Kamen Rider Black para 3D&T

Kamen Rider Black para 3D&T

Este artigo com a adaptação do tokusatsu Kamen Rider Black para 3D&T Alpha foi escrito originalmente na revista Tokyo Defender #15 por Wellington Botelho. Veja o artigo original na íntegra ao baixar a edição gratuita clicando aqui, que ainda inclui as fichas da Road Sector, de Shadow Moon e dos três Sumo Sacerdotes de Gorgom, além da descrição do kit Kamen Rider (Era Showa). Para outras edições gratuitas da Tokyo Defender, clique aqui. Para adquirir as edições do formato em financiamento coletivo, clique aqui.

Kamen Rider Black (Kamen Raidā Burakku, traduzido como “Masked Rider Black” e Black Kamen Rider no Brasil) é uma série de televisão de super-heróis de tokusatsu . É a oitava série da famosa franquia Kamen Rider. É uma colaboração conjunta entre a Ishinomori Productions e a Toei, e foi ao ar no Mainichi Broadcasting System e no Tokyo Broadcasting System de 4 de outubro de 1987 a 9 de outubro de 1988, com um total de 51 episódios. Com seu enredo muito dramático e suas reviravoltas, além da relação trágica com seu arqui-inimigo, a série não só tornou-se muito popular no Japão, mas também em muitos países onde foi ao ar. A série é frequentemente considerada um clássico da TV e é considerada por muitos como o programa Kamen Rider mais popular do final dos anos 80, bem como o mais famoso de todos os Kamen Riders do período Showa. Kamen Rider Black RX foi uma sequência direta desta série. A adaptação para mangá da série é intitulada Kamen Rider Black. As classificações médias de audiência da série foram de 9,3%. A série logo de início cativou o público japonês, pelo drama que continha. O sucesso de Black, não se deve tanto à sua audiência, mas às altas vendas de produtos, e pela popularidade que o herói alcançou na época, algo que poucas séries conseguiram.

O próprio autor Ishinomori fala que Black pode ser considerado um “reboot” do primeiro Kamen Rider. Realmente as duas histórias tem muito em comum, assim como o fato de mostrar o lado sensível dos heróis. A dor de perder seus entes queridos e de viver uma vida solitária, tendo que conviver com o peso de ser um homem reconstruído, esta “essência” talvez tenha sido o segredo para o sucesso e popularidade que a série alcançou na época e que continua até os dias de hoje.

Kamen Rider Black é um sucesso que não acaba no Japão. Além da sequência que ganhou em 1988,  Kamen Rider Black RX, que mostrou novas formas do herói, ele continua aparecendo nas telas, até mesmo no cinema, participando de filmes e especiais dos novos Kamen Riders.

Um exemplo foi a sua participação na série Kamen Rider Decade de 2009, nos episódios 26 e 27. Nestes episódios também temos a participação do ator Tetsuo Kurata, que mais uma vez vive Issamu, e se  transforma no herói lendário. Essa nova participação do Black, agradou muito os antigos fãs da série, pois nos deu a chance de ver o ator novamente em ação assim como mostrou Black para o novo público. Além da série, Black marcou presença no filmes Kamen Rider Decade: All Riders Vs DaiShocker de 2009, no filme OOO, Den-o, All Riders: Lets Go Kamen Riders! de 2011, filme que comemorava o aniversário de 40 anos da franquia Kamen Rider e no filme Super Hero Taisen de 2012, onde diversos heróis aparecem, inclusive podemos ver uma rápida luta entre Black e Shadow Moon, trazendo um ar de nostalgia para os fãs.

