Éride

Éride – Biblioteca Arkanita

Esta semana, a iniciativa da Biblioteca Arkanita apresenta o cenário Éride, de Victor Bergman e Rafael Neri. Este cenário de fantasia moderna se baseia na mitologia grega e o surgimento dos poderosos Detentores.

Conteúdo do netbook

  1. Narração introdutória do cenário de Éride pela perspectiva de um jornalista.
  2. O mesmo narrador explica os termos-chave do cenário. Por exemplo, a explicação de que Éride é a própria batalha entre os deuses e significa “luta pelo poder”. Os Detentores, seres icônicos do cenário, são também conhecidos como “Filhos dos Deuses” e “Antigos”, e a Filiação é a indicação qual seu progenitor divino. É também dito que o mundo onde os deuses vivem é chamado Gênesis, deixando a Terra para os Detentores batalharem. Diversas subseções são apresentadas neste seção:
    • SOBRE SEUS HÁBITOS, descrevendo como os Detentores se vestem, se comportam, como os Detentores ainda feto recebem a Marca dos deuses e como os Detentores ainda crianças mostram pequenos sinais de que possuem a Marca.
    • SOBRE SUA SUPERIORIDADE FÍSICA, enfatizando a grande resistência física dos Detentores contra dano de qualquer natureza, lembrando que Detentores são imunes a tiros de armas de fogo, assim indicando a razão de Detentores utilizarem armas brancas em suas batalhas.
    • SOBRE OS RAIOS LUMINOSOS, explicando a existência da Energia que os Detentores transformam em rajadas energéticas destrutivas, de cor e natureza derivadas da divindade que lhe deu a marca.
    • BEM, MAL E NEUTRALIDADE, indicando a divisão das divindades entre os círculos do Bem, Mal e Neutralidade mas sem o vínculo intrínseco com a moralidade.
    • A GUÉNOS, descrevendo a estrutura social dos Detentores, agrupados de acordo com seu círculo de Bem, Mal e Neutralidade, e a Morada como a habitação sagrada dos membros da guénos.
    • O ÁNAK, explicando o papel do líder de campo Ának e do Braço-Direito.
    • O ORÁCULO, descrevendo o papel e poder do Oráculo, além de sua ligação espiritual à própria existência e sobrevivência de sua guénos.
  3. Introdução da DLD (Divisão da Lei para Detentores) e história de como o narrador se envolveu com a guénos Ode à Guerra.
  4. Explicação sobre as 21 Filiações, sendo sete por círculo (mais quatro Renegados):
    • Círculo do Bem: Filhos de Zeus, Filhos de Atena, Filhos de Ártemis, Filhos de Apolo, Filhos de Hermes, Filhos de Bóreas e Filhos de Ares.
    • Círculo do Mal: Filhos de Hades, Filhos de Perséfone, Filhos de Cronos, Filhos de Hera, Filhos de Poseidon, Filhos de Prometeu e Filhos de Hécate.
    • Círculo da Neutralidade: Filhos de Tânatos, Filhos de Nêmesis, Filhos de Afrodite, Filhos de Pã, Filhos de Hipnos, Filhos de Éris e Filhos da Sombra.
    • Renegados: Filhos de Hefesto, Filhos de Hélios, Filhos de Selene e Filhos de Zéfiro.
  5. Continuação da narração da parte 3.
  6. Apresentação dos nove Detentores mais antigos conhecidos como Tríade e de sua Morada, conhecida como o Palácio de Cnossos, na ilha de Creta. Esta seção ainda apresenta diversas subseções:
    • A QUESTÃO CRETA, descrevendo como a Tríade controla a ilha de Creta com punho de ferro, mas justiça sobre os humanos que vivem sob sua tutela.
    • A QUESTÃO DLD, sobre a origem da Divisão da lei para Detentores em terras russas mas depois internacionalizada, além de explicar como a atuação do nazismo despertou os Detentores contra a Humanidade.
    • A QUESTÃO DELOS, descrevendo a ameaça da Assembleia do Sol em conquistar um terreno na Europa Continental e como isso afeta a União Europeia e a Tríade.
    • A QUESTÃO GÊNESIS, detalhando as nações nômades de Detentores que habitam Gênesis em meio aos deuses, além de uma fauna bestial repleta de centauros, dragões, quimeras e outros monstros da mitologia grega. Também indica a habilidade sobrenatural de Filhos de Apolo em realizarem viagens interdimensionais para acessarem o Gênesis.
  7. Epílogo escrito pelo narrador.

Este netbook pode ser encontrado aqui mesmo na Biblioteca Arkanita. Clique aqui para iniciar o download.

Continue acompanhando as postagens semanais da Biblioteca Arkanita para outros grandes netbooks como Éride!

Você pode também nos ajudar a movimentar o RPG fazendo parte do nosso Patronato. Mas se não puder, tudo bem! Venha fazer parte da nossa comunidade, começando pelo YouTube por exemplo.

Publicado por

Henrique

Amante de Educação, História, Mitologia, Marketing, Cultura Pop e RPG. Coautor do livro Trevas: Campanha Épica, suplemento para Arkanun/Trevas, pela Editora Daemon. Atualmente é curador de netbooks clássicos do Sistema Daemon (Biblioteca Arkanita) e de posts da blogosfera de GURPS (Ecos da Banestorm). É também responsável pelos artigos sobre os RPGs da RetroPunk (Vaesen, Usagi Yojimbo, Delta Green), publicados quinzenalmente.

Sair da versão mobile