Tormenta 20: começa a celebração dos 20 anos do cenário!

No dia 11 de abril de 2019 as redes sociais da Jambô Editora anunciaram o inicio das comemorações dos 20 anos do universo de Tormenta, lar de vários RPGs, livros e quadrinhos. O anúncio convida os fãs a participar de um financiamento coletivo que se inciará em 10 de maio, pelo Catarse.

Abaixo, a transcrição do anúncio no Facebook oficial da Jambô:

TORMENTA 20, A NOVA FASE DO MAIOR RPG DO BRASIL

Tormenta está completando 20 anos. Para comemorar, teremos um novo início, um novo jogo. Este é TORMENTA 20.

Tormenta é o RPG mais longevo do país. Tem a maior coleção de títulos. Nunca deixou de ser publicado. Isso tudo só foi possível por causa dos fãs.

Por isso queremos agradecer e comemorar com vocês, fazendo algo especial.

Uma grande campanha, com espaço para você participar do desenvolvimento do livro, receber itens exclusivos e colocar seu nome no jogo que estará presente pelos próximos 20 anos.

Tormenta 20 será um livro básico completo. Textos e ilustrações inéditos, regras mais ágeis e divertidas. Todo o conteúdo necessário para jogar. Acabamento de luxo, colorido, com capa dura e papel de alta qualidade.

Um passo enorme para Tormenta e um novo nível de interação com a comunidade! Lado a lado, mais do que nunca!

A campanha começa dia 10 de maio, no Catarse. Acesse em www.Tormenta20.com.br. Vamos juntos escrever a história do RPG no Brasil. Vamos juntos mostrar a força dos fãs de Tormenta!

Happiness Is Mandatory: Paranoia ganhará uma versão eletrônica

Assim como Vampiro: A MáscaraParanoia outro grande clássico dos RPGs que você pode conhecer um pouco melhor aqui, também ganhará em breve uma versão eletrônica. O jogo está sendo produzido em parceria pelos estúdios Cyanide e Black Shamrock para ser lançado ainda em 2019 para PC e consoles. As produtoras prometem toda a distopia, a insanidade, o humor-negro e a benevolência dO Computador em um jogo que promete divertir e frustrar os fãs de RPG eletrônico.

Assista o trailer abaixo e lembre-se: O Computador é seu amigo e a diversão é obrigatória.

Abaixo, você pode ler a descrição do jogo e materiais promocionais divulgados pelo Cyanide Studio:

Paranoia se passa no Complexo Alpha, a última cidade humana restante. Complexo Alpha é um paraíso. O Computador está te dizendo. Claro, O Computador está sempre certo. Questionar ou desafiar o O Computador provavelmente resultará em eliminação, ou possivelmente em reclusão a longo prazo em um Gulag e Spa de Re-Educação.

Em Paranoia, você jogará como o líder de um time de Agentes Atiradores de Nível de Segurança Vermelho. Como um Agente Atirador, sua função é encontrar problemas. E atirar neles. Apesar do Complexo Alpha ser um paraíso, é infelizmente atacado por todo tipo de inimigos. Terroristas. Mutantes. Membros de sociedades secretas. Até mesmo – por mais chocante que seja – até mesmo Agentes Atiradores que por algum motivo duvidam da sabedoria benevolente dO Computador, e a verdade evidente é que Complexo Alpha é um paraíso.

Mentiras, enganação e intrigas serão suas maiores aliadas para sobreviver em Complexo Alpha, já que há um constante risco de traição. Algumas vezes seus companheiros de time, e até você mesmo, são mais riscos para sua sobrevivência do que os vilões das missões.

Além disso, O Computador está sempre observando suas ações, te julgando e recompensando justamente… ou não. Mas se você precisar ser derrotado ou eliminado (incinerado é mais preciso), tem 5 clones substitutos reservados para tentar de novo! Nem sempre cópias fieis do original… mas isso já é outro problema.

Para demonstrar sua lealdade aO Computador, favor circular estes posters! Obrigado pela cooperação!

Narrativa não-confiável; explosões; disparos de laser; robôs insanos; ambientes baseados em tecnologia para explorar; um time de role-play com o qual você não pode contar: Paranoia pega as convenções do RPG eletrônico e as vira do avesso, criando um mundo e ambiente de jogo que vai frustrar, surpreender e divertir jogadores do gênero com algo familiar – e algo que quebrará suas expectativas.

