O Prêmio Ludopedia principalmente tem como objetivo, à divulgação e premiação dos jogos de tabuleiro lançados no Brasil e dos geradores de conteúdo relacionados ao hobby. Sua primeira edição ocorreu em 2015 e acontece anualmente desde então. E nós do Movimento RPG, já acompanhamos há um tempo, confere com a gente: Prêmio Ludopedia – Movimento RPG
Sempre dividido em categorias, que são elas:
Premiação de Mídia
As categorias abrangem os Podcast, Escrita, Audiovisual, Audiovisual Infantil, Social, Revelação. Além disso nesse ano teremos uma novidade, para Mídia, teremos o selo TOP 3 MELHORES, onde revelaremos na cerimônia de premiação, com os 3 melhores votados dentro dos Indicados. Portanto destes 3 melhores, o mais votado será anunciado e receberá o Prêmio Ludopedia Melhor do Ano durante a cerimônia de premiação.
Premiação de Jogos de Tabuleiro
Todos os jogos publicados em 2022 estão participando, as votações ocorrem em duas etapas. Primeiro a votação aberta e popular. E em seguida os finalistas são votados pela Bancada de Jurados. Se você quiser saber como os jurados são escolhidos leia a Política de escolha dos jurados. E possui as categorias: Jogo Expert do Ano, Família, Infantil, e incluíram a categoria Expansão nesse ano.
Premiação de RPG
Os RPG’s publicados no Brasil em 2022 automaticamente concorrerão. Porem não participarão do prêmio os lançamentos de novas edições de jogos lançados em anos anteriores, onde não tiveram alterações nas regras. Apenas Votos Populares ocorrem nessa categoria. Ao final os 5 melhores colocados na primeira fase serão divulgados no término da votação com o selo de “Indicados”. Os mais votados pelo público após a segunda fase em cada categoria serão os vencedores na modalidade. As categorias são: RPG do Ano, e Suplemento do Ano.
Calendário
Apresentação dos participantes pré-selecionados de todas as Mídias – A partir de 25/02/2023
Votação aberta ao público – 1ª fase: 07/03/2023 à 27/03/2023 (NÓS ESTAMOS AQUI)
Votação aberta ao público – 2ª fase: 06/04/2023 à 26/04/2023
A votação dos jurados ocorrerá nas mesmas datas do público em duas fases
Cerimônia de premiação: DOFF 2023 – Presencial
Como Votar?
Para votar é muito simples, a Ludopedia fez esse guia passo a passo que explica muito bem como a votação deve ser feita: Ludopedia: Como Votar ?
Por Fim…
Ajude na divulgação do prêmio para seus amigos e familiares, compartilhe as publicações do prêmio em seus canais e redes sociais. Divulgue os jogos participantes, os premiados e os vencedores.
O Movimento RPG agora tem uma super novidade. Temos nosso próprio Clube do Livro, A Ordem da Quimera(acesse por esse link). E em Fevereiro lemos o livro O Último Ancestral do autor Alê Santos, que participou conosco do encontro. Para participar é muito fácil, acesse o link anterior e lá entre em contado direto com a Lorde Isabel Comarella (Bell Comarella#0272). Aproveite e faça parte nosso servidor no Discord.
E se você gosta do que apresentamos no MRPG, não se esqueça de apoiar pelo Padrim, PicPay, PIX, e no Catarse!
Assim, seja um Patrono do Movimento RPG e tenha benefícios exclusivos como participar de mesas especiais em One Shots, de grupos ultrassecretos e da Vila de MRPG.
Além disso, o MRPG tem uma revista! Conheça e apoie pelo link: Revista Aetherica.
Hoje pela manhã o perfil no Twitter do JMTrevisan com imenso pesar anunciou o falecimento de Lobo Borges. A Jambô Editora, prestou sua homenagem dizendo:
Hoje um herói parte para viver aventuras em outro plano. @LoboBorges foi um dos principais artistas de #Tormenta20, ilustrador de muitos livros e cocriador do mangá Ledd. A visão dele foi uma das responsáveis pela nova cara de Tormenta.
Lobo Borges
Ele era um dos grandes nomes do HQ brasileiro. Ele nasceu em Recife no dia 29 de março de 1987, mesmo sendo formado em física, sempre se dedicou ao estudo de design e suas ilustrações ganharam muito prestigio. Suas principais obras incluem Drikka | Guia dos Quadrinhos, Golinda | Guia dos Quadrinhos, Ledd | Guia dos Quadrinhos. Além de criação da capa do novo Tormenta 20.
