Se você não sabe o que é Numenera RPG, é um jogo de RPG fantástico/futurista, que possui sistema e cenário próprio. Trazido pela Editora New Order.
Sistema simples, prático e rápido, desde a criação de personagem bem como no uso durante o jogo.
Quer saber mais sobre Numenera? Então confere nossa resenha sobre esse fantástico RPG clicando aqui!
Sobre Numenera Descoberta e Destino – pré venda
O sistema de regras basicamente permanece o mesmo, o Cypher System, todo o conteúdo da primeira versão do jogo é compatível. (Viva a retrocompatibilidade!)
O Financiamento Coletivo (ou FC, para os íntimos) original foi um sucesso, com 83.060 reais levantados, 415%! Encerrado em 10/09/2022.
Nesta pré-venda, você tem a oportunidade de apoiar o projeto, até 01/03/2025.
Estes livros apresentam evoluções e expansões das regras, foram lançados em 2018 fora do Brasil, mas agora é a hora de fazer com que tomem seu espaço de direito nas estantes e mesas de jogadores de RPG.
O pré venda garante o acesso (impresso e/ou digital) da versão em português dos dois livros básicos de NUMENERA 2: DESCOBERTA & DESTINO. – A depender de seu nível de apoio, a partir de 45 reais na primeira semana!
Sobre o financiamento coletivo
Além de Numenera Descoberta e Destino, do FC original, aqui temos um suplemento, o Bestiário 3! Com 150 (novas) criaturas, 152 páginas, e capa dura.
Bestiário
Para a pré-venda dos livros, a meta base é de R$1.000,00 a qual já temos concluída!!
Os livros NUMENERA 2: DESCOBERTA & DESTINO, a versão digital já está pronta! E tivemos acesso prévio a ela :D. A Previsão de entrega para os apoiadores é MAIO de 2024.
Então, vamos a alguns exemplos de comparação do financiamento original e seus valores de pré venda, além de previsão de preço após a pré-venda.
Por R$ 80,00 você garantiu seu acesso a ambos os PDFs, em 2022, agora, nesta pré-venda, ficam por 85 reais na primeira semana. (Jan/2025), e depois, por 90 reais.
As versões impressas, eram cada uma por 200 em 2022, na pré-venda, em janeiro de 2025 até 01/03/2025, estarão por 275 (250, na semana inicial), e previsão de depois por 350. O Bestiário 3 é um livro a parte.
Possibilidades de Apoio
Vamos falar de dinheiro agora, a chave para manter nosso atual mundo girando…
Por R$ 45,00 cada PDF; semana inicial
Com R$ 85,00 você leva os dois PDF; semana inicial
E com diversos valores até o máximo de 1000 reais.
E podemos fazer upgrade de apoio? Começar num valor e depois aumentar? Certamente, aventureira.
Se preferir, tem apoios que incluem o mapa em tecido ou uma camiseta, se já não o fez no FC original.
Por fim
Se você gosta de NumeneraRPG, e não pôde apoiar, aproveite o ataque de oportunidade e apóie Numenera Descoberta e Destino, pré-venda, ou ainda se já apoiou, mas quiser fazer aquele upgrade, para um grande adicional ao seu acervo e trazer grandes aventuras para sua mesa!
Então checa a pré-venda de Numenera 2! E garante a sua cópia, seja digital ou impressa.
E não deixe de apoiar, pois o Nono Mundo te espera, e mais incentivamos as editoras a lançar conteúdos em português para podermos nos divertir e fomentar nosso hobby!
Agradeço ao Diemis Kist, colaborador em que baseei esta notícia.
Compre seus livros utilizando nosso cupom de desconto de 10% na Editora New Order!
Por último, mas não menos importante, se você gosta do que apresentamos no MRPG não esqueça de apoiar pelo Padrim, pelo PicPay, pelo PIX e agora também no Catarse!
Assim, seja um patrono do Movimento RPG e tenha benefícios exclusivos desde participar em mesas exclusivas em One Shot, grupos ultrassecretos e da Vila de MRPG.
Mais um ano se encerrando e felizmente venho com novidades para o Patronato 2025! Teremos várias alterações tanto nos valores quanto nas premiações, para que o patronato se torne melhor sempre.
Em 2024 os patronos tinham as seguintes vantagens:
1 chave para o concurso Chave Premiada a cada R$5,00 em apoio;
Grupo Secreto;
Participação Prioritária nas Mesas;
Personagem no Multiverso MRPG
Aventura dos Patronos em PDF todo mês;[A partir de R$15,00]
Possibilidade de trocar Chaves pela Aetherica; [A partir de R$15,00]
Miniatura do seu Personagem com 1 ano de Patronato; [A partir de R$20,00]
Caixas da Streamloots trimestral [A partir de R$20,00]
Fragmentos de Cerração [A partir de R$25,00]
Entretanto alguns destes benefícios foram perdidos por conta da diminuição do arrecadamento do patronato, afinal de contas, Miniaturas, Aventuras e Ilustrações tem um custo para o site. Outros vão ser alterados por conta das próprias melhorias que vamos fazer dentro do canal. Uma das alterações que teremos, é que não haverá mais vantagens diferentes para os tiers. Todos os apoios darão as mesmas coisas, é a quantidade que mudará.
As vantagens serão as seguintes:
Participação no Concurso Chave Premiada, a cada R$10,00 de apoio;
Grupo Secreto dos Patronos;
Participação Prioritária nas Mesas do MRPG Play;
Aventura dos Patronos a cada 3 meses;
Fragmentos de Cerração a cada 2 meses;
Acesso ao Mercadão de Cerração;
Acesso a Lendas de Cerração.
Outra alteração no Patronato vai ser o valor mínimo de apoio, que vai começar a ser de R$15,00. Mas acalme-se, se o seu patronato está ativo até o dia 31/12/2024, você é considerado Patrono Legado, e o valor do seu apoio, não sofrerá alterações. Entretanto, caso você cancele seu patronato, ou ocorra um atraso maior do que 3 meses de apoio, você perderá este status e se torna um Patrono.
Agora explicarei cada uma das vantagens:
Participação no Concurso Chave Premiada, a cada R$10,00 de apoio:
A cada R$10,00 de apoio você vai ganhar 1 chave para concorrer ao concurso chave premiada. Este concurso é feito mensalmente durante uma Taverna do Anão Tagarela. São diversos prêmios, e cada chave tem direito a concorrer a 1 prêmio. Quando a chave em questão é escolhida, ela é destruída. As chaves tem validade de 1 ano.
Grupo Secreto dos Patronos:
Temos um grupo secreto de patronos, que falamos tanto de novidades do Movimento RPG, quanto avisamos das mesas do canal. Além de anunciar vencedores e fazer enquetes que alteram o futuro de Cerração e do próprio Movimento RPG.
Participação Prioritária nas Mesas do MRPG Play:
No ano de 2025 não teremos lives todas as semanas, entretanto a nossa proposta é continuar fazendo tanto gravações quanto algumas lives, e os patronos, como sempre, vão manter a prioridade para jogar e a possibilidade de ver as gravações ao vivo.