A informação acima é de Nível de Segurança Violeta. Se você estiver abaixo do Nível Violeta, favor ir à Cabine de Extermínio mais próxima imediatamente. Obrigado.

 

 

Vampire: The Masquerade – Bloodlines 2 é anunciado

A Paradox Interactive e a Hardsuit Labs surpreenderam ao anunciar Vampire: The Masquerade – Bloodlines, neste dia 21 de março, continuação do clássico cult dos anos 2000 que reúne até hoje fãs de RPGs eletrônicos e de mesa.  O jogo promete ser fiel às qualidades do original sem trazer também os defeitos. O anúncio foi acompanhado de um trailer que pode ser visto abaixo.

https://www.youtube.com/watch?v=SYvWfDxhm_s

De acordo com o Kotaku, o novo jogo se passará na cidade norte-americana de Seattle e girará em torno de um “Mass Embrace, “Abraço em Massa”, em tradução nossa. “Abraço”, no universo do World of Darkness, é o ritual que transforma um mortal em vampiro, controlado de perto pela Camarilla, que governa a grande maioria dos vampiros ocidentais. Dentre as leis da seita, criar novos membros é uma violação gravíssima, e o personagem do jogador sobrevive… Sobremorre? Ern… Sobre-pós-vive? Enfim, não é executado por mero acidente, e agora deve descobrir o que causou o evento que levou a sua criação e evitar assim ser destruído, um início bem parecido com o do original.

O jogo será baseado na polêmica 5ª Edição de Vampiro e o jogador começará sem clã definido, algo que condiz com a história de um abraço em massa, já que não envolve a educação do neófito. A decisão também facilita a curva de poder do personagem em um jogo eletrônico. Ainda de acordo com a cobertura do Kotaku, que teve acesso ao Bloodlines 2 ainda na fase de produção, o mundo criado para o jogo segue o mesmo tom do original e há promessas de ter muito o que explorar e diversas sidequests espalhadas pela cidade. 

Vampire: The Masquerade – Bloodlines 2 está previsto para ser lançado em 2020.

A origem da linhagem de sangue

Vampire: The Masquerade – Bloodlines é um RPG de ação lançado em 2004 e baseado nos chupadores de sangue do World of Darkness, ambientação principal do sistema Storyteller. Apesar das diversas deficiências técnicas e gráficos duvidosos, o jogo tem uma legião bastante leal de fãs, que aguardavam ansiosos por uma continuação.  Fiel ao material original, o jogo permite jogar com um representante de um dos setes clãs da Camarilla — Brujah, Gangrel, Malkavian, Nosferatu, Toreador, Tremere e Ventrue — que podem ser levemente personalizados a partir de uma versão simplificada da clássica ficha de Storyteller, com menos pontos a serem distribuídos. A ambientação e o roteiro são considerados os pontos fortes do projeto.

 

Tormenta: As novidades de 2019

Aqui no Movimento RPG somos bastante entusiastas do RPG nacional, e não dá para comentar as criações brasileiras sem falar sobre Tormenta, o maior universo de fantasia criado por aqui. Iniciado em 1999 como um suplemento oficial da lendária revista Dragão Brasil, o universo de fantasia capa-e-espada foi sendo expandido por mais de duas décadas com RPGs, quadrinhos e romances diversos. Hoje em dia, a responsável pelo universo é a Editora Jambô, nossa parceira.

Aproveitando que acabou o carnaval e 2019 finalmente começou para valer, até agora foi só o modo treino, listamos aqui os principais lançamentos de Tormenta para o começo deste ano:

 

A Flecha de Fogo

O novo romance de Leonel Caldela, autor de A Lenda de Ruff Ghanor, Ozob e O Código Élfico, dentre outros, foi o maior lançamento de literatura da CCXP 2018, é um romance único que se passa em Tormenta e narra o grande embate entre a civilização humana e a monstruosa Aliança Negra. Apesar da ambientação pesada, afinal, o título já baseado em um mistério do universo que já existe há mais de 20 anos, não é uma obra que exige conhecimento prévio de Tormenta, podendo ser até mesmo um excelente primeiro passo para navegantes de primeira viagem:

Ele está chegando.

