Magias de Selamento para 3D&T

O artigo original com magias de selamento para 3D&T foi publicado originalmente no blog Geração Alpha. Clique aqui para ver o artigo completo com todas as magias. Para outros artigos da Megaliga Tokyo Defender, clique aqui.

Fala galera, magias de selamento adaptadas de alguns animes.

Selamento

Escola: todas

Custo: 1 a 10 PMs

Alcance: curto; Duração: permanente

O mago cria um selo de tempo-espaço em um animal ou objeto, selando-o em um Pergaminho Mágico (Veja Abaixo).

O mago gasta 1 PMs para cada 1 quilo que o alvo tiver, por exemplo, 3 PMs para um animal ou objeto de 3 quilos – animais podem fazer um teste de resistência para evitar o efeito.

Essa magia não afeta alvos com mais de 10 quilos e animais que tenham a Resistência maior que a Habilidade do mago.

Selamento Aprimorado

Escola: todas

Custo: 5 PMs

Alcance: curto; Duração: permanente

O mago cria um selo de tempo-espaço em um efeito mágico, seja permanente de algum lugar ou criado pelo próprio mago, por exemplo selar uma magia para usar em outro momento – o mestre pode vetar o uso dessa magia.

Esse selo suporta magias de 10 PMs ou menos ou em caso de magias com custo variável o valor máximo é 10 PMs mesmo que a magia alvo tenha sido conjurada com mais PMs.

Invocação

Escola: todas

Custo: 2 PMs

Alcance: curto; Duração: permanente

O mago pode liberar o selo tempo-espaço de um pergaminho invocando o objeto/animal aprisionado ou liberando um efeito mágico.

O pergaminho é consumido na liberação e não pode ser reutilizado.

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Aventuras Microscópicas em 3D&T

Este artigo com uma proposta de aventuras microscópicas para 3D&T foi escrito originalmente na revista Tokyo Defender #15, por Henrique “Morcego” Santos. Veja o artigo na íntegra ao baixar a edição gratuita clicando aqui, que ainda apresenta detalhes sobre as religiões microscópicas, magia microscópica, equipamento microscópico, armas e tipos de dano, kits adequados e alguns personagens prontos, incluindo a ficha do vírus COVID-19 para ser combatido. Para outras edições gratuitas da Tokyo Defender, clique aqui. Para adquirir as edições do novo formato em financiamento coletivo, clique aqui.

Tudo começou quando, em meados dos anos 90, eu assistia pela manhã um desenho animado educativo chamado “Era Uma Vez… A Vida”. De uma forma muito didática ele mostrava o funcionamento do corpo humano ao transformar células e tecidos em entidades antropomórficas. Pra mim, era muito interessante entender os glóbulos brancos como uma força paramilitar, os glóbulos vermelhos como carregadores de bolhas de oxigênio e muito mais.

Já no fim da adolescência, o filme Osmosis Jones usou o mesmo conceito, onde o protagonista era um glóbulo branco e seu parceiro era um composto farmacêutico semelhante a um robô. Mais recentemente, o mangá e anime Cells At Work! reavivou este conceito de uma forma muito empolgante, cheia de ação. E qual a minha surpresa quando descobri uma série de webcomics e games chamada Biowars, com um conceito muito semelhante aos outros já citados! Foi o suficiente para eu decidir produzir uma adaptação para RPG.

OBSERVAÇÃO MUITO IMPORTANTE: Muitas, mas muitas informações aqui ignoraram estudos de Anatomia, Fisiologia, Histologia, Citologia, Infectologia, Bacteriologia e Virologia para que o cenário possa funcionar sem rigor científico. No entanto, caso Mestres e Jogadores prefiram mais alinhamento científico para suas aventuras microscópicas, será possível realizar modificações a critério de cada um. O importante do RPG é que todos estejam satisfeitos com o cenário e as regras usadas.

Para jogar em um cenário de aventuras microscópicas, é importante enxergar o corpo humano como o mundo em si, no qual as células atuam como personagens e micro-organismos externos são os monstros e vilões. A própria escala de poder é diferente por estar imediatamente abaixo da escala Mushi, seguindo o padrão abaixo:

Escala Tansaibo/Micro (÷10.000)

  • Células, seres unicelulares (como Bactérias), Vírus, Nanorrobôs.
  • Tamanho: 1 a 50 micrômetros

Para aventuras microscópicas dentro de um corpo animal é importante definir se os  personagens serão parte do próprio Corpus (como o “mundo” passará a ser chamado) ou se ele será um dos possíveis antígenos que causarão moléstias e destruição ao Corpus. Em questão de regras, a conversão de certas Vantagens Únicas se dá pela seguinte forma (e são as únicas Vantagens Únicas possíveis para um cenário de aventuras microscópicas):

  • Humanos são chamados de Células
  • Vampiros são chamados de Células Cancerosas
  • Anfíbios são chamados de Microbiotas
  • Aliens são chamados de Bactérias
  • Demônios são chamados de Vírus, com uma característica extra: todos possuem Implemento (Um Momento de Tormenta), mas não recebem nenhum dano pelos efeitos da Tormenta/Infecção
  • Mechas (Construtos) são chamados de Nanorrobôs

Células, Células Cancerosas e Microbiotas fazem parte do próprio Corpus e, por essa razão, não geram alertas de perigo (a não em casos especiais). Nanorrobôs, apesar de não fazerem parte do Corpus, se integram à estrutura e não geram alertas de perigo. Bactérias e Vírus são antígenos e geram alertas de perigo, embora em certas situações os anticorpos não consigam vencer a velocidade de multiplicação e letalidade do antígeno.

O Corpus

Corpus é o próprio mundo. Ele é um corpo animal (que provavelmente será o de um ser humano), onde uma ampla variedade de células terá consciência própria. Por outro lado, uma grande parte das células não será um ser consciente, compondo então a estrutura física do corpo por onde os personagens microscópicos “caminham”, “nadam” ou “voam”. Como ocorre em todo mundo de campanha, existem “regiões” ou “reinos” dentro de Corpus, que refletem as funções biológicas de um órgão. Por isso, existirão regiões de interesse para a campanha exemplificadas abaixo (cada uma delas, uma Especialização da Perícia Sobrevivência):

Nexo Central: o cérebro do corpo animal, que concentra os poderosos Neurônios de Corpus. O local é quase uma fortaleza devido ao grande valor do conhecimento e da capacidade de manter Corpus contido no Nexo Central. Qualquer ente que penetre no Nexo Central sem total autorização será imediatamente atacado por todos os agentes de proteção de Corpus.

Rede Plasma de Transporte: absolutamente todas as regiões de Corpus estão interligadas pelos canais da Rede Plasma, usados para transportar entes de uma região a outra. A Rede Plasma não possui um controle de entrada e saída realmente desenvolvido, de modo que os agentes de monitoramento e proteção de Corpus precisam observar a Rede ininterruptamente.

Batimento Universal: ao centro da caixa torácica do animal, fica o coração. Este órgão é responsável por bombear e energizar a Rede Plasma para que todos os agentes se locomovam através de todo o Corpus. Todo o Corpus vibra de acordo com o batimento rítmico do coração, por isso é o Batimento Universal que indica o ritmo do metabolismo e do poder de ação e reação das Células. É a segunda região mais importante de todo o Corpus, abaixo apenas do Nexo Central.

Distrito Gástrico: toda a região que envolve fígado, estômago, intestinos e outros órgãos correlatos em Corpus. Nesta região, as Microbiotas são dominantes, construindo seus aglomerados habitacionais e sendo considerados campos de refugiados, uma vez que não fazem realmente parte de Corpus. Ainda assim, eles assumem como uma das primeiras linhas de defesa de Corpus contra invasores que tenham vindo da Bocarra.

