Just The Two of Us – Quimera de Aventuras

Neste Quimera de Aventuras, vamos falar da música Just The Two of Us, do cantor de jazz e saxofonista americano Grover Washington Jr.

Sobre a Música

Just The Two of Us é uma música do álbum Winelight de 1980 e lançada em Fevereiro de 1981 como um single. A música chegou em segundo lugar no top 100 da Billboard em sua época, permanecendo neste posto por três semanas.

Ela teve um cover feito pelo artista Toshinobu Kubota em 1991 para seu album Kubojah: Parallel World I. Além de um cover pelo ator Will Smith, mas reescrito para falar sobre amor entre pai e filho.

A música aparece em diversos samples de rappers, como na música 97’s Bonnie & Clyde de Eminem, E no Fim Foram Dois de MC VV e do rapper DTTX na música Tha 2 of Us.

Há diversas parodias da música na cultura pop, como a versão Just The Slew of Us de Bill Cosby para seu filme Bill Cosby: Himself. Uma versão do vilão do “espião” Austin Powers, Dr. Evil, no filme Austin Powers: O Agente Bond Cama.

Em 2020, a música voltou a bombar em trends do Tiktok, tendo diversas versões diferentes também no youtube, como versões 8-bits, lo-fi e com a fonte sonora do Super Mario 64.

Letra

Abaixo, a letra da música na versão que usamos para pensar nas sementes de aventura!

I see the crystal raindrops fall
And the beauty of it all
Is when the Sun comes shining through
To make those rainbows in my mind
When I think of you sometime
And I want to spend some time with you

Just the two of us
We can make it if we try
Just the two of us (just the two of us)
Just the two of us
Building castles in the sky
Just the two of us
You and I

We look for love, no time for tears
Wasted water's all that is
And it don't make no flowers grow
Good things might come to those who wait
But not for those who wait too late
We gotta go for all we know

Just the two of us
We can make it if we try
Just the two of us (just the two of us)
Just the two of us
Building them castles in the sky
Just the two of us
You and I

I hear the crystal raindrops fall
On the window, down the hall
And it becomes the morning dew
And, darling, when the morning comes
And I see the morning Sun
I want to be the one with you

Just the two of us
We can make it if we try
Just the two of us, just (just the two of us)
Just the two of us
Building big castles way up high
Just the two of us
You and I

Just the two of us
(We can make it, just the two of us)
Let's get it together, baby (yeah)
(Just the two of us)

Just the two of us
(We can make it, just the two of us)
(Just the two of us)
(We can make it, just the two of us)
(Just the two of us)

(We can make it, just the two of us)
(Just the two of us)
(We can make it, just the two of us)
(Just the two of us)
(We can make it, just the two of us)
(Just the two of us)

Quimera de Aventuras

Nessa seção, vamos dar ideias para mesas usando a música como refêrencias!

Cenários e Sistemas

Qualquer sistema, mas nos ganchos vamos focar em cenários de fantasia! Seja ela medieval, urbana, etc… Escolha a vontade!

Gancho de Aventura

  • I see  the crystal raindrops fall. Um nobre pede ajuda para o grupo para impressionar outra nobre e chamar ela para sair. Em troca de uma recompensa, pretende fazer um show de chuva de cristais, mas para isso precisa montar o cenário para o pedido.
  • Building castles in the sky. Após anos vivendo solitário com sua amada, um mago resolveu construir um mausoléu para ela nos céus e, para proteger as memorias com ela, construiu uma masmorra ao redor. Os personagens chegam nesse mausoléu que está suspenso no céu.
  • When the morning comes. Os personagens encontram dois espiritos que estão apaixonados, mas só conseguem se ver durante as manhãs. No periodo enquanto eles ainda podem se ver, os personagens precisam derrotar uma criatura que prende um dos espiritos durante o resto do dia.
  •  Just The Two of Us. Os personagens precisam auxiliar dois personagens que se amam a estarem juntos novamente, apenas os dois juntos.

Conclusão

Just the Two of Us é uma música que massageia a alma. Ouvir ela traz muita paz e muita tranquilidade, mas ela tem um gosto de amargo na boca por causa da letra relativamente melancólica. Porém, parece o palco perfeito para se pensar em aventuras de RPG baseadas nela.


E se você gosta do que apresentamos no MRPG, não se esqueça de apoiar pelo  PadrimPicPayPIX, e no Catarse!

Por último, mas não menos importante, se você gosta do que apresentamos no MRPG, não se esqueça de apoiar pelo PicPay, PIX ou também no Catarse. E com isso, torne-se um Patrono do Movimento RPG e tenha benefícios exclusivos! Ou então, apoie nossa revista digital, a Aetherica através deste link!


Revisão e Montagem da Capa: Isabel Comarella
Texto: Gustavo “AutoPeel” Estrela

Goblins vs Gnomos – Quimera de Aventuras

Continuando a Quimera de Aventuras sobre o jogo Hearthstone (jogo de cartas da Blizzard ao estilo Magic, que utiliza como base o universo de Warcraft). A cada 4 meses a produtora lança uma expansão com novas cartas com alguma temática específica. Assim, abordarei cada uma de suas expansões, seguindo a ordem cronologicamente de lançamentos. Nesta postagem abordaremos Goblins vs Gnomos.

A temática dessa expansão, que é a primeira de fato, é o de uma disputa entre os inventos e mecanóides de Goblins, pela Horda, e dos Gnomos, pela Aliança. Como o foco são mecanóides, tentarei me ater neles e usarei nomes de meu cenário de Recchá visto ser uma temática bem pertinente.

Quimera de Aventuras

O Torneio científico

Na grande capital Recchá, a Guilda dos Autômatos resolve criar um torneio “científico” para estabelecer qual das duas principais facções raciais da guilda é a melhor: a dos gnomos e seus eventos complexos ou a dos goblins e suas gambiarras malucas. Entretanto, outros grupos decidem entrar na disputa.

Embora haja etapas teóricas e que comprovem o desenvolvimento dos mecanóides, golens e afins, a verdadeira disputa é dentro de uma gaiola onde os constructos lutarão até sua destruição.

Os aventureiros podem ter alguém pertencente à Guilda ou que deseje se provar ou então serem contratados como segurança por um dos lados. Pois é sabido que a disputa não será somente na arena, mas também será feita nas sombras, especialmente na espionagem industrial.

