A série canônica de Skyfall RPG continua. E no episódio O Rei sem Trono #05, o covil das bruxas se revela, um novo aliado surge e um intenso combate acontece.
A Barca Yaga
Após os acontecimentos do último episódio de O Rei Sem Trono. Ênio Paudoleste (Ramon Mineiro), Cururu (Marquinhos Michelin), Cinabri (Nerissa) e Illyanariel (RPGdoFarol) se deparam com uma barca casa com pés grandes de flamingo.
Adentrando a porta da barca, o grupo percebe uma figura se aproximando com curiosidade em relação ao local. Cleber (Luiz Busquinha), um sanguir ocultista, se apresenta e informa ao grupo que está curioso com a região mágica em que se encontram e pretende realizar uma investigação. Juntos, os cinco aventureiros descem agora pelos corredores da Barca Yaga.
Como quase toda porta em Opath, o espaço interno é muito maior do que aparenta do lado de fora. Ao final dos corredores o grupo percebe que se encontra em uma vasta caverna com lagos e musgos. Mais adiante, o grupo avista uma pequena anuro vestida com trajes de bruxa.
A Bururuxa e os Sapos Ninjas
Quando abordada, a pequena velha bruxa se apresenta como Bururuxa e começa a contar ao grupo o motivo de Cinabri ter sido amaldiçoada como górgona. No entanto, a velha é interrompida por um machado que voa em sua direção e a acerta no ombro. O grupo avista anuros vestidos de ninja, e um combate se inicia.
Os Sapos Ninjas demonstram ser velozes e sagazes, mas não são páreo para a força do grupo, que rapidamente subjuga seus inimigos. No entanto, a Bururuxa, que estava machucada, é surpreendida por um aparente ritual realizado com o machado, que começa a transformá-la em várias cabeças de ganso, invocando uma Hidra-Ganso enorme.
A Hidra se mostra implacável em seus turnos, atacando inúmeras vezes seus alvos e provando ser um inimigo superior ao grupo. Cinabri investiga a criatura hostil em busca de uma forma de desfazer o ritual e descobre que o ritual foi realizado quando algo foi sacrificado para que a Hidra-Ganso aparecesse. Ela repassa ao grupo que agora buscam na caverna o objeto usado no sacrifício para desfazer o ritual.
Enquanto os sapos ninjas batem em retirada, um corpo rola até o grupo em meio ao caos, o corpo da Bururuxa desacordada. Os personagens se olham confusos, e a resolução desse conflito só veremos na próxima resenha de O Rei sem Trono.
Considerações
Os elementos do mundo de Skyfall sempre cativam, como vimos no episódio de hoje, onde exploramos coisas como as dimensões de bolso e a aleatoriedade de uma velha bruxa ser transformada em uma Hidra com cabeças de ganso ao ser atacada por sapos ninjas. É sempre surpreendente. O Rei sem Trono – Skyfall RPG é uma série perfeita para se divertir e também para material de estudo de como criar seu mundo, prender o público e contar uma boa história.
Por Fim
Você pode assistir essa aventura na íntegra no canal do Mestre PedroK nas segundas feiras as 20:30 e encontrada em seu canal no Youtube.
Skyfall RPG como um livro está de volta e você pode fazer parte da construção desse sistema/cenário através da revista D20Saga, ao adquirir a revista você recebe acesso ao PlayTest mensal de Skyfall RPG além de um formulário de feedback.
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A série canônica de Skyfall RPG continua. E no episódio O Rei sem Trono #04, novos aliados surgem e uma dura jornada começa até a bruxa do pântano.
Novos Aliados
Após os acontecimentos do último episódio de O Rei Sem Trono. Ênio Paudoleste (Ramon Mineiro), Boris (Marquinhos Michelin), Silas Cicatriz (Roxo) e Illyanariel (RPGdoFarol) investigando o local onde supostamente um ritual foi realizado. Silas e Boris decidem se aposentar e continuar a investigação fora da linha de frente ao retornarem para Maruma.
O episódio começa com Ênio e Illyanariel indo até seu novo aliado para descobrir como ter uma audiência com a família real para continuar a investigação sobre o príncipe Brin. Ao chegar eles se deparam com um curioso Anuro. Sapo Cururu (Marquinhos Michelin) se apresenta como sobrinho do Príncipe Exilado que busca vingança pelo seu tio transgressor. Cururu informa que para ter uma audiência com a corte, será necessário realizar um favor digno para ela. No entanto, para cumprir essa tarefa, eles precisam visitar uma bruxa que vive em um pântano ao norte de Maruma. Após alguns momentos, o grupo é interceptado pela última aliada.
Uma Sanguir Górgona se aproxima do grupo e se apresenta como Cinabri (interpretada por Nerissa), o contato de Cururu que sabe como chegar até a Bruxa do Pântano. Agora, o grupo completo se prepara e parte em busca da Bruxa.
Raízes Protetoras
O caminho até o pântano ocorre sem problemas, mas logo na entrada do pântano, a dificuldade de locomoção se intensifica devido à alta concentração de lama e água. Após algum tempo o grupo identifica um perigo iminente, raízes enormes que emergem do fundo do pântano e atacam qualquer coisa que se mova acima da superfície da água. Os aventureiros se deparam com uma escolha: atravessar essa planície inundada, arriscando-se a serem atacados pelas raízes, ou dar a volta, o que custaria um bom tempo de sua jornada. O grupo decide atravessar nadando por baixo da água, evitando assim o risco de serem atacados pelas raízes.
Complicando
Cururu atravessa a região das raízes sem problemas, afinal, anuros conseguem respirar em águas doces. O segundo a atravessar é Illy que nada sem problemas. A terceira criatura a atravessar é a alpaca Batata, que, ao atravessar não consegue resistir ao fôlego e respira fora da água. Ao fazê-lo, as raízes atacam e tentam sufocar o animal. O combate se instaura, e durante os ataques do grupo nas raízes, eles percebem que embaixo delas bulbos se projetam, indicando serem a origem das raízes. Os heróis então focam seus ataques nos bulbos e, após duros rounds de combate conseguem destruir o último bulbo, assim eliminando todas as raízes.
