Guia para Adaptar Chefões/Boss de D&D5e para SkyfallRPG

Este artigo apresenta um Guia para Adaptar Chefões/Boss de D&D5e para SkyfallRPG para você que deseja jogar uma aventura oficial ou ate mesmo usar um monstro de D&D5e para sua mesa de SkyfallRPG. Este guia também funciona para as novas criaturas do D&D2024.

 

Uma Breve Introdução dos Chefes de SkyfallRPG

As criaturas do tipo Chefe em SkyfallRPG possuem algumas peculiaridades muito interessantes no sistema, como seus três turnos e habilidades de recarga que geram catarse para os jogadores. Para adaptar as criaturas de D&D 5e, existem dois caminhos principais: adaptá-las partindo de uma criatura comum ou, alternativamente, de uma criatura que normalmente é um Boss, ou seja, aquelas do tipo Legendary, que possuem ações lendárias.

Já fizemos um Guia para Adaptar Ameaças de D&D5e para SkyfallRPG, e este guia funcionará como um complemento direcionado especificamente para os Boss, alterando apenas os pontos necessários. Portanto, recomendo que você leia esse guia previamente para aproveitar melhor as informações apresentadas aqui.

Aplicando as configurações gerais

Antes de explicarmos como adaptar cada caso, vamos explorar o que ambos terão em comum. Adicione a ficha da criatura as seguintes habilidades.

Em habilidades passivas:
Chefão: Como descrito no livro básico o chefão terá 3 iniciativas compartilhando o movimento entre elas.
Resistencia do Chefe: Como descrito no livro básico a criatura encerra no final dos seus turnos uma condição entre Incapacitado, Atordoado, Encantado, Amedrontado, Paralisado ou Petrificado.
Em ações bônus:
Deslocar-se: Como descrito no livro, o chefe se desloca até o seu deslocamento.

Arquétipos: Toda criatura de Skyfall possui um ou mais arquétipos, da mesma maneira que o Guia para Adaptar Ameaças de D&D5e para SkyfallRPG apresenta, aplique em seu Chefão.

Redução de dano: Também seguindo o guia como referencia,  neste temos algumas alterações.

  • RD 1-3: Para Chefões que você deseja que tenham pouca resistência.
  • RD 4-5: Para Chefões que você deseja que tenham uma resistência adequada para criaturas em menor número, que sejam utilizadas como linha de frente ou que funcionem em pequenos grupos.
  • RD 6-8: Para Chefões que você deseja que tenham muita resistência e que precisem sobreviver muitos rounds por conta própria.
  • RD 9+: Para Chefões que são um verdadeiro perigo e que contam com poucos ou nenhum aliado por perto durante o combate final. Ideal para vilões de campanhas ou ameaças de nível global. No entanto, use essa quantidade de redução de dano com sabedoria, pois, até mesmo grupos veteranos podem ter dificuldade em enfrentar essas ameaças.
Ataques e Recargas

Ataques de Dano em Área: Você aumentará o dano de todos os ataques de dano em área em mais 1 dado do mesmo tipo. Diferente de D&D, em Skyfall as personagens podem reduzir o dano de ataques em área de forma coletiva, utilizando catarse.

Habilidades de Recarga: Você aumentará o dano de todas as habilidades de recarga em área em mais 2 dados do mesmo tipo ou, se quiser deixá-las um pouco mais mortais, pode aumentar a categoria dos dados em um (d4 vira d6, d6 vira d8, e assim por diante). Diferente de D&D, em Skyfall as personagens podem reduzir o dano de ataques em área de forma coletiva, utilizando catarse.
Além disso, todas as habilidades de recarga passam a ter suas recargas como apresentado no livro básico, recuperando por dado de catarse. Por exemplo, o Dragão das Cavernas do nosso primeiro guia teria seu Hálito Venenoso causando 6d6 em vez de 4d6.

 

Adaptando Ameaças Normais

As ameaças que não possuem ações lendárias são mais rápidas de adaptar. Aplique todas as mudanças gerais descritas acima e modifique apenas a quantidade de ataques da ameaça.
Diminua o número máximo de ataques em 1 (mínimo de 1 por turno): As criaturas foram projetadas para utilizarem seus ataques (ou multiataques) uma vez por rodada. Em Skyfall, como terão 3 turnos em uma rodada, poderão atacar o número de vezes correspondente aos seus ataques multiplicado por 3. Para evitar desbalanceamentos, você deve reduzir o número máximo de ataques em 1, mas sempre garantindo o mínimo de 1 ataque. Por exemplo, no caso da Gárgula utilizada em nosso exemplo abaixo, ela ataca 3 vezes por turno em D&D. Após a adaptação, ela passará a atacar 2 vezes por turno. Uma criatura que ataca 2 vezes por turno em D&D, ao ser adaptada para chefão, passará a atacar 1 vez por turno. Já uma criatura que ataca 1 vez por turno permanecerá com esse mesmo número de ataques.