Bocarra: a grande câmara que dá acesso ao Mundo Exterior, um dos canais por onde entram não apenas os nutrientes, como também Bactérias e Vírus. Apesar de arriscado, é como um resort para as Células que vislumbram o Mundo Exterior e às vezes interagem com estes seres alienígenas – às vezes estes alienígenas se tornam refugiados em Corpus, vivendo em locais como a própria Bocarra ou o Distrito Gástrico.

Templo da Medula: a entidade mitológica chamada Medula produz as Células de Corpus através de entidades originalmente sem nenhuma característica chamadas Células-Tronco, que após geradas pela Medula, são também moldadas por ela para assumirem os perfis necessários a todas as funções do Corpus. É um local sagrado porque a Medula é tida como uma espécie de Grande Mãe de muitas das Células que a veneram. De certa forma, Medula é tida também como a contraparte da grande sombra vampírica chamada Cancro, uma entidade maligna que pode despertar por diversos tipos de eventos e espalhar sua essência pelo Corpus e suas Células.

Academia de Gametas: esta espécie de quartel existe no Corpus, seja ele masculino ou feminino, produzindo os Gametas, que são Células com características muito especiais. Um Gameta possui a metade dos pontos de Personagem das Células medianas de Corpus, terão obrigatoriamente a desvantagem Inculto e a vantagem Fusão. Em um Corpus masculino, existe uma produção incessante de milhões Gametas para serem enviados em suas missões de exploração a um Corpus feminino, enquanto a produção de Gametas em um Corpus feminino é periódica e razoavelmente regular, com uma quantidade muito limitada de Gametas produzidos por vez, na verdade apenas um por mês.

Câmara dos Milagres: existente apenas em um Corpus feminino, a Câmara dos Milagres é como uma extensão da Academia de Gametas, onde o Gameta é liberado. Em momentos de conexão do Corpus feminino com um Corpus masculino, a Câmara dos Milagres é “invadida” por uma imensa quantidade de Gametas masculinos que buscam o Gameta feminino. Quando um Gameta masculino e o Gameta feminino se “apaixonam” em meio àquele caos, eles realizam a Fusão, somando suas características, vantagens e desvantagens, e eliminando Inculto e Fusão na nova forma. Por um breve período, este novo ser passa a ser chamado de Zigoto e aguarda o milagre acontecer, quando o Zigoto se metamorfoseia em um Corpus protegido pela Câmara dos Milagres, crescendo por aproximadamente 40 semanas e sendo expelido (ou retirado) do Corpus feminino que o abrigava. Todos estes eventos ocorridos na Câmara dos Milagres recebem grande atenção dos agentes protetores do Corpus feminino quando ocorrem.

Sistema de Expulsão: todo o Corpus possui sistemas para eliminação de material que não tem mais serventia a ele, mas a eliminação de certas substâncias também ocorre para outros efeitos, como o suor para refrigeração, o espirro e a tosse para expelir agentes biológicos incômodos, lágrimas para lubrificar os olhos etc. Os agentes de defesa do Corpus muitas vezes levam os antígenos para serem expulsos por estas possibilidades, quando não completamente dissolvidos ainda dentro de Corpus. Por esta razão, é relativamente comum encontrar Vírus e Bactérias se refugiando nestes locais para não atraírem a atenção dos protetores de Corpus.

Este artigo com uma proposta de aventuras microscópicas para 3D&T foi escrito originalmente na revista Tokyo Defender #15, por Henrique “Morcego” Santos. Veja o artigo na íntegra ao baixar a edição gratuita clicando aqui, que ainda apresenta detalhes sobre as religiões microscópicas, magia microscópica, equipamento microscópico, armas e tipos de dano, kits adequados e alguns personagens prontos, incluindo a ficha do vírus COVID-19 para ser combatido. Para outras edições gratuitas da Tokyo Defender, clique aqui. Para adquirir as edições do novo formato em financiamento coletivo, clique aqui.

Personagens de Adão Negro para 3D&T

Este artigo com a adaptação dos personagens do filme Adão Negro para 3D&T foi feito originalmente no blog Non Plus RPG. Veja o artigo na íntegra (com as fichas de Adão Negro, Senhor Destino e Sabbac) clicando aqui. Para outros posts da Megaliga Tokyo Defender, clique aqui.

Assisti o filme do Adão Negro, contrariando as opiniões dos críticos especializados, é um filme excelente, na minha opinião está entre os melhores filmes da DC.

Chegando na empolgação do cinema fiz essa adaptação dos heróis e do vilão do filme.

Espero que gostem. 🙂

Gavião Negro

Um príncipe egípcio. Um cavaleiro medieval. Um pistoleiro do Velho Oeste. Um soldado thanagariano. O que estes homens tem em comum? Todos foram Carter Hall, o Gavião Negro, ao longo de suas múltiplas reencarnações. Embora no presente trabalhe como arqueólogo, no passado ele viveu diferentes vidas e esteve presente em grandes eventos históricos (incluindo alguns estudados por ele mesmo nos dias de hoje). Sua primeira encarnação foi no planeta Qgga como Ktar Deathbringer, um servo alado de uma entidade chamada Senhor Além do Vazio. Sua missão era levar sacrifícios humanoides de diferentes mundos, incluindo a Terra, Thanagar e Rann, para o seu Senhor; para que um dia ele pudesse escapar para o nosso universo e trilhar um caminho de destruição.

Carter Hall encontrou uma nave thanagariana revestida de Metal Enésimo, que possuía propriedades anti-gravitacionais. Ele e Chay-Ara (a Mulher-Gavião) utilizaram o elemento para montar cintos e armaduras; que por sua vez ofereciam recursos com asas retráteis, força encantada, resistência, amplo conhecimento em combate e armamento, habilidade de falar milhares de línguas, e vasto conhecimento histórico.

Gavião Negro 50N

F3 (esmagamento) H3 R4 A4 PdF0 / 40 PMs 28 PVs

Kits: Alien Amigo (Força Extraordinária, Fortalecimento, Voo)

Vantagens: Adaptador, Ataque Especial lV: (Dano Gigante, Perigoso, Poderoso (PdF)), Pontos de Magia Extra x2, Vôo, Reflexão, Riqueza, Vigoroso.

Equipamento: Arma Mágica F+5.

Desvantagens: Código de Honra dos Heróis.

Ciclone

Aos seis anos de idade, Maxine foi sequestrada pelo Professor F.U.T.U.R.O, o criador do segundo Tornado Vermelho. Ela passou por experiências cruéis nas mãos do cientista louco, e acabou tendo diversos nanorrobôs injetados em seu corpo, que aparentemente são a fonte de seu poder. Ela só descobriu a capacidade de controlar vento quando já era adulta, e se tornou uma heroína.

Ela pode controlar, com a força de sua mente, rajadas de vento para formar tornados, furacões e ciclones, ou simplesmente para se propelir pelo ar. Ela também pode usar seus dons de modo ofensivo, disparando fortes ventanias em seus adversários.

No quesito defensivo, Ciclone também é uma ótima aliada, já que é capaz de desviar mísseis e projéteis com a força de seus vendavais. Em algumas HQs, ela já se revelou tão poderosa a ponto de conseguir enviar ondas sonoras pelo ar através de sua aerocinese.

Ciclone 20N

F0 (esmagamento) H3 R2 A0 PdF3 (Corte e Perfuração) / 20 PMs 10 PVs

Kits: Senhora da Energia (Controle de Energia).

