Livro-jogo Sobreviver (ou tentando)

 

IMPORTANTE: O FINANCIAMENTO JÁ ESTÁ ROLANDO NO CATARSE, INCLUSIVE BATEU SUA META EM POUCOS DIAS, PROVANDO COMO É UM EXCELENTE PROJETO.

 

Começo adiantando que eu não fui bem não, morri algumas vezes, e nem cheguei tão longe, e olha que só estava experimentando a versão de demonstração, que inclusive estará disponível no fim dessa matéria para todos os leitores também poderem ser devorados como eu fui!

Olá Aventureiros e Aventureiras, muitos de nos que jogamos RPG há mais tempo conhecemos os famosos livros-jogos, para quem não conhece é bem simples, um livro que conta uma história mas não é complemente como um livro comum, você faz escolhas, ou testa a sorte para verificar para qual momento da história você será mandado, em situações diferentes, com finais diferentes, tomando decisões para o personagem principal, ou principais, até mesmo para um grupo inteiro.

Projeto e Autor

O autor Gabriel Garcia, estará com o livro-jogo Sobreviver em um projeto financiado pelo Catarse, a partir do dia 5 de outubro do incrível ano de 2020, uma vivência imersiva como a que o livro proporciona combina muito com a atualidade. Sobreviver será lançado pelo GGAC Estúdio, fundado em 2020 e localizado na cidade de São Paulo. A primeira edição do livro foi lançada na Artist’s Alley da Comic Con Experience de 2017, e foi um sucesso, provocando em Gabriel e na equipe toda a vontade de expandir essa ideia, por isso esse novo projeto.

Em Sobreviver, você é um turista na cidade de São Paulo, precisa encontrar seu amigo para irem em um grande evento, mas no caminho terá que sobreviver ao ataques dos zumbis e os próprios perigos da cidade, para tornar a imersão ainda maior, o livro contará com recursos audiovisuais através de captura por QR-CODE. O projeto tem tudo para ser um dos maiores lançamentos do ano, os apoiadores do projeto terão o livro físico e estará autografado pelo autor, além dos brindes e prêmios costumeiros dos projetos, esses serão exclusivos do financiamento.

Vamos à diversão 

Agora pegue caneta ou lápis, uma folha de papel e 4 dados de 6 faces se você for jogador ou jogadora raiz; ou abra uma aba de anotação do seu smartphone, e procure um rolador de dados on line de sua preferência se for moderninho ou moderninha. Nós temos aqui uma materia sobre opções de roladores de dados, leia a matéria Como continuar jogando na quarentena . Porque agora nos vamos experimentar a versão cedida para dar aquela olhadinha no projeto, lembrando que não é a versão final e pode ter alterações. Bom divertimento, e espero que sejam melhores nisso do que eu. Acessem os primeiros capítulos  por aqui: Demosntrativo Livro-Jogo Sobreviver

Shadowrun Anarchy – Pessoas. Magia. Máquinas!

Shadowrun Anarchy

Shadowrun em sua 5ª edição, o já queridinho dos fãs do fantasy ciberpunk ganha um estiloso e irado suplemento, que não é beeeeemmm um suplemento, porque pode ser usado solo, sem o livro básico da 5E.

 

Versão Anarchy

“Aquele que botar as mão sobre mim, para me governar, é um usurpador, um tirano. Eu o declaro meu inimigo.”
― Pierre-Joseph Proudhon

Bom, vamos ao lançamento do livro base/suplemento… ele na verdade não é bem um lançamento, já existe em sua versão em inglês desde meados de 2016, e você pode encontrar ele na internet facilmente por seus “acessíveis” aproximados R$220,00, fora frete.

O grande diferencial desse financiamento coletivo que está em progresso no Catarse é que essa é a versão em português do livro, que está sendo produzido pela nossa amada (ganhou o meu, e sei que de muitos, coração depois do belíssimo Pathfinder 2ª ed.) Editora New Order.

Anarchy dá a oportunidade aos jogadores, e mestres, de viajar para os cantos mais obscuros e distantes e ver que tipo de caos você consegue liberar.

Diferente da 5E que possui regras mais complexas, o Anarchy é mais voltado a narrativa e interpretação, digamos que uma versão mais imersiva, tanto para jogadores quanto para mestres, que saem do papel de condutores para, digamos, apresentar o mundo aos jogadores.

Mas não pense que Anarchy não possui algumas regras e rolagens de dados, elas estão lá e sem elas não ficaríamos tão contentes, porque quem não gosta de rolar dados?

Este livro acrescenta vários elementos a história de Shadowrun, desde aparências para personagens, até magias diferentes e descrições de objetos bizarros!

Os jogadores vão colocar a prova suas ideias, tornando o jogo cada vez melhor e mais empolgante, além de claro, desafiarem a si mesmos, já que neh…. ANARQUIAAAAA!!!

O livro

Shadowrun Anarchy está com 213 páginas coloridas, com capa dura e simplesmente surreal, e o que mais me chamou atenção depois que vi o preço da versão impressa em inglês, ele está custando no financiamento coletivo por apenas R$ 140,00, isso mesmo R$ 140,00! Está custando R$ 120,00 a menos que sua versão em inglês :O… E você ainda ganha o PDF! (frete não incluso nesta bagatela pessoal, daí já querem demais 😉 )

E tem mais… você pode estar pensando enquanto lê… _Mas Diemis, isso já é ótimo! O que mais eu posso querer!

