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Guia de Criação

LIÇÕES RPG — Guia de Criação de Personagem

Criado por Jorge Valpaços (Pesadelos Terríveis, Arquivos Paranormais, Encantos e Ceifadores) e publicado pela AVEC Editora, LIÇÕES RPG me faz querer criar personagens que combatem o conformismo!

LIÇÕES RPG já teve seu cenário, história e sistema abordados na Resenha, então neste artigo, vamos nos dobrar sobre a Criação de Personagem.

Neste jogo, você é um Protagonista! O mundo não gira ao seu redor, mas há quem diga que é graças a você que ele continua girando!

Você é a heroína! Aquela que irá impedir o Seu Mundo e o Outro Mundo de colidir e levar todos à uma terrível catástrofe!

Mas para ser capaz de fazer isso, você precisa se conhecer. O próprio livro faz perguntas excelentes sobre esse assunto como:

“Quais os seus Dramas e Motivações? E seus Atributos de destaque? Como encaram os Desafios que lhes são impostos? Pelo que têm Aversão? Qual o seu principal Afeto? E sua Aptidão? O que lhes fornece Energia? Afinal, o que as fazem distintas dos Coadjuvantes e Antagonistas?”

Para respondê-las, a criação de personagem segue 6 passos!

Teo. além disso, como costumo fazer, vamos criar meu clássico personagem Teo neste jogo também!

Passo 1. Drama Pessoal e Motivação

Você é um cara deslocado. Uma garota que não se encaixa. É como se o mundo fosse um enorme quebra-cabeça onde a sua peça não encaixa direito em lugar nenhum.

Esse é o seu Drama Pessoal! Sua constante luta pessoal para encontrar ou criar o seu lugar no Seu Mundo!

Você pode criá-lo ou rolar 1d12 nas opções que o livro descreve como: “Aqueles que deviam te amar
apenas te colocam para baixo.”

Contudo, esse drama não é o suficiente para te fazer desistir! Você tem algo que te faz levantar e seguir em frente, não importa quantas vezes te derrubem! Essa é sua Motivação!

Você pode criá-la ou rolar 1d12 nas opções que o livro descreve como: “Fazer as pazes com alguém, ou
até consigo mesma.”

Teo: Resolvi rolar o Drama Pessoal do meu Protagonista: “Nada que faça está bom o suficiente para você.” E por incrível que pareça, me identifico bastante com esse resultado. Bom, agora vamos para a Motivação“Transgredir as regras impostas, lidando com as consequências.” Gostei!

Passo 2. Distribua os Atributos

Em LIÇÕES existem seis Atributos que determinam as capacidades do seu personagem. Elas são:

  • AGILIDADE é sua velocidade, seus reflexos, sua precisão.
  • INTERAÇÃO é sua empatia, seu carisma, sua comunicação.
  • MANHA é seu improviso, sua ousadia, seu jeitinho.
  • PERCEPÇÃO é sua atenção, seus sentidos, sua observação.
  • RACIOCÍNIO é sua astúcia, sua inteligência, sua razão.
  • VIGOR é sua potência, sua força, sua resistência.

Ao criar sua Protagonista, você irá distribuir dados nas opções acima, lembrando que os maiores valores indicam aqueles em que você é mais capaz: d12, d10, d8, d8, d6 e d4.

São esses dados que você irá rolar em suas Jogadas contra os Desafios que surgirem em seu caminho!

Teo: Considerando minhas rolagens anteriores, quero que Teo seja filho de um grande empresário da área farmacêutica que esperava que ele herdasse o trono do império. Apesar de gostar de aprender a salvar vidas, Teo odiou a proposta do pai e quer juntar coragem para fugir da sombra do velho.

Seus atributos serão:

  • AGILIDADE: d10
  • INTERAÇÃO: d8
  • MANHA: d4
  • PERCEPÇÃO: d10
  • RACIOCÍNIO: d12
  • VIGOR: d8

Passo 3. Escreva três Aspectos

Aspectos são Minúcias, detalhes do seu personagem que ajudam em suas Jogadas e fornecem Fortuna em Desafios.

