fbpx
Movimento RPG
Image default
Manuscritos Guia de Criação

Ryuutama – Guia de Criação de Personagem

Que tal explorar o mundo e a natureza com Ryuutama? Crie agora seu personagem e venha se aventurar! 

Ryuutama foi criado pelo designer Atsuhiro Okada e no Brasil a editora Huginn & Muninn fez a tradução e a distribuição do sistema.

O mundo de Ryuutama é mágico e é tido como um mundo de fantasia natural, neste jogo tanto os jogadores quanto o mestre, possuem fichas de personagens – o que deixa ele mais incrível ainda – e vamos conhecer mais sobre como criar a sua ficha.

Hoje vamos criar uma ficha de jogador.

1 – Escolhendo uma Classe

A princípio, são 7 classes no total, dentre elas: Menestrel, Mercador, Curandeiro, Caçador, Artesão, Fazendeiro e Nobre. Ao escolher uma classe, você também determinará os Talentos que seu personagem vai receber na criação da ficha para usar no decorrer da aventura. Contudo, faça uma boa escolha. 

Sem muitas delongas, hoje vamos criar um Fazendeiro. Tenho muitos conceitos para ele, mas o mais importante é que ele gosta do campo, do sossego e da tranquilidade que apenas um fazendeiro pode ter, seu foco é na colheita, ou seja, um agricultor. Graças a escolha da classe, eu recebo o talento Robusto, além do Dono de Animal e também o talento de Ofício Paralelo.

2 – Escolhendo um Tipo

Cada jogador tem a escolha de um tipo, este tipo mostra o quão apto o personagem esta para lidar com os perigos que irão aparecer pelo caminho. Os tipo são três, Atacante, Técnico ou Mágico.

O meu Fazendeiro, claramente é um Atacante. Ele sempre vai estar na linha de frente quando acontecer algum conflito.

3 – Determinando os Atributos.

Os atributos são Força, que representa o poder físico, estamina e resistência. Destreza, que representa agilidade, velocidade e ligeireza. Inteligência que é o julgamento, pensamento e memória e por último, Espírito que representa o foco, bravura e força de vontade. Eles vão do 4 ao 12, mas na criação da ficha não podem passar de 8. Existem três divisões de atributos já pré-estabelecida pelo livro, essas são: Conjunto Médio ( Todos os atributos são 6 ), Conjunto Padrão ( 4,6,6,8 ) e Conjunto Especializado ( 4,4,8,8 ). O mestre é livre para escolher qualquer um desses padrões, lembrando que daí precisaria ser igual para todos os jogadores. 

A minha opção para exemplificar aqui foi escolher o Conjunto Padrão, ficando com os Atributos assim: Força 8, Destreza 6, Inteligência 6 e Espírito 4. 

4 –  Escolhendo sua Arma Dominada.

Cada personagem tem o talento de usar uma arma específica, chamada de Arma Dominada. Esta é a arma que o personagem mais vai usar em combate. Você escolhe uma dentre as cinco categorias de armas. As categorias são: Lâmina Leve, Lâmina, Arma de Haste, Machado e Arco. Existe também a opção Desarmado, da qual você luta sem qualquer arma. 

Aqui é muito interessante, pois a Arma Dominada que eu escolhi é a Arma de Haste, fazendo jus às ferramentas de agricultor que meu personagem sabe dominar com maestria, como pá, rastelo e outras ferramentas necessárias do campo. 

5 – Determinando seu Item Pessoal e Comprando Itens.

Cada personagem tem direito a um Item Pessoal, ou seja, esse item serve mais para adicionar um pano de fundo ao seu personagem do que algo mecânico, portanto, pode ser qualquer coisa, desde que tenha relação com seu personagem.

Para comprar itens, você tem 1.000 Gil, utilize esse dinheiro na compra dos equipamentos para a jornada a frente. Eles serão importantes. 

O meu item pessoal é bem simples. É uma camisa quadriculada que o avô do meu personagem deu a ele. Então, o avô dele, assim como ele, era um grande agricultor, mas que em um dia teve que partir em uma grande jornada e deixou essa camisa a ele. Agora que meu personagem vai partir também em uma grande jornada, ele está usando-a. Para os itens, eu comprei estes: Arma de Haste (350g ), Roupas (50g), Capa de Sol (400g), Chapéu de Sol ( 180g ) e Duas Rações (20g).

6 – Detalhando seu personagem.

Por fim e não menos importante, você detalha o seu personagem. O nome, pronome, idade, aparência, cidade natal, motivo da jornada, personalidade e afins. Após toda essa jornada natural pela criação da ficha do personagem, você já está pronto para jogar Ryuutama.

O nome do personagem é Rudger. Seu pronome é ele/dele, a idade é 35 anos, sua aparência lembra um homem mais velho do que ele aparenta ser, justamente por não se importar muito com a aparência e vaidade, tem uma barba comprida, cabelos bagunçados e um corpo não muito atlético, mas robusto. O motivo da jornada é que foi convidado por um grupo de viajantes que estavam na taverna que iriam percorrer o mundo, sendo assim, iria tentar conhecer sobre os feitos de seu avô pelo mundo a fora.

Definitivamente, Ryuutama é um sistema que me pegou muito desde que comecei a ler. Gosto muito desse tipo de fantasia e achei sensacional cada regra e mecânica colocada neste jogo. No futuro, vamos aprender a fazer a ficha do GM, ou Mestre, como preferir chamar, que também é bem legal e divertida. 

Por último, mas não menos importante, se você gosta do que apresentamos no MRPG, não se esqueça de apoiar pelo PicPay, PIX ou também no Catarse. E com isso, torne-se um Patrono do Movimento RPG e tenha benefícios exclusivos! Ou então, apoie nossa revista digital, a Aetherica através deste link!