E eu lhes digo meus amigos, você pode adquirir o livro básico do Shadowrun 5E (PDF) MAIS o livro Anarchy ( Impresso e com CAPA DURA) E o PDF dele por … por … por …

R$ 160,00

É sério pessoal, o livro do 5E custa aproximadamente R$ 189,90 no site da New Order e eles estão DANDO por R$ 160,00 o 5E e o Anarchy, com o pdf!

E guueeeeeennnnttttaa coraçãããããããoooo, porque tem mais 😀

Por R$ 30,00, isso mesmo, R$ 30,00zinhos você pode levar o PDF do Anarchy já, em dois dias úteis depois da confirmação do apoio!

Quer mais, neh? Eu sei que você quer 😀

Por R$ 70,00 você leva 4 PDF’s de Shadowrun:

  • Anarchy em PDF
  • Acelerando em PDF
  • Queda Londrina em PDF
  • Livro Básico em PDF

Maaassss como disse, esse é um financiamento coletivo, tem meta e neste caso está em R$ 30.000,00, atualmente está andando para 40% alcançado. Então raça, bora lá ajudar esse financiamento fenomenal, vocês não vão se arrepender!

Corre lá no Catarse e garante o seu apoio antes que o prazo acabe!

Eu já garanti o meu 😉


Compre seus livros utilizando nosso cupom de desconto de 10% na editora New Order!

Por último, mas não menos importante, se você gosta do que apresentamos no MRPG não esqueça de apoiar pelo Padrim, pelo PicPay, pelo PIX e agora também no Catarse!

Assim, seja um patrono do Movimento RPG e tenha benefícios exclusivos desde participar em mesas exclusivas em One Shot, grupos ultrassecretos e da Vila de MRPG.

Kalymba! O maior RPG de Afrofantasia do Brasil!

Kalymba é um RPG de fantasia com fundamentação na cultura e mitologia africana.

Ele foi desenvolvido ao longo de 6 anos por Daniel Pirraça e que agora está em financiamento coletivo no Catarse, sendo lançado em parceria com a editora RPG Craftando, com previsão de entrega dos primeiros livros impressos em Maio de 2021.

Sobre o autor.

Daniel Pirraça é um brasileiro, guerreiro, de 22 anos portador de Asperger, nascido na baixada fluminense, passou por muitas dificuldades, poderia ter desistido de seus sonhos, mas por pirraça (tum dum tsssss) perseverou e correu atrás.

Sobre o cenário.

Kalymba se desenvolve em Aiyê, uma região rica em vastidão, beleza e diversidade.

Aiyê foi criada e é regida pelos orixás, deuses antigos cujos poderes e motivações estão além da compreensão dos mortais. Esse continente abriga uma infinidade de seres, tanto humanos como criaturas fantásticas, algumas bestiais e outras tão inteligentes e ambiciosas quanto o próprio ser humano, capazes até de criar suas próprias civilizações e culturas.

Magia é algo comum em Kalymba, é parte da vida dos povos da região e é possível através do axé (não, Daniela Mercury não é um exemplo de usuária de magia, não é esse axé, abestado). Axé é a força sagrada, a energia mística que envolve todo o universo e que através das palavras místicas transforma pensamento em realidade.

Tribos e reinos travam extensas batalhas por soberania e recursos, além caçadores extraírem da natureza o sustento necessário para sua vida.

Entre árvores gigantes ou no sol escaldante, mesmo no fundo do mar, sempre há heróis que enfrentam as monstruosidades devoradoras de gente que estão sempre a espreitar, tentando tornar a vida em Aiyê não tão difícil.

Kalymba é um RPG de fantasia, baseado na cultura africana, em nenhum momento seus autores tem o ideal de serem fiéis a história e religiosidade africada, como disse é um RPG de fantasia e não baseado em fatos reais.

Não busque neste livro exatidão cultural e histórica, mas sim uma forma de se aproximar dessa rica cultura, e, claro, passar horas se divertindo com seus amigos.

Sobre o livro.

O livro será uma obra contendo 300 páginas, inicialmente em preto e branco, com lindas gravuras, fechando uma certa parte do financiamento coletivo as páginas poderão vir coloridas!

O sistema utiliza dados de 6 faces para todas as regras, tornando muito simples a utilização deste livro, uso de regras e mesmo construção de personagens, afinal é o d6 e quem não tem dado em casa? (tum dum tsssss)

Sobre o financiamento.

Você pode apoiar de várias formas, iniciando em R$ 47,00 para receber três livros em pdf, sendo um deles o livro básico!

Com R$ 107,00 você apoia e recebe o livro básico impresso no conforto da sua residência (ou seja lá onde quiser!), contudo sem nenhum pdf.

Para ter os pdf’s e o livro impresso, seu apoio deve ser de R$ 147,00.

O financiamento coletivo já alcançou 561% (até agora) da meta básica, na quantia de quase R$ 40.000,00!

Particularmente já apoiei essa iniciativa, fui com R$ 107,00 para ter o livro impresso, que para mim é essencial, gosto de pegar o livro e sentir o cheiro de páginas novas 😀

Mas você pode apoiar esse grande trabalho por R$ 47,00, menos que uma pizza, dependendo da sua região.

Os livros impressos tem previsão para maio de 2021, mas os pdf’s saem um pouquinho antes, março de 2021.