A HISTÓRIA

A série possui um clima tenso e sombrio desde o início. Tudo começa na noite em que os irmãos de criação Issamu Minami (Kotaro, no original), e Nobuhiko Akizuki comemoravam o aniversário de 19 anos. Depois de serem sequestrados pelo culto Gorgom através de uma nuvem de gafanhotos, ambos foram submetidos a uma cirurgia ciborgue com o objetivo de tornarem-se candidatos para ser o próximo Rei da Criação Gorgom, que é uma organização maligna que deseja dominar nosso mundo, onde muitas pessoas importantes, como artistas e políticos de todo o Japão se integram secretamente. Os irmãos são chamados de Reis Seculares e estão destinados a se enfrentarem em uma batalha final – quem vencer será o próximo Rei da Criação. Após sofrerem a cirurgia tendo a Kingstone (pedra responsável pela transformação), inseridas em seus corpos, Issamu escapou antes de sofrer uma lavagem cerebral, com a ajuda de seu pai adotivo, sendo perseguido pelos Sacerdotes de Gorgom. Ressentido por ter fugido sem salvar seu irmão e por ser  enganado pelo seu pai adotivo, Issamu desperta o poder contido dentro dele e se transforma pela primeira vez.

Depois de procurar ajuda e investigar o que estava acontecendo, ele logo descobre a terrível verdade do padrasto: Gorgom originalmente matou seus verdadeiros pais e, desde que Issamu e Nobuhiko nasceram no dia de um eclipse solar, ficaram conhecidos como “Sol Negro” e “Lua Sombria”. Após ver seu pai adotivo morrer num ataque dos Gorgom, jura então se vingar pela morte de seus pais biológicos e também salvar a humanidade dos seus planos malignos, assim como resgatar seu irmão que ainda se encontrava na base, assumindo o nome de Kamen Rider Black. No entanto, mais tarde na série, Nobuhiko surgiu como Shadow Moon para lutar contra Issamu. Mesmo com muito esforço, não consegue salvar seu irmão, que se tornaria o seu maior inimigo

Issamu Minami

Nasceu no dia de um eclipse solar, junto com seu meio-irmão Nobuhiko Akizuki, dentro do mesmo hospital. Gorgom percebeu isso, e os dois irmãos tiveram direito a serem os herdeiros de seu líder, o Rei da Criação. Depois que os pais de Issamu morreram (quando tinha cerca de 3 anos) como resultado de um aparente acidente, o professor Akizuki adotou Issamu criando-o como se fosse seu filho. Na noite de seu aniversário de 19 anos, foi capturado por Gorgom e transformado em cyborg e infundido com a Kingstone. Issamu recebeu a “Pedra do Sol” para tornar-se Rei Secular, o Sol Negro (Seikio Burakku San). No entanto, antes da lavagem cerebral final, Soichiro Akizuki interrompeu a fase final do processo, com Issamu escapando por pouco.

Tendo sido perseguido por Gorgom após sua fuga, Issamu descobre sua nova habilidade de se transformar no humanoide gafanhoto como resultado de sua cirurgia, junto às suas novas habilidades ciborgues.

Depois de receber uma carta de Soichiro, Issamu se reúne secretamente com seu pai adotivo e descobre a verdade sobre sua infância. Soichiro revela a Issamu que ele concordou em se juntar a Gorgom para receber financiamento para sua pesquisa arqueológica em troca de seus filhos serem operados ao completar 19 anos. Quando o pai de Issamu se recusou a ingressar na organização, Gorgom o matou junto de sua esposa. Depois que o professor Akizuki é morto por cinco dos Mutantes Aranha de Gorgom, Issamu se transforma mais uma vez e leva o título de “Kamen Rider Black”. Ele então promete vingança contra Gorgom e procura resgatar Nobuhiko de suas garras. Como Black, Issamu ganha apoio da irmã mais nova de Nobuhiko, Kyoko, bem como da namorada de Nobuhiko, Satie. Ele costumava ser encontrado trabalhando meio período com as duas garotas no café Capitola. Ele também ganharia aliados na luta contra Gorgom, como Ryusuke Taki, oficial da Interpol, e o próprio Mutante Baleia, de Gorgom.