Aventura dos Patronos a cada 3 meses:
Vamos diminuir a frequência das aventuras em PDF da Editora Movimento, entretanto, não vamos cortar totalmente este benefício, e agora todos os Patronos terão acesso às aventuras.
Fragmentos de Cerração a cada 2 meses:
Os Fragmentos de Cerração são pequenos pedaços do nosso cenário que vamos liberar bimestralmente para os nossos assinantes. Eventualmente estes Fragmentos poderão ser encontrados em suplementos e outros locais.
Acesso ao Mercadão de Cerração:
A troca de chaves por outros produtos sempre foi uma realidade, mas agora teremos mais itens e principalmente uma forma mais fácil de organizarmos isso.
Acesso a Lendas de Cerração.
Lendas de Cerração será nosso servidor de mesas pagas, e a cada mês você ganhará acesso a algumas mesas narradas por Mestres ilustres em diversos cenários.
Tanto o Mercadão de Cerração quando o Lendas de Cerração vão receber uma postagem própria explicando um pouco melhor cada uma das vantagens.
Essas mudanças são importantes para que o patronato continue cumprindo seu propósito, que é manter o Projeto Movimento RPG ativo. Com esse dinheiro pagamos ilustradores, escritores, servidores e mais uma quantidade grande de coisas que fazem o projeto entregar cada dia mais material de RPG para auxiliar os jogadores de todas as idades e níveis de experiência.
E se você ainda não é patrono, torne-se um agora mesmo, é possível apoiar via catarse ou pix! Para mais informações acesse a página do Patronato.
Chegou a vez de o Guia do Mestre migrar para o mundo novo de Dungeons & Dragons 2024.
Com atualizações das regras clássicas da 5ª edição, dicas para narradores iniciantes e novidades para quem já tem anos de experiência no comando de mesas de D&D, o Dungeon Master’s Guide, lançado em novembro de 2024, promete ser “o melhor amigo do mestre”.
Perkins acrescenta que o lançamento do novo livro “é uma chance de aplicarmos um pouco do feedback que recebemos sobre o Guia do Mestre publicado em 2014, e para fazer algumas coisas que não tínhamos o tempo ou o orçamento para fazer da última vez”.
Agora que o livro finalmente chegou, é hora de ver se a promessa de Perkins realmente vai se cumprir. Confira os principais elementos do novo DM’s Guide:
O que é o Guia do Mestre 2024?
Em 2014, no aniversário de 40 anos de Dungeons & Dragons, a empresa Wizards of the Coast lançou os livros que seriam a base para a 5ª edição do jogo: Livro do Jogador, Guia do Mestre e Manual dos Monstros.
A 5ª edição, também conhecida como 5e, tinha a proposta de ser mais acessível para o público. E, enfim, deu certo. Com ajuda de fatores como o crescimento dos streamings e o destaque para D&D em séries como Stranger Things, a 5e explodiu e conseguiu atrair o maior público da história do RPG de mesa.
Mas agora já se passaram 10 anos, e a Wizards of the Coast resolveu atualizar seus três livros básicos — mas sem sair da 5e.
A partir dessa premissa, o Guia do Mestre 2024 apresenta orientações e conselhos para narradores de D&D criarem aventuras, explorarem mundos, expandirem sua imaginação, gerenciarem um grupo de jogadores e muito mais.
Na prática, a ideia é que você tenha tudo o que um mestre precisa para narrar uma sessão no D&D 2024 — contudo, é importante lembrar que esse mestre ainda precisa das regras básicas presentes no Livro do Jogador, que também já tem uma versão de 2024.
Como já comentamos aqui no blog do Movimento RPG, o Livro do Jogador é o material mais importante para quem quer jogar D&D. Mas o Guia do Mestre 2024 vai mais longe, oferecendo o que você precisa para vestir o manto do contador de histórias, do criador de mundos, do maestro que vai transformar uma brincadeira entre amigos em algo incrível e épico.
Enfim: ele ensina a mestrar.
O que você pode encontrar no Guia do Mestre 2024?
Agora que você entendeu o que é o DM’s Guide, finalmente é hora de mergulhar no que ele apresenta de novidades nesta edição.
Em primeiro lugar, o Guia do Mestre 2024 foi reestruturado, para ficar mais fácil encontrar as informações que você precisa, seja na hora de aprender a mestrar, seja na hora de buscar ideias para uma nova aventura.
Mas a reestruturação foi só o primeiro passo. Afinal, o livro foi além, com uma filosofia de realmente ensinar novos mestres a narrar, além de dar ferramentas tanto para novatos quanto para veteranos que já tem muitas mesas (e TPKs) debaixo do braço.
Um exemplo dessas ferramentas são as fichas de planejamento, que os mestres podem usar para acompanhar NPCs, programar viagens, entre outros.
Construção de aventuras: exemplos para você usar ou criar suas próprias
O novo Guia do Mestre disponibiliza aventuras prontas, mapas e até um cenário inteiro, tudo já organizado para mestres que querem agilizar seu jogo sem perder tanto tempo na preparação.
Ao mesmo tempo, esse material também serve como um exemplo de como criar aventuras e cenários, para que aqueles narradores que querem criar seu próprio mundo não precisem começar do zero.
Além disso, o livro dá orientações extensas sobre como criar desde personagens até mundos inteiros para sua aventura.
Vale mencionar que o cenário disponível é Greyhawk, um dos mais clássicos de D&D. Ele foi iniciado pelo próprio Gary Gygax — criador do jogo — e ampliado por muitos autores ao longo dos anos.
Sobretudo, Greyhawk é a casa original de magos famosos, como Tenser, Mordenkainen e Bigby (se você conferir a lista de magias no livro do jogador, poderá identificar esses nomes em alguns feitiços poderosos).
Glossário da lore de D&D: conhecimentos de história fantástica em pequenas doses
Dungeons & Dragons já tem 50 anos. É meio século de história, em vários cenários diferentes, com muitas personalidades importantes, criaturas históricas, eventos transformadores, divindades impactantes…
Assim, a lore de D&D é vasta e impossível de absorver rapidamente — no entanto, esses elementos são importantes para muitas aventuras.
Então, como uma forma de abordar essa questão, o Guia do Mestre 2024 apresenta um glossário da lore, explicando alguns personagens, acontecimentos, lendas e outros elementos da história de D&D, que podem servir para aprofundar suas aventuras, compreender melhor o mundo e até inspirar a criação de coisas novas.
Itens mágicos: Guia do Mestre 2024 traz equipamentos clássicos e novidades para sua mesa
Uma das coisas mais legais em uma aventura de D&D é o loot. Afinal, saquear inimigos, encontrar tesouros e melhorar seu equipamento é fundamental em qualquer partida, e os itens mágicos são a melhor parte.
Dessa forma, o Guia do Mestre 2024 investe um capítulo inteiro para tesouros que o narrador pode colocar em sua aventura — aproveitando várias ideias clássicas, mas adicionando alguns itens novos.