A profecia nos avisou que, com o eclipse, viria o Arauto da Destruição, tingindo os campos de vermelho. Ele já destruiu o Reino dos Elfos com seu exército de monstros. Só existe uma coisa que pode detê-lo, mas ninguém sabe o que é.

Passei minha vida toda estudando a profecia. Todos nós dedicamos cada minuto a tentar decifrá-la, em busca de uma arma, de uma esperança. Mas a última barreira caiu e ele está chegando.

A sombra da morte cobrirá nossos reinos, a menos que alguém responda a pergunta que nos atormenta desde o início.

O que é a Flecha de Fogo?”

 

Reinos de Moreania

O novo suplemento do Tormenta RPG apresenta a Ilha Nobre e a raça moreau, um povo com características animais. Além disso, como todo bom suplemento, são várias opções de regras atualizadas e revisadas para mestres e jogares do universo de Tormenta em 128 páginas ilustradas e coloridas. A autoria é de Marcelo Cassaro, Álvaro Freitas e Marcelo Wendel:

“Espada e magia. Garras e presas. Neste mundo de heróis que são feras selvagens, imagine os vilões…

Reinos de Moreania é um novo e vibrante mundo de campanha para Tormenta, o maior RPG do Brasil. Conheça o povo-fera moreau e venha desbravar a Ilha Nobre em batalha contra horrores antigos.”

 

Ledd Vol. 5

O esperado novo volume do mangá de J. M. Trevisan, com arte de Lobo Borges e Heitor Amatsu, continua a saga do jovem Ledd para descobrir qual o seu passado e de onde vem os seus poderes. O volume de 128 páginas reúne os episódios 17 a 20 da história, com 10 páginas coloridas e 20 de conteúdo extra exclusivo:

Depois de recuperar o cristal contendo a essência da dragoa Kashii e enfrentar a Lança Rubra da enlouquecida Nina Korish, Ledd, Ripp e Drikka seguem o conselho de Golinda e vão em busca de Ciça, a Eterna.

Entretanto, a busca de Ledd por seu passado pode abrir portas que talvez devessem permancer fechadas.”

 

 

D&D: o Artificer e o futuro do Unearthed Arcana

Como já tínhamos noticiado aqui no Movimento RPG, as novas regras da classe do Artificer, ou Artífice, do Dungeons & Dragons 5ª Edição já podem ser baixadas gratuitamente na edição mais atual do Unearthed Arcana. O PDF, que pode ser baixado gratuitamente dm inglês aqui, começa com uma introduçãozinha que explica o conceito da classe e prepara o jogador para melhor ambienta-la em seus jogos. Aqui tem uma tradução nossa:

“Mestres de desbloquear magia em objetos mundanos, artífices são os inventores supremos. Eles vêem a magia como um sistema complexo esperando para ser decodificado e controlado. Artífices usam ferramentas para canalizar poder arcano, criando objetos mágicos temporários e permanentes. Para conjurar um feitiço, o artífice poderia usar os suprimentos de um alquimista para criar um elixir potente, os suprimentos de um calígrafo para inscrever símbolos ocultos de poder na armadura de um aliado, ou as ferramentas de um funileiro para criar um encanto temporário. A magia dos artífices está amarrada às ferramentas e ao talento deles.”

A classe apareceu pela primeira vez na Campanha de Eberron, da 3.5 edição, e como fica claro na introdução do último Unearthed Arcana, tem a habilidade de encantar objetos para que produzam novos efeitos, assim como de produzir itens mágicos completamente novos.

 

O futuro do Unearthed Arcana

Os Unearthed Arcana são suplementos lançados pela Wizards of the Coast, ou seja, são material oficial, para que regras experimentais de Dungeons & Dragons cheguem até o público, que assim pode testá-las. Os suplementos propõe regras não tratadas em outros lançamentos, e podem ir desde mecânicas de jogos, até classe inteiramente novas. Os jogadores podem então coloca-las em prática em suas mesas e dar feedback on-line para os criadores do jogo, para que saibam o que funciona e o que não funciona. Eram disponibilizados mensalmente, mas com o lançamento do Artificer, foi anunciado que o Unearthed Arcana passará a ter lançamentos sem prazo definido, para que cheguem na mão dos jogadores melhor finalizados.

Você pode baixar os Unearthed Arcana no site oficial do sistema.

