Esta semana, a iniciativa da Biblioteca Arkanita apresenta o netbook Confrarias Negras, de Daniel Martins Ferreira. Este netbook apresenta um estudo aprofundado e histórico sobre as confrarias negras de Minas Gerais no século XVIII, para serem usadas especialmente no subcenário de Santa Cruz.
Conteúdo do netbook
O netbook apresenta o seguinte conteúdo:
- Introdução, deixando claro que o netbook busca expor o que são as confrarias negras, o seu meio de atuação, falar sobre suas estruturas de funcionamento e principalmente da sua importância como
instrumento de inversão hierárquica, na capitania de Minas Gerais no século XVIII. - O que são associações religiosas?, abordando o conceito e os diferentes tipos de irmandade e o que elas são dentro da organização mineira.
- Quem fazia parte delas?, identificando os integrantes dessas confrarias assim como o seu nível de influência e outras características pertinentes ao tipo de confrade que cada irmandade aceitava.
- Regras de procedimento, discutindo as regras essenciais que as irmandades deveriam seguir.
- Atrativos das confrarias, expondo o que as irmandades tinham que atraía novos membros, quais eram suas características que ativavam o desejo associativo ou quais eram as características da época e da região que empurrava as pessoas a esta atividade.
- Economia e finanças das confrarias, explicando como elas se sustentavam e onde aplicavam sua receita.
- Inversão hierárquica, discutindo o papel das confrarias negras como elementos de aculturação do afrodescendente ou como meio de contestação legal das etnias marginalizadas.
- Considerações finais, resumindo o conteúdo das seções anteriores e enfatizando o papel social e político das confrarias negras em Minas Gerais durante o século XVIII.
Você pode baixar este netbook aqui mesmo na Biblioteca Arkanita. Clique aqui para iniciar o download do netbook. E continue acompanhando as postagens semanais da Biblioteca Arkanita para outros grandes netbooks como Confrarias Negras!
Você pode também nos ajudar a movimentar o RPG fazendo parte do nosso Patronato. Mas se não puder, tudo bem! Venha fazer parte da nossa comunidade, começando pelo YouTube por exemplo.