Leandro Abrahão – A 1ª Semana do RPG Indie no Movimento RPG

Entrevista realizada com o autor Leandro Abrahão, que trouxe para a gente sua caminhada na criação de jogos Indie.

1. Conte-nos um pouco sobre você e sua trajetória como autor de RPG indie no Brasil.

Olá eu sou o Leandro, sou Game Design e produtor de rpg independente desde 2003. A princípio produzia meus próprios jogos e sistemas porque viva em uma cidade no interior, onde o acesso a livros, revistas e outros conteúdos especializados era de difícil acesso. Escrevia e imprimia artesanalmente e fazia a distribuição para os amigos e participantes dos eventos de RPG e Anime que eu mesmo organizava. Em 2008 me envolvi com o movimento Software Livre, conheci as possibilidades de lançar jogos na internet com licenças livres e assim comecei a produzir e distribuir meus jogos como conteúdos open source. Hoje mantenho um site: Leandro Games – Editora Independente como repositório de alguns dos meus jogos mais conhecidos.

2. Quais foram os principais desafios que você enfrentou ao desenvolver RPGs Indies? Como
os superou?

Acredito que o maior desafio foi obter espaço para a divulgação dos jogos. Por muito tempo a divulgação do rpg Indie se concentrou em autores dos grandes centros metropolitanos, sendo muito pouco espaço aberto para da divulgação de autores de pequenas cidades, sobretudo, das regiões norte e nordeste (meu caso) do país. Hoje esse panorama tem mudado bastante. Apesar de termos muitos autores Indies consolidados entre as grandes metrópoles, os produtores de contudo e canais de divulgação estão completamente abertos a divulgar o material de autores iniciantes de qualquer parte do país/mundo.

3. Quais foram os momentos mais marcantes ou pontos altos da sua jornada como autor de
RPG indie?
O Legado Rpg

Para mim os momentos mais marcantes como autor de RPG foram 3:
1. Receber um email de dúvidas de um grupo de jogadores completamente desconhecido de outra
parte do país.
2. A primeira resenha em blog de destaque nacional (escrita pelo Daniel Talude em 2013).

3. Ser convidado a escrever para uma editora. A Unza RPG do Thiago Edwardo Silva e um módulo de suplemento de um dos projetos da Craftando Jogos: O Legado RPG, do PH Autarquia.

4. Compartilhe conosco um ou dois sucessos que você alcançou no cenário de RPG Indie. Houve surpresas, ou foi tudo como planejado?

Meus jogos mais difundidos são o POI (Par ou Impar), o Capangas Cyberpunk e o Cangaço Trevoso. Sempre fiz meus lançamentos muito despretensiosos, de forma em que na maioria das vezes o planejamento falhou! kkkkk

5. Quais os projetos você tem desenvolvido na área dos RPG Indies? Ou tem algum projeto que você gostaria de divulgar?
Morte S/A

Atualmente estou reescrevendo a segunda edição do Morte S/A. Um jogo que lancei em 2009 e que ao reler na atualidade, achei que ele merecia uma revisão. Havia alguns aspectos no livro antigo no qual já não concordava mais, então em meio a pandemia, decidi começar a reescrevê-lo. Em 2009 eu acreditava que um bom sistema de RPG deveria de ter um número considerável de mecânicas para solucionar situações e isso acabou criando um monte de rolagens e estatísticas desnecessárias, as quais não eram o foco do jogo.

Isso me fez cansar um pouco, de forma que deixei ele de lado por um tempo. Mas o cenário nunca me cansou. Assim como a alguns dos meus amigos, que junto comigo tentaram fazer do Morte S/A, board game e cardgame também. Agora finalizei um sistema diferente, e também dei uma atualizada no cenário (tudo que eu faço está em constante processo de criação). Nesse momento o livro está em fase de diagramação, restando apenas 50 páginas para o término.

6. Como você vê a ideia da comunidade RPGísta de realizar o mês do RPG Indie?

Acho incrível. Quanto mais autores, trocas de experiências e espaços melhor. Acredito que o mês do RPG Indie não só ajuda na divulgação de autores e difunde materiais autorais (na qual muitos são gratuitos como os meus), bem como incentiva novos RPGístas a lançarem seus materiais como RPG Indie! É uma iniciativa e tanto! Parabéns!

7. Para você, qual deveria ser o principal objetivo desse evento? E o que espera dele?

Espaço para autores e iniciativas verdadeiramente Indie. Espaço para os novos ou ainda desconhecidos produtores de jogos de RPG. Divulgação de projetos e Donwload de materiais. Incentivo ao novatos!

8. O que você diria que são RPGs INDIEs e qual a importância deles?

Para mim, o RPG Indie foi o recurso fundamental para poder jogar os cenários fantásticos que imaginava, e suprir a falta de acesso a conteúdos que havia em minha região. Hoje, acho que o RPG Indie tem uma função de ir além do mercado. Apresentar novas propostas ao jogadores e dar acesso a gêneros, aventuras, temáticas, estéticas e estilos completamente descompromissados com o mercado.

9. Como você vê a relação: RPGs da industria de jogos X RPGs INDIEs no mercado brasileiro e no mundo?

Acredito muito que cada um tem o seu papel. O papel da indústria de jogos é bem claro: fazer um hit. Emplacar um jogo como um produto rentável de qualidade. Acho que o RPG Indie poder ter esse objetivo também, mas como já mencionado, ele vai além. No Indie o RPGísta (consumidor ou produtor) pode experimentar além das métricas financeiras, das mecânicas, dos recursos… são possibilidades ilimitadas. Portanto a experimentação é, para mim, o ponto forte do Indie. O Indie pode andar a favor do mercado, ir contra, ser gratuito, pago, premium, ser um rpg como serviço… o Indie escolhe estar atado ao mercado ou não.

10. Qual mensagem pessoal sua você gostaria de mandar para a comunidade RPGista brasileira?

Queridos amigos RPGístas, vocês são incríveis. Obrigado por me acolher e me fazer sentir parte disso por tantos anos! Espero poder contribuir e colaborar mais para tornar essa comunidade cada vez melhor, mais inclusiva, mais acolhedora. Somos a melhor comunidade do mundo! Vamos Jogar!!


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Leandro Abrahão – A 1ª Semana do RPG Indie no Movimento RPG

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Gustavo “AutoPeel” Estrela
Isabel Comarella
Iury.KT
O Escritor Ansioso
Ur Tiga Brado’k
Mandi

Vitor Simões – A 1ª Semana do RPG Indie no Movimento RPG

Entrevista realizada com o autor Vitor Simões, compartilhando conosco momentos da sua vida como criador de jogos de RPG Indie.

1. Conte-nos um pouco sobre você e sua trajetória como autor de RPG indie no Brasil.

Posso dizer que o começo da minha história com o RPG indie é quase que a mesmo que o começo da minha história como autor. Foi a partir do momento em que eu e meu grupo de amigos decidimos  desenvolver o nosso próprio sistema de regras que começamos a ter mais contato com esse mundo  Indie, pois passamos a olhar e a pesquisar diferentes fontes e sistemas.  Para ser sincero, nós nunca encaramos o desenvolvimento do Codex como algo “autoral”, no sentido de  escrita. Acho que por sermos todos engenheiros, nós sempre encaramos o desenvolvimento do sistema como um projeto de desenvolvimento  de produto e não como um livro que estava sendo escrito. Inclusive, foi só após 7 anos de desenvolvimento que definimos que o formato que o sistema seria  apresentado era o de um livro.

Assim soa até um pouco estranho a meus ouvidos ser chamado de  “autor” hahaha.  Agora, de forma bastante resumida, vou dar uma pequena linha do tempo que acho que ilustra bem aminha trajetória e a do Codex, pois é praticamente  impossível desvincular uma coisa da outra.

Em 2014, eu me reuni com mais 4 amigos para começar o desenvolvimento do nosso sistema de RPG  pois “quão difícil pode ser, não é mesmo?”.  No começo de 2015 já tínhamos uma versão para teste (ainda não tinha nome o sistema). Testamos e  estava horrível, não sei dizer se foi o pior sistema que já joguei, mas estava no top 5 hahaha nu. Depois disso passamos a aplicar uma metodologia de desenvolvimento de produto e recomeçamos do  0. A v0.00 do Codex saiu em meados de 2016.

Desse ponto…

…até 2020 fizemos 11 versões diferentes, algumas com mais mudanças outras com menos.
Nesse meio tempo tivemos a troca de dois integrantes da equipe, participamos de diversos eventos, conhecemos muita gente bacana dentro da comunidade do RPG e crescemos muito como pessoas e como conhecedores do hobby.

No final de 2020 lançamos a nossa campanha no catarse para o financiamento coletivo do livro, foi graças a todas as pessoas que conhecemos ao longo dos anos que conseguimos ter sucesso no financiamento para poder realizar o nosso sonho de lançar o nosso próprio sistema de RPG. Assim, 2021 era O ano dedicado a terminar tudo e entregar as recompensas.
Mas claro que as surpresas e dificuldades não acabam só porque você consegue ter sucesso em um financiamento. Agora é a hora da verdade e de formatar, diagramar e revisar e reescrever muitas coisas, assim a partir de meados de 2021 começamos a trabalhar em diferentes frentes, lidando com imprevistos desde ajustes inesperados no sistema até fornecedor que não entrega e a desistência de um dos membros da equipe. Mas isso tudo faz parte da aventura, afinal se fosse fácil não teria graça não é mesmo?

2. Quais foram os principais desafios que você enfrentou ao desenvolver RPGs indies? Como os superou?

Ao longo dos anos de desenvolvimento tive de superar vários obstáculos, mas como sempre trabalhei em grupo nunca senti que nenhum deles era grande de mais. A nossa equipe funciona como num grupo de personagens de RPG, cada um tem seu ponto forte e a sua função, se complementando e ajudando uns aos outros nos desafios que não conseguem superar.
Para mim o desenvolvimento de um sistema de RPG sempre foi muito mais do que desenvolver um sistema, mas também uma jornada de crescimento e aprendizado. Acredito que quando você encara um desafio dessa forma, as coisas ficam mais leves e as consequências, menos drásticas. Afinal mesmo que tudo desse errado e o sistema virasse algo que ninguém jogasse, apoiasse ou gostasse, ainda assim eu teria aprendido muito só por fazer ele e isso pra mim era o mais importante dessa empreitada.

