Guia para Adaptar Chefões/Boss de D&D5e para SkyfallRPG

Este artigo apresenta um Guia para Adaptar Chefões/Boss de D&D5e para SkyfallRPG para você que deseja jogar uma aventura oficial ou ate mesmo usar um monstro de D&D5e para sua mesa de SkyfallRPG. Este guia também funciona para as novas criaturas do D&D2024.

 

Uma Breve Introdução dos Chefes de SkyfallRPG

As criaturas do tipo Chefe em SkyfallRPG possuem algumas peculiaridades muito interessantes no sistema, como seus três turnos e habilidades de recarga que geram catarse para os jogadores. Para adaptar as criaturas de D&D 5e, existem dois caminhos principais: adaptá-las partindo de uma criatura comum ou, alternativamente, de uma criatura que normalmente é um Boss, ou seja, aquelas do tipo Legendary, que possuem ações lendárias.

Já fizemos um Guia para Adaptar Ameaças de D&D5e para SkyfallRPG, e este guia funcionará como um complemento direcionado especificamente para os Boss, alterando apenas os pontos necessários. Portanto, recomendo que você leia esse guia previamente para aproveitar melhor as informações apresentadas aqui.

Aplicando as configurações gerais

Antes de explicarmos como adaptar cada caso, vamos explorar o que ambos terão em comum. Adicione a ficha da criatura as seguintes habilidades.

Em habilidades passivas:
Chefão: Como descrito no livro básico o chefão terá 3 iniciativas compartilhando o movimento entre elas.
Resistencia do Chefe: Como descrito no livro básico a criatura encerra no final dos seus turnos uma condição entre Incapacitado, Atordoado, Encantado, Amedrontado, Paralisado ou Petrificado.
Em ações bônus:
Deslocar-se: Como descrito no livro, o chefe se desloca até o seu deslocamento.

Arquétipos: Toda criatura de Skyfall possui um ou mais arquétipos, da mesma maneira que o Guia para Adaptar Ameaças de D&D5e para SkyfallRPG apresenta, aplique em seu Chefão.

Redução de dano: Também seguindo o guia como referencia,  neste temos algumas alterações.

  • RD 1-3: Para Chefões que você deseja que tenham pouca resistência.
  • RD 4-5: Para Chefões que você deseja que tenham uma resistência adequada para criaturas em menor número, que sejam utilizadas como linha de frente ou que funcionem em pequenos grupos.
  • RD 6-8: Para Chefões que você deseja que tenham muita resistência e que precisem sobreviver muitos rounds por conta própria.
  • RD 9+: Para Chefões que são um verdadeiro perigo e que contam com poucos ou nenhum aliado por perto durante o combate final. Ideal para vilões de campanhas ou ameaças de nível global. No entanto, use essa quantidade de redução de dano com sabedoria, pois, até mesmo grupos veteranos podem ter dificuldade em enfrentar essas ameaças.
Ataques e Recargas

Ataques de Dano em Área: Você aumentará o dano de todos os ataques de dano em área em mais 1 dado do mesmo tipo. Diferente de D&D, em Skyfall as personagens podem reduzir o dano de ataques em área de forma coletiva, utilizando catarse.

Habilidades de Recarga: Você aumentará o dano de todas as habilidades de recarga em área em mais 2 dados do mesmo tipo ou, se quiser deixá-las um pouco mais mortais, pode aumentar a categoria dos dados em um (d4 vira d6, d6 vira d8, e assim por diante). Diferente de D&D, em Skyfall as personagens podem reduzir o dano de ataques em área de forma coletiva, utilizando catarse.
Além disso, todas as habilidades de recarga passam a ter suas recargas como apresentado no livro básico, recuperando por dado de catarse. Por exemplo, o Dragão das Cavernas do nosso primeiro guia teria seu Hálito Venenoso causando 6d6 em vez de 4d6.

 

Adaptando Ameaças Normais

As ameaças que não possuem ações lendárias são mais rápidas de adaptar. Aplique todas as mudanças gerais descritas acima e modifique apenas a quantidade de ataques da ameaça.
Diminua o número máximo de ataques em 1 (mínimo de 1 por turno): As criaturas foram projetadas para utilizarem seus ataques (ou multiataques) uma vez por rodada. Em Skyfall, como terão 3 turnos em uma rodada, poderão atacar o número de vezes correspondente aos seus ataques multiplicado por 3. Para evitar desbalanceamentos, você deve reduzir o número máximo de ataques em 1, mas sempre garantindo o mínimo de 1 ataque. Por exemplo, no caso da Gárgula utilizada em nosso exemplo abaixo, ela ataca 3 vezes por turno em D&D. Após a adaptação, ela passará a atacar 2 vezes por turno. Uma criatura que ataca 2 vezes por turno em D&D, ao ser adaptada para chefão, passará a atacar 1 vez por turno. Já uma criatura que ataca 1 vez por turno permanecerá com esse mesmo número de ataques.

 

Adaptando Ameaças Lendárias

As criaturas lendárias adaptadas como chefe serão um verdadeiro desafio para os seus jogadores.
As ameaças que possuem ações lendárias em D&D foram pensadas para darem mais de 1 ataque por turno, portanto, não é necessário diminuir seu numero de ataques máximos.
Após aplicar todas as mudanças gerais você agora deve trazer as ações lendárias para dentro do sistema de Skyfall. Exclua todo a mecânica de ações lendárias e passe suas ações da maneira abaixo:
Habilidades que custa 1 e 2 Ações: As ações que custam 2 e 1 deverão se tornar habilidades que custam uma ação em Skyfall junto das outras ações.
Habilidades que custa 3 Ações: Essas ações se tornarão habilidades de recarga dentro da nossa ficha de SkyfallRPG.

Exemplos na prática

Aplicando na prática usaremos a ficha da Gárgula de Quatro Braços presente no livro Tales from the Yawning Portal para a adaptação de uma ameaça não lendária e usaremos a ficha da Fênix presente no livro Mordenkainen Presents: Monsters of the Multiverse para a ameaça lendária.



Gárgula de Quatro Braços 5e
Gárgula de Quatro Braços SkyfallRPG

Proficiência +2

Gárgula de Quatro Braços ND 2

Pontos de Vida

77

RD

4

Valor

+2

+0

+3

-4

0

-3

Atributos

FOR

DES

CON

INT

SAB

CAR

Proteção

16

15

16

6

10

7

 

 

Informações

  • Movimento 9m(6q) Deslocamento terrestre, 18m(12q) Deslocamento de voo.

  • Resistências Cortante, Perfurante e Contundente de ataques que não tenham o descritor Mágico

  • Imunidades Veneno, Envenenado, Petrificado

  • Vulnerabilidades

  • Pericias Percepção +4, Furtividade +3, Visão no escuro 18m

  • Idioma Comum

Habilidade Passiva

Sentinela. Quando uma criatura entrar ou se mover dentro de sua área de ameaça, o sentinela pode usar sua reação para fazer um ataque contra ela. Se acertar, reduz a movimentação da criatura a 0 m até o final do turno.

Armadura Natural. O corpo da criatura possui uma resistencia natural, acrescentando +5 em sua Proteção de DES (Já contabilizado na ficha)

Aparência Falsa. Enquanto a gárgula permanece imóvel, ela é indistinguível de uma estátua inanimada.

Chefão. A ameaça possui 3 valores de iniciativa. Para isso, jogue iniciativa 3 vezes e anote os valores. Ela possui um turno distinto para cada valor de iniciativa, no entanto, seus 3 turnos dividem o seu valor de deslocamento.

Resistência do Chefe. No final do seu turno, a ameaça encerra uma condição que a esteja afetando, entre Incapacitado, Atordoado, Amedrontado, Paralisado ou Petrificado.

Multiataque. A Gárgula faz dois ataques, um com sua mordida e um com suas garras.

 

Ações

Mordida( Corpo a Corpo )

Ataque: +4 vs DES | Alcance: 1,5 m (1q) 
Alvo: uma criatura.
Acerto: 1d6 + 2 perfurante.

