Nesta semana comemoramos o Dia Internacional da Mulher e, aproveitando isso, apresentaremos um pouco das mulheres que fazem ou fizeram parte do Movimento RPG. Começando pela nossa boardgamer Karina Matheus.
Olá, por favor, se apresente.
Eu sou Karina Mathes, psicóloga, consultora de gestão de pessoas, 100% nerd, meu maior vício é boardgame, mas eu amo nerdices em geral! Incluindo, é claro, RPG.
Como você começou no RPG?
Eu sempre fui nerd. Não consigo nem dizer quando começou. Jogava jogos no PC quando estava aprendendo a ler. Sempre curti literatura fantástica, mundos medievais… Na época dos lançamentos dos filmes de senhor dos anéis eu tinha amiga que era muito fã e falamos muito sobre isso. Eu acho que eu já conhecia o RPG, porque já andava com pessoas que jogavam, mas foi ela que achou um grupo para nós. Comecei no D&D 3 edição. Mas logo eu já estava lendo todas as dragões Brasil e consumindo muita coisa de 3D&T.
E no Movimento, como tem sido sua experiência?
Uma aventura! Eu produzo mais sobre boardgames, mas eu amo o tanto que o movimento me fez conhecer o cenário nacional e ter experiências diferentes com RPG. Seja jogando sistemas novos, seja sendo co-host do podcast. É sempre muito divertido.
O que lhe chamou atenção no RPG?
A possibilidade de viver as aventuras que eu lia tanto. Gosto de estar na pele do personagem, descobrir mistérios, bater nos inimigos.
Quais sistemas e cenários são seus preferidos?
Bom, eu continuo muito fã de medieval fantasia. Tanto que recentemente eu me casei e tive uma cerimônia padrão e outra medieval. Então continuo muito fã de d&d. Eu também ainda amo 3d&t , porque ele foi o sistema que eu mais joguei e mestrei. Foram verões inteiros jogando.
Por ser mulher, você considera que houve ou há dificuldades ou empecilhos, para você, no meio rpgístico?
Não tive nenhum problema pessoalmente. Meus grupos eram basicamente meninos e eu ou eu e mais uma menina apenas. Nos meus grupos sempre fui bem tratada. Mas de forma geral eu percebo que as mesas de RPG são bem assustadoras para quem não conhece. Já introduzi muitas amigas tanto no RPG quanto nos boardgames e percebo que muitas até tentaram se aproximar antes mas não encontraram um ambiente amigável e acolhedor. Tive sorte de crescer no hobby. Acho que ainda temos muito a melhorar enquanto comunidade. Mas já evoluímos muito. Se alguma mulher estiver lendo essa entrevista e estiver em dúvida se dá para começar, dá sim! É mais intuitivo do que parece e tem muito grupo sensacional por aí te esperando.
Olá pessoal! Aproveite os diversos financiamentos neste mês. Separe uma grana e apoie os RPGs de sua preferência. Acompanhe nossas postagens durante o ano para se informar a respeito.
O novo sistema de RPG criado pela marca do Critical Role — o mesmo grupo responsável pela animação A Lenda de Vox Machina — finalmente está chegando. Depois de meses de testes e versões prévias, o grupo anunciou a pré-venda de Daggerheart.
O lançamento do jogo está previsto para 20 de maio, mas, para o desânimo dos fãs e jogadores brasileiros, ele deve sair apenas em inglês nesse primeiro momento. Além disso, a pré-venda de Daggerheart não está acessível na América Latina.
No entanto, também temos boas notícias: a editora Jambô — que é brasileiríssima e já publicou outros produtos de Critical Role — confirmou que vai lançar Daggerheart traduzido ainda este ano.
Jambô anuncia que vai lançar Darggerheart no Brasil | Crédito: Reprodução redes sociais
Mas, enquanto o jogo não chega, que tal entender melhor o que é esse tal de Daggerheart?
