Fronteiras do Império – Star Wars RPG – Resenha

Olá aventureiros, Victor aqui, escrevo sobre Changeling – O Sonhar e Aparição – O Esquecimento na coluna Liga das Trevas do movimento RPG. Mas hoje falarei sobre outo jogo, trazido ao Brasil e lamentavelmente parado nas traduções do restante do conteúdo de Star Wars RPG. A Galápagos Jogos trouxe da Fantasy Flay Games, Lucas Books e obviamente Disney o livro Fronteiras do Império, no original Edge of the Empire. Se passa no pós Guerras Clonicas e com o Império Galáctico já estabelecido.

Como a contracapa nos mostra:

“É um período de tensão e oportunidade na galáxia. O Império Galáctico se esforça para manter o controle em meio à guerra civil. Na fronteira do Império, trapaceiros, contrabandistas, caçadores de recompensas bandidos, exploradores e exilados competem pela sobrevivência.”

Esse é o clima de Star Wars RPG – Fronteiras do Império, explorando as margens do Império. Mas nada impede que se misture com outros livros ou complementos. No entanto, não estão em Português e nem sei se estarão um dia, uma pena, mas como disse eles também podem ser usados para dar mais profundidade a narrativa e personagens.

O Sistema

A evolução é feita através de Árvore de Talentos, as rolagens usam dados especiais com símbolos representando sucessos, falhas, triunfos, ameaças e mais. Além disso, existem regras para a adaptação para dados poliméricos de 10 lados, o famoso D10. Bem diferente do antigo Star Wars RPG – Saga.

A empresa responsável também fornece um aplicativo gratuito baseado em navegador que está em desenvolvimento. Ainda falta na presente data a parte de combates com naves, mas está em processo. Porém a parte de rolagem de dados e combate pessoal você pode acessar por aqui: Sessões de RPG – Online RPG Tools | Sessões de RPG . Lá você rola desde a iniciativa até ataques com armas à distância ou corpo a corpo. Além disso também mantem a ficha disponível para jogador e narrador poder atualizar.

Ah, antes que me esqueça, ele é integrado ao Discord, o que facilita bastante. Pois dá além dos símbolos, o resultado já calculado.

Como podem ver é um produto bem completo e complexo. Mas delicioso de jogar, realmente bem divertido, adota algumas dinâmicas diferentes como movimentação e ações. E deslocamento diferente, tanto para personagens e naves com pouca diferença. Além de obviamente as escalas de distância. Ainda adotando um mecanismo de líder e lacaios para os inimigos, onde os lacaios agem basicamente em conjunto. Mas cada narrador pode adotar a forma que desejar, com lacaios agindo em uníssono ou cada um de forma independente. Porem com uma rolagem só, ou simplesmente ignorar a regra de lacaios, afinal é um RPG e a Regra de Ouro também está nele.

As Tabelas e Dados

Existem muitas tabelas para guiar a narrativa e desfechos de rolagens, com sugestões do que pode ser feito com a quantidade de sucesso e afins recebidos. Abaixo vou mostrar os símbolos dos dados e seus significados. Mas não se assuste, com o jogo em andamento se torna bem simples entender, pois não são só símbolos, mas cores que determinam o que cada dado faz.

Esses são os dados:

  • Branco: Força,
  • Azul: Ampliação,
  • Verde: Habilidade,
  • Amarelo: Proficiência,
  • Preto: Contratempo,
  • Roxo: Dificuldade e
  • Vermelho: Desafio.

Perceba que o conjunto é composto com D6, D8 e D12, e se faz uma combinação entre eles para a rolagem. E uma outra diferença é que a rolagem é composta já com a resistência. Por exemplo, num ataque corpo a corpo onde o personagem seja proficiente e possa no ataque usar um dado amarelo, dois verdes e seja ajudado por algum fator externo ou alguém, iremos então adicionar um azul a mais. Ele indo atacar um oponente que tenha defesa dois a rolagem seria composta com um dado amarelo, dois verdes um azul e dois roxos. De acordo com os símbolos rolados o resultado é mostrado. Note que na rolagem do jogador a dificuldade já foi calculada

Os símbolos dos dados e seus usos, você vai ver que existem dados e símbolos positivos e negativos.

Onde Sucesso, Vantagem e Triunfo são positivos.

Fracasso, Ameaça e Desespero são negativos.

 

Trarei agora algumas tabelas.

Note que são desfechos combinados entre os dados e os símbolos, anulando um ao outro ou ampliando o resultado positivo ou negativo.

Perceba que também há orientação de adaptação para dados além dos oficiais para D10 e também para uma combinação numérica entre D6, D8 e D12. Assim não impedindo a jogatina pela ausência dos dados coloridos e simbólicos.

Nessa tabela vemos os níveis de dificuldade que varia de Simples, como nenhuma resistência, até Heroico com resistência com cinco dados roxos. Mas também haverão vezes que seja possível ou necessário a ampliação ou rebaixamento de habilidade ou dificuldade

Aprimorar dados, por exemplo, significa, trocar dados verdes por amarelos ou roxos para vermelhos. Logo, rebaixar adota a lógica inversa.

Também são usados os dados azuis para ampliar resultados e pretos para remover dados.

Já o branco é o dado da Força, ele mostra bolinhas brancas e negras, representando com as brancas o Lado da Luz e as preta o Lado Negro da Força.

Dessa forma o jogo pede que os jogadores rolem no inicio da sessão chamado de dado do Destino. Caso cair uma bolina branca, a converta em um ponto da Luz. Se caírem duas, converta em dois pontos da Luz. Caso caía uma ou duas bolinhas negras a lógica é a mesma para a conversão, porem converta para pontos do lado Negro.

Aleatoriedade

Também há um mecanismo de aleatoriedade chamado de Obrigação para reles mortais e Moralidade para o Jedi, porém esse livro que a Galápagos trouxe não aborda o jogo com Jedi. Mas como disse anteriormente podem ser “acoplados” outros livros que tenham outras dinâmicas e opções, além de uns como Force and Destine e Age of Rebelion, além de suplementos como Fly Casual, fazendo uma alusão direta a fala de Han Solo no cinema que aborda carreiras de contrabandistas e caçadores de recompensas além de outras.

A Obrigação se remete a rolagem de um dado D100, no livro o resultado se mostra na tabela 2-1 na página 39.

Hão outras tabelas que dão resultados de Vantagens, Sucessos e triunfos, assim como Ameaças, Fracassos e Desespero.

Raças

A parte mais bacana no meu ver é a possibilidade de se jogar com praticamente uma infinidade de raças, claro que não é infinito, mas é realmente muito amplo, assim como livros diferentes como os de regras ou até os suplementos trazem também novas raças, mas me aterei ao livro trazido pela Galápagos.

Pode-se jogar com:

  • Droides,
  • Gands,
  • Humanos,
  • Bothans,
  • Rodianos,
  • Trandoshans,
  • Twi’leks e
  • Wookiees

Como disse anteriormente, em outros livros são outras raças como Togruta, Kel Dor até mesmo Dug, mas não achei ainda se é possível jogar com a raça do Grão Mestre Yoda e do fofo Goru.

Mas de forma extra oficial é até possível encontrar, mas enfim, as fichas são feitas com base nas raças, ela traz a pontuação base dos Atributos e a quantidade de XP que cada raça tem inicialmente e as características de carreira.

Árvore de Talentos

Além disso na criação da ficha se adota ao menos uma árvore de talentos, mas não se restringe a uma só pode se escolher duas, até mais, mas lembre-se que para essa evolução se usa XP recebido durante a campanha, ou seja, quanto mais elementos a se evoluir mais XP serão necessários, logo tenha cautela para não se perder nessa escolha. Abaixo trago uma tabela de ficha de raça, dos nossos queridos Wookiees.

Perceba que ele recebe a base de 3, 2 2 2 1 e 2 e outras informações com 14 + força física como limite de ferimentos, 8 + fadiga, que é outra dinâmica diferente, pois se pode gastar fadiga para ter mais manobras, que também é uma dinâmica diferente.

Ações

Pois usamos uma ação e uma Manobra livre, mas para ter uma outra manobra podemos usar Fadiga, deve ser usado com parcimônia, pois é um item importante da ficha que só pode ser alterado com evolução da arvore de talentos ou inicialmente como característica da raça escolhida.

Perceba que ele recebe esses 14 + Força fica que já diferente do padrão humano que tem 2 em tudo o Wookiee tem 3 em força física o XP inicial da raça fica em 90 para balancear, mas já joguei com um Dug que tem os mesmos 90 de XP mas sem nada que justificasse isso na ficha padrão, como o Humano padrão carrega 100 e outras raças 110 fiquei receoso, mas depois percebi que ele já trazia um talento bem avançado da árvore que eu havia escolhido, mas mesmo que não tivesse escolhido essa eu teria esse talento, então assim entendi o porque do balanceamento para 90 de XP inicial.