Bastiões: uma chance para os personagens criarem suas próprias fortalezas
A maior novidade do DM’s Guide de 2024 é a criação de Bastiões. Essa é uma nova mecânica do jogo que permite que os próprios jogadores criem fortalezas para seus personagens.
Essas fortalezas podem ser gerenciadas durante a partida e até fora dela, com esquemas detalhados. Assim, os bastiões vão evoluir com os jogadores e oferecer benefícios para suas aventuras.
Contudo, é claro que a construção de bastiões é uma regra opcional, que não vai encaixar em qualquer aventura. Mas, se você se interessar, pode ser uma adição interessante para o seu grupo.
Livro do Jogador e Manual dos Monstros: os outros novos livros de D&D 2024
O Guia do Mestre 2024 faz parte da iniciativa One D&D, que está renovando a 5ª edição. Uma vez que essa nova leva de livros vai atualizar as três bases do jogo: jogadores, mestres e monstros.
Os livros estão sendo lançados em partes, começando pelo Livro do Jogador, que saiu em setembro. O Guia do Mestre é em novembro e o Manual dos Monstros apenas em fevereiro de 2025. Mas todos já estão para venda (ou pré-venda):
Infelizmente, todos estão apenas em inglês. A Wizards of the Coast não traduz mais o D&D para português.
Enfim, ainda assim, nossa conversa de hoje acaba por aqui. Mas, se quiser saber mais sobre o maravilhoso mundo desse tipo de jogo, aproveite para dar uma visitada no Movimento RPG.
Temos muito conteúdo de qualidade, e não apenas sobre Dungeons & Dragons. Tem RPG brasileiro, jogo gringo, gameplay ao vivo, dicas para mestres e até comédia no tabletop, como nossa série de Falhas Críticas no RPG.
E se você está de saco cheio de D&D, também temos uma opção. Confira nossa coluna Tudo menos D&D, que tem texto fresquinho hoje.
O novo Livro do Jogador de Dungeons & Dragons chegou às bancas em setembro e já está disponível para mestres e jogadores que querem atualizar sua mesa com novas regras, mas sem se afastar demais da 5ª edição de D&D.
No Brasil, o D&D Player’s Handbook 2024 pode ser encontrado em sites como Amazon e D&D Beyond. Mas, infelizmente, está disponível apenas em inglês e sem previsão de tradução para o português.
De toda forma, o novo livro apresenta uma imensidão de atualizações nas regras do D&D 5e. Se você quer aproveitar as possibilidades, mas não sabe por onde começar, este texto é exatamente o que você precisa.
Continue sua leitura e conheça as principais novidades do Player’s Handbook de 2024:
O que é o novo Livro do Jogador de D&D?
O Player’s Handbook 2024 é o primeiro lançamento da iniciativa One D&D, que surgiu em 2022 com o objetivo de criar uma edição definitiva de Dungeons and Dragons.
Durante estes dois anos, a Wizard of the Coast (WotC) — empresa responsável pelo D&D — apresentou versões de teste das regras, colheu feedbacks e desenvolveu três novos livros:
Basicamente, eles atualizam os livros básicos da 5ª edição, que foram lançados em 2014: o Livro do Jogador, o Guia do Mestre e o Manual dos Monstros.
O Livro do Jogador é o livro básico para todo mundo que quer mergulhar no mundo de D&D. Ele tem todas as regras necessárias para uma aventura, como:
Criação de personagens
Combate
Exploração
Interação social
Equipamentos
Magias
Criação de itens
E muito mais
Basicamente, se você quer começar a jogar D&D, o Livro do Jogador é o livro mais importante! De fato, ele é o único que você realmente precisa. Os demais servem para ajudar o mestre a criar aventuras mais interessantes e completas.
Dessa forma, a edição de 2024 foi planejada para substituir completamente o Livro do Jogador de 2014.
No entanto, a Wizards of the Coast deixou claro que um dos maiores cuidados na criação do novo livro foi manter a compatibilidade com a 5ª edição. Entenda:
Dungeons & Dragons 2024 ainda é 5ª edição?
Há muita discussão sobre como chamar essa nova coletânea de regras para Dungeons & Dragons. Há quem chame de 6ª edição, 5.5e, One D&D, D&D 2024 e até 5.24e.
Mas o importante é que a 5ª edição não vai ficar para trás. Segundo a WotC, os novos livros são backwards compatible. Em português, podemos dizer que eles têm compatibilidade reversa, o que significa que devem funcionar com os outros livros de D&D 5e lançados nos últimos 10 anos.
É claro que os outros livros foram feitos pensando nas regras antigas. Então o mestre que optar em fazer essa compatibilidade vai precisar adaptar alguns detalhes.
Quais são as principais novidades do Livro do Jogador 2024?
A principal mudança do novo Livro do Jogador de D&D é a reorganização do conteúdo. A criação de personagens está mais detalhada, o livro apresenta exemplos de jogo e há até um enorme glossário de termos importantes.
Ou seja: a maior novidade é que ele está “recauchutado” para tornar a aprendizagem mais linear e simples.
Algumas coisas ficaram para trás. Não temos mais as longas descrições que falavam da lore das raças (ou espécies, como são chamadas no novo livro). Agora, cada raça ocupa apenas uma ou duas páginas.
Por outro lado, há mais regras, mais conteúdo e uma apresentação que busca deixar o livro mais palatável para novos jogadores.
Mas é claro que a organização do conteúdo não é a única novidade do Player’s Handbook 2024. Há outros destaques que merecem ser citados.
Maestria com Armas: uma novidade para o combate
A Maestria com Armas é um novo sistema que dá mais versatilidade ao uso de armas no combate.
Na prática, o livro dá propriedades extras para tipos específicos de equipamentos de combate. Mas essas propriedades só podem ser usadas se o personagem tiver a maestria para ativá-las.
A ideia é deixar o combate com armas mais tático e interessante. O bárbaro vai poder atravessar dois inimigos com uma única machadada, o ladino conseguirá atacar com duas adagas sem gastar sua ação bônus, etc.
Crafting: regras mais lineares para criação de itens e uso de ferramentas
As proficiências em diferentes ferramentas sempre esteve presente na 5ª edição de D&D, no entanto, nunca foi muito claro como usá-las.
No Livro do Jogador de 2024 isso mudou. Agora, se você tiver a ferramenta e a proficiência, é possível criar poções de cura, armas e armaduras simples, comida, perfumes, frascos, equipamentos de escalada, entre outros itens não-mágicos.
As ferramentas também têm funcionalidades para além da criação de itens. Suprimentos para cervejeiros, por exemplo, permitem identificar bebidas envenenadas, enquanto ferramentas de joalheiro ajudam a avaliar o preço de uma pedra preciosa.
Quais regras mudaram no D&D Player’s Handbook 2024?
Além de reorganizar o conteúdo e acrescentar novas possibilidades, o Livro do Jogador de 2024 também alterou regras existentes. Há desde mudanças de pequeno impacto até transformações em elementos centrais do jogo.
