Compêndio de Classes e Subclasses para a 5E

Tranquilos pessoal? Em breve (dia 17/09) a nova versão de Dungeons and Dragons será lançada. Apesar de quererem chamar de D&D One ou D&D 2024, a maioria (pelo menos no abandonado Brasil) o chama de 5.5. Isso se dá pois suas alterações para a versão 5.0 são muito parecidos com as que ocorreram entre as versões 3.0 e 3.5.

Entretanto, não estamos aqui para falar da nova versão. Mas sim para fazermos uma listagem das classes e subclasses oficiais. Ao final acrescentei o que consta no livro de Valda, visto que esse é um livro fanmade que teve seu financiamento coletivo autorizado pela Wizards.

 

Artífice

  1. Alquimista (Caldeirão de Tasha): criar e melhora vários tipos de poções.
  2. Armoreiro (Caldeirão de Tasha): focado em aperfeiçoar sua armadura.
  3. Artileirto (Caldeirão de Tasha): possui um canhão como se fosse um companheiro animal, fazendo muito melhoramentos nele.
  4. Ferreiro de Batalha (Caldeirão de Tasha): cria seu próprio companheiro, obtendo muitas vantagens em lutar junto a sua própria máquina mágica.

 

Bárbaro

  1. Arauto da Tempestade (Xanathar): usa poderes da tempestade.
  2. Besta (Caldeirão de Tasha): sua ligação com os animais torna sua fúria ainda mais animalesca.
  3. Berseker (Livro do Jogador): fica mais furioso que os demais bárbaros, golpeando com mais força ainda.
  4. Fanático (Xanathar): seu poder advém de seu fervor religioso.
  5. Furioso de Batalha (Costa da Espada): corra para o meio da batalha usando sua armadura espinhenta.
  6. Guardião Ancestral (Xanathar): sua força e fúria vem de seus ancestrais.
  7. Guerreiro Totêmico (Livro do Jogador): recebe algum tipo de proteção conforme o totem a que se dedique.
  8. Magia Selvagem (Caldeirão de Tasha): o caos mágico percorre suas veias e torna sua fúria imprevisível.

 

Bardo

  1. Colégio da Criação (Caldeirão de Tasha): sua música tem o poder da criação.
  2. Colégio da Eloquência (Caldeirão de Tasha): suas palavras são mais poderosas do que qualquer outro tipo de bardo.
  3. Colégio da História (Livro do Jogador): focado em manter as histórias vivas.
  4. Colégio das Espadas (Xanathar): use sua dança e ritmo para ser um ótimo lutador.
  5. Colégio do Glamour (Xanathar): a magia feérica lhe dá uma beleza notável.
  6. Colégio do Valor (Livro do Jogador): os clássicos contadores de histórias épicas.
  7. Colégio dos Espíritos (Guia de Ravenloft): você recorre às histórias e experiências dos mortos.
  8. Colégio dos Sussurros (Xanathar): fique furtivo, descobrindo e sussurrando segredos.

 

Bruxo

  1. Arquifada (Livro do Jogador): tocado pelo poder feérico, você tem habilidades focadas em enganar, e enfeitiçar.
  2. Celestial (Xanathar): seus poderes vem de seu pacto com uma criatura dos planos superiroes.
  3. Corruptor (Livro do Jogador): seu poder vem do pacto realizado com uma criatura dos planos inferiores.
  4. Eterno (Costa da Espada): uma entidade da morte lhe concedeu poderes.
  5. Gênio (Caldeirão de Tasha): seu pacto vem de uma poderosa criatura elemental.
  6. Grande Antigo (Livro do Jogador): de alguma forma você conseguiu acessar uma entidade mais antiga que os deuses para que ela lhe desse poder.
  7. Imortal (Ravenloft): uma entidade que quebra o ciclo da morte é sua patrona.
  8. Insondável (Caldeirão de Tasha): a entidade de seu pacto está no oceano profundo.
  9. Lâmina Maldita (Xanathar): uma entidade sombria lhe dá poderes incríveis e malditos de combate.

