Parem Já esse Casamento! – Quimera de Aventuras

Nesta Quimera de Aventuras vamos falar sobre a proposta de aventura que nosso amigo BearGod fez baseado no filme Penetras Bons de Bico no seu texto Parem Já esse Casamento!

Quimera de Aventuras

Nesta sessão colocamos algumas ideias de uso para aventuras de RPG. Entretanto fique ciente que para isto, teremos que dar alguns spoilers da obra. Leia por sua conta em risco.

Não Existe Limite

Apresentando um pequeno roteiro de como seguir com essa proposta de missão, o autor nos faz refletir sobre como é possível utilizar qualquer situação para gerar uma aventura. Muitas vezes focamos em longas campanhas em que os personagens alcançarão altos níveis de desenvolvimento. Porem, uma ocasião simples pode render uma aventura curta muito boa. O que também está sempre presente nas Quimeras de Aventuras postadas até aqui.

Em uma sessão de RPG nada está perdido, nem é brega e toda interação é completamente valida. Então vamos usar esse espaço para contar para a gente uma situação de jogo que participou que foi bem fora de qualquer estereotipo heroico e épico.


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Parem Já esse Casamento! – Quimera de Aventuras

As Três Sepulturas – Quimera de Aventuras

As Três Sepulturas, da Jambô Editora, é um quadrinho inspirado em obras internacionais, mas com o puro DNA brasileiro em suas páginas!

Já conhece essa obra? Já ouviu falar? Quer saber o que ela poderia ter em comum com o RPG? Então bora para a Quimera de Aventuras para falar sobre essa obra!

As Três Sepulturas

Escrita por Fábio Yabu e contando com os desenhos de Fred Rubim, As Três Sepulturas é uma obra original brasileira, publicada e distribuída pela Jambô Editora, e inspirada nas obras escrito H. P. Lovecraft.
A obra se inspira, principalmente, nas histórias A tumba (1917), O Depoimento de Randolph Carter (1919) e O Cão de Caça (1922). Mas além disso, há também muita inspiração da obra Contra Cthulhu escrita por Leonel Caldela e incorporada ap Nerdcast RPG.

A HQ tem 110 páginas, prefácio de Fábio Yabu, colorida.

Sinopse

Simon Porter é um Detetive da Polícia de Kingsport. É um homem durão, truculento, de maus hábitos e algumas atitudes condenáveis. A situação pra ele complica quando um misterioso caso envolvendo um ladrão de túmulos o faz recorrer à ajuda de Wolfgang Hunter, um consultor independente da polícia que é um exímio detetive.

Juntos, a dupla começa a investigar o crime, o que os leva a uma misteriosa e intrincada trama que envolve um misterioso grupo de cultistas e até mesmo antigos rituais sobrenaturais!

Os Autores

Fred Rubim é quadrinista, ilustrador e designer gráfico formado pela Universidade Federal de Santa Maria. Rubim foi vencedor do Troféu HQ Mix em 2021 pela obra A Todo Vapor!. Entre seus rabalhos estão os álbuns em quadrinhos Os Sussurros do Caos Rastejante, Coração do Cão Negro, O Matrimônio do Céu & Inferno, Le Chevalier e O Horror de Dunwich.

Fábio Yabu foi quatro vezes vencedor do Troféu HQ Mix. Começou sua carreira em 1997, com a criação de Combo Rangers. Um dos primeiros quadrinhos on-line do mundo, o título marcou uma geração e é publicado até hoje. Em 2020, escreveu o quadrinho O Fantástico Jaspion, continuação do sucesso da TV dos anos 80, que se tornou best-seller nacional. Na literatura, escreveu sucessos como A Última Princesa, O Livro dos Vilões, Independência ou Mortos e Branca dos Mortos e os Sete Zumbis. Pela Jambô/Nerdbooks, lançou a adaptação em HQ do NerdcastRPG Cthulhu: Os Sussurros do Caos Rastejante.

 

Minha Opinião Pessoal (contém spoilers)

Eu não sou um fã de Lovecraft. Na verdade, quanto mais conheci sobre o autor, mais comecei a pegar ranço dele. Mas me encontro muito nas palavras do Leonel Caldela quando o assunto é esse:

“Lovecraft era um *** dum racista de ***. Xenófobo. Nunca conheceu nada além de sua cidade natal, carregava suas histórias com esteriótipos e preconceitos contra negros e imigrantes. Eu não o teria como amigo. Definitivamente não o tenho como um escritor favorito. Mas o fato é que Lovecraft criou algo importante, inspirou outros autores como Neil Gaiman, Stephen King, diretores como Guilhermo Del Toro e, claro, o Nerdcast RPG. Eu acho que a nossa função como escritores é nos apropriarmos de sua obra e torná-la maior, mais inclusiva, mais reflexiva, sem jamais repetir seus estereótipos.”

Essa fala resume muito a minha opinião sobre Lovecraft, o que faz com que essa obra seja ainda mais peculiar!

Cada quadro, cada diálogo, cada elemento estrategicamente inserido nas páginas, nos conduz a um caminho que é difícil ignorar ou deixar de lado: o caminho da curiosidade! Queria de fato saber pra onde a história ia, o que aconteceria com os personagens e o que de fato estava acontecendo no lugar!

O roteiro de Fábio Yabu é genial, brilhante e um prato cheio de referências e easter-eggs para os “caçadores de piolhos” de plantão! Já as artes do Fred Rubim, num primeiro momento, me pareceram preguiçosas e vazias, com aquele constante tom de cinza e sombras em um cenário minimalista e de poucos detalhes, mas essa impressão se foi com menos de 10 páginas, e a arte passou não apenas a ser agradável, como essencial para o desembolar da história!

E acredito que seja essa junção de roteiro e arte que faça uma obra tão genial, e fico muito feliz de ver que o resultado da dupla brasileira em muito excede a qualidade do material criado pelo autor que os inspirou!

