Olá aventureiros! Hoje eu vim te apresentar o pocket party game “Sirvam o Rei”. Um jogo super divertido, fácil, de estratégia e sorte, que você ainda pode atrapalhar seus amigos! Um daqueles jogos poderosos dentro de uma pequena caixinha!
Ficha técnica
Número de jogadores: 3-6
Tempo: 20 – 30 minutos
Mecânicas: Memória, gestão de mão, aposta, blefe, treta
Editora: TGM
Componentes:
- 52 cartas de receitas
- 18 cartas de ajudantes
- 5 cartas de reis
- 3 cartas de regras
A editora TGM é uma editora brasileira, especializada em Family e Party Game. Eles tem como foco produzir jogos originais. O autor desse jogo é do brasileiro Joshua Kritz.
Temática
O rei está faminto! Essa é a temática de “Sirvam o Rei”. Aqui nós, jogadores, assumimos o papel dos cozinheiros e corremos para preparar o melhor banquete para nosso rei. Precisamos nos apressar e preparar as receitas o mais rápido possível até que alguém branda “Sirvam o rei”! Ai é hora de mostrar nossos pratos e ver quem atendeu os desejos de sua majestade.
Como funciona
Sirvam o Rei você precisará decorar suas cartas e realizar ações para melhorar suas receitas. Você também pode atrapalhar seus colegas! O jogo é rápido e com componentes de sorte e estratégia, porque você precisa abrir cartas novas e decidir através delas o que fazer. Vamos entender melhor a mecânica?
O jogo tem modo introdutório e modo normal. Sugerimos começar com o jogo introdutório. Aqui você explora a principal dinâmica do jogo: montar as receitas. O rei deste modo exige que você faça apenas as receitas mais refinadas. Ganha quem tiver a menor somatória de cartas.
Você recebe 4 cartas e deve posicionar em um quadrado 2×2 na sua frente. Veja apenas suas duas cartas de baixo. Você deve memoriza-las. No seu turno você deve comprar uma carta e escolher se vai trocar a carta que comprou por uma do seu quadrado (que você tenha visto ou não) ou se deseja descartá-la. Ao descartar você pode realizar a ação descrita na carta. Essas ações podem ser para usar em seu jogo ou dos colegas.
Ao longo do jogo você deve memorizar o que está colocando. Até porque se algum jogador descatar uma receita que você tem, você pode descartar a sua junto, ficando com menos cartas.
Quando achar que sua somatória está boa, antes de comprar uma nova carta, grite “Sirvam o rei!”. Ai os demais jogadores podem jogar novamente e o jogo termina. Revelam-se as receitas e aquele com menor soma ganha.
Outros modos de jogo
Além dessa mecânica básica, o modo principal inclui mais reis (que possuem regras diferentes de pontuação) e ainda uma mecânica de aposta. Funciona da seguinte forma: cada jogador recebe cartas de ajudantes (que tem 0, 1 ou 2 ajudantes). Quando o jogo está em sua finalização (logo antes de revelar as receitas), todos os jogadores devem colocar uma carta de ajudante, viradas para baixo. Ai essas cartas são embaralhas.
O jogador que vencer a partida escolhe qual carta de ajudante ele deseja ganhar. Depois os demais jogadores vão escolher as suas. Aqui ganha o jogo quem tiver mais ajudantes ao final.
O mais interessante é que você também pode optar por incluir apenas uma dessas mecânicas. Uma ideia bem interessante é apenas acrescentar os reis, sem a mecânica de apostas, caso você ache mais divertido assim!
Análise do jogo
Sirvam o Rei é muito divertido e leve. Uma excelente opção para jogar com qualquer grupo (dos mais aos menos acostumados com board/card games). Ele é altamente rejogável: possui mais de um modo de jogo, tem uma base de sorte que torna o jogo diferente a cada partida.
Além disso o jogo é lindo, com ilustrações engraçadas e lindas, muito bem acabado. As mecânicas tornam o jogo único, bem pensado para ser fácil de explicar e introduzir mais pessoas a mesa.
Recomendamos demais o jogo. Como ponto extra: ótimo custo benefício, por ser um pocket game.
Este post é uma parceria do Movimento RPG com a editora TGM que nos forneceu o jogo Sirvam o Rei! para nossa análise.
Gostou, então já sabe!
Em primeiro lugar acompanhe o projeto Na Mesa do Movimento RPG, onde ainda teremos muito conteúdo sobre “Sirvam o Rei” em nossas redes.
Você pode ler mais resenhas e regras da casa de boardgame aqui no site. Ou acompanhar nossos conteúdos nas nossas redes sociais.
Por último, mas não menos importante, se você gosta do que apresentamos no MRPG, não se esqueça de apoiar pelo Padrim, PicPay, PIX ou também no Catarse!
Assim, seja um Patrono do Movimento RPG e tenha benefícios exclusivos como participar de mesas especiais em One Shots, de grupos ultrassecretos e da Vila de MRPG.
Além disso, o MRPG tem uma revista! Conheça e apoie pelo link: Revista Aetherica.