 

Clérigo

  1. Arcano (Costa da Espada): servo dos deuses da magia.
  2. Conhecimento (Livro do Jogador): mantenedor do conhecimento.
  3. Crepúsculo (Caldeirão de Tasha): mantenedor do equilíbrio.
  4. Enganação (Livro do Jogador): focado em vários mecanismos de truques e enganos.
  5. Forja (Xanathar): cuida da criação, especialmente de objetos.
  6. Guerra (Livro do Jogador): focado no combate, qual seja a motivação.
  7. Luz (Livro do Jogador): representante da fulgurante luz na luta contra as trevas.
  8. Morte (Mestre): guardião da morte, pela qual todos deverão passar.
  9. Natureza (Livro do Jogador): servo da natureza.
  10. Ordem (Caldeirão de Tasha): a voz da justiça e da lei.
  11. Paz (Caldeirão de Tasha): utiliza-se da violência somente em últimos casos.
  12. Tempestade (Livro do Jogador): canalizador das poderosas tempestades.
  13. Túmulo (Xanathar): observa o equilíbrio entre a vida e a morte.
  14. Vida (Livro do Jogador): protetor da vida.

 

Druida

  1. Círculo da Lua (Livro do Jogador): possui fortes poderes de se metamorfosear em animais.
  2. Círculo da Terra (Livro do Jogador): possui poderes vindos do bioma que protege.
  3. Círculo das Estrelas (Caldeirão de Tasha): se orienta pelo poder das estrelas.
  4. Círculo do Fogo Selvagem (Caldeirão de Tasha): se utiliza do fogo como um elemento renovador.
  5. Círculo dos Esporos (Caldeirão de Tasha): utiliza-se dos muitos usos dos fungos.
  6. Círculo dos Sonhos (Xanathar): fortes poderes de cura.
  7. Pastor (Xanathar): protege os animais selvagens como se fosse um pastor deles.

 

Feiticeiro

  1. Adepto das Sombras (Xanathar): seus feitiços são de origem sombria, manipulando as sombras.
  2. Alma Favorecida (Xanathar): sua magia arcana vem de origem divina.
  3. Alma Mecânica (Caldeirão de Tasha): o poder da ordem imbuiu seu ser com poderes arcanos.
  4. Feiticeiro da Tempestade (Xanathar): de alguma forma seus poderes advém das tempestades.
  5. Linhagem Dracônica (Livro do Jogador): o sangue dracônico em suas veias o fez um feiticeiro.
  6. Magia Selvagem (Livro do Jogador): o caos primordial lhe tocou, concedendo-lhe poderes que nem você controla.
  7. Mente Aberrante (Caldeirão de Tasha): sua magia é uma forma de psiquismo vindo de uma origem desconhecida, aberrante ou algo similar.

 

Guerreiro

  1. Arqueiro Arcano (Xanathar): combina o uso da magia arcana em suas flechas.
  2. Campeão (Livro do Jogador): focado nos danos advindos de críticos.
  3. Cavaleiro (Xanathar): focado em combate montado.
  4. Cavaleiro Arcano (Livro do Jogador): combina as artes arcanas com seu treinamento marcial.
  5. Cavaleiro do Dragão Púrpura (Costa da Espada): luta através da inspiração sua e de seus aliados.
  6. Cavaleiro Rúnico (Caldeirão de Tasha): usa as runas ancestrais para para aprimorar suas habilidades marciais.
  7. Guerreiro do Eco (Wildemount): evoca um cópia de si para lutar com você.
  8. Guerreiro Psíquico (Caldeirão de Tasha): a energia psíquica de sua mente aprimora sua arma.
  9. Mestre de Batalha (Livro de Jogador): usa muitas manobras e táticas de combate.
  10. Samurai (Xanathar): invoca o espírito de luta para melhorar suas habilidades.

