Projeto Ágato: Meados do Século XX Ágato

Olá, pessoal! Ágato é o nosso cenário oficial de super-herois para o sistema 3D&T e continuamos aqui o histórico de nosso cenário com meados do século XX ágato! Não deixe de ver todos os nossos artigos na página da Tokyo Defender!


Meados do Século XX Ágato: As Grandes Ideologias

Com o advento do Nazismo na Alemanha, os discursos de eugenia, preconceito e racismo se reacenderam na Europa, de modo que os ágatos voltaram a ser considerados portadores de energias mortíferas aos seres humanos comuns, levando-os a serem perseguidos pelos nazistas (na forma dos agentes da divisão Einsatzgruppen), capturados e forçados a trabalharem em regime de escravidão em campos de concentração ou como cobaias para experimentos agatológicos das mais diversas naturezas. Através destes experimentos, o médico e agatobiálogo Dr. Hans Buchenwald elaborou o estudo “Polarisierte Aura”, fornecendo grandes e importantes dados científicos sobre a polarização dos objetos para que não fossem diretamente afetados pelos poderes dos ágatos – tais objetos invulneráveis passariam a ser utilizados pelas forças mantenedoras da lei na forma de cassetetes, algemas e outras formas de aprisionamento, bem como em materiais de uso escolar dentro das Escolas de Super-Heroísmo que foram se multiplicando seguindo o modelo da pioneira Escola de Lyon (que acabara de lançar o livro “Escola de Lyon: Origem e Filosofia” para inspirar esta expansão do ensino do Super-Heroísmo). A vitória da II Guerra contou com grandes herois ágatos como o norte-americano Estrelas & Tiras e o soviético Bagiennik Vingador – ambos teriam assinado o Estatuto do Vigilantismo Reconhecido e se tornado os Vigilantes Nacionais de seus respectivos países, permitindo a regularização trabalhista de todos os humanos e ágatos que se dedicassem à vocação (agora profissão) do Vigilantismo. Pouco depois, Estrelas & Tiras e o Bagiennik Vingador seriam forçados a se verem como inimigos durante a Guerra Fria, momento político em que as grandes potências influenciaram sobre diversos países ao redor do mundo, incitando guerras e conflitos civis – nesta época, surge o terrível Selvagem Senhor da Guerra, líder tribal congolês com Complexo de Cronos, conhecido por instituir a agatofagia entre seus soldados. Neste momento, o resto do mundo passa a saber da existência da tradição africana dos Khakhuas, ou caçadores agatófagos, que se espalha lentamente pelo resto do planeta entre psicóticos e agatofóbicos.

As fortes ideologias começam a se formar nesta época, apresentando grandes figuras que lançam suas ideias para inspirar outros ágatos, tendo nos EUA a maior concentração de ídolos ideológicos ágatos. Enquanto o Reverendo Kirk Brownson publica sua Bíblia do Advento de Cristo Ágato e angariando muitos fieis a partir de suas ideias protestantes de que Cristo seria o ágato mais poderoso já existente e que os poderes seriam manifestações do Espírito Santo, na Austrália o mestiço aborígine Voz da Tempestade (oneironauta e membro da banda Ka’nini como vocalista e tocando o instrumento didgeridoo) lança a canção-manifesto Alcheringa’s Call, marco do início da crença do Barnumbirr e do Yiri Rock (ritmo que utiliza muitos instrumentos tradicionais aborígines, de forte apelo ideológico, traços religiosos baseados no Catolicismo Ortodoxo e que defende a convivência pacífica e a mítica volta dos ágatos ao mundo de Alcheringa).

Outro forte antagonismo em meados do século XX ágato se deu entre o norte-americano Borrão de Cor e o búlgaro Rei Cinocéfalo; o primeiro teria lançado seu manifesto político a favor da convivência pacífica e da igualdade de direitos e respeito na forma do livro “A Foice e o Corvo” (cujo nome alude aos ágatos Foice de Fogo, da Roma Antiga, e Corvo Negro, da Austrália colonial), e o segundo divulgou por todo o Leste Europeu seu “Ato de Supremacia”, manifesto que defende o conceito nietzschiano de senhor e servo, mas indicando os ágatos como senhores dos frágeis humanos, usando analogias e símbolos sempre ligados ao pré-histórico Rei Macaco. Paralelamente, o aimará Poncho de Fogo defende os direitos dos indígenas na Bolívia, Chile e Peru, principalmente no respeito aos ágatos das nações indígenas da América do Sul.

Nos âmbitos da Publicidade e do Entretenimento, dois grandes eventos acontecem, sendo o primeiro a fundação da primeira agência de publicidade ágata, a norte-americana Venger, sob o comando dos sócios Estrelas & Tiras, Asgardiano e Homem de Lata, que passam a gerenciar os serviços publicitários sobre marcas ágatas e ajudam na popularização desta especialidade da comunicação social.

Tido como o verdadeiro exterminador da vexaminosa tradição teatral e cinematográfica do Critterskin, o ator norte-americano Triturador de Milho é reconhecido como o primeiro caliban a atuar em Hollywood, integrando-se a todo o time de estrelas e abrindo caminho para as futuras gerações de atores ágatos.

Obras históricas importantes da Belle Époque Ágata

  • Escola de Lyon: Origem e Filosofia (França)
  • Estatuto do Vigilantismo Reconhecido (França)
  • Polarisierte Aura (Alemanha)
  • Bíblia do Advento de Cristo Ágato (EUA)
  • A Foice e o Corvo (EUA)
  • Alcheringa’s Call (Austrália)
  • Ato de Supremacia (Bulgária)

Figuras históricas importantes da Belle Époque Ágata

  • Estrelas & Tiras (Stars & Stripes)
  • Triturador de Milho (Corn Shredder)
  • Bagiennik Vingador (Mstisteli Bagiennik)
  • Reverendo Kirk Brownson
  • Asgardiano (Asgardian)
  • Homem de Lata (Tin Man)
  • Selvagem Senhor da Guerra (Kinyama Balogun)
  • Borrão de Cor (Color Blot)
  • Poncho de Fogo (Nina Poncho)
  • Voz da Tempestade (Baran Murungalwalan)
  • Rei Cinocéfalo (Carole Pesoglavtsi)

Arte do post: Bruno Prosaiko

Cook & Hero – Momento Indie

SE AVENTURAR E COZINHAR!

Se você está procurando um jogo rápido, diferente e divertido, hoje você tirou a sorte grande. Vamos matar monstros para cozinhá-los e achar o prato perfeito no RPG mais inusitado que poderá jogar.

O jogo que compartilharemos hoje é o Cook & Hero. Este rápido folheto de RPG traz a proposta de fazermos uma competição gastronômica e heroica para encontrar o prato perfeito ou morrer tentando.

Nesta proposta você encarnará um aspirante a mestre cozinheiro, numa competição entre rivais valorosos para criar o prato perfeito. Para isso, você utilizará como ingredientes, monstros escamosos, assustadores ou asquerosos.

No início do jogo os jogadores deverão rolar um dado de 10 faces para determinar o tipo de aventura que estarão envolvidos, se desejarem dar o ato a sorte, claro.

O jogo pode ser um documentário envolvendo bruxas, um sitcom com demônios, reality show com uma dragoa dourada divertida e muitas outras combinações.