Os arquivos testes saem em dezembro de 2020.

Você pode apoiar este projeto clicando aqui!

O Fast Play.

Há um fast play, para você que quer conhecer um pouco mais do livro e se decidir se quer ou não apoiar este lindo projeto.

Você pode encontrar o livro e uma ficha de personagem no link abaixo, basta colocar em “Dê o seu Preço” um valor que pode ser de R$ 0,00 a qualquer quantia que ache justo.

Clique aqui para acessar o fast play de Kalymba!

Ahh e já adianto, saindo o livro físico, vou preparar uma resenha especial 😉

E bora lá pessoal, ajudar este excelente financiamento coletivo!

O RPG brasileiro precisa de você!

Gen Con 2020

A “Geneva Convention” ou Gen Con é uma das maiores e mais conhecidas convenção de jogos de mesa (board games, RPG e card games) do mundo. O criador da convenção é o mesmo que criou o nosso queridinho Dungeons and Dragons, Gary Gygax. Este ano tivemos a sua 42º edição, e a Gen Con 2020 foi totalmente online e com muitas palestras em português (além de mesas, lançamentos, entre outros).

A Gen Con 2020 teve assuntos para todos os gostos: muita coisas sobre jogos, sistemas, novidades e por aí vai. Teve também muitos seminários sobre evolução e dinâmicas de jogos, para quem queria entender melhor o hobby. E ainda seminários falando sobre diversidade e criação de espaços seguros em jogos. 

Eu assisti diversas palestras com temáticas sobre diversidade, história, dinâmicas e aplicações de jogos no desenvolvimento de pessoas. Então tenho uma visão parcial do evento, mas achei excelente tudo o que eu vi. Todas as palestras eram com pessoas que manjam muito do hobby e dos assuntos. Aprendi mais nesses 4 dias, do que em anos jogando por aí!

Neste sentido foi maravilhoso e tem muita palestra que está no youtube, só fuçar (e procurar por Gen Con 2020 no youtube hehe).

Mas nem tudo são flores. Na verdade toda a experiência com o site da Gen Con 2020 foi bem ruim. O site em si é bem pouco intuitivo. Não vou contar tudo o que deu errado, porque escreveria uma resenha. Mas resumindo: mesmo eu me inscrevendo no dia anterior, perdi duas palestras só porque não fazia ideia de como entrar. Mesmo quando eu achei o passo a passo e segui, não era tão simples saber onde entrar. Cada host fez de um jeito e você tinha que ir no bate-papo para ver por onde ia ser. 

Não foi só comigo, acompanhei três pessoas que queriam ver as palestras e desistiram pelo processo complexo, contra-intuitivo e desnecessariamente longo. Existe muito evento online acontecendo, com um monte de alternativa tecnológica, deveriam ter pensado melhor na experiência do usuário. 

 

 

Palestras Gen Con 2020

Dinâmicas de jogos o que acontece durante o jogo

Quem tava: Joshua Kritz.

A palestra foi sobre o que é a dinâmica dos jogos. Essa foi uma palestra mais técnica, trazendo bastante conceitos e metodologias. Inclusive foi a única que assisti que tinha uma apresentação de slides. Parece ter sido mais planejada para quem trabalha com desenvolvimento de jogos.

O palestrante começou definindo o que é a dinâmica dos jogos. Aqui ele entende que a dinâmica é a interação entre mecânica e jogadores. Joshua indica que é importante falarmos sobre a dinâmica porque o jogo se diferencia de outros entretenimentos exatamente pela alta interação que ocorre nele.

Ele analisa os jogos com a metodologia MDA (Mechanics, Dynamics and Aesthetics). Através dessa análise conseguimos aprender mais sobre a experiência do jogador. Então ele explorou elementos que podem mudar o que acontece no jogo (história de vida do jogador, experiências anteriores no jogo, temática do game, entre outros). 

O que ele demonstra é que o jogo (elementos, regras, mecânicas) pode gerar diversas respostas diferentes e aí está a dinâmica. E isto deve ser estudado durante a produção dos jogos. Na verdade a dinâmica é determinante para a experiência do jogador, que é, no fim das contas, o mais importante do game.

Para assistir a palestra na íntegra é só clicar aqui. 

 

Jogando Conversa – Jogos de mesa e desenvolvimento de pessoas

Quem tava: Galápagos, 3DTPartners, Simple Experiências, LDrago.

A palestra falou sobre o desenvolvimento de pessoas através de jogos de mesa, tanto em empresas quanto em escola (mas com foco maior no desenvolvimento profissional). O papo foi SENSACIONAL. Para mim que sou do RH, foi um deleite. Porque a gente que joga sabe o quanto nos tornamos melhores através dos jogos, mas as vezes a gente não consegue descrever isso tão bem.

Vamos há alguns tópicos da palestra:

O que o jogo ensina?

– Lidar com o inédito
– Criatividade
Seguir regras
– Comunicação
– Estratégia

A reflexão importante é que toda a nossa educação é baseada a aprender fatos (passados). E nosso trabalho exige um saber fazer. O jogo trabalha com a aplicação de nossos conhecimentos e o desenvolvimento de competências.

Quando falamos da realidade em uma empresa, o jogo pode ser uma excelente ferramenta para o RH. Quando jogamos, mostramos a nossa essência, não existe hierarquia, estamos em um ambiente com regras totalmente diversas da organização. Por isso o jogo proporciona um tipo de convivência, que nenhuma outra atividade permite. 