Nos próximos parágrafos, vamos discutir as principais delas. Confira:
Fim dos pontos de habilidade raciais
As maiores mudanças no Player’s Handbook de 2024 estão na criação de personagens e, nesse contexto, o novo livro resolveu uma das maiores polêmicas da 5ª edição — os bônus de habilidade raciais.
Originalmente, cada raça ganhava pontos de habilidade adicionais. Por exemplo, um meio-orc tinha +2 pontos em força e +1 em constituição, enquanto um elfo da floresta tinha +2 em destreza e +1 em sabedoria.
Defensores desse sistema diziam que ele faz sentido pelas predisposições das diferentes raças e que torna a criação de personagem mais estratégica.
Por outro lado, críticos reclamavam que ele limitava a criação. Um meio-orc ladino, por exemplo, seria mais fraco do que um elfo na mesma classe, e nem todo mundo gosta desse tipo de limitação.
Outra crítica é a de que o padrão era muito determinista. Afinal, por que um meio-orc que passou a vida toda estudando, sem nunca levantar peso, vai ter +2 em força e nenhum bônus em inteligência?
O livro O Caldeirão de Todas as Coisas de Tasha tentou resolver a questão, determinando que o jogador simplesmente poderia substituir qualquer bônus racial de uma habilidade para outra. Mas a solução também não agradou parte dos fãs.
Mas o novo Livro do Jogador apresentou uma nova proposta: eliminou completamente os bônus raciais para as habilidades. Agora os bônus estão nos backgrounds — para refletir a história e as escolhas de cada personagem, em vez de alguma predisposição biológica.
Backgrounds turbinados
Na 5e tradicional, os backgrounds (também chamados de antecedentes) nunca foram super relevantes do ponto de vista de mecânicas para o jogo.
Eles apresentavam um pouco de história para o personagem, sugeriam alguns traços de personalidade, davam perícias extras, alguns equipamentos básicos e uma habilidade — que muitas vezes nem era usada pelo jogador e costumava ter mais peso no roleplay.
No entanto, com a migração dos pontos de habilidade para o antecedente, a decisão se tornou muito mais importante. Agora você realmente precisa pensar em qual vai combinar melhor com sua classe.
Um meio-orc ladino, por exemplo, pode escolher um background como criminoso e distribuir três pontos bônus em destreza, constituição e/ou inteligência.
Além disso, os backgrounds agora também oferecem talentos.
Reorganização dos talentos, com opções para diferentes níveis de jogo
Já que mencionamos talentos, é importante mencionar que eles também receberam uma atualização.
Agora, eles estão divididos em quatro especificações distintas:
Talentos de origem:
São talentos oferecidos na criação do personagem, como parte do background. Humanos recebem um talento de origem extra.
Talentos gerais:
São os talentos como já conhecíamos antes: eles podem ser escolhidos sempre que o personagem chega em um nível em que receberia um incremento no valor de habilidade (como o nível 4).
A diferença é que agora todo talento geral também oferece um ponto de habilidade bônus, o que faz com que sejam muito mais interessantes.
Talentos de estilo de luta
Esta é mais uma reorganização de informações do que uma regra nova. Os estilos de luta, que já estavam presentes em classes como paladino e guerreiro, agora aparecem como talentos que você recebe ao ganhar o traço nessas classes.
Dádiva épica
Esta categoria de talentos é uma novidade completa. Ao chegar no nível 19, todas as classes ganham o traço “dádiva épica” (epic boon, no original), que permite que você escolha um desses talentos superpoderosos.
Revisão total das classes e subclasses
Como já vimos, as maiores mudanças no novo Livro do Jogador estão na criação dos personagens — e em nenhum lugar isso está mais evidente do que nas classes.
Absolutamente todas as classes e subclasses foram reestruturadas. Algumas delas tiveram mudanças simples, mas outras, como o druida, receberam transformações impactantes em suas habilidades básicas.
Além disso, há três novas subclasses: círculo do mar, para druidas, colégio da dança, para bardos, e caminho da árvore do mundo, para bárbaros.
Para completar, todas as classes passaram a conquistar suas subclasses no nível 3, para equalizar a progressão.
Lista de magias atualizada, com novidades e revisão das magias clássicas
Outro destaque do Livro do Jogador 2024 é a lista de magias, que ocupa mais de 100 páginas e tem algumas atualizações importantes.
Além de acrescentar novas opções e levar ao Player’s Handbook alguns feitiços que só estavam presentes nos suplementos, como as magias de invocação do Caldeirão de Tasha, houve ainda a remoção de algumas magias e a alteração de outras.
Magias de cura, por exemplo, foram turbinadas, enquanto alguns feitiços foram enfraquecidos. Um deles é Arma Espiritual, que passou a demandar concentração.
Atualizações em regras variadas
Há várias outras alterações que merecem atenção, e não vamos descrever cada uma delas.
Mas vale ter em mente alguns detalhes como as alterações na Inspiração (agora Inspiração Heróica), que deixaram esse elemento mais relevante. Outro é o fato de que uma poção de cura pode ser tomada com uma ação bônus.
Houve também mudanças nas regras de surpresa, exaustão e uso de magia, para dar mais clareza ao jogo.
O uso de magias com nível, inclusive, precisa de um destaque. Agora, as regras determinam que um personagem só pode gastar um espaço de magia por turno.
Quando vão estar disponíveis os outros livros do D&D 2024?
O novo Livro do Jogador é apenas o primeiro de uma nova série de livros básicos de D&D.
Fique ligado no blog do MRPG para saber mais novidades! E visite nossas páginas para aumentar o nível da sua mesa.
Por aqui, vamos muito além do sobre Dungeons & Dragons. Tem conteúdo sobre RPG brasileiro, jogo gringo, gameplay ao vivo, dicas para mestres e até comédia no tabletop, como nossa série de Falhas Críticas no RPG.
Se você já é fã, considere deixar umas peças de ouro para manter o MRPG em funcionamento! Apoie a gente pelo PIX ou no Catarse e desbloqueie a classe de prestígio Patrono do Movimento RPG, com benefícios exclusivos! Ou você pode explorar os tomos secretos do conhecimento RPGístico na nossa revista digital, a Aetherica, por meio deste link!
Dungeons & Dragons está mudando. Depois de 10 anos do lançamento da 5ª edição, a equipe da Wizards of the Coast decidiu que era hora de atualizar o sistema e apresentar algo novo para o mundo do RPG de mesa: o D&D 2024.
A novidade, então, começou a chegar às livrarias em setembro, com o Player’s Handbook 2024 — a nova versão do Livro do Jogador.
Você já sabe como esse lançamento vai impactar sua mesa? Está com medo de perder tudo o que você já construiu no seu mundo de D&D?
Então continue a leitura e entenda as novidades desta nova edição de Dungeons & Dragons.
O que é D&D 2024 e o que acontece com a 5ª edição?
Dungeons & Dragons nunca foi tão popular quanto é hoje. Afinal, nos últimos anos, o jogo ganhou uma superprodução em Hollywood, conquistou um espaço enorme na cultura pop e tem atraído cada vez mais jogadores.
