Thumbnail para o Quimera de Aventuras, relacionado ao jogo Stardew Valley. Encontra-se ao fundo uma bela imagem do horizonte, com um céu azul, e um fazendeiro em um traço 2d está em destaque segurando uma pedra preciosa, ao lado do título "Stardew Valley"

Stardew Valley — Quimera de Aventuras

O que você faria se pudesse se livrar da vida na cidade grande? Você se isolaria em uma cabana em meio às florestas? Compraria uma casa na praia e viveria da sua arte? Ou viveria em uma pequena fazenda no interior?

Em Stardew Valley, você se encontra nessa realidade. Exausto da vida na cidade moderna, nosso protagonista se muda para uma pequena vila localizada no Vale do Orvalho, onde está a antiga fazenda do seu avô, que lhe foi oferecida ao falecimento dele. Com o tempo, o futuro fazendeiro percebe que o que lhe poderia lhe trazer conforto e calmaria irá trazer muito mais surpresas do que ele imaginava.

Stardew Valley é um RPG indie 2d idealizado pelo ConcernedApe e está disponível para compra na Steam.

 

Quimera de Aventura

Para a Quimera, idealizamos algumas formas de transformar a obra para as campanhas:

  • Cenário e Ambientação

Para uma ideia de campanha envolvida nesse universo, é importante que tudo pareça comum inicialmente! É indispensável que a sensação principal para a chegada seja de calmaria e conforto após a agitação do local de origem dos jogadores.

  • Elementos Importantes

Mercado Joja: Um dos principais embates. O Mercado Joja pertence a uma megacorporação que leva o mesmo nome e é um dos elementos que trazem ao protagonista lembranças do seu passado. Afinal de contas, a visão moderna, porém insípida, e a exaustão de seus trabalhadores são fatores em comuns com a vida antiga do protagonista. Não somente isso, mas a megacorporação pretende acabar com o centro comunitário da Vila Pelicanos em seu prol.

Centro Comunitário: É um bom lugar para missões principais, com um toque místico. Ela possui uma história importante para a cidade e pequenas criaturas estarão ao lado dos protagonistas, aguardando-o para que ele possa formar os conjuntos necessários exigidos para a reconstrução do Centro Comunitário, que, ao ser reconstruído, será um ponto importante para a população que vive na vila.

O Feiticeiro: É um dos personagens importantes da vila. Ele irá ajudar os protagonistas com as questões envolvendo magias, línguas indecifráveis e encontros… peculiares. Além disso, ele pode se tornar um bom NPC para a história, fazendo com que os jogadores fiquem intrigados não só pelo seu conhecimento mas também pelo seu envolvimento com os outros moradores da vila.

Os relacionamentos interpessoais: essa é a chave principal para Stardew Valley e também será para a campanha. Moldar bons relacionamentos fará com que você não somente conheça melhor a cidade e quem está morando ali, como também estará criando rotas importantes para o seu destino. Afinal de contas, suas ações terão consequências

  • Conclusão (contém spoilers) e ideias para campanha

Falar sobre conclusões com relação a Stardew Valley é algo peculiar. Afinal de contas, a proposta inicial é ser um jogo sem final, mesmo que tenha pontos chaves para a história, como o desbloqueio de uma das ilhas do arquipélago das Ilhas Samambaias; ou do Deserto. Assim, as quantidades de missões a se cumprir, informações a serem adquiridas e relações a fixar tornam Stardew Valley um jogo recheado e completo, cumprindo o que ele se propõe. Isso também significa uma infinidade de ideias para adaptações para campanhas, que não necessariamente envolverão cuidar de vacas e galinhas, e criar geleias e vinhos!

Uma ideia de campanha completa poderá envolver o arco do Centro Comunitário, onde os jogadores precisam explorar locais para encontrar os itens necessários para recuperarem um local muito importante para a civilização. Contudo, essa missão não será fácil e eles terão de tomar bastante cuidado, afinal os perigos podem ser muitos.

Ademais, pode-se falar também sobre o desenvolvimento de oneshots — ou até mesmo spinoffs — relacionados aos eventos que ocorrem durante o ano, como o Mercado Noturno, a Véspera dos Espíritos e a Dança das Medusas-da-Lua, nas quais os jogadores podem conhecer não só as festividades da região como também como alguns segredos que são guardados.

Vale lembrar que são somente algumas ideias e que o mestre tem total liberdade criativa! E, pela dica do “quimeireiro” de hoje, Stardew Valley tem muito a ser explorado, então vale a pena ser jogado.


Por último, mas não menos importante, se gosta do que apresentamos no MRPG, não se esqueça de apoiar pelo PicPay, PIX ou também no Catarse. E com isso, torne-se um Patrono do Movimento RPG e tenha benefícios exclusivos! Ou então, apoie nossa revista digital, a Aetherica através deste link!

Publicado por

Sebastian M.

A criatura mágica que faz Letras: Português e Literaturas, e joga RPG. Escritor e designer gráfico, que tenta ser artista nas horas vagas, e participa de diversos projetos, utilizando a cultura pop como meio de estudo e entretenimento.

Sair da versão mobile