A Galápagos Jogos finalmente anunciou a data de lançamento da aguardada 5ª edição do Dungeons & Dragons no Brasil! O aguardado lançamento será dia 30 de setembro, ou seja, em menos de dois meses. O anúncio foi feito pela página oficial da editora no Facebook, com um link que direciona para uma contagem regressiva.
A 5ª Edição de Dungeons & Dragons foi lançada inicialmente no ano de 2014, tendo uma polêmica história do lançamento no Brasil. De acordo com as informações divulgadas no anúncio do lançamento, estão previstos inicialmente lançamentos do Livro do Jogador, e Livro do Mestre e o Livro dos Monstros.
Os três livros do D&D 5e que serão lançados em português dia 30 de setembro. (Imagem: Divulgação)
O popular RPG Pathfinder ganhará uma nova edição no mês em que comemora a primeira década de existência. O lançamento, anunciado ainda em 2008, promete basear a atualização das regras em 10 anos de feedback dos jogadores. Dentre as mudanças previstas no site oficial estão regras simplificadas e mais intuitivas. Também anunciaram que haverá uma maior liberdade de customização de personagens e aventuras.
E o melhor tudo para os fãs brasileiros: Pathfinder 2 já pode ser adquirido em versão traduzida! A campanha de financiamento coletivo já está rolando no Catarse desde o começo de julho, e cumpriu até o momento 372% da meta total. Apesar disso, ainda há metas extras para serem batidas.
O livro em formato PDF está sendo traduzido desde maio deste ano e será lançada em 1 de agosto. Desta forma, jogo será disponibilizado em português na mesma data do lançamento no idioma original. Já as cópias físicas em português tem previsão de entrega para o mês de dezembro.
Pathfinder é um RPG de fantasia lançado em 2009 pela Paizo Publishing. O jogo utiliza a Open Game License, uma permissão de uso de mecânicas de jogo, livre de direitos autorais. A partir disso, modificou e expandiu regras do D&D 3,5, considerado por grande parte dos jogadores como a edição com as melhores regras.
Lançado como forma de de resolver o que os produtores entendiam como limitações na ambientação original do D&D 3ª Ed., Pathfinder logo foi abraçado por amantes do hobby ao redor do mundo. frequentemente estando entre os jogos mais vendidos do ano, algumas vezes na frente até mesmo do próprio D&D.
A primeira edição do Pathfinder também partiu de um longo playtest. Foi uma forma de garantir que as opiniões e impressões dos jogadores influenciassem o resultado final do lançamento. Como nova edição de um jogo bastante amado pela comunidade, Pathfinder 2 tem tudo para ser recebido com o mesmo entusiasmo que o seu antecessor.
Se o RPG brasileiro está morto, certamente vivemos a maior e mais aterradoras dos apocalipses zumbi. É essa impressão que fica com o fim da campanha de financiamento coletivo Tormenta 20, que serve tanto para comemorar as duas décadas do maior (e acho que não tem mais como questionar isso) RPG brasileiro, quanto como prelúdio para a próxima edição do livro de regras. O financiamento, cuja meta era arrecadar agora modestos R$ 80 mil, bateu todos os recordes se aproximando de R$ 2 milhões.
Gostando ou não de Tormenta, a campanha deixa claro a importância da ambientação para o RPG brasileiro e faz história. E aqueles que colaboraram ganharam não só dezenas de acréscimos (de acordo com o que foi pago, claro), como também participação direta em decisões do livro por meio de voto, crédito por escrito e a promessa de produção de um curta metragem, sonho antigo e cogitado desde os tempos do premiado mangá nacional Holy Avenger, pelo menos.
Com o fim da campanha, começa a terceira década da história de Tormenta. Parabéns a todos os envolvidos nessa conquista para o RPG nacional. E a única coisa que temos a dizer depois dessa monstruosidade é: Nos vemos em Arton.