Pré-venda de Daggerheart: entenda o que é esse sistema
Daggertheart é um novo sistema de RPG publicado pela Darrington Press, a editora criada pela equipe do famoso streaming de D&D Critical Role.
Em primeiro lugar, o livro de regras do jogo é acompanhado por um baralho que apresenta as muitas habilidades e magias disponíveis para os personagens, e que não estão detalhadas no livro.
Outro destaque é que o combate não é guiado por turnos — os jogadores e mestre não rolam iniciativa e a ordem é muito mais baseada na narrativa do que na mecânica.
Há, no entanto, uma mecânica que guia quando o mestre pode acionar seus monstros: as rolagens de Medo.
Medo e Esperança: as mecânicas destaque de Daggerheart
Medo e Esperança são recursos disponíveis em Daggerheart, obtidos por meio da rolagem de dados. Sempre que realizarem um teste ou ataque, os jogadores rolam dois dados d12 por ver — um para Medo e outro para Esperança.
Se o dado de Esperança for maior, o jogador ganha pontos de Esperança que pode usar para ativar habilidades especiais.
Por outro lado, se Medo for maior, o mestre ganha um ponto que permite ativar monstros ou usar ataques mais poderosos.
Outro destaque de Daggerheart é a variedade de raças, renomeadas como ‘ancestralidade’; o Ribbet, na foto, é um exemplo. Arte: Bear Frymire | Reprodução Daggerheart
Outros jogos lançados pela equipe de Critical Role
A abertura da pré-venda de Daggerheart não marca o primeiro lançamento de RPG pela equipe de Critical Role. Apesar de usarem as regras de Dungeons & Dragons em suas campanhas principais — inclusive na campanha que virou a animação A Lenda de Vox Machina — o grupo tem outro RPG publicado.
Esse RPG é Candela Obscura, um RPG do gênero terror, focado em investigações do sobrenatural num mundo fictício semelhante à Terra de 1907
E por hoje é só! Por enquanto, pegue seus dados, encha-se de Medo e Esperança e prepare-se para a chegada de Daggerheart.
E, enquanto você espera, aproveite para explorar mais do MRPG! Temos muito conteúdo de qualidade sobre RPG de todos os tipos, desde D&D até RPGs brasileiros, por exemplo.
Se você já é fã, considere deixar umas peças de ouro para a gente! Apoie a gente pelo PicPay, PIX ou no Catarse e desbloqueie a classe de prestígio Patrono do Movimento RPG, com benefícios exclusivos! Ou você pode explorar os tomos secretos do conhecimento RPGístico na nossa revista digital, a Aetherica, por meio deste link!
Acho que posso falar com uma certa propriedade que dificilmente alguém em nosso hobby simplesmente vive sem ter tido contato com ao menos algum tipo de conteúdo sobre o gênero mecha, aquele mesmo sobre robôs gigantes lutando com monstros ou outros robôs gigantes, e gostando ou não do gênero, é impossível negar que jogar com um desses em nossas mesas de RPG seria no mínimo, divertido de mais!! Mas e se eu dissesse a vocês que existe um sistema para jogar esses tipos de histórias, e ele se chama Lancer RPG?
Vivendo na Ficção Cientifica utópica
O ano é 5016, 11 mil anos após a Queda, uma série de eventos catastróficos que levariam a humanidade a viajar pelas estrelas atrás de uma nova casa, enquanto os humanos deixados à sorte criariam A União, uma organização internacional responsável pela unificação de Cradle (Antiga Terra), e também a tentativa de reestabelecer contato com as naves colônias enviadas antes da Queda, sob o comando dos posteriormente batizado Primeiro Comitê. O estabelecimento de contato com as naves levaria à descoberta que as mesmas haviam se estabelecido em planetas e construindo sociedades soberanas em sistemas diversos da galáxia.
