (D&D, Pathfinder, OSR, Tormenta…)

Os personagens são náufragos em uma ilha desconhecida, isolados do resto do mundo. Eles devem sobreviver à flora e fauna hostis, encontrar alimentos e água, e eventualmente escapar da ilha ou entender os mistérios que ela esconde. Como poderão sobreviver sem seus equipamentos, itens mágicos, recursos de magia e comunicação e muito mais, em um ambiente desconhecido e cheio de novos perigos?

Use essa premissa para explorar mecânicas de combate contra criaturas selvagens, construção de abrigos e ferramentas com recursos limitados, exploração de ruínas antigas e a gestão de recursos escassos. Podem ser implementadas regras de exaustão, fome e sede, além de criar mecânicas para construção e reparo de equipamentos rudimentares.

Terror Lovecraftiano (Call of Ctulhu, Ordem Paranormal…)

Os personagens acordam sem memória em uma floresta densa e misteriosa. Enquanto tentam sobreviver, descobrem que algo sobrenatural os observa, e a própria floresta parece estar viva e consciente. Sobreviver ao oculto e misterioso precisando utilizar recursos e ferramentas do próprio ambiente que tenta lhes matar é um desafio que pode levar à insanidade.

Use essa para aproveitar mecânicas de enfrentar criaturas mitológicas, manter a sanidade diante de eventos sobrenaturais, e desvendar o mistério de como chegaram ali e como escapar antes que a floresta os consuma. A gestão da sanidade torna-se crucial, e a sobrevivência física é tão importante quanto evitar cair em desespero ou loucura.

Cyberpunk e Fantasia Urbana (Shadowrun, Kuro…)

Após uma operação fracassada, um grupo de runners é deixado para morrer em uma selva tecnológica. Eles precisam usar sua cibertecnologia e magia para sobreviver enquanto tentam se reconectar com a civilização. Como seria um ambiente onde a própria natureza se mesclou com a tecnologia para sobreviver e evoluir?

É uma ótima premissa para tirar a mesa de sua zona de conforto e dar um enfoque nas mecânicas de hackear drones de vigilância, lidar com predadores tecnológicos, construir abrigos com partes de máquinas e evitar corporações que os caçam. Regras para improvisação de tecnologia e magia em condições adversas, além de limitações impostas pelo ambiente que afetam diretamente as capacidades dos personagens.

Mundo das Trevas

Um grupo de vampiros recém-criados é abandonado em uma cidade devastada por uma catástrofe natural. Eles devem sobreviver à escassez de sangue, evitar os caçadores de vampiros e encontrar uma forma de restabelecer contato com suas seitas. Lembrando que vampiros são absolutamente vulneráveis durante o dia, sobreviver a esse desafio pode ser mais arriscado que as guerras sociais das grandes cidades.

Essa é uma premissa perfeita para deixar de lado um pouco o tom social e político do jogo, e se valer de suas demais regras e mecânicas de sobreviver à luz do dia sem abrigo adequado, alimentar-se sem atrair atenção indesejada, e resistir ao frenesi provocado pela fome intensa. A fome e o frenesi são componentes centrais, com a sobrevivência emocional e moral sendo tão desafiadora quanto a física.

Ideias para se aproveitar a premissa de estarem Largados e Pelados em terreno hostil não faltam, independente de seu sistema, cenário e afins! É uma forma de explorar jogos rápidos ou longos, de colocar personagens muito poderosos em situações de risco real, e de explorar mecânicas e regras mais voltadas à sobrevivência e cotidianos!

Conta aí nos comentários, qual sistema você gostaria de usar essa premissa? Gostaria mais de jogar ou narrar uma premissa dessas? Qual outra ideia ficou faltando e gostaria de compartilhar?



É isso, espero que vocês tenham gostado e que tenham ficado interessados pelo reality e pela premissa. Largados e Pelados é um projeto bem interessante, com muitas ideias excelentes para serem usadas e muitas dicas interessantes para quem busca um design rústico de itens e equipamentos para o jogo.