Você pode ler nossos textos anteriores sobre o assunto a seguir.
Uma parte da campanha que foi especialmente engajadora, foi a votação de NPCs e raças. Com direito a campanhas pesadas (e hilarias), disputas apertadas, apunhaladas pelas costas e até uma mudança súbita de regra no maior estilo Mestre de RPG malandrão, foi nessa votação em que os fãs de Tormenta tiveram a oportunidade de ajudar a moldar o mundo de Arton de acordo com seus gostos. Dentre os NPCs, as votações foram separadas por obra originária, enquanto as raças foram separadas por conceito. Abaixo listamos quem venceu cada uma das votações, e finalizamos com a lista de metas complementares e o que cada uma trará ao livro.
NPCs
Clássicos de Arton: Rainha-Imperatriz Shivara Sharpblade
Holy Avenger: Lisandra
Trilogia da Tormenta: Vanessa Drake
Dungeon Crawlers e 20Deuses: Val
Ledd: Barba Branca
A Joia da Alma: Gwen (em segundo turno contra Verônica)
A Flecha de Fogo: Maryx
Guilda do Macaco: Klunc
Raças
Grandões: Trog
Artonianas: Medusa
Clássicas: Halfling
Exóticas: Golem
Novos Horizontes: Sprite
Repescagem: Esqueleto, Aggelus/Sulfure e Sereia/Tritão
Estamos pedindo ao mestre uma rápida pausa na mesa para ir no banheiro, tomar um café, esticar as pernas e anunciar que estreamos no Ranking RPGista! É um motivo de muito orgulho para toda a equipe do Movimento RPG estar entre os blogs consultados mais acessados do mês de Junho, e algo impossível de ser atingido sem que você acompanhasse todo o trabalho que desenvolvemos com tanto carinho para divulgar o RPG tanto para os jogadores mais experientes, quanto para aqueles curiosos novatos que ainda vão se apaixonar pelas fichas de personagens e dados de formatos esquisitos. Muito obrigado mesmo!
E agora de volta a programação normal que as masmorras não vão se explorar sozinhas.
Há pouco mais de um mês, no dia 10 de maio, foi iniciada a campanha do Catarse para o lançamento da nova edição do RPG Tormenta, que até agora tem sido chamada de Tormenta 20, em alusão aos 20 anos do universo. A força da marca não é segredo para ninguém que conheça um pouco de RPG nacional, sendo o sistema brasileiro jogado a mais tempo consecutivo, que deu origem a vários livros e quadrinhos ao longo dos anos. Tendo isso em mente, era de se esperar que uma campanha de financiamento coletivo pra o lançamento de uma aguardada nova edição fosse bem sucedida, mas nem mesmo os membros mais otimistas da equipeesperavam o que realmente aconteceu.
O dia que o Catarse levou um acerto crítico
A campanha foi anunciada com um certo tempo de antecedência para gerar barulho e engajar os apaixonados fãs do sistema. Um vídeo de agradecimento foi planejado para quando a meta de R$ 80 mil reais fosse atingida, quem sabe em alguns dias, uma semana. Para o caso das metas estendidas também serem atingidas, algumas imagens comemorativas para serem lançadas também já estavam preparadas para ir ao ar, e a equipe que até então correra contra o tempo para deixar tudo preparado para funcionar sem problemas estava pronta para iniciar a campanha. E iniciou. Por volta de uma hora depois, a meta estava atingida, assim como toda a primeira fase de metas estendidas, e o Catarse fora do ar pela quantidade de acessos. Tormenta 20 atingiu a marca de se tornar a maior arrecadação da plataforma em 24 horas até hoje.
É Oficial! Temos um novo Jack Bauer no Catarse: #Tormenta20 é a maior arrecadação do Catarse nas primeiras 24h de campanha.