Nós do Movimento RPG lamentamos sua partida. Todos nós éramos – na verdade continuaremos sendo – grandes admiradores das suas artes que inspiraram muitos de nós! Nossos sentimentos aos familiares e amigos próximos, preferimos pensar que ele não se foi, e que apenas não irá envelhecer!
O Movimento RPG agora tem uma super novidade. Temos nosso próprio Clube do Livro, A Ordem da Quimera(acesse por esse link). E em Fevereiro estaremos com o livro O Último Ancestral do autor Alê Santos, que participará conosco do encontro no dia 28/02. Para participar é muito fácil, acesse o link anterior e lá entre em contado direto com a Lorde Isabel Comarella (Bell Comarella#0272). Aproveite e faça parte nosso servidor no Discord.
E se você gosta do que apresentamos no MRPG, não se esqueça de apoiar pelo Padrim, PicPay, PIX, e no Catarse!
Assim, seja um Patrono do Movimento RPG e tenha benefícios exclusivos como participar de mesas especiais em One Shots, de grupos ultrassecretos e da Vila de MRPG.
Além disso, o MRPG tem uma revista! Conheça e apoie pelo link: Revista Aetherica.
Primeiramente, e para acalmar os ânimos, o a OGL 1.1 não vai acabar com o RPG. Após dito isso, a OGL 1.1 é só um rascunho, por enquanto, mas é só um rascunho! Toda a polêmica bombástica foi baseada em uma publicação feita por Linda Codega, afirmando que supostamente havia recebido um documento oficial da Wizards Of The Coast com um novo pacote de politicas sobre a OGL 1.0 criada em 2000. A partir disso, muito se disse, muito se criou em cima de poucos fatos.
OGL 1.0
Acreditando que não cabe aqui termos técnicos, cláusulas e sessões de um contrato escrito há 23 anos, porém sendo cabível a discussão que a WotC não agiu apenas sob caridade criando a dita licença, concordamos que na época foi uma saída muito inteligente para produzir, publicar e lançar material sobre D&D. É certo que a empresa não lucrava com isso, no entanto também não tinha prejuízos, e isso no cenário editorial é um lucro e tanto!
Lembre-se, embora muitas empresas hajam de forma responsável socialmente, nenhuma delas é “boazinha”!
Wizards Of The Coast
Peter Adkison fundou a empresa em 1990, sua linha de jogos é bem conhecida, e seus cardgames mais ainda. Tendo a propriedade do principal – Magic: The Gathering – que foi responsável pelos primeiros grandes lucros e fracassos da empresa. Em 1997 a WotC comprou a TSR, criadora original de Dungeons & Dragons. E em 1999 a Hasbro, uma grande empresa de brinquedos e jogos eletrônicos, se tornou dona da WotC. Em seguida já sabemos o que vem.
OGL 1.1 e ORC
Desde a primeira nota lançada sobre a OGL1.1, muitas dúvidas surgiram sobre tudo que estava escrito no documento supostamente vazado. Alguns criadores de produtos compatíveis com D&D se viram em uma situação complicadíssima, criadores de conteúdo também, pois sob o novo regime da licença, até mesmo vídeos monetizados com material de D&D estariam infringindo a OGL 1.1.
Em meio ao turbilhão de informações ainda incertas, já que a WofC não havia se pronunciado. A Paizo, uma das empresas mais beneficiadas pela OGL 1.0. Pois Pathfinder, mesmo que hoje não necessite tanto da licença, bebeu muita da fonte, propôs a Open RPG Creative License (ORC). Sendo está amplamente absorvida pela comunidade de rpgistas. Eles inclusive levantaram a #OpenGame, e algumas cartas abertas foram enviadas para a WotC. Por sua vez, a mesma se pronunciou no dia seguinte com os dizeres “…nós rolamos um 1…”. Além de especificar os motivos da criação da nova licença, que são eles:
Prevenir que o conteúdo de D&D fosse utilizado em produtos com discurso de ódio e discriminatórios;
Se dirigir àqueles que tentam usar D&D em produtos digitais, jogos blockchain e NFTs, deixando claro que o conteúdo OGL é limitado a produtos relacionados a RPG de mesa;
”E terceiro, nós queríamos garantir que a OGL era direcionada aos criadores de conteúdo, aos que fazem regras caseiras, ao desenvolvedor aspirante, aos jogadores, e à comunidade – e não para que grandes corporações usem a licença para seus próprios propósitos comerciais e promocionais.“
Completando com as falas:
Por isso que os primeiros rascunhos da nova OGL incluíram as cláusulas que estavam lá. O rascunho foi entregue aos criadores e às editoras para que seus comentários fossem considerados antes que qualquer versão fosse finalizada
“Nosso plano sempre foi o de solicitar a contribuição da nossa comunidade antes de atualizar a OGL; os rascunhos que vocês viram estavam tentando fazer exatamente isso. Queremos sempre encantar os fãs e criar experiências em conjunto e que todos adorem. Percebemos que não fizemos isso desta vez e lamentamos por isso. Nosso objetivo era obter exatamente o tipo de feedback sobre quais cláusulas funcionaram e quais não – o que finalmente recebemos de vocês.