Quimera de Aventuras

Nesta sessão a HQ entra na Quimera e colocamos algumas ideias de uso para aventuras de RPG.

Entretanto fique ciente que para isto, teremos que dar alguns spoilers da obra. Leia por sua conta em risco.

Contos do Ladrão de Corpos

Uma misteriosa onda de crimes envolvendo o roubo de corpos começa a assolar a região. Os criminosos passam de cidade em cidade roubando túmulos e algumas vezes até mesmo os cadáveres.

A mesa pode estar do lado da gangue dos ladrões de corpos, ou do lado dos investigadores. Ou mesmo uma montagem do estilo “gato e rato” com parte da mesa sendo da gangue e parte sendo investigadores.

O motivo dos roubos dos corpos está relacionado a um misterioso culto de objetivos desconhecidos pela mesa.

O Cão do Inferno

Inúmeros cadáveres começam a aparecer pela cidade. Todas as investigações e pistas encontradas até agora indicam a presença de algum tipo de animal, porém a ciência não tem catalogado nenhuma espécie de animal capaz de cometer tais crimes.

Jogando como possíveis vítimas ou investigadores, a mesa precisa investigar a origem dos ataques, qual a criatura os comete e suas motivações.

A criatura é um ser inominável que na melhor das descrições poderia caber como um “cão alado do inferno”.

O Culto aos Antigos

Uma secreta ordem de cultistas em busca dos Deuses Antigos está praticando uma série de crimes para cumprir um ritual.

Furtos, assassinatos, roubos de corpos, manipulação de notícias, sequestros… a lista de crimes é incrível, e o tamanho de seu alcance é surreal.

De alguma forma, a mesa se vê envolvida com os cultistas (como vítimas, membros ou parte da investigação) e precisa não apenas sobreviver, como impedir seu ritual.

O ritual dos cultistas tem como objetivo abrir uma passagem entre nosso mundo e o outro que permita a chegada dos Antigos ao nosso mundo.


É isso, espero que vocês tenham gostado e que tenham ficado interessados pela HQ. Olá, garoto do espaço! é uma das obras de quadrinhos mais significativas e inclusivas que já tive o prazer de ler! Continue acompanhando a Quimera de Aventuras para não perder as próximas!


Texto: Eduardo Filhote

Capa: Juaum ArtWork

Encanto – Quimera de Aventuras

Nesta Quimera de Aventuras vamos falar sobre o filme da Disney que estreou em 2021. Encanto, com letras de Lin-Manuel Miranda e dublagem de Stephanie Beatriz (Brooklyn 99), Diane Guerrero (Patrulha do Destino, Orange is The New Black) e John Leguizamo (Era do Gelo, The Menu)

Encanto

A animaão conta a historia da Família Madrigal, uma família de indivíduos excepcionais que vivem escondidos nas montanhas da Columbia. A magia do local aonde moram abençoou todas as crianças da família com um poder único – exceto Mirabel, a protagonista.

Porém, ela descobre que a magia ao redor do local está em perigo, e pode ser a última esperança para proteger sua família.

A Crítica

Foi um filme muito bem recebido pelo público, principalmente latino-americano, que se encontrou na dinâmica familiar dos Madrigal. Mas teve recebimento misto pela crítica, ficando com uma nota de 7,2 no IMDb.

Um dos pontos altos do filme para o publico são as musicas do compositor Lin-Manuel Miranda (Hamilton, In The Heights) que trazem muita energia e cor ao filme.

Nossa Opinião Pessoal (Pode conter spoilers)

Sendo um filme muito sensível e, na melhor forma de se dizer isso, muito latino. Desde a trilha sonora, até o visual e os personagens passam essa aura de família enorme com seus dilemas internos.

A trama, apesar de já vista em mais de uma mídia, aonde o protagonista não tem uma habilidade ou poder especial diferente de seus próximos é colocado de uma maneira muito bem elaborada na trama.

Mesmo sem um antagonista claro e ativo, os dilemas da historia levam para um desenvolvimento entre toda a família muito bom. E em muito a falar sobre legado, cobrança familiar e como lidar com essas questões de quando se espera muito de crianças que talvez não estejam prontos para aquela pressão.

Quimera de Aventuras

Abaixo, na parte da Quimera de Aventuras, iremos pegar ganchos de aventura baseados no filme. Os ganchos abaixo são genéricos e podem ser usados para qualquer sistema ou cenário.

Cenários e Sistemas

A historia de Encanto pode ser transpassada para qualquer cenário ou sistema, em cenários de Fantasia ou Super Heróis, a trama de que um dos membros da família falta algum tipo de poder mágico pode ser usados quase de 1:1 com o filme original.

Em cenários de Cyberpunk, Ficção Cientifica e até mesmo Horror, talvez a questão da magia seja trocada ou a dinâmica familiar fique menos leve e mais pesada. Os ajustes e adaptações de cenário variam bastante, mas os jogadores encontrem uma família ou grupo em que todos os membros tem uma habilidade, magia ou coisa especial, menos um dos membros que parece não se incomodar com isso mas se sente escolhido por não ter esse algo especial.