Pois bem, acredito que tenha dado as informações inicias, mas ainda falta uma que acho importante, se escolherem jogar como Piloto, terão também a responsabilidade da ficha da nave, a lógica é praticamente a mesma, vou botar uma imagem com as duas fichas abaixo. Mas vale lembrar que não se pode adquirir novas carreiras após a criação da ficha a não ser que se escolha uma nova árvore de talentos, e como disse antes, não abuse das árvores ou pode acabar se perdendo na evolução do personagem.

 

Ficha padrão de Personagem

 

Ficha padrão de Nave

 

Espero que tenha gostado e se animado a jogar, realmente é divertido e com infinitas possibilidades, afinal faz parte do Universo Star Wars, e sempre é interessante dar de cara com o Pirata Hondo, a piloto Hera, quem sabe até Hans e a Princesa Lea, mas Jabba não recomendo.

Boa aventura e boas rolagens, nesse caso cheio de Sucessos, Vantagens e Triunfos, se tudo der certo trarei mais desse universo. Mas não deixem de ler outros posts do Movimento RPG.


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Fronteiras do Império – Star Wars RPG – Resenha

 

Old Dragon 2 – Guia do Humano

Nossos avatares diretos em mundos de ficção. A raça mais comum na maioria esmagadora de todos os mundos de fantasia. Adaptáveis, versáteis e corajosos. Vamos falar um pouco sobre nós, os seres humanos. O objetivo dessa série de artigos não é explorar as raças em termos de regras e mecânicas, mas sim alguns temas legais envolvendo a ficção dos cenários de fantasia.

Versáteis e Adaptáveis

Desde as primeiras edições de D&D os humanos são considerados mais flexíveis e adaptáveis que as outras raças. Em AD&D eram a única raça que podia pertencer a qualquer classe (incluindo o fato de que apenas humanos podiam ser paladinos) e em outras versões de D&D (B/X, BECMI, etc.) eram a única raça dividida em quatro classes diferentes: guerreiro, clérigo, ladrão e mago. As demais raças constituíam suas próprias classes. Em OD2 essa versatilidade é representada como um bônus de 10% na XP recebida.

Aragorn é o ápice da versatilidade: começa a carreira como ranger, depois muda pra guerreiro e termina como rei!

Porém, essa versatilidade dos humanos, do ponto de vista narrativo, assume impactos mais profundos em diversos cenários de fantasia. Os humanos transformam o mundo onde passam, através de assentamentos, fazendas, castelos, torres, muralhas e qualquer outra coisa que chamam de “civilização”. A suposta adaptabilidade de um humano não permite que ele sobreviva sozinho em um ambiente gelado, por exemplo. Ele não adquire resistência contra o frio nem nada do tipo. Porém, através do trabalho de um grupo de humanos, uma pequena cidade pode prosperar nesse mesmo ambiente, aquecendo-se com fogo, caçando para sobreviver e trabalhando em conjunto para a sobrevivência de todos.

Interessante notar que existem outras raças tão ou mais adaptáveis quanto os humanos, como os goblins, que também transformam o ambiente ao seu redor. Porém, essas raças são geralmente retratadas como “pragas”, “destruidoras” e “violentas”. Ter isso em mente é interessante para desenvolver relações e conflitos legais para seu mundo de fantasia, já que estamos falando principalmente de pontos de vista. Outras raças podem certamente ter em relação aos humanos a mesma opinião que os humanos têm sobre os goblins e orcs.

Status Quo

Em praticamente todos os cenários de fantasia, os humanos são a principal raça do mundo ou reino onde se passa a história. Há exceções, claro, como cenários dominados por uma única entidade maligna ou os raros em que outra raça ocupa o papel de potência dominante. Mas um grande reino humano acaba sendo o padrão da maioria.

Isso ocorre por dois motivos principais: o primeiro deles é a familiaridade. É mais fácil para nós, enquanto jogadores e mestres, nos identificarmos com uma paisagem urbana, ainda que com uma roupagem pseudo medieval. Se nossa história se passar em um reino governado por gigantes, por exemplo, como em Arcana Unhearted, provavelmente o mestre vai gastar um bom tempo explicando como funcionam detalhes da cultura dominante (não que seja impossível, eu mesmo já roubei essa ideia para um dos meus cenários, hehe).

“Que mané gigante, aqui é humano, rapá!”

Outro motivo, ligado ao primeiro, é apresentar uma espécie de status quo do mundo de campanha, uma espécie de ponto de partida. De novo, é possível começar uma campanha no meio dos ermos, dentro de uma dungeon, in media res ou qualquer outra abordagem (começar dentro de uma dungeon, inclusive, foi a premissa da aventura do Old Dragon Day que eu escrevi), mas novamente, apresentar um cenário familiar serve de suporte para a história.

Vulnerabilidade

Outro ponto crucial da experiência humana em mundos de fantasia é sua fragilidade em relação ao mundo. Isso pode ser abordado de duas maneiras, que também estão interligadas.

A primeira, e mais óbvia, é que humanos são muito mais suscetíveis ao tempo do que outras raças. Elfos e anões podem viver centenas, ou até milhares de anos, e sua relação com o mundo é moldada por isso. A urgência transformadora dos humanos que os impele a erguer castelos e monumentos é, de certa forma, um reflexo da sua tentativa de ser lembrado ao longo dos séculos. É essa mesma inquietação que os faz sonhar com aventuras, tesouros e glória.

A outra, um pouco mais sutil, é a vulnerabilidade dos humanos em relação aos mistérios do mundo. Elfos são misteriosos e cheios de segredos, e seus reinos escondem uma magia poderosa e ancestral. Anões possuem reinos secretos que avançam pelas profundezas da terra, e mesmo halflings e gnomos apresentam certo grau de estranheza para os humanos. Quando um humano parte de sua terra em busca de aventuras, tudo é desconhecido. O mundo é um grande mistério a ser desbravado e qualquer encontro pode ser transformador.

Humanos também são particularmente vulneráveis contra… dragões!

Por Fim

Entender essas características é essencial para compreender o papel que cada raça desempenha em seu mundo de fantasia. Cada raça pode ser um ponto de partida para explorar temas diferentes, tanto em relação à narrativa do cenário quanto em termos de roleplay do personagem.

Old Dragon 2 está disponível em versão física ou digital. O livro básico é gratuito para quem quer começar a jogar, e só com ele já dá pra usufruir de praticamente tudo que o Old Dragon Online traz. E não se esqueça de conferir outros posts de Old Dragon!

Bom jogo a todos!

Crystal Heart – Guia de Criação de Personagem

Tranquilos pessoal? Hoje faremos um personagem em Crystal Heart, que se utiliza do sistema Savage Worlds Edição Aventura – SWADE. Na verdade, faremos um agente da Syn utilizando como base meu personagem da Guilda, o Cysgod, um elfo patrulheiro (ranger).

O Agente

Após ser recrutado e sobreviver ao implante de suporte, Cysgod sabe que, além do dinheiro que receberá, ser um Agente Syn é a coisa certa a ser feita. A maioria das pessoas não tem o preparo nem a sorte que ele para se defenderem. Como um humano (não há outras raças no cenário), Cysgod pode manter sua principal característica, que é sua agilidade. Assim, seguindo o Passo 1: Terra Natal, Cysgod nasceu em Maseia, com seu clã vivendo entre as montanhas do Poleiro e a lagoa Ninho Azul. Por isso, recebe um dado a mais em Agilidade, iniciando com um D6 e podendo chegar a d12+1.

Maseianos vivem uma liberdade limitada por seu clã, com regras rígidas e cheios de expectativas sociais. Isso não condizia com a natureza mais libertária de Cysgod e, acreditando que teria maior liberdade obedecendo a Syn que seu clã, Cysgod conseguiu autorização para se inscrever na Agência.

Cysgod é ágil e resistente, e tem uma inteligência mais natural do que vinda de estudos. Assim, seus atributos iniciais são Agilidade d8, Astúcia d6, Espírito d6, Força d6, Vigor d6.

 

Perícias

No Segundo Passo define-se suas características, tendo 5 pontos em atributos e 12 pontos para perícias, além de um dado gratuito nas perícias básicas do cenário: Atletismo, Canalizar Cristal, Conhecimento Geral, Furtividade, Lutar, Perceber e Persuadir. Na prática, totalizando 19 pontos de perícia.

No cenário de Crystal Heart existem apenas as seguintes perícias, além das básicas ditas acima: Atirar, Cavalgar, Conhecimento Acadêmico, Conhecimento Batalha, Curar, Dirigir, Engenharia, Idiomas, Intimidar, Ladinagem, Navegar, Performance, Pesquisar, Pilotar, Provocar, Sobrevivência.

Cysgod possui uma alma caçadora, adora atirar com o arco, embora também possua uma espada. Ele sabe se localizar muito bem nos ermos, arrumar comida pelos campos e se posicionar em combate. Não se destaca socialmente, de nenhuma forma, entretanto, não é um inepto e costuma saber quando se impor ou não. Possui o básico em outros conhecimentos, como cuidar de animais, cavalga-los e se curar.