Embora a União tivesse sido fundada sob a missão de prezar pela preservação da humanidade, em sua segunda encarnação, O Segundo Comitê como ficaria chamado, entraria em práticas expansionistas militaristas na esperança de controlar esses novos sistemas independentes, o que seria mal-visto dentro de sua própria esfera de influência, levando a uma guerra civil nos sistemas controlados da União, se encerrando com a rendição do mesmo e a formação do Terceiro Comitê
Lancer possuí uma variedade bastante única de robôs gigantes
É nesse momento que a história do RPG se passa, os jogadores são Lancers, indivíduos extremamente capazes vindo dos planetas membros da União sob a missão de trazer outros planetas para a organização através de missões diplomáticas e pacíficas, em missões envoltas de intrigas políticas, reviravoltas e claro, Robôs Gigantes!!
Lutando por um futuro melhor
Em questões mecânicas, Lancer se divide em duas partes: Seu modo narrativo e o modo tático. No modo narrativo, os jogadores controlam os pilotos nos interlúdios entre encontros, resolvendo todos os conflitos em simples testes usando 1d20 contra uma dificuldade 10, permitindo mestres focar fortemente na narrativa nesse modo, tudo isso para criar o contexto para a estrela do show: O modo tático, nele, controlamos nossos mechas em um sistemas que traz muitas inspirações de Dungeons & Dragons 4ª Edição e alguns Wargames, aonde posicionamento e sinergia de habilidades é primordial para enfrentar as missões de Lancer que diferentemente dos RPGs comuns, se apoia em uma estrutura de missões com objetivos claros que variam de controlar pontos específicos do mapa, conseguir ir para áreas especificas ou proteger algum NPC ou item até um local especifico do mapa, criando assim uma grande variação de missões para os jogadores.
Que tal um robô cowboy pra os fãs de Westerns?
Quando o futuro chega?
O Financiamento Coletivo da versão brasileira de Lancer no Catarse começa já no dia 11 de Fevereiro, mais como conhecido como hoje mesmo!, então já apertem seus cintos, liguem suas armas, seus jetpacks e se preparam para levar a humanidade à sua utópia, vocês estão preparados?
Olá pessoal! Agora no mês de fevereiro os financiamentos começam a esquentar e vários RPGs estão abertos. Uns começando, outros terminando e alguns logo se iniciarão. Acompanhe nossas postagens durante o ano para se informar a respeito.
Se você não sabe o que é Numenera RPG, é um jogo de RPG fantástico/futurista, que possui sistema e cenário próprio. Trazido pela Editora New Order.
Sistema simples, prático e rápido, desde a criação de personagem bem como no uso durante o jogo.
Quer saber mais sobre Numenera? Então confere nossa resenha sobre esse fantástico RPG clicando aqui!
Sobre Numenera Descoberta e Destino – pré venda
O sistema de regras basicamente permanece o mesmo, o Cypher System, todo o conteúdo da primeira versão do jogo é compatível. (Viva a retrocompatibilidade!)
O Financiamento Coletivo (ou FC, para os íntimos) original foi um sucesso, com 83.060 reais levantados, 415%! Encerrado em 10/09/2022.
Nesta pré-venda, você tem a oportunidade de apoiar o projeto, até 01/03/2025.
Estes livros apresentam evoluções e expansões das regras, foram lançados em 2018 fora do Brasil, mas agora é a hora de fazer com que tomem seu espaço de direito nas estantes e mesas de jogadores de RPG.
O pré venda garante o acesso (impresso e/ou digital) da versão em português dos dois livros básicos de NUMENERA 2: DESCOBERTA & DESTINO. – A depender de seu nível de apoio, a partir de 45 reais na primeira semana!
Sobre o financiamento coletivo
Além de Numenera Descoberta e Destino, do FC original, aqui temos um suplemento, o Bestiário 3! Com 150 (novas) criaturas, 152 páginas, e capa dura.
Bestiário
Para a pré-venda dos livros, a meta base é de R$1.000,00 a qual já temos concluída!!