Qualquer mudança tão importante só poderia ter sido bem feita se estivéssemos dispostos a receber esse feedback, não importa como ele foi fornecido – e nós estamos. Obrigado por se importar o suficiente para nos informar o que funciona e o que não funciona, o que você precisa e o que o assusta. Sem saber disso, não podemos fazer a nossa parte para que a nova OGL corresponda aos nossos princípios. Por fim, gostaríamos de ter a chance de corrigir isso.”
Por outro lado, deixaram claro de a OGL 1.1 realmente vai existir, e que mudanças ocorrerão. Mas por enquanto tudo que está no documento não tem validade nenhuma, muita coisa ainda será revista. Principalmente por que devemos nos atentar que as leis mudam de país para país e isso deve ser adaptado na nova licença. Acreditamos que levarão tempo para a finalização da mesma. E mesmo quando chegar, com certeza não matará o RPG e muito menos as produções e criações de ninguém.
Comunicação Errônea
Infelizmente a comunidade Nerd e Geek não está imune de Click Baits e nem Fake News! Cabe a cada um sempre ir atrás de mais de uma fonte de informação, além de preferencialmente ir direto na fonte!
O Movimento RPG agora tem uma super novidade. Temos nosso próprio clube do livro, A Ordem da Quimera (acesse por esse link), nesse mês estamos com o livro No Rastro dos Corações do autor Wallace Oliveira. Para participar é muito fácil, acesse o link anterior e lá entre em contado direto com a Lorde Isabel Comarella (Bell Comarella#0272). Aproveite e faça parte nosso servidor noDiscord.
E se você gosta do que apresentamos no MRPG, não se esqueça de apoiar pelo Padrim, PicPay, PIX, e no Catarse!
Assim, seja um Patrono do Movimento RPG e tenha benefícios exclusivos como participar de mesas especiais em One Shots, de grupos ultrassecretos e da Vila de MRPG.
Além disso, o MRPG tem uma revista! Conheça e apoie pelo link: Revista Aetherica.
Nos dias 27 e 28 de Maio ocorrerá a edição de 2023 da RPGCON. E as Inscrições já estão abertas! Mas as Inscrições RPGCON são para quê?
Bom, se vc quer:
Mestrar uma aventura para um pessoal bacana;
Palestrar sobre algum assunto maneiro que domina;
Apresentar algo novo para a comunidade, como um livro ou jogo;
Mostrar suas habilidades (ou a falta delas) nos jogos online;
Gravar PodCasts que vão rolar no evento;
Agraciar a todos nós com sua arte, seja muitíssimo bem vindos e bem vindas!
E claro se você quer sua loja e produtos sendo apreciados pelos muitos consumidores do evento;
Se liguem no passo a passo!
Sendo incrivelmente fácil, basta acessar RPGCON – 2023, aqui você encontrará todas as informações que precisar, inclusive para ser jogador das meses que forem abertas e para participar da tradicional Gincana Quest.
A equipe das Inscrições RPGCON 2023 disponibilizou um manual muito bem detalhado e organizado para tirar toda as duvidas que você tiver, além claro, de ainda contar com o suporte técnico caso seja necessário!
Clique sobre o ícone referente ao que deseja participar;
Em seguida, leia o manual, e se cadastre, o link de cadastro está sempre no fim do manual;
Por fim, preencha o formulário, e aguarde sem contatado pela equipe.