 

Ladino

  1. Assassino (Livro do Jogador): focados em matar sem serem vistos.
  2. Batedor (Xanathar): especializado em furtividade e rastreio nos ermos.
  3. Espachim (Xanathar): usa sua velocidade e fanfarrice para ludibriar e atacar seus inimigos.
  4. Fantasma (Caldeirão de Tasha): utilizam o conhecimento dos mortos, imergindo em energia negativa.
  5. Inquiridor (Xanathar): especializado em habilidades de espionagem e observação.
  6. Ladrão (Livro do Jogador): especializado em arrombamentos e roubos.
  7. Lâminas Psíquicas (Caldeirão de Tasha): atacam seus alvos com seus leves poderes psíquicos.
  8. Mentor (Xanathar): mestre tático e de manipulação.
  9. Trapaceiro Arcano (Livro do Jogador): utilizam truques arcanos para lhe melhorarem suas habilidades.

 

Mago

  1. Abjurador (Livro do Jogador): focado em magias defensivas.
  2. Adivinho (Livro do Jogador): usa suas magias para conhecer o passado e o futuro.
  3. Cantor da Lâmina (Caldeirão de Tasha): mistura dança e esgrima com suas magias.
  4. Conjurador (Livro do Jogador): invocador de criaturas.
  5. Cronomante (Wildemount): você usa sua percepção temporal para obter vantagem nos combates.
  6. Encantador (Livro do Jogador): busca dobrar a mente dos oponentes à sua vontade.
  7. Escriba (Caldeirão de Tasha): focado em registrar e aprimorar suas magias através de livros e tomos.
  8. Evocador (Livro do Jogador): poder bruto mágico é sua área.
  9. Graviturgo (Wildemount): usa-se da gravidade para alterar e controlar os adversários e o campo de combate.
  10. Ilusionista (Livro do Jogador): cria ilusões para ludibriar seus adversários.
  11. Mago de Guerra (Xanathar): mistura magias de abjuração e evocação focando no campo de batalha.
  12. Necromante (Livro do Jogador): estudioso da vida e da morte.
  13. Transmutador (livro do Jogador): busca meios de mudar a realidade.

 

Monge

  1. Alma do Sol (Xanathar): queime seus inimigos com o calor de sua alma.
  2. Astral (Caldeirão de Tasha): seu próprio espírito se manifesta para ajudá-lo em combate.
  3. Dragão Ascendente (Fizban): manifeste o poder dos dragões.
  4. Kensei (Xanathar): suas armas escolhidas são uma extensão de seu próprio corpo.
  5. Mão Aberta (Livro do Jogador): luta com foco em golpes com seus punhos e mãos abertas.
  6. Mestre Bêbado (Xanathar): confunda seus inimigos com seus golpes imprevisíveis.
  7. Misericórdia (Caldeirão de Tasha): focado em cura mais que em causar dano.
  8. Morte Longa (Costa da Espada): focado em matar seus adversários.
  9. Quatro Elementos (Livro do Jogador): canaliza o poder dos elementos para o combate.
  10. Sombra (Livro do Jogador): usa as sombras sendo um ninja.

 

Paladino

  1. Anciões (Livro do Jogador): campeão da natureza.
  2. Conquista (Xanathar): focado em conquistas e vitórias marciais.
  3. Coroa (Costa da Espada): servo de um rei ou reino.
  4. Devoção (Livro do Jogador): o puro guerreiro sagrado.
  5. Glória (Caldeirão de Tasha): busca fama e glória.
  6. Quebrador de Juramento (Guia do Mestre): paladinos caídos, cheios de ódio.
  7. Redenção (Xanathar): o legítimo pacificador, preferindo palavras a ações violentas.
  8. Vigilantes (Caldeirão de Tasha): protege o mundo contra invasões aberrantes.
  9. Vingança (Livro do Jogador): um justiceiro mais que um paladino.

 

Patrulheiro

  1. Andarilho do Horizonte (Xanathar): vigilantes contra aberrações de outros mundos.
  2. Caçador (Livro do jogador): focado em caçar inimigos específicos.
  3. Enxameador (Caldeirão de Tasha): cuida e se utiliza de enxames em seus combates.
  4. Exterminador de Monstros (Xanathar): focados em matar poderosos monstros.
  5. Guardião Dracônico (Fizban): tem um dragão como companheiro animal. *Meu personagem da Guilda dos Guardiões, Cysgod, pertencia, enquanto no D&D, a esta subclasse.
  6. Mestre das Feras (Livro do Jogador): recebe a ajuda de um companheiro animal.
  7. Perseguidor Obscuro (Xanathar): perseguem e matam criaturas da escuridão e das profundezas.
  8. Viajante Feérico (Caldeirão de Tasha): focado em encantar seus inimigos.