Os livros NUMENERA 2: DESCOBERTA & DESTINO, a versão digital já está pronta! E tivemos acesso prévio a ela :D. A Previsão de entrega para os apoiadores é MAIO de 2024.
Então, vamos a alguns exemplos de comparação do financiamento original e seus valores de pré venda, além de previsão de preço após a pré-venda.
Por R$ 80,00 você garantiu seu acesso a ambos os PDFs, em 2022, agora, nesta pré-venda, ficam por 85 reais na primeira semana. (Jan/2025), e depois, por 90 reais.
As versões impressas, eram cada uma por 200 em 2022, na pré-venda, em janeiro de 2025 até 01/03/2025, estarão por 275 (250, na semana inicial), e previsão de depois por 350. O Bestiário 3 é um livro a parte.
Possibilidades de Apoio
Vamos falar de dinheiro agora, a chave para manter nosso atual mundo girando…
Por R$ 45,00 cada PDF; semana inicial
Com R$ 85,00 você leva os dois PDF; semana inicial
E com diversos valores até o máximo de 1000 reais.
E podemos fazer upgrade de apoio? Começar num valor e depois aumentar? Certamente, aventureira.
Se preferir, tem apoios que incluem o mapa em tecido ou uma camiseta, se já não o fez no FC original.
Por fim
Se você gosta de NumeneraRPG, e não pôde apoiar, aproveite o ataque de oportunidade e apóie Numenera Descoberta e Destino, pré-venda, ou ainda se já apoiou, mas quiser fazer aquele upgrade, para um grande adicional ao seu acervo e trazer grandes aventuras para sua mesa!
Então checa a pré-venda de Numenera 2! E garante a sua cópia, seja digital ou impressa.
E não deixe de apoiar, pois o Nono Mundo te espera, e mais incentivamos as editoras a lançar conteúdos em português para podermos nos divertir e fomentar nosso hobby!
Agradeço ao Diemis Kist, colaborador em que baseei esta notícia.
Compre seus livros utilizando nosso cupom de desconto de 10% na Editora New Order!
Por último, mas não menos importante, se você gosta do que apresentamos no MRPG não esqueça de apoiar pelo Padrim, pelo PicPay, pelo PIX e agora também no Catarse!
Assim, seja um patrono do Movimento RPG e tenha benefícios exclusivos desde participar em mesas exclusivas em One Shot, grupos ultrassecretos e da Vila de MRPG.
Olá pessoal! Um novo ano se inicia e muitas promessas, não só de mudança de vida, mas também de muitos lançamentos para este ano. Infelizmente, poucas promessas de lançamentos das editoras possuem datas mais ou menos precisas. Embora haja dezenas (literalmente) de RPGs que “em breve” terão seus financiamentos coletivos lançados. Dentre eles o primeiro FC do Movimento!
Por enquanto, neste mês de janeiro, acompanhe esses poucos RPGs e prepare seu bolso para a volta das férias e do carnaval para apoiar muitos RPGs…
Mais um ano se encerrando e felizmente venho com novidades para o Patronato 2025! Teremos várias alterações tanto nos valores quanto nas premiações, para que o patronato se torne melhor sempre.
Em 2024 os patronos tinham as seguintes vantagens:
1 chave para o concurso Chave Premiada a cada R$5,00 em apoio;
Grupo Secreto;
Participação Prioritária nas Mesas;
Personagem no Multiverso MRPG
Aventura dos Patronos em PDF todo mês;[A partir de R$15,00]
Possibilidade de trocar Chaves pela Aetherica; [A partir de R$15,00]
Miniatura do seu Personagem com 1 ano de Patronato; [A partir de R$20,00]
Caixas da Streamloots trimestral [A partir de R$20,00]
Fragmentos de Cerração [A partir de R$25,00]
Entretanto alguns destes benefícios foram perdidos por conta da diminuição do arrecadamento do patronato, afinal de contas, Miniaturas, Aventuras e Ilustrações tem um custo para o site. Outros vão ser alterados por conta das próprias melhorias que vamos fazer dentro do canal. Uma das alterações que teremos, é que não haverá mais vantagens diferentes para os tiers. Todos os apoios darão as mesmas coisas, é a quantidade que mudará.