Com a aparente calmaria, o grupo decide descansar em um terreno logo à frente. Durante o descanso, eles percebem patas de um grande flamingo se aproximando. A casa da Bruxa surge à vista, e o grupo anseia pelo encontro, que acontecerá somente no próximo episódio de O Rei sem Trono.
Considerações
No episodio de hoje fica evidente os perigos que o cenário apresenta e também é apresentado como a narrativa avança após aposentadorias nos personagens que protagonizam ela. O elenco sempre dando um show de atuação e nos apresentando um ótimo entretenimento ao final de um dia exaustivo de segunda-feira. O Rei sem Trono – Skyfall RPG é uma série perfeita para se divertir e também para material de estudo de como criar seu mundo, prender o público e contar uma boa história.
Por Fim
Essa aventura pode ser assistida na íntegra no canal do Mestre PedroK nas segundas feiras as 20:30 e encontrada em seu canal no Youtube.
Skyfall RPG como um livro está de volta e você pode fazer parte da construção desse sistema/cenário através da revista D20Saga, ao adquirir a revista você recebe acesso ao PlayTest mensal de Skyfall RPG além de um formulário de feedback.
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A série canônica de Skyfall RPG continua. E no episódio O Rei sem Trono #03, um novo aliado surge e novos mistérios são revelados.
Guerreiro do Inverno.
Após o difícil combate do último episódio de O Rei Sem Trono, o grupo composto por Ênio Paudoleste (Ramon Mineiro), Boris (Marquinhos Michelin) e Silas Cicatriz (Roxo) investiga os corpos dos anuros e descobre que a modificação não natural do Bufonin que atacava as caravanas estava relacionada ao Composto C, o reagente que o grupo está investigando, juntamente com o paradeiro do príncipe exilado Brin.
O novo Aliado.
É nesse momento que uma figura encapuzada se aproxima e se identifica como Illyanariel (interpretado por RPGdoFarol), um Elfo Sombrio da corte do inverno. Após o grupo confrontá-lo devido à sua visita inesperada e conveniente, o elfo informa que também está procurando Brin por causa do assassinato de seu mestre, que, ao que tudo indica, tem envolvimento com o Príncipe Anuro.
O grupo segue os rastros que seriam do Príncipe e chegam a uma ponte sobre um campo aberto onde ovelhas pastam e uma estrutura circular chama a atenção. Em Skyfall RPG, círculos são sinônimos de rituais de invocação e perigo. Sabendo disso, o grupo decide investigar.
Provas concretas indicam que um ritual de invocação aconteceu no local, transportando uma estrutura que existia anteriormente para outra região. Antes de continuar a investigação, uma Aberração Flutuante feita de carne aparece e confronta o grupo.
Eco
O combate se inicia e o grupo derrota a criatura rapidamente, enquanto as ovelhas ao redor, comportando-se de maneira estranha começam a explodir. Após a derrota da criatura, uma estranha sombra aparece, um humanoide inteiramente feito de sombra com símbolos vermelhos em seu corpo. O grupo identifica a sombra como um Eco, um arauto da Sombra, uma criatura que vendeu sua alma à Entidade. A Sombra se manifesta e expressa a intenção de matar o grupo, iniciando um novo combate.
O arauto começa invocando a Aberração novamente e avança contra o grupo, que se defende e utiliza estratégias de posicionamento para obter vantagem. Com essas táticas, os heróis derrotam o Eco e sua Aberração, permitindo que retomem sua investigação. Minutos após o conflito, Boris conclui que Brin esteve no local e seguiu adiante na estrutura circular. Além disso, descobre que o Príncipe Anuro se dividiu em dois e o que foi dividido seguiu o caminho da ponte. Ao comparar as pegadas do Eco com as pegadas deixadas por Brin, Boris conclui que são da mesma pessoa, indicando que Brin de alguma forma separou sua própria sombra de seu corpo.
O Retorno
O grupo reflete sobre os próximos passos e decide que a melhor opção é retornar a Maruma e informar a guarda real sobre a situação. Após sua descoberta, Boris decide se aposentar da aventura, pois agora ele está sem sombra e incapaz de receber cura por meios mágicos.
Outro personagem opta por se aposentar , Silas, que também foi prejudicado nas últimas cenas e percebe que a linha de frente não é para ele. Ele dá sua arma a Ênio como presente e decide encerrar sua jornada. Quanto a Ênio, ele ainda não decide se continuará com seu objetivo.
A última cena do episódio mostra o grupo voltando de barco para Maruma, refletindo sobre todos os acontecimentos até agora.
Considerações
A história está atingindo um ponto muito interessante na proposta do cenário, a aposentadoria dos personagens. Nos próximos capítulos, veremos como esse elemento contribui para a narrativa e se de fato gera o impacto proposto pelo sistema de Skyfall RPG. Em contrapartida, os elementos narrativos continuam a todo vapor e nos entregam uma história envolvente. O Rei sem Trono – Skyfall RPG é uma série perfeita para se divertir e também para material de estudo de como criar seu mundo, prender o público e contar uma boa história.
Por Fim
Essa aventura pode ser assistida na íntegra no canal do Mestre PedroK nas segundas feiras as 20:30 e encontrada em seu canal no Youtube.
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A série canônica de Skyfall RPG continua. E no episódio O Rei Sem Trono #02, ocorrem eventos catastróficos que provavelmente mudarão completamente o rumo dos próximos capítulos dessa história.
Combate Aquático.
Retornando de onde pararam, no último episódio de O Rei Sem Trono, o grupo composto por Ênio Paudoleste (Ramon Mineiro), Boris (Marquinhos Michelin ) e Silas Cicatriz (Roxo) localizam os bandidos que aterrorizam as estradas que levam a Maruma. Agora, precisam emboscá-los e o fazem com sucesso. Elaboram uma estratégia quase perfeita, atraindo a maioria dos inimigos anuros para uma plataforma de terra que se descola da beira do penhasco. Explodem a plataforma, causando sérios danos aos inimigos e arremessando-os na água. Dos 7 inimigos, 1 morre e 3 ficam feridos. Entre os inimigos, havia 1 Anuro enorme, 4 Anuros combatentes e 2 conjuradores. O plano é bem-sucedido e 3 combatentes são feridos, além da eliminação de um dos conjuradores. Tudo parecia estar indo bem até que o Anuro enorme, evidentemente modificado por algo mágico, pula em direção ao grupo com uma força não natural, como sugerem os relatos que levaram o grupo até o local.