Texto e capa: Eduardo Filhote

Loira do Banheiro – Resenha

Você tem coragem de enfrentar a loira do banheiro? Com esse jogo da Bureau você vai precisar mesmo!

Ficha técnica

Número de jogadores: 2-5 jogadores
Tempo: 15 minutos
Mecânicas: Cartas Multiuso, Force sua sorte
Editora: Board Game Bureau
Componentes (jogo base): 

  • 3 cartas de Grito
  • 3 cartas de Toc-Toc
  • 1 carta de Interruptor
  • 1 carta de Chute na Privada
  • 1 carta de Descarga
  • 1 carta de Fios de Cabelo
  • 1 carta de Banheiro Feminino sem pontuação
  • 2 cartas de Banheiro Feminino de 2 pontos
  • 4 cartas de Banheiro Feminino de 1 ponto
  • 1 carta de Banheiro PCD sem pontuação
  • 2 cartas de Banheiro PCD de 2 pontos
  • 4 cartas de Banheiro PCD de 1 ponto
  • 2 cartas de Banheiro Masculino de 2 pontos
  • 4 cartas de Banheiro Masculino de 1 ponto
  • 3 cartas de Cabine de Banheiro de 2 pontos
  • 2 cartas de Cabine de Banheiro de 3 pontos
  • 1 carta de Cabine de Banheiro de 4 pontos
  • 1 carta de Loira do Banheiro
  • 4 cartas de Ajuda do Jogador
  • 3 fichas de Papel Higiênico

Como funciona

No centro da mesa ficam dispostas a carta da Loira do Banheiro e das cabines de banheiro misturadas. Na sua rodada você decide se deseja jogar, para isso deve comprar uma carta e resolvê-la. Se, em algum momento você decidir não comprar uma carta, você não jogará mais nessa partida.

Entre as cartas disponíveis você terá as de banheiro que geram pontos e te ajudam a enfrentar a Loira. Cartas de toc toc que dão uma ficha de papel higiênico. Essas te dão pontos se você se manter com elas e podem também ser trocadas pela oportunidade de ir até uma cabine do banheiro.

Você também pode comprar a Descarga, que elimina do jogo uma carta do centro, sem que ninguém sabia se era a Loira ou uma cabine normal. Outra carta disponível é o Espelho, que irá duplicar alguma carta de pontuação no final do jogo. Ainda é possível comprar o interruptor que você guarda consigo para encerrar o turno ou trocar por pontos no final.

Ainda temos o Grito e Fios de Cabelo, as cartas que fazem você ou um outro jogador abrir as cartas do meio, arriscando a tirar a Loira do Banheiro ou pegar cartas de pontuação mais alta.

Caso você precise encarar a Loira do Banheiro, pode entregar duas cartas de banheiro do mesmo tipo. Se não tiver, todas as suas cartas vão embora. Se você não conseguir se safar, aquele turno terminou.

O turno também pode terminar porque alguém usou o interruptor  ou ainda porque as 3 cartas de Grito já saíram. Os jogadores contam o ponto e determinam o vencedor. Então começa novamente até que um jogador tenha vencido 2 turnos.

Análise do jogo

Loira do Banheiro é um jogo tenso, que consegue criar uma atmosfera de expectativa e medo ao abrir as portas das cabines. É um jogo rápido e divertido, com a dinâmica bem integrada à temática.

Um dos destaques desse jogo é sua arte. Ela me lembra alguns quadrinhos mais adultos e alternativas e algumas das ilustrações de Elektra Assassina. Não é à toa já que o responsável é Weberson Santiago ilustrador internacional, responsável por Coup, Quest, O Bom, o Mau e o Bode, entre outros jogos e trabalhos.

O jogo tem uma boa dose de sorte. A mecânica é simples e de fácil aprendizado. É um desses jogos que vai despertar a curiosidade, então com certeza vai bastante para a mesa. Também uma boa opção para jogar no início de uma jogatina ou entre jogos mais pesados. Quem sabe como aquecimento para outros de temática de terror?

Conhece a Board Game Bureau?