Boa parte dessa popularidade se deve a fatores externos, como a revitalização da fantasia medieval por Game of Thrones, o destaque para o jogo em Stranger Things e a explosão dos streamings de actual play, como Dimension 20 e Critical Role.
Mas uma parte muito importante dessa transformação é mérito da própria equipe de D&D, com o lançamento da 5ª edição em 2014.
Uma das principais propostas da 5e foi simplificar o jogo. Basicamente, reduzir regras, números e modificadores para deixar o D&D um pouco mais acessível para novos jogadores.
E funcionou. Funcionou tanto que agora ninguém quer deixar a 5e para trás.
Em entrevista publicada no próprio canal de D&D no YouTube, Jeremy Crawford, lead rules designer do jogo, afirmou que este é o mesmo D&D que você já joga, mas aumentado e melhorado “from top to bottom” (de cima até embaixo).
De fato, um dos maiores focos da equipe foi a compatibilidade. Na mesma entrevista, o lead designer Chris Perkins deixou claro que personagens criados com as regras de 2024 podem até compartilhar uma mesa com personagens de 2014, sem problemas de balanceamento.
Em resumo:
O D&D 2024 é uma atualização do D&D 5e, totalmente compatível com as regras anteriores, mas atualizado, melhorado e expandido a partir de 10 anos de experiências, feedbacks e muita rolagem de dados.
Ou seja, nada de jogar fora suas aventuras e livros de D&D 5e! Os únicos livros que devem ficar obsoletos agora são os “core rulebooks” que serão substituídos: o Livro do Jogador, o Manual dos Monstros e o Guia do Mestre.
Esses três, em suas versões de 2024, estão maiores do que nunca e, de acordo com Crawford, foram totalmente reconstruídos. Eles contam com opções novas para sua mesa, além das opções que você já conhece, mas refinadas e reimaginadas.
Infelizmente, tudo isso estará disponível apenas em inglês, porque em fevereiro deste ano, a Hasbro anunciou o fim da tradução de D&D para o português.
Hoje, no entanto, o jogo tem aparecido nos canais oficiais e nos produtos comercializados como D&D 2024.
Mas você também pode encontrar pessoas chamando a nova edição de D&D 5.5, em referência à clássica edição 3.5, que atualizou a 3ª edição em 2003, mantendo a compatibilidade com as regras anteriores.
Há ainda quem se refira aos novos lançamentos como 6ª edição, mas isso pode dar uma ideia de que a 5e vai ser “deixada para trás” — o que, por enquanto, não é o caso.
Unearthed Arcana: Qual foi o papel dos jogadores na construção do One D&D?
Muito beholder teve que ser derrotado e muita masmorra teve que ser explorada para o D&D 2024 chegar até você.
Isso porque a principal base para a construção desta nova edição, segundo Perkins e Crawford, foi o feedback da comunidade, que tem jogado a 5ª edição por 10 anos.
Nesse meio tempo, a Wizards of the Coast — empresa responsável pelo D&D — tem reunido sugestões e críticas para tentar oferecer uma versão melhor do jogo.
Além disso, eles contaram também com as Unearthed Arcana, versões de teste das regras que tiveram como objetivo buscar ativamente o feedback da comunidade.
Core rulebooks 2024: os novos livros para sua mesa de D&D
Player’s Handbook 2024: o novo livro do jogador
O primeiro tomo a chegar às livrarias é o Player’s Handbook 2024: a nova versão do Livro do Jogador, com 384 páginas.
Segundo Crawford, um dos objetivos centrais do novo livro é facilitar mais do que nunca o engajamento com o jogo e, ao mesmo tempo, torná-lo mais profundo.
Ele afirma que o Player’s Handbook 2024 tem mais formas de imaginar personagens, mais opções táticas e tantas possibilidades que mesmo jogadores experientes vão ser capazes de encontrar formas novas de customizar sua forma de jogar.
Uma das principais mudanças está na origem dos personagens. O termo raças foi abandonado e agora é tratado como espécies, com mais características interessantes, mas sem os pontos de habilidade fixos que jogadores tradicionais estão acostumados.
Os pontos extra de habilidade estão agora nos backgrounds dos personagens, refletindo formação e treinamento, em vez de predisposição genética.
O livro conta com 10 espécies, uma a mais do que na versão de 2014. Meio-orcs e meio-elfos saíram de cena e foram substituídos por Orcs, Goliaths e Aasimar entre as espécies básicas.
Ele ainda tem as doze classes que já estavam presentes no livro de 2014 (sim, o artificer ficou de fora), além de 48 subclasses — três das quais são totalmente novas —, 16 backgrounds, 75 talentos e quase 400 feitiços.
Além disso, há dois destaques importantes:
Weapon Masteries (maestrias em armas), que prometem dar muito mais versatilidade para guerreiros, bárbaros e outros personagens que usam armas.
Atualização nas ferramentas e no sistema de criação de itens, para quem quer explorar essa faceta do seu roleplay.
Dungeon Master’s Guide 2024: tudo para narrar uma campanha no novo D&D
O clássico Guia do Mestre também está de cara nova, e chegou às livrarias em novembro deste ano, com 684 páginas — contudo, apenas em inglês. A venda ocorre por este link.
Como na versão de 2014, o Dungeon Master’s Guide 2024 continua apresentando elementos para ajudar um mestre — novo ou experiente — a narrar sua própria campanha, seja ela nos cenários oficiais, seja em um mundo homebrew (criado em casa).
Agora, no entanto, ele tem algumas vantagens em comparação ao anterior, como a explicação do cenário de Greyhawk para ajudar narradores que querem um mundo pronto para suas aventuras — ou mesmo para servir como exemplo para aqueles que querem criar seu próprio mundo.
Além disso, há exemplos de erros comuns, sugestões para lidar com problemas, aventuras prontas, guias de como criar suas próprias aventuras e mapas para você usar na mesa.
O livro ainda expande os tesouros e itens mágicos, e dá informações e recursos sobre a lore de Dungeons & Dragons, com os principais personagens e localizações.
Para completar, ele tem uma grande novidade: regras para bastiões, fortalezas que os próprios jogadores podem construir e administrar dentro da campanha.
E, como um bônus para o pessoal nostálgico, a capa do Dungeon Master’s Guide 2024 faz referência ao Vingador, principal vilão do desenho Caverna do Dragão, dos anos 90.
Monster Manual 2024: criaturas atualizadas para a sua mesa
O Manual dos Monstros é o último dos core rulebooks a chegar às prateleiras, e ele vem com um calhamaço. Se a versão de 2014 (na edição em inglês) tinha 352 páginas, a nova promete 684.
O livro deve ter mais de 500 monstros no total, com mais de 75 deles sendo totalmente novos. Entre eles, estão previstos 9 chefões para partidas nos níveis mais altos, além de novas variantes para criaturas já conhecidas.
Os monstros que estavam presentes em 2014 manterão sua Classe de Dificuldade, mas todas as estatísticas foram revistas — a partir do feedback da comunidade — para refletir melhor esse CR.