O Culto Natural

Indignados e descontentes com o desenvolvimento desenfreado de tecnologias robóticas e de autômatos em geral, um conselho druídico resolve boicotar a produção de novos mecanóides. Para isso realizam ataques a várias indústrias, cientistas e magos para inviabilizarem seus estudos.

Entretanto, algo atípico aconteceu e o Dr. Kaoz, o goblin de maior renome na área de robótica dentro do Império Recchá, é sequestrado pelo conselho druídico e a Universidade Imperial (onde o Dr. leciona) contrata alguns grupos, um deles sendo os dos jogadores, para procurá-lo. A busca é urgente pois as acusações pelo sumiço do cientista atiçam a comunidade científica local e atrasam qualquer pesquisa ou investimentos não só na área de robótica, mas em tantas outras.

A Substituição

Algum grupo desconhecido iniciou pesquisas com animais, tanto para aperfeiçoá-los como para substituí-los por versões mecanizadas. Isso enfurece druidas e clérigos dos Deuses da Natureza e vários grupos são designados para localizar as instalações onde tais pesquisas são realizadas. Embora não seja obrigatório, as Igrejas Naturais preferem terem algum dos responsáveis vivos para entender o nível da ameaça.

Guerra

O Império Recchá contratou o grupo para ajudar a escoltar uma nova arma enquanto se encaminhavam para testá-la contra um grupo de rebeldes terroristas. A arma mecânica foi um completo sucesso e causou uma carnificina, atemorizando o grupo. O grupo sabe que os rebeldes derrotados eram terroristas que mataram muito civis e, também, que a arma será amplamente produzida e utilizada. O que a levará a ser usada contra inimigos não tão culpados quanto esse; e, provavelmente, contra os halflings de Baaso, uma nação que já teve um clã inteiro destruído na guerra contra o Império. Caberá ao grupo a decisão do que fazer com a arma e lidar com as consequências disso.

*

Clique aqui se você deseja ler mais textos meus aqui no Movimento.

E por último se você gosta do que apresentamos no MRPG lembre-se de apoiar pelo PIX e no Catarse!

Assim, seja um patrono do Movimento RPG e tenha benefícios exclusivos desde participar em mesas exclusivas em One Shot, grupos ultrassecretos e da Vila de MRPG.

Além disso, o MRPG tem uma revista, você pode apoiá-la pelo Catarse!

Revista Aetherica

Citizen Sleeper – Quimera de Aventuras

Nesta Quimera de Aventuras vamos falar sobre o jogo eletrônico Citizen Sleeper, jogo eletrônico de interpretação de personagens (RPG) de 2022, ambientado em um cenário Cyberpunk, desenvolvido pela Jump Over the Age e publicado pela Fellow Traveller para macOS, Microsoft Windows, Nintendo Switch, Xbox One e Xbox Series X/S em 5 de maio de 2022. Também foi lançado para PlayStation 4 e PlayStation 5 em 31 de março de 2023.

Citizen Sleeper

Para avançar na trama, sobreviver e escapar da Cidade/Estação/Satélite Eye, o jogador rola um número de dados a cada dia no jogo. Esses dados são então alocados em diferentes tarefas, onde números mais altos geralmente indicam resultados melhores.

Números mais baixos são úteis no lado da nuvem de dados da estação, permitindo que o jogador colete informações sobre as atividades das diversas facções. Números mais altos levam a resultados melhores ao longo do resto do jogo.

O jogador deve trabalhar constantemente para se alimentar e cuidar de seu corpo de robô em deterioração, que requer materiais especializados para manutenção.

Enredo

O personagem do jogador é um “Sleeper”, um humano cuja mente foi digitalizada e colocada em um corpo de robô para ser controlado pela corporação Essen-Arp. Seu Sleeper escapou da servidão em um cargueiro e chegou a estação espacial chamada Eye, onde luta tanto pela sobrevivência quanto pela liberdade.

Você encontra várias pessoas que representam diferentes facções e interesses. O jogo apresenta múltiplos finais, dependendo das escolhas feitas pelo jogador. Suas ações e consequências importam profundamente e levam por caminhos de tirar o fôlego.

Quimera da Aventura

Dito tudo isso, adaptei uma mini-aventura para jogos Cyberpunk:

Gancho de Aventura

Os personagens jogadores ficaram aprisionados em uma estação espacial tão ocupada quanto uma cidade. Nela, eles precisam sobreviver ao dia a dia enquanto buscam uma forma de escapar. Durante esse tempo, a chegada inesperada de um circo espacial itinerante pega todos desprevenidos.

Cenário e Introdução

A narrativa se desenrola nessa metrópole cyberpunk espacial, surpreendida pela inesperada chegada de um circo itinerante conhecido como “Circo dos Enigmas Cibernéticos”. Este circo surge sem aviso prévio, estabelecendo sua nave intrigante e colorida na extremidade da cidade.

As atrações do circo possuem uma aura futurista e desconcertante, apresentando ilusionistas que reivindicam habilidades aprimoradas por implantes cibernéticos, criaturas cibernéticas enigmáticas confinadas em compartimentos high-tech e acrobatas que desafiam as leis da física através de modificações corporais avançadas.

Desafio Inicial

Após alguns dias com o circo presente, os personagens jogadores são contratados por uma coalizão de cidadãos apreensivos da cidade chamada Yatagan, que suspeitam que o “Circo dos Enigmas Cibernéticos” está vinculado a incidentes tecnologicamente inexplicáveis que assolam a área nos últimos dias. Esses eventos incluem desaparecimentos misteriosos, ciberpesadelos aterrorizantes e ocorrências perturbadoras de fenômenos cibernéticos.

Enquanto sobrevivem, os jogadores são incumbidos de realizar uma investigação minuciosa para desvendar a verdade por trás do circo e sua conexão com esses eventos disruptivos, mergulhando nos meandros da alta tecnologia e mistério no universo cyberpunk.