Vantagens: Domínio do Elemento (Ar, Manual do Defensor), Domínio do Ar, Equilíbrio de Energia(Manual do Defensor), Escudo (Manual do Defensor),  Genialidade, Pontos de Magia Extra x1, Vôo.

Perícias: Máquinas.

Desvantagens: Código de Honra dos Heróis.

Esmaga-Átomo

O nome real do Esmaga-Átomo é Albert Rothstein, neto do vilão relutante conhecido como Cyclotron. Foi dele que Albert herdou seus poderes, que lhe permitem controlar sua estrutura molecular, como modificar seu tamanho e sua densidade. Ele também era afilhado de Al Pratt, o Átomo da Era de Ouro dos quadrinhos, e cresceu para se tornar um super-herói.

Devido à energia atômica do elemento químico Tório que corre no seu DNA, Albert desenvolveu um corpo poderoso ainda quando jovem. Quando começou a compreender melhor seus poderes ele passou a ser considerado um dos heróis mais poderosos da Terra.

Seu corpo é basicamente um blindado vivo, já tendo enfrentado adversários de peso como Solomon Grundy, Commander Steel e Robotman. Possui golpes poderosos que já derrubaram o Superman!

Como no filme ele parece em início de carreira, a ficha dele vai ser um pouco nerfada esperando ele demonstrar novas habilidades.

Esmaga-Átomo 20N

F4 (esmagamento) H2 R2 A2 PdF0 / 30 PMs 10 PVs

Kits: Super Soldado (Força Sobrenatural)

Vantagens: Ataque Especial lll: (Área, Dano Gigante, Poderoso (F)), Crescimento, Pontos de Magia Extra x1. Fortalecer.

Desvantagens: Código de Honra dos Heróis, Modelo Especial (quando gigante).

Este artigo com a adaptação dos personagens do filme Adão Negro para 3D&T foi feito originalmente no blog Non Plus RPG. Veja o artigo na íntegra (com as fichas de Adão Negro, Senhor Destino e Sabbac) clicando aqui. Para outros posts da Megaliga Tokyo Defender, clique aqui.

Amor e paixão em 3D&T

Este artigo com regras para amor e paixão em 3D&T foi feito originalmente no blog Rodapé do Horizonte. Veja o artigo na íntegra clicando aqui, que inclui todo o restante de eventos. Para outros posts da Megaliga Tokyo Defender, clique aqui.

Ah, o amor! Casais apaixonados, corações pulsantes, buquês de rosas… É um elemento importante da vida, para muitos mesmo o mais importante. Mesmo assim, frequentemente ignorado em jogos de RPG – ou qual sistema você conhece que detalha como o seu personagem pode se apaixonar, e que modificações isso causará nele?

Um pouco por isso, mas muito mais apenas para divagar um pouco e me divertir fazendo regras bestas de RPG, eu apresento o texto a seguir, detalhando como se apaixonar em 3D&T. O material é superficialmente inspirado no meu texto sobre Mácula para a Iniciativa 3D&T Alpha, mas bastante reduzido e simplificado.

Se Apaixonando
Estar apaixonado por alguém pode ser representado pela desvantagem Protegido Indefeso. Mesmo que o alvo do seu afeto não seja exatamente muito “indefeso”, você se preocupa com ele, e tem a sua concentração abalada quando ele se encontra em qualquer situação de perigo – justificando, assim, o redutor de H-1 causado pela desvantagem. Se você quiser criar um personagem já apaixonado por outro, portanto, basta adquiri-la.

Durante a campanha, é claro, o mestre também pode determinar que algum personagem atrai especialmente a atenção do seu, e isso pode terminar por fazê-lo se apaixonar. Para resistir aos seus encantos, você deve passar em um teste de Resistência +1 – não é exatamente muito difícil de fazer em um primeiro momento, a menos que ele/ela esteja tentando deliberadamente seduzi-lo ou haja algum poder sobrenatural envolvido, situações em que o mestre pode colocar redutores a seu critério.

Na medida em que você convive com a sua paixão em potencial, no entanto, a possibilidade disso acontecer vai aumentando progressivamente. A cada dia que você passar junto com ele/ela, deve fazer um novo teste de R, com um redutor progressivo de -1 – apenas R no segundo dia, R-1 no terceiro, R-2 no quarto etc.

Eventualmente, o redutor ficará grande demais para você passar no teste, fazendo com que se apaixone. Quando isso acontecer, você ganhará a desvantagem Protegido Indefeso, mesmo que ela ultrapasse o seu limite de desvantagens, e sem receber qualquer ponto por ela; apenas passará a sofrer os seus efeitos gratuitamente.

Este artigo com regras para amor e paixão em 3D&T foi feito originalmente no blog Rodapé do Horizonte. Veja o artigo na íntegra clicando aqui, que inclui todo o restante de eventos. Para outros posts da Megaliga Tokyo Defender, clique aqui.

Materiais de Star Wars para 3D&T

Este artigo com a adaptação de materiais de Star Wars para 3D&T foi feito originalmente no blog 3D&T a Bordo. Veja o artigo na íntegra clicando aqui, que contém outros materiais incluindo os incríveis itens Mandalorianos e Krath. Para outros posts da Megaliga Tokyo Defender, clique aqui.

Em uma campanha de Star Wars os personagens podem ter acesso a dezenas de equipamentos diferentes, produzidos nos mais variados mundos da galáxia. Alguns desses equipamentos possuem propriedades especiais inerentes aos povos que os fabricam e utilizam ou por terem sido desenvolvidos para funções específicas. Abaixo será mostrada uma lista de algumas dessas características que podem ser aplicadas a um equipamento já existente. Aplicar uma modificação a um equipamento já existente tem um custo em Pontos de Experiência, mostrado entre parênteses e algumas modificações têm restrições, como só funcionarem em armas que provocam algum tipo de dano específico ou apenas armas de combate corpo-a-corpo.

Arkaniano (15 PEs): Desenvolvidas nas tundras gélidas do mundo de Arkania, armas e armaduras Arkanianas são desenvolvidas para funcionar em ambientes extremamente frios. Armas Arkanianas acrescentam 1d de dano por fogo à Força de Ataque. Contudo, se uma dessas armas for disparada mais de uma vez em uma rodada, devido a alguma habilidade de algum kit ou Tiro Múltiplo, a arma superaquece e não pode ser disparada por uma rodada, enquanto ela resfria.

Armaduras arkanianas oferecem um bônus de +3 para resistir aos efeitos climáticos do frio extremo, além de dobrarem a Armadura em caso de um crítico na rolagem da FD.

Restrições: apenas armas de ataque à distância ou armaduras podem ser receber os beneficios da fabricação Arkaniana.

Cinnagarano (20PEs): Construídos na metrópole capital do sistema Empress Teta, centro das guerras galácticas por quase um milênio. Armaduras e escudos cinnagaranos concedem Armadura Extra a ataques e armas sônicas. Armas cinnagaranas causam dano por energia e esmagamento simultaneamente.

Malha de Cortosis/ Liga Phrik (15 PEs): Armas e armaduras feitas da malha de Cortosis ou liga Phrik possuem uma propriedade especial que impede que sabres de luz cortem facilmente através dela. Ela reduz pela metade a Força de um atacante usando um sabre de luz ao calcular a FA.

Durante o período da Antiga República, quase toda arma e armadura era revestida com Cortosis não apenas pela abundância do material, mas pelo grande número de combatentes que utilizam sabres de luz; em outros períodos esses materiais são muito mais difíceis de serem encontrados.