MECÂNICA DE JOGO – O prato perfeito

O personagem possui apenas dois atributos, Cozinha e Herói, cada um começando com 5 pontos. Cozinha é usado sempre que for necessário encontrar ingredientes, conhecer sabores, misturar as coisas e gerar seu prato. Herói é o atributo usado para todas as outras coisas que não seja cozinhar.

Quando seu personagem age, você roda 1d10, se seu resultado é maior que seu atributo relacionado, você possui uma falha, se for menor que o atributo, você tem sucesso.

Toda vez que um atributo falhar você move 2 pontos de Cozinha para Herói.

Você também pode voluntariamente mover 1 ponto de Herói para Cozinha quando tiver um flashback falando de um problema na cozinha do seu passado ou uma história triste, corajosa e etc.

Você pode mover 1 ponto de cozinha para herói quando tentar uma tática ousada que podem gerar resultados muito bons ou terrivelmente desastrosos.

CONCLUINDO O JOGO

Se seu atributo Cozinha chega a 10, você não consegue ser um bom herói e morre, de bravura ou através de um perigo surpresa.

Já o seu atributo Herói chega a 10, você não consegue ser um bom cozinheiro, e morre, ou de vergonha ou através de algo hilariantemente delicioso.

Se possuir 3 ingredientes para sua receita você pode tentar rolar Cozinha e vencer a competição com um prato perfeito. Falhar significa começar do zero, acertar é ter sucesso geral e receber o prêmio prometido pelo chef geral.

Se houver um tesouro particularmente perigoso, você pode tentar uma rolagem de herói para arruinar a competição, matando o chef. Falhar significa matar todo o grupo participante. Sucesso significa vitória estranha ou pouco duradoura. O Prêmio geral se perde.

CONCLUSÃO E ONDE ENCONTRAR

Como todo jogo panfleto, Cook & Hero traz muita possibilidade de liberdade interpretativa pro grupo todo e poder narrativo pros jogadores. Existe uma tabela randômica de classes que entrega poderes a cada cozinheiro que o panfleto não explica como utilizar, fica a encargo do mestre e jogador acordar sobre como isso será usado mecanicamente no jogo.

Por fim, o melhor de tudo que é um jogo “pague o quanto quiser” e você poderá encontra-lo nesse link:  CLIQUE AQUI

Para aquela tarde descontraída tomando um lanchinho com os amigos, esse jogo é perfeito para gerar muita diversão e abrir os apetites. Boa cozinha!

Conheça também o canal do RPGMind ou outras resenhas aqui.

Projeto Ágato: Belle Époque Ágata

Olá, pessoal! Ágato é o nosso cenário oficial de super-herois para o sistema 3D&T e continuamos aqui o histórico de nosso cenário com a Belle Époque Ágata, nos primórdios da Idade Contemporânea! Não deixe de ver todos os nossos artigos na página da Tokyo Defender!


Belle Époque Ágata: O Fantástico

O período entre 1800 e 1939 marcou de forma absolutamente revolucionária o papel dos ágatos e dos não-ágatos a partir de uma infinidade de obras científicas que partiram dos países ocidentais mais importantes da época, principalmente as nações da Grã-Bretanha. Com a descoberta da ossada do Rei Macaco, o naturalista e evolucionista inglês Richard Kingstone lança sua obra sobre o que ele chamou de Titanopitecos, os “macacos titãs” que tinham poderes e viviam nas comunidades pré-históricas. O livro “Psique Meta-Humana”, do psicanalista austríaco Ulrich von Osterstein finalmente começa a revelar a toda a Humanidade detalhes sobre os efeitos que a condição de criatura dotada de superpoderes causa na psicologia humana, levando, por exemplo, às criações dos nomes que os ágatos assumem ao criarem uma espécie de identidade paralela.  A questão dos Complexos derivados dos ágatos também começa a ser desvendada com a obra de Osterstein. A terceira obra que quebra barreiras com o passado é “Homo agathos”, de Peter August Becker, que cunha e populariza o termo “ágato” para todos os seres humanos dotados de superpoderes, termo este advindo dos mitológicos Agathodaimons greco-romanos – Becker ainda revela paralelos míticos com os Qarins islâmicos, os Anjos da Guarda cristãos, os Massar Sulmi mesopotâmicos, os Fravashis do Zoroastrianismo, os Shugogami do Xintoísmo, os Nagual dos povos pré-colombianos da América Central, os Ishta-Devata hindus e os aborígines Kurdaitcha. A partir de então, chega-se ao convencionalismo de que os poderes dos ágatos vêm da conexão das almas (ou energia vital, para os menos espiritualistas) com seres etéreos de consciência que realizam uma espécie de simbiose, e as implicações desta simbiose passaram a ser estudadas por disciplinas muito específicas como a Agatoantropologia, a Agatoarqueologia, a Agatobiologia, a Agatofilosofia, a Agatofísica e a Agatopsicologia. No Brasil, o padre e agatofísico Landell Morano elabora seu Caderno K, estudando campos eletromagnéticos e biomagnéticos, revelando que a tal simbiose proposta por Becker acontecia no nível etérico do que é chamado de “aura” nos seres humanos – a aura seria o ambiente de habitação do agathodaimon, o que significa que a manipulação de campos eletromagnéticos poderia, em teoria, influenciar benéfica ou maleficamente a simbiose. Com os estudos de Morano, o Efluvismo científico começa a se sobrepor à esotérica Auromancia da mesma forma como ocorre na Química sobre a Alquimia e na Astronomia sobre a Astrologia, aparecendo os primeiros fotógrafos efluvistas e, nas primeiras décadas do século XX, os primeiros cineastas efluvistas.

Mesmo que a Ciência e o racionalismo tenham se desenvolvido muito com estes trabalhos reveladores, o misticismo, a superstição e o simbolismo ainda estavam fortemente enraizados, induzindo a manifestações de diversas origens, como os dois livros clássicos do australiano Matt O’Brien “A Rainha de Alcheringa” e “A Caoineag de Gladstone”, apresentando o personagem infante Estrela Cadente e ainda realizando uma releitura das lendas da Caoineag e do Sluagh para sua época e país. Na França, o artista ágato Nevoeiro Sonhador funda o grupo Les Nabis Agathes, de poesias simbolistas e pinturas abstracionistas, sempre tentando expor a manifestação da aura em contraposição ao Efluvismo – a principal obra deste grupo foi a poesia “Devaneio Abstrato”. Nas primeiras décadas do século XX, o Surrealismo Ágato também se popularizou, com artistas majoritariamente ágatos e sensitivos, que buscavam retratar seus sonhos feéricos em suas artes. No campo da Moda, o estilista francês caliban Pelota Basca decide utilizar apenas modelos calibans em seus desfiles, na intenção de comprovar a funcionalidade de seus modelos para qualquer tipo de pessoa – surge então a profissão de Melusina, uma modelo caliban. Enquanto surgem Melusinas no campo da Moda, no Entretenimento surgem os Freaks, ou Horrores, que trabalham em Circos Calibans com o único intuito de expor suas habilidades e aparências fantásticas – o maior destes circos na época foi o Circo dos Indesejados, comandado pelo caliban Vermívoro, franco-cigano.