Elementos da Aventura

  • O circo em si: seus jogadores têm acesso ao circo e podem explorar seus compartimentos na grande nave estacionada. Eles deparam-se com hackers excêntricos, criaturas cibernéticas enigmáticas e a atmosfera tecno-misteriosa que envolve o local com projeções e distorções de percepção que misturam ficção com realidade.
  • Os artistas: cada artista do circo tem sua própria história e segredos. Os jogadores podem interagir com eles para obter informações, pistas ou desvendar mistérios pessoais. Citizen Sleeper conta com NPCs apaixonantes, inspirações perfeitas para ambientar o circo e arredores.
  • Situações suspeitas: enquanto a população acredita que os artistas e funcionários do circo são os culpados, a investigação dos jogadores indica que os funcionários do circo também são vítimas, sofrendo com os mesmos bugs, glitchs e ciber-pesadelos que parecem acontecer na realidade. Eles não falam muito sobre com medo de assustar seus clientes e estragar o clima dos show.
  • Eventos “sobrenaturais”: Os jogadores testemunham eventos que poderiam ser considerados sobrenaturais perturbadores durante sua investigação, como aparições fantasmagóricas, objetos que se movem sozinhos e pesadelos enigmáticos. Eles devem entender esses pesadelos e encontrar uma maneira de detê-los, uma vez que estão de tornando vítimas também.

Conclusão

Conforme seus personagens jogadores exploram mais a fundo o “Circo dos Enigmas Cibernéticos”, eles descobrem que o circo é tangível no mundo digital, mas sua existência é uma anomalia, sem registros ou rastros convencionais. Surpreendentemente, os artistas do circo não são culpados, mas sim vítimas de uma entidade mais sinistra.

Em resumo, o verdadeiro antagonista revela-se um prodígio de 9 anos que descobriu um neurochip tecnológico das antigas guerras espaciais nos pertences escondidos de seu avô. Inadvertidamente, ele manifesta seus medos de forma cibernética, transformando-os em realidades digitais. E, entre todos os seus temores, o circo se destaca como o mais assustador. A criança não tem idade adequada para a instalação do neurochip e a simples remoção se torna impossível. Uma remoção forçada pode destruir toda a parte cibernética de seu cérebro.

Em conclusão, os personagens jogadores se veem diante de uma encruzilhada moral. Devem decidir como lidar com o garoto, o artefato e as pessoas “anômalas” criadas por seus medos digitais, navegando por um dilema ético nas ruas futurísticas da cidade.

Considerações e Despedidas

Essa mini-aventura é uma adaptação da excelente proposta de Isabel Comarella no artigo Espero Que Eu Não Me Apaixone Por Você.

Uma sequência, intitulada “Citizen Sleeper 2: Starward Vector”, foi anunciada em junho de 2023.

Gostou do meu artigo? Considere me apoiar com qualquer valor através do PIX: miguelngear@gmail.com.

Por último, mas não menos importante, se você gosta do que apresentamos no MRPG, não se esqueça de apoiar pelo Padrim, PicPay, PIX ou também no Catarse!

Assim, seja um Patrono do Movimento RPG e tenha benefícios exclusivos como participar de mesas especiais em One Shots, de grupos ultrassecretos e da Vila de MRPG.

Além disso, o MRPG tem uma revista! Conheça e apoie pelo link: Revista Aetherica

Scott Pilgrim Takes Off – Quimera de Aventuras

Neste Quimera de Aventuras, vamos falar de Scott Pilgrim Takes Off, traduzido no Brasil como Scott Pilgrim: A Série. Uma série lançada na Netflix em 17 de Novembro de 2023, baseada no quadrinho Scott Pilgrim.

ALERTA DE SPOILER

A seguir, neste Quimera, eu resolvi deixar o alerta de spoiler no inicio do texto. Scott Pilgrim: A Série é maravilhoso, mas ele fica 200% melhor se você for ver sem nenhum conhecimento do que está acontecendo. Então, caso você não ligue para spoilers ou já tenha visto a série, pode seguir.

Se você ainda não viu, vá e veja pelo menos o primeiro episodio.

Sinopse

Scott Pilgrim: A Série é uma série animada da Netflix baseada nos quadrinhos de Bryan Lee O’Malley e no filme Scott Pilgrim Contra o Mundo (2010), que acompanha a jornada do jovem Scott Pilgrim para derrotar os ex-namorados da garota que gosta para conquistar seu coração.

Como é a série?

O filme, Scott Pilgrim Vs. The World de 2010 já é uma obra prima do cinema, na minha opinião. Mas a série é o sonho de quase todo fã de Scott Pilgrim; Um anime da obra.

Tratando de questões como relacionamentos na vida do jovem adulto e o amadurecimento (ou a falta dele), a série do Scott Pilgrim olhando para trás e questiona a moralidade de boa parte dos personagens ou aprofunda a historia de alguns personagens que eram poucos explorados. Reinterpretando diversos tropos usados nos quadrinhos e no filme.

Nossa Opinião Pessoal (Contêm spoilers)

A série já te pega no primeiro episódio, quando o Scott morre.

Seguindo quase 1:1 com o quadrinho e com o filme, quando no momento em que deveria se iniciar as batalhas do protagonista contra a Liga dos Ex-Namorados do Mal, o Scott é dado como morto, um efeito borboleta de acontecimentos. Com os amigos lidando (Mais ou menos) com a morte de Scott e Ramona indo atrás da pessoa com a qual teve faíscas durante o beijo.

Isso permite uma melhor exploração dos Ex-Namorados, que antes eram simples obstáculos na frente de Scott, agora são explorados com uma lente mais profunda e até melhoram suas contrapartes do quadrinho e do filme.

Scott Pilgrim: A Série é uma visão mais madura da historia que já conhecemos, mas que consegue ser muito original por isto. É um presente para quem é fã da série e algo muito bom para quem ainda não conhece direito.

Quimera de Aventuras

Nessa seção, vamos dar ideias para mesas usando Scott Pilgrim: A Série como inspiração!

Cenários e Sistemas

Qualquer sistema que tenha uma pitada de luta, mas seja mais focado questões sociais, como Lições, 3DeT Victory, 3D&T Alpha, Fate. Scott Pilgrim é tanto uma historia de pancadaria quanto uma historia sobre crescimento, então qualquer sistema que tenha essas duas partes, abraça a ideia.

Gancho de Aventura

Há dois ganchos de aventuras em uma aventura baseada em Scott Pilgrim Takes Off;

  • Um dos personagens da sua mesa some, os demais precisam encontrá-lo enquanto acham pistas sobre o passado de cada personagem ligado ao desaparecido.
  • Os personagens de uma antiga campanha dos seus personagens encontram com as suas versões do passado, que começam a questioná-los sobre suas ações e decisões, e devem confrontar o porque tomaram as decisões que tomaram.