Complicando a situação.
A segunda rodada do combate começa com o Anuro Bufonin modificado saltando até o grupo e causando sérios danos no turno seguinte, enquanto os combatentes começam a cercar o grupo. Silas se destaca nesse momento com sua magia Tufão, que arremessa o grande Bufonin para longe do grupo em direção à queda que leva ao rio. No entanto, isso veio com um custo, 1 pedaço de sua alma negociada com a Sombra.
As rodadas seguintes seguem com o grupo de heróis matando a maioria dos combatentes e derrotando o Anuro Bufonin. No entanto, isso ocorre com um custo elevado de pontos de vida tirados de Ênio, que, ao receber um golpe fatal mesmo cedendo um pedaço de sua alma para a Sombra, não foi suficiente para evitar sua queda. Rapidamente, Boris arremessa uma poção de cura, acordando o aliado caído, e a rodada prossegue com apenas o conjurador anuro e um combatente restante. Danos consecutivos são disparados de ambos os lados, e em um ato de desespero, o conjurador utiliza a magia de Tufão para arremessar Boris do penhasco até o rio. Boris, com poucos pontos de vida e enfrentando a morte iminente, teve que fazer a escolha difícil de dar todos os seus pontos de sombra, ou seja, sua alma inteira para sobreviver e continuar sua jornada com o grupo. Em seguida, Batata, a alpaca de Ênio, dispara um cuspe de ácido certeiro, matando o conjurador. Com isso, Silas negocia o fim da luta com o combatente restante, que foge da vista do grupo. Com a vitória parcial no conflito, o grupo se vê diante da carnificina enquanto a história continua para o próximo episódio de O Rei sem Trono.
Considerações
O episódio de hoje definiu, se não estava claro antes, a tragédia iminente que define SkyfallRPG. O grupo vence o combate, mas a um custo alto. É importante lembrar que sem alma (pontos de sombra), o personagem não pode recuperar pontos de vida por meio de efeitos mágicos. Portanto, o que será do grupo agora?
O Rei sem Trono – Skyfall RPG é uma série perfeita para se divertir e também para material de estudo de como criar seu mundo, prender o público e contar uma boa história.
Por Fim
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Criado pelos game designers Jonathan Gilmour (Dead of Winter, Atari: Centipede/Missil Command/Asteroids) e Doug Levandowski (Gothic Doctor, Seven Minutes in Hell), Kids on Bikes é um sistema de RPG narrativo colaborativo. Onde “você assumirá papéis de pessoas comuns lidando com forças estranhas, amedrontadas e excepcionalmente poderosas que você sequer pode derrotar, controlar ou entender. A única maneira de encará-las será trabalhando em conjunto. Usando suas forças e sabendo quando você só terá de correr o mais rápido possível.” tradução própria
Inspirado em Super 8 e The Goonies, Kids on Bikes traz toda a nostalgia da infância com um toque sobrenatural. Onde tudo e qualquer coisa pode acontecer, até mesmo numa pequena cidadezinha.
O Universo
O universo de Kids on Bikes é contemporâneo e, ao mesmo tempo, retrô. Explorando uma passagem do tempo onde adolescentes estavam ocupados demais em suas bicicletas. A procura de aventuras no lugar de estarem vidrados em telas de celulares. Ou poderem pesquisar por motivos racionais e científicos para entender o que pode estar acontecendo com a gravidade. Não somente isso, ele proporciona uma experiência “pé no chão”. Mesmo com os encontros com as entidades paranormais, visto que as motivações e acontecimentos podem ser os mais rotineiros possíveis. Como procurar pelo cachorro do seu melhor amigo que desapareceu ou o motivo pelo qual o seu fliperama favorito veio a fechar. Afinal de contas, o universo das tramas é protagonizado por pessoas normais, com vidas normais, que estavam tentando viver suas rotinas em cidades pequenas até se depararem com essas criaturas.
Ademais, o sistema conta com a estratégia de um worldbuilding coletivo. Onde todos os envolvidos — players e mestres — podem se ajudar a elaborar todo o cenário fictício em que contarão essa história, tornando o universo ainda mais imersivo.
O Sistema
Kids on Bikes possui um sistema simplificado, sendo menos de 80 páginas em seu livro de regras comum. Seus atributos serão representados por um dado em específico. Que varia de 1d4 a 1d20, baseado em competência: quanto maior for o dado representando o atributo, mais capaz será o jogador.
Além disso, até os resultados baixos têm chances de sucesso, onde qualquer resultado máximo trará uma possibilidade de re-rolagem de dados. Na forma mais simples de ver, podemos idealizar que, em uma fuga, caso a dificuldade estabelecida seja 14 e um personagem possui um dado d8 para o atributo de agilidade, em um caso de resultado inicial 8, esse mesmo terá de rolar novamente, adicionando esse novo valor ao seu resultado. Ainda no exemplo, após essa rolagem crítica, caso o personagem role novamente e acabe tirando um 4, seu resultado será uma falha. No entanto, caso ele tire um valor que, somado ao seu valor de crítico, torne-se maior que 14, ele será bem sucedido.
É possível também a criação de um personagem com superpoderes. Assim como a Eleven de Stranger Things, que será controlado em conjunto por todos os jogadores, podendo decidir entre si o que ele fará e que poderes esse personagem pode utilizar!
Criação de Personagem
Em Kids on Bikes, o que mais importa não é somente o que você pode fazer, mas o que você é. Assim, é necessário que você escolha se você é uma criança — menor de 13 anos —, um adolescente ou um adulto e um “tropo” para seguir (como A Garota Popular, o Nerd do Clube de RPG, o Encrenqueiro, etc). Não somente isso, mas a criação de personagens também conta com perguntas cruciais não só para a compreensão do seu personagem, mas também para o universo e as relações entre personagens, o que fará a trama se tornar ainda mais interessante e imersiva.