Por fim, uma obra de misticismo e superstição da época foi o livro “A Ordem Secreta de Santa Eglé”, cujo autor buscava revelar detalhes inacreditáveis sobre a lendária sociedade secreta – porém, foi descoberto posteriormente que boa parte do conteúdo havia sido inventada ou manipulada de fontes pouco confiáveis, tornando o livro mais um instrumento de teorias conspiratórias que um levantamento sério e histórico da realidade. Muitos dos dados contidos nesta obra serviram de inspiração ao ciclo de livros sob o título “A Era Hiperetérea”, narrando uma época fictícia pré-histórica, composta de grandes e semidivinos reis, feiticeiros e guerreiros que enfrentavam forças malignas do Alcheringa – o protagonista de praticamente todas as histórias era Kanak, o Fatiador da Tempestade, um bárbaro caliban destinado ao trono do reino fictício de Fyrtfae (obviamente, o nome do reino sendo uma corruptela do mítico reino de Fyrtanfen, de Fendrel, o Alado).

Nos âmbitos trabalhista e político, grandes modificações também ocorreram aos ágatos, começando pelo estudo agatobiológico de alto teor eugênico e preconceituoso chamado “Ensaio sobre a Malformação Agatológica”, que teorizava que a manifestação dos poderes ágatos poderia gerar danos na saúde das pessoas à volta, além de considerar os ágatos (principalmente os calibans) como humanos infectados por algo que o autor considerava como uma radiação maligna – a partir deste estudo, muitos ágatos passaram a ser chamados de Malformados nas Américas, África e colônias britânicas. Nos EUA, a cruel medida denominada “Lei Norte-Americana da Feiura” isolava calibans em guetos e os proibia de frequentarem os mesmos locais que as pessoas comuns – logo, esta medida foi eliminada. Um mártir da defesa aos ágatos foi o inglês Homem-Turba, responsável pela demissão de vários proletários devido a seu poder de se multiplicar e trabalhar como uma verdadeira turba, aceitando receber o salário de apenas um operário. Os proletários enfurecidos trancaram o Homem-Turba na fábrica com todas as suas cópias e incendiaram a fábrica toda, matando-o no processo e acendendo a necessidade de se repensar a utilização dos poderes ágatos em benefício das empresas sem desvalorizar as pessoas desprovidas de poder.

Durante a Belle Époque ágata também surgem três grandes forças dos ágatos da atualidade, o conceito de vigilantismo, o de marca ágata e o de feeroi. O vigilantismo começa a tomar forma na figura do detetive noir Tom Forest, que mais tarde manifestaria seus poderes ágatos e assumiria o nome de Cadeira Elétrica – sua atuação na cidade de Chicago inspirou o escritor de livros de romance policial a escrever vários romances com ele como protagonista, a começar pela obra “O Expresso da Madrugada”. Outro personagem fundamental ao conceito de vigilantismo foi o ágato francês Ligaroo Branco, o mais famoso fundador da Escola de Lyon, considerada a primeira Escola de Super-Heroísmo da História, ensinando os códigos heroicos do que passou a ser chamado de Escola Francesa, baseada nos tratados de cavalaria e nos paladinos, e ainda contou com o aposentado Alferes Azul, tido como o mais honrado e inspirador soldado alemão da Primeira Guerra Mundial, especializado em atacar frente a frente tanques blindados britânicos e em teoria o Vigilante Nacional alemão da época.

O conceito de marca ágata começa a se desenvolver também nesta época, com situações como os dois primeiros ágatos-propaganda conhecidos (Dragão Toyo no Japão e Monotrilho nos EUA), o registro da primeira marca ágata através da requisição do alemão Espírito do Tempo e da consolidação da lei de propriedade herdada de marca ágata após a disputa de Christiaan Hoy De Vries para passar a seu filho Sjaak Van Dijk De Vries contra Thijs Savich Haarhuis, que também queria utilizar o mesmo nome devido ao curto período de coma de Christiaan quando Thijs havia assumido o nome de Cavaleiro de Capricórnios, embora a família De Vries já mantivesse o nome há séculos.

O conceito de feeroi se deu pela fantasia do ser humano em ver seres de poder inexplicável atuando como heroi e defendendo ideias como paz, honra e justiça, manifestando-se então na figura do Fey-Homem, personagem de histórias em quadrinhos que passou a ser o símbolo máximo dos feerois em qualquer época, inspirando o desenvolvimento desenfreado da indústria de HQs nas décadas posteriores.

Obras históricas importantes da Belle Époque Ágata

  • Titanopitecos, Macacos Titãs (Inglaterra)
  • Psique Meta-Humana (Áustria)
  • Homo agathos (Inglaterra)
  • Ensaio sobre a Malformação Agatológica (Escócia)
  • Devaneio Abstrato (França)
  • Lei Norte-Americana da Feiura (EUA)
  • A Rainha de Alcheringa (Austrália)
  • A Caoineag de Gladstone (Austrália)
  • Caderno K (Brasil)
  • A Ordem Secreta de Santa Eglé (Polônia)
  • A Era Hiperetérea (Inglaterra)
  • Fey-Homem (EUA)
  • O Expresso da Madrugada (EUA)

Figuras históricas importantes da Belle Époque Ágata

  • Homem-Turba (Mobman)
  • Nevoeiro Sonhador (Brouillard Rêveur)
  • Matt O’Brien
  • Alferes Azul (Der Blaue Fahnenträger)
  • Pelota Basca (Pelote Basque)
  • Dragão Toyo (Toyotatsu)
  • Vermívoro (Vermivoire)
  • Monotrilho (Monorail)
  • Ligaroo Branco (Ligaroo Blanc)
  • Espírito do Tempo (Zeitgeist)
  • Christiaan Hoy De Vries, Sjaak Van Dijk De Vries e Thijs Savich Haarhuis, Cavaleiros de Capricórnios (Bokkenrijder)
  • Tom Forest, Cadeira Elétrica (Hotsquat)

Arte do post: Kevin O’Neill

Shadow Of The Demon Lord – Visceral e perigoso

Olá, Magos, Bardos, Aventureiros e Vilões do Multiverso, estou aqui novamente em uma missão caotic/good! Desta vez para falar do meu assunto favorito, o mundo darkness. Trata-se de um sistema não muito conhecido, mas que é bastante interessante para quem gosta de uma pegada mais sombria. Shadow Of The Demon Lord é um jogo de role-playing de fantasia de terror criado por Robert J. Schwalb. Foi financiado através de uma campanha do Kickstarter e lançado em 12 de março de 2015.

O Universo

No jogo, você cria e interpreta personagens que lutam para sobreviver em uma terra em rumo ao esquecimento. Portanto um lugar infestado por demônios, hordas de mortos-vivos, magia estranha, cultistas desequilibrados, e tudo isso nas ruínas do último grande império da humanidade.

Ele abre a porta para um mundo imaginário nas garras de um destruidor. 

Um lugar impregnado no caos e na insanidade criado pelo fim dos tempos, com reinos inteiros tomados por rebanhos uivantes de bestiais, espíritos deformados libertos do Submundo, e horrores inomináveis acordados pela chegada iminente do Demon Lord.

Shadow Of The Demon Lord é para mim um dos  melhores jogos no quesito de entregar exatamente o que se espera de um cenário de fantasia. 

Tem que ter estômago forte

O jogo é extremamente mortal com regras que já conhecemos no d20, são as mais comuns do maior RPG do mundo Dungeons And Dragons.