Conclusão

Scott Pilgrim Takes Off foi uma plena surpresa para quem é fã dos personagens, dando um frescor de novidade e de profundidade a personagens poucos explorados na historia original. Dá a impressão que a história amadureceu e cresceu junto conosco, e isso é sempre bom.


E se você gosta do que apresentamos no MRPG, não se esqueça de apoiar pelo  PadrimPicPayPIX, e no Catarse!

Por último, mas não menos importante, se você gosta do que apresentamos no MRPG, não se esqueça de apoiar pelo PicPay, PIX ou também no Catarse. E com isso, torne-se um Patrono do Movimento RPG e tenha benefícios exclusivos! Ou então, apoie nossa revista digital, a Aetherica através deste link!


Revisão e Montagem da Capa: Isabel Comarella
Texto: Gustavo “AutoPeel” Estrela

Beetlejuice: O Musical – Quimera de Aventuras

São os últimos dias para que os cariocas possam assistir Beetlejuice: O Musical! O grande sucesso da Broadway inspirado na obra de Tim Burton teve adaptação para o cenário brasileiro. O musical gira em torno da vida de um casal recém falecido, Barbara (Helga Nemetik) e Adam Maitland (Marcelo Laham), que permanecem em sua casa mesmo após a morte. Além disso, com a chegada de Lydia Deetz (Ana Luiza Ferreira), seu pai Charles Deetz (Joaquim Lopez) e a coach Delia (Flávia Santana), o casal percebe que precisará de ajuda para fazer com que os novos inquilinos saiam de sua casa. Então, eles aceitam a ajuda Beetlejuice (Eduardo Sterblitch, muito conhecido por seus antigos trabalhos no Pânico), um fantasma um tanto quanto… Instigante, que propõe ajudá-los com uma condição: de que façam uma pessoa viva dizer o seu nome três vezes.

A temporada no Rio de Janeiro será finalizada nas primeiras semanas de dezembro e uma nova temporada de apresentações será iniciada em fevereiro em São Paulo!

Opiniões

Foi um prazer presenciar a estreia dessa obra em uma adaptação para o nosso idioma! Eu (um grande fã do musical) tive uma experiência muito divertida! Além disso, fiquei vidrado com esses personagens e artistas que exalam talento no que faz, e com a trama. Jamais esperaria que Jadson Beetlejuice seria um personagem que me chamaria ainda mais atenção que o nosso tão conhecido Lawrence Beetlejuice do palco da Broadway. Eu nem preciso falar sobre as referências, né?! O musical foi incrível do início ao fim e acredito que quem puder deve dar uma chance para se divertir ainda mais com os fantasmas que buscam pelo Outro Lado!

Quimera de Aventura

Para a Quimera, idealizamos algumas formas de transformar a obra para as campanhas, todavia, alertamos desde já sobre a existência de spoilers:

I. Cenário e Ambientação

Para uma ideia de campanha envolvida nesse universo, o cenário pode ser majoritariamente contemporâneo — mas não se exclui a possibilidade de transformá-lo em fantasia! Sua pegada pode ter suspense com uma pitada de comédia, e não pode faltar investigação: é o fator principal.

II. Elementos Importantes

Mansão assombrada: É o local principal da obra, principalmente por ser onde será feita a passagem para o Outro Lado. É um local grande que pode ser dito como um local sombrio — por ser uma casa antiga, inicialmente — ou um local que parece comum mas que, aos poucos, vai se tornando estranho.

Netherworld (Outro Lado): É o local de interesse para chegar, é onde estão os mortos. Como uma espécie de purgatório, esse é o local para que os recém-falecidos devem passar antes de descansarem em paz. O Outro Lado é um local interessante para o mestre explorar não só as motivações dos NPC’s mas também os backstories dos jogadores — com muito cuidado, claro!

Beetlejuice: O protagonista dessa obra tem uma função indispensável, afinal de contas é ele quem introduz todo o sobrenatural para a obra. O mestre pode estar livre para desenvolvê-lo da sua melhor forma, como na forma original onde ele é um fantasma que é visto unicamente pela protagonista, Lydia, por conta de um dom ou uma característica específica, e que ela será quem fará Beetlejuice ser visto no mundo dos vivos; dependendo de como for sua trama, ele já pode ser visto pelos jogadores e eles terão de investigar como isso aconteceu.

III. Conclusão (contém spoilers)

No musical, Lydia decide ir atrás da mãe, falecida, por conta própria, indo para o Outro Lado. Seu pai acaba indo atrás por não querer deixar a filha sozinha e os dois acabam entrando nessa outra realidade, onde Juno e os recém-mortos que estão naquele local começarão a procurar por eles, pois os vivos não devem estar no vale dos mortos. Enquanto, no filme, Juno é uma assistente social dos mortos, contatada pelos Maitlands para ajudarem a tirar os Deetz. Ela também os alertou a não contarem com Beetlejuice, aconselhando-os a fazerem esse trabalho sozinhos.

E a parte mais importante é: Exorcismo algum fará com que Beetlejuice “se aquiete”, muito pelo contrário! O casal Maitland e a família Deetz notam que a única forma de fazê-lo parar é levando-o de volta para o Outro Lado, onde ele deveria estar. Então, após trabalharem em conjunto contra o “bio exorcista freelancer”, eles decidem conviver amigavelmente.

IV. Ideias para campanha

Charles Deetz pode se tornar um magnata ou permanecer como um corretor de imóveis, porém ele ainda é a pessoa que vai contatar a equipe dos jogadores para investigar o desaparecimento de sua filha única após acontecimentos estranhos em sua mansão. Os jogadores teriam liberdade para andar pelo local e encontrar documentos importantes, como:

  • Comprovação de compra da mansão, contendo datas importantes.
  • O diário de sua filha, onde ela relata os seus sentimentos perante a mudança e o falecimento de sua mãe, e também as aparições paranormais!
  • Manual para os Recém Falecidos; e muitas outras provas que o mestre desejar.

Eles podem encontrar Beetlejuice como uma pessoa que finge estar tomando conta da mansão — ou até como um fantasma — muito bom de lábia e até os próprios Maitlands, que poderão dar dicas muito sutis para os jogadores, mas que não poderão falar com eles por muito tempo.

Vale lembrar que são somente algumas ideias e que o mestre tem total liberdade criativa! 

E então, estarão preparados para conhecer o sucesso que é o show da morte?!