Parabéns a toda a comunidade pelo feito histórico no financiamento coletivo brasileiro! o/
Para quem não está familiarizado com o funcionamento dos financiamentos coletivos, um breve resumo: Propõe-se um projeto em uma plataforma especifica voltada para o financiamento, neste caso o Catarse. Pessoas interessadas no projeto investem determinados valores que podem ser tanto pelo simples prazer em ajudar, geralmente os mais baixos, até maiores investimentos em troca de premiações mais interessantes. No caso do Tormenta 20, tais prêmios vão desde cópia digital do novo módulo básico com nome nos créditos do livro, até box exclusivos recheados de acessórios para jogar com livro físico autografado, passando ainda por uma já esgotada Medalha Imperial Ordem de Wortar II que nunca mais será produzida. Além disso, é comum que a cada nova meta atingida, esse orçamento extra seja prometido na incrementação do produto financiado e 45 dessas já foram atingidas.
E é nesse ponto em que surge algo que vem realmente movimentando os grupos de fãs do sistema: As votações das raças disponíveis para se jogar no livro. Em um universo gigantesco como Arton, construído ao longo de duas décadas por jogos, livros e quadrinhos, também foram introduzidas raças diversas, e algumas das recompensas incluem votações para decidir quais delas terão suas regras disponibilizadas para que os jogadores façam seus personagens. Há campanhas apaixonadas e acirradas no grupo de Facebook oficial do sistema, Masmorra de Valkaria, com direito a textões e memes, tentando convencer os demais de qual seria a melhor escolha para todos.
Tormenta 20: O futuro
O financiamento de Tormenta 20 continua a pleno vapor! Tendo arrecadado impressionantes R$ 789 mil reais há ainda 27 dias do encerramento, está a menos de R$ 1.000 de se tornar a maior campanha da história do Catarse, uma clara demonstração da grande força da comunidade brasileira de RPG, que de tempos em tempos é dada como morta apenas para ressurgir com ainda mais força e quebrar tudo — literalmente nesse caso.
Atualização
Menos de 1 hora após a publicação, Tormenta 20 atingiu a meta e se tornou a maior campanha da história do Catarse. Parabéns a todos os envolvidos!
No último domingo de abril, este aqui que traz notícias RPGísticas para vocês, também conhecido como Vinicius Mendes, foi no Diversão Offline 2019. Uma oportunidade única de conhecer e conversar um pouco com Rogerio Saladino, um dos membros do Trio Tormenta!
A chance apareceu com o lançamento da antologia de contos Curtos & Fantásticos, fruto do projeto Diário de Escrita do Papo de Autor, que inclusive tem uma participação do nosso arquimago Douglas Quadros. O livro foi lançado pelo Odisseias, selo alternativo da Jambô Editora, e aproveitei que estava no mesmo stand que Saladino no maior evento de boardgames da América Latina para fazer uma rápida entrevista com um dos criadores do universo que está comemorando 20 anos.
Rogerio Saladino foi muito simpático e acessível, disposto a responder quantas perguntas fossem. Apesar disso, concordamos em realizar a entrevista por e-mail para que ele pudesse dar maior atenção aos admiradores no evento, assim como aos desejos de parabéns, já que também fazia aniversário no dia.
Logo abaixo você pode ler Saladino falando um pouco sobre o processo de criação de Tormenta, os planos para 2019 e os 20 anos e a visão dos criadores de Tormenta sobre a mudança no público nerd nos últimos anos.
Curiosidade: No dia de hoje, 10 de maio, iniciou o financiamento coletivo do projeto Tormenta 20. Eles bateram o objetivo em menos de 1 hora e derrubaram o site do Cartase pela quantidade de acessos. Parabéns a todos os envolvidos!
Juro que essa não é uma tentativa de fazer jabá da antologia e que foi a melhor foto do Saladino no evento que consegui. Além de nós dois, Waldir Léo Santos (Curtos & Fantásticos), Álvaro Freitas (autor do jogo Império de Jade), João Lucas Gontijo Fraga e Carlos Perini (ambos do Curtos & Fantásticos). Foto: Reprodução/Jambô Editora Instagram Oficial
Para quem não é muito familiarizado com a criação de Tormenta, qual foi seu papel na construção do cenário?
