Este artigo com a adaptação de Malditos Goblins em 3D&T, escrito por W. Anderson, é baseado no divertidíssimo sistema homônimo da editora Coisinha Verde Games, criado por Tiago Junges e Bruno Henrique Junges. Para obter edições gratuitas da Tokyo Defender, clique aqui. Para adquirir as edições do formato em financiamento coletivo, clique aqui. E toda segunda-feira, tem mais matérias monstruosas na MegaLiga!
SOBRE MALDITOS GOBLINS EM 3D&T
Malditos Goblins é um mini RPG de humor. Neste jogo os jogadores interpretam goblins fracotes que morrem por qualquer coisa! Os personagens começam com características roladas aleatoriamente e já estão prontos para jogar! Provavelmente ele morrerá na segunda ou terceira batalha. Então você gera outro goblin e continua o jogo! Basta dizer que é um irmão, filho, sobrinho, etc que veio se vingar!
PEQUENOS AJUSTES ANTES DE COMEÇAR:
Para tornar sua experiência mais goblinesca, mudamos os nomes das características (mas só dos goblins)
Pow! (F) quando atacar alguém, quebrar algo ou fizer esforço físico
Hmm! (H) quando precisar ser ágil, raciocinar ou lembrar de algo em sua breve vida
Argh! (R) quando sua saúde física ou mental estiver em xeque
Zum! (A) quando estiver esquivando, se protegendo ou defendendo
Psw! (P) quando sua mira e precisão forem exigidas
Sugerimos que faça testes de atributos contra dificuldade (CD), rolando 2d6 +Atributo e considerando os níveis de teste Fácil (6), Médio (9), Difícil (12) e Quase Impossível (15).
E o detalhe mais perigoso: em caso de uma Falha Crítica, onde todos os dados caem 1, o Goblin naturalmente EXPLODE! Porque? Por seu suor comburente, constante contato com pólvora, gases intestinais crônicos, azar, destino ou mera diversão dos jogadores de Malditos Goblins!
BÔNUS: Se um jogador passar o tempo todo imitando a voz de um goblin (uma voz fina e toda errada) enquanto jogar este jogo, seu goblin nunca morrerá explodindo quando os dados caírem “1”. Note, se ele falar uma palavra sem a voz goblin (isso inclui quando o jogador pedir para ir ao banheiro ou atender o telefonema da sua mãe), ele perde esta vantagem até o final do jogo.
COMO CRIAR SEUS MALDITOS GOBLINS EM 3D&T
- Escolha a Vantagem Única “Goblin” (-1pt) e distribua seus fantásticos 5 pontos de personagem nos atributos, nenhum maior que 3. Não pense muito, pois seu personagem nem vai durar tanto!
- Crie um nome com uma até três sílabas estranhas. Sugerimos juntar dois sons estranhos ou dividir seu nome ou sobrenome e escrever um deles ao contrário
- Escolha uma Ocupação e Descritor, rolando 1d6 para cada, conforme a tabela:
Ocupação:
- Mercenário: Pow! +1 , Perícia: Combate (+4 em combates físicos) , Crítico automático
- Bruxo: Hmm! +1 , Perícia: Misticismo (+4 no uso de magias) , Efeito Adverso, Magia Elemental , Restrição de Poder (conjurar apenas “Ataque Mágico”)
- Incendiário: Argh! +1 , Perícia: Ciências (+4 em compostos perigosos) , Obliterar
- Gatuno: Zum! +1 , Perícia: Crime (+4 na arte ladina) , Flanquear
- Caçador: Psw! +1 , Perícia: Sobrevivência (+4 para se virar nos 30) , Bala nas Costas
- Líder: Escolha seu atributo +1 e perícia e ganhe PV Extra , Tanque de Carne
Descritor:
- Covarde: Pow! -1
- Tonto: Hmm! -1
- Raquítico: Argh! -1
- Atrapalhado: Zum -1
- Zarolho: Psw! -1
- Supimpa: Escolha um atributo para ganhar +1.
4. Escolha uma Característica – importante para seu roleplay (e para diversão da rapaziada na mesa), rolando 6d6, conforme a tabela:
- Amaldiçoado: Você acha que é um humano que foi amaldiçoado e precisa quebrar a maldição. Mas, na verdade, você é só um goblin perdido.
- Apêndice extra: Você tem dois apêndices. Você tem o dobro de chance de ter apendicite.
- Aracnídeo: Você consegue escalar superfícies lisas e pode defecar cordas de seda.
- Bomba-relógio: Você pode explodir a qualquer momento. Sempre que alguém fala algo relacionado com fogo ou explosão role um dado. Se cair “1”, você explode.
- Cabeça extra: Você tem duas cabeças. O que não quer dizer muita coisa, já que duas cabeças de goblin não pensam melhor que uma.
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Cabeção: Você tem um cabeção que contém um cérebro gigante. Você pode saber de qualquer coisa e conhecimento obscuro, mas não pode usar elmos ou bonés.
- Chifre: Você tem um grande e imponente chifre de unicórnio saindo da sua testa.