Por último, mas não menos importante, se você gosta do que apresentamos no MRPG, não se esqueça de apoiar pelo PicPay, PIX ou também no Catarse. E com isso, torne-se um Patrono do Movimento RPG e tenha benefícios exclusivos! Ou então, apoie nossa revista digital, a Aetherica através deste link!

Maldição de Naxxramas – Quimera de Aventuras

Neste Quimera de Aventuras (e em todos os outros que eu escreverei) falaremos sobre o jogo Hearthstone, que é o jogo de cartas da Blizzard ao estilo Magic, que utiliza como base o universo de Warcraft. A cada 4 meses é lançada uma expansão com novas cartas seguindo alguma temática específica. Assim, abordarei cada uma de suas expansões, seguindo a ordem cronologicamente de lançamentos. A primeira é especial para mim pois foi quando comecei no jogo, Maldição de Naxxramas é uma expansão, no estilo aventura, que aborda a invasão dos aventureiros à Necrópole do lich Kel’Thuzad.

Só essa introdução já seria o suficiente para uma ideia de aventura. Entretanto, trabalharemos melhor a ideia. A necrópole é dividida em 4 distritos e, ao final, o covil do vilão. Há os distritos dos Aracnídeos, da Peste, o Militar e, por fim, o dos Construtos.

Como o jogo é totalmente baseado em RPG parece ser fácil adaptá-lo para uma aventura. Entretanto, saindo da cópia descarada do que foi apresentado no jogo (e sim, é possível e consideravelmente fácil fazer isso) buscarei ideias um pouco diferentes. Para isso usarei a aventura toda, alguns dos distritos ou até algumas cartas específicas.

Quimera de Aventuras

O Santo Enclausurado

Ao invés de enfrentar generais de um poderoso lich. O grupo precisa encontrar as partes de um amuleto para ressuscitar um herói do passado. Entretanto as forças malignas entregaram cada uma das quatro partes do amuleto (que não pode ser destruído e se fragmentou quando o herói morreu) a quatro perversos generais.

A Aracnopólis

O que se iniciou com uma pequena infestação de aranhas numa vila distante, se mostrou um plano completo de uma entidade quase divina. Almejando ascender ao Panteão, a entidade quer destruir os principais pontos de fé de alguns deuses rivais para diminuir suas influências, substituindo-os como divindade local.

Seu centro de operações e de fé é uma cidade repleta de aranhas, besouros e criaturas semelhantes. O grupo deverá se infiltrar na cidade-templo e matar a entidade antes que ela acabe com reinos e ecossistemas inteiros.

A Peste

Vilas e viajantes próximos a um pântano tranquilo começaram a sofrer de uma misteriosa peste que os transforma em fungos. Infelizmente, a doença é transmissível e o grupo estava na região no momento que o Duque local decretou o isolamento da área naquele baronato. Para descobrir qual a fonte da pestilência e, talvez, serem curados, o grupo precisará enfrentar os perigos do pântano corrompido para confrontar um amontoado senciente de fungos responsável pela peste.

O Titereiro

Um renomado cientista aposentado sumiu a alguns anos e não está mais respondendo às comunicações de seus filhos. Tentativas anteriores de acessar seu antigo laboratório foram infrutíferas e, agora, o grupo é contratado para procurá-lo em outros possíveis laboratórios. Quanto mais pistas conseguem mais enfrentam criaturas que misturam tecnologia e necromancia. Ao final descobrem que o cientista se tornou um tipo de lich tecnomágico e deverão enfrentá-lo para impedi-lo de fazer o mesmo com seus familiares.

O Coveiro

Ao passar por uma pacata vila o grupo fica sabendo que ela é defendida por um demônio (ou cultista) perante vários grupos de gnolls, ogros e até alguns mortos-vivos. O preço a ser pago é que todos os residentes ofereçam seus corpos e almas a ele quando falecerem.

*

Clique aqui se você deseja ler mais textos meus aqui no Movimento.

E por último se você gosta do que apresentamos no MRPG lembre-se de apoiar pelo PIX e no Catarse!

Assim, seja um patrono do Movimento RPG e tenha benefícios exclusivos desde participar em mesas exclusivas em One Shot, grupos ultrassecretos e da Vila de MRPG.

Além disso, o MRPG tem uma revista, você pode apoiá-la pelo Catarse!

Revista Aetherica

Watch Dogs – Quimera de Aventuras

Saudações, RPGista! Você certamente conhece, já jogou ou pelo menos já ouviu falar da franquia Assassin’s Creed, correto? E sem sombra de dúvidas, também já deve ter ouvido falar da famosíssima franquia GTA, não é mesmo? Agora te pergunto: e se as premissas dessas duas franquias se unissem para contar uma história aos moldes de Mr. Robot ou Person of Interest? Parece uma ideia genial, não é mesmo?

Pois essa ideia é uma realidade, virou uma franquia de games e se chama Watch Dogs!

Watch Dogs

Watch Dogs é um marco na história dos videogames, uma experiência de mundo aberto que mergulha os jogadores em um cenário urbano vivo e dinâmico, onde a cidade de Chicago se torna uma arma nas mãos de um mestre do hacking. Desenvolvido pela Ubisoft, este jogo de ação e aventura conquistou o coração dos jogadores com seu enredo envolvente, mecânicas de hacking inovadoras e uma recriação impressionante da cidade dos ventos.

No game, assumimos o papel de Aiden Pearce, um hacker vigilante com um passado sombrio. A essência do jogo reside na capacidade de Aiden de hackear todos os dispositivos eletrônicos conectados na cidade, desde semáforos até contas bancárias. Esta habilidade oferece uma gama impressionante de possibilidades, permitindo ao jogador criar distrações, acessar áreas restritas e causar o caos nas ruas da cidade.

Além das habilidades de hacking, o jogo apresenta elementos de combate e furtividade. Podemos escolher entre confrontos diretos ou abordagens mais furtivas, como evitar inimigos e realizar takedowns silenciosos.

A Recepção do Game

Watch Dogs foi um dos títulos mais aguardados de 2014 e recebeu uma resposta mista da crítica. Muitos elogiaram a jogabilidade de hacking inovadora e a recriação detalhada da cidade de Chicago no jogo, que foi lançado para uma variedade de plataformas, incluindo PlayStation 4 e Xbox One, aproveitando o poder desses consoles de próxima geração para oferecer gráficos e física avançados.