Rogerio Saladino: Olha, a coisa não foi tão… cartesiana como algumas pessoas podem pensar, não foi uma coisa de se pegar um mapa e se dividir na régua o que cada um ia fazer. Em muitos casos, a gente deu palpite na ideia do outro, e um terceiro acabou escrevendo! Pegamos muita coisa que já estava escrita, que já tinha saído na Dragão Brasil e vimos como se encaixava em um cenário maior, se dava para usar ou não. O que precisava escrever a mais, a gente fazia. Em alguns casos, faltava uma coisa, a gente via quem ia escrever. Eu lembro que eu tive uma boa participação na criação dos grandes magos do cenário, Vectorius e Talude (afinal todo cenário tem um grande mago, Tormenta tem dois!), na Academia Arcana e em Vectora, no deus da traição Sszzaas, nos trolls nobres e em várias coisas menores e vários reinos do Reinado (os reinos foram meio que decididos com nós três juntos). Um pouco dos dragões-reis, também.
Eu posso estar esquecendo algumas coisas, claro… (poxa, são 20 anos!)
Estão começando as comemorações de 20 anos de Tormenta. Quais novidades podemos esperar em 2019?
RS: Bom, a primeira é a (tcharãns) campanha do Tormenta 20, um baita livrão em que vamos comemorar os 20 anos do cenário com tudo novo. Vamos evoluir o sistema do Tormenta RPG, com a intenção de deixá-lo mais ágil e rápido, sem tirar a multitude e variedade que são tão queridas dos fãs. E vamos fazer o possível para que o novo sistema seja compatível com o que já saiu em livros anteriores. E com “compatível” quero dizer que você vai poder usar os livros antigos, não que seja a mesma regra, ipsis literis. Claro que vai ter um pouco de adaptação, mudar umas poucas coisas de um para outro, mas, note bem POUCAS coisas.
Ainda neste ano vamos ter mais novidades, mas ainda não posso falar delas… só garanto que os fãs vão ter certeza que 2019 foi um ano marcante para Tormenta.
Tormenta é o cenário de RPG brasileiro jogado há mais tempo consecutivo e tem grande público fiel e apaixonado. A decisão pelo financiamento coletivo foi uma forma de fazer esse público se sentir incluído no projeto? Como foi o raciocínio por trás dessa escolha?
RS: Pensamos muito em como poderíamos fazer o Tormenta20 ser uma comemoração, não só um livro novo. A ideia era que, com o financiamento coletivo, os fãs poderiam participar mais, ter seu nome no livro e, dependendo de como fosse o projeto, participar com sugestões, opiniões, ou através das metas, melhorando ou dizendo como eles queriam o livro.
Foi uma forma de dizer “vamos fazer esse livro aqui, querem ajudar a gente?”. No RPG, quanto mais gente participa, é melhor, então achamos que podíamos levar essa ideia para o livro também.
Como o projeto Tormenta 20 pretende abraçar os fãs antigos? E como esse projeto renova o cenário para conquistar fãs novos?
RS: A ideia é exatamente essa, fazer um sistema que não afaste o jogador novo e que contente o antigo. Seja compatível com o que já existe, mas com soluções rápidas e divertidas para o jogador iniciante. Vamos dar uma boa olhada e mexida na criação de personagem, nas habilidades de raça, classe, nas próprias raças e classe e no sistema de magia, para deixar o jogo ágil, e mais rápido de se criar um personagem, com mais elementos para ajudar na interpretação e na criação da história do personagem.
Para deixar a coisa rápida e divertida, para ajudar a jogar e criar a história.
Esses são elementos que dão mais ferramentas para o jogador, e acreditamos que sejam legais tanto para o novato como o experiente.
