Cobertura da RpgCon 2021

Continuando nossa batalha contra esse chefe invisível que nós assola, não baixemos nossa cabeça. Pois a sorte de um critico está ao nosso lado e acreditemos que ela virá. E seguindo nossa aventura por esse universo online nós deparamos com um evento épico que cativa nossa atenção. Um momento deve ser dado então, para apreciar tal experiência. Se não conhece do que estamos falando, precisa ver a RpgCon 2021. Afinal é uma Convenção com diversas palestras, mesas, oficinas e expondo muito conteúdo de Rpg que talvez conheçamos ou devemos conhecer.

Divulgação de Rpg – Lukas Malk

O palestrante fala sobre as importâncias em relação ao lançamento de seu jogo. Dessa forma ele exemplifica formas de alcançar o seu publico desejado. Cita-se Dungeonist como marketplace para expor seu RPG  sendo ele uma vitrine conhecida pela comunidade com uma frequência de acessos.

A princípio,  o palestrante fala sobre ser essencial a presença de sua divulgação em redes sociais como o Facebook. Fazendo uso dos grupos que possuem um potencial de visibilidade para seu jogo. Mas se atentando as regras de cada grupo e as temáticas desses para entender se está atingindo um público desejado desse meio, também cita Twitter, Instagram e Tik Tok.

O palestrante também se aprofunda em relação ao uso do Instagram e seu potencial. Toda via, falando sobre quantidade de postagens, sobre o uso de palavras-chaves para impulsionar a visualização. Bem como a marcação de amigos, para lhe auxiliarem nessa tarefa de tornar o seu jogo mais conhecido.

Para assistir a palestra na íntegra acesse aqui.

Iniciando um novo hobby: Pintura de miniaturas – Márcia Georgina.

Márcia realiza uma oficina comentando um pouco sobre sua trajetória até conhecer o hobby. Em seguida ela comenta sobre os benefícios deste, como a melhora da criatividade, uma forma de relaxar, se expressar e melhorar a concentração.

Marcia desmistifica sobre equipamentos para essa atividade e sobre processos que se passa até chegar ao resultado que vemos em peças que ficam incríveis. É descrito algumas recomendações para se iniciar a pintura da melhor forma possível nos mais diferentes pinceis.

Primer da acrilex: Uma das recomendações devido ao baixo custo e facilidade de achar, sendo essa a primeira camada que será colocada na peça para que ela ganhe uma maior aderência a tinta.

Tinta acrílica: Sendo ela a tinta aplicada na peça após o primer e essa escolha foi feita devido a maior facilidade de se trabalhar com essa tinta.

Pinceis: recomenda-se daquele com cerdas macias para evitar marcas de cerdas na peça e uso da numeração dos pinceis 1,2 e 3 para fazer camadas e detalhes na peça. No entanto se for pequenos detalhes menores numerações seriam ideais.

Se tiverem curiosidade chequem a Oficina na RpgCon 2021 só clicar aqui.

Marcia Georgina na RpgCon 2021

Para assistir a palestra na íntegra acesse aqui.

Mestre Profissional. – Mestre Agostinho

Mestre Agostinho palestra sobre o tema com muito bom humor, falando das diferenças entre profissionalismo e amadorismo na RpgCon 2021. 

Trazendo exemplos para fortalecer a sua opinião acerca desse tema que é bastante discutido no cenário de Rpg. Que é ser pago, também mostrando formas de se tornar um melhor mestre para seus jogadores. Podendo utilizar softwares para entreter e tornar a experiência mais imersiva. Ele cita o Foundry VTT que mesmo em estado de beta é citado com um grande potencial e o Roll20 que é um gigante na sua área de atuação bastante difundido entre jogadores.

Sendo necessário ressaltar o cuidado com o qual ele menciona sobre o mestre ser adaptável às diferentes mesas que ele vai jogar. Dessa forma conseguindo encontrar o ponto de elevar a imersão dos jogadores, com imagens, cenários e minúcias das cenas descritas por Agostinho de forma esplêndida.

Para assistir a palestra na íntegra acesse aqui.

Quais ferramentas e como utilizar para jogar RPG Online e Transmissão Ao Vivo – Cláudia Sardinha e Ray Galvão 

As palestrantes desmistificam as dificuldades para jogar online e realizar streams. Elas disseram que em um jogo online você pode retomar vínculos com amigos, bem como fazer novas amizades. Além disso, comentaram que estar online pode ser atrativo devido ao menor tempo gasto, pois não é necessário se locomover até um outro lugar. 

Do mesmo modo comentaram sobre o hardware que pode ser usado, um aparelho que você consiga jogar por exemplo The Sims 4 funciona muito bem, e dependendo do modelo do seu celular também é um bom recurso. No entanto enfatizam que a estabilidade da rede é importante. 

Elas apresentam alguns recursos, como:

Discord: possui muitos recursos, e pode ser usado para streams ou jogos informais.

Skype: melhor para jogos informais.

StreamYard: é muito bom para ambas as situações, porém não tem vínculo com Twitch que no momento é a plataforma preferida dos streamers.

Roll20: é muito bom também,  mas elas não indicaram para os jogos transmitidos.

Obs Studio: parece ser o preferido das palestrantes da RpgCon 2021 por ser muito versátil,  compilando recursos que podem ser pré-editados que ficam dispostos para o momento do jogo, seja casual ou transmitido.

As palestrantes indicam também ferramentas para os mestres, são elas Tabletop e Fantasy Grounds.

Para assistir a palestra na íntegra acesse aqui.

13 anos como professor:  experiências com RPG, Educação e Mídias – Fernando Brouner

Sendo professor de Artes e com estudo continuado e especializado em Artes e Teatro.  Ele acredita que o RPG é acima de tudo uma ferramenta importantíssima para a escolarização.  Pois provoca no estudante  situações relacionadas a algumas necessidades humanas, como comunicação por exemplo. 

Citando a Caverna de Lascaux, que possui inúmeras artes rupestres, vincula com a importância de se deixar uma marca no mundo, alegando que o RPG é sobretudo uma atividade artística.  

Ele utiliza de diferentes mídias,  sejam elas analógicas ou digitais para puxar o interesse dos alunos em suas aulas. Porém diz que a Fluição, ou seja ser algo que traga o interesse dos alunos é essencial. Além disso, o RPG sendo uma ferramenta disparadora para o interesse do estudante pelos conteúdos escolares,  pode incentivar a leitura por exemplo. Afinal são inúmeras fontes escritas,  como livros de regras e literatura mesmo, com contos e tantas outras histórias.  Em relação à matemática, às regras numéricas podem auxiliar na internalização das contas básicas devido às repetições.  Assim como mapas auxiliam nos conhecimentos geográficos,  e alguns cenários se tornam relevantes em estudos históricos.

