Oeste Sombrio é um jogo de RPG que mistura a aventura e selvageria da mitologia do Velho Oeste Americano com toques de terror e horror sobrenaturais característicos de obras do gênero, junto com um sistema e dinâmico, extremamente simples e capaz de proporcionar aventuras épicas e divertidas. Você pode conhecer mais desse incrível jogo conferindo a Resenha que eu fiz AQUI.
Oeste Sombrio – O Jogo
Misturando o Velho Oeste Americano com terror e horror sobrenatural, Oeste Sombrio tem game design de Jordan Tabosa, design de Jonas Marques, revisão de Bruno Palhano, edição de Fernando Machado e chega ao mercado agora em 2023 pela Covil Lúdico.
O livro tem 81 páginas, capa em papel cartonado com uma contracapa formando um desenho de cenário muito bacana. Contém todas as regras necessárias para jogar, e traz o inédito sistema 6 Balas (chamado de 6B), um mapa do cenário, ficha para criação de personagens, descrição do cenário e suas figuras notáveis.
Oeste Sombrio – Personagens
Os personagens de Oeste Sombrio são inspirados e baseados na cultura norte-americana da época do Velho Oeste, período que ficou culturalmente famoso pelos filmes de Western, principalmente os Italianos.
Seja um pistoleiro, um caçador de recompensas, um nativo das tribos originárias ou até mesmo um membro de ordem religiosa, é possível fazer qualquer tipo de personagem em Oeste Sombrio, e ainda apimentar e melhorar com aquele toque de terror e sobrenatural.
Capítulo 1 – Conceito
O primeiro passo para criar um personagem em Oeste Sombrio é, como de praxe em jogos de RPG, estabelecer qual será o conceito do personagem, sua base principal para alimentarmos depois com os detalhes e pontos.
Será o personagem um caçador de monstros? Um pistoleiro habilidoso? Um xamã com poderes sobrenaturais? Um sobrevivente em busca de vingança?
Para esse exemplo, vamos criar o personagem Jack “Coroinha” Bradley. Jack era um fiel católico que por anos fez parte da Igreja, atuando como coroinha até seus 14 anos, quando viu sua família inteira ser massacrada a mando, como descoberto depois, por uma misteriosa mulher. Jack abandonou a Igreja e seu trabalho como coroinha depois disso, e aprendeu a manusear armas e se tornar um caçador, buscando vingança pela sua família.
Capítulo 2 – Definindo os pontos
A pontuação de Oeste Sombrio se baseia no resultado da rolagem de 3D6, dessa forma possibilitando personagens iniciais de 3 a 18 pontos.
Considerando que 3 é o mínimo do resultado, e 18 seria o expoente de um personagem inicial de certa forma já veterano e hábil no que faz.
Para deixar o exemplo mais completo, vamos estabelecer que Jack tem o máximo de sucesso na rolagem (6+6+6) e um total de 18 pontos, que agora nós vamos iniciar preenchendo a ficha.
Capítulo 3 – Perícias
Em Oeste Sombrio, tudo se baseia nas Perícias. São as perícias que determinam o quão habilidoso o personagem é em alguma característica, e existem ao todo 24 perícias, sendo elas: Acrobacia, Atletismo, Blefe, Ciência Estranha, Conhecimentos Biológicos, Conhecimentos Naturais, Cultura, Diplomacia, Empatia, Engenharia, Furtividade, Intimidação, Medicina, Misticismo, Montaria, Percepção, Prestidigitação, Profissão e Sobrevivência. Além destas perícias, ainda há mais três perícias focadas em combate: Armas Curtas à Distância, Armas Longas à Distância, Corpo a Corpo.
Jack é um personagem que foi criado em um ambiente religioso e aprendeu muito lá dentro, e na sequência foi aprender a se tornar um caçador e pistoleiro em busca de vingança, e isso deve ser refletido em suas Perícias. Por ser um personagem de Nível 1, mesmo que no seu expoente, nenhuma perícia de Jack pode ficara cima de 2 (Nível do Personagem +1).
Dessa forma, as perícias de Jack são: Acrobacia 1, Atletismo 1, Cultura 2, Diplomacia 2, Empatia 1, Furtividade 1, Intimidação 1, Medicina 1, Montaria 2, Percepção 1, Sobrevivência 2, Armas Curtas à Distância 1, Armas Longas à Distância 1, Corpo a Corpo 1.
Capítulo 4 – Equipamentos
Claro que um personagem de Oeste Sombrio não é apenas um monte de perícias, mas também uma soma de todos os seus equipamentos e recursos, um fato de muita importância no jogo.
Por se inspirar na cultura do Velho Oeste, a economia da região é mais precária, com um alto índice de diferenças econômicas e pobreza constante. Os personagens iniciais de Oeste Sombrio começam com 10 dólares, e o próprio livro já traz uma tabela de custos de equipamentos e itens.
Dessa forma, os equipamentos de Jack seriam: Mochila de Viajante, Roupas Normais, Kit de Acampamento, Coldres, Munição leve, Munição pesada, Lâmina Curta, duas pistolas leves, um rifle.
Capítulo 5 – Jack “Coroinha” Bradley
E nosso personagem está, enfim, pronto e preparado para iniciar a sua história em Oeste Sombrio.
Jack era um fiel católico que por anos fez parte da Igreja, atuando como coroinha até seus 14 anos, quando viu sua família inteira ser massacrada a mando, como descoberto depois, por uma misteriosa mulher. Jack abandonou a Igreja e seu trabalho como coroinha depois disso, e aprendeu a manusear armas e se tornar um caçador, buscando vingança pela sua família.
Perícias – Acrobacia 1, Atletismo 1, Cultura 2, Diplomacia 2, Empatia 1, Furtividade 1, Intimidação 1, Medicina 1, Montaria 2, Percepção 1, Sobrevivência 2, Armas Curtas à Distância 1, Armas Longas à Distância 1, Corpo a Corpo 1
Equipamentos – Mochila de Viajante, Roupas Normais, Kit de Acampamento, Coldres, Munição leve, Munição pesada, Lâmina Curta, duas pistolas leves, um rifle.
Mas não deixe de continuar acompanhando aqui o MRPG! Afinal de contas eu não parei aqui, e tem muita coisa bacana ainda esse ano por vir! Teremos Oeste Sombrio em uma One-Shot, os textos da Liga das Trevas, os materiais da Teikoku Toshokan, os perigos da Área de Tormenta e muito mais!