É claro que vamos ter um baita trabalho para colocar isso em regras que possam ser compatíveis com os livros anteriores, mas acreditamos que seja possível de se fazer, com um pouco de discussão e game design.
O RPG, e o meio nerd como um todo, tem se tornado cada vez inclusivo e temos um grande aumento tanto de consumidores LGBTQ e mulheres, quanto da representatividade nas obras, com mais personagens de outras etnias e mulheres menos sexualizadas, por exemplo. Como você e os outros criadores de Tormenta enxergam essa mudança?
RS: De uma forma extremamente positiva! Vivemos num mundo diverso, e o RPG, como um produto cultural, tem que ser um reflexo disso. Temos feito um esforço para adequar o cenário, em todos os seus produto (livros, quadrinhos, livros de RPG, etc.), para fazer a marca Tormenta cada vez mais inclusiva, e não apenas em seus personagens, mas nas tramas, histórias, estilo, colaboradores, direção de arte e… bom, tudo. Nossa intenção é fazer um jogo que todos se divertam e que possa ser usado por todo mundo.
No dia 11 de abril de 2019 as redes sociais da Jambô Editora anunciaram o inicio das comemorações dos 20 anos do universo de Tormenta, lar de vários RPGs, livros e quadrinhos. O anúncio convida os fãs a participar de um financiamento coletivo que se inciará em 10 de maio, pelo Catarse.
Tormenta está completando 20 anos. Para comemorar, teremos um novo início, um novo jogo. Este é TORMENTA 20.
Tormenta é o RPG mais longevo do país. Tem a maior coleção de títulos. Nunca deixou de ser publicado. Isso tudo só foi possível por causa dos fãs.
Por isso queremos agradecer e comemorar com vocês, fazendo algo especial.
Uma grande campanha, com espaço para você participar do desenvolvimento do livro, receber itens exclusivos e colocar seu nome no jogo que estará presente pelos próximos 20 anos.
Tormenta 20 será um livro básico completo. Textos e ilustrações inéditos, regras mais ágeis e divertidas. Todo o conteúdo necessário para jogar. Acabamento de luxo, colorido, com capa dura e papel de alta qualidade.
Um passo enorme para Tormenta e um novo nível de interação com a comunidade! Lado a lado, mais do que nunca!
A campanha começa dia 10 de maio, no Catarse. Acesse em www.Tormenta20.com.br. Vamos juntos escrever a história do RPG no Brasil. Vamos juntos mostrar a força dos fãs de Tormenta!
Assim como Vampiro: A Máscara, Paranoia outro grande clássico dos RPGs que você pode conhecer um pouco melhor aqui, também ganhará em breve uma versão eletrônica. O jogo está sendo produzido em parceria pelos estúdios Cyanide e Black Shamrockpara ser lançado ainda em 2019 para PC e consoles. As produtoras prometem toda a distopia, a insanidade, o humor-negro e a benevolência dO Computador em um jogo que promete divertir e frustrar os fãs de RPG eletrônico.
Assista o trailer abaixo e lembre-se: O Computador é seu amigo e a diversão é obrigatória.
Abaixo, você pode ler a descrição do jogo e materiais promocionais divulgados pelo Cyanide Studio:
Paranoia se passa no Complexo Alpha, a última cidade humana restante. Complexo Alpha é um paraíso. O Computador está te dizendo. Claro, O Computador está sempre certo. Questionar ou desafiar o O Computador provavelmente resultará em eliminação, ou possivelmente em reclusão a longo prazo em um Gulag e Spa de Re-Educação.
Em Paranoia, você jogará como o líder de um time de Agentes Atiradores de Nível de Segurança Vermelho. Como um Agente Atirador, sua função é encontrar problemas. E atirar neles. Apesar do Complexo Alpha ser um paraíso, é infelizmente atacado por todo tipo de inimigos. Terroristas. Mutantes. Membros de sociedades secretas. Até mesmo – por mais chocante que seja – até mesmo Agentes Atiradores que por algum motivo duvidam da sabedoria benevolente dO Computador, e a verdade evidente é que Complexo Alpha é um paraíso.