Echani (30 PEs): Extremamente raros, esses itens são feitos pelos talentosos guerreiros Echani, e cada item individual é único. As armaduras pesam menos da metade do que outra armadura do mesmo tipo, e uma vez por turno o usuário pode se mover o dobro da distância permitida por sua Habilidade.

Armas feitas pelos Echani aumentam a chance de crítico em 1, cumulativo com qualquer outro bônus.

Este artigo com a adaptação de materiais de Star Wars para 3D&T foi feito originalmente no blog 3D&T a Bordo. Veja o artigo na íntegra clicando aqui, que contém outros materiais incluindo os incríveis itens Mandalorianos e Krath. Para outros posts da Megaliga Tokyo Defender, clique aqui.

Afro Samurai para 3D&T

Este artigo com a adaptação do mangá e anime Afro Samurai para 3D&T foi escrito originalmente na revista Tokyo Defender #17, por Maiko “Myking” Dantas. Veja o artigo na íntegra ao baixar a edição gratuita clicando aqui, que ainda apresenta detalhes da infância e juventude de Afro, detalhes sobre as Bandanas, fichas dos Sete Vazios, Otsuru, Sword Master, Jinno, Afro Droid, Justice, Shichigoro, capangas de Sio, Lady Sio e Rokutaro. Para outras edições gratuitas da Tokyo Defender, clique aqui. Para adquirir as edições do novo formato em financiamento coletivo, clique aqui.

A história de Afro Samurai se passa num Japão feudal futurístico, pós-apocalíptico e cyberpunk onde aquele que conseguir a bandana de “Número Um” comandará o mundo quase que à semelhança de um deus. Alguém se torna o Número Um matando o antigo e tomando sua bandana. Mas só aquele que tiver a bandana de “Número Dois” tem o direito de desafiar o Número Um.

Cenário e Enredo

Possuir a bandana do Número Dois, apesar de ter a vantagem de desafiar o Número Um, é um fardo gigantesco, pois qualquer um pode desafiá-lo, sendo procurado como se fosse o pior dos criminosos. O portador da bandana de Número Dois é o guerreiro mais caçado do mundo, uma vez que atrai para si todo tipo de lutador, mercenário ou qualquer pessoa ambiciosa e/ou louca o suficiente para arriscar sua vida em busca de poder e glória. Geralmente, apenas personagens com alguma forte devoção, insanidade, código de honra ou megalomania iriam se aventurar nessa empreitada sangrenta.

Devido a todos esses fatores, o caminho do Número Dois é de constantes batalhas, inseguranças, solidão e mortes, para poder manter a sua bandana. Todos podem desafiar o Número Dois, deixando a sua vida um verdadeiro inferno.

O pai de Afro, Rokutaro, era o usuário da bandana de Nº1. No entanto, ele foi desafiado e assassinado na frente do filho pelo pistoleiro “Justice”, que era o Número Dois, quando o protagonista da série era criança. A morte dele causou grande trauma ao garoto, que passou a desejar fortemente sua vingança. Agora adulto, Afro Samurai, é o atual Número Dois, e viaja pelo mundo em busca de vingança, passando por cima de qualquer empecilho pela busca em desafiar o atual Número Um, que matou seu pai. Após conseguir a bandana de Número Dois, Afro passa a ser caçado pelo Clã dos Sete Vazios (e por qualquer um que queira a bandana).

Jogando 3D&T em Afro Samurai

Como se trata de um mundo ambientado em um período de Japão feudal similar ao do século XIX, mas com elementos futurísticos e pós-apocalíptico, o mestre e os PCs têm liberdade de criarem uma variedade enorme de personagens.

Do samurai feudal ao cientista piloto de mecha, o cenário da campanha de Afro Samurai permite a utilização de elementos arcaicos e de engenharia avançada para mesclar esses extremos.

Todas as vantagens e desvantagens do Manual Alpha 3D&T, Manual Mega City e Manual do Defensor ficam livres para serem compradas, com exceção daquelas ligadas aos deuses ou que representem poderes mágicos e/ou sobrenaturais.

Dentre as raças permitidas, além dos (obviamente) humanos, é possível dispor dos elementos tecnológicos futuristas para justificar a presença de raças ligadas à engenharia avançada, como todos tipos de construtos.

Praticamente todos os Kits do Manual do Aventureiro que não estejam ligados à magia ou aos deuses são permitidos. Quanto ao Manual do Aventureiro Mega City, apenas os kits do Capítulo 2: O Torneio das Sombras, Capítulo 3: Megadroide e Capítulo 4: Mega City Contra-Ataca são permitidos. Se o mestre perceber que as vantagens, desvantagens, raças e kits estão muito fora da realidade do cenário proposto pela série, ele pode vetar suas aquisições.

AFRO SAMURAI (24N)

F2 (corte) H5 R4 A2 PdF0 (perf.) | 40 PVs 20 PMs

Kits: Campeão do Dojo (Ataques em Série), Discípulo do Dragão (Manobra Extra, Movimento Fluido)

Raça: Humano

Itens: Katana: Força; Vorpal. Bandana Nº2: (veja na descrição do item)

Perícias: Sobrevivência

Vantagens: Ataque Especial (Força, II; Preciso), Ataque Múltiplo, Energia Extra 2, Mentor, PVs Extras x2, Técnicas de Luta x3 (ataque preciso, ataque violento, bloqueio, desviar golpe, desvio acrobático, força oculta [F], recuperar fôlego, todos contra um) Desvantagens: Código de Honra (Caçador), Devoção (Vingança), Insano Paranoico (representado pela esquizofrenia), Má Fama, Procurado (Número Dois)

O protagonista da série. Afro é uma pessoa quieta e sisuda, diferente de seu companheiro imaginário, Ninja Ninja, que é falante e alegre até demais. Sua única ambição é desafiar e matar o Número Um para vingar o  assassinato de seu pai. Seu caminho é sempre seguir em frente, enfrentando e matando com sua katana quem quer que seja que o desafie, custe o que custar, até completar seu objetivo. Ah… ele é fã de limonada também.

Ultraman para 3D&T

Este artigo com a adaptação da série animada Ultraman da Netflix para 3D&T Alpha foi escrito originalmente na revista Tokyo Defender #11, por Wellington Botelho. Veja o artigo na íntegra ao baixar a edição gratuita clicando aqui, que ainda apresenta uma análise sobre todos os capítulos da primeira temporada e também as fichas de Ultraseven e Ultraman Ace. Para outras edições gratuitas da Tokyo Defender, clique aqui. Para adquirir as edições do novo formato em financiamento coletivo, clique aqui.

Este sistema de RPG chamado de Defensores de Tóquio não existiria na mente de Marcelo Cassaro se em nosso país não passassem as séries Tokusatsu e elas não tivessem feito sucesso nas décadas de 60, 70, 80 e 90. Antes de começar nossa análise sobre a série da Netflix, devemos voltar mais de 50 anos no tempo.

Tudo começou com o filme Godzilla (Gojira) de 1954, cujos efeitos especiais (tokusatsu – tokushu kouka satsuei ou filme de efeitos especiais) foram desenvolvidos pelo mestre Eiji Tsuburaya. Tais técnicas acarretaram numa revolução do cinema japonês do pós-guerra, criando o gênero Kaiju, e que evoluiu para o gênero Henshin Hero. Em 1966, foi lançado o filme Ultra Q e em seguida Ultraman, a segunda série a ser exibida em cores nas televisões japonesas. Revolucionária, mesclou os Kaijus com os heróis gigantes, ficção científica e efeitos especiais funcionais. Tsuburaya dominou o mercado e criou uma franquia que lança séries até os dias de hoje.