Ganchos de Aventura (Também pode conter spoilers, olha lá hein)

  • A Família Madrigal Os jogadores encontram uma cidade/vila/local escondido no que seria o meio do nada, aonde a principal família que governa a cidade tem um dom especial cada um. Mas um dos membros da família sumiu e outra não tem uma dessas habilidades. E, os jogadores percebem, que algo está acontecendo para acabar com aquele Encanto…
  • Estou Nervosa Um dos membros da família pede para que os jogadores ajude ela a lidar com um problema, ou ela tenta esconder esse problema e os jogadores percebem. Mas parece que esse membro está, aos poucos, perdendo seus poderes.
  • Não Falamos do Bruno Os jogadores descobrem que antes a família tinha um membro que tinha uma habilidade que toda a vila, e a família, via como negativa e ele foi renegado. Alguns membros mais jovens falam dele como se fosse um bicho-papão e os mais velhos falam como se ele trouxesse má sorte, e os jogadores com o tempo encontram ele…
  • Dos Oroguitas Sua aventura não precisa começar com a família já pronta. Os jogadores podem encontrar um grupo de refugiados ou perseguidos, e enquanto ajudam eles a escapar, acabam encontrando um local ideal para esconder aqueles refugiados e começar uma família…

Considerações Finais

Conversando com um amigo sobre esse Quimera de Aventuras, chegamos a conclusão que a historia de Encanto é perfeita para você rodar uma One-Shot ou uma aventurinha simples entre arcos. Veja o filme, se inspire, ouça as musicas e traga o Encanto da família Madrigal para os seus jogadores interagirem!


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Revisão e Montagem da Capa: Isabel Comarella
Texto: Gustavo “AutoPeel” Estrela

Gangsta’s Paradise – Quimera de Aventuras

Nesta Quimera de Aventuras vamos falar sobre a música Gangsta’s Paradise do falecido rapper americano Coolio. Neste Quimera, pretendo destrinchar a letra da música e tirar possíveis plots de aventura de partes da letra da musica.

https://movimentorpg.com.br/wp-content/uploads/2023/04/Coolio-Gangsta_s-Paradise-ExtendedMP3_320K.mp3?_=1

Coolio

Artis Leon Ivey Junior, também conhecido como Coolio, era um rapper americano que foi membro do grupo WC and the Maad Circle. Mas que começou carreira solo no meio dos anos 90.

Coolio era considerado uma criança muito esperta, curiosa e apaixonada por livros. Mas depois de tribulações em sua família com o divorcio de seus pais, ele começou a se aproximar de gangues de Los Angeles. Aos 17, foi preso por roubo e, quando voltou ao high school (nosso equivalente do ensino médio) começou a investir na carreira de rapper, pelo o que é conhecido e aclamado hoje.

Um de seus maiores sucessos, Gangsta’s Paradise.

Been spendin’ most their lives, livin’ in the gangsta’s paradise

Gangsta’s Paradise

A musica é feita em cima de um sample da musica do cantor Stevie Wonder, e de acordo com o próprio Coolio para a revista Rolling Stones, ele ouviu a demo da musica e improvisou os primeiros versos da música e depois escreveu o resto.

A musica venceu o Grammy em 1995 de melhor performance solo de Rap. No mesmo ano, no Billboard Music Awards, ele apresentou junto ao cantores L.V, Stevie Wonder e ao New York Boys Choir.

A musica feita para o filme Dangerous Minds (Mentes Perigosas, no Brasil), que seria lançado no mesmo ano.

Nossa Opinião Pessoal (Música não tem spoiler… Né?)

Gangsta’s Paradise é uma música muito importante pra mim. Principalmente quando estava saindo dos dezenove anos e indo para os vinte, por mais que muita coisa sobre a vida de gangster não se aplique, a musica é quase um testamento sobre pessoas que olham para suas vidas e acham que perderam o controle dela.

Gangsta’s Paradise é uma musica densa, o coral ao fundo junto a letra falando sobre como a vida de crime é curta e perigosa, traz uma emoção que, para mim, é indescritivel.

Quimera de Aventuras

Abaixo, na parte da Quimera de Aventuras, faremos algo um pouco diferente; Irei pegar versos da musica e transformar em uma aventura que tente seguir, o mais próximo possível, o que a musica expressa e quer dizer.

Cenários e Sistemas

A vida curta e perigosa do crime expressa em Gangsta’s Paradise pode ser usada em qualquer cénario, de qualquer sistema.

O crime, independente do multiverso, é o mesmo e as questões que as cercam são as mesmas em qualquer cenário.

Mas um destaque, possivelmente, seja o sistema CDR – Centro de Detenção e Ressocialização, aonde um dos personagens pode ser inspirado na mensagem da realidade do crime que a música passa.

Ganchos de Aventura

As I walk through the valley of the shadow of deathI take a look at my life and realize there's nothin' left'Cause I've been blastin' and laughin' so long, thatEven my mama thinks that my mind is gone

Um NPC, que pode variar de acordo com o cenário e campanha, seja um ladrão em cenários de fantasia, contrabandista em cenários de Sci-Fi ou mesmo um Vampiro já velho em Vampiro. Depois de olhar para a sua vida percebe que nada mais sobrou para ele. Tudo que fez até ali foi para nada, e mesmo tudo que importava para ele, foi embora.

But I ain't never crossed a man that didn't deserve itMe be treated like a punk, you know that's unheard ofYou better watch how you're talkin', and where you're walkin'Or you and your homies might be lined in chalk

Mesmo com todas essas considerações em mente, o personagem entende que suas ações foram justificadas e hoje entende que tem que tomar cuidado com quem fala ou com quem anda ou acabará em uma situação ruim, ou até mesmo morto. Esse NPC pode ter alguma ligação com um grupo criminoso ou até mesmo um pacto com o principal antagonista da mesa. O importante é que ele entende que suas ações foram necessárias naquele momento, mas que agora está em um “beco sem saída”.

I really hate to trip but I gotta locAs they croak, I see myself in the pistol smoke, foolI'm the kinda G the little homies wanna be likeOn my knees in the night, sayin' prayers in the streetlight

Nosso NPC não necessariamente parou sua vida de crimes, ele ainda comete e segue no sistema que manteve por tanto tempo. Mas se vê como uma inspiração a novos membros, e vê seu reflexo nas ações que outros membros tentam cometer e, quando vê outros tendo ele como inspiração, se ajoelha desesperado pelo caminho que os mais novos estão seguindo. Neste caso mais novos não são necessariamente de idade, mas como a influência dele arrasta outros para o buraco que ele só se enxergou agora.