Agora, respondendo a pergunta de forma mais objetiva, eu sempre tive dois grandes desafios. O primeiro era manter toda a equipe motivada, mesmo quando as coisas estavam dando erradas ou estava todo mundo exausto e o segundo era garantir que as coisas estavam acontecendo e sendo feitas com a velocidade e qualidade desejada. Essa segunda parte é especialmente verdade quando tratamos de fornecedores e pessoas externas ao grupo.

3. Quais foram os momentos mais marcantes ou pontos altos da sua jornada como autor de RPG indie

Tiveram alguns, diria que o mais marcante de todos, sem sombra de dúvidas, foi o sucesso no financiamento do Codex.

Todo acolhimento pela comunidade foi algo que me surpreendeu e me impactou bastante (de forma positiva, é claro hehehe).

Outro momento bastante marcante foi a nossa primeira participação em um evento de RPG em São Paulo. Foi em um evento de halloween no CCJ (Centro Cultural da Juventude) organizado pelo pessoal do Covil do RPG. Foi a primeira vez que testamos o nosso sistema com pessoas do público Sinto que esse foi o nosso primeiro passo dentro da verdadeira comunidade do RPG. A partir daí começamos a participar de eventos a cada 3~4 meses, depois a cada 1 mês e no final estávamos participando de eventos quase que quinzenalmente. Foi um período bastante intenso mas muito gratificante.

4. Compartilhe conosco um ou dois sucessos que você alcançou no cenário de RPG Indie. Houve surpresas, ou foi tudo como planejado?

Bom, posso dizer que o maior sucesso foi o do financiamento do Codex. Em termos da parte prática/funcional do financiamento, tudo ocorreu como previsto antes e durante o financiamento. Conseguimos bater as metas e todas as compras estavam dentro do que tínhamos projetado, assim não tivemos surpresas com o orçamento nem nada parecido.
A única surpresa, foi a quantidade de trabalho que ainda tínhamos pendente. Acreditávamos que o sistema estava praticamente 100% finalizado, mas no momento da revisão percebemos que tínhamos muita coisa para escrever e reescrever, no final acabamos fazendo até uma nova versão do sistema, incluindo algumas regras novas e uma serie de novos conteúdos para afinar o balanceamento do jogo.
Infelizmente isso significou em um atraso imprevisto na data de entrega das recompensas para os apoiadores…

5. Quais os projetos você tem desenvolvido na área dos RPG Indies? Ou tem algum projeto que você gostaria de divulgar?

Bom, acho que já falei bastante do Codex até agora. Então só vou dizer que o nome completo do sistema é: Codex of Reality. Temos página no facebook, instagram, discord e whatsapp se alguém quiser conversar sobre desenvolvimento de RPG ou saber mais sobre o sistema é só mandar mensagem em alguma dessas plataformas acesse nosso Corerpg | Instagram, Facebook, Twitch | Linktree.

6. Como você vê a ideia da comunidade RPGísta de realizar o mês do RPG Indie?

Olha, eu super apoio qualquer tipo de movimento da comunidade do RPG para criação de qualquer tipo de evento que ajude a disseminar o hobby e alimente a interação entre aqueles que já fazem parte dele.

Acredito que o nosso hobby é aquilo que fazemos dele então quanto mais pudermos fazer a favor da comunidade, melhor 😀

7. Para você, qual deveria ser o principal objetivo desse evento? E o que espera dele?

Vejo o mês do RPG Indie como uma janela de oportunidade para pessoas que estão desenvolvendo seus projetos mostrar para o publico o que estão fazendo além de ter contato com pessoas que já estão mais consolidadas nesse meio. Dessa forma espero encontrar não só coisas sobre projetos e pessoas que estão sempre aparecendo por aí, mas também ver novos autores e desenvolvedores.

8. O que você diria que são RPGs INDIEs e qual a importância deles?

Para mim, RPG Indie é todo RPG que não é regido/controlado por nenhuma editora grande. Em outras palavras, um RPG desenvolvido por alguém que é livre para criar e desenvolver o que bem entende sem sofrer influências ou interferências de uma empresa ou entidade que tenha como o objetivo principal o lucro.

Esse tipo de liberdade da a oportunidade para o surgimento de coisas que antes seriam inimagináveis, pois o autor pode criar e experimentar sem ter o peso da necessidade de criar algo que seja sucesso comercial.

9. Como você vê a relação: RPGs da industria de jogos X RPGs INDIEs no mercado brasileiro e o mundo?

O mercado de RPG no Brasil ainda está crescendo e ainda tem muito a crescer.

O brasileiro é um povo que culturalmente é muito aberto a coisas novas e a experimentar o desconhecido, então eu vejo muito espaço para pequenos autores e novos sistemas no Brasil.

Afinal não é incomum ir em um evento e ter 15 sistemas diferentes sendo jogados em 15 mesas.

Não sou profundo conhecedor do mercado internacional de RPG, mas estou morando em Toronto já faz 10 meses e posso dizer que aqui não existe o conceito de “eventos de RPG”. O que acontece é de pessoas se reunirem para jogar em locais públicos e abrirem vagas na mesa para pessoas externas, mas estranham quando eu descrevo ou conto o conceito dos eventos que temos em São Paulo, por exemplo.

Por causa desse tipo de coisa que eu acredito que o Brasil possui um ambiente muito mais fértil para o crescimento de novos RPGs, indies ou não.

10. Qual mensagem pessoal sua você gostaria de mandar para a comunidade RPGista brasileira?

Não tenho nenhuma grande mensagem ou frase de efeito, apenas desejar que todos continuem jogando e se divertindo. Afinal o RPG é isso, algo para a gente usar para se divertir, e não tem nada de errado com isso!


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Além disso, o MRPG tem uma revista! Conheça e apoie pelo link: Revista Aetherica.


Vitor Simões – A 1ª Semana do RPG Indie no Movimento RPG

A 1ª Semana do RPG Indie no Movimento RPG é um evento idealizado e organizado por:

Douglas Quadros
Gustavo “AutoPeel” Estrela
Isabel Comarella
Iury.KT
O Escritor Ansioso
Ur Tiga Brado’k
Mandi

Jorge Valpaços – A 1ª Semana do RPG Indie no Movimento RPG

Entrevista com o autor Jorge Valpaços, contando para a gente suas experiências com RPG Indie.

1. Conte-nos um pouco sobre você e sua trajetória como autor de RPG Indie no Brasil.
Lampião Game Studio

Opa! Eu sempre curti muito os jogos independentes nacionais. Me aproximei da cena ao jogar os jogos do Marco Bym, Carlos Klimick, Eliane Bettochi desde os anos 90. Mas recentemente, Tiago Junges,Encho Chagas, Eduardo Caetanoe outros foram fontes de inspiração. Eu tocava projetos de educação lúdica em contextos socioeducativos e sempre levava jogos brasileiros para as oficinas. Daí não tardou para esbarrar com Jefferson Neves e Rafão Araújo, conhecer seus projetos e ser convidado a participar do Lampião Game Studio. Estou nessa desde os anos 2014, mais ou menos, e tenho uma boa gama de jogos lançados desde então. Eu comecei a me relacionar com design de jogos pelo viés acadêmico, e só depois comecei a colocar a mão na massa e criar meus desvios.

Acho que minha assinatura tem a ver com as vivências, com o que sinto, com o que desejo partilhar. E em cada projeto deixo um tanto demim aberto pra jogo.

E acho que assinar “no jogo, a gente se encontra” é o que realiza a minha potência de viver. Só consigo me encontrar na contingência que é existir enquanto estou em jogo, e jogado, no mundo.

2. Quais foram os principais desafios que você enfrentou ao desenvolver RPGs indies? Como os superou?

Cada projeto tem suas demandas específicas. Muito do que faço fica anos na gaveta, precisando do tempo certo pra acontecer. Acho que os principais desafios vêm da materialidade. Eu, como qualquer criador cultural independente, não temos segurança financeira, e trabalhamos em tempo disponível. Escrever tendo de lidar com preocupações como tiroteio no complexo do alemão, tratar da saúde mental e tantas questões que me atravessam são mais complexas que buscar uma solução mecânica. Mas, quanto às restrições do processo criativo, penso que o sangramento voluntário e o design material sejam os meus principais desafios. Eu “me coloco em jogo”, num processo de entrega em cada projeto.
Então há aspectos de gozo e sofrimento em cada jogo que “nasce”. Já em relação ao design material, eu abandono convenções de jogos (como um manual é escrito, como o jogo é jogado) e parto da dinâmica “acontecendo na mesa” para pensar na criação do jogo. Se eu pensasse de outra forma, Ceifadores, com a ficha-biombo e a mecânica de pegar o dado, não aconteceriam, por exemplo. Mas isso gera algo muito complicado, que é buscar repertórios de outras práticas lúdicas para solucionar questões abertas durante a criação dos jogos. É algo um tanto difícil, mas muito recompensador. Só não concordo muito com a necessidade de superar desafios. Digo porque desisti, abandonei muitos projetos, muitos jogos. Saber que não vai dar é tão ou mais significativo que fazer. Você compreende seus limites, o que deve investir em melhorar, o que te faz mal.

É importante ter isso em mente, e deixarde lado um tanto aquela coisa de sempre vencer, superar, avançar.

3. Quais foram os momentos mais marcantes ou pontos altos da sua jornada como autor de RPG indie?
Ceifadores
Lições

Ganhar os Goblins de Ouro de 2022 e 2023 com Ceifadores e Lições seria a resposta fácil. Mas quando levo um jogo meu a uma periferia, ele é jogado por uma menina que diz que foi muito divertido e é seu primeiro jogo narrativo, ali está meu ponto alto. E é por isso que hoje me dedico a jogos ensaios, impressos artesanalmente e em zines baratinhas e me volto a comunicar mais na ponta que no centro.