A série Ultraman começa quando o monstro Bemlar (Bemular), chega ao Planeta Terra, fugindo do guerreiro espacial da Nebulosa M-78. No meio dessa perseguição, o piloto da Patrulha Científica, Shin Hayata, colide com seu jato na capsula do alienígena feito de luz, morrendo no acidente. O gigante de luz então para reparar o erro, funde sua energia vital à de Hayata, trazendo-o de volta à vida e entregando-lhe a Cápsula Beta. Os feitos do Alien lhe deram poderes incríveis e agora Hayata pode se transformar em Ultraman para defender a Terra de qualquer ameaça.

A série avança, mostrando a cruzada de Hayata/Ultraman para defender a Terra dos monstros gigantes e dos invasores espaciais. No último episódio, ele enfrenta o terrível monstro Zetton (Z-Ton), e é derrotado facilmente. A patrulha científica consegue vencer o monstro graças ao míssil antigravidade. Com Ultraman à porta da morte, ele é repentinamente salvo por seu superior, Zoffy, que vem à Terra em uma Esfera de Viagem para resgatá-lo. Ele não apenas restaura a vida de Ultraman, mas o separa do corpo de Hayata, restaurando sua vida também. Zoffy, em seguida, voa com Ultraman de volta ao seu mundo natal na Terra da Luz na Nebulosa M78.

Voltando agora para 2011, é lançado o mangá Ultraman, continuando a história da série de 1966. Escrito por Eiichi Shimizu e desenhado por Tomohiro Shimoguchi de Linebarrels of Iron, é publicado em Monthly’s Hero desde a edição inaugural da revista, totalizando 12 volumes lançados até o momento. A história é uma atualização do Ultraman clássico, sendo uma oportunidade de ver novas aventuras do herói contextualizadas para os dias de hoje. O mangá nos apresenta Shinjiro Hayata, filho de Shin Hayata, um adolescente que possuí habilidades e poderes sobre-humanos herdados do gigante de luz. Após descobrir que seu pai era o Ultraman, decide lutar para proteger a Terra, usando uma armadura tecnológica desenvolvida pela Patrulha Científica.

Após todo esse resumo histórico, chegamos finalmente na série animada lançada pela Netflix em abril de 2019. Os treze episódios foram animados com computação gráfica, em parceria pelos estúdios Production I.G. e Sola Digital Arts. Cada um dos personagens principais foi interpretado por dois atores: um para fazer os movimentos e outro para a voz. Através de muitas camadas de efeitos 3D, o resultado final é um hibrido entre os gêneros Tokusatsu e Anime, resultando em personagens animados com ótimas expressões faciais e corporais. A câmera é frenética, principalmente nas cenas de ação e combate, explorando diferentes ângulos e enquadramentos, com destaque especial para duas cenas: a primeira grande luta no estádio de Beisebol e a batalha final. O roteiro da série utiliza a história do mangá de 2011, portanto, nos é apresentado Shinjiro Hayata e seu Ultraman com armadura tecnológica.

Shinjiro Hayata, Ultraman (13N)

F1, H2, R3, A1, PdF1, 15 PVs e 25 PMs

Kit: Metal Hero (Força Extraordinária).

Vantagens: Ataque Especial (Raio Specium, PdF; Dano Gigante), Equipamento, Patrono (Patrulha Científica), PM Extra 1 e Voo.

Desvantagens: Código dos Heróis, Código da Rendenção, e Pacifista (relutante).

Armadura Ultraman (20N)

F4, R4, A4, PdF4, 20 PVs e 20 PMs

Vantagens: Adaptador, Ataque Especial (Ultra Slash, PdF; Penetrante e Preciso), Ataque Especial (Raio Specium, PdF; Dano Gigante).

Desvantagens: Bateria, Munição Limitada.

OBS.: O traje do Ultraman é um equipamento mais poderoso que previsto no manual Mega City, devido o mesmo ser fornecido pela Patrulha Científica.

Shinjiro usa a armadura do Ultraman (Urutoraman Satsu), inspirado no famoso gigante de luz. Foi feito como um modelo reforçado, com um capacete, lâminas Specium e a capacidade de disparar o Raio Specium.

Status:

Idade: 17 anos

Altura: 176 cm, 190 cm com a armadura

Peso: 63 kg, 126 kg com a armadura

Fator Ultraman: Devido à fusão de seu pai com Ultraman antes de sua concepção, Shinjiro herdou os genes Ultra adquiridos por seu pai, que lhe fornecem as seguintes habilidades:

  • Físico sobre-humano: Devido ao fator Ultraman dentro dele, o corpo de Shinjiro é excepcionalmente forte. Ele tem força física muito acima de qualquer humano, o que também lhe permite saltar grandes distâncias, e ele também é altamente resistente a danos.
  • Voo: Shinjiro subconscientemente despertou o poder de voo durante sua batalha contra o Rei Negro, por seu forte desejo de proteger os outros.
  • Liberação do Limitador (Rimitto Kaijo): No episódio final, a raiva de Shinjiro permitiu que ele soltasse o limitador sozinho quando os respiradouros de calor foram bloqueados pelas videiras de Alien Nepenthes. Nesse estado, ele aumentou exponencialmente a força, a velocidade e o tempo de reação mais rápido.
  • Ultra Slash (Urutora Surasshu): O Ultra Slash de Shinjiro é aprimorado, sendo maior e ainda possui propriedades de queimadura.
  • Raio Specium (Supeshiumu Kasen): Shinjiro é capaz de disparar um Raio Specium sozinho, mesmo quando os mecanismos do traje Ultraman são destruídos.

A armadura de Shinjiro é inspirada no Ultraman Hayata, da série de 1966, mantendo o padrão de cores (prata e vermelho) e os principais golpes – Ultra Slash e Raio Specium.

Poderes via Armadura Ultraman:
  • Focus: O traje concentra a força do usuário, permitindo que ele faça melhor uso de sua força natural.
  • Proteção: O traje fornece uma defesa superior, pois pode suportar o raio de calor de Bemular à queima-roupa e ficar relativamente incólume.
  • Núcleo Specium (Supeshiumu Koa): No traje existe um temporizador mecânico colorido, indicando quando o Ultraman está com pouca energia.
  • Liberação do limitador (Rimittā Kaijo): O traje é construído com um limitador que limita a quantidade de energia Specium que Shinjiro usa. Quando o limitador é liberado, o Specium Core fica vermelho e Shinjiro é coberto com uma aura vermelha. Todas as suas capacidades são levadas ao máximo, mas como uma troca, ele tem apenas 3 minutos para lutar antes de se esgotar.
  • Lâminas Specium (Supeshiumu Burado): O traje de Shinjiro está armado com as Lâminas Specium, que são lâminas de energia polivalentes. Eles podem ser usados para cortar objetos e, ocasionalmente, agir como uma barreira defensiva para protegê-lo de ataques.
  • Ultra Slash (Urutora Surasshu): Shinjiro pode conjurar um anel de energia em suas mãos, usado como projétil de corte quando lançado.
  • Raio Specium (Supeshiumu Kasen): Nos pulsos de Shinjiro estão os conectores para as unidades de controle, e quando os conectores esquerdo e direito são unidos, Shinjiro coloca os braços na posição clássica, o feixe é disparado quando ele desliza levemente o braço esquerdo.

