Grupo de personagens de Caverna do Dragão no D&D 2024

Guia das classes do D&D 2024: confira as novidades para personagens em Dungeons & Dragons

O Livro do Jogador 2024 de Dungeons & Dragons revitalizou as regras da 5ª edição com várias novidades. E as principais estão nas classes de personagens. Por isso, o MRPG decidiu lançar um Guia das Classes do D&D 2024.

As doze classes do Livro do Jogador original, lançado em 2014, continuam valendo, mas com algumas atualizações. São elas: Bárbaro, Bardo, Bruxo, Clérigo, Druida, Feiticeiro, Guerreiro, Ladino, Mago, Monge, Paladino e Patrulheiro.

  • O Artífice, originário do cenário de Eberron, ficou de fora, mas deve aparecer em algum suplemento no futuro.

Entre as 12 classes básicas, as mudanças trazidas pelo D&D 2024 — também conhecido não oficialmente como D&D 5.5e — são, em sua maioria, positivas, ao passo que deixam os personagens mais fortes do que suas contrapartes de 2014.

Além disso, o avanço das classes também está mais padronizado. Todas agora têm 4 opções disponíveis de subclasses, que devem ser escolhidas sempre no nível 3.

Isso é diferente da 5e original, quando classes como Clérigo e Bruxo escolhiam seus arquétipos no nível 1. No livro de 2014, o número de subclasses também variava muito. Enquanto o Bárbaro só tinha duas opções, o Mago poderia escolher entre oito diferentes tradições arcanas.

Então, para te ajudar a formar sua própria opinião sobre as novidades, o Movimento RPG resolveu lançar este guia das classes do D&D 2024.

A cada semana, publicaremos um texto com as mudanças de uma classe diferente, para você acompanhar — e todos esses textos ficarão reunidos nesta postagem para te ajudar a encontrá-los.

A primeira a chegar será a classe do Guerreiro, no dia 17 de dezembro. Fique de olho e já confira as principais novidades:

Warriors: classes do D&D 2024 focadas em porrada

A fase de testes do D&D 2024 separou as classes em quatro grupos, e vamos seguir essa divisão na nossa série de mudanças. Entre os warriors estão os personagens porradeiros, especializados em armas e combate desarmado. São eles os Guerreiros, os Bárbaros e os Monges.

O guerreiro é o maior mestre de armas no Dungeons & Dragons 2024 | Crédito: D&D Beyond

Entre as principais mudanças para esse grupo está a maestria de armas (ainda que os Monges não recebam essa habilidade). Outros destaques são ajustes finos para melhorar a efetividade dos personagens no combate ou tentar resolver problemas relatados pela comunidade.

Em resumo, os Guerreiros ficaram mais flexíveis, os Bárbaros reforçaram sua fúria e os monges estão batendo mais forte do que em 2014.

Confira:

Experts: os especialistas mais flexíveis entre as classes do D&D 2024

Este grupo reúne personagens que são mestres em certos testes de habilidade, mas que também compartilham características de outras classes do D&D 2024. Todos eles têm acesso à habilidade Expertise, que dobra a proficiência em testes de habilidade específicos.

Entre essas classes estão os Patrulheiros, que são especialistas em exploração e sobrevivência. Eles têm acesso a magias da natureza, com uma lista de feitiços semelhante à do druida, mas também são usuários de armas, podendo usar duas maestrias, além de um estilo de combate.

Um patrulheiro oculto nas árvores prepara seu ataque, acompanhado de sua besta fiel | Crédito: D&D Beyond

Há também os Ladinos, mestres na furtividade, na abertura de fechaduras e no desarme de armadilhas. Eles também têm acesso a duas maestrias de armas e alguns podem se especializar em uso de magia, ou mesmo na exploração de masmorras, por exemplo.

Por fim, temos os Bardos, que dominam habilidades de carisma, como a persuasão. Eles também recebem Expertise em algumas de suas proficiências, têm acesso a magias e podem se especializar em combate com armas. No entanto, eles não recebem maestrias.

Mages: classes que exploram os segredos arcanos

Como o nome indica, o grupo de Mages reúne as classes do D&D 2024 focadas no uso de magia — mais especificamente magia arcana. São eles os Magos, Feiticeiros e Bruxos.

As maiores mudanças para essas classes estão exatamente nas magias. Muitas ganharam mais poder, enquanto algumas enfraqueceram e outras mudaram quase completamente.

Magos no Dungeons & Dragons 2024 podem trocar truques durante um descanso longo | Crédito: D&D Beyond

Outro destaque é a possibilidade de trocar truques em um descanso longo, para Magos, ou ao ganhar um nível, para Feiticeiros e Bruxos. Isso dá mais flexibilidade nas magias que são o ganha-pão desses personagens.

Priests: os personagens religiosos de Dungeons & Dragons

O último grupo é o dos que têm acesso à magia divina: Clérigos e Paladinos, que são religiosos no sentido tradicional da palavra, e Druidas, que recebem seus feitiços pela conexão com a natureza.

As três classes costumam ser pelo menos parcialmente responsáveis por curar seus aliados, e o fortalecimento das magias de cura é uma das principais mudanças do novo Livro do Jogador para elas.

As magias de cura para clérigos ficaram mais fortes, mas a arma espiritual perdeu poder | Crédito: D&D Beyond

No entanto, algumas magias foram enfraquecidas, como a destruição divina, para Paladinos, e a arma espiritual, para Clérigos. No entanto, ambas eram bastante poderosas e a mudança pode ser vista como um bom balanceamento (por mais que meu goblin clérigo tenha ficado chateado por não poder mais combar arma espiritual com espíritos guardiões).

Há ainda mudanças relevantes na base das classes, com destaque para as formas animais do Druida, mas vamos entrar em detalhes nos textos específicos. Fique de olho.

Saiba mais sobre D&D 2024

D&D 2024 – ou D&D 5.5e, como é conhecido na internet — chegou para atualizar a 5ª edição e está começando esse trabalho pelos três livros básicos: o Livro do Jogador, lançado em setembro, o Guia do Mestre, de novembro, e o Manual dos Monstros, de fevereiro de 2025.

Infelizmente, eles só estão disponíveis oficialmente em inglês. Os três podem ser encontrados aqui:

E, para saber mais sobre as novidades do jogo, confira: D&D 2024: entenda o futuro de Dungeons & Dragons.

Além disso, aqui no Movimento RPG, também temos um espaço totalmente focado em Dungeons & Dragons. Você pode acessar por aqui e acompanhar as principais novidades do RPG mais conhecido do mundo: Só D&D.

Mas nosso conteúdo não fica limitado ao D&D. Você também pode conferir novidades sobre RPGs brasileiros, jogos gringos, dicas para mestres e muito mais.

Temos inclusive uma opção para quem não aguenta mais ouvir falar de Dungeons, ou de Dragons. É a coluna Tudo menos D&D. Confira!

Se você já é fã, então considere deixar umas peças de ouro para manter o blog em funcionamento! Ou seja, apoie a gente pelo PIX ou no Catarse e desbloqueie a classe de prestígio Patrono do Movimento RPG, com benefícios exclusivos! Ou você pode explorar os tomos secretos do conhecimento RPGístico na nossa revista digital, a Aetherica.

Publicado por

Rubens Anater

Jornalista, mestre em Letras, especialista em edição, redação SEO e UX Writing, narrador de D&D e apaixonado por histórias.

Sair da versão mobile