Garras( Corpo a Corpo )

Ataque: +4 vs DES | Alcance: 1,5 m (1q) 
Alvo: uma criatura.
Acerto: 1d6 + 2 cortante.

 

 

 

 

Fênix 5e

Fênix SkyfallRPG

Por fim

Essa belíssima capa foi desenhada pelo Luci Ilustra , espero que tenha curtido esse guia,  me siga para não perder as próximas postagens sobre SkyfallRPG, é só clicar aqui!

SkyfallRPG é distribuído pela CapyCatGames, Quer jogar Skyfall e outros RPGs de Mesa e não tem amigos para jogar? Considere entrar na comunidade de discord da CapyCatGames onde temos mesas e conteúdos homebrew feito pelos membros.

 

SAE em Delta Green

Bem-vindo à nossa coluna de suporte e ideias para Delta Green. Caso não conheça este excepcional RPG de horror lovecraftiano, ação e investigação, acesse nossa resenha clicando aqui. Neste post, apresentaremos como a agência real brasileira chamada Secretaria de Assuntos Estratégicos, ou SAE, funcionaria no cenário de Delta Green.

No cenário de Delta Green RPG, jogadores estão familiarizados com uma variedade de agências governamentais americanas como o FBI, NSA e CIA, cuja missão de contenção do sobrenatural se desenrola dentro dos limites dos Estados Unidos. Mas, para aqueles que buscam expandir o horror conspiratório para além das fronteiras americanas, uma adaptação da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) do Brasil oferece uma oportunidade inédita: uma agência nacional com operações discretas e infiltrações de alta complexidade, que pode servir tanto para ambientar investigações paranormais em território brasileiro quanto para fornecer uma nova perspectiva em missões de campo na América Latina.

Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE)

A Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) é o principal órgão de inteligência estratégico do Brasil, subordinado diretamente ao Presidente da República. A SAE é responsável pela coleta, processamento e análise de informações que atendem aos interesses nacionais e coordenam ações estratégicas. Embora tecnicamente focada em ameaças nacionais, seu alcance inclui operações sigilosas e programas de vigilância no exterior, especialmente na região amazônica. Em colaboração com as Forças Armadas e a Polícia Federal, a SAE monitora atividades ilícitas e controla a segurança de informações governamentais, rivalizando com agências de inteligência estrangeiras em capacidade de vigilância. Suas missões secretas e sua estrutura altamente compartimentada dão à SAE um papel crucial na segurança do Brasil e no combate a ameaças além do natural.

ORÇAMENTO: Estimado em aproximadamente R$ 5 bilhões, sendo parte deste orçamento secreto.

VOZ DE PRISÃO? Não, exceto em operações conjuntas com forças policiais.

PORTE DE ARMAS? Permitido em operações secretas. No trabalho cotidiano de inteligência, agentes geralmente mantêm discrição e raramente estão armados.

ACESSO A FUNDOS? Tem acesso a verbas de custo significativo para atividades operacionais e até mesmo valores altos para missões de alto sigilo.

EQUIPAMENTOS ESPECIAIS? Equipamentos militares e de vigilância avançada são disponibilizados com a aprovação dos superiores, sendo comuns em operações de campo ou atividades de monitoramento tecnológico.

A Organização

A SAE possui diversas divisões, cada uma dedicada a um aspecto específico da defesa e inteligência brasileira:

  • SPP – Secretaria de Projetos e Programas: Inclui o SIPAM (Sistema de Proteção da Amazônia), que utiliza o SIVAM (Sistema de Vigilância da Amazônia) para monitorar a região amazônica. O SIPAM coordena dados sobre variações climáticas, atividades ilegais e questões ambientais, utilizando drones, satélites e sistemas de radar para detectar e neutralizar ameaças no território amazônico. Informações do SIPAM são acessadas por órgãos como o Ibama, Polícia Federal e Forças Armadas.
  • CEE – Centro de Estudos Estratégicos: Fornece ao governo análises sobre segurança e defesa nacional, além de propor políticas para o desenvolvimento nacional. Seu papel é silencioso, mas crucial, especialmente em questões de segurança internacional e no desenvolvimento de estratégias de longo prazo.
  • SAA – Subsecretaria de Análise e Avaliação: Encarregada de avaliar e analisar eventos estratégicos no plano nacional e internacional, com foco em prever possíveis consequências. Há rumores de que a SAA pesquisa fenômenos paranormais e acontecimentos sobrenaturais que ameaçam a segurança nacional. Se alguém na SAE lida com o inexplicável, é a SAA.
  • CEPESC – Centro de Pesquisa e Desenvolvimento para a Segurança das Comunicações: Desenvolve criptografias e defesas contra ameaças cibernéticas. Com avançados protocolos de proteção, é um desafio constante para hackers e um recurso valioso na guerra cibernética.
  • AEB – Agência Espacial Brasileira: Monitora e coleta dados meteorológicos e de fronteira e realiza exploração de recursos naturais por meio de tecnologia espacial. A AEB possui satélites de alta tecnologia e sistemas de observação que ajudam na vigilância do território e na segurança nacional.

Agentes

Os agentes da SAE são recrutados por meio de processos rigorosos, que incluem testes de aptidão e análise de antecedentes, além de aprovações para acesso a informações classificadas. As habilidades em línguas estrangeiras e um histórico acadêmico forte são favorecidos. A SAE treina agentes com uma forte ênfase em inteligência de campo, vigilância, criptografia e contrainformação. Com um histórico variado, agentes da SAE vêm de várias áreas como direito, tecnologia e ciências. A maior parte dos agentes de campo é treinada em técnicas de dissimulação, defesa pessoal e protocolos de segurança.

Autoridade e Mandado

A SAE é autorizada a operar principalmente em território brasileiro, mas também realiza missões no exterior quando necessário. O foco da organização inclui a proteção de fronteiras, a detecção e neutralização de ameaças à Amazônia e a resposta a crises nacionais. Embora a SAE seja tecnicamente separada das forças policiais, colabora com elas e tem autoridade para operar em missões de contrabando, narcotráfico e defesa de fronteiras. Missões no exterior exigem aprovação presidencial e são conduzidas com a maior discrição.

Operações de Campo

Com acesso a uma ampla gama de recursos e um orçamento robusto, a SAE pode conduzir operações de campo complexas. Os agentes da SAE operam em três áreas principais: apoio a outras agências governamentais, coleta de inteligência estratégica e defesa da região amazônica. Em operações conjuntas, agentes da SAE fornecem suporte tecnológico e informações detalhadas, muitas vezes utilizando tecnologias avançadas de vigilância e monitoramento.

A SAE mantém bases de operação dentro do Brasil e ocasionalmente em consulados e embaixadas estrangeiras para missões secretas. Nessas operações, agentes podem se passar por representantes diplomáticos ou especialistas de outras áreas, evitando a exposição de sua real afiliação e minimizando os riscos para o governo brasileiro.

Áreas de Atrito

As operações da SAE frequentemente causam tensão com outras forças de segurança, como a Polícia Federal e as Forças Armadas, que questionam a atuação independente e a falta de transparência nas missões da agência. Além disso, a SAE enfrenta resistência interna em casos de vigilância sobre altos funcionários públicos e políticos, uma vez que essas operações podem interferir diretamente em assuntos sensíveis de outras esferas do governo. No cenário internacional, a SAE também provoca atritos em suas missões de coleta de inteligência no exterior, especialmente ao lidar com espionagem industrial e operações secretas em territórios considerados sensíveis.

Interpretando um Agente da SAE

Interpretar um agente da SAE requer atenção aos detalhes e sutilezas. Esses agentes são extremamente discretos, evitam ao máximo chamar atenção e geralmente assumem múltiplas identidades, o que os ajuda a evitar a detecção. Ao interpretá-los, é importante transmitir uma postura meticulosa e cética, mantendo uma constante desconfiança em relação a aliados e evitando envolvimento pessoal para minimizar vulnerabilidades. Mesmo em momentos de tensão, esses agentes raramente demonstram emoções claras, preferindo manter um ar de profissionalismo frio e calculado, com respostas rápidas e calculadas.