Atributos
Todos os personagens terão seis atributos:
BRAINS: Conhecimento, inteligência. Determina o quão bom o personagem pode ser nos estudos e o quão rápido e bem ele pode resolver problemas que exigem intelecto.
BRAWN: Força bruta. É sobre o quão bom um personagem pode ser em habilidades que existem a força — não envolve lutar ou algo do tipo, há outro atributo para isso —, mas como ele consegue carregar ou quebrar as coisas e o quanto de dano ele pode aguentar. Também determina o quão intimidador aquele personagem pode ser.
FIGHT: Luta. É referente ao quão bom de briga um personagem pode ser com que armas ele sabe usar ou com que habilidades de luta ele conhece. É bom salientar que, mesmo que um personagem tenha um atributo de luta alto, ele só será bom realmente se ele já tiver experiências com aquela arma ou habilidade antes; caso seja o contrário, ele só será bom se tiver um treinamento apropriado.
FLIGHT: Agilidade. Determina o quão rápido um personagem pode ser, além do quão habilidoso ele pode ser em fugir dos próprios problemas, tornando-se mais difícil de capturá-lo.
CHARM: Carisma. Define o quão bom é o personagem nas questões de relações sociais, sendo bom de lábia e sabendo também como lidar ou ler as pessoas.
GRIT: Esse atributo determina o quão difícil é para “quebrar o personagem” de forma física ou emocionalmente, avaliando o quão bem ele pode lidar com situações que o pressionem e sua capacidade de se manter nos eixos, também determinando o quão inteligente — numa forma mais sábia — o personagem pode ser.
Estabelecendo Limites
Kids on Bikes possui um cuidado especial para assuntos delicados e promove que o jogador e o mestre sempre estejam em contato, incitando maneiras de consentimento para assuntos tratados na mesa e promovendo discussões sobre o que eles gostariam de ver na mesa, além de deixar claro o respeito que deve se manter não somente entre jogadores e mestres mas também ao público ouvinte, caso este for o caso.
Considerações Finais
Se você é o público que ficou vidrado em Stranger Things, Paper Girls, It – A Coisa e/ou consome muito do gênero Coming-of-Age, esse é o sistema perfeito para você.Pois é um sistema simples, com inúmeras possibilidades de criação e que lhe fará se sentir nostálgico e animado enquanto descobre os segredos de um lugar que você — o seu personagem — jurava ter conhecido antigamente.
Se estiver mais interessado em conhecer sobre o sistema, considere conferir a página inicial do projeto, clicando aqui para ser redirecionado ao site da desenvolvedora Hunters Entertainment.
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Com uma casa nova, Skyfall RPG retorna após um hiato na produção do sistema base para um dos maiores fenômenos da comunidade do RPG Nacional. A editora Ponycorn anunciará o financiamento coletivo em dezembro de 2023.
Skyfall vem lançando playtests através da revista D20 Saga, e nesta resenha, você ficará por dentro de tudo que o sistema tem para oferecer.
O céu ta caindo!
“A Primeira Grande Queda caiu em cima da capital Salim, no reino mágico de Lim’Sa; a segunda caiu em Törmund e decretou o fim dos Anões. E a Terceira? Essa será a última…”
— Professor Nyx, Reitor da Universidade Arcana de Opath .
Um universo criado por Pedro Coimbra (Mestre PedroK) e Silvia Sala (SilAndCrafts). Skyfall RPG traz um mundo repleto de magia, aventuras e perigos além de personagens únicos e melancólicos. Do gênero Trágico-Fantástico, Skyfall RPG é um jogo sobre heróis que lutam para tornar o mundo melhor enquanto aguardam um fim inevitável. Esse fim pode vir não apenas por causa das adversidades do cenário, mas também pelas Quedas, gigantes ilhas que caem do céu.
A Melancolia e os Legados
A Vida, a maior das Deusas, criou todos os seres vivos, humanoides ou não. Houve então, uma época em que o mundo de Op era harmônico e pacífico. Até que a Vida morre e todas as suas criações começam a desenvolver delírios por não conseguirem conceber a ideia de que a Vida morreu. Assim, o caos se instaura. As outras Deusas e Titãs vendo a criação da amada Vida começar a ruir, decidiram abraçar sua criação. Cada Deusa e cada Titã abraçou uma criatura humanoide diferente, e ao abraçar, as criaturas desenvolveram a Melancolia, uma forma de lidar com o luto e herdando parte da essência da Divindade que as abraçou.
Em Skyfall, as conhecidas “raças” são chamadas de Legados. Cada Legado tem uma melancolia diferente, além de dons e heranças que obtiveram por meio de sua cultura ou da essência que a divindade concebeu.
As Quedas
De forma inesperada o continente de Opath começou a ser bombardeado por ilhas que caem do céu e destroem a fauna e flora do local, estabelecendo uma nova região. As Quedas foram classificadas como Quedas Menores e Quedas Maiores ou Grande Queda, a primeira, ilhas de tamanho menores, com impactos menores, porém o suficiente para trazer novos minérios e recursos para a sociedade.
A primeira grande queda aconteceu sobre a cidade de Salim, a capital da Confederação de Lim’sa, destruindo a região e estabelecendo um novo local. Quando os primeiros exploradores chegaram, perceberam a presença de um material que ficou conhecido como Aetherium, extremamente versátil no uso de magias e o primeiro avanço magitec aconteceu no continente. A segunda grande queda veio algumas dezenas de anéis depois, obliterando Törmund, o reino dos anões e aterrorizando todos os reinos. Hoje, os estudiosos afirmam que a terceira será a última, decretando o fim inevitável do mundo.
O sistema de Skyfall RPG e suas regras
Antes de apresentar as regras é bom lembrar que o sistema está atualmente na sua versão 0.7 e algumas regras podem mudar antes da versão final do jogo. Ao final dessa resenha teremos o link para você obter a versão de jogo rápido.
Um sistema D20 compatível com Dungeons and Dragons 5º Edição.