No jogo você tem um medo maior de perder o personagem, pois tudo é feito para lhe matar. Dessa forma não há muitos locais seguros e o mundo todo é um caos. Sendo uma temática única, que inclui medieval e horror constante. Seu personagem  vive em um mundo à beira da loucura e destruição, tudo causado por um inimigo que todas as raças que ainda existem temem. Este inimigo é o Demon Lord.  

O que mais chama a atenção em Shadow Of The Demon Lord é que o jogo realmente exige muito dos players. Normalmente em qualquer outro RPG tradicional, você inicia no nível 1, mas  Shadow of the Demon Lord as coisas são bem diferentes. 

Portanto você começa o jogo com nível 0, isso mesmo zero, é nessa hora que sentimos o imensurável poder do Lorde Demônio e estamos no fim do mundo. Mas você evolui logo para o nível 1 após sua primeira aventura. E você escolhe os caminhos que no jogo são as classes. Mas o jogo tem muito mais, como magias insanas e surreais, e os monstros nem conto a vocês são de explodir a mente. 

Então esse é o jogo que queria apresentar para vocês. Não vejo muita gente comentando ou narrando o mesmo. O que acham de fazer mais pessoas conhecerem esse cenário e jogo.

Dica do Mago 

Você pode adaptar um pouco as regras, e mudar algumas coisas, e será possível jogar no universo de Dark Souls, utilizando as regras ou o clima do universo de Shadow Of The Demon Lord. Já pensou em jogar a franquia Souls? Em breve irei contar como fazer isso, mas isso fica para outra oportunidade. 


Shadow Of The Demon Lord – Visceral e Perigoso

Autor: O Mago Supremo.
Revisão de: Isabel Comarella.
Artista da capa: Douglas Quadros.

Continue no clima de terror e montros, fique por aqui conosco lendo a resenha de The Witcher também.

Changeling: O Sonhar – Resenha

Bom primeiramente devo me apresentar, sou um dos novos colunista do Movimento RPG, e faço parte do Recanto das Trevas, com 26 anos de idade, uma bagagem de 15 no RPG. Muito da minha formação como narrador e jogador advém do conhecimento de outros jogos do Mundo das Trevas, o que me fez construir uma visão própria sobre os cenários e propostas dos jogos.

O Sonhar

Changeling, como vem sendo descrito ao longo de suas 3 edições, é um jogo que incorpora o horror pessoal dentro de um cenário místico onde os Contos de Fadas Arturianos existem. Porém, ao longo do desenvolvimento da humanidade e do avanço da descrença no místico, esses seres estão cada vez mais fracos e morrendo, pois a sua fonte de existência é justamente o sonho dos mortais.

Quando passamos a explorar mais e mais este cenário fantasioso, pode parecer não ter relação com os outros temas e cenários do Mundo das trevas, mais focados em política, sobrevivência, corrupção do sistema e dos valores, fim do mundo, etc. Nós perdemos que Changeling está além disso, pois sua proposta de jogo, como havia comentado acima, é mostrar um mundo descrente que representa o maior medo do ser humano: o medo do desconhecido.

Então você, leitor, me pergunta: como essas criaturas fantasiosas, fadas provenientes de crônicas arturianas, conseguem sobreviver em um mundo assim? Então eu lhe respondo: não conseguem. É um ambiente hostil e cheio de adversidades, ondes eles precisam buscar a luz na escuridão, que são os mortais que ainda acreditam em lendas e contos. Ou convencê-los a acreditar.

Realismo Místico

Na literatura popular, existe um gênero que foi categorizado como realismo místico, que são pequenas histórias e eventos que são difundidas como reais, mas tem seu teor fantasioso presente. Muitos de vocês podem conhecer esse termo pelos seus nomes mais comuns: história de pescador, história da caixinha, história pra boi dormir, etc. Existem muitos termos. Porém, todos eles se referem ao mesmo tipo de história, um acontecimento real onde o misticismo, mistério, e o sobrenatural se confundem e, dentro disso, nós temos vários exemplos: “Minha avó costumava dizer que o vizinho era um lobisomem, por que ele era muito peludo”, “Esse senhor só trabalha a noite, eu nunca vejo ele no mercado, será que ele é um vampiro?”, “Meus avós costumavam dizer que no interior animais eram abduzidos durante tempestades porque ninguém conseguia ver as naves dos alienígenas.”, etc.

Então, como essas criaturas fantásticas sobrevivem em um mundo que é hostil a sua natureza? Se fazendo notar através de lendas, criando mitos, e contos onde eles são os protagonistas, pois eles se alimentam de sonhos.

Dentro desse cenário do Mundo das Trevas, o maior desafio não é um grande vilão, uma criatura desconhecida ou um assassino serial, e sim a descrença. Você luta incessantemente para não esquecer e não ser esquecido. Se um changeling, em algum momento, dúvida de sua natureza, ele gera descrença. Porém, ele não pode simplesmente sair mundo afora “quebrando a máscara”, como é dito em Vampiro. Isso é tóxico, pois um sonho, uma crença, que deveria ser algo especial, se torna banal e comum.

O Grande Desafio

O grande desafio do cenário de Changeling é fazer a fantasia de tornar algo real e palpável para aqueles que não acreditam nela. Quantas histórias você já ouviu que chutar um gato preto da azar? Muitas. Hoje,, se tornou um consenso de que não se faz isso para não se maltratar o animal, porém em algum momento da vasta existência, alguma fada com características de gato poderia ter criado essa história para se defender de agressões, e ela poderia realmente dar azar aqueles que a chutavam. Mas, para o azar dela, o consenso geral tornou essa história algo comum, relacionado aos maus tratos, ao invés da justificativa mística.

Então caro leitor, para concluir: Changeling: o Sonhar é um jogo que busca desafiar seus jogadores mentalmente, onde até mesmo os personagens mais físicos e os jogadores que não gostam do estilo de jogo intelectual são desafiados a criarem essas histórias, seja por feitos heróicos ou vilanescos, como demonstrações de força que se espalham pela vizinhança local como “o homem mais forte do bairro”. Porém, eu não quero passar a impressão errada. Changeling é um jogo cinza, que aborda a morte da esperança e das antigas crenças, onde o maior inimigo é a palavra “porque” e, veja bem, sem acento, conjugação ou pontuação.

O objetivo do cenário é apresentar um mundo onde pesos e medidas são coisas diferentes em situações diferentes, e elas importam para a decisão final, onde nem tudo é bom, nem tudo é mau, nem tudo é neutro. Onde o meio termo definha pelo medo tomar uma atitude. Changeling é um jogo que valoriza as ideias de seus jogadores, que valoriza propostas e formas diferentes de pensar. É um jogo recompensador para aqueles que buscam o desconhecido na mesmice do dia a dia.

Por Fim

Caro leitor você que teve a paciência e a gentileza de acompanhar meu texto até aqui, espero que consiga absorver meu ponto de vista e se sinta instigado a jogar, para que assim possa formar sua opinião.

Mas o princípio criativo reside na matemática. Num certo sentido, portanto, considero verdade que “o puro pensamento é capaz de abranger a realidade”, como sonhava Albert Einstein.


Esta resenha foi escrita por Sr. Tony que faz parte da Guilda Aliada Recanto das Trevas. O Recanto das Trevas é o maior servidor brasileiro do Discord dedicado a Mundo das Trevas. Lá você vai encontrar todo o suporte de narradores e jogadores para que todos tenham a melhor experiência em RPG.