Profissões Sugeridas

Agente Federal, Analista de Inteligência, Ciência da Computação ou Engenharia, Oficial de Inteligência, Oficial de Relações Exteriores (ORE).

Visite o site da RetroPunk e compre já seu exemplar para viver aventuras sinistras em um ambiente de conspiração lovecraftiana: PÁGINA DE COMPRA DE DELTA GREEN RPG.

Você pode também nos ajudar a movimentar o RPG fazendo parte do nosso Patronato

Se você gosta do que apresentamos no MRPG, não se esqueça de apoiar pelo Padrim, PicPay, PIX, e no Catarse, e com isso, se torne um Patrono do Movimento RPG e tenha benefícios exclusivos como participar de mesas especiais em One Shots, de grupos ultrassecretos e da Vila de MRPG. Mas se não puder, tudo bem! Venha fazer parte da nossa comunidade, começando pelo YouTube por exemplo.

Além disso, o MRPG tem uma revista! Conheça e apoie pelo link: Revista Aetherica.

Guia de criação de personagens de Skyfall RPG – Guia de Criação

Guia de criação de personagens de Skyfall RPG (Autores: Pedro Coimbra e Silvia Sala. Game Design: Luiz Buscariolli, Marcus Michelin, Pedro Coimbra e Silvia Sala). Boas vindas!

Skyfall RPG é um jogo sobre heróis que buscam fazer o melhor que podem em um mundo que caminha para seu fim inevitável.O continente de Opath prosperava em uma era de grande desenvolvimento mágico, social e tecnológico. Mas a paz passou a ser ameaçada pelo perigo que vinha, inexorável…

(Skyfall RPG é compatível com materiais 5e conforme o Documento de Referência de Sistema 5.1, publicado dentro dos parâmetros de Creative Commons)

Atributos básicos…

…de seu personagem. Olha o deja vu:

  • Força: FOR – testes de ataque com armas corpo-a-corpo e de arremesso e no dano desses ataques.
  • Constituição: CON – constituição física e pontos de vida
  • Destreza: DES – testes de destreza, ataques a distância e dano destes ataques
  • Inteligência: INT -velocidade de raciocínio e a capacidade de armazenar e gerenciar informação. Atributo-chave de conjuração.
  • Sabedoria: SAB – conexão com o mundo a sua volta, sua percepção do seu entorno e das pessoas.  Atributo-chave de conjuração.
  • Carisma (CAR): Sua capacidade de convencimento, persuasão e enganação são medidos por seu Carisma. Esse atributo pode ser usado como atributo-chave de conjuração.

Tais atributos levam às…

Características Derivadas…

… que são usadas durante o jogo em situações diversas, meu caro Skyfaller. Como por exemplo:

Testes de Ataque: Sempre que o seu personagem for realizar uma ação de ataque contra um inimigo, ele deverá fazer um teste de ataque. Se for a corpo-a-corpo, força, se for a distância, destreza, se for alguma magia, atributo chave de conjuração.

Pontos de vida, leva em consideração classe e constituição.

Dados de Vida, determinados por classe.

Entre outros. E também temos as proficiências, sempre que o seu personagem é treinado em alguma atividade dizemos que ele é proficiente naquela ação.

Catarse

Esta é uma caracteristica exclusiva, uma reserva de energia, sorte ou inspiração divina, que pode ser usada a qualquer momento pelo jogador para modificar resultado de uma rolagem de dados (teste), com resultados significativos e épicos para narrativa.

Ênfase

Em Skyfall RPG podemos realizar feitos incríveis por habilidades épicas e magias surpreendentes. Muitas dessas habilidades e magias consomem um recurso chamado pontos de ênfase, a qual representa seu poder interior, conexão com Arcanum e sua reserva de força de vontade. Este é o seu recurso mais importante.

 

Sombra

A Sombra. Ela é onipresente e praticamente onipotente, sendo capaz de realizar pactos com heróis e mortais de valor para conceder segundas-chances ou até mesmo conjurar efeitos mágicos em momentos oportunos. Você possui um total de 5 pontos des Sombra. A qualquer momento, sem usar qualquer tipo de ação, um personagem pode escolher chamar a sombra para barganhar.

Mas claro, isso tem um preço…

Transformando números em personalidade…

Mas, neste guia de criação de personagens de Skyfall RPG, como os itens acima passam de pontos numa tabela para uma personagem? Esta é a questão. 2 personagens com pontos iguais numa folha de papel podem ser absolutamente diferentes entre si. Ora, vejamos:

  1. Crie um conceito: um ladrão que quer se vingar de um antigo inimigo? Um mago alquimista que busca criar a poção do amor? Um bardo que deseja roubar a poção do amor de um alquimista? Um bárbaro que almeja ser rei? Um pirata que quer ser dono de um navio?  – alguém deseja algo.
  2. Escolha um legado. É o que determina que tipo de ser você é. Elfe? Humano? Draco?… Cada legado tem característica inciais específicas: idade, tamanho, melancolia, habilidades , heranças e talentos 
  3. Antecedente: o que seu personagem faria antes de se juntar a este grupo. Determina proficiências (saber fazer) em ,perícias e habilidades específicas.
  4. Determine uma Classe: combatente, ocultista, especialista. 
  5. Daí agora você ajusta os atributos, lembra deles ? Força, Constituição, Destreza, Inteligência, Sabedoria, Carisma
  6. Equipamentos, que você já recebeu de acordo com alguns passos anteriores, mas pode fazer alguns ajustes
  7. Detalhes finais e apresentação do seu personagem . Uma frase que reúne algo do seu histórico, origem e melancolia. Exemplo: ” Olá, eu sou Dimas, um mestre elfo ladino, e estas correntes são a única coisa que me impede de me juntar a este seu valoroso grupo. O que fiz? Ora, fui injustamente acusado de matar um nobre local. Eu nunca levo nada que não possa devolver, e jamais tiraria uma vida exceto se em legítima defesa, mas ainda hei de provar minha inocência. Ah, já peguei as chaves dos guardas, que estão muito bêbados até pra perceberem minha fuga agora. E nunca vão admitir que beberam em serviço, mas então , vamos?”

 

Amadurecendo, mudando…

O livro apresenta dezenas de opções de personagens, desde Legados e Maldições para construir sua identidade, até uma combinação única de Classes e Trilhas para customizar suas habilidades e magias. O jogo é compatível com 5e, mas está em Financiamento Coletivo pela plataforma Catarse. Há muito mais, no livro de Skyfall RPG

Me baseei na versão 0.89 do Fastplay para este Guia de criação de personagens para Skyfall RPG, então as coisas ainda podem mudar.

Também ha outros textos que podem ajudar atuais e futuros Skyfallers aqui no Movimento RPG.

Ainda assim, espero ter ajudado, e você pode visitar o projeto de Skyfall RPG, clicando aqui.

Abraços. Te desejo sucesso, saúde e paz enquanto os céus caem em nossas cabeças…


Por último, mas não menos importante, se você gosta do que apresentamos no MRPG, não se esqueça de apoiar pelo PicPay, PIX ou também no Catarse. E com isso, torne-se um Patrono do Movimento RPG e tenha benefícios exclusivos! Ou então, apoie nossa revista digital, a Aetherica através deste link!

Cordel do Reino do Sol Encantado – Guia de Criação

O Cordel do Reino do Sol Encantado  — Guia de criação de personagens — (Autor: Pedro Borges). Boas vindas!

Ou simplesmente Cordel RPG, é ambientado na região do cangaço nordestino, seu pano de fundo é final do século XIX,  início do século 20. Pela Editora New Order.

Mas de forma mágica, fantasiosa.