Onde podemos usar jogos?

– Recrutamento e seleção (eles contaram um case com Ticket to ride)
– Desenvolvimento de cultura
– Desenvolvimento da marca empregadora (employer branding)
– Team Building
– Melhorar a experiência do colaborador 

O assunto do momento em RH é a experiência do colaborador (employee experience) e uma cultura centrada no colaborador (employee-centring). Existe muita gente começando a aplicar esses conceitos e um monte de estudos falando disso. E os jogos ajudam demais. Os cases apresentados na apresentação sempre falaram de excelentes feedbacks de quem participou.

Ah, ainda rolou alguns jogos durante o seminário. Nós jogamos “Só uma” e “Story cube”.

 

A evolução dos jogos de tabuleiro ao longo da História

Quem tava: Eduardo Felipe (Podcast Jogada Histórica), Jack Bezerra (Canal Dados do Tabuleiro).

Aqui foi uma sessão bem histórica mesmo. Os caras passaram desde os primeiros jogos do mundo até nossa atualidade, trazendo uma linha de influência e desdobramentos dessa evolução.

Eles começaram contando dos primeiros jogos de tabuleiro no mundo (senet, jogo real de Ur, entre outros). Alguns desses jogos tem mais de 2 mil anos. Diversos países do Oriente (como Pérsia, Egito e Iraque) tinham jogos similares. O gamão é considerado um sucessor de todos estes jogos e ele foi importado para o ocidente (como diversos outros elementos dessas culturas). 

Falaram também de como os jogos também investiam em temáticas que eram importante para época. O Go e o Xadrez, por exemplo, vinham de uma temática de estratégia de guerra. Ou seja, ensinar através do jogo, é tão antigo quanto jogar. 

Aí eles contaram sobre como os elementos de tabuleiro, peças e dados foram sendo usados e evoluídos ao longo dos anos. Também deram destaque para a evolução do baralho, que é uma plataforma para diversos jogos diferentes.

Depois eles trouxeram alguns jogos clássicos, como Monopoly e Batalha Naval. Um dos momentos de nossa história recente em que surgiram vários jogos (adivinha?) foram as guerras mundiais. Tem até uma classificação de “jogos de guerra”, que simulavam batalhas. Estes jogos ficaram bastante famosos durante bastante tempo (nós tivemos o “War”).  Durante este período era comum jogos que duravam horas.

Depois falaram da transição para a atualidade. O Catan é um grande marco, por ser um jogo que explodiu no mundo inteiro e começou a abrir mercado para os considerados “jogos modernos”. Ai eles comentaram mais sobre os jogos atuais e suas diversidades.

Para assistir a palestra na íntegra é só clicar aqui. 

 

Empoderamento feminino nos boardgames

Quem tava: Natalia Avernus do Board Game GirlsPatrícia Nate do Lady LúdicaFernanda Sales da Joga ManaMonique Garcez do BG das MinasCynthia Dias.

Nessa palestra as participantes discutiram sobre a importância de espaços femininos dentro do board game e de empoderarmos as mulheres que jogam. O hobby é muito mais comum entre os homens (cenário que está sim mudando) e, muitas vezes, isso acaba afastando mulheres dos jogos.

Primeiro, é claro, um ambiente composto majoritariamente por homens é mais tendencioso ao machismo. Todas relataram diversas situações neste sentido e posso garantir, como jogadora assídua, que é muito comum. São piadas, comentários e as vezes até ataques diretos.

Mas mesmo quando não enfrentamos o machismo diretamente, a gente pode não se sentir à vontade. Primeiro porque tem muitos homens e a gente se sente meio por fora, esquisita. Segundo porque é comum que eles sejam jogadores assíduos e a gente sinta que não é capaz de jogar as mesmas coisas. É aquela velha mentalidade que algumas coisas são só para meninos (e que, inconscientemente, nos faz achar que certas coisas não são para nós).

Todas as participantes contaram suas ótimas experiências com grupos para mulheres (e outras minorias). Alguns desses grupos são exclusivos, mas também têm grupos que são mistos, mas focados na receptividade para elas. Um exemplo muito legal da diferença de ter um grupo assim,  é a receptividade para que as mulheres levem seus filhos, algo que é comum e incentivado nestes espaços.

Elas trouxeram que os grupos exclusivos são uma maneira de criar uma rede segura de inserção no hobby e de discussão de temáticas diferentes. Ou seja, é uma maneira de integrar (e não segregar, como alguns críticos dizem).

A palestra teve 2 horas, é difícil expressar tudo, mas as histórias de criação dos grupos é muito representativo da vivência difícil de ser mulher em board games. Eu também já tive um grupo exclusivamente de mulheres e posso dizer que é outro clima de receptividade. Até porque o propósito não é apenas jogar, mas unir.

Torço para que o público tenha sido bem misto! Para todos escutarem as histórias incríveis.

Para assistir a palestra na íntegra é só clicar aqui.

 

Panorama RPG e Educação brasileira nos anos 2020

Nessa palestra participaram professores e pesquisadores, que utilizam o RPG como ferramenta de ensino em sala de aula. A conversa foi muito interessante.