Compatível com Dungeons and Dragons 5º Edição, Skyfall RPG traz o modelo padrão de testes com a clássica formula 1d20 + atributo + bônus, mas com uma construção de personagem totalmente diferente. Portanto, não é aconselhável combinar elementos nesses jogos; no entanto, você pode utilizar monstros, aventuras e algumas outras mecânicas em seu jogo. No futuro, irão publicar um Guia de Compatibilidade junto com o livro base.
Catarse
A principal mecânica de Skyfall é a Catarse. Uma reserva de recurso dramático chamado pontos de catarse, onde em qualquer rolagem em jogo, um personagem pode gastar 1 ponto e adicionar 1d6 ao teste ou dano, antes do mestre dizer a resolução final. Pontos de Catarse podem ser gasto também para recuperar outro recurso chamado Pontos de Ênfase.
Pontos de catarse são obtidos por 3 formas:
Tencionando a melancolia do personagem, ou seja, quando a melancolia do personagem afeta a cena.
Por decisão do grupo. Em cada cena 1 ponto de catarse é colocado na mesa e quando um personagem gerar uma cena marcante, o grupo pode escolher dar o ponto para o personagem.
Por recarga de habilidades dos inimigos poderosos. A clássica recarga por d6 usada em Dungeons and Dragons 5º edição é substituída pelo ponto de catarse. Quando um inimigo gastar sua habilidade, o mestre coloca um ponto de catarse na mesa, qualquer momento os jogadores podem pegar esse ponto e assim o inimigo recupera o uso de sua habilidade.
A Sombra
O maior mistério de Skyfall RPG sem dúvidas é a Sombra, uma entidade poderosa que sussurra nos corações dos heróis em momentos de necessidade. Todo personagem possui uma alma que reflete sua sombra. O personagem recebe Pontos de Sombra e pode usá-los para que a Sombra o auxilie em um momento de necessidade.
A Sombra é onipresente e quase onipotente. Ela pode ser chamada pelos personagens ou ela pode chamá-los quando vê uma oportunidade de fechar um acordo. Acordos sempre envolvem um custo: pedaços da alma do próprio personagem, em termos de regras, seus Pontos de Sombra. A cada ponto de sombra a alma do personagem fica menor, e sua sombra vai lentamente diminuindo. Quando sua sombra estiver menor do que a metade, o personagem irá se curar apenas metade por meios mágicos.
Ao chegar a 0 pontos de sombra, o personagem não irá mais se recuperar por meios mágicos e quando esse personagem morrer, além de uma morte horrível, sua alma pertencerá à Sombra.
Construção de personagens
Uma variedade de combinações altamente diversas é o que define esse sistema. O jogador pode escolher, além do seu Legado, um antecedente que define o background do personagem e traz habilidades únicas. Além disso, pode optar por uma das 3 classes que englobam os 3 arquétipos básicos de uma fantasia. Posteriormente, seleciona uma trilha que aprofunda as habilidades do personagem.
Atributos e Proteções
Separado por força, destreza, constituição, inteligência, sabedoria e carisma. Skyfall traz o conceito de proteção onde todo atributo tem uma defesa atrelada. Ataques em diferentes proteções podem ser feitos a depender das habilidades e mecânicas que o sistema contém.
Classes.
Combatente, Especialista e Ocultista são as 3 classes apresentadas no jogo. Se engana quem poderá achar isso limitante, pois além de amplas as classes, não são a finalização das habilidades do personagem e sim as trilhas.
Combatente: Focado em combates.
Especialista: Focado em treinamentos especiais e pericias.
Ocultista: Focado em conjuração de magia;
Trilhas
A classe molda como você joga, enquanto a trilha possibilita a imersão em um conceito de personagem e a personalização de suas habilidades e poderes. Até o lançamento, o livro promete muitas trilhas, no playtest 0.7 temos as seguintes:
Artesão de Guilda: Personagens focados em um ofício, sendo eles alquimista, alfaiate ou ferreiro.
Comandante: Comandar e motivar é o que essa trilha faz de melhor.
Devoto: Nossos amados devotos de divindades.
Elementalista: Controle dos quatro elementos naturais.
Guerreiro Koi: Treinados nas tradições marciais e artísticas de Sodori.
Magitécnico: Especialistas na criação e manutenção de magitecnologia.
Malandro: O melhor dos ladrões.
Mestre das Armas: Armamentistas de primeira.
Necromante: Reviver os mortos e lidar com a necromancia é o forte desta trilha.
Considerações
Após muita espera temos o produto que se encaminha para a sua finalização, Skyfall RPG traz muitos conceitos e regras de um jogo mais moderno, ampliando a possibilidade de customização dos personagens e além de tudo um jogo voltado para a sua proposta onde muitas mecânicas refletem ao tema trágico fantástico onde a frase “perder para ganhar” se faz presente.
O casal Coimbra-Sala vem se dedicando muito no processo de criação do sistema, ouvindo feedbacks diariamente, levantando temas e reflexões. Dentro do livro, encontramos exemplos de inclusão de minorias, quebra de paradigmas e regras alinhadas com a proposta do jogo. Portanto, todos deveriam seguir esse exemplo, tanto em termos de profissionalismo quanto de processo criativo.
Por Fim
Skyfall RPG como um livro está de volta e você pode fazer parte da construção desse sistema/cenário através da revista D20Saga, ao adquirir a revista você recebe acesso ao PlayTest mensal de Skyfall RPG além de um formulário de feedback.
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O Cordel do Reino do Sol Encantado, ou simplesmente Cordel RPG, foi criado por Pedro Borges entre 2020 e 2021, com o financiamento coletivo, no Catarse, bem sucedido no final de 2021. É um jogo de RPG ambientado na região do cangaço nordestino, seu pano de fundo é início do século 20. Na obra, Pedro trouxe uma perspectiva com base em três obras clássicas da literatura brasileira: Os Sertões, de Euclides da Cunha, Grande Sertão: Veredas, de Graciliano Ramos e O Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna.