As vantagens serão as seguintes:
Participação no Concurso Chave Premiada, a cada R$10,00 de apoio;
Grupo Secreto dos Patronos;
Participação Prioritária nas Mesas do MRPG Play;
Aventura dos Patronos a cada 3 meses;
Fragmentos de Cerração a cada 2 meses;
Acesso ao Mercadão de Cerração;
Acesso a Lendas de Cerração.
Outra alteração no Patronato vai ser o valor mínimo de apoio, que vai começar a ser de R$15,00. Mas acalme-se, se o seu patronato está ativo até o dia 31/12/2024, você é considerado Patrono Legado, e o valor do seu apoio, não sofrerá alterações. Entretanto, caso você cancele seu patronato, ou ocorra um atraso maior do que 3 meses de apoio, você perderá este status e se torna um Patrono.
Agora explicarei cada uma das vantagens:
Participação no Concurso Chave Premiada, a cada R$10,00 de apoio:
A cada R$10,00 de apoio você vai ganhar 1 chave para concorrer ao concurso chave premiada. Este concurso é feito mensalmente durante uma Taverna do Anão Tagarela. São diversos prêmios, e cada chave tem direito a concorrer a 1 prêmio. Quando a chave em questão é escolhida, ela é destruída. As chaves tem validade de 1 ano.
Grupo Secreto dos Patronos:
Temos um grupo secreto de patronos, que falamos tanto de novidades do Movimento RPG, quanto avisamos das mesas do canal. Além de anunciar vencedores e fazer enquetes que alteram o futuro de Cerração e do próprio Movimento RPG.
Participação Prioritária nas Mesas do MRPG Play:
No ano de 2025 não teremos lives todas as semanas, entretanto a nossa proposta é continuar fazendo tanto gravações quanto algumas lives, e os patronos, como sempre, vão manter a prioridade para jogar e a possibilidade de ver as gravações ao vivo.
Aventura dos Patronos a cada 3 meses:
Vamos diminuir a frequência das aventuras em PDF da Editora Movimento, entretanto, não vamos cortar totalmente este benefício, e agora todos os Patronos terão acesso às aventuras.
Fragmentos de Cerração a cada 2 meses:
Os Fragmentos de Cerração são pequenos pedaços do nosso cenário que vamos liberar bimestralmente para os nossos assinantes. Eventualmente estes Fragmentos poderão ser encontrados em suplementos e outros locais.
Acesso ao Mercadão de Cerração:
A troca de chaves por outros produtos sempre foi uma realidade, mas agora teremos mais itens e principalmente uma forma mais fácil de organizarmos isso.
Acesso a Lendas de Cerração.
Lendas de Cerração será nosso servidor de mesas pagas, e a cada mês você ganhará acesso a algumas mesas narradas por Mestres ilustres em diversos cenários.
Tanto o Mercadão de Cerração quando o Lendas de Cerração vão receber uma postagem própria explicando um pouco melhor cada uma das vantagens.
Essas mudanças são importantes para que o patronato continue cumprindo seu propósito, que é manter o Projeto Movimento RPG ativo. Com esse dinheiro pagamos ilustradores, escritores, servidores e mais uma quantidade grande de coisas que fazem o projeto entregar cada dia mais material de RPG para auxiliar os jogadores de todas as idades e níveis de experiência.
E se você ainda não é patrono, torne-se um agora mesmo, é possível apoiar via catarse ou pix! Para mais informações acesse a página do Patronato.
Olá pessoal! Hoje veremos quais são os financiamentos coletivos sobre os RPG ativos durante este mês.