Atributos básicos…

…de seu personagem. Olha:

Os atributos são 6:

  • Peleja,
  • Ligeireza,
  • Esperteza,
  • Estudo,
  • Parrudice e
  • Valentia.

E podem variar entre valores de 1 a 6, sendo marcados na ficha em forma de bolinhas. E cada bolinha te dá um dado para suas ações, sejam elas físicas ou mentais. Você começa com 12 pontos para distribuir.

Já tem tabela pronta para cada personagem.

MAS isso não é tudo.

Cordel, quero mais cordel, reino do sol encantado

Vantagens e Desvantagens do Cordel do Reino do Sol Encantado…

… que são usadas durante o jogo em situações diversas, cabra-macho, (ou cabrita-fêmea, adaptando para tempos mais atuais…). Escolha uma desvantagem e uma vantagem como dicas de interpretação. Isso também influencia quando o personagem sobe de nível — uma vantagem a cada 3 níveis. Como por exemplo:

A Beata

Desvantagem: Moralista — defende moral e bons costumes, se trair seus ideais pode ser infernizada por isso.

Vantagem:  Fuxiqueira — contato com outras beatas municiam com informações e fofocas sobre outras pessoas do povoado

Inspiração? Perpétua , interpretada com maestria por Joana Fomm na novela Tieta do Agreste. Claro, tem o livro, Tieta.

O Cordel do Reino do Sol Encantado – Mas e pra subir de Nível? 

Além de uma vantagem a cada 3 níveis, geralmente você ganha um ponto de experiência por sessão, e precisa então de um número de sessões igual ao próximo nível. 

Cautela em relacionamentos dos personagens jogadores

Interessante que isso faz parte da construção de personagens jogadores, um tópico que acho delicado. Você sorteia num Dado de 6 faces (D6) como é seu relacionamento com outros personagens. Ressentimento, gratidão, admiração...

Transformando números em personalidade…

Entretanto, neste guia de criação de personagens de Cordel RPG, como os itens acima passam de pontos numa tabela para uma personagem? Esta é a questão. 2 personagens com pontos iguais numa folha de papel podem ser absolutamente diferentes entre si. Ora, vejamos:

  1. Que comunidade une os personagens jogadores? Bando, tropa, vila?
  2. Crie um conceito: essa é fácil, pois cada classe de personagem já dá uma dica. Mas o que sua personagem quer, acima de tudo? No exemplo de beata, Perpétua quer controle. Respeito. Poder!
  3. Distribua os 12 pontos entre os 6 atributos, máximo de 3 por atributo, no início, mas se não quiser seguir a tabela, que tal uma freira lutadora?
  4. Escolha uma desvantagem e uma vantagem 
  5. Daí agora você sorteia o relacionamento entre os personagens jogadores.
  6. Equipamentos, até este momento, não precisamos. Assuma que tem o mínimo necessário em caso de combates.
  7. Dúvida de nome? Tem tabela com dezenas de sugestões, seu meninu!

Amadurecendo, expandindo…

O Cordel do Reino do Sol Encantado apresenta 14 opções de personagens,  o livro base já dá pra criar um, mas com o “suplemento” de “O povo do Sertão do tempo de Então“, enriquece muito a ambientação. Olha aqui as opções:

  1. Bajulador
  2. Beata
  3. Bem Nascida
  4. Cangaceiro
  5. Civil
  6. Doutor
  7. Jagunço
  8. Matador
  9. Miserável
  10. Oficial
  11. Padre
  12. Policial
  13. Rezadeira
  14. Volante

Finalmente…

Este universo está em expansão. Espero ter ajudado, e você pode visitar o projeto Quero Mais Cordéis, em financiamento pelo Catarse. Ou a Editora New Order, pra olhar os livros originais.

Abraços. Te desejo sucesso, saúde e paz enquanto a minha vaquinha tiver o couro e o osso, e puder com o chocalho, pendurado no pescoço, eu vou ficando por aqui…


Por último, mas não menos importante, se você gosta do que apresentamos no MRPG, não se esqueça de apoiar pelo PicPay, PIX ou também no Catarse. E com isso, torne-se um Patrono do Movimento RPG e tenha benefícios exclusivos! Ou então, apoie nossa revista digital, a Aetherica através deste link!

Novos Pacotes de Perícias para Delta Green RPG

Bem-vindo à nossa coluna de suporte e ideias para Delta Green. Caso não conheça este excepcional RPG de horror lovecraftiano, ação e investigação, acesse nossa resenha clicando aqui. Iniciamos esta coluna com quatro novos pacotes de perícias, para atividades que seu Agente pode ter exercido como profissão ou hobby.

Não se esqueça que pacotes de perícias podem ser adquiridos utilizando os pontos de perícia bônus e, portanto, estes novos pacotes de perícias não representam necessariamente a atual Profissão do Agente.

Influenciador Digital

Seja lá qual for a época e a plataforma, o influenciador digital utiliza redes sociais e outras plataformas digitais para compartilhar suas ideias, entreter e também “vender” produtos de marcas que os patrocinam. Entre as opções de influenciadores, existem os bloggers, vloggers, instagrammers, youtubers e tiktokers.

Perícias: Arte (escolha duas), Ciência da Computação, HUMINT, Ofício (escolha um), Persuasão, escolha mais uma perícia qualquer (de preferência, será essa a sua especialidade – caso a especialidade já esteja entre as anteriores, então selecione mais uma Arte).

Kenshi

Dedicando-se por alguns anos (ou a vida toda!) à prática do Kendô, o kenshi é um mestre no combate com as armas desta arte marcial: a espada de bambu shinai, a espada de madeira bokken e a tão desejada espada samurai katana. Porém, o kenshi não é uma máquina de matar: sua prática envolve a evolução física, mental e espiritual.

Perícias: Armas Brancas, Atletismo, Ciência Militar, Combate Desarmado, Equitação, Esquiva, Natação, Prontidão.

Mentalista

Você piscou, e a bolinha sumiu da mão dele. Um estalo de dedos, e a bolinha está agora em seu bolso! Você escolhe a Dama de Ouros e ele aparentemente errou sua escolha, só para você perceber que sua carta escolhida está na foto que você acaba de receber por MMS! O mentalista realiza truques de prestidigitação, mentalismo e hipnose que deixa a todos de boca aberta.

Perícias: Arte (Atuação, Ilusionismo e Prestidigitação), Busca, Disfarce, HUMINT, Ofício (Truques Mágicos), Persuasão.

Simbologista

Imortalizada pelo incrível Dr. Robert Langdon em sua franquia de livros e filmes homônimos, a profissão (ou especialidade) de simbologista ganhou fama, apesar de infelizmente fictícia. Porém, como hobby é perfeitamente aceitável que alguém se dedique a decodificar símbolos contidos em produtos culturais, sejam eles livros, obras de arte, estórias folclóricas etc., e apontar possíveis origens e razões para tais elementos existirem naquele produto cultural.

Perícias: Antropologia, Idioma Estrangeiro (escolha dois), Ciência Forense, História, Ocultismo, SIGINT.

Visite o site da RetroPunk e compre já seu exemplar para viver aventuras sinistras em um ambiente de conspiração lovecraftiana: PÁGINA DE COMPRA DE DELTA GREEN RPG.

Você pode também nos ajudar a movimentar o RPG fazendo parte do nosso Patronato

Se você gosta do que apresentamos no MRPG, não se esqueça de apoiar pelo Padrim, PicPay, PIX, e no Catarse, e com isso, se torne um Patrono do Movimento RPG e tenha benefícios exclusivos como participar de mesas especiais em One Shots, de grupos ultrassecretos e da Vila de MRPG. Mas se não puder, tudo bem! Venha fazer parte da nossa comunidade, começando pelo YouTube por exemplo.

Além disso, o MRPG tem uma revista! Conheça e apoie pelo link: Revista Aetherica.

Kalymba – Guia de Criação de Personagem

Tranquilos pessoal? Kalymba é um rpg escrito por Daniel Pirraça e publicado pela Craftando Jogos. É um dos primeiros jogos nacionais de afrofantasia.