Assim, Cysgod tem: Atirar d8, Atletismo d6, Canalizar Cristal d4, Cavalgar d4, Conhecimento Batalha d6, Conhecimento Geral d4, Curar d4, Furtividade d4, Intimidar d4, Lutar d4, Perceber d4, Pesquisar d4, Persuadir d4, Sobrevivência d6.

 

Incrementando o Agente

Inicialmente, o agente já possui uma vantagem por ser humano, o Antecedente Arcano (Canalizar Cristal) e a Complicação Voto Maior: Código do Agente por ser um Agente Syn. Além desses o personagem pode escolher até 4 pontos em Complicações, podendo pegar, assim, vantagens extras.

Algumas complicações não fazem sentido para o cenário ou, então, para agentes Syn. São elas: Analfabeto, Ganancioso, Guiado, Incrédulo, Pobreza e Sanguinário. Já as Complicações Forasteiro, Inimigo, Lento, Obrigação, Procurado e Um Braço Só foram alteradas de alguma forma para melhor se encaixarem no cenário. Há, também, quatro novas Complicações temáticas do cenário.

Cysgod é impulsivo e, frequentemente, atira antes de pensar. Mantém, também, os dentes ou garras de suas presas num colar e, muitas vezes, se põe em risco para guardar seu souvenir. E, por fim, procura ser leal a seus aliados e companheiros, mesmo daqueles que não gosta. Por isso escolhi as Complicações Impulsivo (Maior), Hábito (Menor) e Leal (Menor) para representar esses traços da personalidade do Cysgod.

As Vantagens Arma Predileta, Aristocrata, Comando e Conexões possuem funcionamento diferentes no cenário e várias outras não podem ser utilizadas. A principal destas é Antecedente Arcano, visto que só há, no mundo, a magia dos Cristais. Duas novas Vantagens colorem o cenário juntamente com novas Vantagens Culturais, de Poder, Profissionais e Estranhas.

Cysgod sempre treinou com seu arco e, embora seja treinado em várias armas marciais, tem um ótimo domínio com seu arco, tendo várias proezas em seu curto currículo. Assim, Arma Predileta (+1 em Atirar e Aparar), Maseiano – ritual de passagem e Atirador (+1 em Atirar ou desconsidera certas penalidades) são ótimas escolhas para representar esse domínio com o arco. Já a Vantagem Maseiano (que permite influenciar a história sem gastar Benes) representa sua sorte, ligação com a natureza e determinação.

 

Passos Finais

A Syn fornece todos os equipamentos básicos necessários. Entretanto, algumas vezes é necessário equipamentos diversos do padrão. Assim, Cysgod possui um Arco Maseiano e uma espada Corte Maseiana, além de três trajes sob medida, uma mochila com equipamentos básicos modernos e essenciais, luvas e um recipiente para a coleta de Cristais. Para os equipamentos extras Cysgod, como padrão, tem 1 ponto de Requisição.

Para montar a equipes é necessário a determinação de um Supervisor e do treinamento em equipe. Essa parte é muito mais de interpretação do que dados e números.

Por fim, é necessário escolher qual seu Cristal inicial. E mesmo podendo pegar um Cristal de nível Experiente (ao custo de 1 ponto de Requisição), não há opção melhor para Cysgod que o Cristal Ricochete. Ele concede Mãos Firmes, o que ignora penalidades por plataformas instáveis (ótimo para atirar em movimento); entretanto Cysgod sempre estará jogando alguma coisa em outra coisa, o que é uma Peculiaridade irritante para os outros. O Cristal também tem o Modo Ricochete e Mira Certa, aumentando a efetividade de Cysgod com arcos e seu foco em poucos tiros que sejam efetivos e mortais.

 

Ficha Cysgod

Finalizando a ficha de Cysgod ficará assim:

Atributos: Agilidade d8, Astúcia d6, Espírito d6, Força d6, Vigor d6.

Perícias: Atirar d8+2, Atletismo d6, Canalizar Cristal d4, Cavalgar d4, Conhecimento Batalha d6, Conhecimento Geral d4, Curar d4, Furtividade d4, Intimidar d4, Lutar d4, Perceber d4, Pesquisar d4, Persuadir d4, Sobrevivência d6.

Movimentação: 6; Aparar 5; Resistência 5.

Complicações: Impulsivo (Maior), Hábito (Menor), Leal (Menor), Peculiaridade (através do Cristal)

Vantagens: Arma Predileta, Maseiano – ritual de passagem,  Atirador

Equipamentos: Cristal Ricochete, Arco Maseiano e uma espada Corte Maseiana. Além dos itens citados anteriormente.

*

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Revista Aetherica

Manopla do Infinito para T20

A Saga do Infinito, que abrange os filmes do Universo Cinemático da Marvel e é inspirado na historia Desafio Infinito, traz ao universo Marvel seu mais poderoso item; A Manopla do Infinito, usada para portar as seis Joias do Infinito e conceder poderes praticamente… Bem, infinitos ao usuário.

Tanto o Desafio Infinito quanto a Saga do Infinito mudaram o universo Marvel.

Quais são as Joias do Infinito?

No universo Marvel, as Joias do Infinito são artefatos que tem sua origem no inicio do Universo. Cada uma domina um campo especifico e concede poderes ao portador baseado no tipo da gema. A primeira que apareceu no universo Marvel foi a Joia da Alma (no pun intended) na posse de Adam Warlock.

As joias são as seguintes;

  • Alma
  • Espaço
  • Mente
  • Poder
  • Realidade
  • Tempo

E os Rubis da Virtude?

No universo de Tormenta, já existem artefatos poderosos que se assemelham as Joias do Infinito, que são os Rubis da Virtude, cada um deles concede habilidades únicas que você pode conferir em Tormenta20 JdA pg. 349. As regras das Joias do Infinito são baseadas na maneira que os Rubis funcionam em T20, então a comparação é válida.

Enfim, as Joias do Infinito

Todas as seis Joias do Infinito são artefatos que não tem valor em dinheiro. Como os Rubis da Virtude, as Joias do Infinito não podem ser danificadas por dano mundano, apenas por dano mágico. Cada Joia do Infinito tem 100 PV e 20 de RD, habilidades que ignoram redução de dano de objetos não funcionam contra as Joias do Infinito.

Cada Joia concede algo diferente para quem a porta, para utilizar, você deve estar empunhando uma joia, ou ela deve estar incrustada em uma arma, um item de vestuário, uma armadura ou no próprio corpo do individuo.

Incrustar no Corpo

Incrustar uma joia da alma no corpo de uma criatura exige um teste de Cura CD 25 e o efeito leva um dia para se manifestar, mas até o fim deste dia, ele sofre por uma dor mental e física enorme. O alvo que teve a joia incrustrada precisa passar em um teste estendido de Vontade (CD 30), com exceção da Joia do Poder, que estressa fisicamente o corpo do alvo, mudando o teste para Fortitude.

Uma vez incrustrada, a Joia se torna parte da criatura, não podendo ser retirada de maneira fácil. Se tentarem tirar a Joia do corpo do alvo, a própria Joia resiste, somando +20 em testes de resistência que envolvam retirar a joia do corpo de seu portador. Quais testes envolvem isso fica a critério do mestre.

Criaturas do tipo Constructo não precisam fazer este tipo de teste, mas não recebem o bônus no teste de resistência porque a Joia não se assimila completamente aos seus corpo metálicos.

Incrustar em Equipamentos

Adicionar uma Joia do Infinito em um equipamento é menos estressante fisicamente para o usuário, mas são mais fáceis de se perder.

Os efeitos da Joia contam como um encanto para o equipamento que forem incrustradas e ainda respeitam o limite de encantos dentro de um equipamento (Ou seja, apenas três joias podem estar incrustradas em um equipamento, ou uma joia em um item com dois outros encantos ou menos). Devido ao enorme poder das joias, apenas um poder das Joias do Infinito funcionam por rodada, a escolha do portador no seu turno. Uma Joia do Infinito pode ser adicionada a uma arma, armadura, escudo ou item de vestuário e exige um teste de Ofício adequado e funciona como se você estivesse adicionando um encanto ao item, mas aumenta o preço em +T$ 6000 e aumenta o CD do teste de Ofício em +5.

Os poderes das Joias

Cada Joia concede ao seu portador um poder diferente, baseada no seu tipo. Como regra geral, caso a Joia dê algum poder que conceda uma magia que o portador já tenha, diminui o custo dela em -2 PM.

Joia da Alma

Dizem que a Joia da Alma é senciente e que ela tem o desejo de coletar almas. O portador da Joia da Alma pode lançar a magia Roubar a Alma como se fosse um arcanista com seu nível de personagem. O objeto da magia pode ser a própria Joia da Alma, que pode conter uma quantidade de almas igual ao modificador de Sabedoria do portador.