Been spendin' most their lives, livin' in the gangsta's paradise
We keep spendin' most our lives, livin' in the gangsta's paradise

O NPC entende, ele passou boa parte da sua vida vivendo em um paraíso bizarro nos atos criminosos que faz e precisa sair dessa situação.

Look at the situation they got me facin'I can't live a normal life, I was raised by the streetSo I gotta be down with the hood teamToo much television watchin' got me chasin' dreams
Após essa realização, ele percebeu que depois de tudo que fez, não pode mais viver uma vida normal, ele foi criado naquele ambiente. Então deve fazer algo para derrubar a organização que participa. Talvez até ache que seja uma utopia, baseada em historias que ouve sobre hérois e aventureiros (em cenários de fantasia) ou qualquer referencia de inspiração que houver no cenário.

Chamado para a Aventura

I'm an educated fool with money on my mindGot my ten in my hand and a gleam in my eyeI'm a loc'd out gangsta, set trippin' bangerAnd my homies is down so don't arouse my anger, fool
Ele chama os personagens dos jogadores para auxiliar em sua tentativa de ir contra o sistema que participou por tanto tempo. Mesmo receoso em enfrentar o que ajudou a construir, ele se mostra determinado a isto. Os jogadores decidem, é claro, se aceitam ajudá-lo ou não, podem achar estranho a mudança de atitude, mas a recompensa é boa e a causa é justa.
Death ain't nothin' but a heartbeat awayI'm livin' life, do or die, what can I say?I'm 23 now, but will I live to see 24?The way things is going, I don't know
O NPC parece bastante agitado para fazer isto logo, os personagens podem perceber que ele está colocando todas as cartas em jogo e até pretende se sacrificar para cumprir este objetivo. Os jogadores podem fazer ele perceber que é o contrario. Que na verdade…
Tell me why are we so blind to seeThat the ones we hurt are you and me?
Ele pode estar cego para o que realmente está em jogo e que ele apenas está se culpando por algo que já está auxiliando em resolver. Mas ainda não consegue enxergar isso.
Power and the money, money and the powerMinute after minute, hour after hourEverybody's runnin', but half of them ain't lookin'It's goin' on in the kitchen, but I don't know what's cookin'
Os jogadores planejam e adentram com o NPC aonde o grupo criminoso trabalha, veem poder e dinheiro circulando como água. Após horas de planejamento e tensão, é hora do ataque final. Após a execução do plano tudo funciona, ou não, dependendo de como os jogadores se saírem.
They say I gotta learn, but nobody's here to teach meIf they can't understand it, how can they reach meI guess they can't, I guess they won'tI guess they front, that's why I know my life is out of luck, fool
Pode ser que outros personagens, ou mesmo os próprios jogadores, tentem ensinar ele a tentar outro caminho. Mas ele acredita que não consegue aprender porque ninguém se importou de tentar ensiná-lo. Que eles não podem entendê-lo, portanto não consegue alcançá-lo.
Durante o ataque ao grupo, talvez o NPC tente ações mais ousadas que o necessário, e a conversa e as interações dos jogadores com ele são o martelo final se o NPC, mesmo depois de toda essa realização, vai viver mais um dia para se dar mais uma chance, ou não.

Considerações Finais

Usar música como plano de fundo de RPG é uma das minhas paixões. Não só porque amo trilha sonora, mas lendo letras de música conseguimos tirar muita coisa legal e interessante.

Esse é um modelo diferente de Quimera de Aventuras, não apenas por utilizar da musica como fonte de inspiração, como também como fonte de criação para ganchos de RPG.

O que o grupo da sua mesa fará? Convencerá o NPC que ele não precisa viver e morrer no “paraíso gangster”? Ou creem que ele não tem direito a uma segunda chance?


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Gangsta’s Paradise – Quimera de Aventuras

Revisão e Montagem da Capa: Isabel Comarella
Texto: Gustavo “AutoPeel” Estrela

Apagão: Fruto Proibido – Quimera de Aventuras

Apagão: Fruto Proibido, com roteiro de Raphael Fernandes e desenhos de Abel com cores de Fabi Marques, publicado pela Editora Draco em 2020.

Apagão: Fruto Proibido

A história é situada em um cenarío pós-apocalíptico, onde um blecaute que já dura meses deixou São Paulo mergulhada em um caos sem fim. Nesse interím as gangues disputam território e os recursos escassos, enquanto a população luta para sobreviver em meio a uma cidade que se tornou um campo de batalha.

Nesse cenário distópico, conhecemos Heloísa e Derby, duas mulheres audazes que lideram um grupo de patinadoras. Juntamente com outras figuras que não se deixaram abater, elas enfrentam gangues rivais e a truculência da polícia em uma luta constante pela sobrevivência. Porém, a própria gangue enfrenta uma antiga inimiga pessoal, o que resulta em desafios e perigos para a equipe e aqueles que elas protegem. Assim, a dupla acaba precisando resgatar uma jovem grávida sequestrada, em uma aventura envolvendo o contato com suas origens individuais e a ressignificação do grupo como um todo.

A trama é cheia de reviravoltas e permeada de emoção, onde o leitor é levado em uma jornada incrível pelas ruas de São Paulo. O roteiro de Raphael Fernandes é excelente e o traço de Abel, combinado as cores de Fabi Marques dão vida aos personagens de forma magnifíca, tornando a HQ um emocionante relato sobre a coragem de um grupo mulheres em meio uma realidade caótica e amedrontadora.

Quimera de Aventuras

No espaço da Quimera de Aventuras utilizamos a história citada para oferecer opções que possam ajudar na narrativa e criação de personagens para suas aventuras de RPG. Pode conter SPOILERS!

Isso acaba hoje!