Para assistir a palestra na íntegra acesse aqui.

Criação de Mundos de Fantasia para seu RPG – Mário Marzano

O palestrante aborda a criação de mundos para a literatura assim como para a mesa de RPG. Esclarece que em um livro você não precisa de uma visão ampla para lugares e situações que não aparecerão na história. Porém no RPG, por causa da liberdade dos jogadores você precisará pelo menos de uma ideia geral dos pontos e eventos que tem em volta. Afinal, pode ser que os jogadores queiram ir até lá. 

Um dos pontos importantes é você criar situações e características fora do padrão,  criativas e não habituais.  No entanto, mesmo envolvendo magia e fantasia é necessário que haja lógica no fio narrativo, dessa forma sua história fluirá de forma orgânica. 

Todavia, mesmo que você se inspire  em clássicos já existentes,  não desanime,  pois com a sua criação dará uma nova roupagem e significado no processo criativo. Dizendo também que é possível utilizar referências históricas do nosso mundo. Usando civilizações reais, mas alterando alguns detalhes e informações, por exemplo. Além de dar a ideia de que você e seu grupo podem criar um mundo apenas de vocês para jogarem. 

Para assistir a palestra na íntegra acesse aqui.

RPG em Família! Sistemas voltados para público infantil e como o RPG auxilia nas interações familiares! – Vitor Tomazella

Primeiramente, Vitor fala sobre RPG em família, citando alguns sistemas voltados para o público infantil e como o RPG auxilia nas interações familiares, além de contar sua experiência como pai e narrador. 

Em seguida Vitor cita alguns benefícios para as crianças ao serem iniciadas no mundo do RPG. Segundo Vitor, alguns dos benefícios são superar desafios, o incentivo à criatividade, bem como a ler e escrever. Logo após, em complemento, cita os benefícios para os pais, sendo um dos principais, conhecer melhor seus filhos, para, assim, criar um laço de confiança e proximidade.

Por último, Vitor falou de alguns sistemas voltados para o uso com crianças, sistemas simples, voltados para incentivar a criatividade e a inserção neste hobby.

Cito alguns exemplos como No thank you, Evil!, Mouse Guard, Starport e o sistema brasileiro Pequenos Aventureiros, que está em financiamento coletivo no Catarse!

Você confere o financiamento e as formas de apoio clicando aqui.

Para assistir a palestra na íntegra acesse aqui.

Questfinder: Um app para unir RPGistas – Raul Galli

A palestra do Questfinder deu um resumo sobre o aplicativo que utiliza geolocalização para formar grupos de RPG para unir jogadores próximos. O aplicativo também pode ser usado para marcar e encontrar grupos de card games e boardgames, além de combinar eventos.  Também abordou as dificuldades de promover um aplicativo dessa natureza durante a pandemia de Covid-19. Bem como planos para o futuro e novas tecnologias, como o primeiro bot rolador de dados para WhatsApp do mundo. Baixem o aplicativo QuestFinder e fiquem de olho nas novidades.

Para assistir a palestra na íntegra acesse aqui.

Por fim a RpgCon 2021 foi incrível.  Com muitas atividades e novidades. Se você quiser conferir a RpgCon 2020, também tem palestras boas e atuais.


Cobertura da RpgCon 2021

Autor e Cobertura do evento: Gustavo “Demon”
Cobertura do evento: Jefferson de Campos
Revisão de: Isabel Comarella

Campeonato Sul Americano no Lackey – VTES

Minha jornada no Campeonato Sul Americano de VTES no Lackey

Nos dias 20 e 21 de Março de 2021, ocorreu o Campeonato Sul Americano de VTES no LACKEY, que reuniu 69 jogadores do mundo todo e provou que mesmo em tempos de pandemia o jogo segue forte!

Atendendo aos pedidos da Black Chantry e visando a segurança de todos os envolvidos, esse ano, o SAC foi realizado na plataforma online Lackey. Reunindo 12 chilenos, 7 mexicanos, um sérbio, um inglês e 41 brasileiros, contando com 3 rounds + final. Nesse artigo, contarei como foi minha experiência participando do maior evento de VTES dos últimos anos.

 

Minha história no VTES

Eu sou um dos muitos que só descobriu que o jogo existia  graças ao trabalho que a Conclave fez em trazer 4 decks do Sabá para o Brasil. No início do ano passado, eu comprei alguns baralhos e chamei amigos para aprendermos a jogar juntos. 

Encontrei alguns grupos no Facebook para tirar dúvidas de novatos e outros tantos focados em reunir diferentes partes da comunidade. Esses jogadores me apresentaram as ferramentas que usamos para jogar online e desde então eu fiz com que VTES se tornasse meu principal hobby. 

Faz mais ou menos um ano que jogo e nesse tempo já participei de dois torneios online, no primeiro jogando com um deck extremamente defensivo de Gangrel. No segundo, joguei com um deck de Lasombra e Kyasid bastante violento e focado em secar o sangue de minha presa rapidamente. Neste torneio eu fui muito melhor que no primeiro, derrubando alguns jogadores antigos e a quem eu respeito muito.

 

Minha estratégia para o Campeonato Sul Americano de VTES no LACKEY

Isabel, vampira do clã Giovanni

No Campeonato Sul Americano de VTES, no LACKEY, minha estratégia foi semelhante ao último torneio que joguei. Afinal, não havia motivos para jogar com um deck complexo considerando que eu estaria jogando contra  jogadores que estavam afiando as presas desde que o jogo foi lançado em 1994. Eu fiz um deck tão simples quanto possível, utilizando um de meus clãs favoritos estrelado por uma de minhas vampiras favoritas.

Isabel Giovanni, além de todas as histórias super legais dela no  jogo de mesa, é uma carta excelente, pois ela custa pouco, têm Dominação e Necromancia avançadas e não tem nenhuma penalidade ou desvantagem.

Se quiser ver um vídeo em que eu explico como o baralho que eu usei funciona, acesse esse link

 

Nos ombros de Gigantes

Logo na minha primeira partida, minha predadora era Fernanda Nunes, uma das melhores jogadoras do país. Quando vi a lista me senti nessa imagem…

Mamãe me disse que eu era lindo e estava pronto

Claro, não é possível adivinhar como a mesa vai se comportar. O predador dela, nosso amigo Eduardo Ciattei, estava jogando com um dos decks mais violentos do jogo, os Tup Dogs de legionário e Temporis. Simplesmente o deck campeão do mundo ano passado. 