Eventualmente Issamu se reúne com Nobuhiko, no entanto, Nobuhiko foi convertido no Rei Secular  perfeiçoado, Shadow Moon. Na luta deles, justamente quando Issamu estava vencendo a luta, o Rei da  Criação transformou Nobuhiko temporariamente de volta à forma humana. Isso fez Issamu perder a luta quando Nobuhiko voltou para Shadow Moon e lançou um ataque surpresa. Numa tentativa desesperada, Issamu tentou convencer Shadow Moon de que a Terra pertence a todos os seres vivos e que as ações de Gorgom estavam erradas. Shadow Moon, em resposta, esfaqueou-o com o Sabre Satan. Shadow Moon então alcançou sua mão em direção a Kingstone de Issamu. Apenas quando parecia que toda a esperança estava perdida, Issamu de repente voltou à sua forma humana. A forma humana de Issamu despertou a humanidade remanescente dentro de Shadow Moon, fazendo com que este recuasse. Apesar de manter sua Kingstone, as feridas de Issamu eram muito graves para curar por conta própria, fazendo com que ele morresse. Em resposta, o restante de sua família deixou o Japão e pessoas de todo o país perderam a esperança na batalha contra Gorgom. Felizmente, o Mutante Baleia usou um ritual especial para ressuscitar Issamu, além de aumentar seu poder. Tendo sido revivido, Issamu lutou contra hordas de monstros até lutar contra Shadow Moon e derrotá-lo. Issamu foi então impiedosamente insultado por Shadow Moon, que lhe disse que ele se arrependeria pelo resto da vida, sabendo que matou seu melhor amigo e meio-irmão Nobuhiko. Apesar dessas palavras cruéis, Issamu disse a Shadow Moon para permanecer vivo para que eles possam escapar juntos mais tarde.

Usando o Sabre Satan empunhado por Shadow Moon, Black então lutou contra o Rei da Criação de Gorgom e o destruiu. A base logo começou a se autodestruir, o que o impediu de colocar Shadow Moon em segurança. Issamu então olhou para as ruínas enquanto dizia o nome de Nobuhiko. Com Gorgom derrotado, Issamu visitou o bar do Capitola antes de partir para um destino desconhecido.

Issamu Minami, Kamen Rider Black (18N)

F1, H4, R2, A1, PdF0, 20 PVs e 20 PMs

Kit: Kamen Rider (Armadura Completa, Ás, Ataque Acrobático, Ataque em carga, Golpe poderoso, Movimento de Inseto, Sangue de ferro)

Vantagem Única: Ciborgue Mutante*.

Vantagens: Aliado (Moto Rider – Battle Hopper), Aliado (Moto Rider – Road Sector), Paralisia (Kingstone Flash), Pontos de Magia Extra, Pontos de Vida Extra, Sentidos Especiais (Audição Aguçada/Sensoring Ears, Infravisão/Multi-Eye e Radar/Rider Sensor), Técnica de Luta (Ataque Forte/Rider Punch, Ataque Violento/Rider Kick).

Desvantagens: Código dos Heróis, Devoção (Derrotar os Gorgom), Segredo (identidade secreta).

Perícias: especializações em Acrobacia, Rastreio, Pilotagem.

* Ciborgue Mutante (Kaizo Ningen) (-1 ponto): Vem de “cyborg”, abreviação de “organismo cibernético”. Um ciborgue é um tipo de “meio-construto”, uma combinação de homem e máquina, reunindo o melhor dos dois mundos. Eles são parte máquina, parte ser vivo. Ciborgues podem ser máquinas com partes humanas, ou humanos com partes mecânicas. Essa diferença é importante: os primeiros têm cérebros eletrônicos, e os últimos têm cérebros humanos. Você possuí um Cérebro Orgânico. Se você escolher esta opção, será normalmente afetado por magias e poderes que afetam seres vivos.

Battle Hopper

Uma moto criada exclusivamente para o futuro Rei da Criação. Foi graças a ela que Issamu conseguiu escapar da base de Gorgom. Apesar de ser uma máquina, ela possui vida e tem o poder de se auto regenerar. Já salvou Black inúmeras vezes do perigo, inclusive se sacrificou para que Issamu pudesse dar um fim definitivo em Shadow moon.