Existe uma Joia da Alma no universo de Tormenta, os efeitos dela você pode conferir no livro Tormenta20 JdA pg. 346 e pode usar ela no lugar dos efeitos acima. Caso queira ler o romance de mesmo nome (que é muito bom, inclusive), você pode acessar o livro neste link e usar o cupom mrpg10 para receber 10% de desconto na compra do livro, e ainda ajudar o nosso trabalho!

Passado o jabá de oportunidade, vamos seguir.

Joia do Espaço

A Joia do Espaço permite ao usuário controlar o próprio espaço natural, o portador aprende e pode lançar a magia Controlar a Gravidade e a magia Teleporte como um arcanista de nível igual ao seu nível de personagem. Além disso, o alvo fica imune a efeitos de Movimento.



Joia da Mente

A Joia da Mente dá ao usuário poderes psionicos, você pode lançar a magia Telecinesia como um arcanista de nível igual ao seu nível de personagem. Além disso, pode lançar as magias Compreensão Enfeitiçar sem custo de PM (mas ainda paga o custo de aprimoramentos) e recebe imunidade a efeitos Mentais.

Quando incrustrado no corpo de um Constructo não desperto, a Joia da Mente dá personalidade para o Constructo, despertando ele. Se tornando um NPC novo. Caso a Joia da Mente seja retirada do corpo do Constructo, ele é instantemente destruído.

Joia do Poder

A Joia do Poder concede ao seu poder acesso a todo poder e energia que já existe e irá existir. O usuário recebe +2 em Força, Destreza ou Constituição e pode lançar a magia Desintegrar como um arcanista com nível igual ao seu nível de personagem. Além disso, todas as suas rolagens de dano somam +2 ao dano por dado.

Joia da Realidade

A Joia da Alma permite ao usuário alterar a realidade de uma maneira que quebre as leis da realidade, lógica e da física. O usuário pode lançar as magias Ilusão LaceranteMiragem, além disso, suas magias da escola de Ilusão aumentam a CD em +4 e as magias que causam dano podem causar dano letal e afetar a realidade fisicamente, os limites do uso desta habilidade ficam a critério do mestre.

Joia do Tempo

O portador recebe a capacidade de controlar o tempo, com poderes de passado, presente e futuro. O usuário pode lançar as magias Controlar o Tempo e a magia Premonição. Uma vez por rodada, o portador pode lançar a magia Premonição com o aprimoramento que transforma em reação completamente sem custo (tanto o custo da magia quanto do aprimoramento), demais usos na mesma rodada ainda custam PM.

A Manopla do Infinito

Separadas, todas as Joias do Infinito são artefatos de poder inimaginável, mas tanto no universo Marvel, quanto em Arton, quanto em Ghanor, mentes inclinadas para o mal podem querer reunir todas elas para feitos malignos.

No universo Marvel, essa figura é Thanos, o Titã Louco, que afim de chamar a atenção da morte, construiu um plano de coletar as Joias do Infinito e empunhá-las em um artefato; A Manopla do Infinito.

A Manopla do Infinito é um artefato que porta artefatos, nela é possível que todas as Joias do Infinito sejam incrustradas e canaliza todo o poder das joias nela. As Joias, que normalmente funcionam apenas em trios, conseguem funcionar de maneira plena na Manopla do Infinito.

A Manopla, assim como as Joias, é um artefato que não tem valor.

Ela se adapta para quem estiver a vestindo, contando como uma Manopla para personagens com classes marciais (Guerreiros, Paladinos e Bárbaros) ou como Luvas de Ferro para classes conjuradoras (Clérigos, Druidas e Arcanistas). Como a manopla vai se portar fica a critério do seu mestre.

A Manopla é o único item capaz de portar todas as Joias do Infinito, ultrapassando o limite de apenas três joias por item. Porém não pode receber outros encantos. Um jogador que esteja vestindo a Manopla do Infinito pode usar todos os benefícios de qualquer joia dentro da manopla. Mas seu maior poder se revela quando todas as Joias estão dentro da Manopla.


Uma vez completa, a Manopla torna o portador praticamente um deus.

A Manopla do Infinito Completa

Uma vez que todas as Joias do Infinito estejam dentro da Manopla do Infinito, ela se torna a Manopla do Infinito Completa, além de todos os benefícios das Joias, o poder de todas elas canalizado pela Manopla concede ao portador um poder inimaginável.

Quem estiver empunhando a Manopla do Infinito Completa recebe +5 em testes de ataque, +5 em Defesa e +5 em testes de resistência e pode lançar a magia Desejo sem custo de PM para os usos que não exigem sacrifício de PM. Caso o portador use a magia para desejar algo da lista que pede sacrifício de PM, como, digamos, sumir com metade da população do mundo, a Manopla pode conceder sem sacrificar PM, mas desgastando completamente o corpo do portador. O Desejo é realizado, mas o portador perde permanentemente 2 pontos em Força, Destreza ou Constituição, que não pode ser recuperado de qualquer meio, mundano ou mágico.

O único limite, porém, é que o uso da magia Desejo não pode ser usado para desejar que a própria Manopla ou as joias sejam destruídas. Uma vez que a Manopla seja usada em sua capacidade máxima, além de desgastar o corpo do portador, ela é destruída e outra Manopla deve ser encontrada ou construída para portar as Joias.

Mas precisa ser uma Manopla?

A Manopla é icônica por ser o artefato do Universo Marvel, mas na sua mesa, o item que porta as Joias do Infinito pode ser a Espada do Infinito, a Armadura do Infinito, o Chapéu do Infinito, a Bota do Infinito, o que você desejar!

Conclusão

A Saga do Infinito foi um marco para quem viver nos anos 2000s e inicio dos anos 2010s. Por mais que o que veio demais não nos anime muito, a lembrança do que foi os filmes Guerra Infinita e Ultimato ainda mexe conosco.

A ideia de ter os aventureiros perseguindo artefatos poderosos é clássica, experimente usar nas suas mesas! Até a próxima postagem, valeu! 


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Por último, mas não menos importante, se você gosta do que apresentamos no MRPG, não se esqueça de apoiar pelo PadrimPicPayPIX ou também no Catarse!

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Se liga na Área de Tormenta, o espaço especial dedicado apenas à Tormenta20 e o que remete a ele! E acompanhe também as outras sessões, por favor!


Texto e Imagem de Capa: Gustavo “AutoPeel” Estrela

Revisão: Isabel Comarella

A Ruína Esquecida – Uma Aventura Introdutória de Symbaroum #2

Symbaroum é um jogo de RPG que tem sua versão brasileira pela Tria Editora. e traz um cenário muiot interessante e divertido!

Essa é a versão da aventura A Ruína Esquecida, que foi anteriormente narrada via Twitch, e que em breve estará no YouTube!

Se deseja se aventurar pelo mundo de Davokar, mas tem dúvidas de como começar, essa aventura é certeira pra você! A parte 1 já foi publicada aqui mesmo no MRPG!

Sessão 2 – A Ruína Esquecida

A Ruína Esquecida é uma aventura pensada para ser executada em 4 sessões com duração média de 2 horas por sessão, nos formatos das mesas de stream aqui do Movimento RPG na Twitch. Inclusive, essa aventura foi narrada justamente nesse formato, com algumas leves modificações (como se faz normalmente pelas decisões da mesa).

Use essa ideia de aventura como uma forma de se iniciar no jogo com personagens de nível 1, e até mesmo para se aventurar a narrar uma aventura pela primeira vez. Embora seja simples e pautada sobre os clichês mais clássicos dos RPGs, um “arroz com feijão” bem feitinho ainda é uma das iguarias mais interessantes que existem!

Então, bora para a aventura!

Cena 1: Abordagem à Ruína

À medida que os personagens se aproximam da antiga ruína, a floresta de Davokar assume uma atmosfera ainda mais sinistra. As árvores parecem se inclinar sobre o caminho, formando um túnel de sombras que se estreita à medida que avançam. A umidade no ar é quase palpável, e o cheiro de decadência envolve tudo.

Mestre – “A ruína emerge gradualmente da escuridão, revelando-se como uma massa sombria de pedra e madeira enegrecida. As paredes da estrutura estão parcialmente cobertas de musgo, e as árvores cresceram entre as rachaduras no solo, como se a natureza estivesse reivindicando o local. O silêncio paira sobre a área, que parece deserta.”

Desafio de Observação

Os personagens podem fazer um teste de Vigilante para buscar pistas sobre a ruína, como possíveis entradas, marcas incomuns ou movimentos suspeitos. O sucesso revela detalhes importantes.

  • Exploração Cautelosa: Os personagens podem optar por investigar a área com cautela, procurando por entradas seguras ou sinais de perigo iminente. 
  • Abordagem Direta: Alguns personagens podem preferir uma abordagem mais ousada, avançando diretamente para a ruína. Isso pode levá-los a enfrentar perigos imediatos.