Eles começaram falando de porque usar o RPG em sala de aula. O primeiro ponto é que ele é uma metodologia ativa. Ou seja, o aluno participa e aprende para resolver problemas. Uma reflexão bem interessante aqui é que a escola coloca o aluno diante de problemas que já foram resolvidos, o RPG coloca ele diante de problemas novos. Aqui ele se desenvolve integrando diversos temas, dialogando, com possibilidade de imersão.

Outro ponto super importante é como engajar os alunos, fazerem com que eles se interessem por estar em sala e por aprender. Aqui o RPG (e qualquer jogo) ajuda trazendo a educação conectada com o entretenimento e diversão. A reflexão que eles propuseram é porque a educação é separada da diversão?

Depois eles contaram como aplicam o RPG em sala. Trazer o RPG precisa ser um projeto bem construído de educação. Ele não deve ser uma atividade especial, usada em apenas uma aula, mas uma construção coletiva, ao longo de um período. Um exemplo é toda aula a turma jogar durante alguns minutos, resolvendo um problema. 

Os professores também indicaram que é interessante construir até mesmo o jogo (sistema de regras) com os alunos, já que assim toda a ideia fica adequada para turma (as temáticas que eles também valorizam) e a experiência de construção conjunta é de ponta a ponta.

Essa palestra foi muito incrível, porque todo mundo ali é apaixonado por RPG e já aplicou a ferramenta de forma incrível. Um exemplo é a Virgínia Codá que acabou de publicar o estudo dela sobre o RPG como ferramenta de divulgação da ciência. Não é maravilhoso? Que venham muito mais iniciativas e estudos como esses!

 

Desenvolvimento do perfil do jogador de board games no Brasil

Quem tava: Sandro CampagnoliDiego AlfaroWillian BoitGustavo Lopes. 

Essa palestra esteve bem focada em comentar sobre o perfil de jogador do Brasil (como diz o título). 

O primeiro destaque deles foi o Zombicide, que na avaliação deles, foi um jogo que fez os jogos modernos serem popularizados no Brasil. Para eles o jogo se tornou muito popular porque a temática de zumbis estava em alta no nosso país (por conta do sucesso de The Walking Dead), o jogo é visualmente muito interessante e o jogo é cooperativo (e, por isso, amigável para novos jogadores). 

Eles indicam que jogos de uma linha mais americana (que costumam envolver mais sorte) fazem bastante sucesso no país, especialmente dessa linha do Zombicide, que eles chamaram de “american trash”. Esses jogos também são atrativos para quem joga videogame, atraindo novos jogadores para o hobby. Os jogos modernos tem atraído também os jogadores de RPG (porque vamos combinar que é difícil jogar RPG sendo adultos). 

Hoje o cenário é bem diverso. Eles citaram uma pesquisa que rodou entre jogadores assíduos. Eles fizeram uma divisão entre jogos americanos, europeus (mais ou menos complexos), party games, family games. O resultado foi que, com esse público, os preferidos são os jogos de família e os jogos mais complexos. Já o party game ficou em último na classificação.

Eles ressaltaram que os party games tem um papel super importante, especialmente em grupos que não costumam jogar muito. Ou seja, hoje, no Brasil, temos espaço para todo tipo de jogador e o hobby do board game está crescendo muito. Não dá mais para falar em UM perfil, mas em diferentes tipos de jogadores. 

Para assistir a palestra na íntegra é só clicar aqui.

 

LGBTI+ Jogando Sem Medo: Espaços de Joga Convidativos para Todes

Quem tava: Dan Paskin – Se jogaCarol Gavino, Felipe Bracco – Magic: The Gathering LGBT+, Libia Caetano, Páris, Rod Mendes.

O painel começou com os palestrantes contando quando perceberam sua identidade diferente da maioria e as experiências boas e ruins em se reconhecer daquela forma. Eles falaram um pouco sobre sua vivência, os preconceitos que viveram e vivem, além de como foi contar aos amigos e familiares suas identidades.

Depois eles passaram para a temática de como o mercado hoje tem absorvido as novas demandas. A participação cada vez maior de pessoas diversas no hobby tem surtido efeito no mercado. Exemplificaram com o Zombicide mudou uma miniatura de zumbi que aparecia a calcinha da personagem. O próprio chat deu exemplos de respostas que o mercado tem dado, a tornar todo o conteúdo mais respeitoso e cuidadoso.

Porém o mercado ainda tem agido de forma responsiva: os jogadores indicam problemas e as editoras mudam. Ainda estamos construindo essa consciência coletiva de cuidado com temáticas e representações. Para isso toda a comunidade precisa escutar mais como é a vivência de outras pessoas, que diferem do seu ponto de vista, e serem mais receptivos!

 

Avaliação final sobre a Gen Con 2020

Fica um gosto amargo de descaso com nós, espectadores nesta Gen Con 2020, mas tudo valeu a pena para assistir esse povo lindo falando coisas tão incríveis. Tomara que eles mantenham sempre uma alternativa de presença online e temas em português! Mas que melhorem a forma de acessar as palestras também.

 

Para visualizar mais coberturas de eventos como este, é só clicar aqui! 