Após a conclusão da trama em Apagão: Fruto Proibido, Diana assume o posto de líder da gangue Irmãs Canivetes e passa a buscar vingança contra Heloísa e as Dandaras. Contudo, para ela não basta apenas derrotá-las, Diana almeja humilhá-las publicamente. Para tal, ela elabora um espetáculo mortal, desafiando as antigas patinadoras para um confronto em Roller Derby. Todavia a pista é cheia de armadilhas e Diana e as Irmãs Canivetes lutaram de modo desleal.

A Paz no fio da Navalha

Os Macacos Urbanos e as Dandaras começam a estreitar os laços e se tornam aliados para defender pontos importantes para cada um dos grupos. Infelizmente, alguém acaba assassinando um membro importante dos Macacos Urbanos e a culpa recai sobre uma das Dandaras e tudo agora é uma questão de tempo para que a paz conquistada fique em risco. Cabe aos personagens jogadores encontrarem o verdadeiro culpado e impedir que ambas as comunidades se destruam em uma luta insensata.

Vocês não vão sair para brincar?

As Dandaras foram encurraladas por uma gangue rival em uma antiga construção abandonada e precisam de ajuda, pois estão em desvantagem nessa situação. Nessa gancho de aventura os personagens jogadores podem desempenhar vários papéis, sendo desde o mensageiro levando o pedido de socorro para uma gangue aliada, o reforço enviado para equilibrar as coisas ou mesmo membro das Dandaras que precisarão usar de inteligência e tudo que tiverem a disposição para resistir as investidas da gangue inimiga.

 


O Movimento RPG agora tem uma super novidade. Temos nosso próprio Clube do Livro, A Ordem da Quimera (acesse por esse link). Para participar é muito fácil, acesse o link anterior e lá entre em contado direto com a Lorde Isabel Comarella (Bell Comarella#0272). Aproveite e faça parte nosso servidor no Discord.

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Qual Matéria é Essa? – Quimera de Aventuras

Nesta Quimera de Aventuras vamos falar sobre o conto Qual Matéria é Essa? Esse conto faz parte da serie Prólogo em Enots, uma serie em 4 contos que contará a história da Criação e Decadência do plano Enots.

Qual Matéria é Essa?

O Sr. Lunenn, acadêmico renomado e professor de uma escola para aventureiros, explica para os 4 jovens estudantes como se deu a Criação de Enots, desde o primórdio. Mas ele mesmo reconhece que se deve ter cautela na busca pelo conhecimento. Afinal todos os grandes problemas de Enots surgiram pela ganancia e sede de conhecer e ter.

Quimera de Aventuras

Nesta sessão colocamos algumas ideias de uso para aventuras de RPG. Entretanto fique ciente que para isto, teremos que dar alguns spoilers da obra. Leia por sua conta em risco.

A Caçada

Após ficarem sabendo do que ocorreu com o professor Lunnen, os 4 jovens resolveram investigar. No entanto se viram em um emaranhado de problemas, e resolveram pedir ajuda para mais amigos. Sendo esses, os aventureiros da sua campanha! A missão deles é tentar resgatar com vida o professor, mas também descobrem planos de uma seita que tem como objetivo roubarem artefatos para um ritual de despertar de uma entidade maligna.

Coleção Dungeons&Dragons

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Qual Matéria é Essa? – Quimera de Aventuras

Boku no Hero Academia – Quimera de Aventuras

Nesta Quimera de Aventuras vamos falar sobre o anime Boku no Hero Academia ou My Hero Academia, que saiu como mangá publicado em 2014 pela Shueisha e que saia pela revista Shõnen Jump! E que foi adaptado para anime em 2016 pelo studio Bones.

Boku no Hero Academia

O anime se passa em um mundo em que mais de 80% da população mundial tem um Quirk (ou Individualidade), um super poder especial, por causa disto, se popularizou a profissão de Super Herói, pessoas que são permitidas a usarem suas individualidades para ajudar a população no seu dia a dia.

Dentre todos os super heróis profissionais, o que mais se destaca é All Might, o Top 1 Super Heróis do Japão que salva as pessoas com um sorriso e que é o símbolo de esperança da sociedade totalmente baseada em super heróis.

O protagonista da história, Izuku Midoriya, é um jovem que aspira a ser um super herói profissional por causa de All Might e quer ser igual a ele, porém ele nasceu sem poderes, o que faz com que sofra bullying no colégio e todos os seus sonhos pareçam ir por água abaixo. Mas, ele acaba conhecendo All Might, que revela que devido a embates com um vilão que o deixou bastante ferido, precisa definir um sucessor para herdar sua individualidade, e vê em Midoriya o sucessor ideal para o seu poder, o One For All, um poder diferente dos demais que acumula poder conforme as gerações e que pode ser herdado.

Com isso, a série acompanha Midoriya aprendendo a controlar os seus poderes e aprendendo o que significa ser um herói de verdade.

Nossa Opinião Pessoal (Pode conter spoilers)

Boku no Hero Academia é um shõnen diferente, e pra mim considerado um dos novos Big Three dos anos 2010s, junto com Demon Slayer e Jujutsu Kaisen. Ele é um shõnen ainda de soquinho e poderzinho, mas diferente dos outros, ao invés de desbloquear um novo poder novo do nada, todo o poder já está a disposição do protagonista mas ele ainda não consegue utiliza-lo.

Boku no Hero é um anime que te mostra a evolução de um personagem para saber utilizar o peso de algo que foi dado a ele como um presente, e todas as responsabilidades que aquilo traz junto. Além do protagonista, os personagens ao redor dele crescem junto, aprendendo a lidar tanto com seus dilemas físicos, de suas individualidades, quanto com seus dilemas e inseguranças pessoais.

Boku no Hero é um anime sobre carregar legados consigo e como os legados motivam (ou não) as gerações futuras.