Dica do Mestre – esse é um trecho de exploração de desafio lógico. Caso deseje estender mais essa partem coloque uns desafios para que o grupo consiga entrar na Ruína, como uma porta secreta, um caminho tortuoso, armadilhas a serem ultrapassadas ou até mesmo um combate oportuno.

Cena 2: Dentro das Ruínas

Após a entrada na ruína, os personagens se encontram em um mundo de sombras e mistério. O interior é escuro, e apenas as lâmpadas a óleo revelam corredores sinuosos e salas silenciosas. As paredes estão cobertas de inscrições antigas e padrões intrincados, enquanto o chão está coberto de detritos e poeira.

Mestre – Vocês entram na ruína, e percebem uma série de salas e corredores labirínticos. Algumas salas contêm vestígios da civilização antiga que ocupou este lugar, como móveis destruídos e ornamentos quebrados. Inscrições misteriosas adornam as paredes, e algumas parecem emitir uma luz fraca e fantasmagórica.

Desafio de Exploração

Os personagens podem fazer testes de Astuto para procurar por itens valiosos, pistas sobre a história do local ou entradas secretas para outras partes da ruína.

  • Exploração Detalhada: Os personagens podem optar por investigar cada sala minuciosamente, em busca de pistas sobre o que aconteceu aqui e quais segredos a ruína guarda.
  • Movimento Rápido: Se desejarem progredir rapidamente, podem seguir em frente, ignorando detalhes menores e se concentrando em seu objetivo principal.

Dica do Mestre – a exploração é sempre uma parte muito interessante das aventuras, e ajuda muito a mes a a conhecer e se aprofundar melhor nas regras do jogo. Aproveite esse momento para dar vida às suas narrativas, elabore alguns enigmas simples se quiser render mais tempo, e deixe que a mesa brilhe nas atuações!

Cena 3: Encontro Sobrenatural

À medida que os personagens exploram mais profundamente a ruína, a sensação de que algo está errado se intensifica. O ar fica carregado de uma energia misteriosa, e sombras dançam pelas paredes enquanto sussurros indistintos ecoam na sala. Os personagens podem sentir que estão sendo observados por olhos invisíveis, e uma presença sobrenatural começa a se manifestar de maneira mais palpável.

Mestre – “Vocês entram em uma sala ampla e alta, onde uma claraboia no teto permite a entrada de uma luz fraca e sombria. No centro da sala, uma estrutura antiga e estranha se ergue, coberta por símbolos arcanos que parecem brilhar fracamente, como se estivessem vivos. A sensação de que algo está observando se torna quase opressiva. Neste momento, a presença espiritual se manifesta mais claramente. Sombras etéreas começam a dançar ao redor dos personagens, e uma voz sussurrante, cheia de melancolia e mistério, ecoa em suas mentes.”

Desafio Espiritual

Os personagens enfrentam um desafio espiritual que testará não apenas sua coragem, mas também sua compreensão do mundo espiritual e sua conexão com os segredos antigos desta ruína.

  1. Testes de Resoluto: Os personagens devem realizar testes de Resoluto para resistir ao medo e à pressão sobrenatural. Falhar nesses testes pode resultar em efeitos adversos, como confusão, paralisia ou pânico.
  2. Diálogo com o Espírito: Os personagens têm a oportunidade de tentar se comunicar com a entidade espiritual que habita esta sala. Eles podem fazer testes de Persuasivo para estabelecer uma conexão com o espírito e aprender mais sobre a história e os segredos desta ruína.
  3. Decisões Morais: Durante o encontro, os personagens podem enfrentar escolhas morais difíceis, que podem afetar sua relação com o espírito e o desenrolar da aventura. Por exemplo, eles podem ser confrontados com a decisão de desfazer um feitiço antigo que aprisiona o espírito ou de proteger o status quo.

Consequências:

  • O resultado dos testes de Resoluto determinará como os personagens lidam com o medo e a pressão sobrenatural. Falhar nesses testes pode resultar em efeitos negativos.
  • O diálogo com o espírito pode revelar informações importantes sobre a história da ruína e suas conexões com eventos passados.
  • As decisões morais dos personagens podem moldar sua relação com o espírito e influenciar eventos futuros na aventura.

Este desafio espiritual oferece aos personagens a oportunidade de explorar a profundidade da ruína e sua conexão com o mundo espiritual. Suas escolhas determinarão não apenas o resultado deste encontro, mas também como eles lidarão com os segredos antigos que a ruína guarda.

Encerrando a Sessão

Essa foi uma sessão mais exploratória e mais focada em dinâmicas de grupo e interpretações. Aproveite para complementar com alguns combates ou armadilhas caso queira deixar mais apimentada a situação da dificuldade.

Aproveite esse final para debater com a mesa os pontos positivos, negativos, as expectativas e os ânimos para as próximas sessões! Acredite, tais conversas dão ótimas ideias e ganchos de possibilidades muito divertidas para dar sequência na história, tanto que ela pode tomar rumos totalmente diferentes!

Mas não deixe de continuar acompanhando aqui o MRPG! Afinal de contas eu não parei aqui, e tem muita coisa bacana ainda esse ano por vir!  O retorno de Sombras do Passado, nossa mesa de Império de Jade com Marcela Alban e Bernardo Stamato! Tem os textos da Liga das Trevas, a Quimera de Aventuras, o Off-Topic e muito mais!

 

Segredos do Cenário de Nohak (parte 1) – Nohak

A Verdadeira História do Deus Morto

“No início dos tempos, AO, o deus supremo, criou os deuses do mundo com cada representando aspectos. Ainda assim, os deuses que vieram, nenhum deles era seu igual, e por um tempo, AO sentiu-se só em sua criação. Pois não havia ninguém para partilhar ela, ninguém ao menos que compreendesse como ele.

Então, AO criou uma nova deusa, diferente das outras, alguém dividiu o mundo com ele e acabou com sua solidão. Essa deusa ficou conhecida apenas com o tempo como “A Companheira”, pois embora outrora tivera nome, essa fora sua principal função. E por um tempo ambos permaneceram.

Mas então “A Companheira” foi um passo à frente e desejou criar uma criação tão magnífica para si quanto AO. Um filho foi criado por ela e apresentado a AO. Porém a reação do deus supremo não foi o que o A Companheira esperava. Invés de se alegrar com criação que ela dera, ele se enfureceu, por ela ter tomado o direito de tal criação sem sua permissão. 

Como punição, AO, destruiu o A Companheira, mas quando viu a criação da Companheira, ele hesitou. Pois o ser não descomprira sua vontade, e ainda era apenas um infantil, apesar de seu poder. AO então decidiu que não deveria intervir diretamente, e mandou o deus da morte de seu tempo eliminá-lo. Mas ao invés de destruí-lo, o deus apenas foi aprisionado, pois seu poder era grande demais.”

A primeira investida do Deus Morto

Bahamut, o deus dragões metálicos

“Com o tempo, o ser passou a ganhar consciência e poder. E mesmo em sua prisão e conseguiu separar-se do plano da morte, rompendo. Como consequência, criou um plano da intercessão, entre o dos vivos e dos mortos, conhecido como “O Vale da Morte”.

Embora ainda aprisionado, o mesmo conseguiu conectar seu plano a parte de Toril, um continente. E assim, aqueles que morriam, tinham parte de sua alma sugada para ele.Com essa energia acumulada com o tempo, o Deus Morto como ficaria conhecido, mesmo aprisionado, lançou sua essência criando um avatar no continente. O resultado foi uma devastação e destruição no continente como nenhuma outra, e quanto mais morriam, mais forte ele se tornava.

 

Tiamat, deusa dos dragões cromáticos

Mas a presença do avatar do Deus Morto fora percebida por AO. O deus supremo decidiu intervir indiretamente, e ordenou Bahamut e Tiamat a darem um pouco de sua essência dracônica e os fundiu em novo ser, um dragão de nove cabeças. Um campeão do deus supremo, para vencer o Deus Morto sem causar maiores desastres. Para fortalecê-lo e restaurar o continente, ele deu parte da essência dele, aspectos dentro dele.

O campeão de AO foi vitorioso, e o Deus Morto teve sua essência removida para o plano do Vale da Morte. No entanto, cada cabeça do seu campeão desejou liberdade e assim as 9 cabeças se separaram, dando origem aos 9 dragões primordiais. Com a separação, cada dragão primordial guardou em si parte da essência do mundo e isso permitiu o continente se curar, dando início a Era dos Dragões.”

O retorno do Deus Morto na Era dos Heróis

Figura do Deus Morto como cultuado em Necroom

“Mas não foi o fim do Deus Morto, pois o mesmo ainda permanecia dentro do Vale da Morte aprisionado. Mais de mil anos se passaram, onde o mesmo juntou novamente sua força no Vale das Almas. Até a Era dos Heróis onde usou parte de sua nova energia para seus planos. Dessa vez, o Deus Morto foi mais cuidadoso, jogando a maior parte de sua energia no mundo subterrâneo. Dessa sombra, surgiu um reino dedicado a cultuá-lo, o reino de Necroom. O reino sombrio com o tempo dominou por completo o mundo subterrâneo e começou a travar a guerra contra a superfície próxima da Era dos Heróis.