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Changeling: O Sonhar

Autor: Sr. Tony.
Padronização: Douglas Quadros.
Artista da Capa e Revisão: Raul Galli.

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Projeto Ágato: Modernidade Ágata

Olá, pessoal! Ágato é o nosso cenário oficial de super-herois para o sistema 3D&T e continuamos aqui o histórico de nosso cenário com a Modernidade Ágata! Não deixe de ver todos os nossos artigos na página da Tokyo Defender!


Modernidade Ágata: Novos Pontos de Vista

Ao final da Idade Média, a hegemonia ideológica da Igreja sobre o mundo ocidental foi se esvaindo através do contato com novos povos, os interesses comerciais que demandavam tolerância e as rotas comerciais por terra ou por mar que apresentavam novas terras com seus próprios segredos e pistas sobre a natureza dos ágatos – muitos ainda procuravam inocentemente a nação monstruosa de Fyrtanfen, sem nunca encontrarem um mínimo indício da existência de tal reinado; entretanto, a existência da lendária Montanha da Lua dos mitos africanos se revelou no maior ágato já visto e descrito por uma pessoa, colossal a ponto de ser confundido com uma grande montanha pelos nativos africanos. Nesta época a pirataria se popularizou e diversos ágatos expandiram sua fama para diversos pontos do globo – o holandês Cavaleiro de Capricórnios foi um famoso pirata e salteador da época, aterrorizando vilarejos dos Países Baixos e feitorias na costa ocidental africana.

Nesta época, as artes renasceram na Europa, dando fama a Sir Richard Everstone, galês que escreveu diversos romances levados ao teatro, quase todos eles envolvendo ágatos em situações românticas e políticas, em fortes críticas sociais. Um de seus trabalhos mais destacados foi O Anel de Shokereth, que narrava as aventuras de um Separatio Sanguilamorum chamado Caliban. A peça fez tanto sucesso na Europa e suas colônias nas Américas que o termo “caliban” passou a ser utilizado para descrever ágatos com aparências assustadoras ou repugnantes aos olhos dos outros. Mesmo usado pejorativamente, uma dama da nobreza espanhola chamada Fidalga-Mariposa assumiu-se como caliban e passou a utilizar seus estilistas e alfaiates para trajes suntuosos e alegóricos para demonstrar seu poder político e também no crescente mercado da moda nobre e burguesa. Este teatro, ainda voltado às classes altas europeias, proibia que calibans ou ágatos com poderes muito aparentes atuassem, exigindo que atores comuns utilizassem apetrechos que simulassem a aparência caliban ou superpoderes, de modo que a arte de simular calibans foi cunhada como Critterskin, ou “pele de criatura”.

As missões europeias de conversão dos povos nativos das novas terras descobertas enfrentaram muita resistência e conflitos armados, com grandes baixas a todos os lados. Dois grandes mártires são lembrados pelos ágatos como defensores da igualdade: o asteca Vagalume das Estrelas, morto durante as chacinas de limpeza étnica empreendidas pelos espanhóis no México; e o aborígine australiano Corvo Negro, um líder Oneironauta morto nas batalhas de resistência à expansão britânica na região. Porém, percebeu-se nos aborígines uma visão privilegiada dos ágatos e das forças metafísicas que dão poderes a eles, embora mito e realidade emaranhados nos contos folclóricos dificultassem a separação dos fatos em meio a tanta fantasia. Ainda na Austrália, o caliban Costelas de Serpente tornou-se lendário e uma figura patronal dos calibans por ter criado a arte marcial Arungga, desenvolvida especificamente para calibans com características muito grotescas, como a falta ou excesso de membros, tamanhos e formatos de corpo muito diferentes etc. O Arungga se disseminou rapidamente entre calibans de todo o mundo, sendo realizado em locais isolados dos não-calibans, e cujos praticantes passaram a ser conhecidos como Arunggari.

Três obras foram imensamente importantes para o futuro dos ágatos, cada uma de uma localidade muito diferente em questões culturais. No Império Otomano, Abd al-Ilaah escreveu o Saheefah al-Qarin, ou o Pergaminho dos Qarins, explicando o papel dos Qarins como gênios a serviço de Alá e entregadores de poderes aos janns, como os ágatos foram chamados pelos povos islâmicos – esta obra, junto com a compilação O Auromante do Califa, foram as duas obras árabes mais importantes a serem levadas ao Ocidente. Em Portugal, o jesuíta Alma Temente escreveu o Sermão da Escusa Nephalin, reclassificando os portadores de poderes como nephalins (descendentes dos bíblicos Gigantes, alvo do castigo divino e do isolamento entre os humanos) e como magnânimos (almas abençoadas com poderes sagrados para melhor servir a Deus) – este jesuíta levou seu Sermão ao Brasil, onde melhor disseminou suas ideias de base religiosa católica. Na Inglaterra, o duque William Webster, um sensitivo, escreveu o livro Comunicação com o Outro Lado, buscando provar que havia um mundo fantástico secreto sobreposto ao mundo real, de onde vinham os poderes dos ágatos. Logo, Webster passaria a realizar séances espirituais em que dizia invocar seres deste mundo fantástico, bem como convocava os mortos a se apresentarem aos vivos, espalhando pela Europa e Américas a moda das sessões esotéricas de invocação de fantasmas e seres fantásticos – incluindo o Sluagh, espectro de um ágato amaldiçoado vindo do reino dos mortos. Anos depois, o duque sensitivo foi desmascarado e revelado um charlatão que realizava suas sessões com a ajuda de um ágato desconhecido capaz de se desmaterializar e rematerializar a alguns metros de onde se desmaterializara. Mesmo após ser desmascarado, o folclore sobre o amaldiçoado e temido Sluagh gerou uma onda global de medo e preconceito contra ágatos com alguns poderes específicos que eram encarados como manifestações da morte cruel; surgiu também a lenda da Caoineag, a mãe de um caliban que morre no parto e se torna uma alma penada que hora traz a morte e maldições a quem interage com ela, hora ajuda pessoas perdidas a encontrarem um caminho seguro de volta para casa ou abrigo contra quaisquer ameaças.

Ainda nesta época, começam a surgir boatos sobre sociedades e clubes secretos que controlam as relações da nobreza e da classe comercial na Europa e nas Américas, entre elas a Ordem Secreta de Santa Eglé, que estaria supostamente agindo em benefício de todos os ágatos ocidentais, para que pudessem assumir posições de liderança em toda a Europa e Américas e assegurar o poder ágato sobre os meros humanos.

Obras históricas importantes da Modernidade Ágata

  • O Anel de Shokereth (País de Gales)
  • Saheefah al-Qarin (Império Otomano)
  • Sermão da Escusa Nephalin (Portugal)
  • O Auromante do Califa (França)
  • Comunicação com o Outro Lado (Inglaterra)

Figuras históricas importantes da Modernidade Ágata

  • Sir Richard Everstone
  • Montanha da Lua (Mwesi Mlima)
  • Vagalume das Estrelas (Citialli Tlemoyotl)
  • Fidalga-Mariposa (Hidalga Polilla)
  • Padre Sebastião da Luz, Alma Temente (Alma Temëte)
  • Costelas de Serpente (Walea Boóng-gua)
  • Pemultiki, Corvo Negro (Butu Wargon)
  • Kees De Vries, Cavaleiro de Capricórnios (Bokkenrijder)
  • Sir William Webster

Arte do post: Bruno Prosaiko

O Novo Rei dos Monstros – Plot para Aventura

A aventura O Novo Rei dos Monstros! apresenta aos jogadores a oportunidade de serem poderosos kaijus (ou titãs, segundo o Monsterverse) lutando pela supremacia em todo o globo.

