Em Deusastrados cada jogador é um deus responsável por criar novas criaturas para povoar um novo planeta. Esse é um jogo de agilidade, onde precisamos criar nossos seres, enquanto novos critérios surgem tornando cada vez mais difícil a nossa missão.
Ficha técnica
Número de jogadores: 2-4 jogadores
Tempo: 30 minutos
Mecânicas: Seleção de Ação Simultânea, Construção a partir de Modelo, Tempo Real, Toma Essa
Editora: TGM
Componentes (jogo base):
- 5 Cartas de Deuses
- 35 Cartas de Poder
- 72 Cartas de Criatura
- 3 Cartas Camaleônicas
- 9 Tokens de Ordem
- 5 Tokens de Deuses
- 6 Tokens de Tipo
- 4 Réguas de Jogador
- 1 Tabuleiro
- 1 Miniatura do Caos
Como funciona
A primeira coisa que você deve saber sobre Deusastrados é que ele é um jogo de caos! Não à toa nós temos o Deus do Caos e ele entra em ação 2x por turno!
O jogo funciona em fases. A primeira é a criação. Nela todos jogam ao mesmo tempo puxando cartas de partes da criatura do bolo que fica no centro da mesa. O mais interessante é que você pode colocar as partes que encontra nas suas criaturas ou nas criaturas das outras pessoas.
O tabuleiro do Caos marca as partes que podem ou não ser usadas. Antes mesmo do jogo começar, dois tipos de parte estarão indicadas como inviáveis.
Depois da fase da criação, o deus do Caos fecha mais um tipo de parte. Isso significa que mesmo que você tenha montado uma criatura completa, pode ser que ela deixe de ser agora.
Aí vamos para a fase de Poderes, onde cada deus coloca uma carta de sua mão com poderes especiais. Aqui vamos tentar proteger ou modificar as criaturas em jogo. O caos age novamente tirando mais um tipo de partes.
A fase final é a pontuação. São descartadas as partes que não são viáveis. Cada parte que restou vale 1 ponto. Criaturas completas dão 1 ponto extra.
São quatro turnos, com dificuldade crescente por conta das ações do Caos. Deusastrados também conta com um modo avançado onde cada deus tem um poder diferente.
Análise do jogo
A primeira coisa que se destaca em Deusastrados é sua arte lindíssima.Tanto os deuses quanto as criaturas são muito bem desenhados e muito fofos. A temática do jogo também é bem diferente e, confesso, foi a primeira coisa que me atraiu.
Como disse acima, é um party game de caos. Todos jogam ao mesmo tempo, tem bastante interferência externa e não dá para planejar ou ter uma grande estratégia em curso. A ideia é jogar com agilidade, fazer a melhor jogada possível e torcer para ter um pouco de sorte diante do deus do Caos.
É um jogo bastante divertido e diferente. A temática e jogabilidade estão muito bem conectadas. É altamente rejogável. O fator sorte talvez seja o ponto contra para alguém que procure algo mais estratégico, porém essa não é a proposta base do jogo. Dentro do que se propõe Desaustrados é um jogo incrível.
Vale a pena comprar?
Com certeza. Lindíssimo, desses jogos que chamam a atenção na prateleira, e muito divertido. Desaustado é um jogo excelente dentro da sua proposta e, só por isso, já valeria. Mas além disso, jogos que dependem mais da sorte são ótimos aliados de grupos mistos em idade e/ou experiência de jogabilidade.
Aqui em casa é sucesso e apresentamos sempre que podemos para todo mundo.
Gostou, então já sabe!
Em primeiro lugar, acompanhe o Na mesa nas redes sociais do Movimento RPG, onde teremos muito mais conteúdos com esse! Acompanhe também a TGM Editora.
Você pode ler mais resenhas e regras da casa de boardgame aqui no site. Ou acompanhar nossos conteúdos nas nossas redes sociais.
Por último, mas não menos importante, se você gosta do que apresentamos no MRPG, não se esqueça de apoiar pelo PicPay, PIX ou também no Catarse!
Assim, seja um Patrono do Movimento RPG e tenha benefícios exclusivos como participar de mesas especiais em One Shots, de grupos ultrassecretos e da Vila de MRPG.
Além disso, o MRPG tem uma revista! Conheça e apoie pelo link: Revista Aetherica.