Quimera de Aventuras

Abaixo, na parte da Quimera de Aventuras, primeiro vamos analisar o universo de Boku No Hero Academia como um Cenário e quais sistemas melhor cabem essa historia, além de possíveis inspirações para outros cenários.

Cenários e Sistemas

O mundo de Boku no Hero Academia é um cenário aberto e pronto o suficiente para se jogar uma campanha em um sistema de super heróis. Sistemas como Mutantes e Malfeitores 3ª Edição, 3D&T Alpha, GURPS Supers e outros sistemas para se jogar campanhas de heróis são ótimos para se jogar nesse universo, em que todas as regras do mundo e como ele funciona, além de permitir praticamente qualquer poder em seu universo sem maiores explicações de origem. Usar o mundo também não tem muito problema, já que além da historia principal, o mundo é grande o bastante para ter diversas historias paralelas que podem ocorrer ao mesmo tempo do anime ou em outros países, já que a historia abre a possibilidade de comunidades de heróis fora do Japão, em países como Estados Unidos da América e Inglaterra, os personagens poderiam ser heróis que atuam diretamente no Brasil e viver suas próprias historias.

Além da escala de poder também ser variante, os jogadores podem ser alunos de primeiro ano de um colégio para super heróis, podem ser heróis novatos ou heróis que fazem parte de uma agência já consolidada.

Em cenários de Fantasia, mudar o nome de super heróis para aventureiros pode ser uma boa jogada; Um reino que depende muito de trabalho de aventureiros, e por isso os aventureiros são licenciados para trabalhar nos casos mais simples quanto mais tensos, e um dele é a principal estrela do local.

Ganchos de Aventura

O Herói Se Aposenta O Gancho mais simples é; O herói numero um do mundo está prestes a se aposentar (seja em segredo ou não) e precisa de um sucessor ou de um grupo de sucessores, e começa a treinar os personagens do seu grupo para substituírem ele.

Evento de Verão O famoso arco de Festival, os jogadores precisam usar suas habilidades para preparar um festival, caso sejam colegiais. Quebra as expectativas de uma campanha de super heróis em que tudo é combate, mas nada te impede de colocar um mini arco de torneio aqui ou ali.

O Vilão da Semana Clássico, o vilão X escapou de prisão e os personagens precisam capturá-lo. Direto, simples, prático. Ótimo para quando se está sem ideias.

Visão Pública Esse é menos um gancho de aventura e mais algo que pode ser usado para apimentar a mesa de super herói; A opinião pública. O mundo de Boku No Hero Academia é baseado em super heróis, o que eles fazem ou o que simbolizam importa bastante. Mesmo que os personagens dos jogadores estejam capturando vilões, como a sociedade enxerga eles?

Considerações Finais

O mundo de Boku no Hero Academia é um cenário pronto e fácil de se utilizar e de se entender para mesas de RPG, mesmo para quem não vê a série. Então caso queira jogar uma campanha de super heróis, mas não quer ter muito trabalho pensando em um cenário e está cansado da loucura de reboots de Marvel/DC da vida, Boku No Hero Academia cumpre bem o papel de cenário bem desenvolvido.


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Além disso, o MRPG tem uma revista! Conheça e apoie pelo link: Revista Aetherica.


Revisão e Montagem da Capa: Isabel Comarella

Olá, garoto do espaço! – Quimera de Aventuras

Olá, garoto do espaço! é uma HQ fantástica do Estúdio MPUP, que eu tive o grande prazer de conhecer no evento Nerd Experience que rolou agora em Março aqui em Belo Horizonte! Gostei tanto que não poderia deixar de trazer essa obra prima pra vocês!

Olá, garoto do espaço! 

Cláudio é um jovem garoto de algum lugar do interior do Brasil. Certo dia, quando voltava para casa, ouve um estranho barulho com um clarão, e resolve investigar. É quando encontra então um misterioso garoto vindo do espaço.

Esse misterioso garoto cria um forte vínculo com Cláudio, e juntos ambos aprendem sobre amizade, amor, família e como a felicidade pode estar em pequenos detalhes.

Estúdio MPUP

“Meu Pequeno Universo Particular” ou MPUP é o nome da editora responsável por Olá, garoto do espaço!, que lançou o quadrinho no selo Boy’s Love em volume único. O MPUP é um estúdio de artes e quadrinhos LGBTQIA+ , celebrando a diversidade.

Os desenhos são de André Inácio, com roteiro de Perséfone Tenou.

Minha Opinião Pessoal (contém spoilers)

Olá, garoto do espaço! é aquele tipo de obra totalmente fora da curva!

Com uma arte lindíssima do André Inácio, e um roteiro tão fofo da Perséfone Tenou, a obra é um convite às boas memórias da infância, aos tempos mágicos das descobertas e novidades, e acima de tudo, àquela época de nossas vidas onde o surreal é parte do cotidiano imaginário e fértil da infância.

Cláudio é um garoto comum, como quase todo garoto dessa idade. Tem um relacionamento complicado com sua madrasta (explicado na HQ) e desenvolve com o garoto do espaço uma amizade tão singela que culmina no despertar do amor e da primeira paixão.

As aventuras dos dois garotos, mesmo que curta, lembra muito a minha infância, sempre tentando estar perto dos amigos nas férias, e tentando entender aquele turbilhão de sentimentos que repentinamente se despertavam.

E particularmente não gostei tanto da conclusão da história, embora entenda 100% a intenção da proposta, e de fato é o que “acontece” nas nossas vidas (principalmente aqueles crushs ainda dentro do armário). Mas a obra é incrível, fantástica, e acima de tudo, muito necessária nos tempos contemporâneos.

Quimera de Aventuras

Nesta sessão a HQ entra na Quimera e colocamos algumas ideias de uso para aventuras de RPG.

Entretanto fique ciente que para isto, teremos que dar alguns spoilers da obra. Leia por sua conta em risco.