A Aventura

Em 2004, os cientistas detectaram uma grande ameaça no espaço, o temido asteroide 99942, que recebeu o nome de Apófis (Deus Serpente da Escuridão, que tenta engolir seu inimigo, o Deus Rá). Este foi identificado como um asteroide com 370 metros de diâmetro, e causou um breve período de preocupação em dezembro daquele ano porque as observações iniciais indicavam uma probabilidade pequena de que ele poderia atingir a Terra.

Após 17 anos de muita especulação, no ano de 2021, os cientistas identificaram que sua provável colisão aconteceria em 2029, no dia 13 de abril, uma sexta-feira.

13 de abril de 2029

Quando neste dia ele cruzou o espaço de um décimo da órbita da Lua, os cientistas perceberam que aquilo não era um simples asteroide, era algo mais sinistro, mas que no momento não representava perigo. Uma possível colisão aconteceria hipoteticamente daqui a 40 anos, entre 2068 e 2069.

O que eles não contavam é que após a passagem de Apófis, forças primais acabaram despertadas. Monstros colossais acordaram de uma hibernação forçada, liberando a fúria da natureza sobre a fragilizada humanidade. Desmoronamentos, vulcões e tsunamis varreram o globo.

Conhecidos pela cultura pop como Kaijus, estes seres começaram a se alimentar do que encontravam pela frente, cada um em seu próprio território de domínio. Os humanos tentaram revidar, mas a tecnologia não era desenvolvida o suficiente para tal.

13 de abril de 2068

Por quase quatro décadas, 16 titãs bestiais reinaram em relativa paz entre si, mas no final do ano de 2067, algo mudou. A agressividade subiu a níveis nunca presenciados, e todos sem exceção começaram a marchar em direção a um ponto específico, a cidade de Tóquio. Na data de 13 de abril de 2068, o combate entre as mais poderosas criaturas se iniciou.

O que será da humanidade no fim disso tudo? Quem será o novo Rei dos Monstros?

Imagem retirada dos filmes do MonsterVerse.

O Atual Rei

Godzilla é uma criação do produtor Tomoyuki Tanaka, do diretor Ishiro Honda, do mago dos efeitos Eiji Tsuburaya — que mais tarde viria a ser o pai da família Ultra — e do compositor Akira Ifukube. Sendo a personificação do medo das armas nucleares. Criado por uma explosão nuclear, seu imenso tamanho, força, terror e destruição evocam a fúria das bombas atômicas lançadas em Hiroshima e Nagasaki.

No decorrer da série, o grande monstro se desenvolveu como um personagem com características ora de um vilão, ora de um herói, frequentemente salvando Tóquio, e posteriormente outras cidades, de invasões de outros daikaiju e de alienígenas, embora no processo ele destrua grande parte dessas cidades. Nos filmes japoneses, é retratado como algum tipo de dinossauro gigante com escamas cinzas e ásperas, um poderoso rabo e várias placas ósseas dorsais.

Sua origem varia de um filme para o outro, mas é quase sempre descrito como uma criatura pré-histórica e seus primeiros ataques ao Japão têm ligações com o início da Era Atômica. Em particular, a mutação causada por radiação atômica — a fúria liberada pelo homem dividindo os átomos — é apresentada como uma explicação para seu grande tamanho e poderes estranhos.

A aparência foi inspirada em várias espécies de répteis e dinossauros. Especificamente, apesar de seu porte ereto, tem o corpo de um tiranossauro, os longos braços de um iguanodonte, as placas ósseas dorsais de um estegossauro e a cauda de um crocodiliano.

Godzilla luta corpo a corpo com kaijus de grande porte e seus poderes são:

  • Respiração subaquática
  • Regeneração super-rápida
  • Imunidade radioativa
  • Super força
  • Hálito atômico / baforada de feixe radioativo polarizado de alta energia atômica
  • Imunidade bélica
  • Mordida eletromagnética
  • Super velocidade em água ou terra
  • Sentido eletromagnético
  • Capacidade de absorver, produzir, canalizar e condensar energia nuclear
  • Bioluminescência

Godzilla, o Rei dos Monstros (67Ki)

F8 (corte), H6, R8, A5, PdF6 (fogo), 90 PVs e 90 PMs

Vantagens:

Kaiju, Aceleração, Adaptador, Alterar Temperatura**, Ataque Especial (Baforada de Energia, PdF; Dano Gigante***, Penetrante, Poderoso), Armadura Extra (Corte, Esmagamento, Perfuração), Membro Extra (cauda), Movimento Especial** (Andar na água*, Constância, Escavação), Pontos de Vida Extra x5, Pontos de Magia Extra x5, Regeneração, Sentidos Especiais** (Senso de Direção, Sentido Sísmico).

Desvantagens:

Inculto, Interferência, Modelo Especial, Monstruoso.

* Godzilla não anda sobre a água, mas possuí uma super velocidade de nado podendo mover-se sem nenhum impedimento.

** Vantagens do Manual Mega City

***Vantagem do Manual do Defensor


Esta aventura chamada O Novo Rei dos Monstros! pretende apresentar aos jogadores a oportunidade de serem poderosos kaijus (ou titãs, segundo o Monsterverse), lutando pela supremacia em todo o globo, reservando também a possibilidade de surpresas reservadas pelo Movimento RPG. Fique ligado!

Projeto Ágato: Medievo Ágato

Olá, pessoal! Ágato é o nosso cenário oficial de super-herois para o sistema 3D&T e continuamos aqui o histórico de nosso cenário com o Medievo Ágato! Não deixe de ver todos os nossos artigos na página da Tokyo Defender!


Medievo Ágato: Dominação da Igreja

Com a queda do Império Romano, surgem os feudos e os reinos católicos e bárbaros na Europa. O ideal heroico torna-se muito importante para a unificação dos súditos e o alastramento da religião cristã. O Sentinela de Pedra torna-se então um grande símbolo de devoção e honra, por ter elaborado as bases das Escolas ocidentais de Super-Heroísmo e tendo sua vida narrada no épico Martírio do Sentinela de Pedra, da época em que ainda era um paladino da corte de Carlos Magno. Ainda no Império Franco, são estipuladas também as leis de obrigação dos ágatos aos não-ágatos no Lex Fragilis, utilizado até a atualidade para impedir ágatos de abusarem dos poderes contra os “frágeis” (seres humanos comuns).

O crescimento da crença cristã e as ameaças de grandes guerreiros ágatos das tribos bárbaras geraram a inimizade entre a Igreja e os ágatos em geral, lhes relegando na época a nomenclatura de sanguebruxos ou hexenbiests, ligando-os a forças demoníacas e adversas ao Cristianismo. A Igreja permitiu que ágatos bárbaros fossem utilizados como escravos feudais, igualados a animais ou criminosos; surgiu então a profissão de feitores de sanguebruxos, que compravam e vendiam ágatos. Um ágato também importante na época foi o Selvagem com Machado, ágato de aparência monstruosa escravizado pelo feitor de sanguebruxos Althalos. O Selvagem com Machado assassinou Althalos e libertou todos os outros ágatos monstruosos pertencentes a Althalos, liderando uma onda de ataques e saques em busca da libertação de todos os ágatos monstruosos tratados como propriedade feudal – por fim, foi assassinado por cavaleiros sob ordens da Inquisição.