 

Valda

É um livro que trás o sentimento e a forma de jogar do D&D 3.5 com as mecânicas e a roupagem do D&D 5.0. Gosto desse livro pois ele possui muitos arquétipos que se encaixam muito bem em fantasias à vapor ou vitorianas. A seguir segue a lista das classes originais do livro e suas subclasses. E, depois, a listagem das subclasses do Valda para as classes oficiais.

  • Alquimista: focado em poções e bombas. (Amorista – poções de amor e efeito mental; Boticário – herbalista; Engenheiro de Dínamo – lança feitiços através de dispositivos; Bombardeiro Louco – piromaníacos especializados em bombas; Mutagenista – transmuta seu corpo com injeções experimentais; Fazendeiro de Lodo – produz e controla limos e gosmas; Ferreiro de Venenos – especialista em venenos; e Xenoalquimista – altera seu corpo e o de outros com partes de monstros).
  • Capitão: líder de seus companheiros no campo de batalha. Seus Estandartes são: (Dragão – focado em manobras de combate; Águia – mestre da precisão com arco; Caveira Pirata – espadachim focado em luta suja; Leão – líder cavaleiro honrado; Carneiro – focado em empurrões e quedas; Corvo – guerrilheiro furtivo; e Tartaruga – focado em defesa pesada).
  • Artesão: mestre em ofícios voltados ao combate.  Cada artesão pertence a uma das guildas: (Menestréis Arcanos – usam aço para criar itens mágicos; Armadureiros: especializados em armaduras; Armeiros – pesquisadores de novas armas; Armeiros de Pólvora – focados em armas de fogo e seus acessórios; Cavaleiros da Forja – conduzem sua forja portátil para causar efeitos devastadores; Mechanautas – pilotos de robôs e outros autômatos; Senhores do Trovão – usam equipamentos carregados por raios e eletricidade; e Caçadores – especializados em colocar armadilhas durante o combate).
  • Pistoleiro: especializado no uso de armas de fogo. (Tanque de Arma – luta com uma pesada arma de fogo montada; Mestre Gun-ko – artista marcial especialista em arma de fogo; Grande Apostador – luta com sua vida e fortuna como numa aposta; Mosqueteiro – combatente honrado que luta com mosquete e florete; Pistoleiro – o mais rápido no gatilho; Atirador de Elite – atirador extremamente preciso; Atirador de Feitiços – combina magias com armas de fogo; Pistoleiro de Truqes – especializado em truques e ricochetes com suas armas de fogo; e Chapéu Branco – protetor dos fracos e da lei).
  • Investigador: mestre em descobrir pistas e suspeitos. (Antiquário – utiliza vários tipos de bugigangas mágicas; Arquivista – colecionador de conhecimento antigo; Detetive – possui um alto intelecto para desvendar crimes; Exterminador – caçador de criaturas noturnas; Inquisidor – realiza exorcismos e acaba com heresias em nome de alguma igreja; Médiun – prediz o futuro com sua conexão com os mortos; Ocultistas – um mágico com poderes arcanos emprestados; e Espião – excelente infiltrador com ótimos disfarces).
  • Mártir: os deuses lhe escolheram para carregar algum fardo em específico, são eles: (Expiação – um caminho de purificação de sua vida pregressa; Discórdia – disseminador do caos; Do Fim – deve impedir o fim do muno; Misericórdia – focado na cura e tratamento dos enfermos e sofridos; Renascimento – manter o equilíbrio entre natureza e civilização; Revolução – luta pela liberdade e enfrenta déspotas; Verdade – deve trazer a verdade ao mundo; e Tirania – deve governar com mão de ferro).
  • Necromante: se utiliza do poder dos mortos. (Ascendente Sanguíneo – poder dos vampiros; Cavaleiro da Morte – um terrível guerreiro armadurado brandindo sua espada e energias sombrias; Soberano – um manipulador sinistro; Mestre Pálido – o típico necromante padrão; Faraó – um eco dos antigos reis-deuses; Senhor da Praga – portador de doenças que controla lacaios vis; Reanimador – um cientista que cria asseclas mortos-vivos; e Ceifador – uma sombra furtiva de morte).
  • Protetor: um campeão que defende uma causa específica. (Guardião da Ira de Sangue – canaliza a ferocidade feral primordial; Vigilante Cinza – guarda especialista a repelir invasores de cidades; Noturno – aliado de mortos-vivos; Xamã Alma Sangrenta – utiliza sua própria alma para conjurar magias; Defensor Coração de Pedra – protetor inflexível das fortalezas nas montanhas; Sentinela da Tempestade – usa a força das tempestades para proteger os fracos; e Protetor Verdejante – usa o poder das florestas para protegê-las).
  • Mago de Guerra: mago focado nas artes da guerra. Cada casa representa uma visão sobre a guerra e a magia (Bispos – possuem maior foco nas magias; Cartas – usa cartas para aprimorarem suas técnicas de combate; Dados – buscam controlar o destino; Reis – são os líderes e comandantes; Cavaleiros – suas armaduras mágicas os ajudam no combate na linha de frente; Lanceiros – monásticos que canalizam magias com seus ataques desarmados; Peões – mestres em truques versáteis; e Torres – assassinos arcanos e espiões).
  • Bruxa: portadoras de maldições, com os seguintes tipos de magias: (Preta – focada nas artes necromânticas e do sofrimento; de Sangue – lança fortes maldições e extrai poder de sacrifícios de sangue; Verde – suas maldições são associadas à natureza; Roxa – focada em ilusões e encantamento; Vermelho – pura destruição; Aço – combina esgrima e feitiços; Chá – bruxa pacífica, ligada a rituais de chá e de adivinhação; Technicor – faz amizade com quase todos; e Branca – curador natural).

