A Área de Protótipos: RPG do DOOF 2023 foi umas das novas e maravilhosas novidades do evento trazendo jogos e pessoas incríveis para conhecermos. Foi um prazer estar com todos eles e elas nesse fim de semana e esperamos que venham mais encontros e sistemas para jogarmos!
Corespring
Ariel Nora, Matheus Costa, Guilherme Machado
Os autores criaram um sistema com pegada espacial e futurista. O objetivo dos players é derrubar o Império que sendo autoritário trás inúmeros problemas para a comunidade planetária. Mas se você quer sair de oprimido para opressor pode esquecer, as ferramentas de evolução no jogo te impulsionam a criar características comunitárias e altruístas. Além disso em Corespring a notoriedade individual ou do grupo só pode ser conquistada se forem em nome da revolução. Após evoluírem os níveis máximos, a “evolução” do grupo é adquirida com itens, renome e influencia.
Dragonzitos
Rafael Peregrinow e Andressa Konno
Durante a pandemia o autor viu a oportunidade de por sue projeto de sistema em ação. Utilizando o grande inimigo clássico dos RPGistas, os dragões. No entanto, nesse caso eles quem são os mocinhos, ou não ! Os Players em quanto Dragonzitos devem proteger o covil do Dragão que servem Porem, não se engane, nossa visão de dragões é limitada demais para o sistema, afinal qualquer criatura pode ser um dragão e igualmente os dragonzitos. Utilizando o sistema d20, porem apenas d20, os jogadores precisam de bastante criatividade para aplicarem suas características e recursos, obtendo assim mais chances e ter sucesso na sua aventura”
Fábulas & Goblins
Renato Alves
Mesmo trabalhando com peças para o cenário de RPG, viu na pausa necessária durante a pandemia o momento para iniciar seu sistema. Se inspirou nas fabulas infantis juntamente com características lúdicas e o RPG medieval. O sistema utiliza o set básico de dados, dentro do sistema d20. O autor indica Fábulas e Goblins para todas as idades, mas principalmente para o publico infanto-juvenil, considerando ótima oportunidade de iniciação no hobby.
Hybris
Rafael Carneiro Vasques, Matheus Romanetto, Vitor Celli Caria, Gigio Bertachi.
A conversa com o autor foi estendida para muito mais além do que apenas RPG e o seu protótipo. Rafael Carneiro é sociólogo e professor, há uns anos liderava um clube de RPG na escola em que lecionava, e aplicava principalmente o LARP com seus alunos. Paralelamente recebeu a proposta de criar um sistema, e convidou amigos para trabalharem juntos. Entre muitas conversas e mudanças surgiu o Hybris, um sistema de RPG sociológico, com uma proposta diferenciada do clássico roubas, matar e conquistar. Em Hybris os conflitos são sociais entre grupos de poder, e as resoluções são feitas com dialogo entre os players. E nas palavras do autor: “Eu queria um sistema em que Rosa Parks fosse a Heroína”. Afinal Hybris significa desmedia, ir além, e foi o ela fez, rompendo assim as principais amarras da politica na época.
RPG Improprio
Taiguara Rangel
Vendo a necessidade de popularizar para seu meio o RPG, procurou métodos para desenvolver um sistema acessível para todos. Ou seja, desde acesso a materiais e entendimento prático do jogo. Além disso o autor optou por otimizar a narrativa, por se colaborativa e estar mais nas mãos dos jogadores. Porem o mestre tem um papel fundamental, afinal necessita de improviso boa parte da narração dando o corpo da historia. O sistema utiliza apenas d6 e pode ser aplicado a vários cenários, épocas, com ou sem magia.