Bureau é um coletivo de criação de boardgames, composto por artistas, designers, professores e entusiastas. Com diversos jogos já no catálogo, o objetivo é fomentar cada vez mais o desenvolvimento de jogos. Estão em andamento neste momento com o plano Sete que está a apoiando a criação de jogos por designers externos ao coletivo.

Gostou, então já sabe!

Em primeiro lugar, acompanhe o Na mesa nas redes sociais do Movimento RPG, onde teremos muito mais conteúdos com esse! Acompanhe também a  Board Game Bureau.

Você pode ler mais resenhas e regras da casa de boardgame aqui no site. Ou acompanhar nossos conteúdos nas nossas redes sociais.

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Arquitetura Fantástica para o seu Mundo – Gênese Zero #22

Criar mitos fundadores também está intimamente ligado a arquitetura, que desempenha um papel essencial na construção do cenário. Ela não apenas define a aparência visual do mundo, mas também reflete as culturas, histórias e crenças das diferentes civilizações que o habitam. Portanto, é fundamental dedicar tempo e criatividade ao desenvolvimento de estruturas únicas que enriquecem a narrativa e imergem nos jogadores e leitores em um ambiente verdadeiramente fantástico. Assim, projetar construções que vão além do comum pode oferecer aos jogadores e leitores uma experiência inesquecível. A seguir, exploraremos dez elementos arquitetônicos que podem ser utilizados para construir um mundo de RPG ou literatura verdadeiramente extraordinário.

1. Cidades Suspensas no Ar

Podemos imaginar uma cidade flutuando entre as nuvens, onde os edifícios se sustentam por meio de magia ou tecnologia avançada. Essa arquitetura não apenas desafia as leis da física, mas também oferece inúmeras oportunidades para aventuras aéreas. Por exemplo, pontes etéreas que conectam diferentes partes da cidade podem facilmente se tornar cenários de encontros dramáticos ou perseguições emocionantes.

2. Ruínas de Civilizações Perdidas

As ruínas de uma antiga civilização, parcialmente cobertas pela vegetação, podem servir como um ponto central para mistérios e explorações. Essas estruturas antigas, que ainda possuem relíquias poderosas ou segredos esquecidos, oferecem um ambiente perfeito para histórias sobre o passado. Em suma, ao explorar essas ruínas, os personagens podem descobrir verdades que mudam o curso da narrativa.

3. Torres de Cristal que Canalizam Magia

Torres de cristal puro que brilham com energia mágica podem simbolizar poder e conhecimento no seu mundo. Frequentemente, essas estruturas estão associadas a magos poderosos ou ordens místicas que controlam a magia. Além disso, uma torre pode servir como local de aprendizado, onde os personagens descobrem novos feitiços ou enfrentam desafios mágicos.

4. Cidades Subterrâneas

Uma civilização inteira pode ser construída no subterrâneo, com vastas cavernas que abrigam cidades inteiras iluminadas por fungos bioluminescentes. A arquitetura subterrânea oferece uma sensação de claustrofobia e mistério, perfeita para aventuras que envolvem exploração e sobrevivência. Assim, essas cidades podem esconder tesouros e perigos em igual medida.

5. Palácios de Gelo Eternos

Em regiões onde o frio é eterno, erguem-se palácios feitos inteiramente de gelo como símbolos de reinos poderosos. A arquitetura, sendo translúcida e delicada, reflete a luz de formas encantadoras, enquanto também esconde perigos latentes, como rachaduras e armadilhas. Por exemplo, um palácio de gelo pode servir de cenário para uma batalha épica contra um senhor do inverno.

6. Templos Flutuantes em Lagunas Encantadas

Templos que flutuam graciosamente sobre as águas de uma laguna encantada criam uma imagem de serenidade e poder espiritual. Esses templos podem ser acessados apenas por aqueles que dominam rituais específicos ou têm a bênção de divindades. Portanto, eles se tornam locais de grande importância em quests relacionadas à fé ou à redenção.