As 6 subclasses de cada classe oficial básica:

  • Bárbaro: Colosso, Barbatana, Heavy Metal, Mago Muscular, Mago da Fúria, Tranquilidade.
  • Bardo: Cantor, Grafite, Bobos da Corte, Deus Louco, Máscaras, Romance.
  • Bruxo: Névoas Mortais, Seu Eu do Futuro, O Mestre (do jogo mesmo), Legado, Mágico, Simbionte.
  • Clérigo: Destruição, Loucura, Pestilência, Rum/Festividade, Viagem, Riqueza.
  • Druida: Cidade, Profundezas, Punho, Pedras, Vermes, Wyrm/Dracônicos.
  • Feiticeiro: Senhor das Emoções, Herói Reencarnado, Nascido Espiritual, Espelhado, Mestre da Gosma, Magia dos Desenhos Animados.
  • Guerreiro: Cavaleiro do Osso, Brigão, Lanceiro Celestial, Corsário, Explorador de Masmorras, das Mãos de Mago.
  • Ladino: Perseguidor Aracnídeo, Executor, Vigarista, Mestre das Sombras, Malandro Temporal, Matador de Titãs.
  • Mago: Mestre Familiar, Mago do Míssil Mágico, Sábio Místico, Cronomancia, Gastronomia, Oniromancia.
  • Monge: Arco, Flagelante, Quatro Punhos, Máscara, Rosa, Lutador de Rua.
  • Paladino: Noite Eterna, Heresia, Folia, Tempestades, Sol, Inverno.
  • Patrulheiro: Feral, Corredor Livre, Salteador, Quebrador de Feitiços, Caçador de Troféus, Vigilante

 

*

Se você gosta do que apresentamos no MRPG, lembre-se de apoiar pelo PIX ou Catarse!

Assim, seja um Patrono do Movimento RPG e tenha benefícios exclusivos.

Além disso, o MRPG tem a Revista Aetherica

Publicado por

O Escritor Ansioso

Mestre por paixão e escritor por vocação me chamo Ricardo Kruchinski e faço jus a minha alcunha.

Sair da versão mobile