Este artigo com a adaptação da série animada Ultraman da Netflix para 3D&T Alpha foi escrito originalmente na revista Tokyo Defender #11, por Wellington Botelho. Veja o artigo na íntegra ao baixar a edição gratuita clicando aqui, que ainda apresenta uma análise sobre todos os capítulos da primeira temporada e também as fichas de Ultraseven e Ultraman Ace. Para outras edições gratuitas da Tokyo Defender, clique aqui. Para adquirir as edições do novo formato em financiamento coletivo, clique aqui.

3D&T e Toon se fundem em 3D&Toon!

Este artigo com a adaptação do RPG Toon para 3D&T chamada foi escrito originalmente na revista Tokyo Defender #18, por Eduardo Bandeira. Veja o artigo na íntegra ao baixar a edição gratuita clicando aqui, que ainda explica o funcionamento das Perícias, a forma diferenciada de abordar o combate, o funcionamento dos Pontos de Trama, novas Vantagens e dicas para conduzir uma aventura no mundo dos desenhos animados pelo 3D&T. Para outras edições gratuitas da Tokyo Defender, clique aqui. Para adquirir as edições do novo formato em financiamento coletivo, clique aqui.

Toon? É de comer?

Um belo dia, na Steve Jackson Games (famosa pelo sistema GURPS), Greg Costikyian e Warren Spector pensaram juntos, talvez assistindo a Looney Tunes: “E se tivesse um RPG disso?”. Um deles sacou uma marreta de madeira e bateu no outro e correu para avisar o chefe da ideia; ao pegar um atalho num túnel na cidade, notou que ele era feito de tinta – e que, apesar de conseguir atravessá-lo, estranhamente não funcionou para o outro designer, que também correra para fazer a mesma coisa e garantir uma promoção! No fim, ambos foram felizes em sua empreitada e, por isso, temos Toon!

Toon é um RPG no mundo dos desenhos animados, com jogadores desenhando seus papeis vivendo como esses personagens. Foi lançado em 1984 pela Steve Jackson Games e relançado em 1991 numa versão deluxe com as regras básicas e algumas expansões lançadas entre as duas versões do livro. No Brasil, a última versão foi publicada em 1996 pela Devir.

Não é de comer! É de jogar!

Muita atenção ao texto a seguir. Contém tudo de que você precisa saber sobre o mundo dos desenhos animados!

“Às vezes os personagens fazem coisas que são ‘impossíveis’ mas que têm uma lógica própria e bizarra. Exemplo: uma ostra que está sendo perseguida pode parar e enterrar sua cabeça na areia. Neste caso, pode acontecer de o perseguidor parar, olhar em volta e não conseguir ver a ostra. Mesmo que esteja completamente visível, a ostra estará convencida de que, se ela não pode ver seus perseguidores, eles não serão capazes de vê-la. No universo do Toon existe uma chance de a ostra estar certa.

[…] A gravidade só afeta personagens que percebem que ela deveria fazê-lo. Se correr para além da beirada de uma fenda profunda, você será capaz de atravessá-la sem problemas a não ser que você perceba que não existe nada debaixo de seus pés. Este é o tipo de situação na qual você jogará dois dados e comparará o resultado com seu atributo Astúcia. Caso haja uma falha, seu personagem não perceberá nada de errado e poderá continuar correndo no ar. Se o resultado dos dados for menor que o valor de seu atributo Astúcia, você é brilhante o suficiente para saber que deveria cair. Você parará, olhará para baixo e – AIEEEEeeeeeeeeeeeeeeee………. [Imagem da nuvem de poeira deixada na queda do Coiote]

[…] Estes são apenas alguns exemplos de Lógica Ilógica; outros aparecerão quando você estiver jogando. Lembre-se apenas desta regra simples: de vez em quando ser burro é bom – principalmente no Toon.”

– Trecho retirado do livro original

E o sistema inteiro é baseado nisso. Inclusive, se você quer ser uma torradeira, por exemplo? SEJA UMA! Melhor ainda: seja uma torradeira que caça zumbis, ou um coelho policial cuja viatura tem formato de cenoura! Não há limites no universo dos desenhos animados; por isso, você, como jogador experiente, ou que está começando agora, lembre-se da regra de ouro: aja antes de pensar!

Personagens Toonados

Você está pronto para se aventurar no mundo de Toon! “Mas como eu jogo?”, você se pergunta. Esta adaptação vai lhe possibilitar isso! Vamos ao básico! Primeiro, não são sessões ou mesas, mas Episódios (ou Cenas, se for um filme – Campanha, para os chatos). Segundo, o Mestre se chama Diretor de Animação, ou somente Diretor. Se falar “MeStRe”, uma claquete se fecha no pescoço do seu personagem (com óbvio dano automático)!

Escolha suas Crenças e Objetivos. Podem ser quantos quiser! São eles que movem seu personagem. Ele pode, por exemplo, acreditar que os Ratos em todo o mundo estão se organizando para erradicar Queijos inocentes. E seu objetivo pode ser encontrar um detetive (que certamente o levará até esses roedores meliantes!). Você pode até obter isso durante a aventura. Note que Crenças e Objetivos são características puramente interpretativas.

Aos atributos! Esqueça a baboseira de Força, Habilidade etc. Trabalharemos com isso:

  • Muque (F): A força física do seu personagem. Você vai usar esse atributo sempre que precisar servir-se de seus músculos.
  • Astúcia (H): O quão bom de cuca é o seu personagem. É o que difere o Pinky do Cérebro!
  • Caradura (A): Define quanta coragem seu personagem tem. O Gato Guerreiro teria mais Caradura depois de transformado, por exemplo.
  • Parrudice (R): É o quanto seu personagem é parrudo, troncudo e brucutu. Imagine engolir uma bomba e sair ileso com a explosão. É para isso que esse atributo serve!
  • Zoom (PdF): É o quão bom de olho seu personagem é. Mede a pontaria, a percepção (ao menos ocular), precisão e o quanto ele resiste sem usar colírio (ou óculos escuros).

Pontos de Vida e Magia: 5 vezes o valor de Parrudice.

Este artigo com a adaptação do RPG Toon para 3D&T foi escrito originalmente na revista Tokyo Defender #18, por Eduardo Bandeira. Veja o artigo na íntegra ao baixar a edição gratuita clicando aqui, que ainda explica o funcionamento das Perícias, a forma diferenciada de abordar o combate, o funcionamento dos Pontos de Trama, novas Vantagens e dicas para conduzir uma aventura no mundo dos desenhos animados pelo 3D&T. Para outras edições gratuitas da Tokyo Defender, clique aqui. Para adquirir as edições do novo formato em financiamento coletivo, clique aqui.

Hemlock Grove para 3D&T

Este artigo adaptando o universo de Hemlock Grove para 3D&T foi feito originalmente no blog 3D&T a Bordo. Veja a íntegra do artigo clicando aqui, e veja a ficha dos personagens Olivia Godfrey, Shelley Godfrey e Dr. Clementine Chasseur, assim como a nova vantagem única Upir. Para outros posts da Megaliga Tokyo Defender, clique aqui.

Hemlock Grove é uma série original da Netflix, com uma história ambientada em uma cidade homônima da Pennsylvania. A cidade é uma mistura de extrema riqueza e pobreza, desde o fechamento da siderúrgica, pertencente a família Godfrey muitos anos atrás, ao custo do emprego de muitas pessoas. Atualmente a maior parte das pessoas trabalham nos hospitais de Hemlock Grove e no Instituto Godfrey de Tecnologias Biomédicas, dirigido pela poderosa família Godfrey. Pela cidade correm rumores de que o dentro do instituto ocorrem sinistros experimentos. Os rumores na cidade se intensificam quando uma garota é assassinada brutalmente em uma noite de lua cheia. Peter Rumancek, um garoto cigano de 17 anos que acabou de se mudar para cidade, se vê sob as suspeitas de ser assassino da garota, enquanto o boato de que ele é um lobisomem se espalha. Embora ele seja secretamente um lobisomem, ele não é o assassino e junto com Roman, herdeiro da família Godfrey, tentam descobrir quem está por trás do assassinato.