Mentiras, enganação e intrigas serão suas maiores aliadas para sobreviver em Complexo Alpha, já que há um constante risco de traição. Algumas vezes seus companheiros de time, e até você mesmo, são mais riscos para sua sobrevivência do que os vilões das missões.
Além disso, O Computador está sempre observando suas ações, te julgando e recompensando justamente… ou não. Mas se você precisar ser derrotado ou eliminado (incinerado é mais preciso), tem 5 clones substitutos reservados para tentar de novo! Nem sempre cópias fieis do original… mas isso já é outro problema.
Para demonstrar sua lealdade aO Computador, favor circular estes posters! Obrigado pela cooperação!
Narrativa não-confiável; explosões; disparos de laser; robôs insanos; ambientes baseados em tecnologia para explorar; um time de role-play com o qual você não pode contar: Paranoia pega as convenções do RPG eletrônico e as vira do avesso, criando um mundo e ambiente de jogo que vai frustrar, surpreender e divertir jogadores do gênero com algo familiar – e algo que quebrará suas expectativas.
A informação acima é de Nível de Segurança Violeta. Se você estiver abaixo do Nível Violeta, favor ir à Cabine de Extermínio mais próxima imediatamente. Obrigado.
“Peça mais informações ao seu Oficial de Higiene: Um cidadão bom é um cidadão limpo”. (Imagem: Divulgação)
“Felicidade é obrigatória: Já tomou a sua hoje?” (Imagem: Divulgação)
“Acha que pode ser um mutante? Reporte você mesmo hoje!” (Imagem: Divulgação)
“Não importa onde você as use… Pílulas de felicidade deixam você radiantemente feliz!” (Imagem: Divulgação)
A Paradox Interactive e a Hardsuit Labs surpreenderam ao anunciar Vampire: The Masquerade – Bloodlines, neste dia 21 de março, continuação do clássico cult dos anos 2000 que reúne até hoje fãs de RPGs eletrônicos e de mesa. O jogo promete ser fiel às qualidades do original sem trazer também os defeitos. O anúncio foi acompanhado de um trailer que pode ser visto abaixo.
https://www.youtube.com/watch?v=SYvWfDxhm_s
De acordo com o Kotaku, o novo jogo se passará na cidade norte-americana de Seattle e girará em torno de um “Mass Embrace“, “Abraço em Massa”, em tradução nossa. “Abraço”, no universo do World of Darkness, é o ritual que transforma um mortal em vampiro, controlado de perto pela Camarilla, que governa a grande maioria dos vampiros ocidentais. Dentre as leis da seita, criar novos membros é uma violação gravíssima, e o personagem do jogador sobrevive… Sobremorre? Ern… Sobre-pós-vive? Enfim, não é executado por mero acidente, e agora deve descobrir o que causou o evento que levou a sua criação e evitar assim ser destruído, um início bem parecido com o do original.
O jogo será baseado na polêmica 5ª Edição de Vampiro e o jogador começará sem clã definido, algo que condiz com a história de um abraço em massa, já que não envolve a educação do neófito. A decisão também facilita a curva de poder do personagem em um jogo eletrônico. Ainda de acordo com a cobertura do Kotaku, que teve acesso ao Bloodlines 2 ainda na fase de produção, o mundo criado para o jogo segue o mesmo tom do original e há promessas de ter muito o que explorar e diversas sidequests espalhadas pela cidade.
Vampire: The Masquerade – Bloodlines 2 está previsto para ser lançado em 2020.
