fbpx
Movimento RPG
Image default
Guia de Criação Manuscritos

Kalymba – Guia de Criação de Personagem

Tranquilos pessoal? Kalymba é um rpg escrito por Daniel Pirraça e publicado pela Craftando Jogos. É um dos primeiros jogos nacionais de afrofantasia.

No texto de hoje, faremos o personagem Cysgod, o qual criado como um elfo ranger arqueiro. Veremos o que ele se tornará em Kalymba!

 

Modo preguiçoso (ou o resumo da ficha)

  • Distribua 10 pontos entre seus atributos. O máximo, inicialmente, em um atributo é 3.
  • Distribua 25 pontos entre as perícias. O limite aqui também é 3.
  • Escolha a raça e faça as alterações.
  • Defina a idade e, também, faça as alterações devidas.
  • Calcule sua vida e axé iniciais.
  • Use seus 3 pontos para comprar habilidades especiais no nível moleque.
  • Anote seus idiomas e, se for usar magia ou for um devoto, faça os estudos respectivos sobre magias e orixás.

 

Raças

As raças de Kalymba são diferentes do que estamos acostumados e, portanto, merecem uma breve descrição.

Abatwás são, a grosso modo, formigas bípedes com bons atributos físicos e forte senso comunal. Aqueles que saem muito do padrão são tratados como párias. Porém, continuam com suas necessidades de pertencer a algo, não importa o quê. Os colocando, muitas vezes, em atividades ilícitas ou em guerras que nada tem a ver com eles. O que é favorecido pela sua ingenuidade inata.

Azizas são o povo do céu de Aiyê. São rápidos, aventureiros, ousados e um tanto quanto sortudos. Boudas são os gnolls dos mundos típicos de fantasia medieval. Entretanto, ao invés de serem covardes ou demoníacos, boudas seguem o comportamento mais parecido com hienas: organização matriarcal, ferocidade e certa dose de crueldade.

Bufauros são minotauros baseados em búfalos. Com personalidade valente, unida e orgulhosa, os bufauros são excelentes forjadores e grandes guerreiros. Dooshuras são um povo anfíbio pequeno. Pode-se dizer que são narcisistas altivos e, um pouco prepotentes ao considerarem o valor de sua imagem e importância. E, embora anfíbios, conseguem se adaptar a climas áridos e possuem várias habilidades como regeneração ou produção de toxinas.

Humanos são, bem, humanos como em qualquer outro mundo fantástico. Jengus são sirenídeos com hábitos majoritariamente nômades e que, em tese, espantam os monstros marinhos do litoral. Lêmures são ótimos sobreviventes que vivem numa ilha longe do povo do continente.

Obonianos são símios sencientes fortes, inteligentes e com forte senso moral. São divididos em 4 grupos conforme as espécies de quais derivam. Yumbos são o povo fada de Aiyê. As fêmeas da espécie se aventuram enquanto os machos protegem a matriarca. São espertos e fofos.

 

Ficha no Modo longo

Cysgod é focado em agilidade e depois em vigor e ori. Assim, distribuiremos 3 em Agilidade, 2 em Vigor e em Ori e 1 no restante. Considerando os atributos de Cysgod, ele poderia ser um Aziza, Lêmure ou Yumbo. Yumbos são pequenos e não condizem muito com Cysgod (ele não é fofo como eles). Azizas são rápidos, destemidos e sortudo; porém, Lêmures são sobreviventes natos (algo que representa bem o fato de Cysgod ser um caçador/patrulheiro) e vivem em florestas (algo típico da maioria dos elfos).

Portanto, Cysgod será um Lêmure e receberá +1 em Agilidade e Vigor e -1 em Intelecto. Além de ter vantagem em Percepção, Saltos e Sobrevivência, visão noturna e +1 em Esquiva.

Há 44 perícias e 25 pontos a serem gastos. Assim, temos que focar na escolha das perícias, escolhendo poucas perícias mas que sejam fortes. Assim, seguindo o conceito original do Cysgod escolhemos Tiro, Esquiva, Iniciativa, Salto, Percepção, Criaturas, Natureza e Sobrevivência. Distribuindo 3 pontos em cada uma dessas, exceto em Criaturas e Natureza que receberão 2 pontos, sobrará 3 pontos para por em Luta, Escalada e Fortitude.

Cysgod é um adulto e, portanto, não tem alterações em seus atributos. Os pontos de vida são calculados da seguinte forma: Vigor x3 + 15 , o que resulta em 24. Seu Axé é 6 (Ori x3). Os idiomas falados por ele são o comum e o arbóreo.

Nas habilidades especiais, dentre várias opções escolhemos Especialização em Armas (arcos). O que fornecerá +1 de dano com arcos. Como essa habilidade custa 2 pontos, ainda temos um ponto para gastar. Como as outras habilidades almejadas custam 2 pontos, escolheremos Muita gana, que custa 1 ponto e concede 50% a mais de gana inicial, ou seja, começaremos com 150 ganas.

 

Equipamentos

Por regra os personagens iniciais recebem 100 ganas. Entretanto como compramos a habilidade Muita Gana, teremos 150 ganas. De início gastaremos 40 ganas num arco curto. Para evitar receber dano Cysgod usará uma fardagem de peles, o que reduzirá em 3 qualquer dano recebido. Assim, gastamos mais 60 ganas.

Para ter dinheiro para as flechas, escolhemos uma azagaia como arma corpo a corpo. Assim gastando mais 40 ganas. Compramos, 5 flechas incendiárias e 20 flechas comuns, além de uma aljava e um odre. Sobra, assim, 2 ganas e finalizamos o personagem.

 

Ficha

FOR 1, AGI 4, VIG 3, INT 0, GIN 1, ORI 2

Pontos de Vida: 24.   Axé: 6.     Idiomas: Comum e Arbóreo

Perícias (o valor em parênteses é a soma da perícia com o atributo):

Tiro 3 (7), Esquiva 3+1 (8), Iniciativa 3 (7), Salto 3 (7) (vantagem) , Percepção 3 (5) (vantagem), Sobrevivência 3 (7) (vantagem), Criaturas 2 (2), Natureza 2 (2), Luta 1 (2), Escalada 1 (2), Fortitude 1 (4).

Habilidades: Especialização em Arma (arcos),  Muita gana.

Ataques:

Azagaia: 1d6 + 2, dano 1d6+3, Arremessável.

Arco curto: 2d6 + 7, dano 2d6+1, Alcance 24 metros.  Flechas 20, Flechas incendiárias 5.

Esquiva (8). Poder Mágico 4

Equipamentos: aljava, odre. Gana: 2.

 

*

Leia mais textos sobre os produtos da Craftando, clicando no link.

Se você gosta do que apresentamos no MRPG, lembre-se de apoiar pelo PIX ou Catarse!

Assim, seja um Patrono do Movimento RPG e tenha benefícios exclusivos.

Além disso, o MRPG tem uma revista finalista do último Goblin de Ouro, apoie pelo link: Revista Aetherica

Postagens Parecidas