No texto de hoje, faremos o personagem Cysgod, o qual criado como um elfo ranger arqueiro. Veremos o que ele se tornará em Kalymba!

 

Modo preguiçoso (ou o resumo da ficha)

  • Distribua 10 pontos entre seus atributos. O máximo, inicialmente, em um atributo é 3.
  • Distribua 25 pontos entre as perícias. O limite aqui também é 3.
  • Escolha a raça e faça as alterações.
  • Defina a idade e, também, faça as alterações devidas.
  • Calcule sua vida e axé iniciais.
  • Use seus 3 pontos para comprar habilidades especiais no nível moleque.
  • Anote seus idiomas e, se for usar magia ou for um devoto, faça os estudos respectivos sobre magias e orixás.

 

Raças

As raças de Kalymba são diferentes do que estamos acostumados e, portanto, merecem uma breve descrição.

Abatwás são, a grosso modo, formigas bípedes com bons atributos físicos e forte senso comunal. Aqueles que saem muito do padrão são tratados como párias. Porém, continuam com suas necessidades de pertencer a algo, não importa o quê. Os colocando, muitas vezes, em atividades ilícitas ou em guerras que nada tem a ver com eles. O que é favorecido pela sua ingenuidade inata.

Azizas são o povo do céu de Aiyê. São rápidos, aventureiros, ousados e um tanto quanto sortudos. Boudas são os gnolls dos mundos típicos de fantasia medieval. Entretanto, ao invés de serem covardes ou demoníacos, boudas seguem o comportamento mais parecido com hienas: organização matriarcal, ferocidade e certa dose de crueldade.

Bufauros são minotauros baseados em búfalos. Com personalidade valente, unida e orgulhosa, os bufauros são excelentes forjadores e grandes guerreiros. Dooshuras são um povo anfíbio pequeno. Pode-se dizer que são narcisistas altivos e, um pouco prepotentes ao considerarem o valor de sua imagem e importância. E, embora anfíbios, conseguem se adaptar a climas áridos e possuem várias habilidades como regeneração ou produção de toxinas.

Humanos são, bem, humanos como em qualquer outro mundo fantástico. Jengus são sirenídeos com hábitos majoritariamente nômades e que, em tese, espantam os monstros marinhos do litoral. Lêmures são ótimos sobreviventes que vivem numa ilha longe do povo do continente.

Obonianos são símios sencientes fortes, inteligentes e com forte senso moral. São divididos em 4 grupos conforme as espécies de quais derivam. Yumbos são o povo fada de Aiyê. As fêmeas da espécie se aventuram enquanto os machos protegem a matriarca. São espertos e fofos.

 

Ficha no Modo longo

Cysgod é focado em agilidade e depois em vigor e ori. Assim, distribuiremos 3 em Agilidade, 2 em Vigor e em Ori e 1 no restante. Considerando os atributos de Cysgod, ele poderia ser um Aziza, Lêmure ou Yumbo. Yumbos são pequenos e não condizem muito com Cysgod (ele não é fofo como eles). Azizas são rápidos, destemidos e sortudo; porém, Lêmures são sobreviventes natos (algo que representa bem o fato de Cysgod ser um caçador/patrulheiro) e vivem em florestas (algo típico da maioria dos elfos).

Portanto, Cysgod será um Lêmure e receberá +1 em Agilidade e Vigor e -1 em Intelecto. Além de ter vantagem em Percepção, Saltos e Sobrevivência, visão noturna e +1 em Esquiva.

Há 44 perícias e 25 pontos a serem gastos. Assim, temos que focar na escolha das perícias, escolhendo poucas perícias mas que sejam fortes. Assim, seguindo o conceito original do Cysgod escolhemos Tiro, Esquiva, Iniciativa, Salto, Percepção, Criaturas, Natureza e Sobrevivência. Distribuindo 3 pontos em cada uma dessas, exceto em Criaturas e Natureza que receberão 2 pontos, sobrará 3 pontos para por em Luta, Escalada e Fortitude.

Cysgod é um adulto e, portanto, não tem alterações em seus atributos. Os pontos de vida são calculados da seguinte forma: Vigor x3 + 15 , o que resulta em 24. Seu Axé é 6 (Ori x3). Os idiomas falados por ele são o comum e o arbóreo.

Nas habilidades especiais, dentre várias opções escolhemos Especialização em Armas (arcos). O que fornecerá +1 de dano com arcos. Como essa habilidade custa 2 pontos, ainda temos um ponto para gastar. Como as outras habilidades almejadas custam 2 pontos, escolheremos Muita gana, que custa 1 ponto e concede 50% a mais de gana inicial, ou seja, começaremos com 150 ganas.

 

Equipamentos

Por regra os personagens iniciais recebem 100 ganas. Entretanto como compramos a habilidade Muita Gana, teremos 150 ganas. De início gastaremos 40 ganas num arco curto. Para evitar receber dano Cysgod usará uma fardagem de peles, o que reduzirá em 3 qualquer dano recebido. Assim, gastamos mais 60 ganas.

Para ter dinheiro para as flechas, escolhemos uma azagaia como arma corpo a corpo. Assim gastando mais 40 ganas. Compramos, 5 flechas incendiárias e 20 flechas comuns, além de uma aljava e um odre. Sobra, assim, 2 ganas e finalizamos o personagem.

 

Ficha

FOR 1, AGI 4, VIG 3, INT 0, GIN 1, ORI 2

Pontos de Vida: 24.   Axé: 6.     Idiomas: Comum e Arbóreo

Perícias (o valor em parênteses é a soma da perícia com o atributo):

Tiro 3 (7), Esquiva 3+1 (8), Iniciativa 3 (7), Salto 3 (7) (vantagem) , Percepção 3 (5) (vantagem), Sobrevivência 3 (7) (vantagem), Criaturas 2 (2), Natureza 2 (2), Luta 1 (2), Escalada 1 (2), Fortitude 1 (4).

Habilidades: Especialização em Arma (arcos),  Muita gana.

Ataques:

Azagaia: 1d6 + 2, dano 1d6+3, Arremessável.

Arco curto: 2d6 + 7, dano 2d6+1, Alcance 24 metros.  Flechas 20, Flechas incendiárias 5.

Esquiva (8). Poder Mágico 4

Equipamentos: aljava, odre. Gana: 2.

 

*

Leia mais textos sobre os produtos da Craftando, clicando no link.

Se você gosta do que apresentamos no MRPG, lembre-se de apoiar pelo PIX ou Catarse!

Assim, seja um Patrono do Movimento RPG e tenha benefícios exclusivos.

Além disso, o MRPG tem uma revista finalista do último Goblin de Ouro, apoie pelo link: Revista Aetherica

Guia de Criação de Personagem – Delta Green RPG

Você viu recentemente nossa resenha sobre o incrível Delta Green RPG, à venda pela RetroPunk. Se não viu nossa resenha, clique aqui para ler e entender um pouco mais sobre essa novidade antes de ver nosso guia de criação de personagem a seguir.

O universo lovecraftiano de Delta Green envolve missões secretas conduzidas por Agentes que precisam investigar, combater e, caso possível, até mesmo eliminar as ameaças que fogem à compreensão humana. Por vezes, simplesmente visualizar ou ouvir uma destas ameaças pode causar a imediata insanidade, coma ou até mesmo combustão instantânea. O mundo de Delta Green não é fácil.

Neste guia, vamos construir um personagem capaz de sobreviver à maior parte das missões.

