Projeto TREVAS 2020

Projeto TREVAS 2020 – Biblioteca Arkanita

Esta semana, a iniciativa da Biblioteca Arkanita apresenta o projeto colaborativo TREVAS 2020, conduzido por Henrique “Morcego” Santos e que envolveu muitos participantes do grupo de Facebook do cenário de Trevas. A partir de uma ideia simples de convidar os membros do grupo a darem suas contribuições seguindo critérios muito simples como “um feitiço”, “uma entidade sobrenatural”, “um NPC mortal” entre outros, uma aventura de muitas camadas e oportunidades ao cenário foi desenvolvida e o projeto ainda contribuiu com a geração de outros detalhes que enriqueceram muito o cenário que na época (início de 2020) estava sem iniciativas para fomento.

O projeto teve 5 fases mas acabou não sendo finalizado em sua sexta fase, um possível resultado de mudanças de foco dos internautas durante fenômenos como a pandemia, segurança financeira e outros fatores. Veja abaixo como cada fase funcionou e como contribuiu ao cenário. Um post-resumo do projeto pode ser acessado clicando aqui.

Etapa 1: Fevereiro

Na abertura do projeto TREVAS 2020, o convite foi para cada interessado selecionar uma criatura/entidade obscura da cultura humana, com seu histórico devendo incluir a origem da criatura/entidade dentro do cenário de Trevas, ligando-a a uma mitologia do cenário, mesmo que minimamente citada. Havia uma sinopse que servia de inspiração aos participantes, explicando sobre uma escavação na Antártida que identificava sarcófagos abertos ainda sendo decifrados sobre qual entidade estava em seu interior.

Etapa 2: Março-Abril

A partir das colaborações da etapa anterior, as posições geográficas das culturas/mitologias de tais entidades sugeridas foram posicionadas, formando uma interessante elipse que identificou 12 pontos no total e um ponto central (a cidade de Aksu, no noroeste da China), que seria então a área a receber atenção especial no projeto. Nesta etapa, cada interessado deveria criar o histórico de um personagem humano (no máximo, um híbrido, mas sem nenhuma capacidade extraordinária) que pode pertencer a qualquer ordem mística já citada em livros oficiais ou mesmo material não-oficial (desde que o material-fonte fosse muito fácil de ser encontrado em caso de dúvidas dos leitores), e obrigatoriamente um especialista em uma ciência não-mística, que ele sabe abordar de maneira mística (entre exemplos óbvios, um astrônomo que conhece astrologia, um químico que conhece alquimia etc.). Estes NPCs humanos seriam agentes enviados de diversas partes do mundo para investigarem a cidade de Aksu.

Etapa 3: Maio-Junho

Esta etapa apresenta o netbook-aventura “Hora Marcada”, em que Henrique “Morcego” Santos reuniu todos os NPCs criados na etapa anteior e os inseriu em uma aventura repleta de abordagens diferentes até a revelação da entidade chamada Grande Mãe Devoradora de Mamutes como a condutora de toda a trama para retorno de sua Irmandade da Grande Mãe de volta à hegemonia sobre a superfície da Terra. Além disso, um item de estranha tecnologia chamado Engenho foi revelado e era também um colossal grimório para ser decifrado.

Sendo assim, para esta etapa os interessados foram convidados a criarem rituais mágicos de todas as naturezas que quisessem, mesmo que utilizassem Caminhos Primários, Secundários. Terciários e até Quaternários não-canônicos.

Você pode baixar o netbook-aventura no grupo de Facebook de Trevas RPG. Clique aqui para iniciar o download do netbook.

Etapa 4: Julho-Agosto

Esta etapa marca a liberação do 2º netbook do projeto, chamado de “GRIMÓRIO.GRM” para representar o suposto arquivo decifrado que fora baixado do misterioso Engenho.

Este netbook se mostrou uma incrível contribuição para a questão da magia em Trevas RPG ao apresentar 56 novos rituais e também a descrição dos 12 Caminhos Primários tradicionais e suas releituras, 4 Caminhos Primários Teóricos, 63 Caminhos Secundários, 7 Caminhos Secundários Teóricos, 3 Caminhos Secundários Bizarros e 190 Caminhos Terciários.

O desafio para esta fase foi de criar detalhes para enriquecer a Irmandade da Grande Mãe que acabava de ressurgir e já arregimentava novos seguidores e criava novos poderes.

Você pode baixar este netbook na página de Facebook do grupo Trevas RPG. Clique aqui para iniciar o download do netbook.

Etapa 5: Setembro-Outubro

A última etapa alcançada pelo projeto TREVAS 2020 revelava a existência da entidade Tagimasad e seu esforço em transportar a Fortaleza Infernita de Gök para Ku’ermishi’atamumazha, a região nas proximidades da cidade chinesa de Aksu. Para o ritual de transportação ser bem-sucedido, quatro localidades diferentes (a Ilha Southampton, a Ilha da Páscoa, a Geleira Denman e a própria cidade de Aksu) precisam realizar rituais simultaneamente, e por isso estariam fortificadas.

Cabia aos participantes interessados em estabelecer que entidades realizaram um acordo com a Grande Mãe Devoradora de Mamutes para ajudá-la a invadir os quatro pontos e impedir Tagimasad de trazer os Gigantes de Aço de Gök à Terra.

Veja centenas de outros netbooks aqui mesmo na Biblioteca Arkanita. E continue acompanhando as postagens semanais da Biblioteca Arkanita para outros grandes netbooks como este projeto TREVAS 2020!

Você pode também nos ajudar a movimentar o RPG fazendo parte do nosso Patronato. Mas se não puder, tudo bem! Venha fazer parte da nossa comunidade, começando pelo YouTube por exemplo.

Publicado por

Henrique

Amante de Educação, História, Mitologia, Marketing, Cultura Pop e RPG. Coautor do livro Trevas: Campanha Épica, suplemento para Arkanun/Trevas, pela Editora Daemon. Atualmente é curador de netbooks clássicos do Sistema Daemon (Biblioteca Arkanita) e de posts da blogosfera de GURPS (Ecos da Banestorm). É também responsável pelos artigos sobre os RPGs da RetroPunk (Vaesen, Usagi Yojimbo, Delta Green), publicados quinzenalmente.

Sair da versão mobile