Para compor a proposta gráfica do jogo, o autor se inspirou no formato de cordel, tanto físico quanto conceitual, o tamanho A6 (que é uma folha sulfite/offset dobrada ao meio duas vezes). O livro também foi escrito em rimas, porém, não com as métricas do cordel e sim espelhadas no repente que, segundo o autor, foi um dos gatilhos do jogo. Após ter assistido a apresentação de dois repentistas percebeu que dava pra fazer algo com essa cultura do repente. Esse formato tão peculiar e inusitado tem um poder muito grande de imersão. Aliás, é um dos livros mais imersivos que já li. Aqui, no Cordel RPG, o Mestre é chamado de Contadô, pois o autor também faz tanto uso desse português falado quanto dos regionalismos.
Os Cordéis Básicos, ou Edição Compilada
O Cordel RPG é composto por seis volumes básicos ou um volume só, que é na verdade a compilação desses seis. Os volumes são:
O Cordel do Reino do Sol Encantado
O primeiro volume, que traz a ideia, a ambientação e uma parte das regras.
O Povo do Sertão do Tempo de Então
Que traz classes de personagens, com as quais é possível jogar.
O Grande Elenco Político e um Pouco do Mundo Mítico
Que traz mais classes de personagens, porém são classes de prestígio, ou seja, não jogáveis, pois envolve personagens de cunho político e mítico, como o Coroné da fazenda, ou o Saci Pererê.
O Reino do Cangaço Forjado a Bala e Aço
Que traz com mais profundidade o tal Reino do Sol Encantado. Aqui vemos descrição dos estados que compõem o cenário e temos regras para comunidades, que é um conceito muito forte e interessante do Cordel RPG.
O Punhado de Tabelas para Aventuras Singelas
Esse capítulo vem com uma proposta de trazer várias possibilidades de aventuras, temos várias tabelas com ideias que podem ser desenvolvidas na hora e sorteadas pelo Contadô.
O Auto e o Calvário do Jogador Solitário
O livro te oferece uma modalidade solo também, onde você tem toda uma estrutura de tabelas e pequenas regras para que possa jogar sozinho. E neste volume, vemos o desenvolvimento das mecânicas do jogo para funcionar nessa modalidade. Temos várias tabelas e regras que funcionam melhor para esse tipo de jogabilidade.
Esses seis volumes são encadernados em formato de cordel, com capas coloridas tal como se vê um cordel de verdade mesmo. E para quem quiser, tem o volume compilado, intitulado que conta com todos os seis volumes compondo um livro só. Cada um tem seu charme, obviamente.
Só com esses 6 volumes, ou o compilado, você já pode viver muitas aventuras. E o Cordel RPG é muito bem apoiado por um total de 19 suplementos, que contabilizando os seis volumes básicos, totalizam 25 cordéis que trazem aventuras prontas, comunidades, criaturas míticas, vilões e mapas. Enfim, tudo muito bem aparado em termos de cenários, aventuras, regras, enfim..
O Sistema
O sistema é muito simples, principalmente para a construção de personagens, é baseada em arquétipos quase prontos, você complementa algumas coisas mais específicas, como personalidade, história e rola os dados para checar seu nível de relacionamento com as outras personagens, essa regra é muito bacana pois já permite começar com sentimentos, pelos colegas, que podem ir do ressentimento à gratidão. Assim, ao discutir com a mesa sobre como surgiram esses sentimentos, você já consegue criar uma prequela que conecta todas as personagens. E em poucos minutos você já monta o seu boneco e está pronto para viver aventuras no sertão nordestino.
Para iniciar, você escolhe uma alcunha, que é mais ou menos o nome, porque o jogo brinca com essa coisa de apelido misturado com nome. Escolha uma classe, que geralmente indica um lugar na sociedade, pode ser cangaceiro, padre, beata, jagunço, enfim, tem muitos outros.
Os atributos são 6; Peleja, Ligeireza, Esperteza, Estudo, Parrudice e Valentia. E podem variar entre valores de 1 a 6, sendo marcados na ficha em forma de bolinhas. E cada bolinha te dá um dado para suas ações, sejam elas físicas ou mentais.
Como Jogar
A mecânica usa o d6 como dado padrão. Com resultados entre 1 e 3 você tem uma falha, com resultados entre 4 e 6 você tem um sucesso, sendo o resultado 6 um valor explosivo, ou seja, toda vez que sai um 6 você rola mais um dado. Com 3 sucessos em uma única rolagem você consegue maestria suficiente para realizar uma façanha.
O mais interessante do sistema é a pilha de dados, em que os eventos vão sendo desenvolvidos e resolvidos de cima para baixo, ou seja, quem entra por último sobrepõe quem entra primeiro, o que gera uma hierarquia envolvendo suas ações e a quantidade de sucessos que tirou na jogada.
Na hora do combate não tem iniciativa, cada uma das pessoas envolvidas anuncia a sua ação, descrevendo o que vai fazer, e em seguida rolam os dados já para o ato em si. Quem tirar uma maior quantidade de sucessos vai agir primeiro, resultados empatados agem simultaneamente.
Outra parte do sistema são as vantagens, comparando com outros jogos, as vantagens também fazem esse papel de perícia, podem denotar uma coisa que você faz muito bem, uma mania ou hábito, algo que justifica a sua classe de personagem, a forma como você é percebido pelas pessoas. Cada classe de personagem já vem com certas vantagens atreladas à elas, porém, para diferenciar personalidades e pessoas com a mesma classe, você pode escolher mais uma vantagem, que melhor couber ao seu conceito de personagem.
Algumas Críticas ao Cordel RPG
Como nem tudo são flores, trago agora algumas coisas que me incomodaram no jogo. Essa, obviamente, é a MINHA opinião sobre o CORDEL RPG e ela está partindo sempre da minha relação com o jogo, como leitor, jogador e contadô, e eu sei que você tem a sua, você pode compartilhar se quiser. Provavelmente, algumas pessoas não tiveram essa mesma dificuldade.
Jogo Linguístico
Bom, vamos lá. Um dos principais fatores foi o texto, que apesar de muito bem feito, e feito com muito esmero, causa certa dificuldade para compreensão das regras de forma mais clara, pois o autor precisa fazer um malabarismo com as palavras para que elas se encaixem na métrica que ele desenvolveu para compor a obra.
