Espadas e RPG – Aprendiz de Mestre. Ao longo da História, lendas envolvem espadas tanto na cultura ocidental quanto oriental, e Excalibur, talvez seja a mais famosa. A Espada na pedra do Rei Arthur.
Já os orientais têm toda uma filosofia de vida ao redor das artes marciais com espadas, e as espadas de Masamune têm uma sólida reputação de qualidade e beleza superiores. Ele é considerado o responsável por trazer perfeição à arte do “nie”, onde cristais martensíticos são incorporados em uma matriz de perlita que se acredita se assemelhar a estrelas no céu noturno.
Mesmo heróis em busca de redenção ou metidos em política, podem morrer, lutando contra maldições, alguns seguindo o ditado de “vive-se pela espada, morre-se pela espada…”
Espadas e RPG — podem ser…
- Uma versão repaginada com sabres de luz (lightsabers) , manuseados como uma espada, em franquias como Star Wars.
- Um enigma: que faz esta espada presa nesta pedra?
- Uma filosofia como o kendo japonês.
- Uma busca por uma espada mágica.
- Um instrumento que precisa ser usado e reparado, mantido.
Todavia, Espadas como centro de uma aventura?
Vejamos.
- O livro Musashi, que conta a biografia (romanceada) do maior espadachim da história japonesa, Myamoto Musahi. Quem era o maior espadachim de todos os tempos?
- O anime Samurai X, também uma versão romanceada de um dos maiores artista marciais com espada que já viveu;
- Já citamos os cavaleiros Jedi de Star Wars, e sua nêmesis, os Sith, todos com sabres de luz;
- A lenda de Rei Arthur e os cavaleiros da távola redonda;
- Os cavaleiros das Cruzadas;
- Apesar do nome de “Os Três Mosqueteiros”, o fato é que Athos, Porthos, e Aramis, além de D’artagnan, eram todos grandes espadachins da ficção.
Porém, e uma leva de exemplos de Espadas e RPGs?
Aí é covardia. Desde “Dungeon and Dragons”, que as espadas de todos os tipos e subtipos são separadas e estudadas. Temos como exemplos:
- Espada curta;
- Espada;
- Espada longa;
- Espada bastarda;
- Espada de 2 mãos;
- Espada Vorpal;
- Khopesh, a espada foice egípcia;
- Cimitarras, originárias da Pérsia e adotadas por árabes e turcos;
- Katana japonesas;
- Rapieira.
E outras… Em RPGs como o D&D, Bárbaros da Lemúria, Tormenta, Symbaroum, 7 mar, Heróis e Hordas, The Heroe’s Journey
Mas quais as partes de uma espada?
Depende do tipo, mas cabo (onde você segura), lâmina (com a qual você corta), que pode ter um ou 2 gumes de corte, a guarda da mão ( para evitar que outra lâmina escorregue até a sua mão num combate), e o pomo (um contrapeso em relação a lâmina.)
As espadas japonesas, as katanas, são classicamente manuseada com as 2 mãos. A mão esquerda atrás ajuda com a força principal do golpe e segura a maior parte do peso. A mão direita conduz o movimento ao alvo escolhido.
Espadas famosas da ficção
- Espada Justiceira, com o olho de Thundera — “Thunder, Thunder, Thundercats! Hoooo!”
Espada justiceira - Espada de Greyskull — “Pelos poderes de Greyskull! Eu tenho a força!”
- A já citada Excalibur. A pedra na espada. (Ou seria o contrário?)
- A espada Estrela e a espada Força.
Como eram os golpes em uma batalha entre cavaleiros medievais?
1. VISÃO DE CAMPO E DISTÂNCIA
2. GUARDA E SWING
3. IMPULSO CRUZADO
4. GOLPE COM O CABO
5. PUXÃO COM O CABO
(Leia mais em: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-eram-os-golpes-em-uma-batalha-entre-cavaleiros-medievais/)
Mas então, que espada você prefere?
Uma clássica espada inglesa oferecida pela dama do lago, ou uma japonesa já forjada e reforjada? Espada curta ou longa? Ou você gosta de guerreiros selvagens, como um certo bárbaro da cimeria da Cultura pop?
Mas e como seu personagem veio a ter este equipamento? É uma herança de família? Ele mesmo forjou? Sabe, em Piratas do Caribe, uma espada é feita sob encomenda para um Comodoro…
E se seu personagem tiver uma espada falante, com vontade própria e viva? Entretanto, como fazer se a espada for amaldiçoada? Ou seu personagem tiver renascido como uma espada mágica? (Dá um olhada num anime da Netflix, hehe.)
Se preferir, também falamos em outro post sobre escudos. E só clicar em Escudos e RPG.
Se preferir nos ouvir falando sobre este e outros temas, olha o podcast do dicas de RPG.
Até breve, e lembremos do enigma do aço:
“Um homem pode trair, mas nisto (toca na espada), nisto, você pode confiar, jovem Conan…”