Agora, se dá pra listar outro ponto alto, outro aspecto que realmente se destaca em minha jornada, é poder dividir convites de jogar histórias tão únicas, como as de Amores da Vila do Caju, Asas da Vizinhança, Cruzos e Herdeiros dos Antigos. Apenas saber que estes desvios interessam a outrem já me faz viver

4. Compartilhe conosco um ou dois sucessos que você alcançou no cenário de RPG indie. Houve surpresas, ou foi tudo como planejado?

Lições RPG é um jogo com quase 8 anos de desenvolvimento. Lançá-lo após um fracasso na primeira campanha de financiamento coletivo já foi um sucesso incrível. Me dediquei muito a ele, mas jamais pensei que ganharia 2 prêmios (design de regras e livro básico no Goblin de Ouro de 2023). Tudo foi planejado para ser meu jogo definitivo no sistema L’Aventure, mas foi una grande surpresa ter tido este reconhecimento, dada a qualidade das obras de quem concorria comigo.

5. Quais os projetos você tem desenvolvido na área dos RPG Indies? Ou tem algum projeto que você gostaria de divulgar?
Gavaret

Sigo na deriva e no desvio lúdico. Agora meu enfoque é em lidar com o repertório do jogar que nós temos ao criar jogos. Então esperem ver jogos meus que lidam com adedanha/stop, amarelinha, batalha naval e tantos outros jogos que a gente já conhece para estar no centro do desenvolvimento da prática lúdica. E meu primeiro projeto neste (des)caminho é Gavaret, fantasia e aventura em suas mãos. É um jogo narrativo competitivo (isso mesmo, teremos vitória em rpg) jogado com pega-varetas. O seu lançamento será no início de agosto em catarse.me/gavaret

6. Como você vê a ideia da comunidade RPGísta de realizar o mês do RPG Indie?

Gosto muito da proposta. Me inspiro e admiro muito as pessoas autoras que estão na cena e me
orgulho de dividir o presente com eles.

7. Para você, qual deveria ser o principal objetivo desse evento? E o que espera dele?

Eu espero que haja mais visibilidade destas pessoas fantásticas que inventam mentiras incompletas jogáveis, verdadeiras como a vida, e as partilham. Penso que o principal objetivo do evento possa ser repensar o jogo e o jogar. E nisso, já lançamos os dados.

8. O que você diria que são RPGs INDIEs e qual a importância deles?

Eu não sei o que são rpgs indies, rs. Dá pra pensar em produção independente, mas não tenho segurança em determinar que um tipo de jogo é indie e outro não. Acho que o independente por aqui s relaciona com o jogar e criar e não exatamente com o jogo. Pensando sobre este jogar e criar independente, penso que ele pode saltar por caminhos mais brincantes e esquivos que a estrada de tijolos amarelos. Mais, ainda em amarelo, somos, em submarinos, ou não.

9. Como você vê a relação: RPGs da industria de jogos X RPGs INDIEs no mercado brasileiro e no mundo?

Sem óculos, vejo meio embaçado. Com óculos, talvez seja mais embaçado.

Não observo uma necessária oposição, mas assimetria e exploração. Criadores independentes fazem parte de um mundo atravessado por monopólios, concentrações hegemônicas e contradições. Grande parte (e eu me insiro) são precarizados numa indústria que se orgulha em falar de lucro e receita enquanto coleciona escândalos trabalhistas e práticas de apoio a supremacistas, por exemplo. Ali, debaixo da ponte, com a tenda aberta, há quem mostra sua arte, ao lado do shopping center. Acontece que a fome bate, a conta vem e você vende sua força de trabalho pra reproduzir sua existência. E este é o jogo mais difícil de jogar.

10. Qual mensagem pessoal sua você gostaria de mandar para a comunidade RPGista brasileira?

Permita colocar-se em jogo. Venha comigo pra se perder um tanto. A gente inventa uma história sobre como foi depois. Basta escolher um lanche de histórias e comer com gosto em Lampião Game Studio


E se você gosta do que apresentamos no MRPG, não se esqueça de apoiar pelo  PadrimPicPayPIX, e no Catarse!

Assim, seja um Patrono do Movimento RPG e tenha benefícios exclusivos como participar de mesas especiais em One Shots, de grupos ultrassecretos e da Vila de MRPG.

Além disso, o MRPG tem uma revista! Conheça e apoie pelo link: Revista Aetherica.


Jorge Valpaços – A 1ª Semana do RPG Indie no Movimento RPG

A 1ª Semana do RPG Indie no Movimento RPG é um evento idealizado e organizado por:

Douglas Quadros
Gustavo “AutoPeel” Estrela
Isabel Comarella
Iury.KT
O Escritor Ansioso
Ur Tiga Brado’k
VellSant

José Noce – A 1ª Semana do RPG Indie no Movimento RPG

Entrevista realizada com o autor José Noce, que nós contou um pouco da sua historia com o universo Indie.

1. Conte-nos um pouco sobre você e sua trajetória como autor de RPG Indie no Brasil.
Studio
Macunaíma Games

Meu nome é José Noce, sou de Belo Horizonte – MG e também sou a mente insana por trás do Studio Macunaíma Games. Tenho alguns jogos de RPG e tabuleiro publicados no blog do meu studio, além de
dois livros publicados pelo Catarse. O primeiro é um livro com dicas para narradores de RPG, chamado
Vamos Pôr Ordem Nesta Bodega! E o segundo é um RPG infanto-juvenil chamado Pequenos Aventureiros, que serve como porta de entrada para o nosso hobby.

Pequenos Aventureiros

Eu sempre curti fazer jogos né. Quando criança, me amarrava numa seção dedicada a todo tipo de jogos analógicos que havia na Super Interessante. Eu vivia tentando fazer hacks daqueles jogos, ou até criar jogos originais usando eles como referência. Então, quando eu descobri o RPG na minha adolescência, foi paixão à primeira vista! Mais a vez, lá estava eu na piração de fazer joguinhos hehehe. Mas como eu ainda não tinha assim tantas referências e noções de game design, ainda não era capaz de criar algo funcional. Com o tempo, fui jogando, mestrando e estudando muitos jogos. Ae sim eu comecei a ter uma base. Além disso, também passei a estudar alguma coisinha de game design. No começo preferia desenvolver jogos de tabuleiro, por serem mecanicamente mais simples que jogos de RPG. Mas logo descobri que a produção é aonde o bicho pega kkkkkkkk. Trabalho e custos demais fazendo caixas, tabuleiros, cartas, dados, marcadores, etc. Então resolvi focar no RPG, que apesar da complexidade de criar regras que emulassem toda uma “realidade fictícia”, a execução desses jogos era quase semprepublicar um livro.

2. Quais foram os principais desafios que você enfrentou ao desenvolver RPGs indies? Como os superou?

Lá no começo da minha jornada RPGística, além de ser muito cru como descrevi anteriormente, era muito mais difícil publicar as coisas. A internet ainda engatinhava, e não haviam ferramentas de venda como financiamentos coletivos. E ainda por cima era super difícil conseguir fornecedores gráficos com familiaridade na produção de acessórios para jogos. Tanto que houve uma época em que eu me resignei que só iria conseguir desenvolver e publicar jogos depois da minha aposentadoria kkkkkkkkk. Mas felizmente muita coisa mudou de lá pra cá. Hoje em dia é muito mais fácil publicar jogos, tanto que muitas vezes nem é preciso recorrer a uma editora pra isso. Tem muita gente que se refere aos anos 90 como a Era de Ouro do RPG no Brasil. SABE NADA INOCENTE KKKKKKK! A Era de Ouro é agora, sem sombra de dúvidas!

3. Quais foram os momentos mais marcantes ou pontos altos da sua jornada como autor do RPG indie?
Jogatina

Foi ver toda a minha jornada e todo o meu aprendizado começando a gerar frutos. Vendo que as pessoas começavam a prestar atenção nos meus jogos pra muito além do meu “quintal”, dos rolês que eu já era acostumado a frequentar. Que muitos clubes de jogos, streamers, divulgadores RPGísticos, começavam a me convidar pra falar dos meus trabalhos ou até demonstrar eles na prática fazendo alguns gameplays. Sou muito grato por tudo isso. Só que o mais bacana foi perceber que além dessa visibilidade, eu estava deixando uma marca positiva na vida dessas e muitas outras pessoas. E isso é bem recente, de quando lancei o financiamento coletivo do Pequenos Aventureiros.

4. Compartilhe conosco um ou dois sucessos que você alcançou no cenário de RPG indie. Houve surpresas, ou foi tudo como planejado?

O sucesso veio aos poucos, mas se eu falar que foi planejado eu tô mentindo kkkkkkkkk. Fui aprendendo com o erros, quebrando a cara mesmo. Até que uma hora eu comecei a acertar, apesar de ainda cometer muitos erros que eu gostaria de evitar rsrsrs. Um dos momentos mais memoráveis e bem sucedidos pra mim foi numa live do canal Flecha Mágica no YouTube. O Pequenos Aventureiros estava em campanha de financiamento coletivo, e começamos a live já batendo uma meta e terminamos ela batendo outra. Achei aquilo incrível Mas o sucesso de outros autores à minha volta é tão importante quanto os meus.

Somos todos parte de um ecossistema, então o sucesso dos meus pares pra mim é um sinal de que a cena está estruturada e saudável.

Pois sem isso, por mais que eu seja bem sucedido, não há estrutura pra ninguém. É como se, na falta de um porto seguro, todo mundo estivesse se afogando em alto mar. Com a diferença apenas que aqueles que têm algum reconhecimento ou relevância – o que não é o meu caso – são erguidos pra tomar um fôlego e depois são soltos na água pra se afogar igualzinho ao resto.

5. Quais os projetos você tem desenvolvido na área dos RPG Indies? Ou tem algum projeto que você gostaria de divulgar?
Vamos por Ordem nessa Bodega

Bom, pra começar, tem meu livro “Vamos Pôr Ordem Nesta Bodega!” Ao invés de partir da premissa “O que o mestre pode fazer pelos jogadores?”, presente na esmagadora maioria de materiais a esse respeito, ele parte de uma outra premissa que parece contrária, mas que na verdade completa a primeira: “O que o mestre tem direito de exigir dos jogadores?” É portanto um livro que busca valorizar o trabalho dos mestres, que muitas vezes torram seus neurônios por grupos que não estão nem “ae” pro seu esforço. Este livro foi publicado em 2017 pelo Catarse. Tem também meu RPG infanto-juvenil Pequenos Aventureiros. Ele tem um sistema de associação de cores e símbolos com as características dos personagens, de modo que até crianças ainda não alfabetizadas consigam jogar sem dificuldades. E o outro diferencial é um sistema gerador de aventuras “calibrado” para crianças recém alfabetizadas ou outros narradores iniciantes.