Acima de tudo o evento espera que todos, participantes e visitantes aproveitem ao máximo tudo que a RPGCON proporciona. Então não perde tempo, e nem a oportunidade de participar e colher os frutos dessa ação!
Inscrições RPGCON 2023
O Movimento RPG agora tem uma super novidade. Temos nosso próprio Clube do Livro, A Ordem da Quimera(acesse por esse link), nesse mês estamos com o livro No Rastro dos Corações do autor Wallace Oliveira. Para participar é muito fácil, acesse o link anterior e lá entre em contado direto com a Lorde Isabel Comarella (Bell Comarella#0272). Aproveite e faça parte nosso servidor no Discord.
E se você gosta do que apresentamos no MRPG, não se esqueça de apoiar pelo Padrim, PicPay, PIX, e no Catarse!
Assim, seja um Patrono do Movimento RPG e tenha benefícios exclusivos como participar de mesas especiais em One Shots, de grupos ultrassecretos e da Vila de MRPG.
Além disso, o MRPG tem uma revista! Conheça e apoie pelo link: Revista Aetherica.
Necromance e a Origem do Lorde do Ódio é o terceiro livro da saga Necromance, escrita pelo jovem Cacá Gontijo. Nascido em Belo Horizonte, e com 14 anos já está no seu terceiro livro publicado, ele se declara um Nerd, inspirando-se principalmente em Star Wars, mas também em várias outras histórias do mundo Geek para suas obras.
A história de Necromance se confunde com a da criação do Universo. Necromance era um ser sem forma definida, a própria definição do vazio. Mas também era a definição de tudo. Seu poder estava além do certo e do errado, criava e destruía sem pensar. Ele não tinha nenhuma necessidade, não tinha nenhum desejo. Para dar algum sentido à sua existência ele inicia a criação de um universo, tamanho é o seu poder. Mas, inadvertidamente ele cria planetas e seres que, com o passar do tempo, começa a invejar. Agora, tomado por uma fúria incontrolável, ele atacará suas próprias criações apenas para exibir sua força descomunal! Mas os deuses, dragões e outras criaturas místicas criadas pelo Necromance são poderosos e não serão facilmente subjugados!
O Movimento RPG agora tem uma super novidade. Temos nosso próprio Clube do Livro, A Ordem da Quimera (acesse por esse link), nesse mês estamos com o livro Vampiros: Festim de Sangue, da autora Jaqueline Machado. Para participar é muito fácil, acesse o link anterior e lá entre em contado direto com a Lorde Isabel Comarella (Bell Comarella#0272). Aproveite e faça parte nosso servidor no Discord
E se você gosta do que apresentamos no MRPG, não se esqueça de apoiar pelo Padrim, PicPay, PIX, e no Catarse!
Assim, seja um Patrono do Movimento RPG e tenha benefícios exclusivos como participar de mesas especiais em One Shots, de grupos ultrassecretos e da Vila de MRPG.
Além disso, o MRPG tem uma revista! Conheça e apoie pelo link: Revista Aetherica.
Você já ouviu falar de Apagão, quadrinho nacional publicado pela Editora Draco? E o roteirista e editor Raphael Fernandes?
Se já conhece, deve saber que saiu um financiamento coletivo de uma nova obra, né? Se não conhece, não se preocupe, porque essa é uma oportunidade excelente!
A Série Apagão
Apagão apareceu pela primeira vez em “Imaginários em Quadrinhos – Volume 1”, e marcou a estreia de Raphael Fernandes como escritor e editor da maior editora de quadrinhos originais do Brasil: a Editora Draco.
Com roteiro de Rapahel Fernandes e arte de Camaleão, a série Apagão conta narra a história de uma São Paulo sem eletricidade, onde grupos de visões políticas diferentes tentam sobreviver, criando verdadeiras gangues.
Essas gangues buscam reconstruir a sociedade à sua imagem e semelhança, muitas vezes com visões conflitantes. Enquanto os Macacos Urbanos e as Dandaras formam comunidades e protegem o povo, os Filhos de Deus e os Guardiões da Moral veem as pessoas como mão de obra a ser explorada e mentes a serem dominadas.
E, claro que esses grupos estão em eterno conflito, disputando cada espaço importante, fonte de alimento e possíveis aliados em uma São Paulo que vive uma crise de abstinência elétrica e tornou-se uma zona de guerra!