Vamos começar pela definição das Estatísticas, que é como são chamados os seis atributos básicos: Força, Constituição, Destreza, Inteligência, Poder e Carisma. Com a divisão de 72 pontos entre estas estatísticas, vamos definir FOR 13, CON 14, DES 10, INT 10, POD 15 e CAR 10 – com estes valores, o Agente se mantém acima da média das pessoas comuns (que é 10) e ainda recebe os benefícios a seguir. Os Atributos Derivados (Pontos de Vida, Força de Vontade, Sanidade e Ponto de Ruptura) são baseados nas estatísticas, e por isso nós decidimos por valores mais altos em FOR, CON e POD: com estes valores mais altos, nosso Agente terá 14 PVs, FV 15, SAN 75 e PR 60, oferecendo ótimos valores para garantir uma certa sobrevida seja num tiroteio ou na exposição de uma entidade demoníaca invocada numa clareira à meia-noite.

Agora, vamos à Profissão dele. O livro Delta Green oferece muitas possibilidades, desde um membro das Forças Especiais, agente do mundo do Crime, Gerente de Programa e muitas outras opções. Vamos considerar a profissão de Agente Federal a mais adequada a seu personagem iniciante, por oferecer uma gama interessante de perícias, mas um número baixo de Laços (que vamos explicar mais abaixo). No entanto, vamos considerar uma regra interessante de Delta Green: é possível declarar qual a profissão anterior à atual, e com isso acessar outras perícias com os pontos de perícia bônus. Vamos selecionar o Investigador do Oculto, uma ótima maneira de acessar perícias interessantes a nosso Agente Federal, especialmente Ocultismo.

Em Delta Green, a Profissão selecionada garante automaticamente um pacote de perícias com valores específicos. No caso de nosso Agente Federal, seu personagem já se inicia com Armas de Fogo 50%, Burocracia 40%, Busca 50%, Ciência Forense 30%, Combate Desarmado 60%, Criminologia 50%, Direito 30%, Direção 50%, HUMINT 60%, Persuasão 50% e Prontidão 50%, e vamos selecionar Ciência da Computação 50% entre as cinco opções de especialidade. As perícias extras recebidas como Investigador do Oculto, já com a adição dos pontos de perícias bônus, são História 50% e Ocultismo 50% (todas as outras perícias já estão garantidas pela profissão de Agente Federal). Com os 4×20% restantes de bônus, vamos adicionar +20% a Ciência Forense, +40% a Prontidão e +20% a Sobrenatural. Ao final, temos Armas de Fogo 50%, Burocracia 40%, Busca 50%, Ciência da Computação 50%, Ciência Forense 50%, Combate Desarmado 60%, Criminologia 50%, Direito 30%, Direção 50%, História 50%, HUMINT 60%, Ocultismo 50%, Persuasão 50%, Prontidão 70% e Sobrenatural 20%.

Vamos agora aos Laços, que são a representação do que conecta o Agente à própria Humanidade. Quanto mais Laços, mais difícil de o Agente adquirir traumas, e por isso as Profissões mais desafiadoras e exigentes permitem menos Laços. No caso do nosso Agente Federal iniciante, ele começa com 3 Laços com valor equivalente ao CAR do Agente. Vamos então considerar que ele possui como Laços os seguintes:

  • Amber, uma antiga frequentadora do mesmo grupo de autoajuda que acabou se tornando sua melhor amiga. CAR 10.
  • Seu aquário, com os diversos peixes que o Agente observa enquanto relaxa em casa. CAR 10.
  • Sua parceira na Agência Federal chamada Lilith, com quem nosso personagem se graduou na Academia e com quem ele teve a sorte de continuar atuando junto. CAR 10.

Vamos agora aos toques finais: nome, idade e nacionalidade. Como grande parte das estórias dos Mythos se passa nos EUA, vamos considerar nosso personagem inicial como estadunidense. Seu come será Veronica McAllister, e sua idade será 28 anos, considerando que ela teve alguns poucos anos de serviço oficial para a CIA, sendo depois recrutada para a Delta Green após um evento que quase a eliminou da existência. Até poderíamos criar algumas Motivações, mas vamos ficar só no básico do personagem mesmo.

E agora você já tem seu Agente pronto para jogar a primeira partida de Delta Green RPG!

NOME

Veronica McAllister

PROFISSÃO

Agente Federal

EMPREGADOR

CIA

NACIONALIDADE

EUA

SEXO

Feminino

IDADE

28

EDUCAÇÃO E HISTÓRICO PROFISSIONAL

Bacharel em História, Mestra em Psicologia Forense

Investigador do Oculto nas horas vagas

ESTATÍSTICAS VALOR x5 LAÇOS VALOR
Força (FOR) 13 65% Amber (melhor amiga) 10
Constituição (CON) 14 70% Aquário de peixes 10
Destreza (DES) 10 50% Agente especial Lilith 10
Inteligência (INT) 10 50%
Poder (POD) 15 75%
Carisma (CAR) 10 50%
ATRIBUTOS DERIVADOS VALOR MOTIVAÇÕES E TRANSTORNOS MENTAIS
Pontos de Vida (PVs) 14
Força de Vontade (FV) 15
Sanidade (SAN) 75
Ponto de Ruptura (PR) 60
Armas de Fogo 50% Ciência Forense 50% Direção 50% Persuasão 50%
Burocracia 40% Combate Desarmado 60% História 50% Prontidão 70%
Busca 50% Criminologia 50% HUMINT 60% Sobrenatural 20%
Ciência da Computação 50% Direito 30% Ocultismo 50%

Visite o site da RetroPunk e compre já seu exemplar para viver aventuras sinistras em um ambiente de conspiração lovecraftiana: PÁGINA DE COMPRA DE DELTA GREEN RPG.

Você pode também nos ajudar a movimentar o RPG fazendo parte do nosso Patronato. Mas se não puder, tudo bem! Venha fazer parte da nossa comunidade, começando pelo YouTube por exemplo.

Guia de Criação de Personagem para 3DeT Victory

3DeT Victory saiu a pouco tempo e já tem muito material de adaptação, para os mais variados tipos de animes, inclusive aqui no Movimento RPG. O que não tinha, até agora, é um Guia de Criação de Personagem.

Mas esse problema acabou.

Eu te garanto que é mais simples e rápido que em Baldur’s Gate 3

Fazer personagens é comum em 3DeT Victory

Para fazer um personagem em 3DeT Victory, primeiro precisamos pensar no que compõe ele, ou seja, uma ideia de personagem. Cada personagem no jogo começa com 10 pontos e da categoria Ningen, então temos 10 pontos para gastar que vamos usar em nosso personagem.

Sim, megaaaa original…

1 – Nome do Personagem

Então, vamos pensar em um personagem mega original, baseado na ideia do video de Guia de Criação de ficha para 3DeT que fizemos para o youtube do Movimento RPG; O Vegetinha.

Vegeta 0N

1.5 – Arquétipo

O arquétipo é um conjunto de vantagens e desvantagens que seguem certos arquétipos (entendeu?) de personagens. Então eu não preciso pegar um arquétipo para fazer um personagem daquele tipo, mas para facilitar a nossa ficha, nós vamos usar. Como Vegetinha veio de um planeta fora da terra, vamos dar a ele o arquétipo Alien. Que custa 1pt e dá as vantagens TalentoXenobiologia e a desvantagem Inculto.

Em Talento, vamos pegar a vantagem Forte, porque se tem algo que o Vegetinha é, é forte. E como Xenobiologia depende de termos uma vantagem, vamos escolher qual vantagem terá esse beneficio depois. A desvantagem Inculto vem junto no conjunto, então já colocamos isso nas desvantagens.

Vegeta 1N

P0, H0, R0; PA 0, PM 0, PV 0

Perícias:

Vantagens: Talento (Forte), Xenobiologia ()

Desvantagens: Inculto

Um pouco mais forte e ele fica assim.

2 – Atributos

Há três atributos em 3DeT Victory; Poder, que define seu poder físico e mental, sua capacidade de bater em coisas e influenciar pessoas. Habilidade, que define sua agilidade física e sua capacidade de pensamento rápido e Resistência, que define sua vitalidade e resiliência física e mental.