A origem da linhagem de sangue
Vampire: The Masquerade – Bloodlines é um RPG de ação lançado em 2004 e baseado nos chupadores de sangue do World of Darkness, ambientação principal do sistema Storyteller. Apesar das diversas deficiências técnicas e gráficos duvidosos, o jogo tem uma legião bastante leal de fãs, que aguardavam ansiosos por uma continuação. Fiel ao material original, o jogo permite jogar com um representante de um dos setes clãs da Camarilla — Brujah, Gangrel, Malkavian, Nosferatu, Toreador, Tremere e Ventrue — que podem ser levemente personalizados a partir de uma versão simplificada da clássica ficha de Storyteller, com menos pontos a serem distribuídos. A ambientação e o roteiro são considerados os pontos fortes do projeto.
Aqui no Movimento RPG somos bastante entusiastas do RPG nacional, e não dá para comentar as criações brasileiras sem falar sobre Tormenta, o maior universo de fantasia criado por aqui. Iniciado em 1999 como um suplemento oficial da lendária revista Dragão Brasil, o universo de fantasia capa-e-espada foi sendo expandido por mais de duas décadas com RPGs, quadrinhos e romances diversos. Hoje em dia, a responsável pelo universo é a Editora Jambô, nossa parceira.
Aproveitando que acabou o carnaval e 2019 finalmente começou para valer, até agora foi só o modo treino, listamos aqui os principais lançamentos de Tormenta para o começo deste ano:
O novo romance de Leonel Caldela, autor de A Lenda de Ruff Ghanor, Ozob e O Código Élfico, dentre outros, foi o maior lançamento de literatura da CCXP 2018, é um romance único que se passa em Tormenta e narra o grande embate entre a civilização humana e a monstruosa Aliança Negra. Apesar da ambientação pesada, afinal, o título já baseado em um mistério do universo que já existe há mais de 20 anos, não é uma obra que exige conhecimento prévio de Tormenta, podendo ser até mesmo um excelente primeiro passo para navegantes de primeira viagem:
“Ele está chegando.
A profecia nos avisou que, com o eclipse, viria o Arauto da Destruição, tingindo os campos de vermelho. Ele já destruiu o Reino dos Elfos com seu exército de monstros. Só existe uma coisa que pode detê-lo, mas ninguém sabe o que é.
Passei minha vida toda estudando a profecia. Todos nós dedicamos cada minuto a tentar decifrá-la, em busca de uma arma, de uma esperança. Mas a última barreira caiu e ele está chegando.
A sombra da morte cobrirá nossos reinos, a menos que alguém responda a pergunta que nos atormenta desde o início.
O novo suplemento do Tormenta RPG apresenta a Ilha Nobre e a raça moreau, um povo com características animais. Além disso, como todo bom suplemento, são várias opções de regras atualizadas e revisadas para mestres e jogares do universo de Tormenta em 128 páginas ilustradas e coloridas. A autoria é de Marcelo Cassaro, Álvaro Freitas e Marcelo Wendel:
“Espada e magia. Garras e presas. Neste mundo de heróis que são feras selvagens, imagine os vilões…
Reinos de Moreania é um novo e vibrante mundo de campanha para Tormenta, o maior RPG do Brasil. Conheça o povo-fera moreau e venha desbravar a Ilha Nobre em batalha contra horrores antigos.”
O esperado novo volume do mangá de J. M. Trevisan, com arte de Lobo Borges e Heitor Amatsu, continua a saga do jovem Ledd para descobrir qual o seu passado e de onde vem os seus poderes. O volume de 128 páginas reúne os episódios 17 a 20 da história, com 10 páginas coloridas e 20 de conteúdo extra exclusivo:
“Depois de recuperar o cristal contendo a essência da dragoa Kashii e enfrentar a Lança Rubra da enlouquecida Nina Korish, Ledd, Ripp e Drikka seguem o conselho de Golinda e vão em busca de Ciça, a Eterna.
Entretanto, a busca de Ledd por seu passado pode abrir portas que talvez devessem permancer fechadas.”