7. Bibliotecas Labirínticas

Bibliotecas construídas como labirintos intrincados, onde cada corredor pode levar a um novo conhecimento ou a uma armadilha, representam a busca incessante por sabedoria. Esses lugares podem abrigar livros que contêm segredos do universo ou encantamentos perigosos, transformando a simples busca por um livro em uma aventura. Assim, o mestre pode utilizar essas bibliotecas para introduzir desafios intelectuais.

8. Fortalezas na Selva

Fortalezas erguidas no meio de florestas densas, construídas com pedra coberta de musgo e raízes entrelaçadas, oferecem um contraste fascinante entre a civilização e a natureza selvagem. Essas fortalezas podem ter sido construídas por uma civilização antiga e agora são habitadas por criaturas ou bandidos que usam a vegetação para sua vantagem. Em suma, explorá-las pode ser tanto um desafio físico quanto estratégico.

9. Edifícios de Madeira Viva

Imaginam-se edifícios feitos de árvores vivas, que continuam a crescer e mudar ao longo do tempo. Esses edifícios se adaptam às necessidades de seus habitantes, transformando-se à medida que são habitados. A arquitetura viva oferece um ambiente dinâmico que reflete a relação simbiótica entre os personagens e a natureza. Por exemplo, uma casa pode se expandir para acomodar uma família maior ou criar novas passagens secretas para evitar intrusos.

10. Cidades Moldadas por Gigantes

Cidades esculpidas em montanhas ou grandes rochas por gigantes são outro exemplo de arquitetura fantástica que pode ser explorada. Os edifícios, por serem enormes, oferecem uma sensação de grandiosidade e perigo. Ao explorar essas cidades, os personagens devem enfrentar desafios que envolvem escalas enormes, como atravessar pontes massivas ou escalar torres colossais.

Conclusão

A arquitetura fantástica é um elemento essencial para enriquecer o mundo de RPG e literatura fantástica. Ao criar edifícios e estruturas que vão além do comum, os mestres e autores podem proporcionar uma experiência imersiva e inesquecível para seus jogadores e leitores. Em resumo, ao incorporar elementos como cidades suspensas, palácios de gelo e bibliotecas labirínticas, é possível criar cenários que não só encantam os olhos, mas também estimulam a imaginação e promovem a narrativa.

PARA MAIS CONTEUDO DO MESTRE BROTHER BLUE

Escolhendo um sistema para meu cenário – Aprendiz de Mestre

Tranquilos Aprendizes de Mestre? Hoje abordaremos o quanto que um cenário depende ou não de um sistema (ou tipo de sistemas) para ter sua própria identidade.

 

O que você quer para seu cenário?

Antes de qualquer coisa é preciso saber o que você deseja para seu cenário. Se é algo épico, aventuresco, dinâmico e heroico, sistemas d20 em geral e Savage Worlds são muito bons nisso. Entretanto, sistemas mais realistas, como Gurps, não seriam tão adequados à tarefa. Se é algo ligado ao terror ou suspense, os sistemas de Cthulhu são os mais indicados.

Pegando novamente meu cenário como exemplo. Recchá é um cenário com a temática de fantasia vitoriana onde muitas coisas são possíveis com a mistura das magias arcanas, divinas e de uma tecnologia comparável à nossa do ano 1890. Assim, os primeiros sistemas do cenário fora D&D 3.5 (o qual evoluiu para o 5.0 e, possivelmente, para o 5.5) e o Savage Worlds. Tais sistemas, assim como Tormenta 20 (e TRPG) e Pathfinder, são ótimos para imergir os personagens na epicidade dos descobrimos culturais e científicos da Era Vitoriana acrescidos com alta fantasia.

Entretanto, num outro continente de Elfrin (Reinos Perdidos), o clima é de terror e sobrevivência. Portanto, tais sistemas não são condizentes a este continente.

 

Um sistema para meu cenário

Voltando à Recchá, poderíamos utilizar para ele, algum sistema steampunk, como Castelo Falkenstein, Reinos de Ferro (o sistema próprio, não o adaptado do D&D), Nessus, Muito Abaixo do Oceano ou Ankhameriaz. 