Fernanda se ocupou com Eduardo e seus exércitos de servos durante toda a partida. Várias vezes recebendo apoio dos outros jogadores para tentar bloquear ações e conseguir equilibrar a mesa. Mas acabou sucumbindo aos legionários e eu caí logo em seguida. 

Minha segunda mesa foi muito melhor. Minha presa estava jogando com um deck baseado no Hardestadt, e no tempo necessário para que ele trouxesse seu vampiro eu já havia exaurido os recursos dele.  Dois oponentes estavam usando baralhos defensivos e o último estava usando Nosferatu Rush que fez minha vida ser bastante miserável. Se quiser ver como foi a partida, ela está  aqui.

Minha terceira e última mesa foi de longe a mais disputada, pois nela haviam apenas quatro jogadores, um deles sendo meu amigo Kleber, que foi uma das pessoas que me trouxe pro jogo. Conseguimos ter uma partida equilibrada e desafiadora. Por fim, Juan Oyarce, do Chile, mostrou que paciência era a maior das virtudes e conseguiu derrotar a mim e a seu compatriota, Diego Zamora  como pode ser visto nesse vídeo.

 

A final eletrizante do Campeonato Sul Americano de VTES no LACKEY

Na final, transmitida pelo jogador Henrique Cone na Twitch, foi possível constatar que o nível técnico dos jogadores era altíssimo. Todos os finalistas haviam ganho pelo menos duas das 3 partidas anteriores. 

De Juiz de Fora, Rafael Miranda jogou com stealth bleed com noturnos e Henrique Cone com Kyasid stealth bleed. Richard Cortés, com Uchena Toolbox e creeping sabotage e  Luis Espejo, com toreador antitribu representaram o Chile, por fim o jogador Mauro César de fortaleza jogou com Adana de Sforza de votos.

Finalistas do torneio

Foi uma partida bastante disputada, com muitos decks agressivos e jogadas de alto nível. Mas, no fim, Uchena equipado com No Secrets from the Magaji e uma dúzia de equipamentos e 5 de intercept permanente levou a mesa com 3VP. Rafael conquistou o segundo lugar com 2VPs . Ele conseguiu fazer o ‘setup’ que seu deck necessitava muito rápido, fazendo com que as hordas de Toreador Antitribu do outro jogador Chileno não fossem capazes de penetrar as defesas dos vampiros africanos. A decklist do campeão pode ser conferida aqui

Fica aqui nosso parabéns para Richard Cortés, campeão sul americano de 2020!

Richard Cortés, campeão Sul Americano

Considerações finais

Mais torneios estão por vir e pretendo jogar todos eles!

O Campeonato Sul Americano de VTES no LACKEY foi uma oportunidade de aprendizado incrível. Muitos jogadores extremamente experientes, com quem eu jamais jogaria normalmente estavam lá, rindo e se divertindo com a comunidade e fazendo novos amigos.

Não existe nada no mundo que te ensine tanto um jogo quanto estar na presença de matusaléns que estão fazendo o possível para ganhar. Eu  posso dizer que sou um jogador melhor depois desse evento e que já tenho várias ideias para melhorar meu baralho com base nas partidas que joguei.

Vou terminar esse artigo fazendo um apelo. Se você tem interesse em VTES e não está envolvido na comunidade, entre em contato! Você vai melhorar muito como jogador e ainda pode usufruir das premiações generosamente oferecidas pela Conclave.

Queria, por fim, agradecer muito ao Desso Alastor por ter organizado essa diversão toda. Graças a jogadores dedicados como ele os brasileiros consistentemente se veem no topo dos rankings mundiais. 

Vida longa ao VTES e que nosso eterno conflito continue a crescer!

 

1º Concurso Cultural de Falhas Críticas

“Os aventureiros estavam há muitos dias naquela perseguição, exaustos, feridos e quase sem recursos, incluindo alimentação. Havia sobrado apenas três porções de ração para ser dividida entre eles, o ambiente era péssimo para caçar e teriam que se virar com o que tinham. Quem estava em melhores condições era o mago, que decidiu fazer uma refeição decente para eles, enquanto os outros descansavam. O mago acendeu uma fogueira,  colocou tudo com muito cuidado na panela, não desperdiçou nem os farelos, e quis fazer a melhor comida da aventura toda para seus companheiros.

A narradora pede para rolar um d20, o mago, que nunca esteve em uma cozinha, faz o teste e tira 1 … FALHA CRÍTICA!

Os galhos que suspendiam a panela quebram, fazendo com que a comida caísse toda no chão.

– Eram as últimas rações do grupo? Anota aí… – diz a narradora.”

Quem nunca passou por algo assim?

Sua ação importantíssima, aquele ataque definitivo, aquela sua ideia maluca que tinha tudo pra dar certo, ou então uma ação corriqueira que fazia parte da personificação do seu personagem, mas que foi frustrada pelo azar. A famosa falha crítica, persegue todos nós e ninguém está imune,  inclusive o narrador(a) das aventuras.

Com isso em mente, o Movimento RPG vem divulgar seu 1º Concurso Cultural de Falhas Críticas!

Queremos as suas histórias hilárias, trágicas, vergonhosas, aquelas que ninguém se orgulha, que ocorreram por causa de falhas críticas, qualquer jogada em qualquer momento.

Premiação do 1o Concurso Cultural de Falhas Críticas

Os 3 primeiros colocados poderão escolher qualquer livro publicado por nossa parceira a EDITORA NEW ORDER e todos os participantes (que se enquadrarem nos pré-requisitos) terão suas histórias publicadas no site e nas mídias sociais do MRPG, com referência ao autor, em forma de tirinha, com uma arte incrível do Estúdio Tanuki!

 

Como participar 

Todas as histórias deverão ser enviadas para o e-mail Contato@movimentorpg.com.br, o assunto deve ser: “Concurso Cultural de Falhas Críticas” e no corpo do e-mail deve conter seus dados pessoais, anexar a história em PDF e enviar para nós. Para mais detalhes e para ter certeza que sua história será aceita sem nenhum problema leia o edital com todas as regras e evite ser desclassificado por uma falha crítica.

CLIQUE AQUI PARA VER O REGULAMENTO DO CONCURSO

O concurso ocorrerá dos dias 03 de  Março de 2021 até 03 de Abril de 2020

Não fique de fora dessa!