Os dois primeiros títulos da série Apagão, Ligação Direta e Cidade Sem Lei/Luz contam com arte de Camaleão. O terceiro título,Fruto Proibido, tem arte de Abel, cores de Fabi Marques e ganhou o Troféu Angelo Agostini de Melhor Edição e Melhor Colorista, além de ser contemplado pelo ProAC 2019.
Mas o universo de Apagão não se resume apenas aos quadrinhos, e já possui um considerável universo expandido em outras linguagens, como o áudio-jogo “Apagão – Entre o Lobo e o Cão”, que teve produção da Rede Geek e narração de Guilherme Briggs. Também há o card game “Apagão – Ruas de Fúria” (Funbox), de Gustavo Nascimento, e uma trilha sonora original do Solomon Death. Outro projeto de sucesso é o card game“Apagão – Ruas de Fúria” (Funbox), de Gustavo Nascimento.
Apagão – Fogo nos Facistas
“Apagão – Fogo nos Fascistas”, o quarto volume dos quadrinhos da série Apagão, mostra o mestre de capoeira e le parkour Mandrill em uma missão para investigar como é possível ainda existir um lugar com eletricidade na São Paulo do blecaute. O que ele não imaginava é que encontraria uma situação que o faria lembrar de algumas das piores memórias de sua infância.
Além da ação eletrizante, característica da série, a edição apresenta uma reflexão sobre uberização do trabalho, fogo no Borba Gato, escravidão urbana e também faz uma homenagem ao movimento dos Entregadores Antifascistas. Este é o retorno dos Macacos Urbanos e o começo da nova fase do quadrinho!
“Apagão – Fogo nos Fascistas” conta com roteiro de Raphael Fernandes e arte de Dilacerda. A capa foi desenhada por Val Rodrigues e tem cores de Jão Canola.
Financiamento Coletivo
A Editora Draco abriu o financiamento coletivo pelo Catarse, e você pode participar clicando nesse link AQUI.
Com valores à partir de R$ 32,00, o financiamento coletivo de “Apagão – Fogo nos Fascistas” estará aberto até o dia 17/11/22. Todas as pessoas que contribuírem receberão uma edição física do quadrinho, além de um cupom de 20% na editora para outras compras, e os benefícios aumentam com apoios maiores.
Essa edição terá 48 páginas coloridas, formato 17 x 24cm, miolo em papel couché e capa cartonada com orelhas.
Apoio o cenário nacional de quadrinhos, garanta seu exemplar e ajude a movimentar cada vez mais o meio artístico nacional!
A maior Convenção On-line de RPG, ou seja, RPGCon não nos faltará ano que vem. Afinal parece que toda vez passa muito rápido e sempre ficamos com gostinho de quero mais. Pensando nisso, o pessoal do RPGBrasil, apresentou algumas das novidades para a RPGCon 2023.
Entre elas e a principal, a drástica mudança nos dias. Estávamos acostumados a correria com três dias de evento, e agora teremos dois.
Então quer dizer que diminuíram palestras, oficinas tudo mais?
Não mesmo! Entendendo que muitos gostam de acompanhar as palestras ao vivo, os organizadores optaram por distribuir mais palestras ao longo da semana. Portanto na semana que antecede o evento teremos palestras todos os dias, mais ou menos no período noturno. Assim a chance de alcançar mais pessoas é aumentada!
Novidades para a RPGCon 2023
Conseguimos alguns detalhes interessantes do que estão preparando para nós, e vamos compartilhar com vocês, mas vale lembrar que podem ocorrer alterações nesses planos, e isso não muda em nada, que cada ano o evento fica ainda melhor!
Nossa fonte, nos contou sobre uma área voltada para Boardgames que poderão ser jogados on-line, usando plataformas digitais para tal, com os jogos:
Ainda terá a volta do Hall de Artistas, onde criadores de sistemas terão mesas exclusivas dentro do evento, o jogador estará jogando com o criador do sistema. Além disso, para as lojas, terá um setor exclusivo para a venda de seus produtos dentro da RPGCon.
Por último e mais importante será disponibilizado um pré-financiamento com o objetivo de distribuir as revistas impressas da RPGCON 2021 e 2022, além deste financiamento já garantir as metas extras para o evento de 2023, ou seja, a própria Revista RPGCON 2023 e com a incrível possibilidade de garantir a RPGCon 2024. Vamos acompanhar isso, para podermos manter esses eventos acontecendo!
