A experiência de jogo pode melhorar muito, se unirmos RPG e Culinária. Então, cozinheiros & RPGistas, bem vindos a RPG e Culinária, parte 1: Entrada
Pensando no que podemos oferecer aos jogadores (e a/ao Narrador(a), claro) como entrada. Algo que seja:
- leve,
- permita petiscar,
- não suje muito,
- Com mínimo risco de acidentes,
- Saudável
- Seja fácil e rápido de fazer
Mas será que existe alguma comida com esses requisitos?
Pensou em Pipoca?
Apesar de sujar um pouco os dedos, nada que um guardanapo não resolva. Se houverem acidentes, não suja muito. Só colocar no centro da mesa, ao alcance de todos. Claro, pipoca doce é por sua conta e risco. É uma meleira só.
Outras opções rápidas são lanches industrializados, mas já não tão saudáveis, como Chips de queijo, batatas fritas, etc. Também com risco um pouco maior de acidentes e sujeira. Claro, o seguro morre de velho, então é sempre bom perguntar:
Alergias? Restrições alimentares?
Antes de planejar um “cardápio”, leve isso em consideração. Hipertensos? Restrição de sal. Diabéticos? Restrição de açúcar. Intolerância a lactose ou alergias? Se forem crianças, alimentos muito doces no início da sessão tende a deixar os menores inquietos, mais propensos a sair da mesa
Isso nos lembra, também há questões de convicções Alimentares como …
Veganos ou Vegetarianos
Que podem recusar o alimento, ou reclamar que não foram levados em consideração. Olha que o exemplo da pipoca, lá em cima, pode atender essas demandas todas.
Mas há outras opções, que você pode levar em consideração também a depender da região do país e época do ano (frio ou calor, úmido ou seco).
Pão de Queijo
Originalmente mineiro, mas bem aceito em qualquer região do Brasil, pode ser quentinho, ajuda naquela coisa de alimento acolhedor e ativa lembranças. A depender da marca e tipo, não é tão gorduroso, e nada que um guardanapo não resolva. Em caso de tigelas virando, também não é tão catastrófico. Ah, e é glúten free!
Opções doces
Muitas vezes doces são deixados para o fim de uma refeição, como uma sobremesa, ou algo até que se pode levar para casa. Mas a depender do horário e preferências do grupo, podem ser biscoitos, gelatinas ou balas gelatinosas, no início da aventura. Em ambientes mais frios, até fondue de frutas vale, apesar dos riscos de acidentes. Podem ser oferecidos ainda como entrada, enquanto os jogadores se aquecem.
RPG e Culinária – Regionalismos
Se você vai receber pessoas de outro local, ou mesmo vai visita Las em outro estado, essa pode ser uma forma de mostrar seu cuidado e atenção. Por exemplo, estando na Bahia, eu levaria uns abaras ou acarajés congelados, para visitar uns colegas do sul.
Batatas Fritas
Pensou em RPG e Culinária, em entrada, batata frita também vem logo a mente. Mas lembra dos guardanapos, e da tecnologia de hoje : air frier, é uma forma de deixar um dos petiscos mais famosos também mais saudáveis. O grupo pode ainda se desafiar e tentar fazer uns Chips de cenouras, brócolis, & afins, uma opção saudável.
Ah, quero algo mais simples, mesmo que não tão saudável
Ok. Cozinha não é com você, você ainda luta para fritar um ovo ou consegue queimar sorvete, imagina pipoca. Parece até que foi um feitiço que te torna um possível desastre na cozinha só de olhar para a preparação de qualquer alimento. Vamos para os golpes sujos:
- Biscoitos salgados, de preferência que deixem pouco farelo, e sem “recheios”.
- Avoador, Peta, ou biscoitos de polvilho, a depender da região do país, mas é tudo a mesma coisa.
Planejando a Refeição (ou a sessão de jogo)
Bom, se você planeja uma sessão de até duas horas, ou 2 horas e meia, apenas petiscos são suficientes.
Em nosso tópico de culinária e RPG, é claro, não podemos esquecer a hidratação, parece óbvio, mas especialmente mestres tendem a falar muito na sessão, e precisam se hidratar. Especialmente válido para regiões quentes.
Água, refrescos, água de côco, bebidas geladas, ajudam. Você pode utilizar aqueles copos com tampa e canudo, que ajudam a prevenir acidentes.
Caso você tenha uma sessão que vai passar disso (de 4 a 6 horas), uma pausa para refeição leve e hidratação até fora da mesa de jogo é uma estratégia para evitar acidentes de fichas de personagens com cheiro de café ou refrigerante, suco de maracujá ou manga…
Tá com mais vontade de beliscar alguma coisa ou de jogar RPG a essa altura do texto?
Bom, vou ficando por aqui. Espero ter atiçado sua vontade de jogar RPG mais do que de saciar sua fome, mas como diz o ditado: “no amor, na guerra, e no movimento RPG, vale tudo para conseguir seus objetivos“. Grande abraço, te desejo sucesso, lanches e risadas, seja com seu grupo, ou a sós. Comer pode ser um evento social, desde preparar a refeição até lavar os pratos depois.
E que tal experimentar algo diferente, como um podcast com este tema de culinária e RPG?
Capaz de algum mestre abordar este tema logo mais, com um RPG e Culinária parte 2 – o Churrasco… Se for você a fazer, me convida!
Por último, mas não menos importante, se você gosta do que apresentamos no MRPG, não se esqueça de apoiar pelo PicPay, PIX ou também no Catarse. E com isso, torne-se um Patrono do Movimento RPG e tenha benefícios exclusivos! Ou então, apoie nossa revista digital, a Aetherica através deste link!