O Mosaico – Quimera de Aventuras

Nesta Quimera de Aventuras vamos falar sobre a Historia em Quadrinhos brasileira O Mosaico. Uma HQ publicada pela Ultimato do Bacon Editora, escrita por Luís Carlos Sousa e com argumento, desenho e cores de Lucas Rebelo. O Mosaico é uma historia linda sobre batalhas de robôs gigantes e sobre os humanos que pilotam esses robôs e foi lançada sob o Escafandro, uma publicação bimestral de Historias em Quadrinhos pulp.

Sinopse

Em um mundo pós-apocalíptico dominado por monstros colossais, os irmãos Cástor e Póllux, equipados com suas unidades mechas, tentam sair em segurança de seu setor após uma feroz batalha. Mas sua extração revela desafios maiores que os titânicos kaijus… as lembranças da infância que formam mosaico aterrador.

Nossa Opinião Pessoal (Contêm spoilers)

Escafandro é uma historia de monstros gigantes um pouco diferente do que se espera, os Kaijus que ambientam a historia são uma ameaça muito física. Mas, a verdadeira ameaça da historia é o passado. Por isto, a HQ faz muito bem em explorar os grandes bloqueios de relacionamento entre os protagonistas amadurados até o pescoço em robôs gigantes.

O Mosaico fala sobre relacionamentos e, mais importante, sobre perdão e sobre como os monstros do  nosso passado nos machucam mais do que os monstros gigantes que os protagonistas enfrentam. A HQ me lembrou muito a série Love, Death and Robots. Onde vemos que o uso de robôs gigantes e questões de ficção cientifica são usadas como alegoria para relacionamentos e coisas do nosso dia a dia.

O irmão carregando o outro enquanto desabafa sobre como ele carregava ele no passado toca muito forte, e muitas coisas que ficaram não ditas sendo ditas naquele momento mexe mesmo comigo, que nunca tive um irmão de sangue mas tinha de cuidar de pequenos porque eu era o mais velho.

O Mosaico é simples e direto, porém poderoso em sua proposta.

Quimera de Aventuras

Abaixo, na parte da Quimera de Aventuras, vamos imaginar quais cenários e sistemas poderíamos usar para narrar uma historia inspirada no Mosaico. E, também, em um gancho de aventura para começar

Cenários e Sistemas

O mais obvio para se narrar uma aventura baseada em O Mosaico é um jogo de robô gigante. Jogos como 3D&T Alpha usando o cenário de Brigada Ligeira Estelar (Ou qualquer cenário de robô gigante ao seu gosto, como Gundam). Ou Lancer RPG que ainda não saiu no Brasil mas está programado para sair pela Tria Editora.

Gancho de Aventura

Normalmente eu proponho mais de um gancho de aventura para o tema do Quimera, porém, eu acredito que O Mosaico tem um gancho que pode virar até mesmo uma campanha.

Escolha um dos seus jogadores, talvez o mais sensível até e que no plot do personagem dele tenha algum aliado ou algum personagem que ele tenha muito carinho. E então, em alguma cena de combate deixe esse alguém muito ferido.

Ou então, que eles encontrem esses dois NPC tentando sobreviver em um ambiente mas afastado, e tenham como objetivo resgatar eles a um lugar seguro.

O objetivo será levar esse personagem ferido para o lugar que possa salvá-lo e, para isso, eles tenham que passar por outros planetas buscando ajuda ou suprimentos para dar um pouco mais de resistência a esse alguém. Até lá, fomente o roleplay, faça com que os personagens tenha tempo para dialogar com o jogador e com os demais adjacentes. Que eles possam compartilhar e conversar sobre coisas e que os jogadores se aproximem deles.

Lógico, não pode ser um peso morto, dê alguma maneira daquele personagem ajudar – Ou dele tentar ajudar – os jogadores. Com alguma habilidade especial ou se arrastando para realizar algo, assim os jogadores vão criar mais vinculo com ele.

E então, dependendo de como eles lidarem com o NPC, eles podem salvar ele.

Ou não.


E se você gosta do que apresentamos no MRPG, não se esqueça de apoiar pelo  PadrimPicPayPIX, e no Catarse!

Assim, seja um Patrono do Movimento RPG e tenha benefícios exclusivos como participar de mesas especiais em One Shots, de grupos ultrassecretos e da Vila de MRPG.

Além disso, o MRPG tem uma revista! Conheça e apoie pelo link: Revista Aetherica.


Revisão e Montagem da Capa: Isabel Comarella
Texto: Gustavo “AutoPeel” Estrela

Publicado por

Gustavo "AutoPeel" Estrela

Paladino 19/Inventor 5, Inimigo de Allihanna, Fã de Frango Frito. Torcendo sempre para um dia ter uma tour de The Protomen no Brasil e juntando as moedinhas para ir na próxima apresentação do Postmodern Jukebox.

Sair da versão mobile