 

1º Torneio de Artes Marciais do Movimento RPG

1º Torneio de Artes Marciais do Movimento RPG será um evento para os jogadores de RPG mostrarem a sua força. Utilizando o Manual 3D&T Alpha (Edição Revisada) no cenário de Dragon Ball, colocaremos 16 jogadores disputando o título de Campeão do Mundo. E você pode ser um destes jogadores.

A princípio os jogos acontecerão em 4 Lives na Twitch do Movimento RPG, nos dias 05, 12, 19 e 26 de Fevereiro do ano de 2021 ás 19:30h (com um pedido para os jogadores estarem online as 19:00h para os preparativos). Nem todos jogarão todos os dias (pelo formato do torneio), então acompanhe as redes sociais para ver quem luta qual dia.

Este evento está sendo apoiado pela Jambô Editora, responsável pela prêmiação. E também pelo Estúdio Tanuki responsáveis pela ilustração dos personagens.

 

Premiação

Todos os que participarem do torneio terão seus personagens ilustrados pela equipe do Estúdio Tanuki, e vão se tornar personagens prontos na categoria NPC’s do site Movimento RPG eventualmente, eternizando-os.

O vencedor do torneio receberá, além do título de Campeão do Mundo, um vale compras no valor de R$150,00 no site da Jambô Editora. O segundo lugar também não fica de mão abanando, e vai ganhar um vale compras no valor de R$50,00.

O vale compras é exclusivo para compras no site da Jambo Editora e não cobre o Frete dos produtos.
No caso de ser necessário algum membro da equipe do Movimento RPG participar do evento, e este ganhar o torneio, o prêmio será sorteado entre aqueles que estiverem online na Live da Grande Final.

 

Regras gerais do torneio

O torneio será dividido em chaves, no estilo mata-mata, onde o vencedor da disputa seguirá para a próxima luta, e assim sucessivamente até a disputa da final. Serão 16 personagens divididos em 2 grupos: A e B. A primeira fase do torneio terá 8 lutas que revelarão 8 vencedores, sendo 4 da chave A e 4 da chave B. Após a primeira fase, teremos as quartas de finais, onde ocorrerão 4 lutas, resultando em 4 semifinalistas: 2 da chave A e 2 da chave B. As semifinais se iniciam com 2 lutas que revelarão os finalistas. E por fim teremos a grande final, onde os dois melhores lutadores disputarão o título de Campeão do Mundo e o prêmio de primeiro e segundo lugar ofertado pela Jambô Editora.

Regras de Criação de Personagem

  • Os personagens serão criados com base nas fichas de 7 pontos, sendo permitidos até 4 pontos de defeitos.
  • Não são permitidos raças/poderes/técnicas que somente seriam inseridas em Dragon Ball Z (DBZ) ou posteriormente, pois este primeiro torneio se passa antes dos eventos de DBZ.
  • Somente serão permitidas Vantagens e Desvantagens apresentadas no Manual 3D&T Alpha (Edição Revisada).
  • As vantagens e desvantagens que utilizam magias não são permitidas.
  • As Raças e Kits permitidas são as mencionadas na Adaptação de Dragon Ball para 3D&T Alpha (criada por Wellington Botelho da Megaliga Tokyo Defender exclusivamente para o Movimento RPG).
  • Caso você tenha uma ideia diferente, esta pode ser discutida com a organização do evento.

Regras de Combate

  • Os combates serão feitos 1 personagem contra 1 personagem, não podendo ser utilizados aliados nestes combates.
  • Sair do ringue, ser nocauteado ou desistir é a única forma de perder.
  • O torneio não permite uso de armas ou armaduras (mas armas naturais, como garras de urso, são permitidos). Atingir alguém nos olhos ou atingi-los na virilha também não é permitido, mas pode-se fazer vista grossa caso seja acidental.
  • A regra mais importante é que matar o oponente não é permitido.
  • Desobedecer qualquer destas regras resulta em desqualificação do torneio.

 

Como fazer sua inscrição

Mande uma ficha que respeite as regras de criação de Personagem para o e-mail contato@movimentorpg.com.br com o assunto “Torneio de Artes Marciais” até dia 15/01/2021 as 23:59. As fichas que estiverem de acordo com a norma serão respondidas via e-mail e no caso de ajustes, também informaremos, mas a prioridade é para quem enviar corretamente.

Lembrando que o torneio ocorrerá no formato de Live, por isso precisaremos que você possua uma conta no Roll20 (lugar onde os dados serão rolados) conexão estável com a internet, microfone e câmera para captação de áudio e vídeo.

PS: Padrinhos e Apoiadores terão prioridade em ser escolhidos então garanta a sua vaga apoiando pelo Padrim ou PicPay.

 

Acompanhe as redes sociais do Movimento RPG para mais informações sobre o Torneio.

 

 

 

Gen Con 2020

A “Geneva Convention” ou Gen Con é uma das maiores e mais conhecidas convenção de jogos de mesa (board games, RPG e card games) do mundo. O criador da convenção é o mesmo que criou o nosso queridinho Dungeons and Dragons, Gary Gygax. Este ano tivemos a sua 42º edição, e a Gen Con 2020 foi totalmente online e com muitas palestras em português (além de mesas, lançamentos, entre outros).

A Gen Con 2020 teve assuntos para todos os gostos: muita coisas sobre jogos, sistemas, novidades e por aí vai. Teve também muitos seminários sobre evolução e dinâmicas de jogos, para quem queria entender melhor o hobby. E ainda seminários falando sobre diversidade e criação de espaços seguros em jogos. 

Eu assisti diversas palestras com temáticas sobre diversidade, história, dinâmicas e aplicações de jogos no desenvolvimento de pessoas. Então tenho uma visão parcial do evento, mas achei excelente tudo o que eu vi. Todas as palestras eram com pessoas que manjam muito do hobby e dos assuntos. Aprendi mais nesses 4 dias, do que em anos jogando por aí!

Neste sentido foi maravilhoso e tem muita palestra que está no youtube, só fuçar (e procurar por Gen Con 2020 no youtube hehe).

Mas nem tudo são flores. Na verdade toda a experiência com o site da Gen Con 2020 foi bem ruim. O site em si é bem pouco intuitivo. Não vou contar tudo o que deu errado, porque escreveria uma resenha. Mas resumindo: mesmo eu me inscrevendo no dia anterior, perdi duas palestras só porque não fazia ideia de como entrar. Mesmo quando eu achei o passo a passo e segui, não era tão simples saber onde entrar. Cada host fez de um jeito e você tinha que ir no bate-papo para ver por onde ia ser. 