Os três últimos são muito voltados aos seus próprios cenários e precisariam de muitas alterações para representar Recchá. E como eu quero utilizar um sistema pronto, não quero ter o trabalho de fazer diversas adaptações num sistema ou então criar algo quase do zero. São muitas variáveis e testes a serem feitos para um sistema, ou uma adaptação mais profunda de algo já existentes, para que algo fique bom, divertido e minimamente balanceado.

Assim, eu poderia escolher Castelo Falkstein ou Reinos de Ferro para meu cenário. E digo que, se não fosse por eu publicar (em breve, assim acredito) o cenário eu poderia aprender tais sistemas para apresentar o cenário de Recchá através deles. Mesmo que Reinos de Ferro seja mais sombrio do que Recchá é.

Portanto, não só pelas funções e adequações do sistema ao cenário, é necessário, também, escolher pela facilidade que você tem com os sistemas disponíveis e, em caso disso se tornar algo publicável, a disponibilidade de publicação e licença dos mesmos.

 

Sistemas e suas funções

Desta forma, vamos a uma breve relação de alguns poucos e mais comuns gêneros de sistemas e alguns de seus exemplos.

Genéricos: GURPS, Daemon, Savage Worlds

Alta Fantasia: D&D, Pathfinder, Tagmar, Tormenta,

Terror: Cthulhu, Alien, Belregard, Into the Madness

Old School: Old Dragon, Melodia Perdida

Fantasia Ubana: Mundo das Trevas, Legado, Epifania,  Ordem Paranormal, Urbana Bellica

Cyberpunk: Cyberpunk, Shadowrun

Sci-fi, espacial: Starfinder, Star Wars

Investigativo: Cthulhu, Sherlock Holmes

Anime: Hora da Aventura, 3D&T, Full Metal Cria

Realista, baixa fantasia: Nômades, Verdades e Segredos, Busões e Boletos, Chaves da Torre

 

Como é possível ver, há muitos sistemas e muitos gêneros de sistemas, inclusive com alguns sistemas podendo serem facilmente classificados em mais de um gênero. Por isso, é importante saber muito bem qual a intenção da sua campanha e de seu mundo, pois, assim, ficará muito mais fácil escolher o melhor sistema para sua pretensão.

Na dúvida, faça pequenos testes antes de mergulhar de vez numa campanha longa com um sistema inadequado. Porém, mesmo assim, há a possibilidade de sempre alterar o sistema e fazer as adaptações necessárias. O interessante é, sempre que possível, experimentar outros sistemas para aumentar sua diversão.

 

*

 

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Revista Aetherica

Sou um Lobisomem, e agora? – Werewolf The Apocalipse 5th Edition

Saudações de Gaia, rpgista! Vejo que resolveu atender ao chamado de Gaia, e integrar o grupo de pessoas que jogam Lobisomem O Apocalipse. Você é um Garou, um Lobisomem! Tudo o que você conhecia e entendia mudou, tudo o que pensava serem lendas, é real. Você acordou para um mundo que parecia ser de sonhos, apenas para descobrir que o sonho era o que chamava de mundo real. E agora?

A Primeira Mudança em Lobisomem O Apocalipse é um evento marcante, um divisor de águas na vida de qualquer personagem Garou. Este momento não só transforma fisicamente o jovem lobisomem, mas também impacta profundamente sua psique, gerando uma avalanche de emoções, conflitos internos e desafios que irão moldar toda a sua existência. Neste texto, minha ideia é explorar em detalhes como a Primeira Mudança afeta o psicológico do personagem, como esses efeitos podem ser explorados em narrativas, e como jogadores e narradores podem utilizar essa fase crucial como base para histórias envolventes e profundas.

Um muito obrigado especialíssimo ao Raulzito, que sugeriu esse tema que fez eu me sentir um Galiard!

Sou Um Lobisomem, E Agora?