No entanto, houve alguma controvérsia sobre os gráficos do jogo na época do lançamento, com algumas pessoas argumentando que as versões iniciais não corresponderam às representações pré-lançamento.

Minha Opinião Pessoal (contém spoilers)

A premissa do game sempre foi algo que me chamou muito a atenção, no entanto a frustração com os games da série AC até então me fizeram torcer o nariz para esse game, até esse ano!

Sim, peguei pra jogar ele muito tardiamente, e devo dizer: deveria ter pego muito antes para jogar essa maravilha! O game é muito divertido, com uma jogabilidade bem agradável, um mapa aberto bem recheado de coisas pra se fazer e muito orgânico!

De fato, o hacking que deveria ser o prato principal do game, está ali mais como um aperitivo e um complemento de história que uma mecânica essencial em si. Não que isso seja um defeito, mas certamente tira o brilho do que deveria ser o grande astro do game.

Mesmo tanto tempo após seu lançamento, e com sequências que não tiveram a mesma repercussão que o primeiro, Watch Dogs é sem dúvidas uma pérola dos games que merece muito ser jogada!

Quimera de Aventuras

Nesta sessão o game  entra na Quimera e colocamos algumas ideias de uso para aventuras de RPG.

Entretanto fique ciente que para isto, teremos que dar alguns spoilers da obra. Leia por sua conta em risco.

As Ruínas de Infrahack

Sistema – D&D, Pathfinder

Tema: Fantasia Medieval

Aventura: Em um mundo de fantasia, onde a magia e a tecnologia coexistem, os jogadores são membros de um grupo de aventureiros contratados para investigar o desaparecimento de artefatos mágicos roubados por um misterioso hacker. Os personagens devem usar habilidades mágicas e de hacking para rastrear o ladrão e recuperar os artefatos antes que caiam em mãos erradas.

As habilidades de hacking podem incluir telepatia, ilusionismo e outros tipos de magias e artefatos mágicos.

Escuridão Digital

Sistema – Mundo das Trevas, Kult, Ordem Paranormal

Tema: Horror Urbano

Aventura: Os jogadores fazem parte do submundo sobrenatural de uma cidade. Eles descobrem que um hacker anônimo está expondo os segredos das criaturas noturnas, ameaçando a segurança e os segredos (como a Máscara ou o Véu). Os personagens devem investigar o hacker e impedir que suas revelações desestabilizem a frágil paz entre as facções sobrenaturais.

Heróis Cibernéticos

Sistema –  Mutantes e Malfeitores, Kairyu Densetsu, 3D&T

Tema: Super-Heróis

Aventura: Os jogadores são super-heróis que precisam lidar com um hacker superpoderoso que está controlando a tecnologia da cidade para causar caos. Os personagens devem usar seus próprios poderes para rastrear o hacker e evitar que ele cause estragos devastadores.

Neon Hackers

Sistema – Shadowrun, Cyberpunk 2020

Tema: Cyberpunk

Aventura: Os jogadores fazem parte de um grupo de hackers em um futuro distópico onde mega-corporações dominam tudo. Eles são convocados para realizar um grande assalto cibernético, hackeando a corporação que controla a cidade. A aventura é repleta de combate digital, intriga corporativa e reviravoltas em um mundo dominado pela tecnologia.



É isso, espero que vocês tenham gostado e que tenham ficado interessados pelo game! Watch Dogs não é nenhum GOTY, mas é um game divertido e cheio de ótimas ideias que podem ser melhores aproveitadas em sua mesa de RPG!


Texto: Eduardo Filhote

Capa: Juaum

Espero Que Eu Não Me Apaixone Por Você – Quimera de Aventuras

Nesta Quimera de Aventuras vamos falar sobre Espero Que Eu Não Me Apaixone Por Você, escrito pelo autor Cesar Alcázar, publicado pela nossa parceira Avec Editora,

Espero Que Eu Não Me Apaixone Por Você

Conta a História do detetive Spero, o personagem trás consigo muitos arrependimentos e angustias, a narrativa consegue nos deixar igualmente angustiados e incomodados como Spero, que se perde muitas vezes em seus devaneios e pensamentos. A historia permeia o mundo circense com seu artista misteriosos e habilidosos, a rotina ativa e cheia de possibilidades, além claro de um suposto crime que pode ter ocorrido no circo. Porem as investigações de Spero no circo o levam a uma jornada completamente inesperada.

Quimera da Aventura

Sendo assim, criei uma mini aventura ou apenas uma ideia de aventura para um missão em um circo:

Cenário e Introdução

A aventura se passa em uma cidade tranquila que é surpreendida pela chegada súbita de um circo itinerante conhecido como o “Circo dos Enigmas Maravilhosos”. Este circo aparece sem aviso prévio, montando suas tendas misteriosas na periferia da cidade. As atrações do circo são estranhas e inquietantes, incluindo ilusionistas que afirmam ter poderes sobrenaturais, criaturas misteriosas em jaulas e acrobatas que desafiam a gravidade.

Desafio Inicial

Os jogadores são contratados por um grupo de cidadãos preocupados, que acreditam que o Circo dos Enigmas Maravilhosos está ligado a eventos sobrenaturais que assolam a região. Sendo esses, desaparecimentos inexplicáveis, pesadelos assustadores e eventos sobrenaturais perturbadores. Os jogadores devem investigar e descobrir a verdade por trás do circo e sua ligação com esses eventos.

Elementos da Aventura

  • O circo em si: Os jogadores têm acesso ao circo e podem explorar suas tendas e atrações. Eles encontram artistas excêntricos, animais misteriosos e a atmosfera enigmática que envolve o local.
  • Os artistas: Cada artista do circo tem sua própria história e segredos. Os jogadores podem interagir com eles para obter informações, pistas ou desvendar mistérios pessoais.
  • Situações suspeitas: enquanto a população acredita que os artistas e funcionários do circo são os culpados, os jogadores percebem situações que os fazem pensar diferente, que na verdade os integrantes do circo também são vitimas.
  • Eventos sobrenaturais: Os jogadores testemunham eventos sobrenaturais perturbadores durante sua investigação, como aparições fantasmagóricas, objetos que se movem sozinhos e sonhos enigmáticos. Eles devem decifrar esses eventos e encontrar uma maneira de detê-los.