Quando a guerra se iniciou, AO percebeu que os 9 dragões primordiais estavam separados demais para impedir por completo a sombra que vinha. Por isso ordenou às 20 divindades mais cultuadas do continente a darem cada um artefato para os mortais usarem na guerra.

Com ajuda dos artefatos e união entre os povos contra o inimigo comum, os mortais marcharam e lutaram, até mesmo dentro do mundo subterrâneo. Mesmo assim, não foi o suficiente. A batalha final estava a favor de Necroom, até descobrirem sobre Deus Morto no Vale da Morte. O cavaleiro da Ordem da Fênix, Christof então sacrificou sua própria vida para chegar ao Vale da Morte e destruir estátua, pondo fim a Grande Guerra.”

O Deus Morto nos dias de hoje

“Apesar da morte de Christof e destruição da estátua não foi o fim do Deus Morto, pois sua essência foi transferida para o cavaleiro Christof. Agora o mesmo tenta sobrepujar sua vontade para controlá-lo e escapar de vez de sua prisão. O cavaleiro da Fênix decidiu não retornar a vida como fizera diversas vezes, pois se o fizesse, o Deus Morto seria lançado no mundo mortal. No entanto, mesmo contido pelo cavaleiro e pela Fênix, a essência do Deus Morto atravessará o plano mortal, trazendo Necroom de volta parcialmente.

De Necroom, os mortos planejam novamente e reconstroem o que perderam, se preparando para a próxima guerra. Sem saberem na superfície que Deus Morto ainda vive, eles são vigiados pelas sombras de Necroom, liderados pela rainha negra Selina Blake, sua escolhida.”

Como usar o Deus Morto e sua história

O Deus Morto possui uma grande importância no cenário de Nohak, já que a maioria das história do Nohak possui ligação direta ou indireta com o mesmo. A história acima conta sua verdadeira história, mas sua história é algo que poucos mortais sabem, menos ainda completa. Durante a Era dos Heróis, alguns dos Heróis de Nohak descobriram sobre a origem do Deus Morto, através de alguns dos Dragões Primordiais (que foram os únicos vivos a viver realmente a história). Isso fez com tal informação fosse passado principalmente para igrejas do continente, que guardam a história em sigilo. Mas boa parte dessa história registrada pelas igrejas, está muitas vezes fragmentada, deixando lacunas incompletas no decorrer da história do Deus Morto.

Os eventos sobre o Deus Morto também após o sacrifício do cavaleiro da fênix Christof são completamente desconhecidos pelos mortais,  até mesmo pelos dragões primordiais. A grande maioria acredita que Deus Morto foi destruído com tal evento, apenas alguns dos cavaleiros da Ordem Fênix de Brosna e o rei de Brosna, notam que há algo errado com fênix desde a morte de Christof, embora mesmo eles não saibam com certeza dizer o que, apenas sentem fortes dores desde o evento e sentem mais fracos.

Conclusão

A existência do retorno de Necroom, é completamente desconhecida pelos seres da superfícies. Os únicos que sabem disso são aqueles que habitam o mundo subterrâneo de Nohak, mas a maior deles foi dizimada por Necroom, deixando poucos sobreviventes e este não tem contato com a superfície.

Obviamente, o Deus Morto e Necroom não são o único problema e vilões de Nohak, mas são o maior deles, mais até mesmo que os dragões primordiais cromáticos. Colocar Deus Morto numa campanha implica geralmente em campanhas grandes e longas, por isso é recomendado utilizá-lo apenas caso seu objetivo seja esse.


Curtiu os Segredos do Cenário Nohak parte 1? Não deixe de conferir também as demais postagem do cenário de Nohak. Próxima postagem será sobre os Renascidos da Fênix, que uma  “raça” nova que todo o cavaleiro da Ordem da Fênix adquire ao renascer.

O Reino – Resenha

Tranquilos pessoal? O cenário de O Reino foi escrito por Sérgio “Alquimista” Gomes pela Nozes Game Studio e utiliza o Sistema Nefastus. Nele, os jogadores interpretam teriantropos (Dabale) mafiosos que lutam pelo controle das selvas de pedra.

A Fera, a cidade e a noite.

Uma pequena história e alguns e-mails introduzem o que seria O Reino. Tornando-se, assim, uma forma diferenciada de explicar o cenário ao leitor sem parecer um livro didático.

Depois já há as explicações mecânicas de como funciona o sistema. Especialmente sobre o Dado Nefasto, que é, em resumo, 1d6 que lhe traz benefícios se o resultado for 6 e ameaças se o resultado for 1. O resultado desse dado não interfere no sucesso ou não do teste realizado, porém, faz com que situações narrativas ocorram condizentes com a situação e rolagens.

Depois dessa introdução já se inicia a construção de personagem, que será abordada na próxima postagem. O mesmo se aplica a carreiras, talentos, recursos e equipamentos. Tudo será melhor explicado na postagem do mês que vem.

O capítulo 4 trata sobre vários conceitos do jogo acerca do combate. É um capítulo curto que carece de uma melhor organização. Em contraponto, o capítulo sobre a experiência e evolução dos personagens tem ideias interessantes mesmo sendo curto. O capítulo traz várias maneiras de evoluir o personagem e como gastar seus pontos de experiência.

Em Dons e Poderes há uma bela junção de regras e ambientação, demonstrando como a fera dos Dabale se adaptou à noite da selva de pedra. Isso inclui bênçãos da lua (lobisomens tendo direito a mais bênçãos lunares), caminhos espirituais ou citadinos entre outros poderes abrangentes e úteis que forma muito bem trabalhados.

A Família

Neste capítulo é visto como há divisões no Reino, que seguem padrões similares a guerras tribais. Pode-se entender que as famílias são um seguimento temporal dos clãs antigos. Entretanto, o grupo pode escolher ser uma gangue ao invés de pertencer a alguma família. Gangues são mais livres só que com poucos recursos. E família tem recursos, mas também exigem obediência e lealdade.

O grupo dos jogadores também escolherá quais suas áreas lícitas ou ilícitas de atuação. Embora nada impeça que haja um negócio lícito servindo de fachada para outro negócio ilícito. Há regras simples de melhorias para o grupo. A ideia é tão bacana que mais páginas sobre ele seriam muito bem-vindas. Por exemplo, trazendo exemplos de famílias e gangues para facilitar a vida dos mestres.

Só que os mestres não ficaram desamparados. No próximo capítulo, há dicas de como se criar uma cidade, setorizá-los e organizá-los de modo simples. Também há dicas de como manter territórios e efetuar disputas políticas. Bem como se dá as relações entre Reino e Humanidade e entre os grupos dentro do próprio Reino.

Em seguida há mais regras para combate, condições e dano. Seguido de um belo capítulo com muitos exemplos de antagonistas. Preenchendo muito bem vários espaços que seriam necessários em alguma aventura.

 

Feras também são solitárias

Finalizando, o jogo explica como ocorre o modo cooperativo, que é o padrão das campanhas de RPG e, também, o modo solo, para quem quer (ou precisa) se divertir sozinho. E será algo que, certamente, experimentarei e postarei aqui no Movimento como foi.

O modo solo segue as regras do Solo10 da 101 Games, com algumas adições. Menciona todas as alterações do sistema base e dá exemplos de como conduzir sua campanha pessoal, além de trazer muitas tabelas para auxiliar nesta missão. Inclusive, há um bom número de eventos conforme a localidade em que se passa a aventura.

O último capítulo traz uma breve descrição da cidade de Chicago e um pequeno mapa hexagonal.

Desejaria muito que houvesse um suplemento, já que o livro é curto, trazendo o jogo para o cenário brasileiro. Já pensou em jogar com um teriantropo cachorro caramelo que é dono de um morro e se diverte e faz negócios num baile funk?

 

Leia mais textos sobre os produtos da Nozes Games Studio, clicando no link.

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A Hora da Aventura RPG – Guia de Criação de Personagem

Bem, sabe que horas são? Não sabe?! É hora de criar um personagem para jogar A Hora da Aventura RPG e nos aventurar na Terra de Ooo! 

A Hora da Aventura RPG foi publicado pela Retropunk Editora. A série animada foi criada por Pendleton Ward

Para começar a te ajudar a criar seus conceitos, os personagens de A Hora da Aventura RPG são heróis e agora com isso em mente, vamos colocar a mão na massa! ( Ou seria na ficha? )


PASSO 1 – Sem Raças e sem Classes, mas com Conceito!