Agora que sabemos um pouco do que está para vir, conte para a gente: você está ansioso para a chegada dos novos core rulebooks de D&D? Ou pretende continuar com a 5ª edição clássica?
Ou, ainda, se você é old school, conta pra gente qual é a sua edição favorita. Aposto que temos até alguns fãs de 4ª edição escondidos por aí.
Agora, enquanto você espera os novos livros (ou reclama deles), aproveite para explorar mais do MRPG!
Temos muito conteúdo de qualidade, e não só sobre Dungeons & Dragons. Tem muito RPG brasileiro, jogo gringo, gameplay ao vivo, dicas para mestres e até comédia no tabletop, como nossa série de Falhas Críticas no RPG.
Se você já é fã, considere deixar umas peças de ouro para manter isso aqui em funcionamento! Apoie a gente pelo PIX ou no Catarse e desbloqueie a classe de prestígio Patrono do Movimento RPG, com benefícios exclusivos! Ou você pode explorar os tomos secretos do conhecimento RPGístico na nossa revista digital, a Aetherica.
Após saber o Atlas e as Ameaças de Arton, vem a hora de conhecer seus Deuses & Heróis!
Criado em 1999, Tormenta veio como um cenário de RPG. Mas suas historias, personalidades e o mundo de Arton como um todo encantou tanto que ele permaneceu até hoje, e neste ano o cenário de Tormenta faz 25 anos.
Em comemoração a isto, a Jambô Editora iniciará no dia 07/08 às 12h o financiamento coletivo Tormenta 20 anos.
Nesse financiamento terá a coleção Deuses & Heróis que expandirá o mundo já expandido pela coleção Arton (Atlas & Ameaças). Os livros, romances e quadrinhos de Tormenta a preços promocionais e colecionáveis inéditos para colecionar.
Os apoios
Cada nível terá valores e recompensas diferentes, vamos a elas!
Apoio Tormenta20
O Apoio Tormenta20 virá com o livro básico e o livro Só Aventuras, que vem com aventuras clássicas de Tormenta adaptadas para o sistema T20. Perfeito para novatos entrarem no universo!
Apoio Digital – R$ 59 (Livro Básico Tormenta20 + Só Aventuras T20 apenas digital!)
Apoio Ecônomico – R$ 89 (Livro Básico Tormenta20 Versão Ecônomica + Só Aventuras físico)
Apoio Capa Dura – T$ 189 (Livro Básico Tormenta20 Versão Capa Dura + Só Aventuras físico)
Lembrando, a Caixa Luxo Tormenta20 vem com o livro básico em sua versão capa dura, a Jornada Heróica Coração de Rubi, Escudo do Mestre, Conjunto de Dados, Adesivos, Mapas de Batalha, tudo em uma caixa rígida de papelão.
Apoios Deuses & Heróis
Os demais apoios contemplam a coleção Deuses & Heróis, que vão expandir os deuses que vigiam e os aventureiros que são vigiados nesse universo rico.
Nível 1 – Digital (R$ 119)
Este nível vem apenas com o apoio digital, que vem com o nome do apoiador nos livros e os dois livros, Deuses de Arton e Heróis de Arton em formato digital.
Nível 2 – Físico (R$ 369)
Este apoio com os livros em formato digital e físico! Com os apoios do nível 1 e com os dois livros em formato físico também, além de uma coleção de marca-páginas e, para quem fez o cadastro antecipado no Catarse, uma carta exclusiva do Oráculo dos Deuses da deusa dos Elfos; Glorienn!
Nível 3 – Luxo (R$ 550)
Este apoio vem com tudo do nível anterior, mais uma caixa rígida de luxo (semelhante a versão do Tormenta20 Luxo), um conjunto de dados personalizados, um escudo do mestre, uma coleção de encartas (Com os símbolos sagrados dos deuses e refêrencias de habilidades), um pôster dos Deuses & Heróis e uma cartela de adesivos.
Além disso, quem apoiar na primeira semana receberá de Early Bird uma replica da icônica Holy Avenger em metal e com suporte.
Nível 4 – Épico (R$ 950)
Este apoio vem com tudo do nível anterior, e mais um dado artesanal exclusivo de Tormenta 25 anos, um busto do Mestre Arsenal, o maior vilão de Tormenta, o deck de cartas Oráculo dos Deuses, com 22 cartas em formato tarô e um baralho de poderes em formato padrão (No tamanho das cartas de Magic, 63,5 mm x 88 mm)
Nível 5 – Lendário (R$ 1950)
O maior apoio do financiamento, que vem com tudo do nível anterior e mais um bookplate autografado pelos autores da Jambô (Leonel Caldela, Marcelo Cassaro, Dan Ramos, Karen Soalare, JM Trevisan, Guilerme e Rafael Dei Svaldi). Além do príncipal item da coleção; A estátua da Rainha-Imperatriz Shivara, feita pela Iron Studios!Limitada e Exclusiva do financiamento.
Add-Ons
Não foi revelado muitos detalhes, mas durante a campanha haverá Add-ons inéditos para a campanha, além dos livros a preço promocional. Fique ligado para mais informações!
Conclusão
Tormenta tem a minha idade. E eu fico muito feliz de ver o cenário crescendo dessa maneira. Infelizmente eu não vou conseguir participar deste financiamento coletivo, mas ver tudo e o ânimo que meus amigos estão com os materiais de jogo e com os colecionáveis da campanha faz tudo ficar mais feliz e leve.
O cenário cresceu em diversos aspectos ao passar dos anos, e estamos participando de mais um passo nesse crescimento.
Neste post você vai ficar um pouco mais por dentro do financiamento coletivo de Pathfinder Remaster! O novo lançamento da New Order Editora em parceria com a Paizo.
Sobre o financiamento coletivo
Não é de hoje que a comunidade RPGista está acompanhando as movimentações da Wizard quanto a D&D e ao OGL ou sistemas baseados em seu D20 system.
Toda essa movimentação e incertezas, Wizard tirando seus materiais do Brasil, geram oportunidades, como a Paizo e outras editoras, trazendo mais ainda material para as terras tupiniquins.
E isso ocorreu com a Paizo.
O financiamento coletivo de Pathfinder Remaster é um exemplo claro disso. Os esforços das editoras que ainda haviam vínculos com a OGL e ao D20 system republicando seus livros de formas independentes.
O financiamento de Pathfinder Remaster no Brasil é trazido pela nossa amiga de longa data, a New Order Editora.
Você pode apoiar e conferir o financiamento coletivo através do link abaixo!
O livro do jogador, bem como o livro do mestre já estão financiados, inclusive isso ocorreu algumas horas depois do início do financiamento!
Assim, agora a editora busca as metas extras, que estão recheadas de materiais incríveis, além do livro romance ambientado em Golarian, o Príncipe dos Lobos, o qual sou diagramador, inclusive.
