Savage Worlds para muitos jogadores é o melhor sistema da atualidade, por ser flexível adequando-se a vários cenários e aventuras, tendo como características principais a velocidade do jogo e facilidade em sua preparação. Em 2019 a Savage Worlds Edição do Explorador (SWEX) que foi lançada no Brasil na versão de luxo foi revisada, apresentando a Savage Worlds Edição de Aventura (SWADE) trazendo muitas alterações mas a base do sistema permaneceu a mesma, por exemplo a rolagem selvagem do dado não mudou, vamos entender melhor as mudanças.
O que mudou então?
Perícias: os personagens começam com perícias básicas que todos têm, e os pontos para distribuição diminuíram para 12
Carisma: foi removida como característica, no entanto se mantém como mecânica, concedendo vantagens e complicações
Vantagens e Complicações: muitas mudanças incluindo a resolução de rolagens
Combate: as manobras foram revisadas e o entendimento também está mais claro
Regras de ambientação: agora quando se saca um Curinga todos os jogadores recebem Benes e “olhos de cobra”, isso não pertence mais a ambientação e passou a ser regra. E ainda há os Desafios voltados a prejudicar o adversário e o Suporte que pode ser usado para auxiliar os aliados. As tarefas dramáticas e regras de perseguição sofreram alterações, e há regras para encontros rápidos quem complementam sistema de combate rápido da edição anterior
Poderes: os modificadores passaram a poder alterar a forma, como os poderes são lançados, dando bônus com contrapartidas
Bestiário: as escalas de tamanho estão mais claras e geram menos confusão
De modo geral as mudanças que ocorreram tornaram o jogo mais fluído e esclareceram dúvidas que os jogadores tinham antes da revisão.
Não deixe de conferir o financiamento coletivo que está rolando para Deadlands, o Oeste estranho, amigo! Carregue sua arma, sele o cavalo e aventure-se!