fbpx
Movimento RPG
Image default
Resenhas

Runa RPG – resenha

‎Runa RPG, é um RPG solo, inspirado nos jogos de videogame tipo souls (Dark Souls, Bloodborne, Elden Ring), foi criado pelo premiado Spencer Campbell‏, também conhecido como Gila RPGs, artes de Edward Yorke, Charlie Ferguson-Avery, trazido ao Brasil pela Editora IndieVisivel Press.

Em Runa RPG…

Runa RPG

Você é um Marcado, um imortal condenado a nunca morrer e vagar por domínios até conquistar as Runas de cada um destes locais. São artefatos que você precisa para conectar ao seu ser, e é claro, estão em poder dos lordes runicos, criaturas indizivelmente más, cruéis, e que vão querer te destruir.

Runa foi financiado com sucesso pelo catarse, e teve várias metas batidas.

O Universo de Runa RPG…

Runa RPG Solo

É um local chamado de Obron. Que foi destruído e fragmentado em domínios, áreas semelhantes a ilhas ou arquipélagos. Cheio de ruínas de sua antiga glória, os poucos locais seguros para você são chamados de Sigilos. São seus pontos de renascimento, em caso de morte do seu personagem, mas é claro, os inimigos locais também “renascerao” com você.  Até onde joguei, achei belo, melancólico, e imersivo. Muito evocativo da série Souls, com descrições de itens e inimigos para passar o clima de isolamento, e contar um pouco da estória de cada domínio.

O livro em si …

Tem 92 páginas em papel couchê, sendo cerca de 73 páginas as regras em si, com itens, exemplos de adversários e evolução de personagem, e o restante já é um domínio para ser explorado. Gostei da diagramação limpa e clara, com exemplos, e o combate é o coração do jogo.

Toda a exploração se alterna entre desbravar pontos de um mapa em “point crawler” e combate, até chegar ao chefe de cada domínio, derrota-lo, e capturar sua Runa.

Falando em combate, …

Em Runa RPG, isso é um jogo de tabuleiro. O campo de batalha é um grid de combate de 4×4, com alguns  locais com obstruções, onde você coloca os oponentes numa posição pre-estabelecida, assim como seu personagem.

E aí, o pau quebra. Nada de rolar iniciativa. Para todos os efeitos, você e seus oponentes agem ao mesmo tempo. Isso quer dizer que mesmo que você os destrua numa muralha de chamas impressionante, eles ainda podem te derrubar enquanto estão sendo incinerados.

Mas como são as classes de personagens ?

Ah, meu caro Marcado, essa é uma característica interessante. Não há classes de personagem.

O que define suas habilidades são as armas e equipamentos que você usa, então você pode usar de um clássico escudo com espada, ou um machado de guerra que pode ser usada com uma ou 2 mãos, ou mesmo lançar feitiços como bolas de fogo. E você pode muda-las entre uma batalha e outra.

A passagem do tempo em Obron.

Sim, o tempo passa. Há locais que são diferentes durante o dia e a noite, e a exploração em point crawler leva isso em consideração. Por enquanto joguei apenas o domínio da Costa Cruel, mas percebi que há eventos com “tempo” para serem completados em outros domínios.

Então, quais as vantagens de Runa RPG?

Se você queria uma experiência de RPG/Tabuleiro de jogos Soul, (da série Dark Souls),você encontrou. Talvez, melhor que o original.

  1. As artes e regras se combinam para te convidar a fazer tudo você mesmo. As ilustrações parecem feitas como rabiscos de caneta, te chamando a fazer a mesma coisa.
  2. Mistura de RPG (caminhos diferentes a sua escolha, descrições curtas, mas efetivas, de locais e equipamentos) e jogo de tabuleiro, com um grid de combate e uso de apenas 2 dados de 6 faces.(D6, para os íntimos, meu dado preferido, tão acessível!).
  3. Você pode utilizar miniaturas e fazer cartas e ilustrações de miniaturas, para aumentar a imersão
  4.  Rejogabilidade — o mesmo domínio pode ser experimentado mais de uma vez com equipamentos diferentes, resultando numa experiência diferente.
  5. Muita estratégia, e com apenas 2 D6.
  6. A organização do domínio está excelente, com as fichas dos inimigos exatamente onde você os encontra, as batalhas no grid bem explicadas, não precisa ir pra lá e pra cá olhando tabelas.
  7. Você pode atrair um novato para mestrar para você, pois está tudo ali bem explicado, locais, inimigos, armas, eu cheguei a adaptar para 2 pessoas, comigo mestrando. As possibilidades de combate aumentaram de forma exponencial!

Tudo muito lindo, mas e as…

Desvantagens?

O livro base, com um domínio, é uma relação custo benefício ótima, mas é como você ter um console de videogame com apenas 1 jogo. Ou seja:

  1. Logo, você vai querer outros domínios. Apesar da rejogabilidade, a parte de exploração vai já ser conhecida. Só o combate mudará.
  2. Na adaptação que fiz para 2 pessoas, ficaram muitas rolagens de dado, o que tornou o combate mais lento (os inimigos tem Inteligência artificial, agem diferente a cada turno).
  3. Apesar da temática bem “faça você mesmo”, acho a opção de uns mapas mais elaborados, ou umas minis 2D para representar os monstros e o próprio jogador seriam bem vindas para aumentar a imersão. Claro, você pode utilizar material de outros jogos. Dito isso, minha…

Impressão pessoal,

Enquanto apoiador, é que valeu a espera. Eu estava com uma pequena mágoa da editora indie visível pelo atraso, mas eles compensaram com um pedido de desculpas por e-mail e as palavras mágicas: frete grátis.

Creio que foram “vítimas” do próprio sucesso, pois em seguida fizeram vários financiamentos coletivos muito bem aceitos pelo público, e ficaram assoberbados de trabalho.

Mas achei o material bem traduzido e diagramado.

E financiaram  Ironsworn e Starforged pelo catarse, já com metas batidas em apenas 2 dias, encerrado com muito sucesso em 18/07/2024

Bem, é isso. Até breve, Marcado. Te desejo sucesso, e que os Lordes Runicos tremam de medo a cada vez que você chegar em um novo domínio…

Temos outras resenhas, aqui no movimentoRPG. Quer checar aqui? E nosso podcast, já conhece? Escuta aqui!


Por último, mas não menos importante, se você gosta do que apresentamos no MRPG, não se esqueça de apoiar pelo PicPay, PIX ou também no Catarse. E com isso, torne-se um Patrono do Movimento RPG e tenha benefícios exclusivos! Ou então, apoie nossa revista digital, a Aetherica através deste link!

 

Postagens Parecidas