Não foi só comigo, acompanhei três pessoas que queriam ver as palestras e desistiram pelo processo complexo, contra-intuitivo e desnecessariamente longo. Existe muito evento online acontecendo, com um monte de alternativa tecnológica, deveriam ter pensado melhor na experiência do usuário. 

 

 

Palestras Gen Con 2020

Dinâmicas de jogos o que acontece durante o jogo

Quem tava: Joshua Kritz.

A palestra foi sobre o que é a dinâmica dos jogos. Essa foi uma palestra mais técnica, trazendo bastante conceitos e metodologias. Inclusive foi a única que assisti que tinha uma apresentação de slides. Parece ter sido mais planejada para quem trabalha com desenvolvimento de jogos.

O palestrante começou definindo o que é a dinâmica dos jogos. Aqui ele entende que a dinâmica é a interação entre mecânica e jogadores. Joshua indica que é importante falarmos sobre a dinâmica porque o jogo se diferencia de outros entretenimentos exatamente pela alta interação que ocorre nele.

Ele analisa os jogos com a metodologia MDA (Mechanics, Dynamics and Aesthetics). Através dessa análise conseguimos aprender mais sobre a experiência do jogador. Então ele explorou elementos que podem mudar o que acontece no jogo (história de vida do jogador, experiências anteriores no jogo, temática do game, entre outros). 

O que ele demonstra é que o jogo (elementos, regras, mecânicas) pode gerar diversas respostas diferentes e aí está a dinâmica. E isto deve ser estudado durante a produção dos jogos. Na verdade a dinâmica é determinante para a experiência do jogador, que é, no fim das contas, o mais importante do game.

Para assistir a palestra na íntegra é só clicar aqui. 

 

Jogando Conversa – Jogos de mesa e desenvolvimento de pessoas

Quem tava: Galápagos, 3DTPartners, Simple Experiências, LDrago.

A palestra falou sobre o desenvolvimento de pessoas através de jogos de mesa, tanto em empresas quanto em escola (mas com foco maior no desenvolvimento profissional). O papo foi SENSACIONAL. Para mim que sou do RH, foi um deleite. Porque a gente que joga sabe o quanto nos tornamos melhores através dos jogos, mas as vezes a gente não consegue descrever isso tão bem.

Vamos há alguns tópicos da palestra:

O que o jogo ensina?

– Lidar com o inédito
– Criatividade
Seguir regras
– Comunicação
– Estratégia

A reflexão importante é que toda a nossa educação é baseada a aprender fatos (passados). E nosso trabalho exige um saber fazer. O jogo trabalha com a aplicação de nossos conhecimentos e o desenvolvimento de competências.

Quando falamos da realidade em uma empresa, o jogo pode ser uma excelente ferramenta para o RH. Quando jogamos, mostramos a nossa essência, não existe hierarquia, estamos em um ambiente com regras totalmente diversas da organização. Por isso o jogo proporciona um tipo de convivência, que nenhuma outra atividade permite. 

Onde podemos usar jogos?

– Recrutamento e seleção (eles contaram um case com Ticket to ride)
– Desenvolvimento de cultura
– Desenvolvimento da marca empregadora (employer branding)
– Team Building
– Melhorar a experiência do colaborador 

O assunto do momento em RH é a experiência do colaborador (employee experience) e uma cultura centrada no colaborador (employee-centring). Existe muita gente começando a aplicar esses conceitos e um monte de estudos falando disso. E os jogos ajudam demais. Os cases apresentados na apresentação sempre falaram de excelentes feedbacks de quem participou.

Ah, ainda rolou alguns jogos durante o seminário. Nós jogamos “Só uma” e “Story cube”.

 

A evolução dos jogos de tabuleiro ao longo da História

Quem tava: Eduardo Felipe (Podcast Jogada Histórica), Jack Bezerra (Canal Dados do Tabuleiro).

Aqui foi uma sessão bem histórica mesmo. Os caras passaram desde os primeiros jogos do mundo até nossa atualidade, trazendo uma linha de influência e desdobramentos dessa evolução.

Eles começaram contando dos primeiros jogos de tabuleiro no mundo (senet, jogo real de Ur, entre outros). Alguns desses jogos tem mais de 2 mil anos. Diversos países do Oriente (como Pérsia, Egito e Iraque) tinham jogos similares. O gamão é considerado um sucessor de todos estes jogos e ele foi importado para o ocidente (como diversos outros elementos dessas culturas). 

Falaram também de como os jogos também investiam em temáticas que eram importante para época. O Go e o Xadrez, por exemplo, vinham de uma temática de estratégia de guerra. Ou seja, ensinar através do jogo, é tão antigo quanto jogar. 

Aí eles contaram sobre como os elementos de tabuleiro, peças e dados foram sendo usados e evoluídos ao longo dos anos. Também deram destaque para a evolução do baralho, que é uma plataforma para diversos jogos diferentes.

Depois eles trouxeram alguns jogos clássicos, como Monopoly e Batalha Naval. Um dos momentos de nossa história recente em que surgiram vários jogos (adivinha?) foram as guerras mundiais. Tem até uma classificação de “jogos de guerra”, que simulavam batalhas. Estes jogos ficaram bastante famosos durante bastante tempo (nós tivemos o “War”).  Durante este período era comum jogos que duravam horas.

Depois falaram da transição para a atualidade. O Catan é um grande marco, por ser um jogo que explodiu no mundo inteiro e começou a abrir mercado para os considerados “jogos modernos”. Ai eles comentaram mais sobre os jogos atuais e suas diversidades.

Para assistir a palestra na íntegra é só clicar aqui. 

 

Empoderamento feminino nos boardgames

Quem tava: Natalia Avernus do Board Game GirlsPatrícia Nate do Lady LúdicaFernanda Sales da Joga ManaMonique Garcez do BG das MinasCynthia Dias.

Nessa palestra as participantes discutiram sobre a importância de espaços femininos dentro do board game e de empoderarmos as mulheres que jogam. O hobby é muito mais comum entre os homens (cenário que está sim mudando) e, muitas vezes, isso acaba afastando mulheres dos jogos.

Primeiro, é claro, um ambiente composto majoritariamente por homens é mais tendencioso ao machismo. Todas relataram diversas situações neste sentido e posso garantir, como jogadora assídua, que é muito comum. São piadas, comentários e as vezes até ataques diretos.