Existem três Aspectos:

  • APTIDÃO é uma competência, uma habilidade, uma perícia.
  • AVERSÃO é uma repulsa, um horror, um ódio.
  • AFETO é uma afeição, um sentimento, uma emoção.

Você pode criar, escolher ou sortear 1 de cada Aspecto acima para definir temas centrais do seu personagem.

Teo: Como já tenho um bom alinhamento do personagem, resolvi escolher:

  • APTIDÃO: Ciências da Natureza como física, biologia, química etc.
  • AVERSÃO: Conformismo.
  • AFETO: Mágoa.

Passo 4. Marque suas Reservas

Existem 2 elementos na ficha do personagem chamados de Reservas:

  • RECURSOS são os equipamentos, as vestes, a grana.
  • ENERGIA é a coragem, a vontade, a determinação.

Cada Reserva possui o limite inicial de 1 ponto e você pode gastá-los para fornece Minúcias que vão beneficiar sua Jogada contra um Desafio.

Encontrar aquela ferramenta ideal no momento certo gastando Recurso ou jogar novamente um dado para tentar ter um resultado melhor gastando Energia são exemplos de usos dessas Reservas.

Teo: Não há muito o que escolher. Apenas coloquei 1 ponto em cada.

Passo 5. Escolha seu Poder

Poderes só são permitidos se existem elementos fantásticos em Seu Mundo ou no Outro Mundo que justifiquem suas existências.

Isso é definido pelo narrador quando ele cria a História.

Se Poderes forem permitidos, os Protagonistas podem começar sem nenhum ou com 1 ponto de Poder e irem adquirindo mais conforme evoluem.

Em LIÇÕES existem 3 tipos de poderes:

  • ALTER EGO é sua forma alternativa, seu inconsciente reprimido, sua persona.
  • ALIADO é um companheiro do outro mundo, um monstro de bolso, um construto pensante.
  • ARTEFATO é uma relíquia exótica, um item mágico, um equipamento supertecnológico.

Os personagens podem colocar seus pontos de Poder no tipo que preferir, podendo ter mais de um tipo.

Para justificar esse Poder, o jogador pode descrever sua origem ou rolar entre as sugestões do livro. Além disso, existem mais regras de Poderes que deixarei para você ler no livro!

Teo: Como estou pensando muito em Persona 5 para esse personagem, o metaverso do jogo eletrônico possui poderes. Então Teo terá 1 ponto em ALTER EGO, onde ele assume uma forma ardilosa, ousada e manipuladora para contrabalancear sua personalidade contida e ajudá-lo a se revoltar mais.

Passo 6. Dê um Nome e Aparência

Além do nome carregar toda a identidade do personagem, a Imagem que determina sua aparência também é uma Minúcia que pode ser usada a favor da Protagonista para gerar Fortuna. Contudo, diferente do nome, sua Imagem é descrita pelos outros jogadores da mesa baseado no que você criou até aqui.

Quando tudo estiver definido e os pormenores mais específicos do livro estiverem acertados, sua Protagonista estará pronta para enfrentar Desafios e aprender lições.

Teo: Seu nome já está definido e como Imagem, bom, preciso montar uma mesa antes para que os outros jogadores descrevam como enxergam o Teo.

Considerações e Despedidas

Eu tô muito empolgado! Essa foi uma das criações mais divertidas que eu já fiz e quero muito colocar o Teo em uma mesa logo — apesar de ser bem provável que eu acabe narrando.

Quero colocar minha ideia de uma mesa de Persona 5 usando LIÇÕES RPG como base para o jogo e colocar meus jogadores para enfrentar os males de uma sociedade repleta de cinismo e conformismo!

E eu genuinamente acho que LIÇÕES RPG é sobre isso! Combater os males dos mundos usando de poderes e determinação para burlar todas as regras com as quais já nos acostumamos — pro bem e pro mal.

Já disse, e repito: LIÇÕES é um jogo sobre aprender a ser uma pessoa melhor.

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