Combate Medieval Brasil: Como foi o 1º Torneio de 2019

No último domingo de janeiro, dia 27, aconteceu o 1º Torneio de 2019 de Combate Medieval. O evento foi realizado na lanchonete especializadas em comida do período Carroça Medieval, na cidade de Campinas-SP e foi organizado pelo próprio estabelecimento e pela Companhia Vermelha, uma das equipes que praticam o esporte no Brasil. 

Eu não sabia muito bem o que encontraria ali a partir das fotos de edições passadas que arranjei na internet. Cheguei no local e já dei de cara com rapazes de cabelo comprido e camisetas de banda ou com referências á cultura nerd. Ao entrar, duas lojas improvisadas de produtos que faziam referência ao esporte, à época ou aos dois.

No espaço, mais rapazes com camisetas de bandas ou referências à cultura nerd e muitas famílias, enquanto o cheiro das refeições vendidas por ali sequestravam a atenção por vezes. Um ambiente com decoração medieval, parte do público que se encontraria em uma loja de quadrinhos e comida boa? Logo me senti em casa. 

Alguns ostentavam roupas acolchoadas e armaduras completas, empunhando armas medievais sem fio, óbvio, ninguém iria deixar nenhuma parte do corpo para trás naquele dia. Ao fundo, uma arena de duelos com o chão coberto de areia e uma pequena arquibancada por onde as lutas eram acompanhadas.

Mas o que exatamente seria um torneio de Combate Medieval? Ao assistir aqueles rapazes lutando com escudos e espadas, admito que não entendi muito bem o funcionamento. Perguntei então para João Paulo Zerbinatti Soares, Capitão da Equipe Companhia Vermelha, quais eram as regras.

 

Como funciona o Historical Medieval Battle

Obviamente, golpes na área dos genitais são vetados, mas também são proibidos torções, golpes nos pés e estocadas com as espadas. João Paulo explicou que, de forma simplificada, existem três setores na prática do esporte:

 1 – Os Duelos, onde lutas de 1 contra 1 acontecem visando golpes mais técnicos, normalmente é onde os melhores momentos plasticamente falando acontecem.

2 – Os Pro Fights, que também são de lutas 1 contra 1, mas com regras mais parecidas com as do MMA.

3 – Os Buhurts, lutas em grupos visando derrubar a equipe inimiga sem encostar um terceiro ponto de apoio no chão.” 

Ocorre um torneio regional por mês, cada um deles somando pontos na Liga Tropical, onde há um ranqueamento do esporte. Uma vez por ano ocorre um Torneio Mundial, que este ano será na Sérvia. De acordo com João Paulo, será a terceira vez que a Companhia Vermelha representará o Brasil no exterior.

Na cidade de Campinas, os torneios costumam reunir uma média de 100 espectadores, mas em algumas ocasiões, como a Copa SP, já apareceram por volta de 2 mil. João Paulo apontou ainda que há clubes do esporte espalhados por todo o país. 

Encerradas as lutas, o próprio João Paulo venceu o Pro Fight, Guilherme Bovo levou a melhor no Triatlon e Companhia Vermelha 1 nos Buhurts: 

Resultados

Pro Fight

1o João Zerbinatti
2o Arlindo Turbian

Triatlon

1o Guilherme Bovo
2o Carlos Eduardo
3o Ricardo Stella Sgarbiero

Buhurt

1o Companhia vermelha 1
2o Companhia vermelha 2

 

No final da tarde, quando já estava me preparando para partir, literalmente do lado de fora, fico sabendo que aconteceria mais uma luta, um “batizado”, que, soube por João Paulo depois, era uma tradição da Companhia Vermelha, ou nas palavras dele: “Isso não é regra do esporte, mas lá na companhia vermelha, após alguns treinos e empenho, gosto de colocar o pessoal para sentir o que é vestir uma armadura e lutar com 30 kg de ferro no corpo.

Combatente devidamente batizado, e fatigado, parto dali tendo a certeza que voltaria para assistir mais do esporte assim que tivesse a oportunidade.

 

Neste domingo acontece o 1º Torneio de 2019 do Combate Medieval Brasil

Para os aficionados por aventuras medievais querendo dar vazão às suas fantasias capa-e-espada, neste domingo vai acontecer em Campinas o 1º Torneio de 2019 do Combate Medieval Brasil! O evento é organizado pela Companhia Vermelha e pela Carroça Medieval.