Para facilitar a consulta dos financiamentos os dividi entre financiamentos que já atingiram a meta, os que estão na luta para serem financiados e os que começarão em breve.
Chegou a vez de o Guia do Mestre migrar para o mundo novo de Dungeons & Dragons 2024.
Com atualizações das regras clássicas da 5ª edição, dicas para narradores iniciantes e novidades para quem já tem anos de experiência no comando de mesas de D&D, o Dungeon Master’s Guide, lançado em novembro de 2024, promete ser “o melhor amigo do mestre”.
Perkins acrescenta que o lançamento do novo livro “é uma chance de aplicarmos um pouco do feedback que recebemos sobre o Guia do Mestre publicado em 2014, e para fazer algumas coisas que não tínhamos o tempo ou o orçamento para fazer da última vez”.
Agora que o livro finalmente chegou, é hora de ver se a promessa de Perkins realmente vai se cumprir. Confira os principais elementos do novo DM’s Guide:
O que é o Guia do Mestre 2024?
Em 2014, no aniversário de 40 anos de Dungeons & Dragons, a empresa Wizards of the Coast lançou os livros que seriam a base para a 5ª edição do jogo: Livro do Jogador, Guia do Mestre e Manual dos Monstros.
A 5ª edição, também conhecida como 5e, tinha a proposta de ser mais acessível para o público. E, enfim, deu certo. Com ajuda de fatores como o crescimento dos streamings e o destaque para D&D em séries como Stranger Things, a 5e explodiu e conseguiu atrair o maior público da história do RPG de mesa.
Mas agora já se passaram 10 anos, e a Wizards of the Coast resolveu atualizar seus três livros básicos — mas sem sair da 5e.
A partir dessa premissa, o Guia do Mestre 2024 apresenta orientações e conselhos para narradores de D&D criarem aventuras, explorarem mundos, expandirem sua imaginação, gerenciarem um grupo de jogadores e muito mais.
Na prática, a ideia é que você tenha tudo o que um mestre precisa para narrar uma sessão no D&D 2024 — contudo, é importante lembrar que esse mestre ainda precisa das regras básicas presentes no Livro do Jogador, que também já tem uma versão de 2024.
Novo Guia do Mestre no D&D 2024 faz referência ao clássico vilão vingador | Crédito: Reprodução D&D Beyond
Como já comentamos aqui no blog do Movimento RPG, o Livro do Jogador é o material mais importante para quem quer jogar D&D. Mas o Guia do Mestre 2024 vai mais longe, oferecendo o que você precisa para vestir o manto do contador de histórias, do criador de mundos, do maestro que vai transformar uma brincadeira entre amigos em algo incrível e épico.
Enfim: ele ensina a mestrar.
O que você pode encontrar no Guia do Mestre 2024?
Agora que você entendeu o que é o DM’s Guide, finalmente é hora de mergulhar no que ele apresenta de novidades nesta edição.
Em primeiro lugar, o Guia do Mestre 2024 foi reestruturado, para ficar mais fácil encontrar as informações que você precisa, seja na hora de aprender a mestrar, seja na hora de buscar ideias para uma nova aventura.
Mas a reestruturação foi só o primeiro passo. Afinal, o livro foi além, com uma filosofia de realmente ensinar novos mestres a narrar, além de dar ferramentas tanto para novatos quanto para veteranos que já tem muitas mesas (e TPKs) debaixo do braço.
Um exemplo dessas ferramentas são as fichas de planejamento, que os mestres podem usar para acompanhar NPCs, programar viagens, entre outros.
Construção de aventuras: exemplos para você usar ou criar suas próprias
O novo Guia do Mestre disponibiliza aventuras prontas, mapas e até um cenário inteiro, tudo já organizado para mestres que querem agilizar seu jogo sem perder tanto tempo na preparação.
Ao mesmo tempo, esse material também serve como um exemplo de como criar aventuras e cenários, para que aqueles narradores que querem criar seu próprio mundo não precisem começar do zero.