Para o mestre: A proposta aqui é usar a cidade de Hemlock Grove como um cenário que pende entre “Mega City Contra-Ataca” e “Nova Memphis”. Recomendo também assistir alguns episódios da série para  pegar o clima da série e se aprofundar no background dos personagens, já que fica difícil escrever tudo sem dar spoilers.

Personagens.

Peter Rumancek (7 Pontos).

Adolescente cigano e lobisomem, de mudança para Hemlock Grove junto com a sua mãe. Se vê como principal suspeito dos assassinatos que vem acontecendo na cidade. Principalmente depois da jovem Christina Wendall espalhar o boato de que ele é um lobisomem. Já não fosse a sua vida complicada o suficiente, Peter é um exilado entre seu próprio povo, devido a atos cometidos por seu avô Nicolae Rumancek, podendo recorrer apenas a sua prima Destiny e sua mãe, Lynda.

No decorrer da história, Peter acaba se aproximando de Roman Godfrey e ambos compartilham dos sonhos que dão pistas de que seria o assassino.

F1, H2, R2, A1, PdF0; 14 PVs, 10 PMs; Licantropo; Mentor; Vigoroso; Má Fama; Segredo (Rejeição); Arrombamento, Condução e Falsificação.

Roman Godfrey (7 Pontos).

A personificação do garoto rico problemático. Roman, disfarça as suas inseguranças com dinheiro e comportamento destrutivo. Apesar de tudo isso, possuí um lado mais humano, demonstrando como se importa com a sua irmã Shelley e entra em conflitos devido a relação instável com a sua mãe. No principio da série, Roman desconhece sua ascendência sobrenatural, embora saiba usar a habilidade de mesmerizar os outros quase que instintivamente e se torna cada vez mais fácil a cada uso, assim como a rapidez em demonstrar seu lado sombrio.

F1, H3, R2, A0, PdF0; 20 PVs, 10 PMs; Patrono; Pontos de Vida Extras; Realeza; Upir; Má Fama; Poder Vingativo; Protegido Indefeso (Shelley Godfrey); Furtividade, Intimidação, Lábia.

Este artigo adaptando o universo de Hemlock Grove para 3D&T foi feito originalmente no blog 3D&T a Bordo. Veja a íntegra do artigo clicando aqui, e veja a ficha dos personagens Olivia Godfrey, Shelley Godfrey e Dr. Clementine Chasseur, assim como a nova vantagem única Upir. Para outros posts da Megaliga Tokyo Defender, clique aqui.

Faculdades de Strixhaven para 3D&T

Este artigo com a adaptação das faculdades de Strixhaven de Magic: The Gathering para 3D&T foi escrito originalmente na revista Tokyo Defender #19, por Bruno Silveira. Veja o artigo na íntegra ao baixar a edição gratuita clicando aqui, que apresenta as faculdades de Murchaflor, Sapioforte e Quandrix, as fichas de todos os Familiares de cada faculdade, e os Kits para estas três faculdades. Para outras edições gratuitas da Tokyo Defender, clique aqui. Para adquirir as edições do novo formato em financiamento coletivo, clique aqui.

Faculdade Platinopena

“Concordamos que a linguagem é a arma mais poderosa da civilização. Discutimos se devemos usá-la para inspirar nossos aliados ou destruir nossos inimigos.”

− Rinald, nanquinomante de Platinopena

O Colégio da Eloquência

Elegantes, intimidadores e determinados, os magos de Platinopena são mestres na magia das palavras.

Eles criam feitiços a partir de poemas de batalha orais ou manifestações mágicas da palavra escrita, grafando padrões de tinta rúnica no ar. Os magos de Platinopena são líderes naturais, determinados e competitivos, com uma inteligência penetrante e uma atitude que repugna o segundo lugar.

Ao ver caminhar em sua direção um grupo de magos de Platinopena, você fica surpreso com o quão devastadoramente bonitos, arrumados e bem vestidos são, orbitados por seus “nanquíneos” esvoaçantes, que se solidificam em runas e glifos enquanto aqueles vão tecendo sua mágica.

A Dicotomia de Platinopena

Esta seção explora as convicções e magias opostas que compõem Platinopena. Em qualquer das faculdades, um mago também pode incorporar suas duas cores mágicas, combinando aspectos e feitiços em uma identidade única.

Branco

O lado branco de Platinopena está relacionado com usar o poder da linguagem para elevar e inspirar seus aliados e iluminar os males da sociedade. Inkwrights*, glifiandeiros e quillmancers* evocam versos energizantes que se manifestam como tinta viva.

Belicantores, silvertongues* e battle poets* usam o poder de sua arte vocal para inflamar os corações e energizar o ar ao seu redor.

Vainglories* e honramantes exercem o poder de um elogio perfeitamente elaborado (geralmente dirigido a si mesmos) para realçar o atributo mais esplêndido de uma pessoa.

Scornmages* e lumimantes lançam luz sobre situações vergonhosas e responsabilizam instituições  corruptas.

Preto

O lado negro de Platinopena consiste no poder da linguagem para apontar verdades pungentes e atacar seus rivais.

Bantermages*, shadelocks*, witstingers* e daunters* usam suas observações incisivas para aguilhoar a confiança de seus rivais. Nanquinomantes, ocasomantes e umbroalados podem conjurar da tinta vácuos de magia das sombras, às vezes moldando-os em criaturas vivas voadoras chamadas nanquíneos ou armas feitas de pura escuridão.

Localizações em Strixhaven

Grandloft Hall*

O edifício principal de Platinopena é Grandloft, um vasto espaço semelhante a uma estação de trem, com raios de luz entrando pelas vidraças encantadas muito acima.

Grandloft está repleto de varandas, cabines, estrados e outros espaços onde oradores podem desempenhar seu ofício.

Nanquíneos voam pelo alto teto provido de janelas, e holofotes encantados focam automaticamente qualquer mago que esteja usando magia poderosa.

Rose Stage*

O Rose Stage é uma plataforma circular giratória no campus Platinopena com um cenário de rosas feitas de tinta mágica (homenagens deixadas por espectadores de apresentações anteriores) que criam uma acústica excelente.

Alunos-magos reúnem-se no Rose Stage para praticar apresentações, fazer treinos de combate ou travar duelos de honra.

Professores e funcionários frequentemente assistem a apresentações no Rose Stage, observando e orientando as exibições mágicas dos alunos do lado de fora.

Dramarium*

Uma instalação onde os alunos de Platinopena dedicam-se ao condicionamento físico e à prática de dança, artes marciais e outras atividades físicas.

Os alunos podem fazer uso do espaço de preparação chamado Sala Cinza (na verdade, uma série de salas), que conta com camarins, cabines de ensaio de voz, espaços espelhados para ensaio de oratória e instalações de spa.

A parte de trás do Dramarium tem uma câmara de privação sensorial especial para alunos-magos que desejam silêncio completo para meditar e se concentrar.

Mascote da Faculdade: Nanquíneo

Magos de alinhamento preto de Platinopena às vezes empregam mágica das sombras de modo a produzir criaturas voadoras chamadas nanquíneos.