Na tradição de Lobisomem O Apocalipse, a Primeira Mudança é a primeira vez que um Garou se transforma em sua forma bestial, geralmente durante a adolescência. Esse momento ocorre quando o jovem lobisomem é tomado por uma intensa Fúria, muitas vezes provocada por situações de grande estresse ou ameaça. A transformação é abrupta, selvagem e, frequentemente, traumática, tanto para o Garou quanto para aqueles ao seu redor.

Vale destacar que essa Primeira Mudança pode ser uma completa surpresa no caso de Filhotes Perdidos, ou uma mudança aguardada, quando um Filhote é identificado antes de sua mudança, e já é ensinado pela Tribo ou pessoas próximas sobre os costumes Garous. O foco do texto vai ser em personagens que passam pela experiência de forma mais traumática, inesperada, e que com isso veem seu mundo virando de ponta cabeça.

Crise de Identidade e Dualidade

A adolescência, por si só, já é um período de intensa busca por identidade. Os jovens estão tentando entender quem são, qual é o seu lugar no mundo e como se relacionam com os outros. Quando um adolescente Garou passa por sua Primeira Mudança, essa crise de identidade é amplificada de maneira exponencial. Ele se vê dividido entre duas naturezas conflitantes: sua humanidade e sua essência bestial.

Esse conflito entre a racionalidade humana e os instintos animalescos gera uma dualidade perturbadora. O jovem Garou, que até então se via apenas como um humano comum, precisa agora lidar com a revelação de que é parte de uma raça guerreira, destinada a lutar contra as forças da Wyrm, uma entidade maligna que ameaça a harmonia da Terra. Essa nova identidade pode ser tanto um fardo quanto uma bênção, dependendo de como o personagem a aceita ou a rejeita.

Exploração Narrativa: Um personagem pode passar por uma fase de negação após a Primeira Mudança, recusando-se a aceitar sua nova natureza. Essa negação pode levar a conflitos com outros Garou, que tentam ensiná-lo sobre seus deveres e responsabilidades. A luta interna entre aceitar ou rejeitar sua condição pode ser um arco narrativo central na evolução do personagem.

Sentimento de Isolamento e Solidão

Com a Primeira Mudança, o jovem Garou se distancia inevitavelmente de sua vida humana. Amigos e familiares, que antes eram o centro de sua vida, agora se tornam estranhos, incapazes de compreender ou aceitar sua nova realidade. Esse distanciamento pode gerar um profundo sentimento de isolamento e solidão, à medida que o personagem tenta se ajustar a um novo mundo cheio de perigos e segredos.

Esse isolamento é exacerbado pela necessidade de manter sua verdadeira natureza oculta. O medo de machucar aqueles que ama, ou de ser rejeitado por eles, leva o jovem Garou a se afastar ainda mais, criando uma barreira entre ele e seu passado humano.

Exploração Narrativa: Narradores podem explorar esse sentimento de isolamento através de cenas onde o personagem tenta se reconectar com antigos amigos ou familiares, apenas para perceber que esses laços foram irreversivelmente alterados. A tensão entre manter essas conexões ou abraçar completamente sua nova vida como Garou pode ser uma fonte constante de drama.

Culpa, Vergonha e Trauma

A Primeira Mudança é frequentemente acompanhada por um evento traumático. Durante a transformação, o jovem Garou pode perder o controle sobre sua Fúria e acabar ferindo ou até matando pessoas próximas. Esses momentos de descontrole podem deixar cicatrizes profundas na psique do personagem, gerando sentimentos de culpa e vergonha que o assombram por muito tempo.

A culpa é agravada pela percepção de que, por mais que tente, ele nunca poderá voltar a ser quem era antes. Essa sensação de perda – da humanidade, da inocência, da segurança – é um fardo pesado que o personagem carrega, muitas vezes sozinho.

Exploração Narrativa: Flashbacks e pesadelos podem ser usados para explorar o trauma da Primeira Mudança. Esses eventos traumáticos podem se tornar a base para arcos de redenção ou busca por justiça, onde o personagem tenta, de alguma forma, compensar pelos erros cometidos durante sua transformação.