Mas mesmo quando não enfrentamos o machismo diretamente, a gente pode não se sentir à vontade. Primeiro porque tem muitos homens e a gente se sente meio por fora, esquisita. Segundo porque é comum que eles sejam jogadores assíduos e a gente sinta que não é capaz de jogar as mesmas coisas. É aquela velha mentalidade que algumas coisas são só para meninos (e que, inconscientemente, nos faz achar que certas coisas não são para nós).

Todas as participantes contaram suas ótimas experiências com grupos para mulheres (e outras minorias). Alguns desses grupos são exclusivos, mas também têm grupos que são mistos, mas focados na receptividade para elas. Um exemplo muito legal da diferença de ter um grupo assim,  é a receptividade para que as mulheres levem seus filhos, algo que é comum e incentivado nestes espaços.

Elas trouxeram que os grupos exclusivos são uma maneira de criar uma rede segura de inserção no hobby e de discussão de temáticas diferentes. Ou seja, é uma maneira de integrar (e não segregar, como alguns críticos dizem).

A palestra teve 2 horas, é difícil expressar tudo, mas as histórias de criação dos grupos é muito representativo da vivência difícil de ser mulher em board games. Eu também já tive um grupo exclusivamente de mulheres e posso dizer que é outro clima de receptividade. Até porque o propósito não é apenas jogar, mas unir.

Torço para que o público tenha sido bem misto! Para todos escutarem as histórias incríveis.

Para assistir a palestra na íntegra é só clicar aqui.

 

Panorama RPG e Educação brasileira nos anos 2020

Nessa palestra participaram professores e pesquisadores, que utilizam o RPG como ferramenta de ensino em sala de aula. A conversa foi muito interessante.

Eles começaram falando de porque usar o RPG em sala de aula. O primeiro ponto é que ele é uma metodologia ativa. Ou seja, o aluno participa e aprende para resolver problemas. Uma reflexão bem interessante aqui é que a escola coloca o aluno diante de problemas que já foram resolvidos, o RPG coloca ele diante de problemas novos. Aqui ele se desenvolve integrando diversos temas, dialogando, com possibilidade de imersão.

Outro ponto super importante é como engajar os alunos, fazerem com que eles se interessem por estar em sala e por aprender. Aqui o RPG (e qualquer jogo) ajuda trazendo a educação conectada com o entretenimento e diversão. A reflexão que eles propuseram é porque a educação é separada da diversão?

Depois eles contaram como aplicam o RPG em sala. Trazer o RPG precisa ser um projeto bem construído de educação. Ele não deve ser uma atividade especial, usada em apenas uma aula, mas uma construção coletiva, ao longo de um período. Um exemplo é toda aula a turma jogar durante alguns minutos, resolvendo um problema. 

Os professores também indicaram que é interessante construir até mesmo o jogo (sistema de regras) com os alunos, já que assim toda a ideia fica adequada para turma (as temáticas que eles também valorizam) e a experiência de construção conjunta é de ponta a ponta.

Essa palestra foi muito incrível, porque todo mundo ali é apaixonado por RPG e já aplicou a ferramenta de forma incrível. Um exemplo é a Virgínia Codá que acabou de publicar o estudo dela sobre o RPG como ferramenta de divulgação da ciência. Não é maravilhoso? Que venham muito mais iniciativas e estudos como esses!

 

Desenvolvimento do perfil do jogador de board games no Brasil

Quem tava: Sandro CampagnoliDiego AlfaroWillian BoitGustavo Lopes. 

Essa palestra esteve bem focada em comentar sobre o perfil de jogador do Brasil (como diz o título). 

O primeiro destaque deles foi o Zombicide, que na avaliação deles, foi um jogo que fez os jogos modernos serem popularizados no Brasil. Para eles o jogo se tornou muito popular porque a temática de zumbis estava em alta no nosso país (por conta do sucesso de The Walking Dead), o jogo é visualmente muito interessante e o jogo é cooperativo (e, por isso, amigável para novos jogadores). 

Eles indicam que jogos de uma linha mais americana (que costumam envolver mais sorte) fazem bastante sucesso no país, especialmente dessa linha do Zombicide, que eles chamaram de “american trash”. Esses jogos também são atrativos para quem joga videogame, atraindo novos jogadores para o hobby. Os jogos modernos tem atraído também os jogadores de RPG (porque vamos combinar que é difícil jogar RPG sendo adultos). 

Hoje o cenário é bem diverso. Eles citaram uma pesquisa que rodou entre jogadores assíduos. Eles fizeram uma divisão entre jogos americanos, europeus (mais ou menos complexos), party games, family games. O resultado foi que, com esse público, os preferidos são os jogos de família e os jogos mais complexos. Já o party game ficou em último na classificação.

Eles ressaltaram que os party games tem um papel super importante, especialmente em grupos que não costumam jogar muito. Ou seja, hoje, no Brasil, temos espaço para todo tipo de jogador e o hobby do board game está crescendo muito. Não dá mais para falar em UM perfil, mas em diferentes tipos de jogadores. 

Para assistir a palestra na íntegra é só clicar aqui.

 

LGBTI+ Jogando Sem Medo: Espaços de Joga Convidativos para Todes

Quem tava: Dan Paskin – Se jogaCarol Gavino, Felipe Bracco – Magic: The Gathering LGBT+, Libia Caetano, Páris, Rod Mendes.

O painel começou com os palestrantes contando quando perceberam sua identidade diferente da maioria e as experiências boas e ruins em se reconhecer daquela forma. Eles falaram um pouco sobre sua vivência, os preconceitos que viveram e vivem, além de como foi contar aos amigos e familiares suas identidades.

Depois eles passaram para a temática de como o mercado hoje tem absorvido as novas demandas. A participação cada vez maior de pessoas diversas no hobby tem surtido efeito no mercado. Exemplificaram com o Zombicide mudou uma miniatura de zumbi que aparecia a calcinha da personagem. O próprio chat deu exemplos de respostas que o mercado tem dado, a tornar todo o conteúdo mais respeitoso e cuidadoso.

Porém o mercado ainda tem agido de forma responsiva: os jogadores indicam problemas e as editoras mudam. Ainda estamos construindo essa consciência coletiva de cuidado com temáticas e representações. Para isso toda a comunidade precisa escutar mais como é a vivência de outras pessoas, que diferem do seu ponto de vista, e serem mais receptivos!

 

Avaliação final sobre a Gen Con 2020

Fica um gosto amargo de descaso com nós, espectadores nesta Gen Con 2020, mas tudo valeu a pena para assistir esse povo lindo falando coisas tão incríveis. Tomara que eles mantenham sempre uma alternativa de presença online e temas em português! Mas que melhorem a forma de acessar as palestras também.