O garoto do espaço

Um misterioso garoto chega do espaço na Terra, e precisa encontrar uma maneira de voltar para casa. Os reparos de sua nave podem ser feitos com materiais comuns da Terra, e levaria alguns dias de trabalho para a conclusão.

Nesse meio tempo, a mesa precisa ajudar o garoto do espaço a recuperar sua nave para poder voltar pra casa, ao mesmo tempo que ajudam o garoto a entender o novo mundo em que se encontra.

Empatia Elevada

Uma característica muito especial do garoto do espaço é sua conexão empática com as pessoas, e sua capacidade de manipular lembranças e ler seus sentimentos.

Com essas habilidades ao seu lado, a mesa precisa aprender a lidar com os conflitos de seus personagens, ao mesmo tempo que precisam aprender a lidar com os sentimentos e emoções de outras pessoas ao seu redor.

Explorando uma temática mais social e interpretativa, o foco aqui seria o aprofundamento em relação aos sentimentos e como a mesa lida com isso.

A Descoberta do Amor

O amor começa a aflorar em um (ou mais) dos personagens da mesa. Como lidar com esses sentimentos? Como entender o que se passa?

Esse tipo de narrativa também tem um foco maior em interpretação e Bleeding, sendo uma boa ponte para abordar relacionamentos interpessoais, familiares e amorosos. Muito válido também para explorar e entender dramas LGBTQIA+ que possam surgir na mesa.


É isso, espero que vocês tenham gostado e que tenham ficado interessados pela HQ. Olá, garoto do espaço! é uma das obras de quadrinhos mais significativas e inclusivas que já tive o prazer de ler! Continue acompanhando a Quimera de Aventuras para não perder as próximas!


Texto: Eduardo Filhote

Capa: Juaum ArtWork

Viúva Veneno – Quimera de Aventuras

Viúva Veneno,  com roteiro de Milena Azevedo e desenhos e cores de Germana Viana, uma história completa públicada na revista Escafandro #06, da Editora Ultimato do Bacon.

Viúva Veneno

A história se passa durante o Estado Novo no Brasil, em 1937, e segue a jornada de Madeleine, a Viúva Veneno que dá nome a história. A príncipio, Madeleine é uma mulher feição plácida e acometida pelo infortúnio, mas oculta um rastro de mortes.

A trama é bem construída e a narrativa é envolvente, mantendo o leitor preso do início ao fim. Os desenhos e as cores de Germana Viana dão vida aos personagens e cenários. E uma paleta de cores específica é utilizada, sobretudo para quebrar a quarta parede ao longo de toda a história.

E antes de mais nada, a história possui um subtexto, usando os acontecimento históricos e políticos do Brasil, traçando um paralelo com os acontecimentos da vida familiar de Madeleine.

“Viúva Veneno” é uma HQ pulp que oferece uma trama emocionante e intrigante inspirada em fatos históricos, que fazem com que você queira descobrir como essa história vai terminar. Com uma história fechada, totalmente colorida, 36 páginas em miolo offset e capa cartão, é uma leitura obrigatória para aqueles que apreciam uma boa história de serial killer.

Quimera de Aventuras

No espaço da Quimera de Aventuras utilizamos a história citada para oferecer opções que possam ajudar na narrativa e criação de personagens para suas aventuras de RPG. Pode conter SPOILERS!

 

Tal Mãe, tal Filha

Petronilla, a filha da Madeleine, depois de encontrar o diário da mãe, acaba descobrindo todos os assassinatos cometidos por sua progenitora. Embora no final da história, fique em aberto se ela fez a mãe provar do seu próprio remédio, quase tudo indica que sim. Então, isso pode indicar um modus operandi parecido ao de sua progenitora.

Talvez os personagens jogadores sejam parte de uma proeminente agência de investigação e os recentes casos de mortes por envenenamento levantem a suspeita de uma lady killer na cidade.

Uma reviravolta dramática aguarda pelos personagens jogadores, em especial  se algum deles desenvolveu algum tipo de relacionamento com Petronilla enquanto investigavam o caso.

Arquivo Morto

Um dos personagens jogadores, atualmente trabalhando como arquivista em Belo Horizonte, acaba se deparando com o insólito caso das crianças de um orfanato  envenenadas. Embora na época as investigações não tenham levado a prisão do culpado, pessoas inocentes foram acusadas e muitas vidas foram destruídas.

Nesse meio tempo, a luz de novos fatos, como a conversa com um dos sobreviventes desse acontecimento fatídico, ou uma investigação mais profunda nas antigas instalações do orfanato, revelem uma foto de uma misteriosa benfeitora ou outro tipo de pista que possa levar a resolução e ao encerramento deste caso.

 

 


O Movimento RPG agora tem uma super novidade. Temos nosso próprio Clube do Livro, A Ordem da Quimera (acesse por esse link). Para participar é muito fácil, acesse o link anterior e lá entre em contado direto com a Lorde Isabel Comarella (Bell Comarella#0272). Aproveite e faça parte nosso servidor no Discord.

E se você gosta do que apresentamos no MRPG, não se esqueça de apoiar pelo  PadrimPicPayPIX, e no Catarse!

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Star Wars: The Bad Batch – Quimera de Aventuras

Nesta Quimera de Aventuras vamos falar sobre a série Star Wars: The Bad Batch, série que saiu como um derivado da série The Clone Wars depois de sua temporada final em 2021.

The Bad Batch

A série segue o grupo de elite experimental de clones da antiga Republica chamados de The Bad Batch, introduzidos primeiramente em Clones Wars, tentando encontrar seu caminho em uma galáxia que rapidamente muda depois dos eventos da temporada final de Clone Wars e do Episodio 3 – Vingança dos Sith. Os membros da Bad Batch, também chamado de Força Clone 99, são variantes genéticas de seus irmãos do Exercito Clone. Todos possuem uma habilidade excepcional, o que faz deles um grupo extraordinariamente efetivo de soldados. A série se passa após as Guerras Clônicas, em que o grupo trabalha em missões mercenárias enquanto luta para se manterem e encontrarem um novo propósito.