Desenvolvendo a Narrativa da Primeira Mudança

Em Lobisomem O Apocalipse, a Primeira Mudança é um terreno fértil para a criação de histórias ricas em conflito emocional e desenvolvimento de personagem. Vamos ver alguns exemplos de como explorar essas sugestões narrativas em suas mesas e campanhas:

Evolução do Personagem ao Longo da Campanha

A Primeira Mudança é apenas o começo da jornada de um Garou. Como ele lida com seus novos poderes e responsabilidades é crucial para o desenvolvimento de sua personalidade e papel dentro da Matilha. A partir desse ponto, a narrativa pode explorar como o personagem equilibra sua vida humana com suas obrigações como Garou, e como esses dois aspectos de sua identidade entram em conflito.

Durante uma campanha, o personagem pode enfrentar desafios que testam sua habilidade de controlar sua Fúria. Talvez ele seja colocado em situações onde deve resistir ao impulso de ceder à violência, ou onde suas ações têm consequências desastrosas para aqueles ao seu redor. Esses momentos de tensão podem ser usados para mostrar o crescimento ou a queda do personagem.

Conflito Interno e Externo

O conflito é o coração de qualquer boa narrativa, e a dualidade do Garou oferece inúmeras oportunidades para criar tensões internas e externas. Internamente, o personagem luta para aceitar sua nova natureza e encontrar um equilíbrio entre seus instintos bestiais e sua moralidade humana. Externamente, ele enfrenta desafios de outros Garous que podem questionar sua lealdade, coragem ou capacidade.

Conflitos com outros Garous, especialmente com os membros mais experientes da Matilha, podem ser uma maneira eficaz de explorar as fraquezas e inseguranças do personagem. Talvez ele seja desafiado por um superior que duvida de sua habilidade de controlar a Fúria, ou talvez ele se envolva em uma rivalidade com outro jovem Garou, competindo pela aceitação dentro do Caern.

Ritos de Passagem e Provação

Após a Primeira Mudança, muitos Garous passam por um rito de passagem, um teste de força, inteligência e espiritualidade que determina sua aceitação plena dentro da tribo. Esses ritos são uma oportunidade para o personagem provar seu valor e mostrar como ele lida com a pressão e as expectativas.

Um rito de passagem pode ser o centro de um arco narrativo, onde o personagem enfrenta desafios que colocam à prova não apenas suas habilidades físicas, mas também sua resiliência emocional e espiritual. Talvez ele precise lidar com seus medos mais profundos ou superar uma falha passada para triunfar.

Trauma e Legado de Um Lobisomem

A Primeira Mudança pode servir como base para histórias que se desenrolam ao longo de toda a campanha. Eventos traumáticos, como a perda de um ente querido durante a transformação, podem motivar o personagem a buscar vingança ou redenção, enquanto o legado familiar pode gerar conflitos sobre destino e herança.

Acontecimentos Traumáticos e Arcos de Redenção

Os traumas vividos durante a Primeira Mudança podem se tornar forças motrizes para o desenvolvimento do personagem. Se ele matou alguém acidentalmente, pode passar a campanha tentando se redimir, ajudando outros ou enfrentando aqueles que considera responsáveis por sua dor.

O personagem pode ser atormentado por visões ou lembranças de suas ações durante a Primeira Mudança, levando-o a buscar orientação espiritual ou a seguir uma jornada solitária em busca de redenção. Esses momentos podem ser usados para explorar temas de culpa, perdão e superação.

Legado Familiar e Expectativas

Descobrir que faz parte de uma linhagem de Garou pode adicionar uma camada adicional de complexidade à história do personagem. Ele pode sentir a pressão de viver de acordo com as expectativas de sua família ou tribo, ou, por outro lado, pode se rebelar contra esse legado, buscando seu próprio caminho.

Um personagem que descobre que seu pai ou mãe era Garou pode ser forçado a lidar com o legado deixado por eles. Talvez ele sinta que nunca será capaz de preencher as expectativas familiares, ou talvez descubra segredos que desafiem suas percepções sobre o que significa ser um Garou.