Revista Tokyo Defender 14

Chegou a edição 14 da revista Tokyo Defender, depois um pouco de atraso, mas totalmente justificado! Como sempre, estamos sempre pensando em criar conteúdo interessante e inovador para nossos leitores, e não poderia ser diferente nessa nova edição:

  • Artigo: Era Showa e o Tokusatu
  • Continuação da matéria UFO Team com fichas de herois e vilões, a Umbra Domini e finalmente a inserção dos aliens Greys
  • Parte final da adaptação de Final Fantasy Tactics
  • Nheengçaras, os xamãs-bardos do folk metal brasileiro
  • Regras completas para Treinadores de Pokémon
  • Adaptação do desenho animado Caçadores de Bugs
  • Adaptação do anime Gundam: Iron-Blooded Orphans
  • Conto O Guerreiro, de Duda Vila Nova
  • Entrevista com Guilherme Dei Svaldi, da Editora Jambô

Baixe esta edição visitando o site da revista – clique aqui!

A equipe da revista ainda mantém a Megaliga Tokyo Defender, com as melhores publicações de seus sete blogueiros, aqui no Movimento RPG!

Temos canais de informação e interatividade no FacebookInstagramIssuuSpotify e Dungeonist! Siga-nos e nos diga o que achou das matérias da revista Tokyo Defender edição 14 , o que quer para as próximas edições da Tokyo Defender!

A quinzena no RPG: Duna e The Green Knight

Na última quinzena, tivemos algumas novidades de RPG saídas diretamente do cinema! O jogo baseado em Duna, aproveitando que a franquia de ficção científica voltará para os cinemas em dezembro, finalmente entrou em beta. Também teremos um RPG de The Green Knight, filme baseado nas lendas de Rei Arthur com o lançamento adiado por conta da crise de COVID-19. Mais informações, logo abaixo!

O RPG baseado no clássico Duna entrou em beta fechado

Como já havíamos contato aqui no Movimento RPG, a nova adaptação para o cinema de Duna, romance clássico da ficção científica criado por Frank Herbet, também daria origem a um novo jogo de RPG. Em julho de 2020, a Modiphius Entertainment iniciou a fase de Beta Test fechado do jogo Dune: Adventures in the Imperium! A participação na fase beta do jogo pede que o mestre e os jogadores se identifiquem e concordem com um termo de confidencialidade.  O lançamento está previsto para 2021.

 

O Unearthed Arcana de julho traz 16 novos Talentos para D&D 5 edição

No dia 13 de julho foi lançada a edição mais recente do Unearthed Arcana, uma série de suplementos mensais gratuitos que tem o objetivo de testar novas regras para Dungeons & Dragons com a comunidade. A novidade foi o lançamento de 16 novos talentos para o jogo, que, em tradução nossa, “representam um personagem adquirindo maestria em uma de suas capacidades ou descobrindo a habilidade para fazer algo completamente novo”. Você encontra mais detalhes sobre talentos como “chef”, “esmagador” e “perfurador” no site oficial da franquia (em inglês).

 

O filme The Green Knight dará origem a um RPG

The Green Light também está na onda de filmes que estreiam com adaptações de RPG já encaminhada. O filme baseado na lenda do Rei Arthur é estrelado por Dev Patel (Quem quer ser um milionário?) no papel de Sir Gawain. The Green Knight: A Quest for Honor é baseado no sistema D20 e as pré-vendas começam a ser enviadas no dia 7 de agosto. 

 

Novidades da Daemon Editora para 2020

A Daemon Editora vem com novidades em 2020 para a linha Arkanun/Trevas. Além da reimpressão de grandes sucessos de venda de sua linha de livros já lançados em anos anteriores, a editora está agora se preparando para lançar trabalhos autorais de grandes nomes de escritores da chamada “Iniciativa Daemon”, de livros independentes.

Nos próximos meses, livros vendidos de forma independente como Nether Kheret: A Cidade Dourada de Rá, Alastores: Justiça Infernal, Reich: Demônios Nazistas, Infernun, Clube de Caça: Guia do Jogador, Lobisomem: A Maldição, Celtas e muitos outros de altíssima qualidade, passarão a ser vendidos na Loja de RPG, da própria editora. Com esta iniciativa, muitos produtores independentes que antes criavam seus livros sem a chancela da editora e do próprio criador do cenário, agora terão a oportunidade de receberem este apoio especial. Espera-se que este incentivo possa inspirar novas produções para o cenário.

Este grande movimento para fomentar os fãs deste cenário é iniciado com a reimpressão do último livro lançado do cenário, o Trevas: Campanha Épica, de 2011, sendo esta a primeira das novidades oficiais da Daemon Editora para o ano de 2020.

Expandindo e renovando o cenário de RPG Arkanun/Trevas, o suplemento apresenta regras para jogar com personagens épicos contra ameaças apocalípticas e diversas opções para conduzir as aventuras, sem definir um curso único para os eventos. Feito em conjunto por Hatalíbio Almeida e Henrique Santos, o livro aborda diversas mitologias e lendas sobre o fim do mundo e o destino da humanidade. Além disso, inclui vários novos aprimoramentos, plots para jogos apocalípticos, regras alternativas para criação de personagens épicos, novos poderes, poderes sephiróticos, e um IMENSO bestiário épico!

Em comparação com as impressões antigas, esta nova impressão redimensionou o livro para ele ficar maior e mais espesso, com um tratamento especial na capa para deixá-lo com uma aparência muito mais imponente.

O livro Trevas: Campanha Épica está à venda na Loja de RPG pelo valor de R$ 59,00, você pode acessar e comprar clicando AQUI! Para ler outros posts da Megaliga Tokyo Defender, clique aqui!

