fbpx
Movimento RPG
Image default
Armaria Mundos Selvagens

Weird Wars – Explorando Mundos Selvagens

O mundo é repleto de conflitos, e alguns escalam-se para eventos mundiais.

Entretanto, os horrores da guerra às vezes extrapolam aquilo que conhecemos como comum nessas batalhas, com criaturas terríveis e homens ainda piores no controle da situação.

Esta é a ambientação de Weird Wars. Um mundo de Savage Worlds onde o sobrenatural encontra alguns dos principais conflitos da história. Essa dinâmica coloca os jogadores no papel dos heróis anônimos que disputam estes eventos.

Cenários de guerra estão firmes no imaginário coletivo, e muitos jogos eletrônicos e de tabuleiro utilizam essas referências o tempo todo. Com o RPG não seria muito diferente.

 

Contextualizando…

A franquia Weird Wars possui até o momento quatro períodos distintos, contendo alguns dos principais conflitos de impacto mundial que são estudados e utilizados em diversas mídias. Abaixo você poderá ler um pouco sobre esses períodos.

Além disso, algumas mecânicas foram criadas para este mundo selvagem para que você possa aproveitar tudo o que um cenário de guerra pode exigir do Savage Worlds.

 

Weird Wars Rome – O Império Romano

O Império Romano é um dos mais influentes da história, passando por toda uma trajetória de conflitos armados. Por conta disso, criou as fundações para o combate estratégico daquela época até a atualidade.

As legiões romanas estiveram por todo o mundo conhecido, conquistando os territórios por onde passavam. Consequentemente, em suas batalhas, essas legiões viram coisas que jamais seriam levadas a sério no Senado Romano, onde as decisões eram de fato tomadas.

Mas isso não fazia estas coisas deixarem de existir, levando os legionários a um trabalho ainda mais importante.

A Legião do Crepúsculo, em particular, foi formada especificamente para lidar com esses elementos obscuros e inexplicáveis. E é ali onde seus personagens terão oportunidade de proteger o povo de Roma.

Uma mecânica particular deste livro é a de Legados, que permite aos jogadores criarem uma linhagem de sangue para receber seus tesouros e heranças. Além disso, permite que as futuras gerações estejam preparadas para novas batalhas.

 

Weird Wars I – Guerra das Trincheiras

A guerra para acabar com todas as guerras, como ficou conhecida. Foi um dos conflitos mais sangrentos da história, onde cada país convocou seus melhores soldados para proteger sua nação e “fazer brilhar o céu da liberdade novamente.” – Pelo menos era isso que os panfletos convocando jovens diziam.

Muitos soldados descobriram, no meio da lama e sangue da Terra de Ninguém, que a Guerra das Trincheiras era cheia de segredos e monstros escondidos. Ou seja, seus oponentes não eram a única coisa a se preocupar.

Ao lado de soldados, pilotos, marinheiros e até mesmo civis, estava a Legião do Crepúsculo, que buscava uma nova maneira de proteger a humanidade e eliminar os horrores que se escondem dos olhos comuns.

Uma mecânica diferenciada apresentada para este cenário é a de Missões Narrativas. Elas permitem uma estrutura mais simples e divertida para algumas das missões comuns durante a grande guerra, tais como patrulhas, ataques aéreos e costais, e outros.

 

Weird Wars II – A Guerra dos Mil Diass

O levante da Alemanha nazista foi terrível e assustador, dirigindo o mundo inteiro a um conflito de proporções impensáveis, ainda maior que o da Primeira Grande Guerra.

A Guerra dos Mil Dias foi disputada em muitos fronts, com alguns protagonistas bem firmados.

Seja enfrentando o império Japonês, o Fascismo da Itália ou mesmo a Alemanha Nazista, este é o momento de tomar armas e buscar o mundo livre através da visão dos aliados.

Esse livro foi trazido ao Brasil pela Retropunk Editora em um financiamento coletivo bem sucedido. Ele contou, inclusive, com suplementos que possibilitam aos jogadores fazerem parte da FEB, a Força Expedicionária Brasileira. Os nossos pracinhas que foram até a Europa auxiliar as forças aliadas.

 

Weird Wars Tour of Darkness – A Guerra do Vietnam

Neste, que foi de fato o primeiro conflito usando as regras de Savage Worlds na série Weird Wars, narra um pouco do sangrento conflito da Guerra do Vietnam. Aqui, os horrores sobrenaturais muitas vezes estão lado a lado com a crueldade humana.

Neste cenário, é importante deixar claro as intenções do autor. O criador de Tour of Darkness é um veterano do exército americano, que tentou mostrar que existiam alguns soldados “heroicos” nesse conflito.

Ainda que possa ser uma opção diferente e que representa conflitos mais modernos, ele é claramente tendencioso e pode não apresentar uma gama tão ampla de opções para interpretar o conflito.

A guerra, ela nunca muda. Por isso, enfrentar os horrores sobrenaturais do mundo é um trabalho que pode passar por eras.

E seus soldados da Legião do Crepúsculo terão muito tempo para enfrentar o mal que espreita nas sombras.


Por último, mas não menos importante, se você gosta do que apresentamos no MRPG, não se esqueça de apoiar pelo PicPay, PIX ou também no Catarse.

E com isso, torne-se um Patrono do Movimento RPG e tenha benefícios exclusivos! Ou então, apoie nossa revista digital, a Aetherica através deste link!

Postagens Parecidas