A mesma Inquisição que ordenou o assassinato do Selvagem com Machado também elaborou um tratado de caça e tortura aos sanguebruxos chamado Malleus Sanguilamium. Apenas ágatos que se convertessem ao Cristianismo e aceitassem servir a Igreja interinamente (ou seja, aceitarem ser escravos feudais de membros da Igreja) perdiam o status pejorativo de sanguebruxos e passavam a ser chamados de magnânimos, como o Lamentador da Cruz, o Sentinela de Pedra e muitos outros ágatos foram considerados a partir de então. Quando a aparência do ágato era horrenda demais (como ocorreu com vários ágatos na época), a Igreja os isolava em habitações ermas, denominando-os Separatio Sanguilamorum, ou simplesmente Párias, sob a pena de morte caso reentrassem na civilização sem permissão prévia da Igreja. No Leste Europeu, surge um culto herético chamado Piotrismo, que considera a existência de Cristo não apenas como um humano abençoado, mas como um ágato abençoado, de forma que todo ágato possui em si parte da centelha divina e deve ser bem-visto como representante mais próximo do Reino dos Céus.

No Oriente Médio, o profeta Maomé funda o Islamismo e aceita os ágatos como humanos que adquirem poder através da negociação inconsciente com Qarins, gênios servos de Alá que abençoam e protegem seus servos. Qualquer ágato que considerasse seus poderes uma manifestação direta de Alá ou se considerassem anjos, demônios ou gênios (estes últimos, chamados de Abidjinn) estariam cometendo um pecado grave e sendo condenados à morte imediata. O Selo Sagrado foi o ágato mais próximo a Maomé e lembrado como um sahaba (companheiro próximo) do profeta, tendo inspirado muitos ágatos da região a se converterem ao Islã.

Logo, os conflitos entre o Cristianismo e o Islamismo se fortalecem e levam às Cruzadas europeias contra a região do Oriente Médio. O mais raro momento de paz da região, especificamente em Jerusalém, foi quando os ágatos Vampiro Remitido (judeu), Cavalo Celeste (italiota) e Cimitarra do Macaco (árabe) se dispuseram ao esforço conjunto de manutenção pacífica e respeitosa entre os povos. No norte da Europa, cruzados a mando da Igreja empreendem a famosa Batalha de Saule (em uma Cruzada do Norte contra lituanos e piotristas), em que morre a icônica Rainha das Serpentes, que em pouco tempo se torna a padroeira cristã dos ágatos e chamada a partir de então Santa Eglé. Em todos estes intercâmbios culturais, surgem boatos sobre um rei mítico da nação cristã Fyrtanfen (chamada também de Pântano Assustador) chamado Fendrel, cujo reino formado unicamente por ágatos de maioria monstruosa, localizado em algum ponto entre o Oriente Médio e a Ásia, sobre o local onde se localizava a bíblica Bashan.

Durante o Medievo Ágato são também escritos o Shugogamigatana (pelo ágato Prisioneiro Abandonado) e os Traités du Chevalière (pelo cavaleiro templário Geoffroy de Charnay), respectivamente as bases das Escolas Japonesa e Francesa de Super-Heroísmo.

Obras históricas importantes do Medievo Ágato

  • Le Martyre de Sentinelle en Pierre (Império Franco)
  • Lex Fragilis (Império Franco)
  • Malleus Sanguilamium (Espanha)
  • Shugogamigatana (Japão)
  • Carta de Fendrel, o Alado (origem desconhecida)
  • Traités du Chevalière (Sacro-Império)

Figuras históricas importantes do Medievo Ágato

  • Sentinela de Pedra (Sentinelle en Pierre)
  • Selvagem com Machado (Bartensalvang)
  • Bispo Piotr Bimorov
  • Selo Sagrado (Mühr-ü Şerif)
  • Santa Eglé, Rainha das Serpentes (Šventas Eglé, Žalčių Karalienė)
  • Vampiro Remitido (Sawlakh Motetz Dam)
  • Cavalo Celeste (Caelus Equum)
  • Cimitarra do Macaco (Qoph Handzhar)
  • Prisioneiro Abandonado (Momoku Shuujin)
  • Fendrel, o Alado (Fendrel Oleta)

Arte do post: Bruno Prosaiko

Projeto Ágato: Antiguidade Ágata

Olá, pessoal! Ágato é o nosso cenário oficial de super-herois para o sistema 3D&T e continuamos aqui o histórico de nosso cenário com a Antiguidade Ágata! Não deixe de ver todos os nossos artigos na página da Tokyo Defender!


Antiguidade Ágata: A Era Mítica

Quando as grandes civilizações da Idade Antiga começaram a estabelecer seus territórios e suas relações geopolíticas, começaram também a surgir os relatos sobre os seres de poderes e aparências diferentes do padrão humano, recebendo diversos nomes em cada cultura – deuses, semideuses, macrobioi, herois, anjos, demônios, gigantes, gibborim, nagavanshi etc. Seus mitos e contos folclóricos narravam os feitos de seres de grandes poderes, embora seja atualmente impossível discernir quem eram os ágatos e quem eram os simples humanos que ganharam poderes a partir das narrativas e não tinham reais poderes. Mesmo assim, o primeiro ágato a ser narrado foi provavelmente Enmerkar, chamado de Guardião do Reino dos Simurghs, conhecido nos mais antigos contos sumérios como o mítico rei que veio a conquistar o reino lendário de Aratta (em “Enmerkar e o Senhor de Aratta”). Outros reis-guerreiros ágatos incluem a Poderosa Sombra (o nome ágato do faraó Shoshenq I), o Destruidor (nome ágato do gigante bíblico Og de Bashan) e o Cego Furioso (Astrabakos, pai do mítico rei espartano Demarato). Já durante o declínio da Grécia antiga, surge a obra suprema que narra a saga do primeiro grupo de ágatos e não-ágatos que seguem preceitos semelhantes ao Super-Heroísmo contemporâneo: os Argonautas, liderados por Jasão.

Um ágato oriental de grandiosa importância foi Oferenda às Águas, conhecido por ter sido um sacerdote da Índia Védica e ter escrito o Upanishad chamado Ishta-Gita, que elaborava leis de equilíbrio social entre ágatos e não-ágatos. Outro ágato relevante ao estudo dos ágatos na época foi o Sátiro Samotrácio, escultor da Grécia Clássica e adepto do Culto Órfico, esculpia apenas ágatos com corpos inumanos. Já na Antiguidade surgem alguns tratados e estudos sobre a natureza mística dos ágatos e a relação deles com um plano espiritual inacessível até aos próprios ágatos; no Egito é criado o conto Disputa entre um Homem e seu Ba, narrando uma discussão entre um ágato que deseja a morte e uma consciência alternativa dentro de si mesmo tentando convencê-lo a voltar a abraçar a vida, enquanto Aristóteles escreve seu tratado Peri Psyche, analisando a condição espiritual dos ágatos e sua relação com as lendas dos deuses e herois e com as forças naturais e vitais do mundo.