“Sou Arthur, filho de Uther Pendragon, do castelo de Camelot. Rei dos Bretões, vencedor dos Saxões e soberano de toda a Inglaterra. Nós cavalgamos a terra em toda sua extensão em busca de bravos cavaleiros para se juntarem a mim na corte de Camelot.”
“Vocês não cavalgaram! Isso não são cavalos, vocês só estão batendo cocos!”
Ninguém espera a Inquisição Espanhola!
Afinal, o que está acontecendo? Bom, Monty Python, em parceria com a Crowbar Creative e a Exalted Funeral, acaba de anunciar o Monty Python’s Cocurricular Mediaeval Reenactment Programme (algo como Programa Co-curricular de Reconstituição Medieval do Monty Python), que eles insistem em dizer que NÃO é um RPG.
O jogo será financiado através de um financiamento coletivo que deve começar em outubro. Há também um hotsite com algumas informações sobre o projeto.
Se você joga RPG há algum tempo, certamente já esbarrou em algum meme com cenas de algum filme dos Pythons.
Mos o que, raios, é Monty Python, afinal?
Monty Python é um grupo de comediantes britânicos que começou sua carreira ainda nos anos 60. Sua obra mais conhecida é, provavelmente, o filme Monty Python em Busca do Cálice Sagrado, um marco na comédia audiovisual no mundo inteiro e expoente do pós-modernismo na cultura pop (mas estou divagando aqui). Curiosamente, também foram os criadores do termo spam.
Se você souber onde olhar, há várias referências a Monty Python espalhadas pela cultura pop, como a famosa Granada Santa do Worms.
E o jogo?
O jogo é uma parceria entre a Crowbar Creative e a Exalted Funeral. A Crowbar Creative é responsável por coisas como Rackham Vale, um cenário para Old School Essentials inspirado no trabalho de Arthur Rackham (também lançado pela Exalted Funeral), Dr. Grordbort (um suplemento para D&D 5E inspirado no trabalho de Greg Broadmore) A Exalted Funeral é a editora responsável pela publicação de uma porrada de coisas, incluindo aí o próprio Old School Essentials, um retroclone de D&D/AD&D que pode ser baixado de graça no site deles (que traz de volta as regras de ataque baseadas em Thac0, pros saudosistas).
O hotsite tem algumas informações sobre o que esperar em termos de sistema de regras mas, como qualquer coisa do Monty Python, é difícil levar a sério tudo o que eles falam. Eles prometem um sistema “original e com regras simples”, guia para criação de aventuras, criação de personagens, bestiário, séquitos, NPCs, tabela para criação de “várias coisas”, aventuras prontas e um “mini-game baseado em gamão que envolve catapultas e animais da fazenda chamado Fetchez la Vache.”
O anúncio promete também vários níveis de apoio e brindes para apoiadores de primeiro dia, incluindo dados customizados, escudo de mestre (“Head of Light Entertainment screen”) e um conjunto de Fetchez la Vache com uma catapulta para dados.
Aquela velha piada do “a noite cai e causa 6d6 de dano em todo mundo” pode ser literal em um jogo baseado em Monty Python.
Por fim
Bom, eu gosto muito de Monty Python e também de RPG, então estou na torcida para que saia coisa boa daí. RPGs de comédia não são nenhuma novidade. Toon, Paranoia, Defensores de Tóquio (o original), Kobolds Ate My Baby, Malditos Goblins e Terra de Og são alguns exemplos disso. Espero realmente que o Monty Python’s Cocurricular Mediaeval Reenactment Programme traga novidade e frescor para nossas campanhas de RPG.
Aliás, esqueçam isso. Monty Python’s Cocurricular Mediaeval Reenactment ProgrammeNÃO é um RPG! De forma alguma! Se você joga RPG, inclusive, deveria parar de ler imediatamente e passar longe de qualquer coisa relacionada a este livro.
Se você é um jogador de RPG, melhor ver qualquer outra coisa desse site, como a resenha de The Dark Eye. Certamente jogadores de RPG vão se interessar por isso.
Na Wizards Presents 2022, que ocorreu na semana passada, revelaram para nós o que promete ser algo revolucionário para as futuras campanhas. De acordo com a empresa, o novo ambiente virtual trará experiências além do básico, com a criação de personagens, compartilhamento de livros e ferramentas que facilitarão o jogo, permitindo que se torne mais imersivo, o nomearam de D&D Beyond.