 

Adaptando Ameaças Lendárias

As criaturas lendárias adaptadas como chefe serão um verdadeiro desafio para os seus jogadores.
As ameaças que possuem ações lendárias em D&D foram pensadas para darem mais de 1 ataque por turno, portanto, não é necessário diminuir seu numero de ataques máximos.
Após aplicar todas as mudanças gerais você agora deve trazer as ações lendárias para dentro do sistema de Skyfall. Exclua todo a mecânica de ações lendárias e passe suas ações da maneira abaixo:
Habilidades que custa 1 e 2 Ações: As ações que custam 2 e 1 deverão se tornar habilidades que custam uma ação em Skyfall junto das outras ações.
Habilidades que custa 3 Ações: Essas ações se tornarão habilidades de recarga dentro da nossa ficha de SkyfallRPG.

Exemplos na prática

Aplicando na prática usaremos a ficha da Gárgula de Quatro Braços presente no livro Tales from the Yawning Portal para a adaptação de uma ameaça não lendária e usaremos a ficha da Fênix presente no livro Mordenkainen Presents: Monsters of the Multiverse para a ameaça lendária.



Gárgula de Quatro Braços 5e
Gárgula de Quatro Braços SkyfallRPG

Proficiência +2

Gárgula de Quatro Braços ND 2

Pontos de Vida

77

RD

4

Valor

+2

+0

+3

-4

0

-3

Atributos

FOR

DES

CON

INT

SAB

CAR

Proteção

16

15

16

6

10

7

 

 

Informações

  • Movimento 9m(6q) Deslocamento terrestre, 18m(12q) Deslocamento de voo.

  • Resistências Cortante, Perfurante e Contundente de ataques que não tenham o descritor Mágico

  • Imunidades Veneno, Envenenado, Petrificado

  • Vulnerabilidades

  • Pericias Percepção +4, Furtividade +3, Visão no escuro 18m

  • Idioma Comum

Habilidade Passiva

Sentinela. Quando uma criatura entrar ou se mover dentro de sua área de ameaça, o sentinela pode usar sua reação para fazer um ataque contra ela. Se acertar, reduz a movimentação da criatura a 0 m até o final do turno.

Armadura Natural. O corpo da criatura possui uma resistencia natural, acrescentando +5 em sua Proteção de DES (Já contabilizado na ficha)

Aparência Falsa. Enquanto a gárgula permanece imóvel, ela é indistinguível de uma estátua inanimada.

Chefão. A ameaça possui 3 valores de iniciativa. Para isso, jogue iniciativa 3 vezes e anote os valores. Ela possui um turno distinto para cada valor de iniciativa, no entanto, seus 3 turnos dividem o seu valor de deslocamento.

Resistência do Chefe. No final do seu turno, a ameaça encerra uma condição que a esteja afetando, entre Incapacitado, Atordoado, Amedrontado, Paralisado ou Petrificado.

Multiataque. A Gárgula faz dois ataques, um com sua mordida e um com suas garras.

 

Ações

Mordida( Corpo a Corpo )

Ataque: +4 vs DES | Alcance: 1,5 m (1q) 
Alvo: uma criatura.
Acerto: 1d6 + 2 perfurante.

Garras( Corpo a Corpo )

Ataque: +4 vs DES | Alcance: 1,5 m (1q) 
Alvo: uma criatura.
Acerto: 1d6 + 2 cortante.

 

 

 

 

Fênix 5e

Fênix SkyfallRPG

Por fim

Essa belíssima capa foi desenhada pelo Luci Ilustra , espero que tenha curtido esse guia,  me siga para não perder as próximas postagens sobre SkyfallRPG, é só clicar aqui!

SkyfallRPG é distribuído pela CapyCatGames, Quer jogar Skyfall e outros RPGs de Mesa e não tem amigos para jogar? Considere entrar na comunidade de discord da CapyCatGames onde temos mesas e conteúdos homebrew feito pelos membros.

 

Publicado por

WellDovahk

Olá!, Sou Well Dovahk, Analista de Sistemas, Amante de RPG, jogos e lutas marciais. Produtor e autor de conteúdos para RPG

Sair da versão mobile