A Primeira Mudança como Ponto de Partida

A Primeira Mudança em Lobisomem O Apocalipse é muito mais do que uma simples transformação física. Ela é um catalisador para o desenvolvimento emocional, espiritual e psicológico de um personagem, oferecendo inúmeras possibilidades para narrativas ricas e envolventes. Ao explorar as nuances dessa mudança, podemos criar histórias que não apenas divertem, mas também desafiam e emocionam, refletindo sobre questões profundas de identidade, isolamento, culpa e legado.

Utilize os conflitos internos e externos resultantes da Primeira Mudança para construir arcos de personagem significativos, e aproveite os recursos e referências disponíveis para enriquecer sua compreensão do mundo dos Garou. Com uma abordagem cuidadosa e detalhada, a Primeira Mudança pode se tornar o ponto de partida para uma campanha inesquecível, onde os desafios enfrentados pelos personagens ecoam tanto nas batalhas físicas quanto nas lutas internas por equilíbrio e aceitação.

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Jornada a Un’Goro – Quimera de Aventuras

E aí pessoal, tranquilos? Hoje vamos a mais uma Quimera de Aventuras utilizando o jogo Hearthstone (jogo de cartas da Blizzard ao estilo Magic, que utiliza como base o universo de Warcraft). Jornada a Un’Goro é  a primeira expansão de Hearthstone que trouxe a mecânica de missões; além de muitas feras, dinossauros e elementais.

A temática dessa expansão é extremamente inspirada nas aventuras de Indiana Jones e similares. Investigar os ermos e cumprir algum requisito para receber um grande prêmio. Inclusive é algo que faz parte da alma de meu cenário, Recchá.

Quimera de Aventuras

A lesma mortífera

Uma universidade, nação ou guilda requer que os aventureiros encontrem evidências e, se possível, consigam novas espécimes. Além do pagamento inicial da missão, cada criatura levada ao contratante fornece algum bônus aos pagamentos do grupo. Os bônus podem ser dinheiro ou outras coisas que interessem aos personagens.

Porém o bônus maior é a captura de um gastrópode (no caso, uma grande lesma de tamanho médio) extremamente mortal que possui veneno capaz de matar qualquer atingido por um ataque seu. Matar a criatura faz com que o veneno perca seu poder, tornando inútil a substância. Assim, somente a criatura viva tem serventia e capturá-la seja algo que poucos consigam fazer.

 

Etapas de evolução

No grande vale de Un’Goro as criaturas sofrem estranhas mutações. Ao investigar o local, o grupo descobre que algo na terra do local faz com que as próprias plantas produzem esse efeito mutagênico e, assim, transmitam aos animais da região. Entretanto, a descoberta pode ocorrer por estudo ou por algum personagem descuidado que coma algo (vegetal ou animal) nativo do local.

Poderes surgem juntamente com modificações corporais. E, talvez, a pessoa contaminada se torne mais atrativa para um estudo científico do que os animais do local…

 

Vulcão Penacho

A exploração dos ermos é incrível, porém, também e recompensadora. Segundo uma das lendas sobre o Vulcão Penacho, uma antiga e lendária espada de fogo jaz no interior do vulcão. Podendo ser acessada somente com os sete cristais vulcânicos da região. Porém, cada cristal está incrustado em alguma poderosa criatura do local: um elemental de piche; um triceratops com chifres fortíssimos e extrema resistência a danos; uma anaconda gigante; um tiranossauro gigantesco e imune a magia; um elemental de vapor com poderes de cura; um pássaro roca bicéfalo e um dragão que nem precisa de sua baforada para causar dano a todos ao seu redor.

 

A Caverna do Portal

Numa exótica caverna o grupo encontra um estranho portal. Alguma coisa que os personagens façam irá ativar o portal e vários diabretes sairão dele constantemente e sem cessar. O grupo terá poucos minutos para pensar numa solução antes que todo local seja dominado pelas criaturas e todo o vale se transforma num lugar de corrupção e maldade.

 

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Revista Aetherica

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