Nossa Opinião Pessoal (Pode conter spoilers)

The Bad Batch foi uma grata surpresa após o fim da temporada final de Clone Wars. O grupo de clones, antes apenas um grupo curioso apresentado nos 45min do segundo tempo da série Clone Wars, ganha muito mais carinho e muito mais profundidade na série própria. A série não se preocupa em ter grande impacto no lore maior de Star Wars e muitos episódios são quase fillers dentro do grande escopo das coisas. O que me lembra muito a série contemporânea dela, The Mandalorian, que se passa também entre eras (The Bad Batch se passa pós Ordem 66 e antes da Nova Esperança, Mandalorian após Retorno do Jedi e antes do Despertar da Força) e não focam em grandes combates entre Jedi, mas em um grupo menor de indivíduos tentando sobreviver em uma galáxia extremamente conflituosa. É uma ótima série, que sabe ser leve e ser densa quando precisa. Eu, particularmente, gostei demais.

Quimera de Aventuras

Nesta sessão colocamos algumas ideias de uso para aventuras de RPG. Utilizando não apenas o grupo, mas também alguns episódios da série como gancho. Mas antes, precisamos entender como passar o grupo para outros universos.

The Bad Batch – Cenários

Antes de tudo, em quais cenários o esquadrão de The Bad Batch se encaixa? Em algum cenário de RPG seria difícil encaixar os mercenários de Star Wars?

Eu acredito que, com graus de dificuldade diferentes, é possível encaixar eles de maneiras diferentes, mas que ainda passem a essência dos personagens; Um grupo de soldados veteranos, que se destacam dos demais por suas características únicas. Nem sempre todos precisam ser clones, mas são diversos, o que sempre é um ótimo toque.

Cenário de Sci-Fi/Space Opera

Em cenários de Ficção Cientifica ou Space Opera, que normalmente ocorrem em sistemas como Starfinder, Savege Worlds Sci-Fi, Lancer RPG e Star Wars – Fronteiras do Império, os personagens de Bad Batch podem ser introduzidos exatamente como são na série; Um pequeno grupo de clones com DNA modificado, o motivo pode variar de historia pra historia, inclusive em Fronteiras do Império ser o mesmo grupo da série que auxilie os jogadores em alguma missão.

Cenário de Fantasia Medieval

Em cenários de Fantasia, em sistemas como Dungeons & Dragons e Tormenta20, a origem do grupo pode ser um pouco mais diverso. Podem ser clones feitos com magia ou com algum tipo de ciência bizarra, sempre introduzidos em algum tipo de exercito.

Em Arton, o cenário de Tormenta20, por exemplo, uma das possibilidades é que os Bad Batch poderiam ser desgarrados de um dos vários exércitos do cenário; A Supremacia Purista, Os Cavaleiros da Luz ou até mesmo os Cavaleiros do Corvo e fazem trabalhos mercenários para outros reinos.

Em cenários de fantasia, o grupo também não precisam ser necessariamente clones feitos de alguma maneira, mas é interessante colocar que eles são extremamente parecidos, indicando a referência para o que eles são, realmente.

Ganchos de Aventura

Abaixo, teremos alguns ganchos de aventura baseados em episódios da primeira e segunda temporada da série, é possível que tenha spoilers menores da série.

Pós-Confronto: Após serem derrotados em um combate em um conflito de guerra, os aventureiros encontram o grupo defendendo dois alvos fugitivos do reino vencedor, e precisam de ajuda para atravessar o reino e não serem atacados. O grupo também pode ser chamado para capturar o clérigo e acólito fugitivo, e enfrentarem o grupo.

Descomissionado: O grupo é contratado para recuperar um golem/androide, mas precisam competir ou trabalho junto com o grupo Bad Batch. Mas no meio da missão, se estiverem ou não trabalhando com o Bad Batch, um dos membros perde o controle mental…

Mais Rápido: O grupo é contratado para auxiliar em uma corrida, a principio ajudando o piloto principal do contratante a não morrer nas mãos dos demais corredores corruptos. Porém, uma emboscada acontece e o piloto é prejudicado, então um dos personagem jogador deve correr no lugar dele. Esse gancho também pode ter um pouquinho de Corrida Maluca.

A Passagem: O grupo, durante suas viagens, é preso dentro de uma mina de um material extremamente inflamável, e deve procurar pela mina uma saída e talvez minerar o material que pode ser interessante no futuro.

Considerações Finais

“Gustavo, eu não gosto de misturar coisa de sci-fi com fantasia!”, tudo bem, amigo. Mas quando buscamos ideias para termos aventuras, a inspiração pode vir de qualquer lugar. Talvez um alien, com os ajustes certos, pode se tornar uma boa ameaça para a sua mesa de fantasia, uma ideia vinda de um filme de terror pode dar uma boa historia de suspense em uma mesa de sci-fi. O que importa é como podemos passar essas historias para o que estamos jogando. O carisma do grupo de Bad Batch, para mim, se encaixa em qualquer historia que possa conter um grupo separado de mercenários fazendo serviços por ai.

E isso que é lindo!


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O Movimento RPG agora tem uma super novidade. Temos nosso próprio clube do livro, A Ordem da Quimera (acesse por esse link), nesse mês estivemos com o livro O Último Ancestral do autor Alê Santos. Para participar é muito fácil, acesse o link anterior e lá entre em contado direto com a Lorde Isabel Comarella (Bell Comarella#0272). Aproveite e faça parte nosso servidor no Discord.
O Último Ancestral

Revisão e Montagem da Capa: Isabel Comarella

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