Em A Hora da Aventura RPG, não existem classes ou raças. Você é livre para criar o que quiser e deixar a sua imaginação florescer neste momento. Aí vai alguns exemplos: Você pode ser uma banana samurai, um bonequinho de palha que usa sua magia para divertir as pessoas ou simplesmente uma gosma gosmenta gosmada que gosta de cuspir ácidos nos inimigos. Aqui você é livre para criar o que quiser da maneira que quiser. O conceito do seu personagem é o que manda aqui, como exemplificado acima, você cria um conceito e vai poder usá-lo na Terra de Ooo. 

Hoje eu vou dar vida a um futuro vilão da minha campanha de A Hora da Aventura RPG. O nome dele é Xudi. Ele é um xenomorfo que é viciado em azeitonas e que tem uma magia ancestral poderosíssima! Apesar de ser um vilão da campanha, vamos neste guia com ele de como fazer um personagem!

PASSO 2 – Atributos.

Se você já acha que D&D tem muitos atributos, em A Hora da Aventura RPG, você tem muito mais! ( Na verdade, não tão muuuuito… ) São 9 atributos no total, vamos conhecer um pouco deles: Jeitinho, Confusão, Músculos, Cachola, Contatos, Esperteza, Falastrice, Maneirice e Teimosia. Você precisa escolher agora três atributos dos quais você vai se destacar entre todos esses, nesses três melhores atributos você vai colocar os valores de 5, 4 e 3. Sendo que 5 é no atributo que mais se destaca seu personagem. Todos os outros atributos então são considerados como 2. 

Bom, Xudi como dito é um ser que possui uma magia ancestral, então o maior atributo dele será Teimosia 5. Como ele é um xenomorfo e essas criaturas possuem uma resistência e velocidade acima do comum, ele terá Músculos 4 e por último, além de mago e ágil, ele também vai ser da porradaria! Confusão 3. 

PASSO 3 – Proezas.

Seus atributos de destaque já foram definidos, agora você precisa definir quais as suas proezas. Existe uma lista gigantesca de proezas que não cabe listar aqui, mas saiba que proezas são apenas para os atributos de destaque, hein! O seu atributo que for 5, terá 3 proezas. O atributo que for 4, terá 2 proezas e o atributo que for 3, terá apenas 1 proeza. Leia a lista toda e escolha aquela que mais se encaixa com o conceito do seu personagem. Lembrando que você também pode e deve criar suas proezas, basta conversar diretamente com o Mestre de jogo e alinhar as expectativas e detalhes dela!

Vou começar com Confusão 3, do nosso vilão Xudi. A proeza dele nesse atributo é que por ser uma criatura maligna, ele terá Amedrontador como proeza. Agora com Músculos 4, eu escolhi Bruto e Fugidio. Para finalizar, a cereja do bolo é o atributo Teimosia 5. Escolhi Maldição e Transformar em Azeitonas. Percebeu que na Teimosia eu só escolhi 2 proezas? Isso porque a proeza Maldição ocupa 2 espaços e a proeza Transformar é necessário definir em que, portanto, Xudi ficou desta maneira.

PASSO 4 – Defeitos e Pontos do herói

Pontos de Heróis são recursos que os jogadores podem gastar para várias finalidades durante o jogo, mas estamos focando especificamente na ficha, certo?  Deixemos as mecânicas de jogo para um outro dia. Todo herói ( ou vilão aqui no caso! ) tem seus defeitos. Isso existe para que fique mais emocionante jogar e explorar os defeitos dos personagens. Assim como as proezas, também é possível criar defeitos. Para todos os efeitos, há uma lista que você pode seguir, a saber: Compulsão, Dependência, Ilusão, Incompetência, Medo, Obrigação, Vulnerabilidade e Suscetível.

Apesar de nosso vilão Xudi ser todo trevoso e gótico, ele tem um defeito, Seu defeito é ter medo da luz. Assim como algumas pessoas tem medo do escuro, ele tem medo de um ambiente todo claro e iluminado. Xudi jamais vai curtir um solzinho na praia, mas quem sabe uma lua, né?

PASSO 5 – Equipamento Inicial.

Todo herói, vilão ou ser em Ooo, carrega consigo algum equipamento. Seja um ioiô que dá choque ou uma bolsa que carrega muitas coisas. O seu equipamento inicial é seu. Por regra, cada personagem começa com 3 equipamentos iniciais que lhe permitem +1, ao usarem os atributos que lhe são úteis, por exemplo, uma espada mágica ao usar o atributo Confusão. Você também pode trocar os 3 equipamentos que lhe dão +1 por um único item que lhe dá +2 em um único atributo. Você também pode adicionar itens que não tenham peso mecanicamente, mas que fazem sentido para o seu personagem, como por exemplo, a foto da família no chá da tarde. 

Como equipamento inicial do meu vilão, eu escolho simplesmente um único equipamento que me dá +2 em Teimosia. Este equipamento é um amuleto sagrada da Maldição Maldita! E com ele o vilão Xudi pode amaldiçoar com mais facilidade os personagens.

PASSO 6 – Detalhes e Aventura!

Agora entre os detalhes. A Hora da Aventura RPG, não se importa com o tamanho do seu personagem, você pode ser grande o suficiente para andar na montanha russa ou pequeno o suficiente para passar pelo buraco da fechadura. Não importa! Crie o seu personagem, ao seu jeito. Nos detalhes você determinada o nome do personagem, as cores das roupas dele ( se ele usar roupas ), o estilo de música que ele gosta de ouvir, a comida preferida dele ou se ele é um aventureiro ou um mero fazendeiro local, além de adicionar os laços com familiares ou outras pessoas que sejam importantes para ele. Ao terminar os detalhes, a ficha já estará pronta para ser usada. 

Bom, Xudi é o nome do vilão da campanha. Ele gosta de azeitonas como foi dito e seu medo é de lugares claros demais. Além disso, ele é um grande apreciador de Jazz. Vegatariano e também não é de usar muitas roupas. Foi criado por Xudizhan, um servo do mal que também era apaixonado por azeitonas, mas acabou falecendo após comer 2000 em um só dia! ( O máximo então é 1999! )  Sendo assim, Xudi está pronto para ser usado na campanha! Aguardem esse vilão insano! 

Fim!

A Hora da Aventura RPG é para jogadores jovens que estão começando neste mundo de rolagens de dados e também para jogadores experientes que já viveram diversas histórias nos mais variados mundos. Fazer uma ficha de A Hora da Aventura RPG, faz a sua imaginação florescer, é um belo exercício para combater o bloqueio criativo. Fica a dica!

Caso você queira conhecer mais guias de criação de personagem, basta clicar aqui.

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Vaesen – Ideias de Aventuras com Filmes

Vaesen já está disponível pela Retropunk e apresenta um cenário situado no Norte Mítico, uma Escandinávia fantástica do século XIX onde seres invisíveis categorizados como vaesen são mencionados em estórias folclóricas, mas são reais e vistos apenas por aqueles que possuem a Visão, os personagens jogadores. Caso não conheça este excepcional RPG de horror nórdico, acesse nossa resenha clicando aqui.

Por si só, esta ambientação pode ficar um pouco difícil de ser absorvida porque nossa cultura brasileira não tem conexão tão forte com esta região setentrional europeia, embora seres como elfos, trolls, gigantes e outros seres já façam parte da fantasia medieval da maioria dos cenários de RPG. Para ajudar um pouco nisso, separamos cinco filmes que, mesmo não situados na época do século XIX, podem passar o clima mais adequado para mistérios (como as aventuras são chamadas em Vaesen). Assim, você e seu grupo de RPG podem primeiro assistir o filme e então adaptar para sua mesa, ou apenas o Mestre de Jogo assistirá e fará as adaptações necessárias.

Draug (2018)

O rei envia um grupo de resgate real para descobrir o paradeiro de um missionário desaparecido que foi sequestrado por bandidos em Hälsingland. Os guerreiros encontram-se nas profundezas da terra do culto pagão, um dos últimos bastiões de pessoas devotadas a um antigo sistema de crenças. Onde eles esperam encontrar bandidos, eles encontram um mal sinistro, o morto-vivo Draug.

O Ritual (The Ritual, 2017)

Após a morte do amigo, quatro homens decidem lidar com o luto fazendo uma longa caminhada pelas tundras escandinavas. Eventualmente se perdendo na floresta repleta de lendas nórdicas antigas, eles se deparam com um antigo mal que começa a perseguir cada movimento deles. Em Vaesen, a criatura do filme pode ser um troll mais monstruoso.

O Vale das Sombras (Valley of Shadows,2017)

Depois de encontrar várias ovelhas abatidas em sua fazenda e temendo que isso pudesse significar um ataque de Lobisomem, um menino sai em busca de sinais da fera, apesar dos avisos de sua mãe. A jornada do menino fica mais perigosa com o passar do tempo, e depois de ficar sem comida e perder seu querido cachorro Rapp, as coisas começam a ficar ainda piores.