Exemplificação
O livro básico (ou os seis cordéis básicos) não traz muitos exemplos de jogo, nem descreve com mais nitidez muitas regras importantes. A regra de rolar 3 sucessos de uma vez, que te garante uma façanha, é mencionada em uma única linha de texto com sete palavras. A própria estética do livro (ou livros) sacrifica o modelo clássico de tabelas, o que faz com que elas sejam escritas em forma de texto, o que para consultas não é muito legal.
Encadernação
Outro detalhe que me incomodou em relação à Edição Compilada, o livro físico em si, foi a encadernação apertada que não permite deixar o livro aberto em cima da mesa, mesmo ele sendo encadernado em costura. Durante a jogatina, é bem ruim na hora de consultar as regras e se localizar no conteúdo. Para agilizar essa parte, precisei fazer várias fichas com as informações que mais precisava durante as sessões.
Claro, entendo super que o autor preferiu sacrificar, ou melhor, fazer de forma diferente, algumas coisas mais convencionais preconizadas em livros de RPG com a intenção de compor de maneira ideal a estética e o design do jogo. Como jogador tive bastante dificuldade com o sistema de combate, que ao meu ver, foi a parte mais afetada. E o sistema é incrível e roda super redondo. As regras mais simples são fáceis de pegar, contudo, quando se trata de combate, as coisas ficam mais nebulosas. Nas regras de comunidades também, pois o Cordel RPG permite que você construa uma comunidade, com ficha e tudo mais, que pode cair na porrada. Isso é genial. Porém, também ficaram meio nebulosas.
Concluindo
Como é de praxe na língua portuguesa, o “mas” sempre carrega o argumento mais forte. Não à toa me privei desse recurso até agora para deixá-lo pro final, sendo assim vamos ao “mas”.
Mas com toda certeza, um dos grandes deslumbres desse RPG é a questão decolonizadora, que traz um viés totalmente na contramão dos jogos mais comuns e de maior sucesso do mercado. Aqui não temos palácios, cavaleiros, halflings, magos, etc. Em contrapartida, temos mocambos, cidades, cangaceiros, lobisomens, corpo seco, temos o valentão do bairro, a dona da bodega, procissão de beatas. É de cultura brasileira regional que estamos falando e tudo isso é muito bem representado na obra toda.
O que Pedro Borges retrata nas páginas do seu Cordel RPG é um Brasil mágico e ao mesmo tempo incrivelmente tangível. A História está ali presente, seja nas páginas, na cultura, no vocabulário e principalmente nos suplementos lançados posteriormente, que adaptam cidades famosas, como Joazeiro, Piranhas, criaturas cutulescas, criaturas folclóricas, tudo feito com muita criatividade e estudo. O resultado é uma obra linda e, talvez, uma das mais singulares do mercado nacional de RPG.
Para mais informações sobre o Cordel do Reino do Sol Encantado você pode acompanhar pelo Catarse mesmo. Atualmente o autor, Pedro Borges, está lançando um novo Financiamento para tornar físico mais 5 cordéis da galeria dele, que conta com 19 cordéis apenas em formato digital.
Por último, mas não menos importante, se você gosta do que apresentamos no MRPG, não se esqueça de apoiar pelo PicPay, PIX ou também no Catarse. E com isso, torne-se um Patrono do Movimento RPG e tenha benefícios exclusivos! Ou então, apoie nossa revista digital, a Aetherica através deste link!
Skyfall RPG está de volta e com uma nova série canônica no cenário, mas não é a única. Nessa segunda feira dia 25/09 estreou o primeiro episódio de O Rei sem Trono a mais nova campanha de Skyfall RPG no canal do Mestre PedroK. A nova campanha de um dos RPGs mais aclamados pela comunidade, continua a história da minissérie Prólogo, que contou com a participação dos personagens Bóris (Marquinhos), Ênio (Ramon Mineiro), Fenella (Silvia Sala) e Nami (Bel Domingues) no encontro com o misterioso Reagente C.
O Início
Começando em Maruma a capital do Reino de Blurgh’ta, a aventura segue os protagonistas Bóris, um Sanguir Alquimista (Interpretado por Marquinhos Michelin) e Ênio Paudoleste, um Pequenino Pistoleiro (Interpretado por Ramon Mineiro) investigando a cidade atrás de pistas sobre o paradeiro de Brin, o príncipe exilado dos anuros de Maruma.
Logo após chegar são receptados pela guia da cidade que os conduzem pelas longas vias fluviais e construções de madeira que compõe a cidade dos legados sapo. Até chegarem em um suposto bordel chamado Coxa Rosa, lá encontram Silas, um Pequenino Detetive (Interpretado pelo convidado Roxo) que procurava a dupla por interesse na investigação. Investigação essa sobre um denominado Reagente C, um composto químico tão volátil com magia quanto o Aetherium, que, ao que parece, o príncipe exilado está envolvido.
Com as investigações do grupo determinando a possível localização de Brin, decidem então, ir ao norte de Maruma. No entanto, como o dinheiro do grupo estava acabando, preferiram dar uma passada na guarda da cidade para encontrar trabalho. O posto da capitã da guarda fica perto do porto e assim que o grupo chega, ela informa que bandidos ao norte estão atacando caravanas e viajantes e esses ataques tiveram relatos de anuros muito maiores que os comuns. Com isso o grupo tem dois objetivos e um único caminho, então, eles partem de navio até a rota informada.
Após chegar na rota e explorar o caminho, os três aventureiros conseguem achar a localização dos bandidos de forma furtiva e agora precisam embosca-los.
A história de O Rei Sem Trono retorna na próxima semana. Te vejo lá.
Considerações
Pedrok mostrando mais uma vez sua expertise na condução de uma história para espectadores, apresentando elementos principais do cenário em momentos perfeitos, além claro, da construção do mundo como um todo. Em diversos momentos podemos ver situações únicas que nas próprias palavras do criador “Não se veria uma importância disso… em nenhum outro RPG”.
O Elenco sempre profissional, com jogadores que sabem se posicionar, interagir com o mundo e com os outros protagonistas.