Battle Hopper (12N)

F2, H1, R3, A1, PdF0, 15 PVs e 15 PMs

Vantagens: Mecha, Aceleração, Ataque Especial (Dynamic Smash, F; Aproximação), Regeneração.

Desvantagens: Devoção (Obedecer os comandos do Rei Secular: Black Sun ou Shadow Moon).

Taurus (no original Bilgenia/Birugenia)

Guerreiro de Gorgom, fez sua primeira aparição no episódio 18. Ele nasceu 30.000 anos atrás em um dia de eclipse solar, assim como Issamu e Nobuhiko. No entanto, uma Kingstone nunca foi dada a ele porque o Rei da Criação não o favorecia e, portanto, ele não poderia se tornar o próximo Rei da Criação. Isso o fez ficar com raiva e tentar se revoltar contra ele e resultou com o Rei da Criação selando-o em um caixão. O Rei da Criação ordenou que os três sumos sacerdotes libertassem Taurus, já que eles continuavam falhando em recuperar a Kingstone de Issamu. Ele era uma dor tanto para Kamen Rider Black quanto para Gorgom.

Taurus sempre quis ser a pessoa que matou Kamen Rider Black, assim continuou interferindo nos planos dos sumos sacerdotes. No episódio 22, Taurus voltou à sua antiga forma de rosto branco de 30.000 anos atrás, tornando-o mais poderoso e mais arrogante. No episódio 25, ele fez com que o aluno de Yoichi Daimon, Egami, criasse o Hellshooter: um equivalente ao Road Sector. Ele o usou para desafiar o Kamen Rider Black e o Road Sector, apenas para que o Hellshooter fosse destruído. Durante a última tentativa de Gorgom de usar a força vital de Kyoko para despertar Shadow Moon, Taurus roubou o Sabre Satan e atacou os Sumos Sacerdotes antes de fugir com Kyoko e ir atrás de Black para pegar sua Kingstone. No entanto, Issamu e Kyoko conseguem se esconder de Taurus enquanto ele decide atacar a cidade para expulsar Issamu usando sua Satan Cross para causar anarquia com um grupo de jovens. Chegando a cena, Black luta com Taurus até que Shadow Moon finalmente desperte e ele reivindica o Sabre Satan, forçando Taurus a recuar à medida que sua influência se esvai. Voltando ao santuário Gorgom, Taurus lutou contra Shadow Moon, que o desarmou e o matou.

Taurus (15N)

F4, H3, R3, A3, PdF0, 15 PVs e 15 PMs

Kit: Mestre de Armas (Arma Favorita [corte, perfuração], Proteção Aprimorada).

Vantagens: Humano (Versatilidade), Adaptador, Ataque Especial (Espada Sagrada Bilgenia, F; Penetrante), Escudo, Patrono (Império Gorgom).

Desvantagens: Devoção (Ser o Rei Secular), Maldição (Nasceu no eclipse do Sol há 30.000 anos).

Perícias: Especialização em Acrobacia, Rastreio e Pilotagem.

Este artigo com a adaptação do tokusatsu Kamen Rider Black para 3D&T Alpha foi escrito originalmente na revista Tokyo Defender #15 por Wellington Botelho. Veja o artigo original na íntegra ao baixar a edição gratuita clicando aqui, que ainda inclui as fichas da Road Sector, de Shadow Moon e dos três Sumo Sacerdotes de Gorgom, além da descrição do kit Kamen Rider (Era Showa). Para outras edições gratuitas da Tokyo Defender, clique aqui. Para adquirir as edições do formato em financiamento coletivo, clique aqui.

Publicado por

Tokyo Defender

Nós somos uma megaliga de blogueiros que produzem material para o sistema 3D&T, que também colaboram para a revista bimestral de RPG Tokyo Defender.

Sair da versão mobile