No Império Romano, praticamente todas estas nações foram sendo conquistadas, uma a uma, e seus personagens míticos absorvidos pela cultura romana. Entretanto, dois ágatos tiveram participação crucial para movimentos sociais nos tempos posteriores, sendo o primeiro o gladiador Foice de Fogo (líder dácio dos ágatos romanos escravos, morto na Quarta Guerra Servil) e o santificado Lamentador da Cruz (discípulo coríntio de Jesus, considerado “apóstolo menor” e escritor do apócrifo Evangelho de Plorator Crucis).

Obras históricas importantes da época

  • Enmerkar e o Senhor de Aratta (sumério)
  • Disputa entre um Homem e seu Ba (Egito)
  • Ishta-Gita (Índia Védica)
  • Livro dos Gigantes (hebreus)
  • Macrobiomaquia (Grécia Arcaica)
  • Peri Psyche (Grécia Clássica)
  • Argonautika (Grécia Helenística)
  • Evangelho de Plorator Crucis (Roma)

Figuras históricas importantes da época

  • Enmerkar, Guardião do Reino dos Simurghs (Simurkshathrapavan)
  • Shoshenq I, Poderosa Sombra (Nakhte Khaibit)
  • Oferenda às Águas (Apé Zaoϑra)
  • Og de Bashan, o Destruidor (Abad Ogh ha-Bashan)
  • Astrabakos, Cego Furioso (Tiphlolyssadus)
  • Pyrrhikhos, Sátiro Samotrácio (Satyros Samothrakioi)
  • Foice de Fogo (Ignifalx)
  • Timeu, Lamentador da Cruz (Plorator Crucis)

Arte do post: Stéphane Beaumort

Save Points em RPGs de Mesa

Esse assunto sobre Save Points em RPGs de Mesa surgiu tempos atrás num grupo de RPG do Facebook, e como eu curto misturar elementos de RPGs eletrônicos e videogames de aventura com o RPG de mesa, decidi escrever um pouco sobre isso.

Introdução

Save Points existem comumente em jogos mais antigos, não sei a quantas andam as coisas hoje em dia – parei de jogar videogame antes da chegada do PS3. O que sei hoje em dia sobre jogos eletrônicos vem de gameplays que assisto ou comentários que ouço dos meus primos.

Como o nome diz, são Pontos de Salvamento: servem para gravar o seu progresso no jogo e numa próxima, continuar o jogo a partir daquele ponto. E eles existiam apenas em locais estratégicos, como dentro de cidades, no meio de masmorras ou na porta do chefão.

Mas qual a serventia disso no RPG de mesa se sempre continuamos o jogo de onde paramos? O fato é que o Save Point te permite continuar dali desde que não realize um outro salvamento em cima do último salvamento. Dessa forma, se jogou errado ou morreu no chefão, você pode voltar no Save Point, como se não tivesse cometido nenhum dos vexames.

Então pense você, jogador de RPG de mesa, na frente do covil do dragão, sem a certeza da vitória. Realiza um salvamento no ponto e parte pra cima do monstro… E morre. Normalmente, isso seria um end game e o grupo de RPG pensaria em outros personagens, outra campanha, outro mestre ou outro jogo. Se utilizasse um Save Point, o grupo poderia voltar no ponto antes de entrar no covil, e então tentar de novo ou aprimorar-se mais e voltar depois, quem sabe…

Há pontos positivos e negativos nisso.

O positivo é que sempre haverão segundas chances sem impacto na história do jogo. Como se nada daquilo tivesse acontecido, talvez acontecido numa realidade paralela, num pensamento ou num planejamento mau sucedido.

O negativo é que a história pode nunca terminar se os personagens não estão prontos para o desafio a que se propuseram, já que a qualquer mínimo erro os jogadores podem escolher voltar ao ponto salvo sempre que quiserem; isso tudo para fugir de obrigações ou problemas causados por suas falhas ou confusões despreocupadas; algo como no filme Click ou no desenho Ricky and Morty.

Por tanto, se tem planos de usar Save Points em seus RPGs de mesa, tenha essas coisas em mente.

No RPG

Permita seu uso apenas em situações de vida ou morte, não o torne um recurso banal, pois é muito poderoso. Por falar em recurso, que tal colocar um custo pelo uso? Talvez eles existam apenas em quarteis de determinada organização, ou foram criados por uma certa divindade, existindo apenas em seus templos, e seus acólitos cobram uma taxa para utilização da coisa.

Quem sabe vale o mesmo custo em PEs de uma Recuperação Espantosa, já que tem efeito parecido, ou seja, obtida através apenas de uma Magia especial – como em Zelda OoT.

Também pense em como esses Save Points afetariam a sociedade do mundo de jogo… É um recurso aberto a todo mundo que vive nele? Será que as pessoas não entrariam em guerra para ter a posse de um Save Point? Se é um recurso permitido apenas para aventureiros, como eles tiveram conhecimento, quem gerencia isso e como isso é mantido em segredo das outras pessoas do mundo? E se é um recurso meta-game, crie mecanismos para que sejam ativados, do contrário, como disse antes, tornam-se muito banais… E possivelmente serão usados para questões realmente pouco importantes para o andamento do jogo.

Na real, com um recurso em mãos como esse, ficaria muito chateado se fosse usado numa pós-briga desnecessária de taverna, somente para ignorar o fato de que o personagem foi ludibriado enquanto bêbado ou que tenha causado muita confusão, tanto em on quanto em off. Pior ainda seria um Save Point sendo usado por meta-game ou briga entre os Jogadores, para “decidir” quem fica com o loot ou coisa parecida.

Implementando Save Points

Usar Save Points numa campanha de RPG de mesa é algo que deve ser conversado pelo grupo como um todo… Tanto sobre a visão do Mestre quanto dos Jogadores.

Porém, em opinião pessoal, utilizaria sobre as seguintes circunstâncias:

  • Existiriam apenas em locais específicos, como masmorras, templos ou cedes.
  • Haveria um custo em PEs para seu uso, a valor varia de acordo com o cenário de campanha.
  • O cenário não resetaria, e todas as ações tomadas pelos jogadores teriam consequências. Seus recursos voltariam pela metade (PVs e PMs) ou como quando decidiram usar o Save Point, o que for menor.
  • Talvez um modo portátil, como uma Magia ou um artefato. Que quando usado, consumisse PVs ou PMs (um custo alto, de preferencia) do usuário, além daqueles impostos pelo item anterior.
  • Seguindo o item anterior, além dos custos convencionais, o Save Point só poderia ser usado 24 horas depois do último uso, ou quem sabe dias ou semanas.
  • Só seria possível um uso por sessão de jogo pelo grupo, ou apenas 3 durante a aventura ou campanha inteira.

Adicional: Se você for um mestre hardcore, pode colocar lugares falsamente perigosos, para induzir o uso do Save Point, mesmo que por uma coisa desnecessária! Mas isso foi uma dica do pessoal da TD, não minha! Reclamem com eles! xD

Finalizando

Com tantas limitações, usar o Save Point é algo complicado e custoso, que necessitará de cautela para ser usado, teoricamente apenas para casos de vida ou morte. Gastar um recurso desse com coisas fúteis, como bater uma carteira na cidade e depois fugir, trairia a ira fácil daqueles que compreendem o verdadeiro valor desse recurso.

Espero que compreendam a ideia e testem!

ThSilva

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