O Rei sem Trono – Skyfall RPG é uma série perfeita para se divertir e também para material de estudo de como criar seu mundo, prender o público e contar uma boa história.
Por Fim
Essa aventura pode ser assistida na íntegra no canal do Mestre PedroK nas segundas feiras as 20:30 e encontrada em seu canal no Youtube.
Skyfall RPG como um livro está de volta e você pode fazer parte da construção desse sistema/cenário através da revista D20Saga, ao adquirir a revista você recebe acesso ao PlayTest mensal de Skyfall RPG além de um formulário de feedback.
Então recomendo você assinar, testar o sistema e dar o seu feedback para que possa registrar seu nome na construção desse maravilhoso RPG nacional.
Gostou do conteúdo?, considere me seguir para dar aquele apoio, é só clicar aqui!
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Crystal Heart é o jogo de estreia da Odyssey Publicações. Está em financiamento coletivo, no catarse, desde o dia 15/09 e alcançou 35% da meta em 7 dias. O financiamento termina no dia 15/10.
O jogo é um cenário que utiliza o sistema Savage Worlds edição aventura (mais conhecido por SWADE) e, num resumo muito breve, trata sobre humanos que podem trocar seus corações (e suas personalidades) por cristais que lhe dão superpoderes.
Kit Inicial
Para se ter um sabor do jogo, foi disponibilizado, desde o início, o kit inicial. Assim, temos uma noção básica sobre o que são os Crystal Heart e sobre a organização Syn, a qual nossos personagens trabalharão. A única organização no mundo das Cinco Terras que consegue lidar com segurança com os Cristais.
As Cinco Terras são a divisão geográfica e étnica do continente. Bogovia é a terra de aldeias com seus próprios costumes e de sacrifícios amargos. Fjordstad a terra gelada palco de espiões e guerra entre suas Onze Cidades.
Maseia é a terra de clãs socialmente rígidos e de lagos e planícies. Zingama é uma selva venenosa e a única terra com um governo central único. E as Ilhas são uma mistura de culturas e geografias. Logicamente que no material final haverá muito mais detalhamento sobre cada uma das Cinco Terras, seus povos, marcos e aventuras.
A grande organização política do cenário é a Syn, a qual possui acordos com a maioria dos governos. Tais acordos permitem que seus agentes, incluindo personagens dos jogadores, tenham alguns benefícios e, de certa maneira, algumas liberdades diplomáticas. Os benefícios não vêm sozinhos e os agentes possuem responsabilidades com governos locais e, especialmente com a Syn.
Essa configuração mista de política, agência e paramagia (Cristais não são mágicos embora atuem como se fossem) permitem um aprofundamento no desenvolvimento dos personagens e cenários que foge do visual “Steven Universo” do material.
Aventura
O terço final do material conta com uma aventura introdutória completa. Há criaturas, alguns cristais e NPCs. Além de, num documento separado, constar 5 fichas prontas com seus Cristais para você já poder se divertir neste cenário diferente e divertido (e também sombrio).
Para ler mais sobre outros financiamentos coletivos, leia aqui.
Night’s Black Agents traz os mesmos mecanismos do sistema GUMSHOE, mesmo sistema de Rastros de Cthulhu.
Ele traz o suspense eletrizante de espionagem, combinando a paranoia dinâmica de filmes e ao horror sobrenatural inspirado em Bram Stoker. Dessa forma, investigação se torna um elemento crucial, porém sem atrapalhar as cenas de ação explosivas.
Algo muito interessante no livro é a possibilidade de escolhes os graus que sua narrativa irá assumir.
O livro nos trás quatro estilos diferentes; Cinzas, Terra, Espelho e Prêmio. Com eles você define o grau de traição, realismo e ação das suas campanhas.
Além disso, o livro nos traz quatro tipos de vampiros: sobrenaturais, amaldiçoados, alienígenas e mutantes.
Bem como regras novas para, por exemplo, perseguições automobilísticas, parâmetros de jogo para armas e equipamento de espionagem.
Tudo que você precisa saber para criar cenários, desde uma prisão clandestina na Lituânia aos telhados em ruínas da Velha Praga.
Night’s Black Agents traz os horrores clássicos góticos para a era pós-moderna.
Coisas importantes
Além da criação de personagem, que trataremos em outro post, alguns pontos importantes que o livro nos traz é, por exemplo, a organização da sociedade vampírica.
Ela passa de um monte de seres bebedores de sangue, para uma sociedade regida por hierarquias muito bem estabelecidas, das quais estão enraizadas em todas as partes da sociedade humana.
Outro ponto interessante no livro é o sistema de “criação de cidades” onde o livro lhe incentiva a utilizar fatos reais dos locais onde os investigadores poderão achar pistas ou ter os momentos de ação para aumentar a imersão.
Assim, você além de ter uma cena que se passa em um local “real”, você traz mais detalhes a trama. Por exemplo, utilizar um local da sua própria cidade, um restaurante chique que todos conhecem e que é um ponto de encontro de vampiros ou de investigadores, ou de pessoas envolvidas com as tramas sobrenaturais.
As regras lhe permitem uma construção em duas formas, a rápida e rasteira, onde os investigadores, por exemplo, pegaram alguma informação e seguirão em frente.
Ou a lenta e tranquila, que é basicamente, por exemplo, onde a trama principal tomará cena.
Por fim
Ao fim do livro você encontra alguns cenários, histórias prontas, para poder jogar com seu grupo, elas podem ser utilizadas diretamente ou como fonte de inspiração.
Mas e aí?
Ficou interessado no Night’s Black Agents?
Posso dizer que gostei muito da mecânica do jogo, do processo de criação de personagem e de como é conduzida a narrativa.
Você encontra esse livro e muitos outros da linha Night’s Black Agents no site da Editora New Order, é só clicar no nosso cupom de desconto!
Compre seus livros utilizando nosso cupom de desconto de 10% na Editora New Order!
Por último, mas não menos importante, se você gosta do que apresentamos no MRPG não esqueça de apoiar pelo Padrim, pelo PicPay, pelo PIX e agora também no Catarse!
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