fbpx
Movimento RPG
Image default
Notícias

É lançada Truth or Dare, a nova missão do RPG Paranoia

A Mongoose Publishing lançou, Truth or Dare, ou “Verdade ou Desafio”, uma nova aventura para o RPG de distopia Paranoia. Nesta nova missão, os jogadores devem assumir seus papeis de Agentes Atiradores e aprender a se infiltrar nas sociedades secretas inimigas dO Computador. Mas sejam discretos, sob risco de sofrer terríveis punições como “aproveitar dolorosas atualizações Coretech, um concerto punk underground, armadilhas mortais açucaradas, um NPC extremamente chato que simplesmente não vai embora” dentre outras novidades para a ambientação criada pelos Famosos Designers de Jogos (SIC).

Truth or Dare, uma missão de Paranoia
Em Truth or Dare o jogador deve se infiltrar nas sociedades secretas (Imagem: Divulgação)

O pioneiro da distopia

Paranoia foi lançado em 1984 e criado por Greg, Dan Gelber, and Eric Goldberg. Se passa em uma cidade futurista chamada Complexo Alpha comandada pelO Computador, um sistema de inteligência artificial que controla aquela sociedade. O grande problema é que O Computador é completamente maluco e teme que uma série de inimigos reais, ou nem tanto, destruam a “sociedade perfeita” que tenta manter. Para isso, lança mão dos Agentes Atiradores, o papel que os jogadores assumem no jogo, com a missão de encontrar os inimigos, que podem ser de mutantes aos onipresentes comunistas.

 

Colabore… com você mesmo

O jogo faz uma mistura de clássicos da distopia como 1984 e Admirável Mundo Novo para criar situações que incentivam os jogadores a mentir, enganar e trair, fazendo com que o objetivo aqui não seja a colaboração, e sim passar por cima uns dos outros para sobreviver enquanto tentam cumprir o que foi ordenado. Cada jogador tem ainda a possibilidade de realmente ser um Agente Duplo, inclusive com a missão de matar outros jogadores, reforçando os temas de paranoia, desconfiança e traição.

 

Simplicidade e humor negro

As missões passadas pelo Computador aos Agentes Atiradores são confusas, incompreensíveis, contraditórias ou simplesmente suicidas, e é daí que vem o humor de Paranoia. Os personagens recebem no começo do jogo seis clones seus, podendo conseguir novos ao longo da campanha, o que tira o peso da morte, incentivando que as decisões mais absurdas realmente sejam tomadas, já que não há punição real para os erros que inevitavelmente vão ocorrer. Desta forma, Paranoia se destacou na época de seu lançamento por sua abordagem bem-humorada e suas regras mais abertas, vindo a conquistar uma legião de fãs e se tornar um clássico.

 

Postagens Parecidas