Ele foi bem sucedido em dois financiamentos no Catarse, a campanha original e o late pledge, este último que eu tive que fazer atendendo aos pedidos da galera hehehe. E eu ainda tenho outros 2 RPGs publicados no meu segundo blog, o Macunaíma Lado B, pra conteúdos adultos. Um deles é o Meus Colegas da Quinta Série, um jogo sobre rir de você e ao mesmo tempo com você. Você joga com um alter-ego seu, só que construído através da zoera dos outros jogadores, passando por todo tipo de situações ridículas kkkkkkkkk. Um jogo que eu costumo indicar pra maiores de 30 rs, ou pessoas que saibam rir de si mesmas rsrs. O outro jogo é o Rock no Cu & Gritaria, um RPG Cringepunk sobre sexo, drogas, rock n’ roll e vergonha alheia, aonde todo mundo parece com o Supla e a Ana Maria Braga kkkkkk. Esse por enquanto só tem alguns rascunhos publicados.

6. Como você vê a ideia da comunidade RPGísta de realizar o mês do RPG Indie?

Acho incrível! Quanto mais datas a gente tiver pra celebrar o RPG Independente, melhor!

7. Para você, qual deveria ser o principal objetivo desse evento? E o que espera dele?

A divulgação de RPGs Independentes, especialmente feitos por autores iniciantes. Além, é claro, de convidar o público em geral para conhecer jogos fora da caixa, da mesmice do mainstream .

8. O que você diria que são RPGs INDIEs e qual a importância deles?

Jogos indie, ao contrário do que se pensa, não têm a ver com conceitos inovadores, mas sim com forma de produção e distribuição, geralmente no formato de auto-publicação. Porém, o autor independente tem mais liberdade criativa, não tendo que se prender às formas mercadológicas do mainstream, e por isso que geralmente jogos indie são beeem fora da caixa. A importância do RPG Independente tem a ver com 2 fatos. O primeiro, como já foi dito antes, é convidar o publico RPGista a sair da caixa, embarcar em novas experiências. E o segundo é mostrar pra jovens autores que é possível sim publicar o seu RPG, mantendo assim a chama do RPG acesa também nas novas gerações.

9. Como você vê a relação: RPGs da industria de jogos X RPGs INDIEs no mercado brasileiro e  no mundo?

Eu creio que exista uma simbiose entre os mercados mainstream e indie. Por um lado, de tempos em tempos o mainstream precisa se reinventar, já que suas fórmulas mercadológicas ao extremo começam  a ficar batidas. E nessa hora eles recorrem quase sempre aos autores indie pra se repaginarem. Por outro lado, o indie é muito pequeno e nichado pra conseguir visibilidade por si mesmo. Então ele se aproveita da visibilidade do mainstream pra se fazer visto, especialmente atendendo nichos menores que o mainstream não consegue atender por conta de suas especificidades.

10. Qual mensagem pessoal sua você gostaria de mandar para a comunidade RPGista brasileira?

Saiam do “arroz com feijão” do D&D, Vampiro e companhia e venham jogar com a gente! Venham
conhecer jogos com poucas páginas, mas com muita inovação conceitual- e claro, muita diversão!


E se você gosta do que apresentamos no MRPG, não se esqueça de apoiar pelo  PadrimPicPayPIX, e no Catarse!

Assim, seja um Patrono do Movimento RPG e tenha benefícios exclusivos como participar de mesas especiais em One Shots, de grupos ultrassecretos e da Vila de MRPG.

Além disso, o MRPG tem uma revista! Conheça e apoie pelo link: Revista Aetherica.


José Noce – A 1ª Semana do RPG Indie no Movimento RPG

A 1ª Semana do RPG Indie no Movimento RPG é um evento idealizado e organizado por:

Douglas Quadros
Gustavo “AutoPeel” Estrela
Isabel Comarella
Iury.KT
O Escritor Ansioso
Ur Tiga Brado’k
VellSant

O Que é RPG Indie? – A 1ª Semana do RPG Indie no Movimento RPG

Apesar de sua aparente simplicidade, um RPG Indie é um RPG independente. Ele é desenvolvido e lançado sem o apoio de editoras, frequentemente envolvendo pequenos estúdios. Quando mencionamos a ausência de uma editora, queremos dizer que os autores têm total liberdade criativa e são os proprietários dos direitos autorais de suas obras. Eles não estão restritos aos métodos de trabalho ou às ideologias das grandes editoras, o que lhes confere pleno controle sobre o conteúdo de suas criações.

Características do RPG Indie

Em geral, embora não seja uma regra rígida, o RPG Indie tende a ser mais compacto, com menos páginas em comparação às obras já consagradas, e possuem menos suplementos. No entanto, mesmo com essa característica, eles oferecem aventuras ricas, concentrando-se na facilitação da narrativa ou adotando formatos distintos do convencional. Podemos afirmar que esses jogos se especializam em criar uma experiência única a cada sessão de jogo.

Além disso, os jogos independentes desempenham um papel fundamental no mercado, pois são uma resposta dos jogadores às empresas ou editoras que tomam decisões ou direcionamentos em jogos aclamados que desagradam aos fãs. Isso resulta na criação de novos jogos de nicho, substituindo os mais famosos, e contribui para o crescimento e a diversificação do mercado de jogos.

Por que o RPG Indie merece reconhecimento?

O Movimento RPG, está dando inicio a sua 1ª Semana do RPG Indie. E dedicar um dia para o RPG Indie é importante por várias razões.

Primeiramente, os jogos independentes oferecem uma perspectiva única e uma abordagem criativa que muitas vezes não são encontradas nos jogos mainstream, e clássicos. Eles proporcionam experiências de jogo diferentes, explorando narrativas originais, mecânicas inovadoras e formatos não convencionais. Ao se dedicar para explorar esses jogos, os jogadores têm a oportunidade de vivenciar aventuras únicas e descobrir novas formas de jogar.

Além disso, apoiar os RPGs Indie é uma forma de valorizar a independência criativa e a diversidade no mundo dos jogos. Ao dedicar um período específico para esses jogos, estamos reconhecendo e promovendo a importância da liberdade artística, da autonomia dos desenvolvedores e da pluralidade de ideias. Isso incentiva o crescimento e a inovação no cenário dos jogos, proporcionando mais opções e alternativas aos jogadores.

A 1ª Semana do RPG Indie no Movimento RPG

Por fim, dedicar um dia ao RPG Indie também é uma maneira de mostrar apoio e reconhecimento aos desenvolvedores independentes e aos pequenos estúdios. Eles muitas vezes enfrentam desafios significativos para criar e lançar seus jogos sem o respaldo das grandes editoras. Ao dedicar tempo e recursos para jogar e promover esses jogos, estamos contribuindo para sua visibilidade e sucesso, incentivando o florescimento de uma comunidade de criadores independentes.

Em resumo, dedicar essa semana para o RPG Indie é importante para nós porque permite explorar novas experiências de jogo, apoiar a independência criativa e diversidade, e promover a visibilidade e o sucesso dos desenvolvedores independentes.

É uma forma de celebrar a criatividade e o espírito inovador que impulsiona a indústria do RPG.

Portanto nessa semana, traremos vários conteúdos que enaltecem o RPG Indie Nacional! Fique por dentro das nossa mídias, e acompanhe aqui pelo site também!


E se você gosta do que apresentamos no MRPG, não se esqueça de apoiar pelo  PadrimPicPayPIX, e no Catarse!

Assim, seja um Patrono do Movimento RPG e tenha benefícios exclusivos como participar de mesas especiais em One Shots, de grupos ultrassecretos e da Vila de MRPG.

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A 1ª Semana do RPG Indie no Movimento RPG é um evento idealizado e organizado por:

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Gustavo “AutoPeel” Estrela
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Chegando ao Fim a Votação para a Capa RPGCON 2023

Há um mês rolou a RPGCON 2023! E varias artes foram enviadas para a votação com a intensão de serem escolhidas para serem a capa do Almanaque do evento em 2023!

 

Bom, as votações estão chegando ao fim, no dia 30 encerrará! E o Iury Kroff está com uma contagem de votos excelente, mas como ainda temos tempo para votar, pedimos novamente sua colaboração para votar nele! Então entre aqui para VOTAR, e nós ajude a prestigiar nosso amigo!

Para ajudar na visualização de como ficará a próxima capa do Almanaque da RPGCON 2023, se liga nessa beleza!

Capa RPGCON 2023

Na Mesa MRPG – Diversão Offline 2023

Na Mesa é mais um projetos desse ano do MRPG ! O Na Mesa é onde a gente joga cards e boardgames.
A ideia é apresentar outros jogos do mundo nerd, além do RPG! Para isso, através das nossas gameplays, o Na Mesa leva a intimidade de um grupo de amigos jogando. E, claro, não poderíamos deixar de ir no DOOF 2023. Então vem conhecer com a gente os jogos que conseguimos jogar por lá esse ano.

Savernake Forest

Jogamos o Savernake Forest com o autor do jogo Rodrigo Rego! Lançamento da Editora Devir no DOFF, o jogo é muito fofo e divertido. Criamos um bosque com animais e comidas. O jogo é rapidinho e perfeito para jogar em até 4 pessoas, quando queremos curtir numa boa. Amamos a experiência!