Sobre os livros
Os livros já financiados seguem a mesma qualidade de todo o material que a New Order Editora publica, capa dura e uma brochura de qualidade. Além disso, todas as páginas são coloridas, e com ilustrações de tirar o fôlego.
Falando em páginas, o livro do jogador e o livro do mestre são dois blocos de construção. O livro do jogador possui 464 páginas e o livro do mestre tem 336 páginas!
O livro do jogador trás tudo que você precisa para criar o seu personagem, da forma mais versátil que conseguir.
Já o livro do mestre trás todas as mecânicas e dicas que mestre iniciantes ou experientes precisam. Bem como você encontra no livro diversos “subsistemas”, com regras para duelos, infiltrações, perseguições e várias outras situações que podem ocorrer na sua narrativa.
Além disso, o livro do mestre trás toda a história do cenário oficial de Pathfinder, Golarion, seu rico mundo, com diversos ganchos para ligar sua aventura a qualquer canto desse cenário.
Sobre Pathfinder Remaster
Mas você deve estar se perguntando, o que realmente mudou de Pathfinder 2ª Edição para Pathfinder Remaster.
Não vou correr todos os pontos do livro, até porque isso quebraria o deslumbre que quem apoiar terá quando receber seus livros.
Mas posso dizer que algumas coisas mudaram, não são os mesmos livros da 2ª Edição só que com alguns termos diferentes.
Houve mudanças em algumas regras, algumas magias deixaram de existir para que outras fossem criadas, bem como termos que estavam atrelados a OGL foram trocados por termos próprios.
Por fim
Dessa forma, você que é um amante de Pathfinder e gosta de estar sempre atualizado com as mudanças do seu sistema do coração, Pathfinder Remaster é uma parada obrigatória!
Você pode apoiar o financiamento coletivo de Pathfinder Remaster até dia 13 de julho, então não deixa pra depois e já vai ajudando a conquistar as metas extras!
Por último, mas não menos importante, se você gosta do que apresentamos no MRPG não esqueça de apoiar pelo PIX e também no Catarse!
Assim, seja um patrono do Movimento RPG e tenha benefícios exclusivos desde participar em mesas exclusivas em One Shot, grupos ultrassecretos e da Vila de MRPG.
Além disso, o MRPG agora tem revista, você pode apoiar também pelo Catarse!
Jornada Heroica: Guerra Artoniana – O mais importante financiamento coletivo da Jambô
Entre 2016 e 2019, foi transmitido pelo youtube da Jambô Editora a campanha A Guilda do Macaco. Essa stream canônica do cenário acompanhava a jornada de um grupo de aventureiros por uma Arton antes e durante a Guerra Artoniana, o maior conflito armado do cenário. E agora, você pode lutar nesta guerra nesta nova Jornada Heroica para Tormenta20!
Mas o que é uma Jornada Heroica?
Uma jornada heroica é uma aventura completa, que normalmente (mas não obrigatoriamente) atravessa 20 níveis de jogo. Portanto, os personagens vão começar sua aventura como humildes aventureiros nível 1 e vão chegar ao épico nível 20.
A Guerra Artoniana
A Guerra Artoniana foi um conflito entre dois lados. De um lado, o Reinado, uma união de reinos de diversas culturas diferentes, enfrentava a crescente Supremacia Purista, uma máquina de guerra racista que pretendia exterminar ou escravizar as outras raças por acreditar que os humanos seriam a raça eleita dos deuses.
Mas é a mesma história da Stream?
Não! Jornada Heroica: Guerra Artoniana é uma aventura baseada na stream e nas anotações do mestre da stream, Guilherme Dei Svaldi (Tormenta20, Ordem Paranormal RPG, A Lenda de Ghanor) que seguem pelo o mesmo caminho, mas as decisões, as historias e como o conflito é resolvido serão completamente escolhidos pelos jogadores da mesa.
Então eu não preciso ter visto a stream para jogar?
Não! Tanto que se você viu ou não a stream vai ter uma aventura completa que passa por 20 níveis. Se você viu a stream, pode tomar novas decisões diferentes dos jogadores da stream original. Se você não viu a stream, vai poder desvendar as possibilidades deste conflito e, o melhor de tudo, bater em puristas.
Beleza, mas porque este é o Financiamento Coletivo mais importante?
No inicio do mês de Maio, o estado do Rio Grande do Sul foi afetado por chuvas torrenciais que ocasionaram a quebra de barragens e comportas d’agua. Inundando, assim, boa parte do estado e colocando cidades inteiras debaixo de água, em um cenário aterrorizador. Dentre os afetados, está a Jambô, produtora do Guerra Artoniana, e seus funcionários. O estoque da empresa foi inundado e o escritório, mesmo sem luz e água está servindo de refúgio para alguns funcionários que ficaram desabrigados e perderam tudo para a enchente.
Jornada Heroica: Guerra Artoniana ia sair como pré-venda no dia 06/05, porém devido a esta tragédia, foi transformado em um Financiamento Coletivo solidário, tanto para manter a editora de pé quanto para dar auxilio aos funcionários que perderam tudo nas enchentes.
E como eu posso ajudar?
Guerra Artoniana será feito como financiamento não apenas para que o livro possa sair, mas para que as pessoas afetadas possam ter um respiro, por isso, de todos os financiamentos coletivos que a editora já fez, este é o mais importante deles.
Você pode apoiar hoje, dia 08/05, neste link da página do Catarse. No financiamento, haverá as opções de apoiar o livro, que ajudará a editora e de doar para os funcionários que foram afetados.
Nós, do Movimento RPG, estamos comprometidos a prestar todo o suporte necessário não apenas a Jambô Editora, nossa aliada de muito tempo, mas também a todos os afetados as enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul.
Outras maneiras de ajudar
Existem outros canais que podem ser utilizados para prestar auxilio.
Os Correios estão aceitando doações de alimentos, produtos de higiene pessoal, material de limpeza seco, itens de cama, mesa e banho, ração para animais domésticos e itens de vestuários de diversos tamanhos.
A Vakinha está fazendo uma campanha solidária para os afetados das enchentes, que você pode ver aqui
Há uma brincadeira entre o meu grupo de amigos que nós somos muito fanboys da Jambô. Isso já virou brincadeira em grupos de Whatsapp e de Discord, mas sempre foi um sentimento de gratidão. Muitas horas de diversão na minha semana são devidos aos produtos vendidos por essa editora.
Mas agora, realmente, virou o momento de retornar o favor. Ouvindo os relatos dos funcionários e dos donos da empresa no Twitter e em outras redes sociais, dá para ter uma noção dos danos e dos estragos.
RPG é um jogo colaborativo e de comunidade e, mais do que nunca, a comunidade precisa se juntar para auxiliar aqueles afetados por esta catástrofe que atingiu o Rio Grande do Sul.
Presidente da Wizards of the Coast renuncia do cargo
Cynthia Williams, presidente da editora responsável por Dungeons & Dragons, a Wizards of The Coast, renunciou de seu posto. A noticia bombástica veio após a notificação de uma ordem da US Securities and Exchange Commission (Equivalente a Comissão de Valores Mobiliários Brasileira) para a Hasbro, empresa dona da Wizards.