 

Para visualizar mais coberturas de eventos como este, é só clicar aqui! 

RPGCON 2020 – Convenção on-line de RPG tirando acerto crítico na quarentena

Heróis, o ano é 2020 e nós todos temos a missão de ficar em casa, com algumas ressalvas por necessidades individuais ou serviços essenciais. Estamos fazendo muitos testes de sabedoria, aprimorando perícias e aptidões, alguns de nós se adaptaram a jogar via internet e alguns não seja qual for o motivo. Mas é fato que todos nós sentimos falta de nos reunir com nossos amigos, para jogar RPG pessoalmente, conversar sobre temas relacionados, sobre a experiência de interpretar aquele personagem que você montou que sai da sua zona de conforto, ou então sobre uma aventura que você está planejando, dúvidas sobre regras e sistemas mais adequados para você. Essa conversa não pode ocorrer pessoalmente, e foi pensando nisso que o pessoal do RRGCON – Convenção online de RPG organizou um super evento totalmente on-line com muitas palestras de assuntos variados com muita gente bacana entendendo do assunto, e também com mesas de jogos para quem quisesse, além de gincanas durante o evento, sorteios de prêmios e era possível receber descontos em muitos produtos com cupons do evento. Nós acompanhamos algumas palestras do evento, digo algumas por terem muitas mesmo, o site do evento está no ar e você pode ver na íntegra as palestras e ficar por dentro dos assuntos tratados. Vamos saber dos temas de algumas palestras:

 

RPGCON 2020 – Tormenta20: a nova edição do maior RPG brasileiro

Apesar de JM Trevisan ser originalmente divulgado como palestrante, ele foi substituído pelo também autor de Tormenta Guilherme Dei Svaldi. Dei Svaldi e Rogerio Saladino comentarem o lançamento digital do aguardado Tormenta20, novo módulo básico do jogo que bateu o recorde nacional de financiamentos coletivos. Depois disso, os dois autores responderam perguntas do público que acompanhava a live com o bom-humor de quem sabe que terminou uma etapa difícil de uma missão longa.

 

RPGCON 2020 – White Wolf e a comunidades latinas

Alessa Malkavian, a Community Ambassor da White Wolf na América Latina, conta um pouco sobre a história dela de fã a colaboradora da White Wolf. Já sobre o papel de Community Ambassor, ou Embaixadora da Comunidade, ela comenta sobre como a  empresa enxerga os jogadores brasileiros, de outros países na América Latina e como a empresa faz para que todos se sintam mais próximos do universo da White Wolf.

Assista a palestra completa clicando aqui.

 

RPGCON 2020 – Como NÂO apresentar o RPG para iniciantes

Nessa palestra rápida, o game designer José Noce vai direto ao ponto e explica quais são os maiores problemas na forma como geralmente a comunidade tenta apresentar o RPG para quem nunca jogou antes. Seja na hora de explicar como o jogo funciona, na falta de paciência com a inexperiência dos novatos ou escolhendo um sistema complicado ou caro demais como porta de entrada.

Assista a palestra completa clicando aqui.

 

RPGCON 2020 – História do RPG no Brasil

Pedro Borges faz um resumo da história do RPG no Brasil, começando dos jogadores com folhas fotocopiadas nos anos 80, passando pelas revistas especializadas, publicações traduzidas e jogos nacionais nos anos 90, até chegar nas mesas de RPG virtuais por sistemas como o Roll20. Uma palestra bastante instrutiva feita por alguém que está no hobby desde que começou no Brasil.

Assista a palestra completa clicando aqui.

 

RPGCON 2020 – Mesas seguras e diversão com inclusão

Nessa palestra a favor de manter o RPG como um hobby divertido para todos, Paladino parte de uma premissa muito simples: Trate os jogadores como as pessoas que são. As dicas para tornar as mesas inclusivas para todos vão desde fazer contratos sobre o que cabe ou não no jogo de acordo com as sensibilidades de cada um, até coisas que deveriam ser levadas para todos os aspectos da vida, como aprender a ouvir e dar abertura para a comunicação.

Assista a palestra completa clicando aqui.

 

RPGCON 2020 – RPG solo: um mundo de possibilidades

Hernades Pereira apresenta a modalidade de jogo solo, não pense que se trata de você jogar a distância com terceiros, é sozinho mesmo. Você, seus dados, suas anotações e um sistema criado para gerar aleatoriamente respostas para suas perguntas. Ele indicou alguns sistemas que podem ser adaptados para se tornar solo, e também falou da importância da modalidade para pessoas dentro do Espectro Autista.

Assista a palestra completa clicando aqui.

 

RPGCON 2020 – RPG no desenvolvimento da criatividade, relações interpessoais e raciocínio lógico

Cintya Willemann nós dá dicas sobre como manter uma boa relação na mesa de jogo com seus companheiros, no on e no off, como interagir com seu personagem que pode ser contrário em tudo ao personagem de outro jogador e mesmo assim trabalharem juntos para manterem a aventura acontecendo com qualidade, dá dicas também sobre como tornar seu personagem mais interessante e orgânico na história, para que você de divirta mais.

Assista a palestra completa clicando aqui.

 

RPGCON 2020 – Psicologia, RPG e qualidade de vida

Eli Andreoli é psicólogo e trás para nós em uma palestra bem estruturada conceitos da área, apesar de ser técnico em muitos momentos, todos são capazes de compreender o que ele quer transmitir ao dizer que adultos precisam de momentos lúdicos, e exemplifica que o RPG contempla muitos dos aspectos necessários para se conectar com sua criança interior, e diz sobre a importância desse símbolo para nossa qualidade de vida.

Assista a palestra completa clicando aqui.

 

Lembrando que estamos passando apenas um resumo das palestras, o evento estava recheado de opções, trouxe muita informação agregadora e nos ajudou bastante a ter planos nessa quarentena. Podemos aproveitar esse momento para criar uma campanha, melhorar nossa interpretação, fazer o mapa de uma região, ou dependendo do seu esforço fazer uma maquete de um ambiente de jogo. Mantenham-se firmes, e vamos aproveitar eventos parecidos para manter nossa sanidade alta!

 

Combate Medieval Brasil: Como foi o 1º Torneio de 2019

No último domingo de janeiro, dia 27, aconteceu o 1º Torneio de 2019 de Combate Medieval. O evento foi realizado na lanchonete especializadas em comida do período Carroça Medieval, na cidade de Campinas-SP e foi organizado pelo próprio estabelecimento e pela Companhia Vermelha, uma das equipes que praticam o esporte no Brasil. 