Além disso, o livro dá orientações extensas sobre como criar desde personagens até mundos inteiros para sua aventura.
Vale mencionar que o cenário disponível é Greyhawk, um dos mais clássicos de D&D. Ele foi iniciado pelo próprio Gary Gygax — criador do jogo — e ampliado por muitos autores ao longo dos anos.
Sobretudo, Greyhawk é a casa original de magos famosos, como Tenser, Mordenkainen e Bigby (se você conferir a lista de magias no livro do jogador, poderá identificar esses nomes em alguns feitiços poderosos).
Mordenkainen é um dos magos originários de Greyhawk que mais ganhou destaque na 5ª edição de D&D | Crédito: Lauren Walsh/Reprodução D&D Beyond
Glossário da lore de D&D: conhecimentos de história fantástica em pequenas doses
Dungeons & Dragons já tem 50 anos. É meio século de história, em vários cenários diferentes, com muitas personalidades importantes, criaturas históricas, eventos transformadores, divindades impactantes…
Assim, a lore de D&D é vasta e impossível de absorver rapidamente — no entanto, esses elementos são importantes para muitas aventuras.
Então, como uma forma de abordar essa questão, o Guia do Mestre 2024 apresenta um glossário da lore, explicando alguns personagens, acontecimentos, lendas e outros elementos da história de D&D, que podem servir para aprofundar suas aventuras, compreender melhor o mundo e até inspirar a criação de coisas novas.
Itens mágicos: Guia do Mestre 2024 traz equipamentos clássicos e novidades para sua mesa
Uma das coisas mais legais em uma aventura de D&D é o loot. Afinal, saquear inimigos, encontrar tesouros e melhorar seu equipamento é fundamental em qualquer partida, e os itens mágicos são a melhor parte.
Dessa forma, o Guia do Mestre 2024 investe um capítulo inteiro para tesouros que o narrador pode colocar em sua aventura — aproveitando várias ideias clássicas, mas adicionando alguns itens novos.
Bastiões: uma chance para os personagens criarem suas próprias fortalezas
A maior novidade do DM’s Guide de 2024 é a criação de Bastiões. Essa é uma nova mecânica do jogo que permite que os próprios jogadores criem fortalezas para seus personagens.
Essas fortalezas podem ser gerenciadas durante a partida e até fora dela, com esquemas detalhados. Assim, os bastiões vão evoluir com os jogadores e oferecer benefícios para suas aventuras.
Contudo, é claro que a construção de bastiões é uma regra opcional, que não vai encaixar em qualquer aventura. Mas, se você se interessar, pode ser uma adição interessante para o seu grupo.
Livro do Jogador e Manual dos Monstros: os outros novos livros de D&D 2024
O Guia do Mestre 2024 faz parte da iniciativa One D&D, que está renovando a 5ª edição. Uma vez que essa nova leva de livros vai atualizar as três bases do jogo: jogadores, mestres e monstros.
Os livros estão sendo lançados em partes, começando pelo Livro do Jogador, que saiu em setembro. O Guia do Mestre é em novembro e o Manual dos Monstros apenas em fevereiro de 2025. Mas todos já estão para venda (ou pré-venda):
Infelizmente, todos estão apenas em inglês. A Wizards of the Coast não traduz mais o D&D para português.
Enfim, ainda assim, nossa conversa de hoje acaba por aqui. Mas, se quiser saber mais sobre o maravilhoso mundo desse tipo de jogo, aproveite para dar uma visitada no Movimento RPG.
Temos muito conteúdo de qualidade, e não apenas sobre Dungeons & Dragons. Tem RPG brasileiro, jogo gringo, gameplay ao vivo, dicas para mestres e até comédia no tabletop, como nossa série de Falhas Críticas no RPG.
E se você está de saco cheio de D&D, também temos uma opção. Confira nossa coluna Tudo menos D&D, que tem texto fresquinho hoje.