Vegetinha é alguém forte, porém não muito carismático, bastante ágil e resistente. Então vamos dar a ele Poder 2, Habilidade 3 e Resistência 2. Com esse valores, já temos os valores de Pontos de Ação, Pontos de Mana e Pontos de Vida; Os pontos de ação são iguais ao valor de Poder. PM e PV são iguais a 5x a Habilidade e Resistência, respectivamente.

Vegeta 8N

P2, H3, R2; PA 2, PM 15, PV 10

Perícias:

Vantagens: Talento (Forte), Xenobiologia ()

Desvantagens: Inculto

3 – Perícias

As perícias definem o que o seu personagem sabe fazer, basicamente. Vegetinha é um guerreiro e isso é o que define ele, então ele só terá a perícia Luta.

Vegeta 9N

P2, H3, R2; PA 2, PM 15, PV 10

Perícias: Luta

Vantagens: Talento (Forte), Xenobiologia ()

Desvantagens: Inculto

GALICK HOOOOOOO!

4 – Vantagens

Como vantagens, precisamos pensar o que categoriza o personagem. Vegetinha é alguém muito rápido, então vamos dar para ele a vantagem Aceleração, ele é um exímio guerreiro, então podemos dar Ataque Especial (Poderoso) para ele. E enfim, vamos pegar Grimório I para pegar a técnica Disparo de Energia, que vai ser o famoso Galick Ho! E que também vai ser a vantagem que vai ser beneficiada por Xenobiologia.

Vegeta 12N

P2, H3, R2; PA 2, PM 15, PV 10

Perícias: Luta

Vantagens: Aceleração, Ataque Especial (Poderoso), Grimório I, Talento (Forte), Xenobiologia (Disparo de Energia)

Desvantagens: Inculto

Técnicas: Disparo de Energia

Em algum momento, o orgulho deve ser superado.

5 – Desvantagens

Passamos dos nossos pontos disponiveis para fechar 10, por isso, vamos ter que pegar duas desvantagens para compensar e fechar nossos pontos. Como o máximo de pontos que posso ter por desvantagens são 2, é o número que precisamos. Como um Alien muito orgulhoso, é dificil lidar com o Vegetinha, então ele é bem Antipático. E também por ser orgulhoso, Vegetinha vive por um Código de Combate, já que ele não enfrenta qualquer um.

Vegeta 10N

P2, H3, R2; PA 2, PM 15, PV 10

Perícias: Luta

Vantagens: Aceleração, Ataque Especial (Poderoso), Grimório I, Talento (Forte), Xenobiologia (Disparo de Energia)

Desvantagens: Antipático, Código de Combate, Inculto

Técnicas: Disparo de Energia

Conclusão

Assim, fechamos nosso personagem mega original para 3DeT Victory! Espero que tenham gostado desse guia e que acompanhem as nossas matérias no MRPG!


3DeT Victory já está disponível para compra, fique por dentro da coluna Dentro da Arca para mais contéudos de 3DeT Victory!

Se for comprar seu 3DeT Victory, use o nosso código mrpg10 para receber 10% de desconto!

Por último, mas não menos importante, se você gosta do que apresentamos no MRPG, não se esqueça de apoiar pelo PicPay, PIX ou também no Catarse. E com isso, torne-se um Patrono do Movimento RPG e tenha benefícios exclusivos! Ou então, apoie nossa revista digital, a Aetherica através deste link!

Se está aqui, mas prefere Tormenta20 e A Lenda de Ghanor, se liga na Área de Tormenta, o espaço especial dedicado apenas à Tormenta20 e o que remete a ele! E acompanhe também as outras sessões, por favor!

Texto e Arte da Capa: Gustavo “AutoPeel” Estrela

Revisão: Isabel Comarella

Ducado Verona – Guia de Construção de Personagem

Saudações, rpgista! Se você é iniciante em Ducado Verona e quer embarcar em sua primeira aventura neste fascinante mundo de fantasia medieval, este guia de construção de personagem é para você. Vamos explorar passo a passo como criar um personagem completo, desde as escolhas iniciais até os últimos detalhes que darão vida a seu personagem neste universo rico e cativante.

Criando Personagens em Ducado Verona

Primeiro é importante salientar que a recomendação do jogo é criar o personagem seguindo as tabelas descritas do jogo, com rolagens de dados e ao acaso. Claro que você é livre para criar seu personagem conforme achar melhor, podendo escolher livremente suas opções, ou se permitir criar um personagem pelo acaso. Para o Guia, tentarei seguir a dinâmica proposta pelo jogo em si.

Passo 1: Defina o Arquétipo

O primeiro passo é definir o Arquétipo do seu personagem. O Arquétipo representa o papel geral que seu personagem desempenhará no mundo de Verona. Você pode escolher um Arquétipo na tabela da página 9 ou rolar 1d10 para deixar o destino decidir.

Para o exemplo do guia, vou rolar 1d10 para definir o Arquétipo do nosso protagonista. Rolando o dado, consegui um resultado de 4. Com isso, o Arquétipo do personagem é Comerciante, um personagem cujos “bolsos clamam por mais moedas; venda e compra são seus passos”.

Passo 2: Verifique a Trama Pessoal

A Trama Pessoal é a história íntima que motiva e impulsiona o protagonista. Ela define o que o personagem busca ou o que o atormenta. Você pode escolher ou rolar na tabela da página 10. Seguindo a ideia inicial para o guia, vou rolar a Trama Pessoal do nosso comerciante em 1d10, cujo resultado foi 2.

A Trama Pessoal é divida Algo Aconteceu: Um ritual será feito, porém não se sabe onde” e Você Precisa: “Descobrir quem é o culpado.” E assim a Trama Pessoal do Comerciante passa a ser descobrir o misterioso culpado do ritual que será feito em local desconhecido.

Passo 3: Escolha Três Habilidades

As Habilidades são as capacidades especiais do seu personagem. Elas moldam como o personagem interage com o mundo, permitindo realizar ações com maior eficácia. Consulte a lista de Habilidades na página 11 e escolha três que combinem com o seu Arquétipo e Trama Pessoal.

Para o Comerciante do exemplo, que está investigando um ritual cujo culpado precisa ser descoberto, vou escolher as seguintes:

  1. Comércio: já que o personagem é um comerciante, nada mais obrigatório, não?
  2. Investigação: Vai ajudar a resolver sua motivação pessoal, sua macro trama, e ainda pode ser um recurso valioso para angariar novas mercadorias para vender.
  3. Alquimia: De alguma forma o personagem precisaria se envolver nas questões referentes aos rituais. Por ser um comerciante investigativo, talvez seja interessante ser também um alquimista que venda poções e elixires.
Passo 4: Recheie sua Mochila com Pertences

Os Pertences são os itens que seu personagem carrega consigo. Eles incluem armas, equipamentos, e outros recursos que podem ser úteis durante a jornada. Um personagem inicial pode começar com 3 itens entre uma Arma corpo a corpo, uma Ferramenta, uma Vestimenta, uma Mochila e um Burrico. Claro, você é livre para mudar a ordem conforme achar melhor para seu personagem!

Para o exemplo, os itens do Comerciante serão:

  1. Arma Corpo a Corpo: Uma adaga, afinal viajar tem seus riscos!
  2. Proteção: Uma armadura Ordinária de couro, usual de viajantes aventureiros.
  3. Mochila: Para aumentar o limite de itens e carga.

Caso alguma Vantagem em Dinheiro vá ser aplicada aos personagens ou ao grupo, só fazer a equivalência de valores com as tabelas das páginas 13 e 14 e pegar mais equipamentos. No exemplo, vou me ater ao básico!

Passo 5: Dê Vida ao Personagem

Agora é hora de dar os toques finais no personagem, anotando seu nome e detalhes pessoais na Ficha de Personagem. Esses detalhes incluem características físicas, personalidade, e qualquer outra informação que traga o personagem à vida.

O personagem criado até aqui se chamará Lorenzo di Verona. Ele é um homem na casa dos trinta anos, de pele morena e olhos cansados, com cicatrizes de antigas aventuras e uma determinação inabalável. Ele veste roupas de couro típicas de viajantes aventureiros, além de sua fiel mochila cheia de itens dos mais diversos.