Zurvivors Cooperação – Lançamento da Gamehives

O segundo dia de DOFF começou com uma grata surpresa: Zurvivors Origem. O Fábio, autor do jogo, explicou pra gente que ele é um prequel de Zurvivors e Zurvivors Cooperação. A gente joga em uma missão em outro planeta e, de quebra, entende como surgiu o apocalipse zumbi na terra. Nos divertimos e tretamos bastante pra determinar quem foi o astronauta mais eficiente da turma. É um excelente jogo que podemos p montar várias estratégias e que não é muito longo, o que foi ótimo pro nosso grupo. A dinâmica é de coleta de recursos, enquanto movemos um monstro para atrapalhar os colegas. O game está na fase final de desenvolvimento com lançamento previsto pra julho desse ano. Aguardaremos ansiosos!

A.E.R.O. – Editora Adoleta

No stand da Grok jogamos a versão gigante do A.E.R.O. Neste boardgame, nós interpretamos astronautas que precisam prender integrantes da gangue Melaca. A jogabilidade é com dados e lembra a dinâmica do general: você sempre precisará prender um dos monstros e marcar pontos, mesmo que seja 0. Um jogo divertido, dinâmico, para jogar com a família inteira. Daqueles que a tua ambição em pontuar pode te ajudar ou atrapalhar. Uma experiência muito divertida!

Hierarquia Egito

Jogamos o incrível Hierarquia Egito! Um party game de blefe, aposta e tretas, do jeitinho que a gente gosta. O boardgame apresenta elementos da história do Egito, com curadoria do historiador Bruno Vorcaro (que ainda produziu um livro completo de história dos personagens). O jogo é incrível e produzido de forma independente. Passamos lá e não apenas o jogo é incrível, com uma dinâmica muito diferente de outros do mesmo tipo, como o clima do stand estava incrível. Todos os envolvidos empolgadíssimos e felizes com o sucesso do lançamento do jogo no DOFF 2023. Parabéns ao Ricardo e todos os envolvidos no projeto! Já estamos na fila pela próxima edição do jogo e também dos próximos Hierarquia!

Terracotta Army

Estivemos presentes no estande da Across the board no DOFF e saímos impressionados com o tão aguardado terracotta army! A beleza das miniaturas, a dinâmica de jogo excepcional e um tabuleiro super imersivo fizeram desse jogo uma grata surpresa pra gente. Nele nós construímos estátuas que formaram a armada do falecido imperador, em uma mistura de dominação e presença dentro do tabuleiro que prendeu a atenção de todos por quase 2 horas! A Across the board trouxe esse jogo pro Brasil e esperamos poder joga-lo muitas e muitas vezes ainda!

Dungeons & Drink

Dungeons & Drink foi aquele momento de muitas risadas com os amigos. Visitamos o estande da Buró no DOFF e jogamos esse jogo muito divertido, onde cada um de nós era um herói, que está bebendo e enfrentando monstros que encontrávamos pelo caminho. Cada herói fica sob efeito de uma carta prenda (que nos obriga a fazer coisas como falar muito devagar, ou não dobrar os punhos), afinal de contas já estão mais pra lá do que pra cá, o que torna o jogo muito engraçado. E a possibilidade de ferrar os amiguinhos é sempre bem-vinda. Para aqueles momentos que você quer beber e jogar com amigos, Dungeons & Drinks cai como uma luva!

A Quinta serie que habita em nós

Jogamos “A Quinta serie que habita em nós” no stand da Bucaneiros. E que grande estreia na produção de jogos de tabuleiro! Um jogo divertidíssimo, +18 e com muitas pitadas de humor infame da quinta série. A jogabilidade é de completar frases e fazer todo mundo rir. Jogamos em quatro pessoas, o que deu uma dinâmica rápida e divertida pro jogo. Aguardem que iremos ainda gravar um gameplay completo no Na Mesa!

Galeria de Fotos do Na Mesa MRPG

Acompanhe Também:

Revisão e Montagem da Capa: Isabel Comarella

 

 

Cobertura das Área de Palestras – Diversão Offline 2023

Com dois dia intensos de evento e muitas discussões bacanas, trazemos para vocês tudo que vimos  da Área de Palestras do DOOF 2023.

Educação em Jogo: A Importância da Ludoliteracia

Convidados: Daniel Martins e Igor Moreno

Mediação: Jorge Valpaços

A Palestra, mediada por Jorge Valpaços e que teve como convidado David Martins e Igor Moreno, foi bastante focada em maneiras diferentes de se aplicar o ato de jogar com a educação.

Com a introdução do Jorge Valpaços, o bate-papo iniciou como esse ato de jogar se tornou algo muito relacionado ao lazer e menos a arte de contar historias e espalhar sua cultura.

Daniel Martins focou bastante em seu relacionamento na época de escola com a dificuldade do aprendizado. E como, utilizando de RPG de mesa e jogos, ele conseguiu se desenvolver melhor nas matérias. Utilizando de maneira prática os conceitos de matemática, geografia e etc… nos jogos que jogava. Daniel inclusive citou o uso de jogos para reforçar, de maneira divertida, bons hábitos em crianças menores.

Igor Moreno focou na utilização de jogos dentro de sala de aula e como ele adaptou atividades que utilizam ferramentas usadas pelo aluno. Jogos analógicos eram pouco apelativos aos jovens, portanto, utilizando as mesmas técnicas de jogos analógicos, ele adaptou para uma forma digital.

Na Sala de Aula

Na palestra, Jorge Valpaços apontou como muitas vezes se fala de “gamificiar” a sala de aula mas de uma maneira ruim, de um “jogo” ruim e que o sistema precisava ser repensado.

Também foi comentado sobre a necessidade de professores e educadores que querem trazer aspectos da ludoliteracia em sala de aula terem aliados de outras áreas que eles não dominam. Assim como desenvolvedores ou de alguma área de interesse dos jovens. E caso os professores ou educadores queiram mais artigo sobre isto, foi comentado sobre dois portais muito bons para o assunto; o Rede Metagame e o Ludus Magisterium

Fizemos uma pergunta sobre a criação de jogos educativos voltado a crianças com questões especiais como autismo, e foi citado a necessidade, mais uma vez, de aliados no meio de game design.  Podendo assim ter uma visão melhor sobre isto para tratar dessa necessidade de jogos acessíveis para pessoas que precisam de um cuidado especial.

Infância e Jogos

Convidados: Thiago Queiroz e Kátia Regina

Mediação: Arnaldo V. Carvalho

A proposta desta palestra era discutir sobre a presença dos jogos na infância e a importância deles na construção do lúdico.

A mediação ficou por conta do Arnaldo V. Carvalho, que estudou no mestrado e no douturado sobre exatamente a temática da ludicidade e é um educador apaixonado por jogos. Compondo a roda de conversa tínhamos o Thiago Queiroz: do Paizinho vírgula e Jogando junto – canal focado em jogos de tabuleiro para famílias. E fechando os participantes tínhamos a Kátia Regina: fonoaudióloga e psicopedagoga que participa do Se joga, que organiza e monitora eventos de jogos com foco no público LGBTQIAPN+.

Dentro das Escolas

A Kátia também leva diversos jogos para as escolas. O lúdico e a construção do vínculo. O centro da discussão ficou em torno dos ganhos da presença do jogo desde a infância. Isso porque através do lúdico conseguimos aprender com muito mais facilidade habilidades importantes. Como exemplo, a Kátia trouxe como usa jogos de tabuleiro para que as crianças se interessem em fazer os exercícios de fonoaudiologia. Além disso, o jogo é onde as diferenças, como de idade, somem. Vale as regras do jogo e todos são iguais diante disso. Assim é uma ferramenta excelente para o desenvolvimento de vínculos, principalmente dentro das famílias.

Aqui vale o recado que nos deram muitas vezes durante a palestras: existem jogos para todos os públicos, se você não jogar com seu filho desde pequeno, ele não vai te acompanhar nos jogos mais complexo quando ficar mais velho. O grupo destacou a importância da construção do lúdico e como os jogos permitem que o mesmo se mantenha ao longo da vida: enquanto brincar é coisa de criança, jogar é permitido à todos. Além de super inspiradora, a palestra foi emocionante, com os participantes contando suas experiências. Mas teve uma cereja do bolo no quesito emoção: ao final tivemos um pedido de casamento na plateia.

Subindo de Nível: Dicas Práticas para a Organização de Eventos Profissionais

Convidados: Bruno Davi e Fernanda Sereno

Mediação: Elson Bemfeito

Bruno Davi Kretzmann (Além do Muro), convidou Fernanda Sereno (Diversão Offline) e Elson Bemfeito (SeJoga) para assustar as pessoas falar sobre a organização de eventos profissionais. O papo foi bastante prático e direto, entretanto muito intuitivo, com um slide muito bem montado que abordava diversos pontos interessantes e relevantes sobre o tema em questão.

Dicas Práticas

Os assuntos foram desde dicas de profissionalização, como onde um produtor de eventos se enquadra juridicamente até se devo ou não criar um MEI. Também quais as vantagens que isso traz para o meu trabalho e até uma dica sensacional ainda sobre este tema que foi: “MEI não garante contratação, algumas empresas encrencam”. Isso por conta de o MEI teoricamente não poder ter funcionários, então como você tem uma equipe para cuidar/produzir do/o evento.

Outra dica bastante interessante foi, ir atrás do SEBRAE da sua cidade. Tanto para suporte com questões legais através de cursos e até mesmo utilizando o Emissor Gratuito de Nota Fiscal de Produto que eles produziram.

Mas uma das coisas que mais chamou atenção, na minha opinião, foi uma questão que muitas pessoas têm muita dificuldade: O Quanto Devo Cobrar? A principal resposta para esta pergunta foi que você DEVE cobrar, o quanto varia muito. Fernanda Sereno, por exemplo, citou algumas formas, destaco a seguinte. Pegue o valor que você ganhava no seu último emprego, divida o seu salário por 22 dias e depois divida por 8 horas de trabalho. Esse é o seu valor hora, agora você tenta descobrir quantas horas você vai dedicar àquele evento.

Enfim, foi uma palestra bastante proveitosa para nós do Movimento RPG que temos interesse em produção de eventos profissionais (fica a dica). E se você ficou com dúvidas sobre este assunto ou quer o slide citado, mande um email para: contato@alemdomuro.com.br e peça ao Bruno o slide da palestra: Subindo de Nível: Dicas Práticas para a Organização de Eventos Profissionais do DOFF 2023.

Boardgame x RPG: Inimigos ou aliados?