- Cicatrizes: Você tem cicatrizes por todo o corpo.
- Cinzento: Sua pele é cinza e enrugada. Você pode ter barba branca comprida se quiser.
- Colorido: Sua pele tem vários tons e cores. Toda manhã, as cores mudam de lugar.
- Felino: Você acha que é um gato e vive se lambendo, miando e ronronando.
- Flatulência: Você vive se peidando, mas se quiser pode usar isso para dar saltos de até 6 metros de altura ou correr até o dobro da velocidade.
- Fosforescente: Sua pele é de um tom verde fosforescente. Você brilha no escuro.
- Galináceo: Você acha que é uma galinha e vive cacarejando e ciscando.
- Linguão: Você possui uma língua gigante. Você não tem muito controle sobre ela, então ela vive fora da sua boca babando e impedindo que você fale direito.
- Listras: Você possui listras azuis por todo o corpo.
- Mão gigante: Uma das suas mãos tem o dobro do tamanho de uma mão de goblin comum.
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Minicabeça: Você possui uma cabeça muito pequena. Seus olhos parecem que vão saltar do rosto (talvez vão!) e você não pode usar elmos.
- Minion: Você gosta de usar camiseta amarela e odeia qualquer um que use vermelho. Acredita em qualquer mentira.
- Nariz extra: Você possui um nariz extra no cotovelo.
- Olho gigante: Um dos seus olhos é gigante e raramente pisca.
- Olhos extras: Você possui 1d6 olhos a mais na cabeça (em vários lugares diferentes).
- Orelha extra: Você possui uma orelha extra embaixo do sovaco.
- Peixoso: Você acha que é um peixe e precisa estar sempre molhado.
- Pés gigantes: Seus pés são gigantes. Você não pode usar nenhum tipo de calçado.
- Pintas: Você possui pintas cor de rosa espalhadas por todo o corpo. Algumas têm formato de coração.
- Pompom: Você possui um pequeno rabo com um pompom na ponta, como de um poodle bem tosado.
- Poros fedidos: Você exala um odor extremamente desagradável e ninguém consegue ficar perto de você por muito tempo sem ficar nauseado.
- Tom bélico: Sempre que você conversa com alguém, este se sentirá ofendido sem razão.
- Verdura: Você acha que é uma planta e insiste em fazer fotossíntese.
- Vermelho: Sua pele é vermelha e as pessoas acham que você é um demônio.
Pronto! Seu Maldito Goblin está pronto pra começar!
MANOBRAS ESPECIAIS DOS MALDITOS GOBLINS EM 3D&T
Catapultando Goblins
Com qualquer pedaço de madeira e uma pedra é possível fazer uma catapulta. Um goblin fica de um lado e o outro pula nela. Aquele que ativa a catapulta deverá testar Psw! para saber se o outro acertará o alvo proposto. Se falhar neste teste, o goblin catapultado vai se espatifar recebendo 1d6 de dano!
Pendurar no Inimigo
Goblins são pequenos e podem pular em alvos maiores para atacar pendurados. Para isso, o goblin deve fazer um teste difícil de Pow!. Se conseguir, ele estará em cima da vítima e nos próximos turnos rolará um dado extra em todos os ataques contra este alvo. A vítima não pode atacar um goblin pendurado, mas pode tentar tirar o goblin das suas costas, vencendo um teste médio de Habilidade.
Cacunda!
Dois goblins podem subir um em cima do outro e lutar como um só. Os dois podem atacar um mesmo alvo, mas não poderão se esquivar. O goblin que estiver em cima pode rolar 1 dado a mais no seu ataque. Todo ferimento sofrido poderá ser dividido entre os dois.
Ciranda Mágica
Se seus amigos quiserem ajudar você a conjurar uma magia, eles podem fazer uma ciranda. Pelo menos dois outros amigos precisam ficar girando e cantando ao seu redor enquanto você conjura a magia (e SIM, é exigido o roleplay com vozinha de goblin). Cada amigo na roda garante 1 dado a mais na sua rolagem
Tralha do Poder
Se um goblin achar um objeto bonito e fizer pelo menos dez outros goblins concordarem que é bonito, este objeto se torna uma “Tralha do Poder”. Você ganha um goblin seguidor (NPC) que fará tudo que você quiser. Ele só vai embora se você perder a tralha, ou se ele conseguir roubar a sua tralha (e ele vai tentar).
CRIANDO AVENTURAS ALEATÓRIAS PARA MALDITOS GOBLINS EM 3D&T
O narrador é livre para criar estórias mais elaboradas, mas em geral os personagens se reunirão para tentar realizar uma das ações da lista a seguir:
- Saquear Viajantes
- Sequestrar Pessoa Importante
- Saquear Casa Humana
- Proteger Masmorra
- Invadir Tribos Vizinhas
- Caçar um Dragão (mesmo que não exista um)
Indico que acessem o site do Tiago Junges e conheça o sistema de RPG Malditos Goblins que possui muitas outras tabelas, regras e geradores de dungeons até para RPG Solo.
“Gwklblergh zhuft mngoght!” (espero que tenham gostado em goblinóide)