Conclusão

Conforme os jogadores investigam mais a fundo o Circo dos Enigmas Maravilhosos, descobrem que o circo é real, porem não deveria ser, não há registros de nada nem ninguém. No entanto os artistas realmente não são vilões, mas sim vítimas de algo maior.

O verdadeiro antagonista é um garoto de 09 anos que encontrou um item magico nas antiguidades do avó. Agora ele mesmo sem ter a consciência exata disso, torna seus medos reais. E o que ele mais tem medo é do circo.

Em seguida os jogadores precisam decidir o que fazer com o garoto, o item e agora essas pessoas “estranhas” que existem.


Por último, mas não menos importante, se você gosta do que apresentamos no MRPG, não se esqueça de apoiar pelo PicPay, PIX ou também no Catarse. E com isso, torne-se um Patrono do Movimento RPG e tenha benefícios exclusivos! Ou então, apoie nossa revista digital, a Aetherica através deste link!

A Queda da Casa de Usher – Quimera de Aventuras

Saudações, RPGista! Certamente você já deve ter feito essa ligação aí de que literatura e RPG andam sempre as mãos dadas, correto? E não tem um como fugir muito disso, afinal de contas uma grande inspiração de tudo, praticamente todo material de RPG que a gente tem hoje em dia, de alguma forma, por algum motivo, veio ali da literatura. E é isso que a gente vai abordar nessa quimera de hoje, já que nós vamos trazerem uma obra que foi adaptada da literatura para TV e agora nós vamos adaptar essa obra e essas visões da obra para podermos jogar em RPG. Diz aí, você já viu essa série A Queda da Casa de Usher, que está na Netflix? Então, bora lá!

A Queda da Casa de Usher

A Queda da Casa de Usher é a nova produção do Mike Flanagan para Netflix e também é a produção que marca a despedida dele da plataforma.

A Queda da Casa de Usher acompanha a família de Roderick Usher, seus seis filhos e sua irmã, que são acometidos por uma misteriosa força que começa a matar um por um, até o fim da família. Mas quais os eventos que levaram ao fim da família Usher, o que representa a Queda da Casa? Quais os elementos nós podemos encontrar nessa série?

A série é muito baseada nos contos do escritor Edgar Allan Poe. Entre os contos, nós temosO Corvo, a Queda da Casa de Usher, O Poço e o Pêndulo, O Gato Preto, O Coração Delator, A Máscarada Morte Rubra entre outros e todos eles acabam sendo muito bem amarrados muito bem alinhados dentro da série. Embora os contos sejam histórias isoladas, a série conseguiu dar uma amarrada e juntar todos os elementos em uma história só colocar todos os pontos dos contos em uma história só, de forma linear e bem coesa.

Ficou um trabalho muito interessante, muito legal mesmo de se ver. A série tem aquele padrão das outras obras do Mike Flanagan e muitos rostos no elenco já são conhecidos de outros trabalhos dele, então para quem é fã da obra do Flanagan, com certeza que A Queda da Casa de Usher é um prato cheio.

Minha Opinião Pessoal (contém spoilers)

Bom, vamos lá pra minha opinião, pessoal. Eu sem sombra de dúvidas sou grande fã de três pontos da série: o ambiente e as histórias de terror (que são o meu gênero favorito), uma produção bem feitinha e com finalização (que eu também não gosto muito de obras intermináveis), e a assinatura do Mike Flanagan.

Não tem como eu dizer, tudo que eu vi desse camarada até agora foram obras que eu gostei. E A Queda da Casa de Usher mantém a tradição, mantém a tecnicidade do produtor e talvez seja aí a sua obra-prima dentro da plataforma. Embora a gente consiga ver aí alguns elementos de outras obras dele, como a Maldição da Mansão Bly e a Maldição da Residência Hill, a Queda da Casa de Usher tem toda uma peculiaridade, toda uma forma narrativa única, que se vale de flashbacks para dar contexto aos eventos dos personagens, uma técnica que o Stephen King abordou muito bem e eu gostei bastante de como isso foi colocado na tela.

Os contos do Poe estão muito bem representados nas formas como as mortes acontecem, como as situações acontecem, e é possível você ver os elementos dos contos ali bem retratados, embora não sejam fidedignos mesmo aos contos. É um trabalho que ficou muito bem feito, muito bem explorado, muito digno do produtor. Vale muito a pena acompanhar e assistir. Quem não teve a chance ainda, vai na Netflix, pega para assistir, que tem muita coisa interessantíssima nessa série.

Quimera de Aventuras

Nesta sessão a obra entra na Quimera e colocamos algumas ideias de uso para aventuras de RPG.

Entretanto fique ciente que para isto, teremos que dar alguns spoilers da obra. Leia por sua conta em risco.

Negociando com a Morte

Um ou mais personagens dos jogadores tem um misterioso encontro com a Morte. Nesse encontro fica estabelecido que os desejos dos personagens serão atendidos, entretanto, toda a sua linhagem e decendência morrerão junto com eles ao fim da vida dos personagens.

Enfrentanto a Morte

Por algum motivo, a Morte sonda os personagens da mesa. Por se tratar de uma entidade metafísica de influência absurda, a forma como a Morte vai afetar cada personagem depende de seu contexto, e as formas de como lidar com isso podem ser bem variadas.

O Traidor Infiltrado

Os personagens são membros de uma importante família ou organização. No entanto, uma das pessoas da família ou organização está entregando todos os pontos obscuros e acordos ilegais, levando a uma possível ruína de tudo. Uma grande recompensa foi colocada pela cabeça do traidor, e agora começa a caçada.



É isso, espero que vocês tenham gostado e que tenham ficado interessados pela obra. A Queda da Casa de Usher é uma das melhores obras atualmente na Netflix, e certamente tem muito a oferecer para as suas mesas de RPG, seja qual sistema ou cenário for!


Texto: Eduardo Filhote

Capa: Isabel Comarella

Verdade ou Desafio – Quimera de Aventuras

Saudações, rpgista e fã de filmes de terror de orçamento bom e qualidade não tão boa! Certamente o cinema trash e de terror é recheado de boas ideias que nem sempre são bem executadas, mas servem de uma grande inspiração para que possamos usar esses temas em mesas de RPG. Foi nesse sentido que pensei nessa pérola de filme chamado “Verdade ou Desafio?”, e acredite em mim, há ideias geniais para serem aproveitadas aqui!