Convidados: Fabrício Ferreira e Rafael Amon

Palestra ministrada por Flávio Ferreira e Rafael Amon.  O clima amistoso estabelecido desde o início da palestra, deixou claro que não haveria um debate acalorado sobre o tema. Mas sim um diálogo com o público enfatizando a necessidade de ações colaborativas na propagação de ambos os hobbies.

O ritmo dos argumentos deixou claro, que não existem grupos antagônicos que precisam se degladiar para provar qual a melhor maneira de se divertir. Mas sim, grupos que precisam agir para uma conciliação em pró da saúde e expansão de jogos e editoras. Houve espaço ainda para breves explanações sobre as diferentes características e estilos de RPG e Boardgames. Explicitando movimentos de migração do primeiro para o segundo, devido apelo comercial mais estabelecido e melhor comunicação com o público proveniente de peças, design e variados acessórios que incitam o consumo.

Tal migração, contudo, não significa que o mercado para o RPG esteja menos aquecido, pois muitas editoras estão trabalhando em novos títulos e em traduções de vários títulos. Ao final da palestra, houve um momento para dúvidas, na qual os palestrantes apontaram os altos e baixos do mercado no período pandêmico. Mas finalizaram afirmando que o Brasil passa por momento ímpar de expansão de negócios envolvendo nossos amados hobbies, agora basta aguardar ansiosamente que estas palavras tragam auspícios positivos.

Nem Ameri, nem Euro. Existe uma escola brasileira de jogos?

Convidados: Sérgio Halaban, Robert Coelho, Led Bacciotti e Diego Bianchini

Palestra ministrada por Sérgio Halaban, Robert Coelho, Led Bacciotti e Diego Bianchini. Neste encontro de gigantes dos boardgames, ficou claro o tom de respeito aos estilos de jogos das diferentes escolas. Houve uma explicação breve sobre as principais características do estilo Americano. Com mecânicas fortes voltadas a temas esteticamente marcantes assim como a aleatoriedade com forte influência da sorte.

Em seguida, o estilo europeu, com suas mecânicas mais complexas, com ênfase em habilidades estratégicas que quase não deixam margens para a aleatoriedade, temas mais ligados à cultura ou história de suas regiões de origem. Com tais aspectos demarcados, passaram a diálogo sobre a evolução dos estilos ao longo dos anos. Foram citando como dentro do estilo europeu a presença da escola alemã, francesa e polonesa sempre foram muitos proeminentes.

Já o estilo Americano tentou explorar características diferentes, atendendo às demandas de seu próprio mercado, focando muito na estética forte e marcante. Apontaram também como o mercado japonês e seu estilo de jogos mais dinâmicos e compactos vem crescendo anos após ano. Partindo desta tempestade de ideias, todos foram unânimes em afirmar que o mercado de jogos brasileiro precisa explorar melhor sua própria cultura e diversidade. Bem como aproveitar o aquecimento do mercado para aumentar sua projeção internacional. Ainda, apontaram que uma escola brasileira, com características próprias demandará tempo para se firmar. Mas afirmaram que desde 2013, o elemento aleatório vem caindo,  demonstrando uma tendência para um estilo euro com forte influência de temas bem culturais e regionais de nosso país.

Atração Internacional: Tom Vasel

Tom Vasel veio para o evento com uma roupa excêntrica, mas com uma maneira de falar que sabia atrair a atenção.

Em sua palestra, ele discorreu sobre sua trajetória jogando e revisando jogos na internet e evoluindo seu formato. Desde da maneira escrita até ele começar a gravar vídeos e como, naturalmente pelo amor dele a jogos, seu conteúdo cresceu até se tornar a referência que é hoje.

Durante a palestra, de uma maneira bastante leve e divertida de ouvir, Tom Vasel resumiu toda a sua trajetória como: “Eu amo falar sobre jogos”. Tudo o que ocorreu como consequência do seu amor por jogos.

A palestra foi como ouvir seu amigo falando de algo que ama fazer. E inspirou bastante alguns criadores de conteúdo com quem conversei na palestra por lembrar do porque fazemos o que fazemos; Amamos jogar jogos.

Na parte de perguntas, perguntaram se ele teria planos de lançar seu podcast, The Dice Tower em outras línguas. Tom respondeu que ele não conseguiria fazer a consultoria em todas as línguas, mas que não precisaria disso. No evento já conheceu diversos criadores de conteúdo muito bons, eles podem ser o Dice Tower desta região.

Quando perguntado sobre qual foi o pior boardgame que já recebeu para fazer uma review, ele citou o jogo Oneupmanship, um jogo baseado em Banco Imobiliário. Mas com regras estranhas e pílulas que ele decidiu que seria melhor não tomar.

Outro ponto foram sobre jogos que podem ser usados para sala de aula, Tom Vasel a lista de Top 10 Jogos Para A Sala de Aula no site do seu podcast, The Dice Tower.

Inteligência Artificial e sua influência no mundo dos Jogos Analógicos

Convidados: Luís Francisco, Diego Sá e Eric Araújo

Mediação: Fel Barros

A palestra, mediada por Fel Barros e com participação de Luís Francisco, Eric Araújo e Diego Sá, abordou o uso da Inteligência Artificial em três vertentes: Balanceamento, Design e Desenvolvimento.

  • Balanceamento, a questão principal acabou entrando em utilizar da IA poderia fazer o balanceamento de um jogo, colocar novas expansões ou até mesmo as regras do jogo para uma inteligência artificial e pedir para ela executar os playtest.
  • Sobre Design, entraram no que talvez seja a evolução mais rápida da IA que é o desenvolvimento de imagens e quanto isso afeta no desenvolvimento do hobby.
  • Sobre Desenvolvimento, pedir para uma IA desenvolver um jogo inteiro debaixo de um conceito ou um termo.

Dos casos acima, o desenvolvimento e o balanceamento são os mais complicados em uso de IA. Uso dessa ferramenta para algo tão complexo quanto desenvolver um jogo ou até mesmo balancear ele é algo que o estado atual da IA aberta ao público não faz da melhor maneira, mas que ira evoluir com o tempo. Mas a questão de imagens são sempre complicadas.

Alguns dos convidados comentaram do uso de imagens em IA não apenas para a criação de jogos. Mas também para venda em sites como a Shutterstock e a inevitabilidade desta tecnologia no nosso dia a dia. Desenvolver imagens baseadas em prompts para puxar a ideia de um produto e economizar na contratação de artistas é utilizado por muitos desenvolvedores em protótipos de jogos.

Mas não foi chegado muito bem em um consenso de até onde ir com a Inteligência Artificial, mas a troca de ideias sobre até aonde usar a IA para os três pontos acima foi bastante interessante.

Espaço Copag – Como publicar seu jogo

A Copag trouxe para o DOFF 2023 o lançamento do seu curso “Como publicar seu jogo”. E, em sua palestra, nos contou mais sobre como é a estrutura desse curso e as principais dicas para quem deseja publicar jogos.

A primeira sugestão foi aproveitar momentos como o DOFF para conversar com pessoas que estão produzindo jogos. Principalmente quem está na fase de testes, para conversar sobre todo o processo de construção de um board game.

Outra dica essencial é prototipar e testar bastante. Não vale só levar o jogo para os amigos. É necessário testar com pessoas diferentes, que podem te opinar como melhorar a dinâmica de forma geral. Além de produzir protótipo para entender se as peças planejadas se encaixam e funcionam como esperado. Também é preciso pensar como essas peças serão produzidas. É importante o produtor saber que tipo de peça é essencial, como ela pode ser produzida e planejar pensando no custo benefício. Exemplo: um elemento do jogo produzido em papel, com cortes específicos pode encarecer o jogo, talvez possa ser uma peça com corte padrão e um desenho diferenciado.

E como a Copag pode ajudar?

Para ajudar em tudo isso a Copag lançou desse curso, totalmente gratuito, que ensina  desde o mercado de jogos, até como de fato produzir o jogo. Além disso, a empresa indicou que consegue ajudar a pensar a melhor forma de produzir um jogo, através do seu projeto específico de produção onde conseguem ajudar com orçamento e fabricação.

Como dito na palestra: o jogo é morto, mas a experiência de jogar é viva. Se você tem uma ideia, aqui tem ferramentas para você colocar para a rua! Para que todos experienciem seu jogo.

Experiências da Rede Federal de Educação com Jogos de Mesa

Convidados: Bruna Cavallini, Clever Pinto, Maurício Takano, Leonardo Abreu e Leonardo Costa

Falando sobre o RPG e a gamificação como um todo, a palestra teve o intuito maior de apresentar o projeto de graduação na área. Os palestrantes foram bem incisivos e até bem didáticos no tema, mas foi bem interessante ver que, mesmo que nós entusiastas já levantemos essa bandeira há décadas (e muito antes de GURPS Desafio dos Bandeirantes surgir!) esse tema ainda esteja tão alheio para a comunidade acadêmica. Como bacharel de filosofia principalmente, me vi até assustado com as falas dos palestrantes referentes a como as universidades ainda enxergam com muito preconceito a educação lúdica!
Esse é, de fato, um cenário que precisamos mudar!

Saindo do Eurocentrismo/Heterocentrismo nos Jogos de Mesa

Convidades: Titânia Tef Martins, Naomi Maratea, Allistra Maravilha e Marco BYM

Mediação: Titânia Tef Martins

Por mais versátil, abrangente e dinâmico que os jogos e o RPG em si podem ser, precisamos lembrar sempre que o euro-heterocentrismo ainda existe, e é deveras gritante no assunto! Muito mais que os padrões arcaicos e antigos que estabeleceram os moldes que são usados até hoje, precisamos nos dedicar a criar mais espaços inclusivos e saudáveis para pessoas de todos os tipos! Além disso, precisamos também ter amente aberta para entender e aceitar as mudanças que ocorrem no mundo e nos adaptarmos a elas. Foi uma das melhores palestras que pude ver, e não apenas por me encaixar nas minorias, mas por também poder ver assim proprias falha se maneiras de muda-las!