Na ordem diz que “Em 15 de Abril de 2024, Cynthia Williams, presidente da Wizards of The Coast e da Hasbro Gaming, informou à companhia de sua efetiva renuncia no dia 26 de Abril de 2024. A companhia está conduzindo o processo para encontrar seu sucessor, procurando candidatos internos e externos.”
O lucro da Wizards of the Coast
Em 2024, a receita da Wizards of the Coast cresceu em 40% comparado aos valores do ano anterior. Devido ao enorme sucesso da expansão de Senhor dos Anéis, que arrecadou U$ 200 milhões em vendas, e ao sucesso de Baldur’s Gate 3, que foi eleito Jogo do Ano e venceu vários outros prêmios.
A Wizards of The Coast arrecadou US 120 mil a mais em 2023 comparado com o ano de 2022, mas nem tudo foi bom aos olhos dos fãs.
A Controvérsia em meio ao lucro
O mandato de dois anos de Williams foi marcado por diversas controvérsias com os fãs do RPG de fantasia. Em dezembro último, ela comandou uma rodada de demissões em massa para manter os custos, tirando 1100 empregos. Além disso, a Hasbro vendeu o departamento de filme e televisão eOne para a Lionsgate por U$500 mil em agosto. O filme Dungeons & Dragons: Honra entre Rebeldes falhou em ter uma bilheteria considerável e trouxe apenas U$ 208 milhões globalmente.
O jogo da Larian Studios, Baldur’s Gate 3, venceu todos os prêmios possíveis para jogos lançados em 2023 e foi um dos poucos faróis de esperança para a Hasbro em meio às baixas em todos os demais braços da companhia.
Em uma entrevista recente, Sven Wicke, CEO da Larian Studios, falou que “A Wizards of the Coast viu grandes demissões… não há ninguém da equipe original com eles, os quais tinham muito conhecimento sobre D&D. É triste, e não estou julgando ninguém, mas eles foram embora, e seu conhecimento foi junto.”
A Larian não está envolvido com nenhum novo projeto de Baldur’s Gate. Wicke disse estar envolvido em algum novo plano é “literalmente o oposto do que a Larian significa. Nós queremos fazer coisas novas e grandes. Não queremos ter que passar pelas mesmas coisas que já fizemos.” Entretanto, em alguns eventos as falas de Wicke denotam que esta decisão não parece ter sido tão amigável.
Nesta semana (do dia 22 e 24), Larian mostrou interesse em dar suporte a mods e desenvolver um beta de um ambiente de teste fechado para desenvolvedores da vívida comunidade do jogo. Essas noticias surgiram na mesma semana da renuncia de Williams, o que pode dizer que as duas coisas estão interligadas.
Fim de uma era turbulenta
O preço das ações da Hasbro despencaram enquanto Williams esteve no controle da companhia, em 2022, passaram de U$ 102 para U$ 52. Portanto a mudança da presidência pode ter sido um movimento para dar uma balançada geral, visto os lucros com os jogos da empresa nos últimos dois anos.
A Wizards of the Coast integra a Hasbro. E ter deixado que a principal propriedade intelectual, Baldur’s Gate 3, e seu relacionamento com a Larian Studios, esquentar pode ser visto como uma falha crítica nos negócios da companhia. Infelizmente, o mandato e reputação de Williams será sinônimo de desapontamento com fãs e funcionários e uma falta de tato e visão empresariais.
Conclusão
Durante os últimos anos, a relação da Wizards of the Coast com o Brasil tem sido mais turbulentas do que nunca. O que parecia promissor quando a Wizards assumiu as traduções dos livros de RPG e cartas de Magic no Brasil, em 2022. Se tornou uma decepção com o fim das traduções destes produtos. Demonstrando uma relação incrivelmente complicada entre a empresa e o público brasileiro.
O Brasil é o quarto país que mais acessava a plataforma de geração de fichas deles, o DnD Beyond. Tem uma comunidade de RPG e de TCG fervente e apaixonada pelos hobbies, mas que sempre foi ignorada pela própria Wizards. Seja pela demora nas traduções, com três ou quatro anos de espera, ou por simples descaso e falta de suporte com a comunidade brasileira.
Quem sabe, com essas movimentações, a Wizards volte a olhar para o Brasil com melhores olhos. Mas se não olhar, não precisamos dela.
Tranquilos pessoal? Hoje falaremos sobre o Fastplay do RPG O Último Ancestral, cenário que é uma adaptação do livro homonimo escrito por Ale Santos e que logo estará em financiamento coletivo. Além de possuir, atualmente, uma série para streaming em produção.
Como funciona o Mundo
O Último Ancestral é um cenário afrofuturista distópico. Então pense em humanos cibernéticos (cygens) dominando a humanidade e segregaram os negros, além de fazerem com que a crença no divino fosse quase erradicada. O maior expoente dessa realidade é a megalópole de Nagast, que tem tudo o necessário para sustentar boas campanhas cyberpunks.
O Fastplay continua expondo vários outros conceitos básicos para explicar o cenário para quem joga RPG e o RPG para quem já conhece o cenário literário do autor. Tanto é que, rapidamente, há uma explicação de como montar uma ficha de personagem, o qual segue as regras do sistema Kalymba.
Há os seis atributos básicos (Força, Agilidade, Vigor, Esperteza, Ginga e Espírito), as várias perícias (divididas em de combate ou gerais, sendo físicas, sociais, de sentidos, conhecimentos e de trabalho), além dos Trampos.
Regras do Jogo
Rapidamente explica como ocorrem os testes e quais suas graduações de dificuldade. Bem como todas as variações de testes. Depois já se inicia com uma explicação de como funciona o sistema de combate: desde suas ações, como quais manobras são possíveis, sejam elas de combate, defesa ou de movimentação.
Bem como os danos, vida, condições e outras particularidades do combate são explicadas também . Logo passando a explanar as regras referentes às interações com computadores e os hackers. Há breves notas sobre os equipamentos (sem descrição específica de qualquer um), de habilidades e magias.
Az Rimaz Sombriaz
Aqui está o foco desse Fastplay, uma aventura de ambientação ao cenário. O enredo da história é que o grupo dos jogadores é enviado para seguir alguns indivíduos que possuem estranhos poderes. Entretanto os perseguidos tem alguma ligação com os personagens e tanto capturá-los ou deixá-los tem suas consequências.
Evitando spoilers, a aventura consegue de maneira rápida abordar muitos de seus temas e tons. Transmitindo o que se pode esperar do cenário. É uma legítima degustação rpgística.
Por fim, há cinco exemplos de fichas, sendo de hacker, mecânica, poeta digital, sacerdotisa e soldado do morro. Portanto, depois de darem uma olhada no fastplay, salvem o projeto do financiamento coletivo para serem avisados sobre quando ele será lançado.
Leia mais textos sobre os produtos da Craftando, clicando no link.
Se você gosta do que apresentamos no MRPG, lembre-se de apoiar pelo PIX ou Catarse!