Verdade ou Desafio? – Sinopse

“Verdade ou Desafio” é um thriller sobrenatural que segue um grupo de amigos universitários que embarcam em uma viagem de férias no México. Durante a viagem, eles são convidados para um jogo aparentemente inofensivo de “Verdade ou Desafio” por um estranho enigmático. No entanto, o que começa como diversão rapidamente se torna mortal quando eles descobrem que estão lidando com forças sobrenaturais. O jogo os segue de volta para casa e passa a controlar suas vidas, forçando-os a revelar segredos obscuros e enfrentar escolhas aterrorizantes. Para sobreviver, eles devem descobrir a origem do jogo e quebrar a maldição que o alimenta.

Personagens

Olivia Barron: Olivia é uma estudante universitária que se torna a protagonista do filme. Ela é uma jovem sensata que fica profundamente envolvida no jogo mortal.

Lucas Moreno: Lucas é o namorado de Olivia e um dos amigos que participa do jogo. Ele luta para proteger aqueles que ama enquanto enfrenta as consequências do jogo.

Markie Cameron: Markie é a melhor amiga de Olivia e tem um relacionamento tenso com ela. Ela também é uma das vítimas do jogo e tem segredos obscuros a serem revelados.

Brad Chang: Brad é outro membro do grupo e um amigo leal. Ele se encontra em situações difíceis enquanto o jogo se desenrola.

Carter: Carter é o estranho que convida o grupo para o jogo e tem conhecimento sobre a maldição por trás dele. Ele desempenha um papel central na trama.

Ficha Técnica

Título Original: Truth or Dare

Direção: Jeff Wadlow

Roteiro: Michael Reisz, Jillian Jacobs, Christopher Roach, Jeff Wadlow

Gênero: Terror, Suspense

Data de Lançamento: 2018

Duração: Aproximadamente 100 minutos

Elenco Principal: Lucy Hale, Tyler Posey, Violett Beane, Hayden Szeto, Landon Liboiron

Opinião pessoal

“Verdade ou Desafio” é um filme que combina elementos de suspense psicológico com horror sobrenatural, explorando temas de segredos e moralidade enquanto os personagens são forçados a enfrentar escolhas impossíveis em um jogo mortal. 

O terror de colocar personagens frente a frente com seus segredos mais sombrios, e ainda com a necessidade de realizar desafios cada vez mais bizarros é uma combinação que une gêneros distintos em uma ideia inusitada.

A trama se desenrola com reviravoltas e momentos de tensão, criando um ambiente de suspense ao longo do filme. Infelizmente o roteiro cai em velhos clichês do gênero, apela para algumas soluções rasas e dramas rasos que soam artificiais.

A escalação do elenco, embora talentosa, não mostra o melhor da sua atuação em alguns momentos, mas nada que atrapalhe a experiência. Vale um elogio digno ao CGI muito bem aplicado e colocado junto a efeitos práticos e maquiagem que dão um tom muito crível a tudo que ocorre.

Quimera de Aventuras

A premissa do filme e sua ideia é bem básica: entre em um jogo mortal contra uma entidade maligna e tente sobreviver! Então, ao invés de dar ideias para outras histórias desse estilo, resolvi dar dicas de como usar essa história em alguns grandes sistemas de RPG, então bora la:

D&D / Tormenta20 / Pathfinder / Symbaroum – A Maldição das Escolhas

Tema: Fantasia Medieval

Aventura: Os personagens são convocados para um antigo templo misterioso, onde encontram um artefato que os obriga a jogar um jogo mortal de “Verdade ou Desafio”. Cada escolha que fazem no jogo tem consequências sobrenaturais no mundo real. Eles devem seguir as regras e descobrir a história por trás do artefato antes que a maldição os consuma.

Call of Cthulhu / Ordem Paranormal – Revelações Sobrenaturais

Tema: Horror Lovecraftiano

Aventura: Os investigadores descobrem um manuscrito antigo que contém um jogo de “Verdade ou Desafio” com origens sombrias e poderes cósmicos. À medida que jogam, são confrontados com visões horríveis e devem mergulhar no mundo das entidades cósmicas para entender o verdadeiro propósito do jogo e evitar a insanidade.

Shadowrun – Desafios Tecnológicos

Tema: Cyberpunk

Aventura: Em um mundo futurista, os personagens recebem um convite para um VR (Realidade Virtual) exclusivo. No entanto, o jogo se torna real quando eles são confrontados por um grupo de hackers que os forçam a jogar uma versão mortal de “Verdade ou Desafio” dentro do ciberespaço. Eles devem usar suas habilidades tecnológicas para sobreviver e descobrir a identidade dos hackers.

Mundo das Trevas – Segredos Obscuros

Tema: Horror Urbano

Aventura: Os personagens são reunidos por um misterioso anfitrião e forçados a jogar “Verdade ou Desafio” em um cenário urbano sombrio. À medida que revelam segredos obscuros uns dos outros, descobrem que estão sendo manipulados por forças sobrenaturais que buscam vingança. Eles devem confrontar essas entidades e encontrar uma maneira de quebrar a maldição.

Starfinder – Desafio Intergaláctico

Tema: Ficção Científica Espacial

Aventura: Em uma galáxia distante, os personagens encontram uma antiga nave espacial abandonada que contém um dispositivo de “Verdade ou Desafio” alienígena. Ao jogarem, são transportados para uma dimensão intergaláctica onde devem competir contra outras espécies alienígenas em desafios mortais. Eles precisam encontrar aliados, decifrar a tecnologia alienígena e vencer o jogo para voltar para casa.

Essas aventuras adaptam a premissa de “Verdade ou Desafio” para diferentes sistemas de RPG e diferentes temas, proporcionando desafios e reviravoltas únicas que se encaixam nas características de cada sistema. Os jogadores podem explorar o horror, a fantasia, a ficção científica e o mundo das trevas enquanto enfrentam dilemas morais e forças sobrenaturais. Inspire o terror na sua mesa!


E se você gosta do que apresentamos no MRPG, não se esqueça de apoiar pelo  PadrimPicPayPIX, e no Catarse!

Assim, seja um Patrono do Movimento RPG e tenha benefícios exclusivos como participar de mesas especiais em One Shots, de grupos ultrassecretos e da Vila de MRPG.

Além disso, o MRPG tem uma revista! Conheça e apoie pelo link: Revista Aetherica.


Verdade ou Desafio – Quimera de Aventuras

Sair da versão mobile