O Movimento RPG vai estar presente fazendo a cobertura e em breve teremos um texto contando o que aconteceu de mais legal.

 

1º Torneio de 2019 – Combate Medieval Brasil

Dia: 27 de janeiro de 2019
Local: Carroça Medieval
Endereço: Rua Frei Manoel da Ressurreição, 955 – Jardim Chapadão – Campinas/SP
Ingressos: R$ 15,00, disponíveis no local.
Horário: 13h às 18h

 

Artificer, a nova classe do Dungeons & Dragons 5ª Edição

A tradução oficial do Dungeons & Dragons 5ª Edição finalmente vai ser lançada no Brasil, mas a linha original lançada em inglês continua produzindo suas próprias novidades. O Unearthed Arcana de fevereiro de 2019 dará ao jogador a possibilidade de jogar com uma nova classe, o “Artificer“, ou Artífice em uma tradução literal nossa. O lançamento seria o motivo pelo qual não houve publicação de Unearthed Arcana no mês de janeiro de 2019, em um esforço para que a nova classe se torne disponível para os jogadores o mais depressa possível e com a melhor qualidade.

 

Magia e tecnologia

Os Artífices apareceram pela primeira vez na campanha de Eberron da 3.5 Edição, com habilidades que refletiam muitos dos temas específicos da aventura. É uma classe que trata a magia como parte da tecnologia, e que por isso tem a habilidade de encantar objetos para que produzam novos efeitos assim como de produzir itens mágicos completamente novos. Regras específicas para a classe nunca foram lançadas para a atual edição do sistema e poderão ser baixadas por suplementos em PDF a partir do próximo mês.

 

O que é o Unearthed Arcana?

Unearthed Arcana são suplementos mensais lançados pela Wizards of the Coast, ou seja, é material oficial, em que novos elementos de Dungeons & Dragons são lançados para que sejam testados pelo público. Esses suplementos podem envolver desde regras para classes inteiramente novas, como ocorre agora com o Artífice, até novas mecânicas de jogo ou regras específicas não tratadas em outros lançamentos.  Este conteúdo novo pode ser acessado em PDF no site oficial do sistema.

 

Tagmar Terceira Edição: O que mudou?

No primeiro semestre do ano passado, Tagmar, “o 1º RPG Brasileiro” chegou a sua terceira edição. Como ocorre desde 2005, quando foi lançada a segunda edição do sistema, a nova versão foi criada pelo Projeto Tagmar, um grupo que se dedica a atualizar o sistema e mantê-lo vivo, com disponibilidade de download gratuito, para que possa ser aproveitado por novos entusiastas dos jogos de interpretação.

 

Produto nacional, fruto da terra

Surgido em 1991 e publicado pela finada editora GSA, Tagmar era bem diferente dos outros jogos da época. Se tratava de um projeto completamente brasileiro, em contraponto aos demais jogos que precisavam ser importados de fora. Além disso, tinha como grande novidade possuir todo o conteúdo necessário para iniciar uma aventura em um só livro. Regras, ambientação, magias, monstros, itens e até mesmo uma aventura completa pronta para jogar, algo inédito nos importados.

 

Surge o Projeto Tagmar

Com a falência da editora, os autores do jogo original optaram por liberar os direitos de sua obra em 2004, desde que as novas criações não tivessem fins comerciais. Um ano depois, a edição 2.0 se encontrava disponível, a partir da missão de se criar um jogo de nível profissional que pudesse ser distribuído sem custo. Atualizações desta segunda edição foram lançadas em 2006, 2007 e 2010.