O que é o D&D Beyond?
Primeiramente é um conjunto de ferramentas digitais. Até o momento, oficial para a quinta edição de Dungeons&Dragons. Ele digitaliza os livros básicos e livros de aventuras oficiais de D&D e outros materiais oficiais. Sendo assim, conjunto de ferramentas digitais do D&D Beyond inclui um construtor de personagens e uma ficha de personagem digital com rolagem de dados integrada. Do mesmo que conta com blocos interativos de estatísticas de monstros, feitiços pesquisáveis, um construtor de encontros e um rastreador de combate.
As vantagens de ser assinante
Ainda que seja possível de ser usado gratuitamente, algumas ferramentas são limitadas. Por exemplo a quantidade de personagens, na versão gratuita, você pode ter apenas 6 fichas. Porém, com assinatura essa quantidade é ilimitada. Além disso, terá acesso a novas ferramentas antecipadamente, e poderá compartilhar livros adquiridos dentro do ambiente virtual.
Bem como, todos os meses, os assinantes recebem brindes para personalizar a forma como jogam. Por exemplo, obtendo conjuntos de dados digitais, cenários de fichas de personagens, molduras de retratos e muito mais com suas assinaturas ativas.
Conteúdo Homebrew
A plataforma permitirá que seja usado toda a enorme biblioteca de subclasses, raças, monstros e muito mais já existente no espaço homebrew. Ainda permitindo que você acrescente sua própria contribuição para a comunidade.
Aplicativo D&D Beyond
Para ter acesso a todo o conteúdo de Dungeons&Dragons em qualquer lugar, como suas aventuras, livros e afins, o app disponível na App Store e Play Store, fornece:
Jogo mais rápido com o Guided Character Creator.
Planilhas de personagens de D&D e estatísticas em movimento.
Jogue dados, procure feitiços e marque esses pontos.
Acesso offline à sua biblioteca – nunca perca os seus livros, mesmo em áreas sem wi-fi.
Facilidade para encontrar as regras de que precisa quando precisar delas!
Ótimo para iniciantes, jogadores regulares e experientes Dungeon Masters.
Surpreendendo um total de zero pessoas, nos últimos dias foi anunciada uma nova edição para Dungeons and Dragons. Seria então a 6ª edição? A que tudo indica a nova edição chegará como a “One D&D”,a edição definitiva até a chegada da próxima. Mas que deixa a entender que virá com tudo e com muito respeito a edição atual, onde os conteúdos em circulação ainda serão utilizáveis pois o maior esquema de regras se manterá, porém, atualizado.
A mão de chamar essa nova edição de 5.5 chega a tremer!
O que sabemos até o momento
Inspiração
Entre as novidades de One D&D mais interessantes, temos a reformulação da Inspiração, agora, com um 20 natural no d20, você recebe uma inspiração, todavia em termos gerais ela “só” poderá fornecer uma vantagem caso seja anunciada antes de se lançar os dados e ainda não dando para acumular inspirações. Assim como poderá haver a gentileza de se doar inspiração excedente para o coleguinha.
Antecedentes
Os Antecedentes foram mais valorizados, com mecânicas elaboradas, diversificadas e fornecendo pontos de atributos. Afinal, faz sentido, mas só espero que os antecedentes não fiquem amarrados em combos.
Raças
Já as Raças não irão fornecer pontos de atributo e foram revistas em via de um maior equilíbrio e variedade de habilidades. Além disso, uma nova raça será inserida no One D&D, o Ardling, que vulgarmente vou chamar aqui de “Tiefeling celestial”, o Orc vem como raça padrão e algumas delas vão poder variar até no tamanho.
Outras Regras do One D&D
Outros pormenores mudarão também, como uma valorização e padronização das ferramentas unificando as mecânicas dos suplementos. Possivelmente, vem um novo modo de se tratar o descanso curto e habilidades dependentes deste descanso, uma tendência já presente no recém lançado Monsters of Multiverse, colocando habilidades antes recarregáveis com descansos, como um número de vezes iguais ao valor de Bônus de Proficiência por dia, como na alteração da habilidade Stone’s Endurance do Goliath.
Pois bem, por enquanto é isso.
De certa forma, o lançamento do One D&D previsto para 2024, consolida a 5ed como um sucesso absoluto, pois se manterá no mínimo por 10 anos em alta, só nos resta aguardar e continuar jogando D&D independentemente da edição.