Passo 6: Definir a Macro Trama

Após todos os jogadores terem criado seus personagens, é hora de definir a Macro Trama, que será o pano de fundo para a história compartilhada. Essa trama unirá os personagens em uma missão ou objetivo comum. Utilize a tabela da página 10 para definir a Macro Trama, e decidam juntos onde a jornada começará, conforme as opções na página 43.

Esse momento já é feito em conjunto com toda a mesa, incluindo Mestre ou Narrador. Assim como o feito com a Trama Pessoal, basta fazer a rolagem e estabelecer a Macro Trama pela tabela (claro, se esquecer que vocês são totalmente livres para escolher uma das opções ou criar as suas próprias).


Ficha Completa do Personagem:

Nome: Lorenzo di Verona

Arquétipo: Comerciante

Trama Pessoal: Um ritual será feito, porém não se sabe onde, é preciso Descobrir quem é o culpado

Habilidades:

  1. Comércio
  2. Investigação
  3. Alquimia

Pertences:

  1. Arma Corpo a Corpo (adaga)
  2. Proteção (ordinária)
  3. Mochila

Descrição Física: Homem de trinta anos, pele morena, olhos cansados, cicatrizes visíveis, vestindo roupas de viagem e uma capa surrada.

Personalidade: Determinado, resiliente, com um forte senso de justiça e lealdade aos que ama.

Conclusão

Criar um personagem de Ducado Verona é tão simples como rolar alguns dados e anotar alguns resultados, literalmente! E o próprio guia te pega pela mão te conduzindo na criação desse personagem, de forma suave e dinâmica, e que pode ser completada em poucos minutos.

Experimente! Crie o seu personagem, coloca ele aí nos comentários! Vamos criar um acervo gigante de possibilidades de personagens para se aventurar no Ducado!

Mas não deixe de continuar acompanhando aqui o MRPG! Afinal de contas eu não parei aqui, e tem muita coisa bacana ainda esse ano por vir! Tem os textos da  Liga das Trevas, as adaptações da Quimera de Aventuras, os jogos da Tria Editora e muito mais!

Runecairn Wardensaga – Guia de Criação de Personagem

Já pensou em jogar um jogo pós-apocalíptico nórdico? Este é Runecairn Wardensaga, um RPG baseado em Elden Ring e outros Soulslike.

O jogo é criação da By Odin’s Beard RPG e você pode encontrá-lo no itch.io. Como dito, é um jogo de fantasia nórdica com elementos de Dark Souls e Elden Ring, num cenário pós-apocalíptico 

Vamos aprender a criar um Adventurer, ou aventureiro, em tradução livre. Tudo é bastante simples neste sistema que tem como base o NSR, New School Revolution e foi feito para que seja jogado com 1 mestre e 2 jogadores.

1 – Nome e Aparência.

Para alguns a parte mais difícil da criação do personagem, para outros, nem tanto. O livro sugere que você comece escolhendo o nome do seu Adventurer, de preferência que ele tenha nomes dentro do contexto do cenário, ou seja, nórdicos. Há uma tabela na página 82 do livro com nomes. Após a escolha, você deve rolar 1d10 para cada tabela na página 82 e 83, para definir suas características físicas e pessoais. 

Minha personagem tem como nome Astrid. Vamos às características então, vou rolar todas elas e vou anotando. Physique: Short. Skin: Freckled.( Sardas )  Hair: Matted ( Cabelo Emaranhado ). Face: Square. Speech: Formal. Virtue: Ambitious. Vice: Rude.  Assim então, nasceu a nossa personagem, baseada nas rolagens de nomes e características físicas e de personalidade. Particularmente, curti! 

2 – Atributos

Agora é um dos momentos mais importantes da criação do personagem: os atributos. Eles são feitos com base em suas rolagens. São 3d6 para cada atributo e são 4. Strength, que é a força do personagem. Dexterity, que é a agilidade. Wits, que representa a sabedoria e a capacidade de conjurar magias e por último, Spirit, que é o carisma do personagem. As rolagens são feitas por ordem de cada atributo e você pode escolher trocar 2 resultados, por ordem. 

Rolagem dos atributos por ordem: 12, 15, 11 e 17. Talvez o personagem mais forte que já criei! Não vou alterar nada, vai ficar nesta mesma ordem dos atributos, gostei de como ficou e achei perfeito para o que tenho em mente.

3 – Vigour e Vitality 

Outro momento importante da criação da ficha, talvez mais até que os atributos. Vigour e Vitality são essenciais para seu personagem. Vigour é a determinação do seu personagem, a força de vontade dele. Toda vez que seu personagem morre, você perde 1 ponto de Vigor, se chegar a 0, seu personagem morre e você precisa criar outro. Por outro lado, Vitality mostra o quão saudável é seu personagem. A junção desses dois atributos forma o atributo Resilience que é de extrema importância também, veja a seguir. Rola 1d6 para Vigour e 1d6 para Vitality para determinar o valor dos dois atributos.

Vamos as rolagens de Vigour: 3. E agora Vitaliy: 4. Até que não foi tão ruim, claramente que poderia ter sido melhor, mas tenho 3 vidas. Isso vai me ajudar bastante. 

4 – Resilience

Resilience é a sua capacidade de evitar ataques no combate. Quanto maior, melhor. A soma de Vigour e Vitality é a sua Resilience. Quando ela chegar a 0, seu personagem começa a tomar dano direto em seus atributos, no caso em Strength. Quando isso ocorre, você deve fazer um salvaguarda contra a morte. Você rola 1d20, se cair abaixo do valor de Strength atual, você ainda está vivo, caso o resultado seja maior que o seu valor de Strength, seu personagem morre e renasce na bonfire mais próxima, perdendo 1 ponto de Vigour.

Somando meu Vigour que é 3 e minha Vitality que é 4, minha Resilience é 7. É um número bom, mas claramente poderia ser melhor, não vou reclamar, pois, tenho jogadores que jogam comigo que tem números bem baixos, então, tá tudo bem! Vamos seguir.

5 – Escolhendo sua classe.

São quatro classes básicas que você deve escolher. Warrior, Scout, Skald e Seer, porém, as classes aqui são bem diferentes dos outros RPGs tradicionais. Você pode alternar suas classes ao longo da aventura, afinal, elas são definidas como “Key Items”, ou traduzindo livremente, itens chaves. Um Warrior só é um warrior, se estiver usando um escudo, por exemplo. Ou seja, ao decorrer da jornada você pode se adaptar e alterar seu estilo de jogo e utilizar outras táticas. 

Escolhi a classe Scout. Como item chave, eu tenho Hunting Knives, além disso o meu personagem vem com outros equipamentos. Estes são: Quilted Cloth, Elm Shortbow, Fire Oil e Skeleton Key. Cada arma me dá uma habilidade diferente, para sobreviver a este mundo fragmentado. Esta será a aventura de Astrid, a Exploradora e sua história de sobrevivência e conhecimento, até ela encontrar a morte e eu fazer outro personagem! 

Runecairn Wardensaga também pode ser jogado de maneira solo e dentro do livro há também uma sessão para criar uma masmorra. O livro apesar de curto, tem bastante conteúdo, além de conter duas classes adicionais e outras regras para mais jogadores também. Se você gosta de desafios e jogos com a temática Soulslike como eu, você precisa jogar e conhecer este RPG.

Fica a minha recomendação da minha aventura baseada na Divina Comédia, da qual eu uso este sistema para fazer com que os jogadores atravessem o Inferno descrito por Dante. 

Por último, mas não menos importante, se você gosta do que apresentamos no MRPG, não se esqueça de apoiar pelo PicPay, PIX ou também no Catarse. E com isso, torne-se um Patrono do Movimento RPG e tenha benefícios exclusivos! Ou então, apoie nossa revista digital, a Aetherica através deste link!

Sair da versão mobile