 

As novidades da aguardada Terceira Edição

Em maio de 2018, Tagmar Terceira Edição foi disponibilizado gratuitamente pela internet. Estamos preparando uma resenha completa com nossas opiniões sobre o jogo para muito em breve, mas adiantamos aqui todas as mudanças apontadas no site oficial do projeto:

Foi definido os “poderes especiais de cada raça”;

Os ajustes de EF, VB e Atributos X Raça foram revisados;

Os Pequeninos agora podem ser Bardos;

O texto explicativo das especializações foi bastante ampliado contendo descrições detalhadas de todas as especializações;

Uma nova lista de Posses iniciais foi incluída com diferenciação de acordo com a profissão;

As caracterizações, que antes eram opcionais, passaram a integrar o manual de regras como um novo capítulo. As caracterizações foram ampliadas, reorganizadas e várias das existentes foram alteradas;

Foi criado um número máximo de habilidades que é possível de adquirir. A quantidade de pontos foi alterada também e as habilidades “Aperfeiçoadas” agora existem para todas as profissões;

O texto explicativo das línguas inicias de cada raça foi melhorado com mais detalhes e com informações das línguas do Império e Terras Selvagens;

Há agora um texto com mais detalhes sobre a alfabetização em Tagmar;

A lista de habilidades foi totalmente reescrita com inclusões, alterações e substituições das habilidades existentes;

As regras de movimentação foram revisadas, ampliadas e melhoradas;

No combate, agora os ajustes dados pelos atributos variam com o grupo de armas podendo ser Agilidade, Percepção ou Força.

Foi criado uma definição para os valores dos Atributos para que o Mestre possa ter uma noção do quanto um atributo é forte ou fraco;

A regra de iniciativa teve uma pequena mudança e agora é feita individualmente;

Os valores de defesa e absorção foram aumentados e mais alguns equipamentos de defesa foram adicionados;

A tabela de armas foi expandida e contém mais algumas informações importantes;

A tabela de postos para compra de Grupos de Armas foi revisada e a quantidade de pontos foi alterada em algumas profissões.

A lista das técnicas de combate foi totalmente reescrita e agora existem técnicas Básicas, Restritas da Profissão e Restritas da Especialização;

As Técnicas de Combate agora possuem aprimoramentos que podem ser adquiridas uma a uma nos níveis 2,5,8,…

Uma nova tabela de pontos de aquisição de Técnicas de Combate foi criada e as regras de aquisição e uso das técnicas foram alteradas;

Agora há uma regra que explica o motivo e o impedimento para que não haja “multiclasses” no Tagmar;

A forma de calcular o dano de magias foi alterada e agora se soma a aura ao dano;

A fórmula para a quantidade de pontos de aquisição de magia foi alterada para (2 x AtributoQueFornecePontos + 7);

Agora a Aura soma nas colunas de ataque (magias de efeito indireto) e na Força do Ataque (magias de efeito direto);

A fórmula para cálculo dos pontos de Karma foi alterada para Karma = (Valor do atributo Aura +1) * (Estágio atual + 1), mas se o personagem possuir Aura =0 ele não ganha Karma;

A forma de distribuição de experiência foi melhorada;

Foi feita uma revisão e expansão do capítulo Mecânica de Jogo que foi dividido surgindo assim um novo capítulo de “Regras Complementares”;

Foi incluído novas regras para armadilhas; interação social; calor e frio extremo e peso carregado.”

Ficou curioso? Você pode baixar gratuitamente o Tagmar 3 no site oficial. E nas próximas semanas, falaremos todas nossas impressões deste Role Playing Game, ou melhor, Jogo de Interpretação de Papeis brasileiro!

Clique aqui para ser direcionado para a página de Download

Aproveite e baixe a ficha de personagem clicando aqui

 

They Came from Beneath the Sea!

 

Ciência estranha, monstros medonhos e situações hilariantes dignas de um filme de baixo orçamento. They Came From Beneath the Sea! é o mais novo jogo em desenvolvimento pela Onyx Path e nos entrega todas as maravilhas, os horrores, as emoções e a bizarrice da ficção científica dos anos 50, incorporando tudo o que tem de bom – Ou tão ruim que é bom – do Cinema B, oferecendo aos jogadores aventuras frenéticas e engraçadas. Em They Came From Beneath the Sea! os jogadores, como humanos, vivem em um mundo que está em crescente ataque por Aliens do fundo do mar!
They Came From Beneath the Sea! é um jogo escrito por Matthew Dawkins, conhecido também por seus trabalhos para a White Wolf, Onyx Path e seu canal no youtube The Gentleman Gamer. O jogo está atualmente em campanha no kickstarter, faltando apenas alguns dias para o fim da campanha a qual você pode participar aqui e garantir o seu seu!

 

Fonte: They Came from Beneath the Sea!

 

O Jogo

 

Fonte: They Came from Beneath the Sea!