Gênero, Raça, Classe, Sexualidade e Violência: Como Tratar Temas Sensíveis em Jogo

Convidadas: Naomi Maratea e Michele Melo

Mediação: Jorge Valpaços

Temas sensíveis são pontos de muita importância e necessidade de discussão, onde tivemos no DOFF 2023, Jorge Valpaços, Naomi Maratea e Michele Melo falando sobre. Nesse artigo, você vai saber o que foi conversado na palestra que aconteceu no último domingo, dia 11/06. De acordo com os palestrantes, são temas que podem trazer problemas e acabar por causar uma imagem ruim para as empresas e ofender pessoas. Porém já existem há muitos anos, no entanto sem a devida discussão

Vemos isso em diversos nichos, não apenas no mundo do RPG de mesa. Michele levantou o ponto de que a mídia não existe sem a realidade e que falar desses temas nos jogos é falar da vida real, e isso tem um peso muito grande.

Naomi deixou claro o quanto essas abordagens são importantes, como foi durante o seu processo criativo com o sistema de CDR. Por experiência própria com pessoas do seu convívio social diário, ela se viu na necessidade de um jogo que conseguisse reunir pessoas que não tinham esse sentimento de acolhimento com outros sistemas, já existentes na comunidade.

Como implementar nas suas obras?

Temas sensíveis sempre serão abordados de uma forma outra, em um momento outro. Mas, como citado por Naomi, ter alguém com voz ativa sobre o tema em conjunto do projeto, é algo essencial, garantindo assim que a pauta seja relatada e abordada da melhor forma possível.

Como dito pela Michele, tendo em mente a área de ilustração também. A mídia está com a realidade, saber adaptar, recriar, incluir, sempre tomando todos os devidos cuidados. Representar a diversidade é necessário.

Se você gostaria de conversar mais sobre esse assunto, tenho certeza que nossos palestrantes ficariam honrados de falar sobre, então sigam eles nas redes sociais: @naominaomichi, @michel0dy e @ValpacosJorge e digam que vieram pelo artigo do Movimento RPG.

Atração Internacional: Kenneth Hite

Kenneth Hite é um desenvolvedor de jogos de RPG, muito conhecido por seu trabalho em Vampiro V5. Ele conta na palestra que começou jogando Dungeons and Dragons e escrevendo material para GURPS Time Travel, e entrou no mercado por ligações com pessoas.

Com o tempo, o trabalho com os jogos ficaram muito grandes e ele decidiu sair da empresa de seguros que trabalhava. E começou a trabalhar nos empregos de freelancer que fazia para empresas como Steve Jackson Games, Whitewolf e Chaosium.

Depois de um tempo, um dos jogos que foram mais importantes para ele foi quando foi chamado pela Last Unicorn games para fazer o jogo Star Trek: The Next Generation Role-playing Game. Depois disto. Então foi chamado para fazer a adaptação de Call of Cthulu para o sistema GUMSHOE, chamado Trails of Cthulu e outros livros no sistema GUMSHOE, como Night’s Black Agents, que de acordo com ele, foi o que chamou a atenção para que ele fosse chamado para fazer o jogo Vampiro: A Máscara 5ª Edição pela White Wolf.

Uma observação de Kenneth é que hoje em dia, produtores de conteúdo para RPG podem fazer o quele fez de maneira muito mais simples. Ou seja, vendendo em marketplaces como o itch.io e o Drivethru RPG e que não devemos escrever nada que não gostamos. Porque se nós não gostamos daquilo, nossos leitores também não vão.

Sobre pesquisa para campanhas e conteúdos, ele comentou que normalmente ele faz todo o trabalho de pesquisa em campanhas e jogos de RPG para que os mestre não precisem fazer isto. Porém é uma escolha de cada mestre de RPG o que usar ou o que não usar.

Espaço Catarse / Cordilheira Games

Na palestra sobre Catarse com a Cordilheira Games, foi falado bastante sobre a parte da Cordilheira Games de aprendizagem. Principalmente com o curso Criando Jogos Incríveis e a mentoria Seu Jogo na Rua que é mais profundo sobre se a necessidade de planejamento e de estudo se um jogo em desenvolvimento realmente é necessário para um jogo ter um financiamento coletivo.

Também foi falado sobre planejamento para projetos, que é melhor você jogar a data de entrega de seus projetos para mais tarde, porque imprevistos acontecem e é melhor entregar antes do que depois.

De se planejar bem para não fazer algo muito mirabolante que você não vai conseguir entregar, e cuidar com problemas que você pode ter.

No geral, foi uma palestra bastante informativa para quem quer iniciar um projeto no Financiamento.

Atração Internacional: Reiner Knizia

Na palestra com Reiner Knizia, game designer veterano de board games, tivemos uma palestra recheada de bom humor e interação com o publico.

O game designer alemão diz que começou a criar seus próprios jogos para brincar com seus amigos, já que o unico que vendia jogos na cidade era o barbeiro local. Então ele começou a inventar os próprios jogos.

Mestre em matemática, Reiner trabalhava como gerente de banco até que os jogos que ele desenvolvia como hobby começaram a ficar muito famosos. E em seguida ele decidir se dedicar 100% ao desenvolvimento de jogos, que com orgulho ele chama de “seus mais de 700 filhos”.

Se declarando como “amaldiçoado com ideias”, Reiner reforçou que jogos precisam sempre ser pensados com uma visão nova e inovativa, independente de seu tema. Os temas que jogos foram outro ponto focado, quando perguntado sobre o modelo Europeu de pensar mais a mecânica do que o tema. Visto que o Brasil é dito como um país que sabe lidar muito bem com jogos que giram ao redor de temas, ele deu exemplo de empresas americanas, que não aceitam jogos de temas que já tinham e de empresas europeias que conversavam sobre o jogo e depois reviam o tema.

Também falou bastante sobre procurar soluções criativas para problemas, citando a frase “Se tudo que você tem é um martelo, tudo vai parecer um prego”. Que devemos procurar novas formas de resolver problemas ao invés de resolver tudo da mesma maneira.

A influência da cultura japonesa no RPG e Boardgames

Convidades: Marcelo Cassaro, Hita Aisaka e Yui Kitagawa Taguchi

Mediação: Thiago Rosa

A palestra começou com um clima descontraído, comum em encontro de amigos de longa data. Mas logo escalou para um debate sobre game design, estrutura narrativa e influência linguística da cultura asiática em produções consumidas pelos brasileiros.

Houve ainda espaço para um resgate nostálgico das influências de seriados Tokusatsu dos anos 80 e 90 em produções de cenários de campanha nacionais, especialmente no caso de Tormenta e posteriormente do Tormenta 20. Neste caso, houve um adendo discutindo, como este cenário agregou não só traços da cultura japonesa. Mas de diversos outros países, tornando-se popular por agregar respeitosamente vários estilos e particularidades num mix criativo bem ao jeitinho brasileiro.

Retomaram o debate citando a forte influência eurocêntrica nas produções de jogos. Com a necessidade de inserção de maior diversidade cultural, fato que está em amplo crescimento atualmente, apontaram como exemplo o resgate do saudoso Defensores de Tóquio com uma versão repaginada e mais adaptada às necessidades do mercado consumidor contemporâneo. Por fim, mencionaram os esforços da editora Jambo em apresentar cada vez mais da cultura japonesa, coreana e chinesa em seus produtos.

Serious games: habilidades sociais e saúde mental

Convidades: Marcelo Cassaro, Hita Aisaka e Yui Kitagawa Taguchi

Mediação: Thiago Rosa

Palestrantes: Victor Otani, Julia Pedron, Pedro Coimbra e Danielle Marques.    Esta foi uma mesa redonda com especialistas da área de Pedagogia, Psicologia e Psiquiatria, todos focados em apresentar para o público um panorama geral da importância da pesquisa científica do RPG e Boardgames como instrumentos para combater transtornos mentais, como crises de ansiedade por exemplo.

Iniciaram o diálogo com o público apresentando o contexto pandêmico e pós pandêmico que desafiou a sociedade a lidar com seus problemas interiores, a saúde mental tornou-se assunto de alta prioridade. Houve uma ruptura nas habilidades sociais, que gerou variados traumas. Nesse contexto, a busca por alternativas no tratamento destes casos, levou a exploração de ferramentas inusitadas, como o RPG e Boardgames que por sua vez já tinham se provado instrumentos poderosos para a Pedagogia. Aproveitando-se do aspecto lúdico, mais psicólogos e psiquiatras vem analisando as possibilidades do uso destes recursos na melhora de Soft Skills, com foco em discussões terapêuticas do pós jogo.

Indagações sobre escolhas e motivações dentro dos ambientes virtuais controlados pela imaginação podem potencializar resultados de terapias, vale ressaltar que este campo demanda muito esforço de pesquisadores, já que dados quantitativos e qualitativos não insuficientes até o momento. O movimento Critical Skills, do qual os palestrantes fazem parte está engajado em trazer mais especialistas que tenham interesse para o tema, fazendo do RPG e dos Boardgames seu corpo de pesquisa.

Galeria de Fotos da Área de Palestras

Acompanhe Também:

Autores: Bruh Winchester,  Douglas Quadros, Eduardo Filhote, Gustavo Estrela, Isabel Comarella, Jefferson Lima, Karina Cedryan

Revisão e Montagem da Capa: Isabel Comarella

 

Cobertura da Premiação Ludopedia – Diversão Offline 2023

A Premiação Ludopedia ocorreu no sábado, ou seja no primeiro dia de DOFF 2023! E apesar de ter sido uma cerimonia bem rápida não deixou de ser emocionante! E além de ter sido emocionante, também foi especial marca os 10 anos de Ludopedia. 

O Ludopedia é um site que cobre notícias, faz analises e tem uma lista muito de boardgames para você listar quais você tem, além de contar com um fórum para se discutir Board games e RPG.