A Quinzena no RPG: muitas novidades em Forgotten Realms

O Vale do Vento Gélido andou bem movimentado nas últimas semanas! Teremos o lançamento de uma nova aventura de Dungeons & Dragons no norte de Forgotten Realms, assim como uma nova linha de miniaturas. Além disso, a Jambô Editora lançou a nova publicação de um romance de D&D passado na mesma região. Saindo um pouco das masmorras e dragões,  o financiamento coletivo de A Herança de Cthulhu RPG chega em sua reta final.

Mais informações logo abaixo!

 

Forgotten Realms ganhará uma nova aventura de terror

A Wizards of the Coast anunciou o lançamento de uma nova aventura para Dungeons & Dragons. Icewind Dale: Rime of the Frostmaiden (“Vale do Vento Gélido: o verso de Frostmaiden”, em tradução nossa) foi confirmado por Anna Prosser e Mica Burton durante uma live beneficente, e terá 320 páginas e cobrirá os níveis 1 -12. A nova aventura se passará no cenário de Forgotten Realms e trabalhará com uma temática de terror. O lançamento está previsto para setembro.

 

Icewind Dale: Rime of the Frostmaiden ganhará linha de miniaturas

Para acompanhar a nova aventura, a Wizkids anunciou o lançamento de 45 miniaturas inspiradas em monstros do novo livro, assim como um Dragão Chardalyn de 200 mm de altura! Vocês podem ver algumas imagens aqui.

 

A Lenda de Drizzt ganha mais um volume no Brasil

Para aqueles que gostam de acompanhar romances inspirados de RPG: A Jambô Editora lançou no dia 29 de junho o romance Rios de Prata, quinto volume de A Lenda de Drizzt e segundo capítulo da trilogia do Vale do Vento Gélido. A série, que já tem mais de trinta volumes em inglês, é inspirada no cenário Forgotten Realms, de Dungeons & Dragons e conta a história de Drizzt Do’Urden, um drow que abandona seu povo para viver aventuras na superfície.  O livro já foi lançado anteriormente no Brasil, mas a publicação atual conta com uma nova tradução e projeto gráfico.

 

A Herança de Cthulhu RPG entra na última semana de financiamento coletivo

O novo RPG inspirado no clássico de H.P. Lovecraft está em sua última semana de financiamento coletivo, em um projeto bem sucedido que já bateu 263% da meta! O livro é de autoria de Jefferson Miranda Pimentel e contará com artes de Bruno Sathler e se baseia no sistema 1D10, em que todos os testes são realizados com apenas um dado de 10 lados. A entrega do livro está prevista para setembro de 2020.

Novidades de RPG: Semana de 13 de junho

Aqui no Movimento RPG, vamos começar a fazer giros periódicos as melhores novidades de RPG! Na primeira edição, Tormenta20 continua surpreendendo a menos de uma semana do final da pré-venda. A Jotun Raivoso financiamento coletivo de divertido RPG com homens-calango. Além disso,  o game inspirado em Pathfinder chega aos consoles caseiros.

Tormenta20 traz ainda mais novidades na reta final

Em live realizada no dia 11 de junho, a Jambô Editora revelou duas novidades da pré-venda de Tormenta20: Os apoiadores de todos os níveis da campanha receberão gratuitamente um material digital que compila fichas de diversos NPCs famosos do universo de Tormenta, ideal para quem quiser uma participação especial na mesa e curiosos. Além disso, foi exibida pela primeira vez a plataforma on-line que permite criar fichas, rolar dados e jogar pela internet!
A pré-venda de Tormenta20 vai até o dia 16 de junho, terça-feira. 

Seja um homem-calango no novo jogo da Jotun Raivoso

O projeto Jotun Raivoso lançou também no dia 11 de junho, o financiamento coletivo para o RPG Resistência Glórqui. No jogo, cuja descrição do Catarse já dá um ar bastante divertido, é como simples, lúdico, divertido e pensado para poder ser jogado por toda a família, os jogadores assumem o papel de lagartos-humanos que precisam proteger suas terras de um império invasor. Para viver aventuras como calangos bípedes que precisam defender Tchuruba dos perigosos Zomi, basta apoiar o projeto até o dia 29 de outubro!

 

Pathfinder tem data certa para chegar aos consoles

O game Pathfinder: Kingmaker – Definitive Edition será lançado para Playstation 4 e XBox One no dia 18 de agosto! O jogo para jogador solo, baseado no popular RPG de mesa Pathfinder, foi lançado para PC em 2018 e agora finalmente chegará aos consoles com novidades e 6 DLCs. Além disso, a versão de computador receberá um patch baseado em turnos. Logo abaixo, você pode conferir o trailer do lançamento.