Segredo Sombrio (Thale, 2012)

Quando uma dupla de especialistas forenses é chamada para limpar a cena de uma morte, eles encontram Thale, uma híbrida humana-Skogsra com cauda de vaca que só consegue se comunicar não-verbalmente. Registros deixados por seu ex-captor descrevem todos os experimentos pelos quais ela foi sujeitada, e logo militares tentarão capturá-la. A dupla decide tentar ajudá-la a integrá-la a algum grupo de Skogsra, mas a tarefa de encontrais tais seres é difícil mais difícil do que imaginavam.

O Caçador de Trolls (Troll Hunter, 2010)

Quando vários estudantes decidem rastrear um infame caçador furtivo de ursos, eles acabam encontrando algo ainda mais mortal: trolls. Logo, os estudantes estão tentando capturar imagens das criaturas esquivas saídas diretamente do folclore nórdico, e sua busca os leva direto ao caminho do Jötnar, um dos maiores trolls montanhosos da mitologia nórdica antiga.

Com esses cinco filmes de horror folclórico nórdico, já dá pra entrar no clima de Vaesen, desde que se tenha em mente que a época de Vaesen é o século XIX. Nossas próximas ideias para aventuras em Vaesen vão explorar um pouco mais da Escandinávia desta época, para ajudar ainda mais a situar seus mistérios!

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O Presente das Fadas Parte 02 – A Quinta Estação

O Presente das Fadas Parte 02 é uma das três partes do primeiro capítulo do romance “fan made” A Quinta Estação, por Oghan e publicado no site do Movimento RPG. Para acompanhar a série completa, entre neste link. Caso você goste desta história compre as obras do autor clicando aqui clicando aqui! Caso você não tenha lido a primeira parte do conto, clique aqui!

Sinopse

O Exército do Reinado triunfou! Liderados por Sir Orion Drake, a coalisão de soldados, heróis e mercenários venceu onde era impossível vencer. Mas, nem só a Tormenta é uma ameaça para este mundo: A Aliança Negra, o Império de Tapista e muitos outros problemas precisam de heróis para enfrentá-los.

Nesta época de transformações, surge a Confraria dos Redentores, uma companhia mercenária especializada em proteger os mais fracos e impedir que o mal se espalhe.

Mas, o que acontece quando o mal parte de dentro da própria Confraria?

Sobre o autor

Oghan é escritor de afrofuturismo e primeiro autor de steapunk do Brasil com seu romance O Baronato de Shoah, foi vencedor do Wattys 2018, e é autor de Os Oradores dos Sonhos, além de publicado na Revista Nigeriana Omenana Magazine e na MV Media nos Estados Unidos; também tem seu nome gravado no legado de Arton através de um conto em Crônicas de Tormenta volume 2 e seu sonho é escrever o primeiro romance focado na Grande Savana.


O Presente das Fadas Parte 02

Parou na beirada de um lago, onde sentiu a vida pulsar e os líquidos de seu corpo correrem com mais velocidade. O coração palpitou com a ansiedade e ela gritou pela irmã das águas.

— Eu sei que você está aí, Meriele! — as ninfas eram como as dríades, com a diferença que suas almas ficavam presas a lagos ou rios, ao invés de árvores. — Pare de fingir que foi passear!

— Não quero comprar nada! — carrancudo como só um lago poderia ser, Meriele — Muito menos doações para duendes abandonados!

— Saia daí ou eu vou ferver você, sua ninfa preconceituosa! — Lylia passou os dedos pelo lago, esticou o bebê para frente e o deixou cair. Ao invés de afundar e se afogar ele rodopiou na água e respirou como se ela fosse seu ambiente natural.

Meriele emergiu ao lado do infante, erguendo-o em uma coluna de seu elemento, o bebê esticou os bracinhos quando ela fez menção de pegá-lo. Abraçaram-se, a ninfa passou a mão em seus cabelos, gostara dele, apesar do excesso de superfície em seus modos.

Ao invés da alegria de Tyro ou da inocência de Lylia, Meriele transbordava sensualidade, as curvas de seu corpo atraíam humanos desde o princípio dos tempos, ela fora adorada por muitos povos e quase se casara com o Grande Oceano. Cortejada por marinheiros, estivadores e matronas nas beiras dos rios, acostumara-se a ser amada.

— Mas não é que vocês, das terras verdes e duras, até que fizeram um bebê bonitinho? — Os cabelos de Meriele eram de um tom azul-escuro que lembrava uma tempestade em alto-mar, os olhos eram profundos como rios antigos, a boca lembrava chuvisco, era doce, pacata, delicada.

Certa vez, por inveja ou ciúmes, Tyro chamara Meriele de “aquela gorda”, Lylia nunca entendera como isso poderia ser um insulto, o corpo de Meriele a fazia pensar em noites de amor e abundância. Os seis irmãos elementais levaram o caso ao tribunal da Floresta Negra, e a discussão foi encerrada com um único e frio “Calem a boca” proferido por Trevas, a mais velha.

— Eu tive de desfazer a sua alcova — parecia um lamento, Meriele beijou o sobrinho na testa — Achei que você não voltaria mais depois de sua última história.

— Foi culpa minha, eu devia ter avisado que retornaria, mas não tinha certeza que as outras iriam me querer aqui… Não é todo mundo que aceita muito bem o romance entre dríade e… — Lylia interrompeu a si mesma — Mas eu devo confessar que esperava um pouco mais de paciência da sua parte. Só fiquei duas luas fora!
— Seu amante era mais era um rei — Meriele deu de ombros — E você conseguiu ver através do Rio do Tempo o que ele faria no futuro.

— Quem sabe não criamos um espacinho para o bebê? — A verdade era que Lylia estava enjoada da alcova e queria construir outra, mas tinha preguiça de gastar tempo e energia reformando o que Meriele lhe fizera. — Humanos demoram muito para crescer?

— Um bocado, mas não tanto quanto elfos e eu não faço ideia do quanto essa coisinha vai viver — Meriele mantinha a criança em cima de uma onda que ela mesma criara, abaixando e levantando a maré para diverti-la.

— Dá azar não batizar os recém-nascidos, dizem que os trolls surgem à noite para roubá-los — Meriele sabia que era mentira, os trolls eram muito piores do que se imaginava — trolls são devoradores de carne humana e colocam os bebês deles no lugar do seu.

— Como você sabia que o pai dele era um rei? — Lylia, desconfiada, tentou pegar o filho de volta, mas Meriele o erguera alto demais.

— Até mesmo o pântano mais imundo possui água, e onde houver água, estarei — Meriele recitou — Você veio em busca de um presente para ele?

— Sim, é o que vim buscar — um pouco angustiada, Lylia pensou em usar sua mágica para resgatar o filho, mesmo tendo certeza de que a irmã jamais o machucaria.

— Ele irá amar, mais do que os humanos são capazes de conseguir, menos do que os deuses são capazes de entender. — Meriele desceu a onda onde Khanta estava sentado. — Seu amor será tempestuoso, conflitante e intenso, mas será verdadeiro.

— O amor é uma arma – Lylia segurou no braço da irmã, deixando que sereias levassem o filho para o meio do lago. As duas começaram a andar por cima da água para chegar ao outro lado da floresta, embaixo da superfície elas podiam ver baleias, golfinhos, tubarões e um kraken.

— O amor pode ser uma arma, ou um escudo, tudo depende de como você o carrega — Meriele retrucou, parou nos limites do lago, menos de cinco metros adiante a floresta recomeçava. — Você sabe a origem do sangue do pai dele?

— Sckharshantallas, o dragão vermelho — Lylia sussurrou no ouvido de Meriele, que fingiu surpresa.

— Mentirosa — a ninfa das águas sorriu — Rainhas Elementais não se misturam com Dragões-Reis.

A frase teve um peso muito maior na conversa do que elas esperavam. Houve um silêncio incômodo e pesado entre elas, uma parede de segredos colocada entre duas entidades ancestrais e tão velhas quanto os próprios dragões.

— Foi só uma brincadeira, eu jamais me deitaria com Sckhar! — Lylia quebrou o silêncio com mais uma frase cheia de significados que a irmã não conseguia desvendar.

— Acho bom, Lylia — Meriele retrucou — Até mesmo a Rainha da Luz deve ter algum bom-senso de vez em quando.

— O pai do meu filho é um caçador da Grande Savana. — Lylia recolheu o bebê. — Ele procurava um presente para sua tribo.

— Eu gostei dos seus presentes, Meriele – Lylia não queria que o filho sofresse, mas o amor era uma constante na vida dos mortais. Sua prole transitaria entre os dois mundos e superaria o presente-maldição. — Que o amor seja uma arma e um escudo.

Lylia estava do outro lado do lago, olhou para trás e viu Tyro e Meriele conversando. Queria se juntar a eles e ir brincar na mata também, mas tinha responsabilidades a cumprir, precisava presentear o filho para que ele crescesse e se tornasse um herói.

O Presente das Fadas Parte 02

Autor: Oghan N’Thanda.
Revisor: Isabel Comarella.
Adaptação do Post: Douglas Quadros.
Ilustrador da Capa: Theo S. Martins.

 

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