Neste ano, os vencedores foram os seguintes:

  • Infantil (Voto Popular) – Stone Age Junior (Devir)
  • Infantil (Júri) – Dragomino (PaperGames)
  • Infantil Designer Nacional (Voto Popular) – Treta na Selva (Mosaico Jogo)
  • Infantil Designer Nacional (Júri) – Achô! (Adoleta Jogos)
  • Mídia Audiovisual Infantil (Voto Popular) – Romir – Jogo para crianças
  • Suplemento de RPG (Voto Popular)  – Dungeons and Dragons (5ª Edição) – O Caldeirão de Todas as Coisas de Tasha (Galápagos Jogos)
  • Suplemento de RPG Designer Nacional (Voto Popular)  – Tormenta20 – Jornada Heroica: Fim dos Tempos Arco 1: As Colinas Centrais (Jambô Editora)
  • RPG (Voto Popular) – A Lenda de Ghanor (Jambô Editora)
  • RPG Designer Nacional (Voto Popular) – A Lenda de Ghanor (Jambô Editora)
  • Mídia Escrita (Voto Popular) – Covil dos Jogos
  • Expansão (Voto Popular) – Wingspan: Expansão Oceania (Grok Games)
  • Expansão (Júri) – Draftosaurus: 2 em 1 Marina e Show Aéreo (Meeple BR Jogos)
  • Mídia Podcast (Voto Popular) – Nordicast (Covil dos Jogos)
  • Família (Voto Popular) – Cascadia (Grok Games)
  • Família (Júri) –  Cascadia (Grok Games)
  • Mídia Audiovisual (Voto Popular) – Covil dos Jogos
  • Família – Design Nacional (Voto Popular) – Cangaço (Buró Editora)
  • Família – Design Nacional (Júri) – Dobro (Grok Games)
  • Mídia Revelação (Voto Popular) – Duque Board Games
  • Expert (Voto Popular) – Duna: Imperium
  • Expert – Design Nacional (Voto Popular) – Luna Maris
  • Mídia Social (Voto Popular) – Cóvil dos Jogos
  • Expert (Júri) – Lacrimosa (Devir)
  • Expert – Design Nacional (Júri) – Hokusai (Ludens Spirit)

Sobre a premiação

Durante a premiação desenvolvedores de jogos falaram sobre como a comunidade tem se auxiliado e designers de jogos nacionais se complementando e deixando explicito como o alivio do fim da pandemia trouxe um novo ar ao evento.

Além disso, é impossível não comentar de como O Covil dos Jogos que levou quase todos os prêmios de criação de contéudo, incluindo Mídia Audiovisual, Mídia Podcast Mídia Social.

Além disso, tivemos vitória do jogo Cangaço, da Buró Editora, um jogo com tema nosso, brasileiro, que seria uma raridade se no ano passado não tivemos tido a vitória do jogo Brazil: Imperial. Mas sempre que temos vitória de algum jogo com um tema local, brasileiro, é algo digno de nota.

Além disso, com Ordem Paranormal RPG no pareô, foi uma grata surpresa ver A Lenda de Ghanor RPG vencendo como RPG e RPG (Design Nacional). Com uma fanbase gigantesca, era fácil imaginar o livro do RPG de terror vencendo, mas Ghanor levou os dois prêmios na categoria RPG.

E os Suplementos de RPG?

Apesar disso, A parte de Suplemento RPG teve uma disparidade bastante curiosa; O Caldeirão de Todas as Coisas de Tasha, mesmo sendo um suplemento lançado originalmente em 2020, foi vencedor. O suplemento chegou ao Brasil apenas  no final do ano de 2022, mesma coisa com os suplementos de Vampiro: Á Máscara 5ª Edição Camarilla e Sabá, que foram lançados no exterior ano passado mas foram lançados no Brasil este ano. Tendo grandes suplementos feitos por fãs como São Paulo By NightRecife By Night, ter dois suplementos de design nacionais como apenas cadernos de anotações é algo estranho. Caso eles pudessem ser lançados por um selo nacional, seria interessante ter eles nessa páreo com a Jambô Editora que trouxe o Só Aventuras e Fim dos Tempos.

Fim dos Tempos foi o vencedor não apenas pela qualidade do livro, mas também por uma questão de comunidade, o livro foi feito com diversas fanarts dos fãs da stream da campanha, então foi mais do que merecido, mas eu fico me pergunto o que aconteceria se tivéssemos um páreo entre um grande lançamento da Jambô e um lançamento de Vampiro ou de Dungeons and Dragons da comunidade brasileira, ao invés de jogos que saíram anos atrás.

Galeria de Fotos da Premiação Ludopedia

Cobertura da Área de Protótipos: Tabuleiro – Diversão Offline 2023

A Área de Protótipos: Tabuleiro do DOOF 2023 estava muito maior esse ano trazendo jogos e pessoas incríveis para conhecermos. Foi um prazer estar com todos eles e elas nesse fim de semana e esperamos que venham mais encontros!

Constelar

Helia Vannucchi e Paulo Lenço

Há muito tempo criando jogos o casal trouxe Constelar para o evento na intensão de ser divertido e dinâmico. Pois usando estratégia de combinação e dedução os jogadores se divertem. Além disso esse é apenas um dos muitos jogos que eles criaram, inclusive tem um projeto de criação de jogos chamado Arena Lúdica que faz parte da UFMT, e capacita os alunos na criação de jogos.

Eldoria

Gledson Silva e Thiago Nunes

A dupla de amigos criou Eldoria a partir de uma das várias ideias que sempre conversam entre eles. Mesmo passando por varias versões acreditam que estão na reta final dos acabamentos da mecânica e arte do jogo. Falando em arte os autores destacaram as ferramentas que usaram para criar os personagens, sendo principalmente IA chamada Midjouney. No entanto a IA possui limitações, o que os levou a estudarem mais profundamente essa ferramenta. Por fim encontrando métodos e evoluções que garantiram a eficácia da parte artística do jogo. Em Eldoria , magos enfrentam elementais e seus lacaios para obterem o poder dos elementos.

Fungicultura

AnaLu Vardiero, Ágata Carvalho Morais, Amanda Micalloni de Oliveira, Julia Cardoso do Santos, Susan Naomi Sano, Nelson Menolli Jr

As autoras foram incentivadas pelo orientador delas a se inscreverem em um edital federal para a criação de jogos educativos. Dessa forma, assumiram o desafio e criaram o jogo Fungicultura. O objetivo do jogo é se tornar o maior produtor de cogumelos do Brasil, para isso o jogador precisará pesquisar os cogumelos e suas características de cultivo. As autoras acreditam que esse  modelo de boardgames educativos podem tornar o mercado mais atrativo, principalmente por geram curiosidade.

Geekmon Capture

Arthur Casulli e Karina Alves

Vindo de um projeto do casal, inspirado em uma brincadeira dos dois de jogar milho para pássaros, o autor desenvolveu de forma dinâmica Geekmon. O objetivo é capturar os Geekmons, você pode atrapalhar os adversários, mas cuidado pois pode acabar se prejudicando, além disso existem outras mecânicas agregadas ao jogo que tornam bem divertido.

GRÉCIA – Deuses vs Filósofos

Willian Silveira

Assim como muitos outros que encontraram no lockdown a oportunidade de por as ideias engavetadas em ação, não foi diferente para o autor de Grécia. Entusiasta do estudo religioso, filosófico, e cultural, juntamente com a mitologia grega conseguiu unir tudo ao mundo dos boardgames. Sendo um jogo complexo e com muitos pontos a dar atenção e desenvolver. Os jogadores personificam Deuses gregos que enfrentam os filósofos para manterem seus status de divindades.

Little Friends

Joka Jr

Após o casal adotar uma dupla de pets, somado ao interesse por boardgames. Criaram o jogo em que o objetivo é unir animaizinhos sem lar a tutores dispostos a adota-los. Além de ser uma temática fofa, deixa o coração ainda mais quentinho ao saber que possíveis lucros vindos de Little Friends serão revertidos no auxilio de animais em situação vulnerável.

Orgânica

Bruno Maranho

Inspirado na vontade de incentivar as filhas sobre cultivo, optou por utilizar o lúdico como recurso. E com tentativas , acertos e erros chegaram no protótipo atual de Orgânica que demonstra estar apto a jogabilidade. Inclusive, o jogo é muito bom, o objetivo é cultivar hortaliças utilizando dos recursos adquiridos com estratégia, tendi até uma composteira e o Sol como recursos utilizáveis.

Piñata Festival

Denilson Silva

Criando jogos para si desde criança o autor se inspirou em uma série da Netflix chamada ¡Dale, dale, dale! para criar Piñata Festival. O objetivo do jogo é “derrotar” a Pinhata e conseguir os doces dela, as combinações entre doces podem aumentar as pontuações finais.

Poranduba – Cartas de Cultura

Andriolli Costa e André Vazzios

O autor criou o jogo a partir da sua tese de pós doutorado em crítica social, as cartas são todas baseadas em personagens da nossa cultura e folclore. Logo, fica fácil pensarmos que os personagens usam as habilidades e características designadas a eles. A disputa do jogo de cartas  é revertida em pontos, porém são muitas as maneiras de pontuar e combar em Poranduba!

The King of Mortal Streets

Gil(gante) e Thiago Escobar

Com a abertura do canal no YouTube e podcast intitulado Falha Final, os autores resolveram criar um jogo que trouxesse para o analógico todo o brilho do vídeo game. E conseguiram, The King trás a boa sensação do jogo de luta para a mesa. Em disso esse jogo provavelmente abrirá a oportunidade do autor revelar vários outros jogos que ele criou ao longo de 26 anos e sendo principalmente incentivado por seu parceiro de trabalho.

Vomitolândia

Sandro Tomasetti

Em um dia com a família num parque de diversões, vendo sua esposa se sentindo mal e com enjoos teve a ideia da temática do jogo. Em Vomitolândia s jogadores secretamente indicam manobras entre si para ver quem é o primeiro a vomitar na montanha russa.

WuXing Masters

Xico Roeder e Ricardo Spinelli
Tambem uma ideia surgind oentre amigos que gostam de boardgames e de criar projetos surgiu WuXing Masters. Nele os jogadores usam cartas para movimentar mestres, criar projetos, aprender estilos de Kung Fu e forjar artefatos. Várias fichas mostram os estilos de Kung Fu e os elementos naturais que você possui, movimentando de forma estratégica os dados nas órbitas dos planetas e entre os templos, você controla os Mestres WuXing trazê-los para suas vilas.

Galeria de fotos da Área de Protótipos: Tabuleiro

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