 

 

RPGCON 2020 – Convenção on-line de RPG tirando acerto crítico na quarentena

Heróis, o ano é 2020 e nós todos temos a missão de ficar em casa, com algumas ressalvas por necessidades individuais ou serviços essenciais. Estamos fazendo muitos testes de sabedoria, aprimorando perícias e aptidões, alguns de nós se adaptaram a jogar via internet e alguns não seja qual for o motivo. Mas é fato que todos nós sentimos falta de nos reunir com nossos amigos, para jogar RPG pessoalmente, conversar sobre temas relacionados, sobre a experiência de interpretar aquele personagem que você montou que sai da sua zona de conforto, ou então sobre uma aventura que você está planejando, dúvidas sobre regras e sistemas mais adequados para você. Essa conversa não pode ocorrer pessoalmente, e foi pensando nisso que o pessoal do RRGCON – Convenção online de RPG organizou um super evento totalmente on-line com muitas palestras de assuntos variados com muita gente bacana entendendo do assunto, e também com mesas de jogos para quem quisesse, além de gincanas durante o evento, sorteios de prêmios e era possível receber descontos em muitos produtos com cupons do evento. Nós acompanhamos algumas palestras do evento, digo algumas por terem muitas mesmo, o site do evento está no ar e você pode ver na íntegra as palestras e ficar por dentro dos assuntos tratados. Vamos saber dos temas de algumas palestras:

 

RPGCON 2020 – Tormenta20: a nova edição do maior RPG brasileiro

Apesar de JM Trevisan ser originalmente divulgado como palestrante, ele foi substituído pelo também autor de Tormenta Guilherme Dei Svaldi. Dei Svaldi e Rogerio Saladino comentarem o lançamento digital do aguardado Tormenta20, novo módulo básico do jogo que bateu o recorde nacional de financiamentos coletivos. Depois disso, os dois autores responderam perguntas do público que acompanhava a live com o bom-humor de quem sabe que terminou uma etapa difícil de uma missão longa.

 

RPGCON 2020 – White Wolf e a comunidades latinas

Alessa Malkavian, a Community Ambassor da White Wolf na América Latina, conta um pouco sobre a história dela de fã a colaboradora da White Wolf. Já sobre o papel de Community Ambassor, ou Embaixadora da Comunidade, ela comenta sobre como a  empresa enxerga os jogadores brasileiros, de outros países na América Latina e como a empresa faz para que todos se sintam mais próximos do universo da White Wolf.

Assista a palestra completa clicando aqui.

 

RPGCON 2020 – Como NÂO apresentar o RPG para iniciantes

Nessa palestra rápida, o game designer José Noce vai direto ao ponto e explica quais são os maiores problemas na forma como geralmente a comunidade tenta apresentar o RPG para quem nunca jogou antes. Seja na hora de explicar como o jogo funciona, na falta de paciência com a inexperiência dos novatos ou escolhendo um sistema complicado ou caro demais como porta de entrada.

Assista a palestra completa clicando aqui.

 

RPGCON 2020 – História do RPG no Brasil

Pedro Borges faz um resumo da história do RPG no Brasil, começando dos jogadores com folhas fotocopiadas nos anos 80, passando pelas revistas especializadas, publicações traduzidas e jogos nacionais nos anos 90, até chegar nas mesas de RPG virtuais por sistemas como o Roll20. Uma palestra bastante instrutiva feita por alguém que está no hobby desde que começou no Brasil.

Assista a palestra completa clicando aqui.

 

RPGCON 2020 – Mesas seguras e diversão com inclusão

Nessa palestra a favor de manter o RPG como um hobby divertido para todos, Paladino parte de uma premissa muito simples: Trate os jogadores como as pessoas que são. As dicas para tornar as mesas inclusivas para todos vão desde fazer contratos sobre o que cabe ou não no jogo de acordo com as sensibilidades de cada um, até coisas que deveriam ser levadas para todos os aspectos da vida, como aprender a ouvir e dar abertura para a comunicação.

Assista a palestra completa clicando aqui.

 

RPGCON 2020 – RPG solo: um mundo de possibilidades

Hernades Pereira apresenta a modalidade de jogo solo, não pense que se trata de você jogar a distância com terceiros, é sozinho mesmo. Você, seus dados, suas anotações e um sistema criado para gerar aleatoriamente respostas para suas perguntas. Ele indicou alguns sistemas que podem ser adaptados para se tornar solo, e também falou da importância da modalidade para pessoas dentro do Espectro Autista.

Assista a palestra completa clicando aqui.

 

RPGCON 2020 – RPG no desenvolvimento da criatividade, relações interpessoais e raciocínio lógico

Cintya Willemann nós dá dicas sobre como manter uma boa relação na mesa de jogo com seus companheiros, no on e no off, como interagir com seu personagem que pode ser contrário em tudo ao personagem de outro jogador e mesmo assim trabalharem juntos para manterem a aventura acontecendo com qualidade, dá dicas também sobre como tornar seu personagem mais interessante e orgânico na história, para que você de divirta mais.

Assista a palestra completa clicando aqui.

 

RPGCON 2020 – Psicologia, RPG e qualidade de vida

Eli Andreoli é psicólogo e trás para nós em uma palestra bem estruturada conceitos da área, apesar de ser técnico em muitos momentos, todos são capazes de compreender o que ele quer transmitir ao dizer que adultos precisam de momentos lúdicos, e exemplifica que o RPG contempla muitos dos aspectos necessários para se conectar com sua criança interior, e diz sobre a importância desse símbolo para nossa qualidade de vida.

Assista a palestra completa clicando aqui.

 

Lembrando que estamos passando apenas um resumo das palestras, o evento estava recheado de opções, trouxe muita informação agregadora e nos ajudou bastante a ter planos nessa quarentena. Podemos aproveitar esse momento para criar uma campanha, melhorar nossa interpretação, fazer o mapa de uma região, ou dependendo do seu esforço fazer uma maquete de um ambiente de jogo. Mantenham-se firmes, e vamos aproveitar eventos parecidos para manter nossa sanidade alta!

 

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