Eu não sabia muito bem o que encontraria ali a partir das fotos de edições passadas que arranjei na internet. Cheguei no local e já dei de cara com rapazes de cabelo comprido e camisetas de banda ou com referências á cultura nerd. Ao entrar, duas lojas improvisadas de produtos que faziam referência ao esporte, à época ou aos dois.

No espaço, mais rapazes com camisetas de bandas ou referências à cultura nerd e muitas famílias, enquanto o cheiro das refeições vendidas por ali sequestravam a atenção por vezes. Um ambiente com decoração medieval, parte do público que se encontraria em uma loja de quadrinhos e comida boa? Logo me senti em casa. 

Alguns ostentavam roupas acolchoadas e armaduras completas, empunhando armas medievais sem fio, óbvio, ninguém iria deixar nenhuma parte do corpo para trás naquele dia. Ao fundo, uma arena de duelos com o chão coberto de areia e uma pequena arquibancada por onde as lutas eram acompanhadas.

Mas o que exatamente seria um torneio de Combate Medieval? Ao assistir aqueles rapazes lutando com escudos e espadas, admito que não entendi muito bem o funcionamento. Perguntei então para João Paulo Zerbinatti Soares, Capitão da Equipe Companhia Vermelha, quais eram as regras.

 

Como funciona o Historical Medieval Battle

Obviamente, golpes na área dos genitais são vetados, mas também são proibidos torções, golpes nos pés e estocadas com as espadas. João Paulo explicou que, de forma simplificada, existem três setores na prática do esporte:

 1 – Os Duelos, onde lutas de 1 contra 1 acontecem visando golpes mais técnicos, normalmente é onde os melhores momentos plasticamente falando acontecem.

2 – Os Pro Fights, que também são de lutas 1 contra 1, mas com regras mais parecidas com as do MMA.

3 – Os Buhurts, lutas em grupos visando derrubar a equipe inimiga sem encostar um terceiro ponto de apoio no chão.” 

Ocorre um torneio regional por mês, cada um deles somando pontos na Liga Tropical, onde há um ranqueamento do esporte. Uma vez por ano ocorre um Torneio Mundial, que este ano será na Sérvia. De acordo com João Paulo, será a terceira vez que a Companhia Vermelha representará o Brasil no exterior.

Na cidade de Campinas, os torneios costumam reunir uma média de 100 espectadores, mas em algumas ocasiões, como a Copa SP, já apareceram por volta de 2 mil. João Paulo apontou ainda que há clubes do esporte espalhados por todo o país. 

Encerradas as lutas, o próprio João Paulo venceu o Pro Fight, Guilherme Bovo levou a melhor no Triatlon e Companhia Vermelha 1 nos Buhurts: 

Resultados

Pro Fight

1o João Zerbinatti
2o Arlindo Turbian

Triatlon

1o Guilherme Bovo
2o Carlos Eduardo
3o Ricardo Stella Sgarbiero

Buhurt

1o Companhia vermelha 1
2o Companhia vermelha 2

 

No final da tarde, quando já estava me preparando para partir, literalmente do lado de fora, fico sabendo que aconteceria mais uma luta, um “batizado”, que, soube por João Paulo depois, era uma tradição da Companhia Vermelha, ou nas palavras dele: “Isso não é regra do esporte, mas lá na companhia vermelha, após alguns treinos e empenho, gosto de colocar o pessoal para sentir o que é vestir uma armadura e lutar com 30 kg de ferro no corpo.

Combatente devidamente batizado, e fatigado, parto dali tendo a certeza que voltaria para assistir mais do esporte assim que tivesse a oportunidade.

 

Darkness Day, um evento de RPG no país inteiro

No dia 2 de Novembro de 2018 ocorreu em todo o Brasil um evento de RPG chamado Darkness Day. Mas o que é isto? E como funciona?

Se alguém já está familiarizado com algo chamado Chronicle of Darkness Day, ou também conhecido como “Dia dos Cronistas das Trevas”, irá perceber a grande semelhança entre ambos os eventos.

O Darkness Day foi uma iniciativa da equipe Brasil in the Darkness e teve a intenção de celebrar a volta do clássico Mundo das Trevas, juntamente com o lançamento do tão aclamado e polêmico Vampire: The Masquerade 5th Edition (V5 para os íntimos). Além disso, também teve o  intuito de relembrar os títulos antigos e reunir todos os amantes dos jogos da White Wolf para discutir, conversar e especialmente, jogar.

O evento consistia na criação de grupos, em diversas cidades de todo o país, que se reunissem e organizassem encontros para os entusiastas de World of Darkness em várias regiões do Brasil, promovendo debates, produtos oficiais e mesas para todos. A iniciativa contou também com o apoio da White Wolf na divulgação e até mesmo o sorteio de um exemplar do suplemento Chicago By Night para V5th. Cerca de 20 cidades nas cinco regiões do país sediaram este evento, contando com diferentes grupos se reunindo em livrarias, bibliotecas, escolas e lojas.

 

Um dia nacional para encontros de RPG baseado nas linhas de jogos da White Wolf já existia a alguns anos, e era organizado pela Chronicle of Darkness Day. A mesma iniciativa, onde vários grupos em todas as regiões do país se reúnem para celebrar os jogos é feita voltada para as linhas de CoD (Ou Novo Mundo das Trevas) que é organizado pelo grupo Cronistas das Trevas e não tem relação direta com o Darkness Day, organizado pelo Brasil in the Darkness. Vale lembrar que o CoD Day também ocorreu este ano no dia 27 de Outubro e está programado para acontecer novamente em 2019.

O Darkness Day foi um evento de cunho mais íntimo e tranquilo, com uma proposta bastante familiar e amigável, com foco na inclusão, nostalgia e a valorização de nosso cenário e cultura latino americana. O evento reuniu muitos amigos, fãs, jogadores veteranos e novatos, como uma grande reunião familiar, que é o que esperamos de nossas mesas. Por ter sido em um feriado, infelizmente algumas cidades tiveram menos circulação de jogadores que outras onde houve um grande sucesso. Apesar disso, é uma iniciativa que ainda promete crescer muito nas nossas terras tupiniquins e que está prometendo voltar com força total no ano que vem. Então se você não teve a chance de comparecer, não se preocupe, basta ficar ligado no próximo ano.

     

Fotos cedidas pela organização do Brasil in the Darkness

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