 

Em They Came From Beneath the Sea! seus personagens se encontram em nosso mundo normal, porém mais estranho, ambientado em uma caricatura de um anos 50 cinematográfico onde as aventuras podem variar entre a defesa de uma pequena cidade litorânea, a libertação de um cruzeiro e levando toda a campanha para a perseguição de um submarino alienígena ou ir para o fundo do mar para lutar contra os invasores. Neste jogo os protagonistas serão veteranos de guerra, exploradores engenhosos, cientistas ensandecidos ou heróis marinheiros, todos juntos procurando proteger a terra e todos eles aparentando personagens vindos de um clássico da época.
É preciso ressaltar o quanto é importante a ambientação do cenário relacionado ao cinema e de que tipo de aventuras ele se propõe a trazer, especialmente levando em conta duas mecânicas interessantes que o jogo apresenta: Quips e Cinematics. As Quips podem ser definidas como efeitos especiais de uma cena, ou recompensas que lhe permitem lançar um soco mais forte, fazer sua repreensão mais contundente ou soltar uma frase de efeito antes de morrer, lhe permitindo todas suas ações mais absurdas, exageradas ou engraçadas.
Cinematics no entanto encorajam o jogador a tomar certo controle de jogo, permitindo a inserção de “cenas deletadas” na sessão, cortar para uma tela preta ainda com áudio em cenas “calientes”, aplicar uma dublagem ruim no diálogo de um alienígena ou convocar um dublê para substituir o personagem cientista magrelo que tem que correr por um submarino explodindo com um bebê pessoa-carangueijo nos braços. Com Cinematics você pode colocar o META em Metagame.

Fonte: They Came from Beneath the Sea!

 

O Livro

A campanha de Kickstarter de They Came From Beneath the Sea! está preparada para permitir a criação de um livro colorido em impressão tradicional e capa dura, um PDF para impressão das cartas de Quips e Cinematics, e um Escudo de Diretor para auxiliar nos jogos. No momento a campanha já bateu a meta de seu financiamento e conseguiu habilitar diversos extras trazendo novos adversários e cenários adicionais, mas ainda possui diversas novas recompensas para alcançar!
O livro será cerca de 21×27 cm com uma quantidade estimada de mais de 200 páginas. O PDF virá com mais cartas de 120 Quips e Cinematics para usar no jogo.

 

Fonte: They Came from Beneath the Sea!

 

Sistema

They Came From Beneath the Sea! terá o apoio do sistema Storypath, incluindo todas as regras necessárias para construir seu personagem, suas origens e arquétipos.O sistema Storypath é um conjunto de regras desenvolvido pela Onyx Path desenhados especificamente para permitir jogadores a jogarem com pessoas ordinárias, como cientistas ou exploradores. O básico do Storypath pode ser familiar para qualquer um que já jogou muitos outros jogos ação ou heroísmo da editora, ou para quem jogou as linhas de jogos do Novo Mundo das Trevas – Conhecido também como Crônicas das Trevas – utilizando de dados D10 e rolando um número igual à um conjunto de Habilidades+Atributos, onde os sucessos de jogadas equivalem a quantos resultados de 8 ou mais o jogador tiver.

Para quem quiser estudar mais a fundo este sistema pode adquirir o Storypath System Preview gratuitamente pela DriveThru RPG. Em seu canal Matthew Dawkins também trouxe uma divertidíssima sessão narrada pelo próprio de The Came from Beneath the Sea! que apresenta um gostinho do jogo para nós ao qual você pode assistir aqui.

 

Em mar ou terra, They Came from Beneath the Sea! vem para prometer um jogo frenético, muito criativo e engraçado, onde seu monstro gigante com tentáculos e asas pode vir com a aparência de um ator em uma fantasia barata – não se deixe enganar, ele ainda é um monstro gigante – mas claro que nada lhe impede de ter conseguido um orçamento melhor para seu jogo e manter a seriedade e um certo toque de realismo fantasioso em sua mesa. Seja como for, este é certamente um jogo de muita qualidade, com um time conceituado por trás de sua produção e que merece ser financiado e trazido ao mundo. Mas caso ainda haja dúvidas com relação ao projeto você pode checar as novidades de seu financiamento e produção aqui ou ver algumas dúvidas e fazer perguntas no FAQ.

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