Esses vácuos vivos e feitos de tinta podem servir como assistentes e animais de estimação, mas seus ataques físicos também podem ser devastadores, dilacerando a força vital do oponente.

Suas formas fluidas e mutáveis alteram-se para refletir os pensamentos e intenções de seu criador.

Faculdade Prismari

“Concordamos que a arte é a forma mais verdadeira de feitiçaria, que expressar-se de maneira bela é o verdadeiro propósito da magia. Mas discordamos quanto ao método. Alguns de nós aprimoram sua técnica ao longo de anos de prática; outros gritam uma emoção reprimida. “

− Brodd Scaldbreath, professor emérito de Prismari

O Colégio das Artes Elementais

Os estudantes de arte de Strixhaven, os magos de Prismari, não veem diferença entre magia e arte.

Seus feitiços são espetáculos de criatividade crua: obras-primas de magia ostensiva e exagerada.

Cada aluno de Prismari usa magia elemental para expressar quem é e como vê o mundo, e geralmente usa de mais de um elemento. Fogo, gelo, água, vento, terra, pedra, relâmpago, calor, frio, neve, tornados, terremotos, o estrondoso pulso de energia pura − qualquer força elemental pode ser uma musa e recurso Prismari.

A Dicotomia de Prismari
Azul

O lado azul de Prismari trata de treinamento e estudo artístico, visualização, técnica precisa e teoria artística. Muitos magos azuis de Prismari, é claro, são elementalistas − artistas que se dedicam a subdisciplinas de alinhamento azul da magia elemental.

Cloud conjurers*, mistmages*, zephyrists*, skybrushers*, vortex virtuosos*, waterbinders*, ice sculptors*, huesplashers* − todos estes são alunos-magos e professores que expressam sua arte através do ar, água e outros poderosos elementos.

Aesthemancers* e compositionists* estudam princípios abstratos de beleza. Splendor diviners* e vistamancers* encontram a verdade em belas paisagens ou em visões pessoais. Opusmancers* e master creators* produzem efeitos mágicos grandiosos e extravagantes. Avant-guardians* valem-se de toques de genialidade conceituais e contraintuitivos.

Vermelho

Tal como acontece com o azul, muitos magos de alinhamento vermelho de Prismari têm um tanto de elementalistas.

Geosculptors*, flameshouters*, lava mavens*, emberbrushes*, stonebenders*, electrovisionaries*, stormpainters* − todos estes expressam sua verdade emocional por meio do fogo, da terra e de outros elementos.

Magos dos espetáculos e wonderworkers* lançam aos céus maravilhosas e tempestuosas exibições − muitas vezes para distrair ou entreter, em vez de ferir.

Heartragers* transformam seu fogo criativo interior em força pessoal, enquanto muse channelers* projetam seus próprios lampejos de inspiração em outros indivíduos.

Ruleburners* e blast innovators* usam sua arte para quebrar estereótipos e costumes (e, muitas vezes, propriedades).

Localizações em Strixhaven
Conjurot Hall*

Uma estrutura imponente com uma área de observação envidraçada no topo, rodeada por fios de energia elemental em constante mutação. Da torreta principal do Conjurot, os magos-artistas têm uma vista que cobre milhas de distância, e ela já inspirou muitas criações artísticas.

Opus Walk*

Um caminho sinuoso através dos edifícios centrais do campus, ao longo do qual centenas de criações elementais de Prismari se encontram à mostra. Algumas das mais famosas obras de arte mágica estão expostas ao longo do Opus Walk há séculos, ao passo que outros ímpetos transitórios de criatividade duram apenas alguns momentos.

Furygale*

Uma popular região do campus de Prismari, onde as criações abandonadas de milhares de artistas-magos do passado foram sendo reunidas ao longo dos anos. Isolada por proteções e sinais de alerta, Furygale compreende uma vasta área ocupada por energias mágicas em constante mutação, vendavais de gelo, vento e fogo, e elementais errantes. É inerentemente perigosa, mas também uma fonte de inspiração criativa selvagem e, apesar de seus perigos, continua a ser um local popular para estudantes que querem duelar sem ser interrompidos por figuras de autoridade.

Mascote da Faculdade: Elementais

Para os magos de Prismari, as criaturas elementais são uma forma de arte viva. Os magos esculpem conchas artísticas a partir de uma fusão de elementos brutos e, em seguida, conjuram energia elemental viva para habitar as conchas.

O resultado é uma criatura poderosa capaz de expressar emoções sublimes… e causar destruição desenfreada. O núcleo interno de um elemental Prismari pode ser uma força turbulenta de fogo, vento, gelo, água, lava ou rocha sólida.

Kits de Personagem de Strixhaven

Alguns kits do Manual do Aventureiro, todos eles ligados a magia, vão ser úteis para a adaptação, mas requerem aprovação do Mestre.

Além desses, você pode selecionar algum dos kits abaixo para as faculdades de Strixhaven:

Kit Mago (MdA, pág. 73), para quem gosta de mana azul; kit Bruxo (MdA, pág. 19), ligado ao mana preto; kit Druida, ligado ao mana verde; e os kits Clérigo, ligado ao mana branco, e Xamã, ligado ao mana vermelho.

Mago da Eloquência

Aluno(a) que ingressou na faculdade Platinopena de Strixhaven.

Exigências: H2; Magia Branca ou Negra; Manipulação.

Eloquência. Sua eloquência é impressionante. Você pode escolher um sucesso automático em um teste de perícia envolvendo situações sociais. Você pode usar este poder um número de vezes por dia igual a sua Habilidade.

Magia Nanquínea. Você recebe as magias Criatura Mágica, Criatura Mágica Aprimorada e Feras de Tenebra.

Magia Sutil. Você pode escolher três magias da escola Elemental (espírito) e lançá-las, pelo seu custo normal em PMs, mesmo sem ter a vantagem Magia Elemental. Você ainda deve atender a quaisquer outras exigências das magias. Caso adquira a vantagem, gastará apenas metade dos PMs para conjurá-las.

Oração Trovejante. Você pode gastar 5 PMs e um movimento para invocar (em voz alta) palavras poderosas. Isto fornece um bônus de +2 em uma característica à sua escolha, sua ou de algum aliado. Próximo a você, por um número de turnos igual à sua Resistência.

Artista Elemental

Aluno(a) que ingressou na faculdade Prismari de Strixhaven.

Exigências: Elementalista; Magia Elemental; Arte.

Aspecto Elemental. Você possui maior relação e afinidade com um tipo de elemento. Você recebe Armadura Extra contra o elemento.

Ataque Elemental. Escolha um elemento. Seus ataques físicos recebem FA+2 e causam dano mágico.

Magia Elemental. Armadura Elétrica, Aumento de Dano e Explosão.

Talento Artístico. O(a) mago(a) pode gastar 1 Ponto de Magia para comprar um sucesso automático em um teste da perícia Artes. Ele(a) pode usar este talento um número de vezes ao dia igual ao valor de sua Habilidade +1.

Este artigo com a adaptação das faculdades de Strixhaven de Magic: The Gathering para 3D&T foi escrito originalmente na revista Tokyo Defender #19, por Bruno Silveira. Veja o artigo na íntegra ao baixar a edição gratuita clicando aqui, que apresenta as faculdades de Murchaflor, Sapioforte e Quandrix, as fichas de todos os Familiares de cada faculdade, e os Kits para estas três faculdades. Para outras edições gratuitas da Tokyo Defender, clique aqui. Para adquirir as edições do novo formato em financiamento coletivo, clique aqui.

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