Investigar- livro jogo – nossa resenha sobre um livro-jogo, nacional, com 04 aventuras, ambientado numa Londres vitoriana de 1888. Atreva-se a encarar a névoa londrina, desvendando grandes mistérios!
Investigar– Livro-jogo — ficha técnica
- EDIÇÃO DE LUXO EM CAPA DURA
- 880 PÁGINAS PARA INVESTIGAR
- TRILHAS SONORAS E AUDIODRAMAS
- MAIS DE 200 ILUSTRAÇÕES
- EXTRAS SOBRE CADA CASO REAL
- 7 MICRO CONTOS DE TERROR
- Autores/produtores: Carolina Bilarva, Felipe Abreu, Gabriel Garcia, Lucas Castelo
- ilustrações: Gino Baiense
- Editora Independente – Estúdios GACC
- publicação de 2024
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Investigar livro jogo autores & produtores
Investigar – livro jogo em números
Projeto de sucesso no catarse, com arrecadação de 127.062 reais, (158% da meta) e 506 apoiadores, em 20/04/2024. E ainda teve um apoio tardio, com 34.114 reais e mais 124 apoiadores, até 08/07/2024.
Em Investigar, livro- jogo…

…Você precisa de dados de 6 faces, (ou você pode usar um aplicativo de simulação de dados), papel e lápis.
Claramente inspirados em Sherlock Holmes, além de muitas referências da cultura pode mistério e terror da era Inglaterra do século XIX .
São no total 2022 passagens, é como se você tivesse 4 livros jogos num só. E mesmo com regras valendo para todas as aventuras, cada uma delas tem uma(s) evidência”permanente”, que influencia na próxima investigação.
As regras utilizam sorte, de fichas de tempo, e anotações de evidências.
Assim, falemos sobre a primeira aventura…
O roubo do retrato do Duque de Wellington…

Que foge do lugar-comum de livros-jogos, com uma ambientação de mistério e investigação, no lugar da clássica fantasia medieval. Você pode ajustar o grau de dificuldade, conforme regras do livro, com mais ou menos tempo para a investigação. Este mistério é o inicial, e o mais fácil. Pra você entender como as coisas funcionam.
Por outro lado, isto fez um contraste gostoso com a aventura seguinte…
O Fantasma de Hammersmith, onde…
Precisamos descobrir como um fantasma poderia assassinar alguém. Somos investigadores da Scotland Yard. Não há tempo para superstições. Sério mesmo?
Pontos fortes de Investigar — livro jogo
- Você tem uma experiência de jogo e literatura de uma vez só.
- As aventuras permitem uma experiência completa num tempo longo, se em equipe, com início, meio e fim. Sozinho, é bem mais rápido.
- Ideal para iniciar no universo de RPGs e livro-jogos, especialmente jovens leitores.
- Os “props”, ou “handouts“, elementos táteis deste universo de ficção, aumentam muito a imersão e contribuem para atmosfera
- É mais narrativo que outros livros jogos, e ilustra (muito) bem a Londres de 1888.
- Fitilho verde, 880 páginas, capa dura , ótimas ilustrações.
- Elementos de investigação permitem investigar cenas do crime, interrogar suspeitos, enquanto se controla o tempo e revisa evidências
- Adaptação para jogar em grupo é muito fácil, pois não há combates.
- QR codes para música e narração contribuem para imersão.
- Qualidade do papel e dos props, achei ótimo.
- O design do livro, do jogo e dos props, todos combinam entre si. Ficou harmonioso.

Entretanto, temos pontos fracos de Investigar, livro- jogo?
- Se você quer uma experiência mais curta, não vai dar. E quanto mais gente, mais lento, pois passamos mais tempo discutindo as opções.
- Rejogabilidade boa, mas limitada, claro.
- A primeira aventura, o roubo do retrato do duque de Wellington , pode ser um pouco fácil de demais.
- Tive a impressão de que houve um pouco de passagens ” curtas demais” , quando algumas poderiam ser um pouco mais longas, e cansaria um pouco menos o ” ir e vir” nas páginas.
- Eu não gostei da mecânica de sorte. Já minha filha adorou. Creio que é algo pessoal.
- Claro, um material tão bem feito e imersivo, não pode ser barato.
- Apesar do design combinar, talvez tenha um pouquinho de modernidade demais na capa. Destoa um pouquinho do interior do livro…
Investigar livro jogo — modo de usar
Apesar das vantagens de poder jogar em grupo, deixa te dar umas dicas.
- Anote as passagens que você está indo, como um mapa numérico. Cedo ou tarde, você vai perder a passagem ou acidentalmente fechar o livro com tantas idas e vindas
- Faça um rodízio. Uma pessoa lê em voz alta, outra anota as passagens, e mais uma faz os testes de sorte e escreve as pistas. De outra forma, vai ficar cansativo, e alguém vai ficar desatento.
- A primeira aventura, em grupo de 3 pessoas, durou 3 horas, a segunda aventura em 4 pessoas, durou 4 horas, ou seja quanto mais gente, mais lento
- Se você deseja uma experiência mais longa e profunda, explorando mais lugares e pistas, vá no modo fácil.
Minha impressão pessoal,…
É que este é um livro-jogo de um autor brasileiro & equipe experientes, que teve a capacidade de criar uma experiência de jogo investigativo maravilhosa. Uma investigação minuciosa sobre a época e local, e ótimas descrições. É um automático clássico moderno. E investigar foi nomeado finalista no prêmio ludopedia, no momento que escrevo este texto.
Gosta de livros-jogos? Quer passar horas no hobby, afastando das telas? Curte filmes e livros de mistério, Sherlock Holmes, Inglaterra da época vitoriana? Está aqui uma excelente oportunidade. E ainda fomenta os escritores nacionais.
Em breve, jogarei as outras aventuras que me aguardam, e farei a parte 2 da resenha.
Curtiu? Quer adquirir o livro jogo? Então clica em Investigar livro jogo.
Como se não bastasse, o lançamento anterior de outro livro-jogo, ambientado em São Paulo num apocalipse zumbi, está de volta em formato digital. — clica em Sobreviver!
Até breve, detetives, que sua investigações tenham sucesso e tragam justiça!
Temos outras resenhas, aqui no movimentoRPG. Quer checar aqui? E nosso podcast, já conhece? Escuta aqui!
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