O Cordel do Reino do Sol Encantado — Guia de criação de personagens — (Autor: Pedro Borges). Boas vindas!
Ou simplesmente Cordel RPG, é ambientado na região do cangaço nordestino, seu pano de fundo é final do século XIX, início do século 20. Pela Editora New Order.
Mas de forma mágica, fantasiosa.
Atributos básicos…
…de seu personagem. Olha:
Os atributos são 6:
- Peleja,
- Ligeireza,
- Esperteza,
- Estudo,
- Parrudice e
- Valentia.
E podem variar entre valores de 1 a 6, sendo marcados na ficha em forma de bolinhas. E cada bolinha te dá um dado para suas ações, sejam elas físicas ou mentais. Você começa com 12 pontos para distribuir.
Já tem tabela pronta para cada personagem.
MAS isso não é tudo.
Vantagens e Desvantagens do Cordel do Reino do Sol Encantado…
… que são usadas durante o jogo em situações diversas, cabra-macho, (ou cabrita-fêmea, adaptando para tempos mais atuais…). Escolha uma desvantagem e uma vantagem como dicas de interpretação. Isso também influencia quando o personagem sobe de nível — uma vantagem a cada 3 níveis. Como por exemplo:
A Beata
Desvantagem: Moralista — defende moral e bons costumes, se trair seus ideais pode ser infernizada por isso.
Vantagem: Fuxiqueira — contato com outras beatas municiam com informações e fofocas sobre outras pessoas do povoado
Inspiração? Perpétua , interpretada com maestria por Joana Fomm na novela Tieta do Agreste. Claro, tem o livro, Tieta.
O Cordel do Reino do Sol Encantado – Mas e pra subir de Nível?
Além de uma vantagem a cada 3 níveis, geralmente você ganha um ponto de experiência por sessão, e precisa então de um número de sessões igual ao próximo nível.
Cautela em relacionamentos dos personagens jogadores
Interessante que isso faz parte da construção de personagens jogadores, um tópico que acho delicado. Você sorteia num Dado de 6 faces (D6) como é seu relacionamento com outros personagens. Ressentimento, gratidão, admiração...
Transformando números em personalidade…
Entretanto, neste guia de criação de personagens de Cordel RPG, como os itens acima passam de pontos numa tabela para uma personagem? Esta é a questão. 2 personagens com pontos iguais numa folha de papel podem ser absolutamente diferentes entre si. Ora, vejamos:
- Que comunidade une os personagens jogadores? Bando, tropa, vila?
- Crie um conceito: essa é fácil, pois cada classe de personagem já dá uma dica. Mas o que sua personagem quer, acima de tudo? No exemplo de beata, Perpétua quer controle. Respeito. Poder!
- Distribua os 12 pontos entre os 6 atributos, máximo de 3 por atributo, no início, mas se não quiser seguir a tabela, que tal uma freira lutadora?
- Escolha uma desvantagem e uma vantagem
- Daí agora você sorteia o relacionamento entre os personagens jogadores.
- Equipamentos, até este momento, não precisamos. Assuma que tem o mínimo necessário em caso de combates.
- Dúvida de nome? Tem tabela com dezenas de sugestões, seu meninu!
Amadurecendo, expandindo…
O Cordel do Reino do Sol Encantado apresenta 14 opções de personagens, o livro base já dá pra criar um, mas com o “suplemento” de “O povo do Sertão do tempo de Então“, enriquece muito a ambientação. Olha aqui as opções:
- Bajulador
- Beata
- Bem Nascida
- Cangaceiro
- Civil
- Doutor
- Jagunço
- Matador
- Miserável
- Oficial
- Padre
- Policial
- Rezadeira
- Volante
Finalmente…
Este universo está em expansão. Espero ter ajudado, e você pode visitar o projeto Quero Mais Cordéis, em financiamento pelo Catarse. Ou a Editora New Order, pra olhar os livros originais.
Abraços. Te desejo sucesso, saúde e paz enquanto a minha vaquinha tiver o couro e o osso, e puder com o chocalho, pendurado no pescoço, eu vou ficando por aqui…
Por último, mas não menos importante, se você gosta do que apresentamos no MRPG, não se esqueça de apoiar pelo PicPay, PIX ou também no Catarse. E com isso, torne-se um Patrono do Movimento RPG e tenha benefícios exclusivos! Ou então, apoie nossa revista digital, a Aetherica através deste link!